You are on page 1of 5

Pr-Vestibular Comunitrio da Rocinha Apostila: 4 Disciplina: Biologia I Prof: Andria Magalhes Aluno(a): ________________________________________________ Data:____/____/ 2012

Relaes ecolgicas
1. Introduo
Em um ecossistema, os seres vivos relacionamse com o ambiente fsico e tambm entre si, formando o que chamamos de relaes ecolgicas. As relaes ecolgicas ocorrem dentro da mesma populao (isto , entre indivduos da mesma espcie), ou entre populaes diferentes (entre indivduos de espcies diferentes). Essas relaes estabelecem-se na busca por alimento, gua, espao, abrigo, luz ou parceiros para reproduo. A seguir veremos alguns exemplos desses tipos de relaes. b) Colnia: Associao anatmica formando uma unidade estrutural e funcional. Ex.: coral-crebro, caravela. Colnia um grupo de organismos da mesma espcie que formam uma entidade diferente dos organismos individuais. Por vezes, alguns destes indivduos especializam-se em determinadas funes necessrias colnia. Um recife de coral, por exemplo, construdo por milhes de pequenos animais (plipos) que secretam sua volta um esqueleto rgido. A garrafa-azul ou caravela (Physalia) formada por centenas de plipos seguros a um flutuador, especializados nas diferentes funes, como a alimentao e a defesa; cada um deles no sobrevive isolado da colnia.

2. Relaes positivas)

Harmnicas

(relaes

2.1. Intra-especfica Associaes entre indivduos da mesma espcie. a) Sociedades: Unio permanente entre indivduos em que h diviso de trabalho. Ex.: insetos sociais (abelhas, formigas e cupins). Portanto, uma sociedade composta por um grupo de indivduos da mesma espcie que vivem juntos de forma permanente e cooperando entre si, mas podem sobreviver sozinhos. Em uma colmia o que chama a ateno a sua organizao. Todo o trabalho feito por abelhas que no se reproduzem, as operrias. Elas se encarregam de colher o nctar das flores, de limpar e defender a colmia e de alimentar as rainhas e as larvas (as futuras abelhas) com mel, que produzido a partir do nctar. A rainha a nica fmea frtil da colmia coloca os ovos que iro originar outras operrias e tambm os zanges (os machos), cuja nica funo fecundar a rainha. Entre os mamferos tambm encontramos vrios exemplos de sociedades, como os dos castores, a dos gorilas, a dos babunos e a da prpria espcie humana. A diviso de trabalho no to rigorosa quanto as abelhas, mas tambm h varias formas de cooperao. comum, por exemplo, um animal soltar um grito de alarme quando v um predador se aproximar do grupo; ou mesmo um animal dividir alimento com outros.

As bactrias e outros organismos unicelulares tambm se agrupam muitas vezes dentro de um invlucro mucoso. 2.2. Interespecfica Associaes entre indivduos de espcies diferentes. a) Mutualismo: Associao obrigatria entre indivduos, em que ambos se beneficiam. Ex.: lquen, bois e microorganismos do sistema digestrio. Abelhas, beija-flores e borboletas so alguns animais que se alimentam do nctar das flores. O nctar produzido na base das ptalas das flores e um produto rico em aucares. Quando abelhas, borboletas e beija-flores colhem o nctar, gros de plen se depositam em seu corpo. O plen contm clulas reprodutoras masculinas da planta. Pousando em outra flor, esses insetos deixam cair o plen na parte feminina da planta. As duas clulas reprodutoras - a masculina e a feminina - iro ento se unir e dar origem ao embrio (contido dentro da semente). Perceba que existe uma relao entre esses insetos e a planta em que ambos lucram. Esse tipo de relao entre duas espcies diferentes e que traz benefcios para ambas chamada mutualismo. Os animais polinizadores obtm alimento e a planta se reproduz. Outro exemplo os liquens, associao mutualstica entre algas e fungos. Os fungos protegem as algas e fornecem-lhes gua, sais minerais e gs

carbnico, que retiram do ambiente. As algas, por sua vez, fazem a fotossntese e, assim, produzem parte do alimento consumido pelos fungos.

b) Comensalismo: Associao em que um indivduo aproveita restos de alimentares do outro, sem prejudic-lo. Ex.: Tubaro e Rmoras, Leo e a Hiena, Urubu e o Homem. Tubaro e Peixe Rmora O tubaro reconhecidamente o maior predador dos mares, ou seja, o indivduo que normalmente ocupa o pice da cadeia alimentar marinha. J o peixe-rmora pequeno e incapaz de realizar a faanha do predatismo. O peixe-rmora vive ento associado ao grande tubaro, preso em seu ventre atravs de uma ventosa (semelhante a um disco adesivo). Enquanto o tubaro encontra uma presa, estraalhando-a e devorando-a, a rmora aguarda pacientemente, limitando-se a comer apenas o que o grande tubaro no quis. Aps a refeio, o peixe-rmora busca associar-se novamente a outro tubaro faminto. Para a rmora a relao benfica, j para o tubaro totalmente neutra.

