You are on page 1of 20

PRODUTOS E SERVIOS BANCRIOS

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficirios no Brasil

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficirios no Brasil

www.caixa.gov.br

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

Produtos e servios bancrios

Todo cidado brasileiro tem direito a uma conta bancria para facilitar o seu dia-a-dia. Nesta cartilha voc encontrar informaes sobre produtos e servios bancrios que esto sua disposio. Veja como fcil e til. Procure uma agncia da CAIXA. Abra voc tambm a sua conta.

Produtos e Servios Bancrios

INTRODUO
Muitos brasileiros ainda no tiveram a oportunidade de abrir conta em banco e usufruir dos servios, da segurana e das oportunidades de utilizar produtos e servios bancrios que poderiam facilitar seu dia-a-dia. Essa situao pode ser mudada. A partir da abertura de uma conta, possvel poupar com segurana, pagar contas, receber valores com mais facilidade e at mesmo ganhar mais dinheiro. Isso mesmo. Dinheiro investido no banco tem rendimentos e faz o saldo crescer.

INTRODUO

02

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

Os bancos e outras instituies fazem parte do sistema financeiro. Participam ativamente nas aes que possibilitam controlar a taxa de juros, administrar a inflao e outras medidas que mantm o sistema em equilbrio. Isso importante porque afeta a vida de todos os brasileiros, mesmo de quem no tem conta em banco. A CAIXA quer ajudar mais brasileiros a ter sua prpria conta e aproveitar as oportunidades e os servios disponveis, e criou facilidades para isso. Faa parte desse grupo voc tambm.
Voc sabia que os bancos brasileiros esto entre os mais completos do mundo?

03

Produtos e Servios Bancrios

BANCOS
Os bancos so empresas especializadas em prestar servios relacionados administrao financeira, guardando o dinheiro de quem tem, e emprestando a quem precisa. Tambm facilitam o pagamento e o recebimento de contas.

BANCOS

Se no fossem os bancos, as pessoas teriam que pagar a conta de luz em um lugar, a de gua em outro, e assim tambm com as despesas de condomnio, de escola e vrias outras. Tudo seria mais difcil e menos seguro.

04

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

A CAIXA est entre os maiores bancos brasileiros. S no tem a palavra banco no nome, mas coloca disposio do pblico servios e produtos bancrios para satisfazer todas as suas necessidades. A CAIXA tem tambm milhares de agncias, terminais e parceiros bem pertinho de voc, alm da garantia do governo federal. SERVIOS BANCRIOS Voc, como qualquer cidado brasileiro, pode ter acesso a servios bancrios criados conforme as necessidades da sua comunidade. Procure a CAIXA e informe-se. mais fcil do que voc imagina. Crdito e emprstimos Os bancos oferecem muitas opes de emprstimos e financiamentos a seus clientes. Para cada necessidade, h uma alternativa mais adequada. As condies, as taxas, os prazos e valores variam de acordo com cada situao. Em qualquer caso, importante que o histrico do cliente seja positivo, isto , que mantenha seu nome limpo para evitar restries e obter condies mais vantajosas. Mantenha seus dados sempre atualizados. Quando precisar, a CAIXA estar a seu lado para ajud-lo em suas necessidades financeiras.
05

Produtos e Servios Bancrios

Qualquer cidado brasileiro com 16 anos ou mais pode ir numa agncia da CAIXA e abrir sua conta. fcil!

