You are on page 1of 74

LFG Empresarial Alexandre Gialluca Bibliografia: 1.

. Manual de Direito Comercial Fbio Ulhoa Coelho Editora Saraiva Principalmente para Magistratura Estadual; 2. Direito Empresarial I Alexandre Gialluca MP, Procuradoria e Defensoria Estaduais;

1. Direito Comercial no Brasil: 1.1. Cdigo Comercial de 1850 e a Teoria dos Atos de Comrcio:

Primeiro diploma do brasil trazendo regra de direito comercial, divido em trs partes: Parte 1 Do Comrcio em Geral; Parte 2 Comrcio Martimo; Parte 3 Das Quebras. Ocorre que essa parte 3 j havia sido revogada pelo Decreto-Lei 7.661 de 1945, que por sua vez foi revogado pela Lei 11.101 de 2005. A parte 1 que tratava do comrcio em geral era fortemene influenciada pela Teoria do atos de comrcio, que era uma teria francesa. O cdigo comercial de 1850 nada mais nada menos que um espelho do cdigo de napoleo. Mas nessa teoria francesa chamada de teoria dos atos de comrcio temos a figura do comerciante, e a sociedade comercial, comerciante pessoa fsica e sociedade comercial pessoa jurdica. S era considerado comerciante ou sociedade comercial se a pessoa fsica ou jurdica praticasse atos de comrcio. O cdigo comercial no conceituava atos de comrcio, tendo ns quela poca que nos recorrer do regulamento 737 de 1850, e que nos seu art. 19 definia quais atos eram considerados atos comerciais, atos mercantis. Art. 19. Considera-se mercancia: 1 A compra e venda ou troca de effeitos moveis ou semoventes para os vender por grosso ou a retalho, na mesma especie ou manufacturados, ou para alugar o seu uso. 2 As operaes de cambio, banco e corretagem. 3 As emprezas de fabricas; de com misses ; de depositos ; de expedio, consignao e transporte de mercadorias; de espectaculos publicos. (Vide Decreto n 1.102, de 1903) 4. Os seguros, fretamentos, risco, e quaesquer contratos relativos ao cornmercio maritimo. 5. A armao e expedio de navios. Quem no estivesse dentro destas hipteses no poderia gozar da situao de comerciante. O que era um dificuldade, j que o rol era muito limitado. Prestadora de servios, corretora de imveis, por exemplo, todas essas no poderiam gozar dos direitos de comerciante, assim no poderiam se aproveitar da concordata, por exemplo. 1.2. Cdigo Civil de 2002 e a Teoria da Empresa:

Importante saber desde j que a Teoria da Empresa um teoria de origem italiana. Assim, o

Cdigo Civil de 2002, no mbito empresarial, uma reproduo do cdigo civil italiano de 1942. O CC/02 por meio do art. 2.045 revogou a parte 1 do Cdigo Comercial de 1850, revogando to somente aquela parte responsvel pela Teoria dos Atos de Comrcio. A parte segunda ainda resta em vigor (parte referente ao Comrcio Martimo), e a nica que sobrevive, j que a parte terceira foi revogada pelo Decreto-Lei 7.661 de 1945 e hoje regulada pela Lei 11.101/05. Art. 2.045. Revogam-se a Lei no 3.071, de 1 de janeiro de 1916 - Cdigo Civil e a Parte Primeira do Cdigo Comercial, Lei n 556, de 25 de junho de 1850. Quando o cdigo civil regova essa primeira parte do cdigo comercial, ele passa a aplicar ao mesmo tempo a Teoria da Empresa, no se adotando mais a figura do comerciante e da sociedade comercial, mas sim as figuras adotadas l na teoria italiana. 2. Empresrio: 2.1. Incidncia do Conceito de Empresrio:

Esse conceito ser aplicado para a pessoa fsica ou pessoa jurdica. A pessoa fsica inserida nesse contexto ou nesse conceito de Empresrio chamada de Empresrio Individual, j a pessoa jurdica pode ser a Sociedade Empresria ou uma empresa individual de responsabilidade limitada (a famosa EIRELI). O Empresrio Individual pessoa fsica, nunca pessoa jurdica, apesar de possuir inscrio no CNPJ (cadastro geral de pessoa jurdica cadastro nacional de pessoa jurdica), no pessoa jurdica, e sim pessoa fsica que exerce atividade empresarial. Assim como o condomnio, po exemplo, a princpio tambm no tem personalidade jurdica, mas possui CNPJ, justamente para poder ter uma conta corrente. O Empresrio Individual possui CNPJ para ter o mesmo tratamento tributrio que uma pessoa jurdica, mas ele no pessoa jurdica. No seria justo o empresrio individual ter a mesma alquota de imposto de renda de pessoa fsica, nunca conseguiria lutar com a concorrncia da sociedade empresria que tem uma alquota menor por ser pessoa jurdica. Questo Se ele no pessoa jurdica, cabe desconsiderao da personalidade jurdica para o empresrio individual? No, como se vai desconsiderar aquilo que no existe. Ele no tem personalidade jurdica, se ele no tem, o que que vai se desconsiderar? Como ele pessoa fsica, no tem personalidade jurdica, no cabe desconsiderao nesse caso. 2.2. Conceito de Empresrio (art. 966 CC/02):

a pessoa natural ou jurdica que exerce profissionalmente uma atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. Essa regra encontrada no caput do art. 966 do CC/02. Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios.

Elementos do Conceito de Empresrio: 1 Elemento Profissionalmente - Profissional toda atividade que habitual, que possui habitualidade, um continuidade na atividade praticada. No se empresario do ramo de eventos se s faz uma festa. No considerada empreria a pessoa que orgazina episodicamente a produo de certa mercadoria, ainda que destinada veda no mercado. 2 Elemento Atividade Econmica Significa Finalidade lucrativa, sempre se busca o lucro, embora nem sempre se consiga, o importante que seja o objetivo. 3 Elemento Organizao Empresarial hoje, temos duas frentes que exploram o conceito de orgainizao empresarial. 1 Frente Fbio Ulhoa Para Fbio Ulhoa a organizao empresarial a reunio dos quatro fatores de produo: 1 Fator de Produo Mo-de-Obra; 2 Fator de Produo Matria-Prima; 3 Fator de Produo Capital; e 4 Fator de Produo Tecnologia. Faltando um desse elementos, na ausncia de um deles, no se fala mais de organizao empresarial, no retratar mais organizao empresarial. Assim, se no tem mo-de-obra contratada no ser organizao empresarial, restando excluido do conceito de empresrio, sendo excluido de seus direitos. 2 Frente Vem ganhando fora uma segunda frente. Para essa doutrina se a Atividade-Fim for exercida/explorada com a ajuda de terceiros , est presente a organizao empresarial, s que para essa doutrina quando se fala de terceiros no necessariamente uma pessoa natural, pode ser informatizada, com a ajuda de um computador ou de um rob. Nos EUA muito comum, na farmcia ter s um farmacutico para ajudar na orientao, o consumidor que escolhe o produto, passa no caixa que automtico, paga e leva o seu produto. S tem o farmacutico que geralmente o prprio dono da farmcia. No haver organizao empresarial quando a atividade-fim depender exclusivamente da pessoa natural ou dos scios da sociedade. Por exemplo O vendedor de truffas, que logicamente que quando cresce, contrata funcionrio para ajudar etc. Passa a ser organizao empresarial. Exemplo 2. Costureira, no considerada empresria, porque no possui terceiros que lhe ajudem na atividade. 2.3. Empresrio o titular da Empresa:

O Empresrio individual o titular da empresa. A sociedade empresria, pessoa jurdica, a titular da empresa. Queremos dizer na verdade que se a sociedade empresria possui scios, o titular da sociedade empresria a pessoa jurdica e no a figura dos scios, o scio no empresrio, ele apenas scio da sociedade, membro da sociedade. Assim, quem tem natureza empresarial na verdade a pessoa jurdica da sociedade empresria. 2.4. Conceito de Empresa:

Empresa a Atividade Econmica. Mas no qualquer atividade econmica, apenas a atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. Art. 1.142 do CC/02: Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizados para o exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Empresa a mesma coisa que a atividade, e no qualquer outra coisa que no a atividade, no sendo o estabelecimento ou o corpo de pessoas ali agregadas, essas 'coisas', pessoas e bens, so na verdade chamado de sociedade empresria. Produo de Bens Exemplo Empresa de Bens Planejados para apartamentos; Produo de Servios Exemplo Bancos (bradesco, banco do brasil). Circulo de Bens Exemplo Transportadora. Circulao de Servios Exemplo Agncia de Turismo 3. Agentes Econmicos Excludos do Conceito de Empresrio: So aquele que entendemos que no so considerados empresrio, esto excludo do conceito de empresrio aqui retratado. 3.1. Nomenclatura:

Pessoa Fsica: Se pessoa fsica chamado de autnomo ou profissional liberal. Pessoa Jurdica: Se pessoa jurdica ser chamado de sociedade simples (art. 982 do CC/02), ou ERELI simples. Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. 3.2. Aqueles que Exercem Atividade Mercantil SEM Organizao Empresarial:

Quando so os scios que praticam toda a atividade, no tem nenhum terceiro que os ajudam (mode-obra), falta organizao empresarial, devero ser considerados sociedade simples, porque est sem organizao empresarial. Ou faltar algum dos demais fatores de produo mencionados por Fbio Ulhoa, matria-prima, capital ou tecnologia. 3.3. Profisso Intelectual:

Art. 966, p. nico do CC/02: Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores , salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