c) Protocooperao: Associao facultativa entre indivduos, em que ambos se beneficiam. Ex.: Anmona do Mar e paguro, gado e anum (limpeza dos carrapatos), crocodilo africano e ave palito (higiene bucal). s margens do rio Nilo, na frica, os eclogos perceberam a existncia de um singular exemplo de protocooperao entre os perigosos crocodilos e o sublime pssaro-palito. Durante a sesta os gigantescos crocodilos abrem sua boca permitindo que um pequeno pssaro (o pssaro-palito) fique recolhendo restos alimentares e pequenos vermes dentre suas poderosas e fortes presas. A relao era tipicamente considerada como um exemplo de comensalismo, pois para alguns apenas o pssaro se beneficiava. Entretanto, a retirada de vermes parasitas faz do crocodilo um beneficiado na relao, o que passa a caracterizar a protocooperao. Outro exemplo do boi e do anum. Os bois e vacas so comumente atacados por parasitas externos (ectoparasitas), pequenos artrpodes conhecidos vulgarmente por carrapatos. E o anum preto (Crotophaga ani) tem como refeio predileta estes pequenos parasitas. A relao benfica para ambos (o boi se livra do parasita e o anum se alimenta).

Leo e a Hiena os lees so grandes felinos e ferozes caadores tpicos das savanas africanas. Eles vivem em bandos e passam a maior parte do dia dormindo. Entretanto so caadores situando-se, a exemplo dos tubares, no pice da cadeia alimentar. Quando os lees esto caando, as hienas escondem-se esperando que todo o grupo de felinos se alimente e aguardam apenas o momento em que os lees abandonam as carcaas das presas para s assim se alimentarem. Urubu e o Homem - O urubu ou abutre um comensal do homem. O homem o ser da natureza que mais desperdia alimentos. Grande parte dos resduos slidos das grandes cidades formado por materiais orgnicos que com um tratamento a baixos custos retornariam natureza de forma mais racional. O urubu uma grande ave que se vale exatamente deste desperdcio do homem em relao aos restos de alimentos.

Bernardo-eremita e Anemna-do-mar - O bernardo-eremita (Pagurus) um crustceo cuja principal caracterstica a de possuir a regio abdominal frgil, em razo do exoesqueleto no possuir a mesma resistncia do cefalotrax. Este crustceo ao atingir a fase adulta procura uma concha de molusco gastrpode (caramujo) abandonada, e instala-se dentro desta. De certa forma o crustceo permanece protegido. Entretanto, alguns predadores, ainda assim conseguem retirar o Pagurus de dentro da concha. a que entra a anmona-do-mar, um cnidrio. Como todos os cnidrios ela dotada de estruturas que liberam substncias urticantes com a finalidade de defender-se. A associao beneficia tanto a anmona quanto o Bernardo: o Bernardo consegue proteo quando uma anmona se instala sobre sua concha (emprestada), pois nenhum predador chega perto. J a anmona beneficia-se porque seu cardpio alimentar melhora bastante quando de carona na concha do Bernardo. A anmona normalmente faz a captao de seus alimentos (partculas) atravs de seus inmeros tentculos, esperando que estes passem por perto. Na carona do Bernardo eremita h um significativo aumento no campo de alimentao para a anmona.

ocasionalmente apresentar canibalismo, como uma forma de controlar o tamanho da populao.


b) Competio intra-especfica

Indivduos concorrem pelos mesmo recursos do meio. Esse tipo de reao ocorre em praticamente todas as espcies.

d) Inquilinismo: Indivduo usa outro como moradia, sem prejudic-lo. O recurso principal buscado pelo inquilino, como o prprio nome indica abrigo e moradia. Por exemplo o caso de orqudeas, bromlias e samambaias e as plantas sobre as quais elas crescem. Nesse caso, as espcies inquilinas so chamadas de plantas epfitas. A vantagem das epfitas em crescer sobre plantas de grande porte obter maior suprimento de luz para sua fotossntese.

3.2. Inter-especfica Associaes entre indivduos de espcies diferentes. a) Amensalismo: Relao em que indivduos de uma espcie produzem toxinas que inibem ou impedem o desenvolvimento de outras. Ex.: Mar vermelha, cobra (veneno) e homem, fungo Penicillium (penicilina) e bactrias. A Penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor Penicillium, e que em redor das colnias do fungo no havia bactrias. Ele demonstrou que o fungo produzia uma substncia responsvel pelo efeito bactericida, a penicilina.

