You are on page 1of 4

PASTORAL CARCERRIA NACIONAL - CNBB Praa Clovis Bevilcqua, 351, conj.

501 Centro - 01018-001 - So Paulo - SP Tel/fax (11) 3101-9419 - pcr.n@uol.com.br - www.carceraria.org.br

So Paulo, 02 de agosto 2005

Prezado : CNPCP: Referncia: criao de uma Polcia Penitenciria A Pastoral Carcerria Nacional gostaria de trazer algumas reflexes com relao movimentao dos agentes prisionais do estado de Amap que visam a instalao de uma polcia penitenciria armada, cita-se a seguir referncias de legislao (A), que conheo, para depois apresentar (B) uma viso bsica, mas no em tudo fechada, da PCr Nacional. A: Normas da ONU: Regras Mnimas da ONU [RM] 54,1.3; Cdigo de Conduta para Funcionrios de Execuo da Lei art. 3 e 5; Princpios Bsicos relativos ao Uso de Fora e Armas de Fogo por Funcionrios de Execuo da Lei, Princpio 4 e 9. Constituio Federal, art. 5 XLIX [Comentrio: A PCr percebe nos estados onde ASPs/APs ou a polcia militar portam ou usam armas de fogo no cotidiano que este fato constitui uma contnua agresso e tortura psicolgica que s revolta os presos e contribui para um clima mais perigoso e que dificulta que os internos se recuperem]. Lei de Execuo Penal [LEP] Lei 7.210/84 (confira na Exposio dos Motivos da Lei de Execuo Penal do 9/5/83 quanto ao contedo e esprito dos itens 13-14, 20-22, 63-76), e que cita no item 22 que la ejecucin penal humanizada no slo no pone em peligro la seguridad y el orden estadal, sino todo lo contrrio. Mientras la ejecucin penal humanizada es un apoyo del orden y la seguridad estadal, una ejecucin penal deshumanizada atenta precisamente contra la seguridad estadal(Hilde Kaufmann: Principios para la reforma de la ejecucin penal, Buenos Aires, 1977, p.55). Manual para servidores penitencirios do Internacional Centre for Prison StudiesLondres/Ministrio da Justia Administrao Penitenciria: Uma Abordagem de Direitos Humanos (Londres: 2002, edio brasileira: 2004) que fala da natureza no-policial do sistema penitencirio pg.27s., 38 -, e que No prtica recomendada que os servidores penitencirios que trabalham diretamente com os presos portem armas. [Estatuto da Polcia do Brasil: referente vigilncia externa, exclusivamente, como atribuio da polcia militar, fora de casos de rebelies e revistas do tipo pente fino preventivas em caso de rebelies]. B:

1/4

PASTORAL CARCERRIA NACIONAL - CNBB Praa Clovis Bevilcqua, 351, conj.501 Centro - 01018-001 - So Paulo - SP Tel/fax (11) 3101-9419 - pcr.n@uol.com.br - www.carceraria.org.br

A posio da coordenao da PCr Nacional, e tambm a minha, como coordenador nacional, decorrem do reconhecimento da importncia dessas normas acima mencionados e de experincias, vises e avaliaes como apresentadas a seguir: 1. O estado de So Paulo criou em 2003 uma Guarda Penitenciria armada. Esta substitui os PMs (Polcia Militar) nas muralhas e o segundo passo que esta Guarda assuma tambm o servio de escolta s transferncias dos presos para o frum, hospital ou outras unidades prisionais. Esta Guarda no pertence Secretaria de Segurana Pblica, mas Secretaria de Administrao Penitenciria [Sub-Secretaria da Secretaria da Justia (e de DH) em alguns estados], qual so subordinados desde sempre os Agentes Prisionais no armados - de Segurana e Disciplina [ASP/AP].

A Guarda Penitenciria (armada) do estado de So Paulo proibida de agir dentro dos presdios, mas deve fazer a segurana externa e eventualmente escoltas, no sentido de que nenhum preso possa fugir. Isto significa que temos em So Paulo agora dois tipos de Agentes de Segurana Penitenciria, os no armados e os armados. Ambos pertencem mesma Secretaria do Estado. Com isto, os diversos servios necessrios num presdio se completam, hoje em dia, de forma muito mais fcil e harmnica do que antes, quando os PMs fizeram o trabalho de segurana externa. Antes, quando os funcionrios de segurana externa eram os PMs, estes no deviam obedincia ao Secretrio do Estado da Administrao Penitenciria ou ao diretor do presdio, uma vez que respondiam outra Secretaria. Ento sua colaborao dependia, ao mesmo tempo e numa certa dose, tambm do seu bom humor, de sua boa vontade. Houve menos cooperao e mais conflitos ou faltas, tanto administrativas como entre os presos e os funcionrios PMs da muralha. Esses conflitos se intensificaram muito mais ainda quando os presos doentes eram transportados para o hospital. Antes, no estado de So Paulo, muitas vezes eram alocados a um presdio aqueles soldados da PM, que j no tinham prestado para outro servio e incorreram em faltas disciplinares. O servio na penitenciria era uma espcie de castigo. Hoje, os guardas da muralha esto hierarquicamente submetidos ao diretor do presdio e sua Secretaria de Estado, da forma como tambm os outros funcionrios do sistema penitencirio o so. Logo, quando tiver um problema de relacionamento entre os funcionrios internos, ou os presos, com os agentes de muralha, a prpria Secretaria e/ou o prprio diretor apuram e/ou resolvem de modo muito mais fcil e rpido. Outrossim, a formao para a Guarda Penitenciria no somente policial, mas realizada dentro dos objetivos da LEP. Isto , a formao e critrios de admisso dos guardas seguem a nova filosofia penitenciria que tenta ser humanista. Acabou a histria e prtica de que quem no prestou em outro lugar por irresponsabilidades destinado para trabalhar no presdio.