Profisso intelectual de natureza cientfica, literrio ou artstica est excluida do conceito de empresrio. Exemplo cientfica, o mdico, o contator, o advogado, o arquiteto etc. Literria Jornalista; Artstica Cantor, ator, danarina, desenhista. Aqui, para eles deve se aplicar as regras de direito civil e no de direito empresarial, no deve se aplicar as mesmas regras que aplicada para as empresas. O mesmo para sociedade de mdicos, contadores, de advogados, deve serem tidas como sociedades simples, excluidas das regras empresariais. Clnica Mdica uma sociedade, porm no uma sociedade empresria. Pelo fato de ser superestruturada, ter vrios funcionrios, a clnica mdica no deixa de ser sociedade simples, at porque o enunciado do art. 966 fala que no se consideram tais tipos de sociedade como empresria ainda que tenham a ajuda de auxiliares e de colaboradores - ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores. Questo Essas Sociedades de Profissionais podem vir a ser Sociedade Empresria? Sim. Art. 966 p. nico, parte final, fala salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Assim o pargrafo nico est na verdade dizendo nesse caso que a atividade de profisso intelectual se tornar elemento de empresa, aquilo que antes no era considerado empresarial, passa, ento, a ser considerado atividade empresarial. Na profisso intelectual, a excluso do carter empresarial da aitividade decorre do papel secundrio que a organizao assume nessas atividades. As atividades intelectuais so prestadas de forma pessoal, e ainda que contenha auxiliares ou colaboradores o personalismo prevalece. Elemento de Empresa: Ocorre quando a natureza pessoal do exerccio da atividade sede espao a uma atividade maior de natureza empresarial e de cunho impessoal . Exemplo Veterinrio, clinica veterinria, dois clinicos vetenrios montaram essa clnica, se for s atendimento veterinrio, ser sociedade simples, porm se l tambm tem patshop, tem hotelzinho para cachorro, espao de eventos para cachorro, a partir dai deixa de ser um sociedade simples para ser uma sociedade empresaria. Se no hospital, tem aluguel de sala para outros mdicos, se no hospital tem farmcia, tem cantina, tem quartos a serem alugados por pacientes etc. Estamos diante aqui deste hospital diante de uma sociedade empresria. Fotgrafo, atividade artstica, a princpio no empresrio, mas se esse fotgrafo contrata vrios outros fotgrafos para fazerem cobertura de eventos, essa atividade deixou de ser pessoal, passou a ser atividade impessoal, deixando de ser uma atividade simples, para ser uma atividade empresarial. Sociedade de Advogados: Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB). probida por lei, pela lei que regulamenta o Estatuto da OAB, as sociedades de advogado mercantis. Por fora do art. 16 no so admitidas, no possuindo natureza mercantil, e por fora de dispositivo legal sempre vai ser e sempre ser uma sociedade simples. Art. 16. No so admitidas a registro, nem podem funcionar, as sociedades de advogados que apresentem forma ou caractersticas mercantis , que adotem denominao de fantasia, que realizem atividades estranhas advocacia, que incluam scio no inscrito como advogado ou totalmente proibido de advogar. (...)

3.4.

Exercente de Atividade Rural Sem Registro na Junta Comercial:

Excluida do conceito de sociedade empresarial. CC/02: Art. 967. obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. SUBTTULO I Da Sociedade No Personificada CAPTULO I Da Sociedade em Comum Art. 986. Enquanto no inscritos os atos constitutivos, reger-se- a sociedade, exceto por aes em organizao, pelo disposto neste Captulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatveis, as normas da sociedade simples. 3.5. Sociedade Cooperativa:

Tambm est excluida do conceito de sociedade empresarial. Art. 982, p. nico do CC/02. Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa. A cooperativa sempre ser uma sociedade de natureza simple por fora de disipositivo legal. J a sociedade por aes, no importa qual atividade ela explore, por fora de lei ser sempre uma sociedade empresria. 4. Empresrio Individual: 4.1. Conceito: a pessoa natural que profissionalmente exerce uma atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servio.

Mesmo empresas muito grande podem ser constiutidas na forma de empresrio individual. Mesmo caso em que o sujeito monta enorme franquis, se ele faz tudo sozinho, sem scios, contrata sozinho, constri tudo s. 4.2. Requisitos para o Empresrio Individual (art. 972 CC/02):

a) Est em Pleno Gozo da Capacidade Civil; e Exemplo Ser maior de idade, ou menor emancipado. b) No Ter Impedimento Legal.

Rol de Impedimentos Legais: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Servidor Pblico; Defensor; Juiz; Promotor; Procurador; Militares da Ativa.

Servidor, defensor, juiz, promotor, procurador, militares na ativa no podem ser empresrios individuais. Cuidado, que o que Lei orgnica da magistratura, do MP, da defesoria e o regime jurdico do servidor pblico proibe ser empresrio individual, podendo, no entanto, ser scio de uma grande sociedade empresarial, desde que no exeram funo de administrao da sociedade empresria. Art. 44, II da Lei 8.625; art. 36, I da Lei Complementar 35 de 1977. (art. 128, 5, c da CF/88). Os impedidos de ser empresrio: Membros do Ministrio Pblico para exercer o comrcio individual ou participar de sociedade comercial (art.128, 5, II, c, da CF), salvo se acionista ou cotista, obstada a funo de administrador (art. 44, III, da Lei 8.625/1993); Os magistrados (art. 36, I, Lei Complementar n. 35/1977 Lei Orgnica da Magistratura) nos mesmo moldes da limitao imposta aos membros do Ministrio Pblico. Empresrios falidos, enquanto no forem reabilitados (Lei de Falncias, art. 195); Leiloeiros (art.36 do Decreto n 21.891/32 probe os leiloeiros de exercerem a empresa direta ou indiretamente, bem como constituir sociedade empresria, sob pena de destituio); Despachantes aduaneiros (art.10, inciso I, do Decreto n 646/92 no podem manter empresa de exportao ou importao de mercadorias nem podem comercializar mercadorias estrangeiras no pas); Cnsules, nos seus distritos, salvo os no-remunerados (Decreto n 4868/82, art. 11 e Decreto n 3.529/89, art. 82); Mdicos, para o exerccio simultneo da farmcia, drogaria ou laboratrios farmacuticos, e os farmacuticos, para o exerccio simultneo da medicina (Decreto n 19.606/31 c/c Decreto n 20.877/31 e Lei n 5.991/73); Pessoas condenadas a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos, ou por crime falimentar, de prevaricao, peita ou suborno, concusso, peculato ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrncia, contra as relaes de consumo, a f pblica ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenao; Servidores pblicos civis da ativa (Lei n 1.711/52) e servidores federais (Lei n 8.112/90, art. 117, X, inclusive Ministros de Estado e ocupantes de cargos pblicos comissionados em geral). Aqui importante observar que o funcionrio pblico pode participar como scio cotista, comanditrio ou acionista, sendo obstada a funo de administrador;

Servidores militares da ativa das Foras Armadas e das Polcias Militares (Cdigo Penal Militar, arts. 180 e 204 e Decreto-Lei n 1.029/69; arts 29 e 35 da lei n 6.880/80), neste caso, tambm podero integrar sociedade empresrio, na qualidade de cotista ou acionista, sendo obstada a funo de administrador; Os deputados e senadores no podero ser proprietrios, controladores ou diretores de empresa, que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, nem exercer nela funo remunerada ou cargo de confiana, sob pena de perda do mandato arts 54 e 55 da Constituio Federal). Conforme bem observa Ricardo Negro, a lei no inclui alguns outros agentes polticos, como o Presidente da Repblica, ministros de Estado, secretrios de Estado e prefeitos municipais, no mbito do Poder Executivo, mas menciona as mesmas restries dos senadores e deputados federais aos deputados estaduais e vereadores (art.29, IX, da Constituio Federal). Ademais, o prestigiado autor tambm afirma que por se tratar de norma de carter restritivo, no h como estender a relao para englobar esses outros agentes polticos, quando a lei, podendo faz-lo, no o fez. A esses membros do Executivo a lei no restringiu o exerccio da atividade empresarial, e, assim, no cabe ao intrprete inclu-los na proibio, sob pena de estabelecer privao de direito no prevista em lei. Observa-se, contudo, que seus atos de administrao devero pautar-se pelos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e demais regras previstas no art. 37 da Constituio Federal. Ao contratar, portanto, aplicam-se-lhes as mesmas restries do art. 54, II, da Constituio Federal. Estrangeiros (sem visto permanente art. 98 e 99 da Lei n 6.815/80 Estatuto do Estrangeiro) esto impedidos de serem empresrios individuais, porm no estaro impedidos de participar de sociedade empresria no pas; Estrangeiro (com visto permanente), para o exerccio das seguintes atividades: pesquisa ou lavra de recursos minerais ou de aproveitamento dos potenciais de energia hidrulica; atividade jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, com recursos oriundos do exterior; atividade ligada, direta ou indiretamente, assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei; serem proprietrios ou armadores de embarcao nacional, inclusive nos servios de navegao fluvial e lacustre, exceto embarcao de pesca; serem proprietrios ou exploradores de aeronave brasileira, ressalvado o disposto na legislao especfica. Devedores do INSS (art. 95, 2, da Lei n 8.212/91). 4.3. Hipteses Excepcionais de Autorizao para o Incapaz ser Empresrio Individual: 4.3.1. Duas Excees (art. 974, caput, CC/02):

Em caso de Incapacidade Superveniente e em caso de Sucesso Hereditria. A. Incapacidade Superveniente: Sujeito, dono de uma loja de consertos de relgio, sofre acidente e passa a ser incapaz supervenientemente. O incapaz na verdade no pode iniciar uma atividade empresarial, s quem est em pleno gozo da capacidade civil que pode inciar uma atividade empresarial, como no caso mencionado, pois o dono da loja a abriu quando ainda era plenamente capaz civilmente. O cdigo civil permite a dar continuidade a sua atividade empresarial aquele que se torna incapaz

supervenientemente. No se trata de proteo quele que se torna incapaz, mas sim de proteo a empresa, pois o que se quer resguardar a continuidade da empresa. O mesmo caso para aquele rapaz de 15 anos que sucede ao pai na empresa, ele poder continuar a atividade empresria. Logicamente, desde que por meio de representante ou desde que esteja devidamente assistido. Caso em que poder dar continuidade na atividade empresria, que o que visa garantir a Lei. O que no pode esse incapaz d incio a uma nova atividade, mesmo que representado ou assistido, podendo to apenas assim dar continuidade a uma j existente, quando devidamente representado ou assistido. Art. 974. Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. 1 Nos casos deste artigo, preceder autorizao judicial, aps exame das circunstncias e dos riscos da empresa, bem como da convenincia em continu-la, podendo a autorizao ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. 2 No ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz j possua, ao tempo da sucesso ou da interdio, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvar que conceder a autorizao. 3 O Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais dever registrar contratos ou alteraes contratuais de sociedade que envolva scio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos: (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) I o scio incapaz no pode exercer a administrao da sociedade; (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) II o capital social deve ser totalmente integralizado; (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) III o scio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais. (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) Requisitos: 1. Estar devidamente assistido ou representado (art. 974 caput , 1 do CC/02); 2. Autorizao Judicial: 2.1. Carter precrio; 2.2. Deve constar os Bens que o Incapaz Possui (art. 974, 2). 2.3. Averbao do Alvar na Junta Comercial Em suma, os requisitos so: 4.3.2. Requisitos:

