You are on page 1of 8

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

73

O HOMEM E SUAS REPRESENTAES SOBRE A MORTE E O MORRER: UM PERCURSO HISTRICO


CAPUTO, Rodrigo Feliciano 1

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as mudanas espao-temporais ocorridas nas representaes e atitudes do homem diante morte e o morrer. Assim foram investigadas algumas das grandes culturas e religies, tais como: mesopotmica, grega, crist, judaica, hindu e, de maneira especial, a cultura ocidental da idade mdia at a contempornea. Palavras-Chave: morte representaes tabu. Abstract: This chore does have as a goal to investigate the space-time changes that occurred at the mans representations and attitudes when thinking about the death. Beside of all, some of the greatest cultures and religions were investigated, such as: Mesopotamic, Greek, Christian, Jewish, Hindu and in a special way, the occidental culture from the middle age until the contemporary one. Key-Words: death representations taboo.

1 A morte na Antiguidade

No pretenso deste trabalho realizar um tratado sobre a morte, mas sim demonstrar o modo distinto com que algumas culturas tm lidado com a morte e o morrer e as significativas transformaes que ocorreram ao longo do tempo e do espao. Mais precisamente foram investigadas as representaes da morte nas seguintes culturas e religies: mesopotmica, grega, crist, judaica, hindu e, de maneira especial, a cultura ocidental da idade mdia at a contempornea. A morte caracterizada pelo mistrio, pela incerteza e, conseqentemente, pelo medo daquilo que no se conhece, pois os que a experimentaram no tiveram chances de relat-la aos que aqui ficaram. Todos esses atributos da morte desafiaram e desafiam as mais distintas culturas, as quais buscaram respostas nos mitos, na filosofia, na arte e nas religies, buscando assim pontes que tornassem compreensvel o desconhecido a fim de remediar a angstia gerada pela morte.

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

74

A morte tem um papel de grande relevncia nas sociedades. Para ilustrar tal afirmao Giacoia (2005) afirma que a maneira como uma sociedade se posiciona diante da morte e do morto tem um papel decisivo na constituio e na manuteno de sua prpria identidade coletiva e, conseqentemente, na formao de uma tradio cultural comum. Isso pode ser constatado nas culturas descritas a seguir. A sociedade Mesopotmica sepultava seus mortos com tamanho zelo que juntamente com o corpo eram postos vrios pertences que marcavam a identidade pessoal e familiar do mesmo (roupas, objetos de uso pessoal e at mesmo a sua comida favorita), garantindo assim que nada lhe faltaria na travessia do mundo da vida para o mundo da morte, implantado no subterrneo terrestre. Este rito objetivava a representao de morte que os mesopotmios tinham, que era a de passagem. J os gregos tinham como caracterstica cultural nos seus ritos funerrios a prtica de cremar os corpos dos mortos, com o intuito de marcar a nova condio existencial destes, a condio social de mortos. Entretanto, havia dois tipos de mortos basicamente: os mortos comuns e annimos e os heris falecidos. Os primeiros eram cremados e enterrados coletivamente em valas, uma vez que eram vistos como simples mortais. J o segundo tipo era levado pira crematria, reservada para os grandes heris, na cerimnia da bela morte, uma vez que nas representaes dos gregos esse tipo de morte tornava imortal o morto. Esse tipo de simbolizao da morte pode ser constatada na obra de Homero, denominada Ilada, onde o autor aponta Aquiles como o melhor dos gregos em funo de seus atos de bravura (GIACOIA, 2005).

2 - A morte e as religies

Os hindus, como os gregos, tinham o costume de incinerar os corpos. Entretanto, o sentido era completamente diferente, pois os gregos cremavam com o intuito das cinzas guardarem a memria dos mortos. J os hindus cremavam o cadver, o qual era despojado de sua identidade, personalidade e insero social. Uma vez consumido pelo fogo, as cinzas eram lanadas ao vento ou nos rios. Atravs deste ritual os hindus objetivavam a sua representao da morte que consistia na passagem para outro plano da existncia: o fundir-se com o Absoluto, o acesso ao Eterno, ao Nirvana, ou seja, paz originria.