3. Relaes Desarmnicas (relaes negativas)


3.1. Intra-especfica Associaes entre indivduos da mesma espcie.
a) Canibalismo

Relao desarmnica em que um indivduo mata outro da mesma espcie para se alimentar. Ex.: louva-a-Deus, aracndeos, filhotes de tubaro no ventre materno. Louva-a-Deus Neste grupo de insetos o canibalismo muito comum, principalmente no que tange o processo reprodutivo. hbito comum as fmeas devorarem os machos numa luta que antecede a cpula.

A Mar vermelha a proliferao de algumas espcies de algas txicas. Muitas delas de cor avermelhada, e que geralmente ocorre ocasionalmente nos mares de todo o planeta. Encontramos essas plantas apenas no fundo do mar. Em situaes como mudanas de temperatura, alterao na salinidade e despejo de esgoto nas guas do mar, elas se multiplicam e sobem superfcie, onde liberam toxinas que matam um grande nmero de peixes, mariscos e outros seres da fauna marinha. Quando isso acontece, grandes manchas vermelhas so vistas na superfcie da gua. Os seres contaminados por essas toxinas tornam-se imprprios para o consumo humano. b) Sinfilia: Indivduos mantm em cativeiro indivduos de outra espcie, para obter vantagens. Ex.: formigas e pulges. Os pulges so parasitas de certos vegetais, e se alimentam da seiva elaborada que retiram dos vasos liberinos das plantas. A seiva elaborada rica em acares e pobre em aminocidos. Por absorverem muito acar, os pulges eliminam o seu excesso pelo nus. Esse acar eliminado

Galinceos jovens os jovens pintinhos com dias de nascidos, quando agrupados em galpes no suficientemente grandes para abrig-los podem,

aproveitado pelas formigas, que chegam a acariciar com suas antenas o abdmen dos pulges, fazendoos eliminar mais acar. As formigas transportam os pulges para os seus formigueiros e os colocam sobre razes delicadas, para que delas retirem a seiva elaborada. Muitas vezes as formigas cuidam da prole dos pulges para que no futuro, escravizando-os, obtenham acar. Quando se leva em considerao o fato das formigas protegerem os pulges das joaninhas, a interao harmnica, sendo um tipo de protocooperao.

d) Parasitismo: Indivduos de uma espcie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Cachorro e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano. A lombriga um exemplo de parasita. um organismo que se instala no corpo de outro (o hospedeiro) para extrair alimento, provocando-lhes doenas. Os vermes parasitas fazem a pessoa ficar mal nutrida e perder peso. Em crianas, podem prejudicar at o crescimento.

c) Predatismo: Relao em que um animal captura e mata indivduos de outra espcie para se alimentar. Ex.: cobra e rato, homem e gado. Todos os carnvoros so animais predadores. o que acontece com o leo, o lobo, o tigre, a ona, que caam veados, zebras e tantos outros animais. O predador pode atacar e devorar tambm plantas, como acontece com o gafanhoto, que, em bandos, devoram rapidamente toda uma plantao. Nos casos em que a espcie predada vegetal, costuma-se dar ao predatismo o nome de herbivorismo. Raros so os casos em que o predador uma planta. As plantas carnvoras, no entanto, so excelentes exemplos, pois aprisionam e digerem principalmente insetos. O predatismo uma forma de controle biolgico natural sobre a populao da espcie da presa. Embora o predatismo seja desfavorvel presa como indivduo, pode favorecer a sua populao, evitando que ocorra aumento exagerado do nmero de indivduos, o que acabaria provocando competio devido falta de espao, parceiro reprodutivo e alimento. No entanto ao diminuir a populao de presas possvel que ocorra a diminuio dos predadores por falta de comida. Em conseqncia, a falta de predadores pode provocar um aumento da populao de presas. Essa regulao do controle populacional colabora para a manuteno do equilbrio ecolgico.

J os hemiparasitas so os vegetais que, embora realizando a fotossntese, retiram do hospedeiro apenas a seiva bruta. e) Competio interespecfica Disputa por recursos escassos no ambiente entre indivduos de espcies diferentes, ou seja, possuem nicho ecolgicos semelhantes. A competio interespecfica pode levar a extino de uma das espcies ou migrao de uma delas, caso a sobreposio de nicho seja intensa. Ex.: herbvoros que se alimentam do mesmo tipo de planta.