# Esse incapaz deve estar devidamente assistido ou representado (Art. 974, caput) # Faz-se necessrio a autorizao judicial (art. 974, 1 do CC) Art. 974, 1 Nos casos deste artigo, preceder autorizao judicial, aps exame das circunstncias

e dos riscos da empresa, bem como da convenincia em continu-la, podendo a autorizao ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. - O alvar dado pelo juiz pode ser revogado a qualquer tempo, nesse alvar deve constar os bens que o incapaz possui. Por conta da regra do art. 974, 2 do CC; Art. 974, 2 No ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz j possua, ao tempo da sucesso ou da interdio, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvar que conceder a autorizao. - Tem que ter a averbao desse alvar na Junta Comercial. B. Sucesso Hereditria. 4.4. Responsabilidade do Empresrio Individual:

O Empresrio Individual possui responsabilidade Ilimitada. Isso significa que o empresrio individual responde com seus bens pessoais pelas dvidas contrida pela empresa individual. Se os bens da empresa individual no forem suficientes para adimplir com suas obrigaes, ataca-se ao bens do empresrio para satisfazer as obrigaes da empresa. PRINCPIO DA UNIDADE PATRIMONIAL. Tanto a pessoa fsica como a pessoa jurdica possuem um nico patrimnio. Seja pessoa fsica, seja pessoa jurdica, apenas possuem um nico corpo patrimonial. No h como fazer separao patrimonial, separao de patrimnios. Porm, subsiste ainda aqui o chamado BENEFCIO DE ORDEM. Enunciado n 5 da I jornada de Direito Civil: Enunciado 5 da primeira jornada de Direito Comercial Quanto s obrigaes decorrentes de sua atividade, o empresrio individual tipificado no art. 9661 do Cdigo Civil responder primeiramente com os bens vinculados explorao de sua atividade econmica, nos termos do art. 1.024 2 do Cdigo Civil. Assim como os bens pessoais repondem pela dvidas empresariais, os bens empresarias da empresa individual tambm respondem pelas dvidas pessoais, pelas dvidas civis. Pelo princpio da Unidade patrimonial, a dvida empresarial tambm poder recair sob os bens pessoais do empresrio, e vice-versa, ou seja, as dvidas civis ou pessoais tambm podero recair sob os bens empresariais do empresrio individual.
1 Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. 2 Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais.

Incio da Prxima Aula Item 4.5. Empresrio Casado. 4.5. Empresrio Casado:

Envolve o aspecto patrimonial. Exemplo Imaginem que Joo representante comercial, empresrio individual na forma de representante comercial, que vende sacolas de plstico para supermercado. Joo adquire um imvel, que est destinado para ser a sede de sua representao comercial. S que Joo casado com Maria, como a dicusso ecolgica da compra da sacolinhas, caiu as vendas de Joo, ele quer vender o imvel da sede de seu comrcio, ser necessrio a autorizao de Maria para Joo vender o seu imvel? Art. 1.647, I do CC/02: Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; A regra geral, a de que preciso da autorizao do cnjuge para vender imvel. No entanto, o direito empresarial demanda uma lgica mais dinmica, no pondendo estar amarrado a mero interesses individuais. Assim sendo o imvel sede de empresa ele no estar adstrito a incidncia do art. 1.647, I do CC/02, mas sim a do art. 978 do CC/02. Art. 978. O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. Para o imvel que no est destinado a atividade empresarial, no se aplica o art. 978, mas sim o art. 1.647, I, quando destinado a residncia do casal, por exemplo, destinado a residncia de Joo e Maria. Mas, sendo destinado a atividade empresarial, independentemente, do regime de bens do casal, o empresrio casado sempre poder alienar ou gravar de nus real o bem mesmo sem a autorizao de seu cnjuge. Princpio da Unidade Patrimonial: Pelo princpio da unidade patrimonial, tanto pessoa natural como pessoa jurdica, possuem a empresa e pessoa fsica ou jurdica um nico conjunto de patrimnios, os patrimnios deles so um s, e respondem tanto pelas dvidas da empresa como pelas dvidas pessoais do empresrio. Ressalte-se que necessrio estar no registro do bem imvel averbado que o proprietrio empresrio, e que o imvel destinado a sua atividade empresarial, com a determinao de aplicao do art. 978 do CC/02. Nessa averbao necessria ainda a autorizao do cnjuge, ento, por isso que no precisa da autorizao do cnjuge, pois j foi previamente autorizado. Por esse motivo que ns temos o enunciado de n 06 da 1 Jornada de Direito Comercial: Enunciado 6. O empresrio individual regularmente inscrito o destinatrio da norma do art. 978

do Cdigo Civil, que permite alienar ou gravar de nus real o imvel incorporado empresa, desde que exista, se for o caso, prvio registro de autorizao conjugal no Cartrio de Imveis, devendo tais requisitos constar do instrumento de alienao ou de instituio do nus real, com a consequente averbao do ato margem de sua inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis. O artigo 978 determina: O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. Este dispositivo destinado ao empresrio individual to somente, no se aplicando sociedade empresarial ou ao empresrio individual de responsabilidade limitada. 5. EIRELI: 5.1. Conceito: A EIRELI foi introduzida no Cdigo Civil pela Lei 12.441 de 2011, que introduziu no CC/02 o art. 980-A , trata-se do nico artigo que trata da EIRELI. A EIRELI significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada . Cuidado, porque acabamos de estudar o Empresrio Individual, aqui no empresrio individual, mas sim Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. A EIRELI uma nova pessoa jurdica de Direito Privado constituida por um nico Titular. Antes, para a pessoa montar uma empresa tinha apenas duas sadas: 1 Sada Empresrio Individual Uma nica pessoa fsica comprava os bens, contratava as pessoas, abria sozinho sua franquia. O problema aqui que a responsabilidade Ilimitada, a pessoa fsica responde com seus bens pessoais as dvidas empresariais contraidas. Ento, em razo disso, isso no sempre um grande sada, no sempre a melhor sada. Dado o seu risco, muitos deixavam de abrir uma empresa formal; 2 Sada Sociedade Formada por uma pessoa jurdica. E a sociedade possui responsabilidade limitada, no recaindo as dvidas empresariais no bem pessoal. Por isso que o brasileiro preferia ter uma sociedade do que ser empresrio individual. O problema da sociedade que para montar a pessoa jurdica preciso de scio, e nem sempre fcil ter scio, scio que nem casamento, difcil encontrar algum que valha a pena. Muitas pessoas contratavam at scio laranja, ou colocava o filho de 03 anos de idade para figurar na sociedade s para poder abrir sua empresa (por meio de um falsa sociedade, sociedade aparente). Agora com a inovao trazida pela Lei 12.441 de 2011 h uma terceira Sada: 3 Sada EIRELI Formada por Pessoa Jurdica e tambm tem responsabilidade Limitada. No h necessidade de scio, e constituida por um nico titular. As dvidas da empresa recairo apenas sobre os bens, sobre os patrimnios da Empresa, da EIRELI, porque a responsabilidade aqui Limitada. No se trata de uma sociedade unipessoal, trata-se de pessoa jurdica constituidora de empresa individual, nesse sentido que a EIRELI se aproxima mais da Empresa Individual do que da sociedade Enunciado 469 da 5 Jornada de Direito Civil: 469) Arts. 44 e 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) no

sociedade, mas novo ente jurdico personificado. 3 Enunciado da 1 Jornada de Direito Comercial: Enunciado 3. A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI no sociedade unipessoal, mas um novo ente, distinto da pessoa do empresrio e da sociedade empresria. Conforme o artigo A Natureza Jurdica sui generis do membro da EIRELI, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada um novo tipo de pessoa jurdica, no se configurando uma sociedade unipessoal. 5.2. Responsabilidade:

A EIRELI tem uma responsabilidade Limitada, significando que a pessoa jurdica constituda na forma de EIRELI vai ter seu respectivo titular e as dvidas dessa pessoa jurdica vo recair incialmente nica e exclusivamente sobre o patrimnio da empresa, os bens pessoais do empresrio sero protegidos, trata-se do chamado benefcio de ordem. O art. 50 do CC/02 traz hipteses em que vo admitir a desconsiderao da personalidade jurdica. Dentre as hipteses podemos mencionar o Desvio de Finalidade. Exemplo Algum abre pessoa jurdica com finalidade de prestao de servio, mas na verdade s para emitir notas fiscais. Assim, o vel da pessoa jurdica pode ser rompido, decretando o juiz no processo judicial a desconsiderao da pessoa jurdica, para entrar no patrimnio pessoal do empresrio constituidor da EIRELI. 5.3. Cabe Desconsiderao da Personalidade Jurdica:

A doutrina j apontou a possibilidade da Desconsiderao da Personalidade Jurdica na EIRELI. Tanto possvel que essa foi um das razes do Veto ao 4 do art. 980-A do CC/02. Ouvido, o Ministrio do Trabalho e Emprego manifestou-se pelo veto ao seguinte dispositivo: 4 do art. 980-A, da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, inserido pelo art. 2 do projeto de lei " 4 Somente o patrimnio social da empresa responder pelas dvidas da empresa individual de responsabilidade limitada, no se confundindo em qualquer situao com o patrimnio da pessoa natural que a constitui, conforme descrito em sua declarao anual de bens entregue ao rgo competente." Razes do veto "No obstante o mrito da proposta, o dispositivo traz a expresso 'em qualquer situao', que pode gerar divergncias quanto aplicao das hipteses gerais de desconsiderao da personalidade jurdica, previstas no art. 50 do Cdigo Civil. Assim, e por fora do 6 do projeto de lei, aplicarse- EIRELI as regras da sociedade limitada, inclusive quanto separao do patrimnio." A redao do 4 do art. 980-A do CC/02 foi vetado justamente pela expresso em qualquer situao, justamente para evitar que a doutrina viesse a interpretar isso como que valendo a separao do patrimnio da empresa do patrimonio da pessoa do empresrio em qualquer situao, at mesmo nas situaes em que seria possvel a aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica, ou tambm no caso de incidncia de dvidas trabalhistas.