Investimentos - Abra uma conta de poupana e comece a juntar dinheiro. Voc ver ele crescer e se multiplicar. Com o tempo, ser mais fcil realizar seus sonhos. Informe-se na CAIXA tambm sobre outras alternativas de investimentos. Se voc trabalha pelo dinheiro, justo que o dinheiro tambm trabalhe por voc. Conta corrente - Um tipo de conta simples, mas completa, onde ficam registrados os depsitos, as retiradas (saques) e todas movimentaes realizadas. A conta corrente uma porta para se chegar a outros produtos e servios que os bancos oferecem. A movimentao pode ser feita nas agncias, nos terminais eletrnicos, via Internet, nas casas lotricas e em outros pontos conveniados com a CAIXA. Meios de movimentao: Carto magntico, Internet, ou cheques. Conta CAIXA FCIL Uma conta corrente, para ser chamada assim, deveria ser simples, fcil e permitir o acesso de milhes de brasileiros ao sistema bancrio. E ela assim mesmo. A conta CAIXA FCIL possui a segurana da CAIXA e muita facilidade para voc.
06

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

Segurana, porque a CAIXA tem a garantia do governo brasileiro e a tradio de mais de 145 anos. Facilidade, porque com apenas um documento de identidade e seu CPF voc vai a uma agncia da CAIXA e abre sua conta CAIXA FCIL na hora, assim, fcil. Voc receber um carto magntico e ter acesso rede da CAIXA e a milhares de terminais de autoatendimento. O carto funciona at nas casas lotricas, em todos os cantos do Brasil. Meio de movimentao: carto magntico.

07

Produtos e Servios Bancrios

E quando o movimento da sua conta CAIXA FCIL aumentar, voc poder ter acesso a outros tipos de conta e de servios para facilitar ainda mais a sua vida. Recebimento de salrios, benefcios e pagamentos Voc pode receber os valores que lhe so devidos diretamente em sua conta. O dinheiro ficar a sua disposio para quando voc precisar. E voc pode utilizar o dinheiro para pagar suas contas e fazer investimentos. Tudo com a segurana da CAIXA. Pagamento de contas Autorize o dbito automtico das contas de gua, luz, telefone e outras. Basta deixar o dinheiro em sua conta e autorizar os pagamentos. A CAIXA paga no dia certo, sem risco de atrasos ou multas. Para pagar as outras contas, voc tambm no precisa mais ficar em filas e perder seu horrio de almoo ou de trabalho. Pode pag-las diretamente nos terminais, inclusive fora do horrio bancrio.

08

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

CONTA DE POUPANA A conta de poupana, conhecida como caderneta de poupana, ideal para guardar suas economias e juntar dinheiro. a opo de investimento mais simples e segura que existe.

CONTA DE POUPANA

Voc pode depositar qualquer valor, em qualquer dia, e o dinheiro depositado recebe rendimentos mensais (atualizao e juros). E quanto mais tempo o dinheiro permanecer na conta, mais ele vai render. A movimentao pode ser feita com carto magntico em qualquer terminal da CAIXA e em locais conveniados. Meios de pagamento: carto magntico ou Internet.

09

Produtos e Servios Bancrios

CARTES MAGNTICOS Carto bancrio O carto bancrio contm dados de identificao da sua conta e o seu canal de acesso a ela. Com seu carto e sua senha que funciona como uma chave, pois equivale sua assinatura voc tem sua disposio uma enorme variedade de produtos e servios. importante que voc guarde seu carto com o mesmo cuidado que dedica a seu dinheiro. Ele s seu e apenas voc deve utiliz-lo. Se o carto for perdido ou roubado, ele no poder ser utilizado por outras pessoas sem que elas saibam o nmero da sua senha. Para sua segurana, se isso ocorrer, comunique o fato imediatamente CAIXA, pea o bloqueio do carto desaparecido e solicite um novo. Outra funo do carto bancrio permitir o pagamento de compras em supermercados, lojas e outros estabelecimentos, at o limite do seu saldo. Uma opo prtica e segura para movimentar seu dinheiro depositado na CAIXA. Em milhares de terminais voc pode consultar seu saldo e sacar dinheiro da conta. Ao contrrio do que ocorre com os cartes de benefcios, o carto de dbito est vinculado conta corrente ou de poupana. Com ele, voc pode sacar s o valor que precisa.