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

75

Ao contrrio dos gregos, para os hindus a grande personalidade no era o heri, nem o rei, mas sim aquele que fosse capaz de negar-se a si mesmo, despojando-se de seus traos individuais. Com isso, o indivduo admirvel para os hindus eram os ascetas, os monges, os quais despojavam-se a tal ponto de abrir mo dos dois mais poderosos mananciais da vida: o desejo de conservao e de reproduo. Estes no tinham os corpos cremados, mas eram enterrados em posio de meditao, em covas nos lugares sagrados, nos quais eram realizadas peregrinaes e indicavam para os hindus que o verdadeiro sentido da vida era o despojamento do corpo, o que resultaria numa preparao para a morte gloriosa (GIACOIA, 2005). J para a civilizao crist e para boa parte dos judeus (aqueles que acreditam na ressurreio) a morte era vista como passagem para outra dimenso, a transposio ao eterno sofrimento e expiao (inferno), ou o acesso ao eterno gozo, reservado aos bem-aventurados (o paraso). A morte para os cristos era um estgio intermedirio, um sono profundo do qual acordariam no dia da ressurreio, quando as almas voltariam a habitar os corpos. devido a essa crena que os cristos h muito tempo enterram os corpos dos defuntos com grande escrpulo. Essa idia introduziu uma nova percepo e poupou geraes ao longo de sculos da idia aterradora do fim definitivo (FLECK, 2004, p. 1999 Apud GIACOIA, 2005). 3 - A morte e a Civilizao Ocidental importante salientar que a sociedade ocidental tem as suas razes na civilizao grega, bero do pensamento ocidental, bem como no judasmo e no cristianismo, religies estas que influenciaram muito a cultura ocidental, a qual ser abordada a partir da Idade Mdia at a Idade Contempornea. Na Idade Mdia possvel identificar mudanas significativas em relao morte e ao morrer em dois momentos: na primeira Idade Mdia ou alta Idade Mdia (do sculo V at o XII) e na segunda Idade Mdia ou baixa Idade Mdia (do sculo XII at o XV). Na primeira Idade Mdia a morte era domesticada, familiar, ou seja, havia certa intimidade entre o morrer e o cotidiano da sociedade, a tal ponto que este ato era encarado como algo natural da vida. Era comum o moribundo, pressentindo a chegada de sua morte, realizar o ritual final, despedir-se e quando necessrio reconciliar-se com

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

76

a famlia e com os amigos, expunha suas ltimas vontades e morria, na esperana do juzo final quando alcanaria o paraso celeste. por isso que nesta poca a morte sbita, repentina era considerada vergonhosa e s vezes considerada castigo de Deus, pois a morte casual inviabilizava o processo do morrer descrito acima. Era comum os parentes e amigos logo aps a morte do moribundo romper em grandes manifestaes de luto. To logo se constatava a morte, irrompiam em torno s cenas mais violentas de desespero (ARIS, 1989b, p. 153). Os defuntos eram enterrados somente com os sudrios (sem caixo) em grandes valas, nas quais eram depositados vrios cadveres, nesta poca no se tinha a necessidade de um tmulo prprio para o morto, o qual seria sua propriedade perptua. O cemitrio e a igreja se confundiam, uma vez que os mortos eram enterrados tanto no interior das igrejas (ricos) quanto no seu ptio (pobres). Est prtica est ligada idia de que uma vez enterrados perto dos santos e mrtires estes guardariam os mortos enterrados ao seu derredor protegendo-os do inferno. importante salientar que embora a igreja e o cemitrio estivessem interligados, ambos no deixaram de ser lugares pblicos, nos quais ocorriam encontros e reunies, de forma que vivos e mortos conviviam em locais comuns. (ARIS, 1989a) J na segunda Idade Mdia ocorreram mudanas significativas nas representaes da morte no Ocidente. A partir do sculo XII, ao invs da certeza passa a reinar a incerteza, uma vez que agora cabia Igreja intermediar o acesso da alma ao paraso e o julgamento final deixava de ser visto como evento que ocorreria nos Tempos Finais e passa a ser visto como um evento que aconteceria imediatamente aps a morte e resultaria na descida ao inferno (no sofrimento eterno) ou a ascenso aos cus (na alegria eterna) e isso dependeria da conduta do moribundo antes da morte. Essas mudanas causaram alteraes nas perspectivas das pessoas em relao morte, a qual deixava de ser algo natural e passava a ser uma provao. Sente-se que a confiana primordial est alterada: o povo de Deus est menos seguro da misericrdia divina, e aumenta o receio de ser abandonado para sempre ao poder de Satans (ARIS, 1989b, p. 163). Esta mudana de perspectiva em relao morte, ocorrida no sculo XII, faz com que esta passe a ser clericalizada, segundo Aris (1989b), a maior mudana antes das secularizaes do sculo XX.