Nesse sentido, temos o Enunciado de n 470 da V Jornada de Direito Civil do Conselho da Justia Federal: 470) Art. 980-A. O patrimnio da empresa individual de responsabilidade limitada responder pelas dvidas da pessoa jurdica, no se confundindo com o patrimnio da pessoa natural que a constitui, sem prejuzo da aplicao do instituto da desconsiderao da personalidade jurdica. Ento, para o Enunciado 470 da V jornada de direito civil h que se falar sim em desconsiderao da personalidade jurdica para a EIRELI. 5.4. A EIRELI pode Ter Natureza Empresria ou Simples:

Na aula passada comeamos a falar da natureza empresrial. Foi dito que todos aquele que estavam inseridos no contexto do art. 966 do CC/02, todo aquele que exerce atividade empresarial, se pessoa fsica empresrio individual, se pessoa jurdica ser sociedade empresria ou EIRELI. Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Vimos ainda que existem atividade que no so reputadas como atividade empresrias, as chamadas profisses intelectuais que no so classificadas como atividade empresria (p. nico do art. 966 do CC/02). Exemplo Clnica de Mdicos, Sociedade de Advogados. E essas Sociedade tem natureza simples, porque toda sociedade que no tem natureza empresria, por excluso ter natureza simples. Assim, nada impede do contador ao invs de querer montar uma sociedade com outro montador, queira abrir uma pessoa jurdica sozinho. Assim se ele montar uma pessoa jurdica sozinho ser esta empres uma EIRELI de natureza simples. Assim como sua atividade no tem natureza empresarial, ao invs de ser uma EIRELI empresarial, ser uma EIRELI simples. A diferena que a EIRELI empresria tem que ser registrada na junta comercial, e a EIRELI simples tem que ser registrada no cartrio (registro civil de pessoa jurdica). Questo O Advogado pode ter EIRELI Simples? No. O Advogado no pode constituir EIRELI Simples, em razo de determinao do art. 17 da Lei 8.906 de 1994. Art. 17. Alm da sociedade, o scio responde subsidiria e ilimitadamente pelos danos causados aos clientes por ao ou omisso no exerccio da advocacia, sem prejuzo da responsabilidade disciplinar em que possa incorrer. Se a regra do art. 17 dispe que o scio responde de forma ilimitada. E como o Titular da EIRELI possui uma Responsabilidade Limitada, caracterstica prpria dela, admitir a EIRELI para o advogado seria violar o regramento contido no art. 17 do Estatuto da OAB (Lei 8.906), no podendo estabelecer a EIRELI para advogado, pois esse ao constituir sociedade sequer pode com a sociedade pode gozar da responsabilidade limitada, que em regra prevista para as sociedades, seja a empresria ou seja a simples relativa as outras profisses.

5.5.

Capital Mnimo:

A) Valor: A primeira coisa que vamos falar a respeito do valor. L no art. 980-A caput exige-se um valor mnimo para a EIRELI. Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas . (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) Aqui, uma crtia a expresso maior salrio-mnimo vigente no Pas, o salrio mnimo que deve ser considerado deve o ser o salrio mnimo federal, e no o maior salrio mnimo vigente no pas, justamente para no ter disparidade entre as empresas de Estados diferentes. no pode ser inferior a 100 (cem) vezes o valor do salrio-mnimo federal. Por isso que muitos brincam chamando a EIRELI de PJ 100 (pessoa jurdica cem), porque precisa de no mnimo 100 salrios mnimos para ser constituida. Trata-se na verdade de uma regra de proteo aos credores, esse mnimo para constituir a EIRELI, pois como as dvidas em regra s vo recair em primeiro plano sobre o patrimnio da pessoa jurdica, necessrio ter um capital mnimo para poder fazer com que as dvidas possuam algum pagamento, no se pode permitir a constituio de EIRELI sem um patrimnio mnimo, j que aqui diferente do empresrio individual, se a empresa no tem capital suficiente, o capital pessoal do empresrio no responde pelas dvidas da empresa. ADI 4637 A indexao do salrio mnimo para fixao de patamar de valores no admitida segundo o art. 7, inciso IV 3 da CF/88. O STF por meio do RE 565714 admitiu a fixao por meio do salrio mnimo. Trata-se aqui de teto mnimo, no existe teto mximo. Assim a EIRELI pode ser tanto uma pequena lojinha, at uma mega Indstria. B) Forma de Ingralizao: Integralizar pagar. Tem que pagar 100 vezes o salrio-mnimo federal. Podendo se pagar em dinheiro, ou pode ainda integralizar com bens, pode tanto ser bem mvel como tambm bem imvel. No entanto, em se tratando de imvel como forma de integralizao. O imvel da pessoa fsica deve ser transmitido para a pessoa jurdica, EIRELI, e nesse caso no incide o ITBI, trata-se de caso de imunidade especial, em razo do art. 156, 2 da CF/88: Art. 156. Compete aos Municpios instituir impostos sobre: I - propriedade predial e territorial urbana;
3 Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: (...) IV - salrio mnimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim;

II - transmisso "inter vivos", a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis , por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos a sua aquisio; (...) 2 - O imposto previsto no inciso II: I - no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital, nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrente de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil; II - compete ao Municpio da situao do bem. Trata-se de caso de imunidade especial. Observao: No possvel a integralizao com prestao de servios (art. 1.055, 2 do CC/02). Trata-se de regra que no est dentro do captulo da EIRELI, mas sim que est dentro do captulo referente a Sociedade Limitada, cujos dispositivos se aplicam subsidiariamente a EIRELI, dada a proximidade, j que ambas precituam a responsabilidade limitada da empresa. C) A Integralizao Deve Ser Feito no Ato da Constituio. Esse Capital mnimo deve estar devidamente integralizado j no ato da constituio, j no ato da constituio ele deve estar devidamente pago. Questo Como se prova que o empresrio transferiu o bem para a pessoa jurdica, que ele empregou o bem ou o valor na pessoa jurdica? O empresrio no ato da constituio deve dar uma declarao de que fez a integralizao dos mnimos 100 salrios-mnimos, e que responde civil e penalmente se a declarao for falsa. D) No h Necessidade de Alterao do Capital em Razo de Posterior Aumento do Salrio Mnimo: Questo Com a mudana do salrio mnimo, toda vez que aumentar o salrio mnimo, tem que aumentar o capital da Pessoa Jurdica, tem que atualizar o capital da pessoa jurdica? Enunciado de n4 da 1 Jornada de Direito Comercial: Enunciado 4. Uma vez subscrito e efetivamente integralizado, o capital da empresa individual de responsabilidade limitada no sofrer nenhuma influncia decorrente de ulteriores alteraes no salrio mnimo. Este enunciado resolve uma dvida recente no ordenamento jurdico. O caput do artigo 980-A determina que a EIRELI deve ter um capital social mnimo de 100 salrios mnimos, o questionamento era: o limite para a constituio ou deve ser atualizado toda vez que houver correo do salrio mnimo? Com o Enunciado fica esclarecido que o valor de 100 salrios mnimos para a constituio.

Assim, no h necessidade de alterao do capital em razo de posterior aumento do salrio mnimo. 5.6. Aplicao Subsidiria:

No cdigo civil temos o art. 980-A, s esse artigo que trata da EIRELI. No entanto, nem sempre o art. 980-A vai ser suficiente para resolver todas as questes atinentes a EIRELI. Nesse caso, o art. 980-A no seu 6 fala da aplicao subsidiria das regras de sociedade limitada. 6 Aplicam-se empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) Ento se o art. 980-A no suficiente para solucionar o problema, se recorre ao captulo do CC/02 referente a sociedade limitada para solucionar o problema. Ento, aquela regra referente a impossibilidade de integralizao da EIRELI por meio de prestao de servio, por meio de aplicao subsidiria do art. 1.055 do CC/02 referente a sociedade limitada que se chega a essa concluso. 5.7. Quem Pode Ser Titular de EIRELI:

Temos instruo normativa de n 117 do DNRC (Departamento Nacional de Registro de Comrcio). Essa instruo normativa diz que somente pessoa natural que pode ser titular de uma EIRELI, ento, para a instruo normativa pessoa jurdica no pode ser titular, apenas a pessoa fsica pode ser titular. No tocante a esse aspecto possuimos duas correntes. A. 1 Corrente O Titular de EIRELI pode ser no s pessoa natural como tambm a pessoa jurdica. Os Argumento trazido por essa corrente para incluir aqui a pessoa jurdica: 1 Argumento A expresso nica pessoa titular do capital social envolve no s a pessoa natural como tambm a pessoa jurdica. Pois para essa corrente, se o art. 980-A caput dissesse uma nica pessoa fsica, ele estaria vinculado, s que a lei no fez distino, como no fez distino seria tanto aplicvel para Pessoa Jurdica como tambm para Pessoa Fsica. 2 Argumento No h proibio legal. No h dispositivo proibindo pessoa fsica de constituir EIRELI. 3 Argumento Por fora do art. 22, inciso I e art. 5 inciso II 4 da Constituio Federal quem tem competncia para legislar a respeito do direito federal a Unio, ou seja trata-se de competncia legislativa j que se trata de questo de direito civil, no sendo mero regulamento que vai dar conta da questo. A DNRC, ento, no poderia legislar sobre isso. 4 Argumento A aplicao subsidiria da regras de Sociedade Limitada. Ento se tenho que aplicar de forma subsidiria as regra de sociedade limitada, e no tendo proibio de constituio de sociedade limitada por pessoa fsica, que na verdade pode ser constituida tanto por pessoa fsica como por pessoa jurdica.
4 II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;

B) Segunda Corrente Entende que somente a pessoa natural (pessoa fsica) que pode ser titular de EIRELI. O argumento principal o do art. 980-A, 2 do CC/02: 2 A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) Aqui o legislador deixou claro que apenas a pessoa natural pode constituir uma EIRELI. Pois, segunda essa corrente, se fosse possvel pessoa jurdica constituir EIRELI, teramos uma desigualdade, sendo pessoa fsica podendo constituir apenas uma EIRELI, e pessoa jurdica mais de uma EIRELI. O segundo argumento dessa corrente que a EIRELI veio para suprir a lacuna de que pessoa fsica no pode constituir empresa de responsabilidade limitada, e a sociedade j tem a figura da subsidiria integral, em que um nico scio pode constituir sociedade, entidade em que poderiamos ter um s titular criando pessoa jurdica, que no caso sociedade limitada ( a subsidiria integral5). Esse o entendimento majoritrio, a corrente mais autorizada. Inclusive Temos Enunciado da Justia Federal nesse sentido. Enunciado de n 468 da V Jornada de Direito Civil: 468) Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada s poder ser constituda por pessoa natural. Ento, em concurso a resposta deve ser que somente pessoa natural pode constituir EIRELI. 5.8. Limitao da EIRELI por Pessoa:

De acordo com o art. 980-A, 2 da CC/02, a EIRELI s pode ter um nica pessoa fsica. Apenas uma EIRELI por CPF. Nada impede, porm, de abrir outras empresas por meio da figura do Empresrio Individual ou por meio de Sociedade, o que no pode fazer por EIRELI de novo.
5 A subsidiria integral tem que ser constituda mediante escritura pblica, pois a lei no admite outra forma. E dever ter como nico acionista sociedade brasileira. Portanto a subsidiria integral deve ser constituda sob a mesma modalidade societria, ou seja, sob o tipo jurdico sociedade annima. Isso o que se depreende lendo o artigo 251, caput e pargrafo 2, da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Um ltimo lembrete: mesmo a constituio sendo mediante escritura pblica indispensvel o visto de advogado (artigo 1, pargrafo 2, da Lei n 8.906, de 04 de julho de 1994). Uma empresa subsidiria uma espcie de subdiviso de uma empresa que se encarrega de tarefas especficas em seu ramo de atividade. criada uma pessoa jurdica nova. Alguns autores utilizam a palavra "subsidiria" como sinnimo de "controlada". Na legislao societria brasileira existe a figura da "subsidiria integral", empresa sob o controle acionrio exclusivo de uma companhia brasileira. Art. 37 da CF "XX - depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada;" Subsidiria integral: a forma societria, permitida pela legislao brasileira, mediante a qual a companhia controlada por um nico acionista, que uma outra sociedade brasileira, que lhe subsidia o capital e a constitui.