CARTES MAGNTICOS

10

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

Carto de crdito til para organizar as contas e os pagamentos das compras do ms. Voc compra em qualquer dia, em diferentes locais, e tem que pagar somente no dia escolhido para o vencimento da fatura. Todas as despesas aparecem numa lista, chamada extrato, para voc conferir se est tudo certo. Lembre-se: pagar em dia evita juros e mantm seu crdito.
Nunca guarde anotaes com o nmero da senha junto ao carto.

11

Produtos e Servios Bancrios

Carto de benefcios Um carto que permite ao cidado receber os benefcios a que tem direito. Geralmente o primeiro contato de muitos brasileiros com o sistema bancrio. O governo libera os recursos, coloca-os disposio dos beneficirios e o cidado utiliza o carto para pegar seu dinheiro. Cheques Os cheques so documentos que trazem linhas em branco que devem ser preenchidas no momento em que voc vai fazer um pagamento. O valor do cheque ser aquele que voc escrever nele. Relacionados conta corrente, os cheques tambm so conhecidos como ordens de pagamento vista. Em decorrncia da evoluo de outros meios de pagamento, como cartes magnticos e transaes via Internet, os cheques vm sendo menos utilizados.

Prefira o uso de cartes magnticos. So mais prticos e seguros do que os cheques

12

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

LOCAIS DE ATENDIMENTO O caixa eletrnico e suas facilidades

LOCAIS DE ATENDIMENTO

A CAIXA e outros bancos oferecem muitas opes de atendimento. Os terminais de auto-atendimento esto entre as preferidas dos clientes. Voc mesmo realiza as transaes que deseja, no dia que quiser e no horrio que puder. Tudo muito fcil, sem filas e com muita segurana. E a CAIXA possui uma rede de mais de 10 mil terminais a sua disposio, alm de convnios com outras instituies para que voc tenha ainda mais comodidade. De posse do seu carto e da sua senha, possvel fazer depsitos, retiradas, pagar contas, consultar saldo, verificar o extrato e muito mais. Salas de auto-atendimento So como uma extenso das agncias da CAIXA, s que nesse caso o prprio cliente que realiza suas operaes bancrias. Com total segurana, comodidade e sem precisar da ajuda de ningum. Agncias da CAIXA Atualmente os clientes podem resolver quase todas suas necessidades sem sequer visitar uma agncia.
13

Produtos e Servios Bancrios

Mas, se voc precisar ou quiser tirar alguma dvida, conte com os funcionrios da CAIXA em mais de 2.300 agncias de norte a sul do Brasil. Atendimentos alternativos A CAIXA mantm convnios com diversos estabelecimentos que fazem parte do dia-a-dia do brasileiro. Assim, voc pode aproveitar melhor seu tempo e escolher como e onde quer ser atendido. Casas lotricas So quase 9 mil estabelecimentos, em todo o Brasil, que podem atender suas necessidades em horrio mais amplo do que o bancrio. possvel pagar contas, consultar saldos, fazer depsitos, efetuar saques, e muito mais.
14

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes e Beneficirios

CAIXA AQUI So milhares de parceiros atuando como correspondentes da CAIXA, at mesmo em locais distantes, onde no existem estabelecimentos bancrios. Pode-se receber benefcios, pagar contas, consultar saldos, retirar extratos, fazer depsitos, efetuar saques, e muito mais. D at para abrir uma conta e alterar a senha CAIXA FCIL.

15

Esta cartilha faz parte do programa de capacitao em educao financeira direcionado aos emigrantes brasileiros no EUA e seus beneficirios no Brasil, desenvolvido pela CAIXA em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, com recursos da CAIXA e do Fundo Multilateral de Investimento- FUMIN.

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficirios no Brasil

Criao e Produo:

www.maisativos.com.br
Reviso tcnica: lvaro Modernell

www.macrobusiness.com.br
Ilustraes: Cibele Santos

Programa de Remessas e Capacitao para Emigrantes Brasileiros e seus Beneficirios no Brasil

Disque CAIXA - 0800 726 0101

Ouvidoria - 0800 725 7474

You might also like