You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Curitiba Departamento de Qumica e Biologia Disciplina: ANLISE DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS Determinao da COR EM GUAS

Prof. Colombo

1- INTRODUO DEFINIO DE COR: Caractersticas fsicas de uma gua, devido a existncia de substncias dissolvidas, ou em estado coloidal, na maioria dos casos de natureza orgnica. (NBR 9896/1993). A cor pode originar-se de minerais ou vegetaes naturais, tais como substncias metlicas ( compostos de ferro e mangans), humus, turfa, tanino, algas, e protozorios, ou ainda de despejos industriais que incluem minas, refinarias, explosivos, papeleiras,etc. A cor varia de acordo com o pH, por exemplo: pH 2 (50) e em pH 10 (82). O cor aumenta com a profundidade dos lagos. COR APARENTE: a cor presente em uma amostra de gua, devido a presena de substncias dissolvidas e substncias em suspenso. COR VERDADEIRA OU REAL: a cor presente em uma amostra de gua, devido a presena de substncias dissolvidas. MTODOS: a) Comparao com padres de cor. b) Comparador com disco de cor. 2- OBJETIVO Determinar a cor de amostras de gua para abastecimento pblico e guas naturais em geral, atravs dos mtodos existentes que se aplica para determinao de cor entre 1 e 500 unidades. 3- METODOLOGIA Materiais 10 provetas graduadas de 50 mL 1 balo volumtrico de 1000 mL 1 pipeta volumtrica de 0,5 mL 1 pipeta volumtrica de 1,0 mL 1 pipeta volumtrica de 2,0 mL 1 vidro de relgio 1 basto de vidro 1 bquer de 400 mL papel de filtro faixa preta Balana analtica Colormetro Reagentes CoCl2.6H2O (cloreto de cobalto II hexahidratado) K2PtCl6 (cloroplatinato de potssio) HCl conc. ( cido clordrico)

Mtodo da comparao com padres de cor 1) Preparao dos padres de cor a) Dissolver 1,246 g de K2PtCl6 (equivalente a 500 mg de platina) e 1,00 g de CoCl2.6H2O (equivalente a 250 mg de cobalto) na mistura de 100mL de gua destilada com 100 mL de HCl conc., transferir para um balo volumtrico de 1000 mL e aferir a soluo. Esta soluo corresponde a 500 unidades de cor (unidades Hazen de cor: uH).

b) Com esta soluo padro preparar diluies em gua com 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0; 3,5; 4,0; 5,0; 6,0 mL desta soluo em provetas de 50 mL. Estas solues compreendem a 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50 e 60 unidades de cor. Homogeneizar as solues antes de utiliz-las. 2) Determinao da cor aparente da amostra a) Homogeinizar a amostra de gua e transferir para uma proveta de 50 mL. b) Comparar a intensidade de cor da amostra contra a srie de padres de cor. c) Observar os tubos de cima para baixo, contra uma superfcie branca disposta de tal forma que a luz refletida atravesse as colunas do lquido longitudinalmente. d) Se a cor ultrapassar 60 unidades de cor diluir a amostra com gua destilada ou desionizada at que a cor possa ser comparada com os padres. e) Anotar o valor da leitura, C.A., como unidade de cor aparente. 3) Determinao da cor verdadeira da amostra a) Centrifugar ou filtrar a amostra e em seguida proceder a comparao conforme descrito no item 2. b) Anotar o valor como C.V., como unidade de cor verdadeira. Mtodo do colormetro comparador com discos de cor 1) Determinao da cor aparente da amostra. a) Encher um dos tubos de Nessler do comparador com gua destilada at a marca e tampe-o. c) Adaptar este tubo com gua no lado esquerdo do Comparador. d) Encher o 2o tubo do comparador com a amostra homogeneizada e adaptar no lado direto do comparador. e) Inserir o disco comparador de cor, e girar at a coincidncia de cor entre o tubo com gua e o com amostra. f) Diluir a amostra se necessrio, com gua destilada at que a cor esteja compreendida entre os valores mdios dados pelo disco. g) Anotar o valor como C.A.. 2) Determinao da cor verdadeira da amostra. a) Centrifugar ou filtrar a amostra e em seguida proceder a comparao conforme descrito anteriormente. b) Anotar o valor como C.V.. 4- EXPRESSO DOS RESULTADOS A cor expressa em unidades de cor ( CV ou CA multiplicado pelo fator de diluio quando houver). Os resultados so expressos em nmeros inteiros conforme a tabela abaixo: Unidades de cor 1- 50 51- 100 101- 250 251- 500 Observao: Citar o pH da amostra. 5- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Associao Brasileira de Normas Tcnicas- ABNT/ NBR 13798 (Abril-1997). 2. Standard Methods, 18aedio, (1995).
3.Kirchner, C. J., Recursos critrios y normas de calidad. de Agua: fuente, contaminacion,

Arredondar para o valor da unidade mais prxima do mlitiplo de 5 mais prximo do mlitiplo de 10 mais prximo do mlitiplo de 20 mais prximo

You might also like