2 A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 5.9. Administrador:

Toda pessoa jurdica precisa ter o seu administrador, para tocar essa pessoa jurdica, para poder praticar os atos de gesto, isso deve ocorrer em toda pessoa jurdica. O titular, o administrador pode ser tanto o titular da EIRELI, como tambm pode ser um no titular. Quando o titular no tem tempo ou capacidade tcnica para administrar, poder ele contratar um terceiro para administrar sua empresa. Porm, no art. 980 A do CC/02, nada se fala de regra regulando a figura do administrador da EIRELI, devemos ento nos recorrer conforme determina o 6 do art. 980-A, deve se aplicar as regras da Sociedade Limitada, e o art. 1.061 da sociedade limitada fala que tanto um titular como um no titular pode ser o administrador da sociedade limitada, e por conseguinte tambm da EIRELI. 5.10. O Funcionrio Pblico Pode Ter EIRELI? Alguns juristas afirmam que seria possvel. Mas, para eles, s seria possvel desde que o administrador seja um no titular. Ento, o funcionrio pblico seria um titular da EIRELI, mas administrao no seria dele, mas de um terceiro contratado para tal. O Professor GIULUCA entende no ser possvel ante a inexistncia de previso legal. A Lei do Servidor Pblico diz que ele no pode ser Empresrio, no admitida a atividade empresrial, havendo ressalva apenas quanto a possibildiade de ser scio de sociedade empresrio, desde que no pratique a atividade, desde que no administre, como no h ressalva para a EIRELI, ento, segundo o professor isso no seria possvel. 5.11. Repasse de Remunerao Profissional: Na condio de autor de livros, Joo tem uma EIRELI. Mas como a profisso de joo intelectual, a sua EIRELI uma EIRELI simples. A joo tem uma pessoa jurdica, mas joo autor de livros, pessoa fsica que , escreve livros, algumas editora paga a joo pessoa fsica direito autorais, que pode ficar com esse valores ou repass-los a sua EIRELI, pessoa jurdica. 5 do art. 980-A do CC/02: 5 Poder ser atribuda empresa individual de responsabilidade limitada constituda para a prestao de servios de qualquer natureza a remunerao decorrente da cesso de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurdica, vinculados atividade profissional. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) Ento, os direitos que se tem de imagem, de autoria, pode se fazer uma cesso desses direito para a empresa, que inclusive pode fazer uma nota fiscal para comprovar a cesso, a empresa passa a ser a credora dessa remunerao. 5.12. Ato Constitutivo:

O que a EIRELI tem no contrato, mas sim ato constitutivo. Quem tem contrato a sociedade. As regras a respeito do Ato Constitutivo da EIRELI quem tem o DNRC (Departamento Nacional de Registro Comercial). 5.13. Transformao: Imagine Empresrio Individual que no quer mais ter responsabilidade ilimitada, quer ter seu patrimnio individual blindado, passa a querer ter uma EIRELI. O que se pode fazer aqui a transformao. Tranforma-se a figura do Empresrio Individual paa a figura da EIRELI. Matm-se o mesmo nmero do CNPJ, pois trata-se apenas uma migrao do regime empresarial. Se temos uma sociedade, nessa pessoa jurdica que tem dois scios, scio A e scio B. S que o scio B o scio laranja, ento, agora com a possibilidade da EIRELI, para acabar com essa irregularidade, pode o scio verdadeiro, o scio A pode transformar essa sociedade para EIRELI. S que antes da transformao para a EIRELI, necessrio tirar um dos scios, e concentrar todas as quotas em um scio s. O inverso tambm possvel. Tambm possvel transformar uma EIRELI em um empresrio individual ou em uma sociedade. Conforme determina o prprio art. 980 A, 3 do CC/02: 3 A empresa individual de responsabilidade limitada tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) Por isso que existem a EIRELI Originria e a EIRELI derivada. 5.14. EIRELI Originria e EIRELI Derivada: EIRELI Originria: Aquela que desde de sua constituio j nasceu como EIRELI, na forma de EIRELI. EIRELI Derivada: Aquele que decorre da trasformao do Empresrio Individual ou da Sociedade Empresria. 6. Das Obrigaes Empresariais: quando se fala de obrigaes empresarias, esta se tratando das obrigaes relativa a figura do Empresrio Individual, figura da Sociedade Empresria e figuda da EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada que acabamos de trata nos pontos 5. A primeira obrigao Empresarial a obrigao do Registro. 6.1. Obrigao do Registro:

A) Competncia: De quem a competncia do regristro Lei 8.934/94, lei que trata do registro pblico de empresas mercantis. E por essa Lei ns temos o sistema chamado de SinRem (Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis), esse SinRem est dividido em dois rgos, o DNRC e a Junta Comercial. DNRC Departamento Nacional de Registro de Comrcio; O DNRC um rgo federal. E ele tem basicamente duas funes. A primeira funo uma funo normatizadora, vai normatizar a respeito dos titulos de registro. Quem estabelece as regras de normatizao do ato constitutivo de uma EIRELI, ele dispe a respeito das regras de registro, o que no pode regular direito comercial, direito material, no pode dizer que pessoa fsica no pode instituir EIRELI, porque isso nem o prprio legislador regulou. Tambm exerce a funo de superviso desse registro. Junta Comercial: Cada Estado possui a sua Junta Comercial, ela Estadual. E a junta comercial tem funo executora, ela vai executar os atos de registro. Ento diante desse contexto que foi apresentado do SinRei, podemos, ento, afirmar sem sombra de dvida que quem vai fazer esse registro a junta comercial, e no o DNRC. B) Competncia para Julgamento de Ato do Presidente da Junta Comercial: Exemplo A empresa que vai na junta comercial e esta impede esse registro. Para tanto necessrio impelir uma medida judicial, por meio de Mandado de Segurana, contra o Presidente da Junta Comercial. S que esse mandado de segurana deve ser ajuizado, embora a Junta Comercial seja de mbito Estadual, pois o STF diz que a junta comercial possui dois tipos de subordinao: Ela tem a subordinao administrativa, e a subordinao tcnica. O STF est dizendo que no mbito administrativo a junta comercial esta subordinado ao ente federativo. Porm, como no mbito tcnico ela est subordinada ao DNRC, e o DNRC rgo federal, e por esse motivo que o STF tem entendimento pacifico que a competncia do Mandado de segurnaa contra ato do presidente da junta comercial de negativa de registro de competncia da justia federal. CC (conflito de competncia) 43225 PR (paran) STF; RE (recurso extraordinrio) n 199793 RS. C) Atos de Registro: quando se fala que o Empresrio que a Sociedade Empresria tem que fazer o registro, o que vem a ser o resgistro no sentido mais amplo? O que vema a ser o Registro? O art. 32 da Lei 8.934/94 determina que trs atos so considerados atos de registro: 1 Ato A matrcula, que o ato de registro dos auxliares do comrcio, trata-se do registro do leiloeiro, do tradutor e do interprete, que apesar de no ser empresrios devem ser registrdos para atuarem como auxilaires de comrcio.

2 Ato O Arquivamento: Tratam-se de atos constitutivos, modificativos ou extintivos do Empresrio Individual, da Sociedade Empresria ou da EIRELI. 3 Ato Atenticao: A autenticao est relacionada ao registro da escriturao da empresa na junta comercial. Ento, toda escriturao (os livros da empresa) do empresrio tem que ser levada para autenticao na junta comercial. D) Obrigatoriedade:
Estamos falando do empresrio, empresrio individual, da sociedade empresria, da EIRELI, fazem o registro na junta comercial uma obrigatoriedade. Obs. Tem exceo a essa regra, no qual no tem obrigatoriedade de registro na junta comercial, conforme o art. 971 do CC/02 vejamos: Art. 971. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. No art. 967, do mesmo diploma legal traz a regra, ou seja, a obrigatoriedade do registro, vejamos: Art. 967. obrigatria a inscrio do empresrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do incio de sua atividade. a) Natureza jurdica do registro Temos que fazer um desmembramento: Primeiro temos que fazer uma anlise do registro do empresrio: o registro mera condio de regularidade. A caracterizao do empresrio no o registro, mas sim, reunir todos os elementos/requisitos do art. 966 do CC/02. Se o empresrio tem registro ele regular, se ele no tem registro ele irregular, mas no deixa de ser empresrio. Vejamos o enunciado 198 ART. 967: A INSCRIO DO EMPRESRIO NA JUNTA COMERCIAL NO REQUISITO PARAA SUA CARACTERIZAO, ADMITINDO-SE O EXERCCIO DA EMPRESA SEM TAL PROVIDNCIA. OEMPRESRIO IRREGULAR RENE OS REQUISITOS DO ART. 966, SUJEITANDO-SE S NORMAS DOCDIGO CIVIL E DA INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller LEGISLAO COMERCIAL, SALVO NAQUILO EM QUE FOREM INCOMPATVEISCOM A SUA CONDIO OU DIANTE DE EXPRESSA DISPOSIO EM CONTRRIO. Para o empresrio rural o registro tem natureza constitutiva, o art. 971 do CC claro em dizer que o empresrio rural pode fazer registro, faz se quiser, porm ele s ficar equiparado a empresrio se o rural tem o registro. Por esse motivo o registro para o rural tem natureza constitutiva. Enunciado 199 ART. 967: A INSCRIO DO EMPRESRIO OU SOCIEDADE EMPRESRIA REQUISITO DELINEADOR DE SUA REGULARIDADE, E NO DA SUA CARACTERIZAO. Obs. A legislao comercial no incidir sobre o empresrio rural sem registro. No tem incidncia da legislao comercial. Ex. no poder pedir recuperao judicial. b) Consequncias da ausncia de registro No poder pedir falncia de terceiro No poder pedir recuperao judicial No poder participar de licitao Tratando-se de sociedade: o scio ter responsabilidade limitada (responde com seu patrimnio pessoal) No ter CND (Certido Negativa de Dbito) c) Cancelamento do registro Cancelamento pela vontade das partes Cancelamento por meio de deciso judicial Regra do art. 60 da Lei 8.934/94, vejamos o dispositivo: Art. 60. A firma individual ou a sociedade que no proceder a qualquer

