You are on page 1of 11

4/15/2013

Economia
Parte 1: Princpios de Economia

Prof. Jackson Bittencourt

Dilema: Necessidades x Escassez

O que queremos? Bem-estar: viver com qualidade (necessidades ilimitadas). Problema (limitao): Escassez dos recursos.

Conceito de Economia
A Economia pode ser definida como a cincia que estuda como o indivduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribu-los entre vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas (VASCONCELLOS: 2004, p. 2). Problema (objeto de estudo): Escassez.

4/15/2013

Escassez
Escassez : situao em que os recursos so limitados e podem ser utilizados de diferentes maneiras, de tal modo que devemos sacrificar uma coisa por outra. (MENDES, 2004: p.3) Diferenas temporais e espaciais.

Escassez
Dinheiro - imagine que uma pessoa, um pai de famlia, recebe R$ 1.000,00 por ms, e destes, R$ 300,00 so dedicados s compras no supermercado; logo, esta pessoa dever fazer escolhas do que comprar e em que quantidade comprar certos produtos, implicando em abrir mo de outros que ela desejava adquirir. Tempo imagine que voc ir dedicar oito horas de estudo todos os finais de semana neste semestre, afinal de contas voc um universitrio. Para tanto, ter de abrir mo de outras atividades como ir ao cinema, assistir a um jogo de futebol, namorar etc. Espao imagine que no bairro onde voc mora uma determinada rea destinada para a construo de um parque. Isso implica em uma reduo de espaos para o desenvolvimento da atividade econmica, como a construo de uma indstria ou de um shopping center. Gastos do Governo o Governo Federal anualmente elabora um plano oramentrio para aplicar seus recursos oriundos dos impostos e outras arrecadaes. A aplicao destes recursos deve ser destinada a necessidades bsicas da sociedade como sade, educao e habitao, bem como a defesa nacional, como armas e avies. Nem todas as necessidades sero atendidas.

Curva de Possibilidades de Produo


a fronteira mxima de produo de uma sociedade, supondo o pleno emprego dos fatores econmicos de produo que uma nao dispe. Origem Escassez (limite para produo)

Significa a capacidade produtiva de uma nao, o que implica em escolhas entre alternativas de produo.

4/15/2013

Curva de Possibilidades de Produo

Curto Prazo

Curva de Possibilidades de Produo


A: todos os fatores econmicos de produo esto alocados na produo de alimentos. D: todos os fatores econmicos de produo esto alocados na produo de mquinas. B e C: fatores econmicos de produo distribudos na produo de alimentos e mquinas. A curva ABCD indica todas as possibilidades de produo de alimentos e mquinas nessa economia (Pleno Emprego). E: economia com capacidade ociosa ou com desemprego, ou seja, os fatores econmicos de produo esto subutilizados. F: fatores econmicos de produo insuficientes.

Deslocamento da Curva de Possibilidades de Produo: Crescimento Econmico

Longo Prazo

Melhor aproveitamento dos recursos existentes obtido atravs da inovao tecnolgica, maior eficincia produtiva e organizacional das empresas, qualificao da mo de obra.

4/15/2013

Custo de Oportunidade
A curva de possibilidades de produo implica em custo de oportunidade. Ex: a transferncia dos fatores econmicos de produo de determinado bem X para produzir um outro bem Y implica um custo de oportunidade, que igual ao sacrifcio de deixar de produzir parte do bem X para produzir mais do bem Y. o valor da melhor alternativa que est sendo perdida: implica em escolhas. Sair para comer uma pizza com os amigos ou estudar economia?