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

77

Na baixa idade Mdia j no mais legitimado perder o controle e chorar os mortos. O corpo do morto antes to familiar passa a se tornar insuportvel e assim, durante sculos o mesmo vai ser ocultado numa caixa sob um monumento, onde no mais visvel. Pouco tempo depois da morte e no prprio local desta, o corpo do defunto era completamente cosido na mortalha, da cabea aos ps, de tal modo que nada aparecia do que ele fora, e em seguida era fechado numa caixa de madeira ou cercueil (caixo), termo francs proveniente de sarcfago, sarceu (ARIS, 1989b, p. 180 181). Na Idade Moderna, a partir do sculo XVIII, as atitudes do homem perante a morte alteram-se mais uma vez, de modo que, essa passa a ser romantizada e o homem desta poca passa a ter complacncia com a idia da morte. O morrer passa a ser tambm um momento de ruptura, no qual o homem era arrancado de sua vida cotidiana e lanado num mundo irracional, violento e cruel. Assim passa a ocorrer uma radical separao entre a vida e a morte e uma laicizao da ltima. As igrejas deixaram de ser o local dos enterramentos, os quais passaram a ocorrer em cemitrios, construdos nas margens da cidade, marcando assim uma dicotomia entre vivos e mortos. Os sepultamentos deixaram de ser annimos, o que marca um movimento de individualizao das sepulturas e de preocupao de demarcar o lugar onde havia sido depositado o corpo do defunto. Pretendia-se agora ter acesso ao lugar exato onde o corpo havia sido depositado, e que esse lugar pertencesse de pleno direito ao defunto e famlia (ARIS, 1989a, p. 50). A partir do sculo XIX o luto ressignificado e passa a ocorrer um exagero do mesmo o que quer dizer que os sobreviventes aceitam a morte do prximo mais dificilmente do que noutros tempos. A morte temida no , por conseguinte, a morte de si mesmo, mas a morte do prximo, a morte do outro (ARIS, 1989b, p. 48). Aps este percurso histrico importante salientar que, embora desde o comeo da Idade Mdia at o sculo XIX as representaes e, conseqentemente, as atitudes do homem perante a morte sofreram transformaes importantes e sutis, estas por sua vez no alteraram a familiaridade com a morte e com os mortos. A morte tornara-se um acontecimento pleno de conseqncias; convinha pensar nela mais aturadamente. Mas ela no se tornara nem assustadora nem angustiante. Continuava familiar, domesticada (ARIS, 1989a, p. 44).

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

78

Entretanto, a partir da segunda metade do sculo XX, passa a ocorrer uma mudana brusca, na qual a morte deixa de ser familiar e passa a ser um objeto interdito. Um fator material importante que impulsionou esta transformao foi a transferncia do local da morte. J no se morre em seu domiclio, no meio dos familiares, mas sozinho no hospital. O velrio tambm deixa de ser realizado na casa da famlia, na qual antes o corpo ficava exposto e era visitado pelos entes queridos, pois cada vez menos tolerado a presena do morto em casa, tanto em funo de questes de higiene quanto por falta de condies psicolgicas de vivenciar esta situao. Maranho (1986) afirma que a sociedade ocidental contempornea tem estabelecido, atravs de formas culturais, a reduo da morte e tudo o que est relacionado a ela no intuito de negar a experincia da mesma. Torres (1983) descreve que os psicanalistas existenciais apontam que se no incio do sculo XX o grande tabu se dava em relao ao sexo, no final do referido sculo o grande tabu ligado morte. Na atualidade comum as crianas receberem informaes sobre sexualidade, porm quando se trata da morte esta mascarada relacionando-a com uma viagem, descanso. Segundo Carvalho (1996) na atualidade evita-se falar de morte, bem como de ver o corpo do moribundo, pois isto nos traz conscincia a idia de nossa prpria finitude. Em funo desta interdio da morte comum o crculo de relao do moribundo ocultar ao doente a gravidade do seu estado buscando assim poup-lo desta provao. Essas transformaes atingem os ritos funerais os quais passam a ter cerimnias mais discretas, condolncias breves e o encurtamento no perodo dos lutos (SOUZA, 2002) ou como apresenta Maranho (1986, p. 18 19)
Depois dos funerais, o luto propriamente dito. O dilaceramento da separao e a dor da saudade podem existir no corao da esposa, do filho, do neto; porm, segundo os novos costumes, eles no os devero manifest-los publicamente. As expresses sociais, como o desfile de psames, as cartas de condolncias e o trajar luto, por exemplo, desaparecem da cultura urbana. Causa espcie anunciar seu prprio sofrimento, ou mesmo demonstrar estar sentindo-o. A sociedade exige do indivduo enlutado um autocontrole de suas emoes, a fim de no perturbar as outras pessoas com coisas to desagradveis. O luto mais e mais um assunto privado, tolerado apenas na intimidade, s escondidas, de uma forma anloga masturbao. O luto associa-se

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

79

idia de doena. O prantear eqivale s excrees de um vrus contagioso. O enlutado deve doravante ficar isolado, em quarentena.