arquivamento no perodo de dez anos consecutivos dever comunicar junta comercial que deseja manter-se em funcionamento. 1 Na ausncia dessa comunicao, a empresa mercantil ser considerada inativa, promovendo a junta comercial o cancelamento do registro, com a perda automtica da proteo ao nome empresarial. 2 A empresa mercantil dever ser notificada previamente pela junta comercial, mediante comunicao direta ou por edital, para os fins deste artigo. 3 A junta comercial far comunicao do cancelamento s autoridades arrecadadoras, no prazo de at dez dias. 4 A reativao da empresa obedecer aos mesmos procedimentos requeridos para sua constituio. Durante 10 anos consecutivos caso no haja qualquer tipo de alterao, o titular (scio) devem comunicar junta comercial a inteno de permanecer em atividade. Se essa comunicao no for feita, a junta comercial considerar como inativa nesse caso haver o consequente cancelamento do registro. INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller 6.2. Escriturao dos livros comerciais a) Classificao dos livros Temos o livro obrigatrio (que se divide em obrigatrio comum ou especial) e o livro facultativo. Livro facultativo o livro em que o empresrio no est obrigado em fazer a escriturao. (ex. livro razo, livro caixa, livro conta corrente, etc..) Livro obrigatrio especial que obrigatrio em casos especficos como exemplo o livro e registro de duplicata (livro obrigatrio especial) porque s os empresrios que emitem duplicatas ser obrigatrio a sua escriturao. Livro obrigatrio comum o livro dirio, conforme o art. 1.180 do CC/02. Art. 1.180. Alm dos demais livros exigidos por lei, indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. Pargrafo nico. A adoo de fichas no dispensa o uso de livro apropriado para o lanamento do balano patrimonial e do de resultado econmico. Obs. Pode ter a escriturao eletrnica conforme parte final do art. 1.180 do CC/02. b) Consequncias da ausncia de escriturao O art. 178 da Lei 11.101/05 diz que o empresrio no tem consequncia na ausncia de escriturao, porm se esse empresrio tiver uma falncia decretada ou uma concesso de recuperao judicial ou at mesmo uma homologao de plano de recuperao extrajudicial, o fato de ter deixado de escriturar ocorrer crime falimentar. Omisso dos documentos contbeis obrigatrios Art. 178 da Lei 11.101/05 - Deixar de elaborar, escriturar ou autenticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar o plano de recuperao extrajudicial, os documentos de escriturao contbil obrigatrios: Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave. A ausncia de escriturao incorre na ineficcia comprobatria dos livros, nos moldes do art. 369 do CPC. Art. 369 do CPC - Reputa-se autntico o documento, quando o tabelio reconhecer a firma do signatrio, declarando que foi aposta em sua presena. c) Dispensa da escriturao Tem uma dispensa, o Pequeno Empresrio, conforme o art. 1.179, 2 do CC. Vejamos: Art. 1.179. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. 1 Salvo o disposto no art. 1.180, o nmero e a espcie de livros ficam a

critrio dos interessados. 2 dispensado das exigncias deste artigo o pequeno empresrio a que se refere o art. 970. d) Consequncias da ausncia de apresentao dos livros Em uma questo judicial o Juiz pode determinar a exibio dos livros, se o empresrio no faz essa apresentao, incorre no art. 1.192 caput do CC/02 ocorre na possibilidade de busca e apreenso determinada pelo Juiz. Art. 1.192. Recusada a apresentao dos livros, nos casos do artigo antecedente, sero apreendidos judicialmente e, no do seu 1o, ter-se- como verdadeiro o alegado pela parte contrria para se provar pelos livros. Os fatos narrados que esto diretamente relacionados prova dos livros sero reputados como verdadeiros. A recusa da apresentao reputa-se verdadeiros os fatos alegados. Note que uma presuno relativa. (Pargrafo nico do art. 1.192 do CC), vejamos: Pargrafo nico. A confisso resultante da recusa pode ser elidida por prova documental em contrrio. O art. 104, II, da Lei 11.101/05, o Juiz d uma ordem para que o falido apresente os seus livros obrigatrios. II depositar em cartrio, no ato de assinatura do termo de comparecimento, os seus livros obrigatrios, a fim de serem entregues ao administrador judicial, depois de encerrados por termos assinados pelo juiz; Se no entregar os livros incorrer no Pargrafo nico do mesmo dispositivo qual seja o art. 104, da Lei 11.101/05. (responder por crime de desobedincia) Pargrafo nico. Faltando ao cumprimento de quaisquer dos deveres que esta Lei lhe impe, aps intimado pelo juiz a faz-lo, responder o falido por crime de desobedincia. e) Falsificao dos livros comerciais Se o empresrio falsifica os seus livros comerciais, de acordo com o art. 297, 2 do CP o livro comercial est equiparado a documento pblico. Art. 297 - Falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, ou alterar documento pblico verdadeiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 2 - Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. f) Princpio da Sigilosidade INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller A escriturao empresarial estar nos livros, poder gerar uma concorrncia desleal se visto por outros empresrios. Por esse motivo o Cdigo Cvil adotou a sigilosidade no art. 1.190 do CC. Art. 1.190. Ressalvados os casos previstos em lei, nenhuma autoridade, juiz ou tribunal, sob qualquer pretexto, poder fazer ou ordenar diligncia para verificar se o empresrio ou a sociedade empresria observam, ou no, em seus livros e fichas, as formalidades prescritas em lei. Excees, no qual pode ocorrer a exibio dos livros: Exibio total, tambm chamada de integral Somente nas hipteses do art. 1.191 do CC, vejamos: Art. 1.191. O juiz s poder autorizar a exibio integral dos livros e papis de escriturao quando necessria para resolver questes relativas sucesso, comunho ou sociedade, administrao ou gesto conta de outrem, ou em caso de falncia. 1 O juiz ou tribunal que conhecer de medida cautelar ou de ao pode, a requerimento ou de ofcio, ordenar que os livros de qualquer das partes, ou de ambas, sejam examinados na presena do empresrio ou da sociedade empresria a que pertencerem, ou de pessoas por estes nomeadas, para deles se extrair o que interessar questo. 2 Achando-se os livros em outra jurisdio, nela se far o exame, perante o respectivo juiz. Em quatro situaes: a) Quando se tratar de sucesso; b) Quando se tratar de sociedade; c) Administrao ou gesto conta de outrem; d) Em casos de falncia. Exibio parcial

Essa sigilosidade ela no se aplica s autoridades fazendrias quando do exerccio da fiscalizao de tributos. Art. 1.193. As restries estabelecidas neste Captulo ao exame da escriturao, em parte ou por inteiro, no se aplicam s autoridades fazendrias, no exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos, nos termos estritos das respectivas leis especiais. Smula 439 STF Esto sujeitos a fiscalizao tributria ou previdenciria quaisquer livros comerciais, limitado o exame aos pontos objeto da investigao 6.3. Demonstrativos contbeis peridicos Todo empresrio tem que fazer o balano, a Lei determina o: a) Balano patrimonial (1.188) Art. 1.188. O balano patrimonial dever exprimir, com fidelidade e clareza, a situao real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta, bem como as disposies das leis especiais, indicar, distintamente, o ativo e o passivo. INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller Pargrafo nico. Lei especial dispor sobre as informaes que acompanharo o balano patrimonial, em caso de sociedades coligadas. Tem que identificar qual o seu ativo e qual so o seu passivo b) Balano de resultado econmico (1.189 CC) Art. 1.189. O balano de resultado econmico, ou demonstrao da conta de lucros e perdas, acompanhar o balano patrimonial e dele constaro crdito e dbito, na forma da lei especial. Temos que apurar o resultado se foi lucros ou perdas. 6.4. Obrigaes (art. 1.194 do CC) Art. 1.194. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a conservar em boa guarda toda a escriturao, correspondncia e mais papis concernentes sua atividade, enquanto no ocorrer prescrio ou decadncia no tocante aos atos neles consignados. So quatro: a) Registro b) Escriturao c) Demonstrativos contbeis d) Manter em boa guarda e conservao toda a sua escriturao 7. Nome empresarial 7.1. Conceito: o elemento de identificao do empresrio individual/sociedade empresria ou EIRELI. Previso constitucional (art. 5, XXIX da CF) Art. 5, XXIX a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; 7.2. Modalidades a) Firma Individual Social (razo social) b) Denominao 7.3. Aplicao/Composio a) Firma individual Aplicao: Para o empresrio individual Composio: composto pelo nome civil do empresrio (art. 1.156 do CC) esse nome pode ser completo ou abreviado INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller Art. 1.156. O empresrio opera sob firma constituda por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designao mais precisa da sua pessoa ou do gnero de atividade. Exemplo: Rogrio Sanches, alm do nome civil dever ter uma designao mais precisa sendo sua pessoa ou gnero de atividade. Sendo como exemplo Rogrio Sanches fil de Borboleta. b) Firma Social tambm chamada de razo social