OBS: Chamamos de Neutralismo quando as duas espcies so independentes; nenhuma delas tem influncia sobre a outra, nem positiva, nem negativa. EXERCCIOS 1. Uma populao de parasitas e seus hospedeiros esto em interao. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a populao de hospedeiros: a) cresa continuamente. b) entre em declnio e depois permanea em equilbrio. c) cresa at certo limite e depois permanea em equilbrio. d) entre em equilbrio imediatamente. e) entre em declnio imediatamente. 2. (UFSCAR-SP) A seguir esto descritas algumas relaes entre seres vivos: I- a rmora acompanha o tubaro de perto e fica presa a ele por uma ventosa. Ela aproveita os

alimentos do tubaro e tambm a sua locomoo, mas no prejudica e nem beneficia o seu hospedeiro. II- a alimentao predominante do cupim a madeira, que lhe fornece grande quantidade de celulose. Entretanto, ele no possui capacidade digeri-la. Quem se responsabiliza pela degradao da celulose um protozorio que vive em seu intestino, de onde no precisa sair para procurar alimento. III- as ervas-de-passarinho instalam-se sobre outras plantas, retirando delas a seiva, que ser utilizada para a fotossntese. IV- nas caravelas existe uma unio estreitas de indivduo, cada um deles especializados em determinadas funes como digesto, reproduo e defesa. V- as orqudeas, vivendo sobre outras plantas, conseguem melhores condies luminosas, mas nada retiram dos tecidos internos destas plantas. Essas relaes referem-se, respectivamente, a: a) mutualismo, comensalismo, hemiparasitismo, colnia, parasitismo. b) comensalismo, mutualismo, hemiparasitismo, colnia, epifitismo. c) comensalismo, mutualismo, epifitismo, colnia, hemiparasitismo. d) mutualismo, comensalismo, parasitismo, sociedade, epifitismo. e) hemiparasitismo, mutualismo, parasitismo, colnia, epifitismo. 3. (PUC-SP) O tucunar, peixe trazido da Amaznia para as lagoas de captao das usinas nos rios Paran, Tiet e Grande, adaptou-se s condies locais e serviu como elemento de controle das populaes de piranhas que ameaavam proliferar nos reservatrios das usinas hidreltricas de MG e SP. A relao tucunar-piranha pode ser considerada como um mtodo de controle utilizado pelo homem para: a) aumento de taxa de mortalidade b) competio intra-especfica. c) variao de nicho ecolgico. d) alterao cclica da populao. e) controle biolgico por predatismo 4. O quadro a seguir representa cinco casos de interao entre duas espcies diferentes, A e B: Tipos de Espcies reunidas Espcies separadas interao A B A B I 0 0 0 0 II 0 0 III + 0 0 0 IV 0 0 0 V + + -

Legendas 0 = a espcie no afetada em seu desenvolvimento + = o desenvolvimento da espcie melhorado = o desenvolvimento da espcie reduzido ou torna-se impossvel. Os tipos de relao apresentados so respectivamente: a) competio, mutualismo, neutralismo, parasitismo, comensalismo b) neutralismo, competio, comensalismo, amensalismo, mutualismo c) mutualismo, cooperao, neutralismo, comensalismo, predao d) neutralismo, competio, cooperao, comensalismo, comensalismo e) predao, mutualismo, neutralismo, simbiose, competio 5. (CESGRANRIO) No combate s larvas dos anofelinos (mosquitos transmissores da malria), foi utilizado, com eficincia, um pequeno peixe larvfago (Gambusia affinis). A utilizao deste animal, na rea de saneamento para o controle dessa parasitose, foi bem sucedida em regies infestadas pelo Anopheles, e onde era grande a incidncia da malria. O mtodo citado, no poluente, substitui o clssico processo de deposio de leo em superfcie da gua, que mata as larvas por asfixia. A ao do peixe Gambusia affinis em relao aos anofelinos um exemplo de: a) predatismo. b) parasitismo. c) comensalismo. d) simbiose. e) amensalismo. 6. Na opinio de alguns ecologistas, os animais herbvoros que comem sementes devem ser considerados predadores e os que comem folhas devem ser considerados parasitas. Justifique essa classificao. 7. Um grupo de estudantes, em visita zona rural, observou bois e gafanhotos alimentando-se de capim; orqudeas, lquens e erva-de-passarinho em troncos de rvores; lagartos caando insetos e, no pasto, ao lado de vrios cupinzeiros, anus retirando carrapatos do dorso dois bois. a) Identifique, entre as diferentes relaes descritas no texto, dois exemplos de parasitismo. b) Entre as relaes observadas pelos estudantes, cite uma relao interespecfica de benefcio mtuo e uma estrutura que indique uma relao intraespecfica.

Quando a ltima rvore tiver cado, ...quando o ltimo rio tiver secado, ...quando o ltimo peixe for pescado, ...vocs vo entender que dinheiro no se come. Provrbio Indgena

You might also like