2/4

PASTORAL CARCERRIA NACIONAL - CNBB Praa Clovis Bevilcqua, 351, conj.501 Centro - 01018-001 - So Paulo - SP Tel/fax (11) 3101-9419 - pcr.n@uol.com.br - www.carceraria.org.br

Sabe-se que atualmente diversos estados esto refletindo a introduo de uma guarda penitenciria prpria ou j a preparam. Minha posio como coordenador nacional da PCr de pleno apoio. E refletimos, inclusive, que este item faa parte das nossas propostas para melhorar o sistema prisional e penitencirio nos estados. 2. Um outro aspecto o seguinte: Sempre existia uma corrente forte de ASPs/APs que aderiram publicamente filosofia de polcia no seu servio no interior dos presdios. Esse tipo de funcionrio sente-se frustrado com sua situao, pois queria ser policia, mas no o , no mximo um policial de segunda categoria, porque tem restringido para trabalhar com o porte de arma de fogo.

O sonho desse tipo de funcionrio era e a adequao carreira de polcia; inclusive, no que diz respeito aos direitos salariais, de seguro, de aposentadoria, plano de carreira e concurso etc., que a polcia tem. Considerados os itens anteriores: a) A PCr totalmente contra posio que quer introduzir uma filosofia de polcia e permitir o porte de armas de fogo dentro dos presdios (servios internos). ASPs/APs nunca sejam autorizados a portar arma de fogo no interior do presdio. Consideramos uma (re)militarizao dos presdios antagnico aos objetivos da LEP no sentido de uma harmnica reintegrao sociedade. No final das contas, este objetivo a razo de o convnio com a ONU prever que o detido pode ficar no mais de 24 horas nas mos da polcia: a polcia para prender e no para re-socializar. Funcionrios da categoria dos ASPs/APs - que procuram uma identidade profissional policial, e no uma identidade profissional de trabalho (co-operativo) num projeto scio-educacional e de recuperao de pessoas - precisariam mudar, procurar trabalho em outro lugar que no dentro dos presdios.

b) A PCr a favor de uma adequao dos ASPs/APs e Guardas Penitencirias aos direitos no militares da polcia, que so direitos salariais, de seguro de vida, aposentadoria com 25 anos de servio, plano de carreira exclusivamente com concurso e estabilidade de emprego/pragmatizao etc., ou seja, benefcios trabalhistas [RM 46,1.3], e no caso de uma Guarda Penitenciria o porte e uso de arma estaria includo, mas limitado vigilncia externa. Somente com esta restrio quanto a uma adequao poderamos, mas talvez at devssemos apoiar a articulao dos ASPs/APs e Guardas Penitencirias em nvel nacional para uma emenda constitucional. Sua luta visa a incluso de sua categoria profissional no captulo III da Constituio Federal, que trata no artigo 144 dos diversos rgos da Segurana Pblica, entre os quais a categoria de segurana penitenciria quer ver-se includa.

3/4

PASTORAL CARCERRIA NACIONAL - CNBB Praa Clovis Bevilcqua, 351, conj.501 Centro - 01018-001 - So Paulo - SP Tel/fax (11) 3101-9419 - pcr.n@uol.com.br - www.carceraria.org.br

3. A posio e proposta da Pastoral Carcerria , que a) o servio da Segurana Prisional/Penitenciria seja includo entre os rgos de Segurana Pblica desde que neste servio se crie e/ou distinga entre duas subcategorias profissionais: a sub-categoria dos ASPs/APs, responsveis pela segurana e disciplina interna com proibio de porte de arma; a sub-categoria da Guarda Penitenciria armada, destinada exclusivamente para servios de segurana externa nas muralhas, nas guaritas e nas escoltas. c) o servio da Segurana Prisional/Penitenciria esteja subordinado Secretarias da Justia/(Sub-)Secretarias de Administrao Penitenciria e seus respectivos secretrios, e no s Secretarias de Segurana Pblica.

Atenciosamente,

Pe Gunther Zgubic Coordenador Nacional da Pastoral Carcerria

4/4

You might also like