Aplicao: S se aplica para sociedade que possui scio com responsabilidade ilimitada. Composio: temos que colocar o nome (s) do (s) scio (s) tambm pode ser nome completo ou abreviado. Ex. R. Sanches e R. Brasileiro. Art. 1.157. A sociedade em que houver scios de responsabilidade ilimitada operar sob firma, na qual somente os nomes daqueles podero figurar, bastando para form-la aditar ao nome de um deles a expresso "e companhia" ou sua abreviatura. Pargrafo nico. Ficam solidria e ilimitadamente responsveis pelas obrigaes contradas sob a firma social aqueles que, por seus nomes, figurarem na firma da sociedade de que trata este artigo. c) Denominao: Aplicao: sociedade que possui scio com responsabilidade limitada tem que adotar a denominao. Composio: (expresses lingsticas), frases, palavras, termos. Exemplos: Divina gula restaurante Bola sete Buffet infantil C ki sabe motel Aqui o ramo de atividade passa a ser obrigatrio. A S/A o scio tem responsabilidade limitada possui denominao, medida excepcional (nome de scio na denominao medida excepcional). Excepcionalmente se admite colocar o nome de scio na denominao para homenagear, prestigiar o scio que contribuiu com o sucesso da sociedade. Ex. Camargo Correa S/A. 7.4. Anlise individualizada a) Sociedade em nome coletivo: Todos os scios tm responsabilidade ilimitada e dever adotar a firma social b) Sociedade em comandita simples Scio comanditado possui responsabilidade ilimitada Scio comanditrio possui responsabilidade limitada INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller Art. 1.047. Sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de lhe fiscalizar as operaes, no pode o comanditrio praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado. Pargrafo nico. Pode o comanditrio ser constitudo procurador da sociedade, para negcio determinado e com poderes especiais. c) Sociedade annima (art. 1.160) Art. 1.160. A sociedade annima opera sob denominao designativa do objeto social, integrada pelas expresses "sociedade annima" ou "companhia", por extenso ou abreviadamente. Pargrafo nico. Pode constar da denominao o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom xito da formao da empresa. Tem que ter denominao, porque a sociedade annima possui scio com responsabilidade limitada e precisa ter denominao. Composio: Para a CIA pode-se usar no inicio ou no meio, como exemplos CIA brasileira de distribuio; Porto seguro Cia de seguros. Para S/A pode-se usar no incio, no meio ou no final como exemplos: S/A Matarazzo; Frota de nibus S/A Camarand; Santander S/A. d) Cooperativa (art. 1.159 CC) Art. 1.159. A sociedade cooperativa funciona sob denominao integrada pelo vocbulo "cooperativa". Denominao tem que ter o ncleo do nome + a expresso cooperativa, pode-se ser no incio, no meio ou no fim. Cuidado com 3 excees: no qual pode-se usar tanto a firma como a denominao Sociedade limitada (art. 1.158 CC) pode ter firma ou denominao, apenas temos que colocar a expresso limitada (LTDA) no final do nome empresarial. Exemplo:

Subindo nas paredes sex shop LTDA Art. 1.158. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominao, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. 1o A firma ser composta com o nome de um ou mais scios, desde que pessoas fsicas, de modo indicativo da relao social. INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller 2o A denominao deve designar o objeto da sociedade, sendo permitido nela figurar o nome de um ou mais scios. 3o A omisso da palavra "limitada" determina a responsabilidade solidria e ilimitada dos administradores que assim empregarem a firma ou a denominao da sociedade. EIRELI, tambm pode ter firma ou denominao, porm esse ncleo do nome tem que estar acompanhado de EIRELI no final. Exemplos: Firma: FABIANA LIMA EIRELI Denominao NANA NEN COMERCIO DE BRINQUEDOS EIRELI Comandita por aes tambm pode ter firma ou denominao Obs. Temos um tipo societrio (sociedade em conta de participao) uma sociedade que no tem personalidade jurdica, uma sociedade no personificada. De acordo com o art. 1.162 do CC ela no possui nome empresarial Art. 1.162. A sociedade em conta de participao no pode ter firma ou denominao. 7.5. Quadro geral Firma Denominao Empresrio individual Tem No tem Sociedade em nome coletivo Tem No tem Sociedade em comandita simples Tem No tem S/A No tem Tem Cooperativa No tem Tem Sociedade limitada Tem Tem EIRELI Tem Tem Sociedade em comandita por aes Tem Tem Sociedade em conta de participao No tem No tem INTENSIVO I Direito Empresarial Alexandre Gialluca Material de apoio anotado pelo monitor Adrian Franqueller 7.6. Proteo do nome empresarial Decorre automaticamente do registro do empresrio da sociedade empresria ou da EIRELI na junta comercial. A proteo ao nome empresarial no mbito estadual (art. 1.166 do CC) Art. 1.166. A inscrio do empresrio, ou dos atos constitutivos das pessoas jurdicas, ou as respectivas averbaes, no registro prprio, asseguram o uso

exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado. Pargrafo nico. O uso previsto neste artigo estender-se- a todo o territrio nacional, se registrado na forma da lei especial. Em SC foi registrado um restaurante garfo de ouro. Na PB tento registrar o restaurante garfo de ouro pode ser registrado sem problemas porque a proteo no mbito Estadual. Tem posio minoritria afirma que o nome empresarial tem proteo no mbito federal, pois o Brasil signatrio da conveno da Unio de Paris (art. 8) proteo ao nome empresarial internacional. Ex. Fiat, Ferrari, Georgio Armani, pois so nomes empresariais de grande notoriedade. No tem como fazer registro em outros Estados. Como no mbito internacional assim, no mbito nacional tambm deveria ser assim pois ao contrario ocorreria a inobservncia ao princpio da isonomia. 7.7. Caractersticas do nome empresarial Temos duas caractersticas: a) O nome empresarial inalienvel (art. 1.164 do CC) Art. 1.164. O nome empresarial no pode ser objeto de alienao. Pargrafo nico. O adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, pode, se o contrato o permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu prprio, com a qualificao de sucessor. Direito Personalssimo, Maria helena Diniz (art. 16, 18 e 52 do CC) Fbio Ulhoa Coelho entende que o nome empresarial um elemento integrante do patrimnio. b) A ao de ateno de uso do nome empresarial: Art. 1.167. Cabe ao prejudicado, a qualquer tempo, ao para anular a inscrio do nome empresarial feita com violao da lei ou do contrato.

7.8. Princpios do nome empresarial De acordo com o dispositivo art. 34 da Lei 8.934/94, no prprio artigo da Lei fica bem claro os princpios do nome empresarial, esta Lei que trata do registro das empresas mercantis: Art. 34. O nome empresarial obedecer aos princpios da veracidade e da novidade. O nome empresarial tem que ser novo e verdadeiro. Princpio da Novidade: No podero coexistir, na mesma Unidade Federativa, dois nomes empresariais idnticos ou semelhantes, prevalecendo aquele j protegido pelo prvio registro. Vimos que a proteo do nome empresarial, proteo de cunho estadual e no federal, por isso que se diz que no se pode existir o mesmo nome empresarial dentro do mesmo Estado, pode existir em Estados diferentes. Princpio da Veracidade: J no que se diz respeito a veracidade, tambm chamda de autnticidade, significa que o nome empresarial tem que ser verdadeira, tendo que corresponder com a realidade social, com a realidade da empresa. Logo, impe que a firma individual ou a firma social seja composta a partir do nome do empresrio ou dos scios respectivamente. Ento, se os scios compem a sociedade, so os nomes deles que deve constar na firma social e no de outrem, assim, se fulano e ciclano compem a sociedade, e beltrano no compe, no se pode colocar o nome na firma social de fulano e beltrano ltda, mas somente fulano ltda, ou fulano e ciclano ltda. Suponhamos que Joo da Silva e Maria da Silva so scios de uma sociedade limitada, LTDA. S que por uma infelicidade da vida Joo da Silva morre, ser que o nome dele deve ser extrado da firma social? art. 1.665 do CC/02: Art. 1.665. A administrao e a disposio dos bens constitutivos do patrimnio particular competem ao cnjuge proprietrio, salvo conveno diversa em pacto antenupcial.

Sim, de acordo com o dispositivo o nome dele no pode constar mais na firma social. Assim, se o Scio falecer ou for excludo da sociedade necessrio retirar seu nome da FIRMA SOCIAL. Vimo na aula passada que alm da firma social existe a chamada denominao social que vai expresso linguistica uma palavra, mas pode tambm na denominao social vir o nome de scio, isso para fins de homenagem ao scio, assim se ele morre ou excludo, o nome dele no precisa ser retirado, pois pressupe-se que nome dele est l, no porque compe a sociedade, mas sim porque uma homenagem dado o seu reconhecimento social por sua fama. 7.9. Diferena entre o Nome Empresarial e a Marca:

O nome empresarial instrumento de identificao da Pessoa Fsica ou da Pessoa Jurdica que exerce uma atividade empresarial. Ex: Mariana Marques e Fernanda Marque Lanchonete LTDA o nome que est identificando a sociedade empresria; Globex Utilidade Domsticas S/A est identificando a sociedade empresria. O nome empresarial restrado na Junta Comercial uma proteo de mbito estadual. J a marca o elemento de identificao de um produto ou de um servio, no se est identificando aquele que exerce uma atividade empresarial. Est na verdade se identificando um produto, est se identificando um servio. Exemplo Temos uma empresa chamada Hipermarcas S/A, esse aqui o nome empresarial dessa pessoa jurdica, essa pessoa jurdica possui vrias marcas de vrios produtos que so fbricados por ela, dentre elas a Bosano, Faldras Pompom, a Avano etc, todas elas so marcas de produtos fabricados pela empres Hipermarcas. Exemplo 2- Alpargatas S/A tambm um nome empresarial de uma pessoa jurdica, que possui vrias marcas de vrios produtos, possuir as Havaianas, a Misuno Wave, a Rainha, a Topper, so marcas de produtos fabricados pelas Alpargatas S/A. As marcas so registradas no Instituto Nacional de Produtos Industriais, e a sua proteo de mbito federal, e no apenas Estadual. 7.10. Nome Empresarial Diferente de Ttulo de Estabelecimento: O nome empresarial identifica a pessoa fsica ou Jurdica. J o Ttulo de Estabelecimento como o prprio nome j diz ele est identificando o estabelecimento comercial, o que a gente chama na prtica de nome fantasia, porque no nome da pessoa jurdica propriamente dita, aquele nome um nome falso, a gente tem a impresso de que o nome da empresa, mas no , trata-se apenas do apelido que se d ao conjunto de bens, ao estabelecimento comercial, para atrair as pessoas. Exemplo Companhia Brasileira de Distribuio uma pessoa jurdica, ela possui vrios estabelecimentos, o nome que se d par um desses estabelecimento o Po de Acar, Po de Acar o nome que se deu a alguns de seus estabelecimentos. Exemplo 2 Globex Utilidade Domstica S/A o nome da empresa jurdica, mas o nome que se d para os estabelecimento da Globex Ponto Frio, Ponto Frio nome de Fantasia da Empresa. Exemplo 3 O nome empresarial das Lojas Pernambucanad Arthur Lundfren Tecidos S/A SP. Uma coisa nome empresarial, outra coisa titulo de estabelecimento, o nome que se d aos estabelecimento, o nome de fantasia. A gente cria confuso porque s vezes acontece de tudo isso ser uma coisa s. Exemplo Banco Santander S/A, o nome de fantasia ou ttulo de estabelecimentos Santander, e o nome da marca