Segundo Souza (2002), este fenmeno ocorre no s em funo da morte deixar de ser vivenciada, mas tambm pelo fato da cultura ocidental passar a priorizar a preservao da felicidade. Outro indicativo para a interdio da morte na atualidade se d em funo da contrastao que a mesma provoca numa sociedade cada vez mais tecnolgica e totalmente voltada para a produo e para o progresso (COE, 2005; MARANHO, 1986; VILAR, 2000). E por fim h apontamentos de que esta negao da morte um problema das sociedades individuais, nas quais a dor da perda gerada pela morte mais intensa do que nas sociedades coletivas, as quais possuem relaes sociais que vo alm do prprio indivduo, o que lhes possibilita a diluio da dor na coletividade e que os mesmos encarem a morte de modo natural (SANTOS, 2000; VILAR, 2000).

Consideraes finais Aps percorrer vrias culturas e religies possvel verificar que embora a morte tenha um carter universal, pois o homem est fadado a sua condio de ser finito. As representaes deste em relao morte sofrem alteraes significativas no tempo e no espao, fato este que pode ser observado no decorrer da histria da humanidade. Fica claro que na cultura ocidental a ruptura ocorrida a partir da segunda metade do sculo XX, na qual a morte deixa de ser familiar, domstica e passa a ser um tabu", algo no qual o homem ps-moderno tenta fugir, a fim de no lidar com a mesma. Porm, a sua condio de mortal no permite que esta fuga seja bem sucedida, pois esta faz parte do ciclo vital, de forma que o homem ter que lidar com a morte dos seus entes queridos e por fim enfrentar a prpria morte. evidente que, embora esta atitude de no lidar com a morte no evita que esta o atinja, porm impede que o homem crie meios de enfrentar e elaborar aquilo que inevitvel, pois tal como diz o ditado popular a maior certeza que o homem pode ter que um dia h de morrer.

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP

80

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: ARIS, P. Sobre a histria da morte no Ocidente desde a Idade Mdia. Lisboa: Teorema, 1989a. ______. O homem diante da morte. Trad. Luiza Ribeiro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, v.1, 1989b. CARVALHO, V. A. A vida que h na morte. In.: BROMBERG, M. H. P. et al. Vida e morte: laos da existncia. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1996. COE, A. J. H. A morte no sculo XIX e a transferncia dos enterros das igrejas para os cemitrios em So Lus, 2005. Disponvel em:<http://www.uema.br/revista_emfoco/anaisagostinho.htm. Acesso em: 03 abr. 2006. GIACOIA, J. O. A viso da morte ao longo do tempo. Disponvel em: <http:// www.fmrp.usp.br/revista/2005/ vol38n1/1_a_visao_morte_longo_tempo. Acesso em: 03 abr. 2006. MARANHO, J. L. S. O que morte. 2 ed. So Paulo/; Brasiliense, 1986. SANTOS, M. S. R. O sentido da perda na cidade. Mestranda pelo PPGS-UFPb (Campus I - Joo Pessoa). Disponvel em:<http:// www.cchla.ufpb.br/paraiwa/00santos>. Acesso em: 03 abr. 2006. SOUZA, M. B. A morte esperada. 2002. Disponvel em:<http:// www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/ cd3/jornal/mirellabravodesouza. Acesso em: 03 abr. 2006. TORRES, W. C. A redescoberta da morte. In: GUEDES, W. G; TORRES, R. C; ______ (Orgs). A Psicologia e a morte. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1983. VILAR, M. Luto e Morte: uma pequena reviso bibliogrfica. Joo Pessoa, 2000. Disponvel em: <http:// www.cchla.ufpb.br/caos/01- vilar. htm-25. Acesso em 03 abr. 2006.
1

Graduado em Tecnologia e Informtica e graduando em Psicologia, do Centro Universitrio Catlico Salesiano Auxilium UNISALESIANO Campos II, Lins-SP.

SABER ACADMICO - n 06 - Dez. 2008/ ISSN 1980-5950

You might also like