You are on page 1of 2

A Tecnologia na Educao Eduardo O C Chaves Muitos autores tm chamado nossa ateno para o fato de que se um mdico, um engenheiro e um professor

tivessem sido congelados cem anos atrs, no final do sculo dezenove, e, agora, fossem descongelados e tivessem que voltar a exercer suas profisses, o mdico e o engenheiro no teriam a menor condio de voltar a trabalhar sem extensa readaptao, pois suas profisses foram profundamente transformadas, nos ltimos cem anos, em grande parte pelas descobertas cientficas e pelos desenvolvimentos tecnolgicos. O mdico (para pegar s esse exemplo) no saberia o que fazer com tomgrafos, equipamentos de ultrassonografia, ressonncia magntica, cintilografia, no conheceria a maior parte dos remdios hoje disponveis, ficaria abismado, dentro dos centros cirrgicos, com as tcnicas cirrgicas, as operaes feitas com a ajuda de microcmeras, o uso do laser, e de tantas outras coisas. Ele teria, na realidade, que reaprender a exercer a sua profisso. O mesmo vale para o engenheiro e para quase todas as outras profisses que j existissem cem anos atrs. E o professor? Este, em contraste com o mdico, provavelmente entraria sem problemas numa sala de aula tpica de nossas escolas e, ressalvada alguma desatualizao nos contedos (que estariam meio envelhecidos), no teria a menor dificuldade em continuar a dar aulas do mesmo jeito que o fazia h 100 anos porque esta a forma que a maior parte dos professores de hoje ainda d aulas. Ele no precisaria, de forma alguma, reaprender a exercer a sua profisso. Por que esta diferena? Por que este contraste? Por que, de todas as reas de nossa sociedade, a educao escolar a que mais tarda em se valer das tecnologias de informao e comunicao que hoje esto disponveis? Se a educao escolar deve, hoje, preparar as pessoas para viverem, como indivduos, cidados e profissionais, no sculo XXI, em que a presena da tecnologia na vida diria, social e profissional certamente ser maior ainda, por que no nos valemos, para educar, dos recursos tecnolgicos nossa disposio? No h nada sagrado e permanente nas tecnologias que usamos para educar. Antigamente, usava-se apenas a voz. Scrates, talvez, seja o maior educador que se valeu exclusivamente de sua voz para educar. Ele chegou at mesmo a criticar o uso de materiais escritos (textos) na educao: segundo ele, textos, alm de enfraquecer nossa memria, no permitem a interao e o dilogo que, para ele, era essencial na educao. Apesar da oposio de Scrates, as tecnologias envolvidas na preparao de materiais escritos entraram, e entraram para ficar, na educao. Originalmente manuscritos, os textos, a partir de meados do sculo XV, comearam a ser impressos - o livro impresso sendo mais uma tecnologia que alterou profundamente nossa forma de educar.

Hoje no saberamos educar sem usar materiais escritos para preparar nossas aulas, sem poder esperar que nossos alunos tenham acesso a livros texto, livros paradidticos, enciclopdias, revistas, jornais, e materiais impressos de toda a ordem. Levou quase 500 anos para livros e revistas serem vendidos, por baixo preo, em bancas que encontramos a cada esquina, e para se tornarem onipresentes na educao. possvel que daqui a uns vinte anos, quem sabe menos, as pessoas olhem para trs e se perguntem como que ns educvamos, no final do sculo XX, sem computadores, sem redes digitais que transmitem informaes multimdia de um canto para o outro do mundo em microssegundos, sem ferramentas de busca e pesquisa que nos permitem encontrar qualquer informao em segundos, sem poder nos comunicar instantaneamente uns com os outros independentemente do local em que nos encontramos. Ou ser que daqui a vinte anos ainda estaremos educando do mesmo jeito de hoje, do mesmo jeito que o fazia, cem anos atrs, o professor congelado, usando apenas as tecnologias da voz, do livro, do giz e do quadro negro?

You might also like