Problemas Econmicos Bsicos

1 O que e quanto produzir? 2 Como produzir? 3 Para quem produzir?


Origem dos Problemas

Escassez

Problemas Econmicos Bsicos


1 O que e quanto produzir? A sociedade dever decidir quais produtos devero ser produzidos (carros, alimentos, casas, soja, caf, bicicleta, geladeira etc.) e em que quantidades devero estar disponveis para a sociedade. Trata-se de uma deciso que extrapola a esfera puramente econmica. 2 Como produzir? A sociedade dever decidir quais os recursos tcnicos sero utilizados na produo destes bens, e se sero utilizados mtodos de produo intensivos em capital ou em mo-de-obra, por exemplo. 3 Para quem produzir? Praticamente toda a produo canalizada para o mercado e ir adquirir quem tiver renda. Quanto mais concentrada for a renda, menor ser o mercado consumidor.

4/15/2013

Fatores Econmicos de Produo


Produo: atividade econmica principal do sistema econmico. Os fatores de produo de uma determinada nao so constitudos pelas reservas naturais, pelos recursos humanos, pelas diferentes categorias do capital, pela disponibilidade e desenvolvimento de novas tecnologias e pela capacidade empresarial.

a partir da eficincia econmica do emprego destes cinco fatores de produo que podero ser bem ou mal atendidas as necessidades ilimitadas da coletividade.

Fatores Econmicos de Produo


Fator Terra: Conjunto dos elementos da natureza utilizados no processo de produo, como o Solo; Subsolo; gua; Hidrologia e Clima; Flora e Fauna em geral. Como todos os demais fatores, as reservas naturais so escassas e passveis de exausto (como o petrleo e a gua). Crescimento econmico: acelera a exausto das reservas e vem exigindo novas formas governar, o que deu origem ao Desenvolvimento Sustentvel na busca o equilbrio de longo prazo entre crescimento econmico, disponibilidades naturais e desenvolvimento social.

Fatores Econmicos de Produo


Fator Trabalho: Conjunto de toda a atividade humana atravs do esforo fsico e/ou mental utilizada na produo de bens e servios. Com o surgimento do sistema capitalista, o trabalho passou a ser utilizado em larga escala, formando assim o mercado de trabalho, onde ocorrem a compra e venda de servios de mo de obra entre empresrios e trabalhadores.

4/15/2013

Fatores Econmicos de Produo


Fator Capital: o conjunto de riquezas acumuladas pela sociedade no decorrer do tempo, abrangendo todos os bens materiais produzidos pela sociedade que so utilizados na produo como: Infraestrutura econmica: energia; telecomunicaes; transportes. Infraestrutura social: educao; sade; lazer; segurana. Construes: fbricas; empresas privadas e pblicas; residncias. Transportes: nibus; caminhes; aeronaves; embarcaes, trens. Mquinas: utilizadas nos setores primrio, secundrio e tercirio.

Fatores Econmicos de Produo


Tecnologia: o conjunto de conhecimentos e habilidades que do sustentao ao processo de produo. A Capacidade Tecnolgica de uma nao representada pela expresso Know-how, ou seja, saber fazer. Esta capacidade dever estar presente em toda a cadeia produtiva dos bens produzidos em uma nao, atravs do Conhecimento Tecnolgico, que gerado e acumulado a partir da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) tendo como consequncia a inovao tecnolgica.

Fatores Econmicos de Produo


Empreendedorismo: importante observar que a mobilizao de todos os recursos citados pressupe a existncia de uma capacidade empreendedora, ou seja, de empresrios e gestores. Para tanto, preciso que o empreendedor desenvolva as seguintes caractersticas: viso estratgica; gesto de riscos; esprito inovador; sensibilidade para perceber novas oportunidades; desenvolver projetos; capacidade de organizar o empreendimento.

4/15/2013

Remunerao dos Fatores Econmicos de Produo

Como Funciona uma Economia


Suponha uma Economia de mercado (fechada): sem interferncia do governo e de transaes com o exterior. Famlias: proprietrias dos fatores econmicos de produo e os fornecem s empresas. A combinao dos fatores econmicos de produo resulta em bens e servios produzidos pelas empresas e consumidos pelas famlias.

Tipos de Bens
Bens de Capital: utilizados na fabricao de outros bens, mas no se desgastam totalmente no processo produtivo mquinas, equipamentos e instalaes. Bens de Consumo: destinam-se ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser durveis (geladeiras, foges) e no durveis (alimentos, produtos de limpeza). Bens Intermedirios: so transformados ou agregados produo de outros bens e so consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matrias-primas e componentes).

4/15/2013

Departamento I: Bens de Capital (K)

Departamento II: Bens de Consumo

Dinmica da Produo DI

DII

Demanda

4/15/2013

Fluxo Circular da Renda

Sistema Econmico
Forma poltica, social e econmica de organizao de uma sociedade.
Elementos bsicos: estoques de recursos produtivos ou fatores econmicos de produo: tecnologia; complexo de unidades de produo, constitudo pelas empresas; conjunto de instituies polticas, jurdicas, econmicas e sociais. recursos humanos, capital, terra, reservas naturais e

Sistema Econmico
Sistema Socialista ou Economia Centralizada (Planificada): as questes econmicas so resolvidas por um rgo central de planejamento, predominando a propriedade pblica dos fatores de produo (ESTADO). Sistema Capitalista ou Economia de Mercado: o funcionamento da economia regido pelas foras de mercado, predominando a livre-iniciativa e a propriedade privada dos fatores econmicos de produo (LIBERALISMO). Socialismo de Mercado: China.

4/15/2013

Socialismo: Voc tem duas vacas o Estado toma uma e a d a algum; Comunismo: Voc tem duas vacas o Estado toma as duas e lhe d o leite; Fascismo: Voc tem duas vacas o Estado toma as duas e lhe vende o leite; Nazismo: Voc tem duas vacas o Estado toma as duas e mata voc; Capitalismo: Voc tem duas vacas Voc vende uma e compra um touro.

Capitalismo
1) a Propriedade Privada dos meios de produo (fatores de produo: terra, trabalho, capital, inovao tecnolgica e empreendedorismo); dos bens e servios de consumo (carros, caf, softwares, correios, passagem area, casas etc.) e do dinheiro (crdito para o consumo e para a produo); 2) o Sistema de Preos controla o funcionamento da economia; 3) a possibilidade de obter lucro; 4) a Competio como um incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias; e 5) a reduo da participao do Estado na Economia.

Sistema Produtivo

10

4/15/2013

Setores Econmicos
A) Setor Primrio: Agricultura (lavouras), Pecuria (criao de animais para abate como gado, sunos, aves e pesca), Extrao Vegetal (produo florestal), ou seja, so os Recursos Naturais; B) Setor Secundrio: Indstrias de Extrao Mineral (minerais metlicos e no metlicos), Indstrias da Transformao (alimentos, vesturio, calados, mecnica, mobilirio etc., ou seja, atividades de transformao); Indstria da Construo Civil (construes e edificaes); C) Setor Tercirio subdividido em: Comrcio: Comercializao de mercadorias no atacado e no varejo; Servios: Produto sem expresso material (educao, transporte, comunicao, consultoria e assessoria, governo, diverso, bancos etc.)

Produto Interno Bruto (PIB)


Um dos principais objetivos da Economia medir a atividade econmica de um pas, ou seja, somar tudo o que foi produzido de bens e servios no perodo de um ano. O crescimento econmico, ou seja, o crescimento de uma economia, expresso no resultado do PIB. Produto Interno Bruto (PIB): Valor de todos os bens e servios finais produzidos dentro do territrio nacional, independentemente da nacionalidade de empresa. Produto Nacional Bruto (PNB): Valor de todos os bens e servios finais produzidos por empresas nacionais, independente de sua localizao no mundo.

Diviso do Estudo da Economia

A Microeconomia - estuda os consumidores, a famlia, os produtores, os preos etc. Est centrada nas decises de consumo individuais (comportamento do consumidor), na oferta de bens e servios (busca pela maximizao do lucro) e na formao dos preos no mercado (equilbrio do mercado). A Macroeconomia tem como objetivo estudar a Economia como um todo, procurando explicar as relaes entre os agregados econmicos como consumo, investimento, moeda, produto, renda, emprego, inflao etc.

11

You might also like