tambm Santander, o que uma grande jogada de market, porque se poder usar o mesmo nome para tudo melhor ainda. Exemplo 2 Renata Franca e Adolfo Lima Soverteria LTDA, ningum vai dizer vamo tomar um soverte na Renata Franca e Adolfo Lima Soverteria LTDA, o nome bom Beijo Gelado (ttule do Estabelecimento, e vou comprar um panigel que a marca de um panetone gelato (marca de produto). 7.11. Cancelamento do Nome Empresarial: Questo Como se d o Cancelamento do Nome Empresarial? 1 Forma Pela Dissoluo da Sociedade Empresarial. Os scios resolvem acabar com a sociedade. 2 Forma Inatividade por mais de 10 anos. Art. 60 da Lei 8.934/1994: Art. 60. A firma individual ou a sociedade que no proceder a qualquer arquivamento no perodo de dez anos consecutivos dever comunicar junta comercial que deseja manter-se em funcionamento. (...) Por 10 anos passou-se a no efetuar qualquer tipo de modificao da firma social. S que se no se muda nada, e no se comunica que quer continuar a firma social, a junta comercial presume a inatividade dessa firma, a empresa ser considerada inativa e promover a junta comercial o cancelmanto do registro com a consequente perda da proteo estadual do seu nome. Se voc no comunica junta comercial h uma presuno de inatividade. Ento, esse cancelamento resultante de uma presuno. Agora, se h comunicao da preteno de inatividade, no haver presuno de inatividade. Ento, a presuno de inatividade s ocorre quando no h nenhum tipo de modificao da firma empresarial, nem comunicao de continuidade da atividade junta comercial. Questo A deciso Judicial pode provocar cancelamento do Nome Empresarial? Ateno! O enunciado n 1 da I Jornada de Direito Comercial do Conselho da Justia Federal diz que uma deciso judicial que envolva o nome empresarial. Se o juiz entender que o nome empresarial tem que ser concelado por conflitar com outro nome empresarial, no pode resultar no cancelmeto do nome empresarial, no provoca o cancelamento do nome empresarial, mas deve assegurar a oportunidade de modificao do nome, uma adptao para no conflitar com nome empresarial j existente. 8. Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e microempresrio Individual: Foi dito que estaria dispensado da escriturao o pequeno empresrio. Chegou de tratarmos do que seria a Pequena empresa e microempresa e microempresrio Individual. Vamos encontrar a regulamentao desses institutos na Lei Complementar n 123 de 2006, que foi alterada pela Lei Complementar n 139 de 2011. Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempresrio individual um status que se d, uma classificao que se d, elas no so espcies empresrias novas, difernete das vistas no CC/02.

Assim Essa classificao de Microempresa, por exemplo, se d para o Empresrio Individual, para a Sociedade Empresria, para a EIRELI e se d tambm para as sociedades Civis. J a EPP pode ser Empresrio Invidual, a sociedade empresria, a EIRELI e a Sociedade Simples. Estas Sociedade Empresrias podem ter benefcios fiscais e tratamento diferenciado simplificado tendo a classificao de ME ou EPP. Microempresa Empresrio Individual Sociedade Empresria EIRELI Sociedade Simples Se a Receita Bruta for Igual ou inferior R$ 360.000 (trezentos e sessenta mil reais) vai ser classificada como Microempresa. Essa receita deve ser anual. Empresa de Pequeno Porte Empresrio Individual Sociedade Empresria EIRELI Sociedade Simples Se a Empresa Aferir uma Se Eferir uma Receita Bruta receita burta anual acima de R$ Anual at RE 60.000,00 360.000,00 (trezentos e sessenta (sessenta mil reais). mil reais) e igual ou inferior a R$ 7.600.000,00 (sete milhes e seiscentos mil reais). Microempresa Individual Empresrio Individual

Cuidado, pois quando falamos que o Microempresrio individual est dispensado da escriturao, no se trata da ME ou da EPP, mas do MEI (microempresrio individual). S pode ser MEI o empresrio individual, sociedade empresria e EIRELI esto fora dessa classifica como MEI, mas s pode ser MEI o empresrio individual com receita bruta anual de at R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), tambm chamado de pequeno empresrio. 8.2. Impedimentos Legais para o Enquadramento:

Questo quando que apesar de ter aquele faturamento no se pode enquadrar a empresa como ME ou EPP? A. Ter como Scio Pessoa Jurdica. Essa a primeira situao, assim a sociedade empresria s pode ter como scios pessoas fsicas. Assim se pega uma sociedade que tem pessoas fsicas com apenas uma pessoa jurdica como scio, no se pode enquadrar como ME ou como EPP, mesmo que tenha um faturamento que se enquadre no perfil de ME ou EPP. B. Ser Filial de Pessoa Jurdica com sede no exterior. Assim Filial de Pessoa Estrangeira no pode ser enquandrada como ME ou EPP, pode ser at empresa brasileira com filial no exterior, mas o contrrio no pode. C. Ter como scio pessoa fsica que seja empresrio individual ou scio de sociedade j enquadrada como ME ou como EPP. Exemplo: Motam sociedade fulano e ciclano, ciclano que enquadrar essa sociedade no perfil de ME ou de EPP, mas fulano j participa de sociedade que ME, a no ser possvel enquadrar a segunda sociedade como ME nem como EPP. Se juntar as duas pessoas jurdica e o faturamento estiver ainda dentro do enquadramento a no ter problema, plenamente possvel a incorporao, passando a ser ME ou EPP essa sociedade incorporada. D. Ter como Scio Pessoa Fsica que Seja Scio de Outra Sociedade com mais de 10% no enquadrara como ME ou como EPP. Se o Scio tiver mais de 10% do capital integralizado em outra sociedade, no poder montar uma ME ou EPP, ainda que a outra sociedade no seja ME ou EPP.

E. Cooperativa (exceto Cooperativa de Consumo). Cooperativa de Consumo aquele que se faz por pessoas que se associam e cooperam entre si, com a remunerao que se d pela filiao entre eles, eles vo comprando mercadoria, como se fosse um supermercado deles, fica mais barato porque ele compram em grande volume, e s pode usar esse supermercado quem logicamente faz parte dessa cooperativa. Agora, outros tipos de Cooperativas como a Cooperativa de Leite ou de Cana-deAcar no podem fazer parte dessa exceo, podendo ser ME ou EPP. F. Sociedade por Aes (S/A) no pode ser enquadrada como ME ou como EPP. G. Ter Participao no Capital Social de Outra Sociedade. No pode ser Holding, quando se cria uma sociedade que vai participar de uma outra sociedade, tendo capital social de outra sociedade, esta sociedade nunca poder ter classificao como ME ou como EPP, ento, holding em hiptese alguma pode ser enquadrada como ME ou com EPP. 8.3. Simplificao dos Procedimentos de Abertura e Fechamento:

O artigo 7 da Lei Complementar diz que sempre que se trata de ME, de EPP ou de MEI os municpios devero fornecer j no ato de registro um Alvar Provisrio de Funcionamento. Exceto se a atividade desenvolvida apresentar risco grave, um alto risco a ponto de justificar a negativa do alvar provisrio. O art. 9 dispensa o visto do advogado para a abertura da ME, EPP ou MEI. Alm dessas coisas, o art. 9 tambm dispensa a apresentao da CND (Certido Negativa de Dbito). 9. Estabelecimento Comercial: A doutrina majoritarssima chama estabelecimento comercial de outro nome tambm, chamando s vezes de fundo de comrcio, de fundo de empresa, ou ainda de Azienda, que so nomes dados a estabelecimento comercial, tudo a mesma coisa de acordo com a doutrina majoritria. Conceito de Estabelecimento: Art. 1.142 do CC/02: Art. 1.142. Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. Ento pode-se dizer conforme a letra de Lei que o estabelciemento comercial um conjunto de bens organizado. S que a Lei no fez distino, ao passo que podemos reunir tantos os bens corpreos, tambm chamdos de bens materiais, e tambm os bens incorpreos, tambm chamados de bens imateriais. Bens Corporeos: mveis; utenslios; mercadoriais; maquinrio; equipamentos; imveis;

veculos; etc. Bens Incorpreos: Ponto Comercial; Marca; Patente; etc.

Importante destacar desde j o enunciado n 7 da I Jornada De Direito Comercial: Enunciado 7. O nome de domnio integra o estabelecimento empresarial como bem incorpreo para todos os fins de direito. Imvel no o estabelecimento, mas sim o elemento integrante do estabelecimento comercial, ele integra o conceito de estabelecimento, devendo ser somado ainda aos imveis que nele se encontram para poderem em conjunto formar o estabelecimento. 9.2. Estabelecimento Diferente do Conceito de Patrimnio:

A diferena entre Estabelecimento e Patrimnio a seguinte. A Padaria que Po LTDA possui o Imvel 1 e o Imvel 2. O imvel 1 est destinado para a Padaria (estabelecimento) e o imvel 2 est alugado, e o valor do aluguel utilizado para comprar mercadoria para a Padaria. O Imvel 2 integra o Estabelecimento, faz parte do conceito de estabelecimento comercial? No, pois estabelecimento o conjunto/complexo de bens que est diretamente relacionado atividade comercial. O imvel 1 est diretamente relacionado atividade empresaria, j o imvel 2 no est diretamente relacionado, ainda que use o dinheiro do aluguel para comprar mercadorias para a atividade empresarial, ele no estabelecimento, mas compe o patrimnio da empresa. Assim, nada impede que a empresa tenha outros bens que no estejam diretamente relacionada a sua atividade empresria. Pode, por exemplo, a empresa comprar aes de outras empresas que esto a venda na Bolsa de Valores, e assim vai... Na prova da Magistratura da Bahia foi feita a seguinte pergunta: Questo O patrimnio Empresarial no se resume necessariamente ao seu estabelecimento, sendo possvel que o empresrio adquira bens que no tenha relao direta com sua atividade? Sim, patrimnio um conceito mais amplo do que o conceito de estabelecimento empresarial, porque envolve o conjunto de bens que esto relacionado direta ou indiretamente atividade empresarial. 9.3. Natureza Jurdica do Estabelecimento Comercial:

Estabelecimento Comercial no sujeito de direito. O Estabelecimento o objeto do Direito, tanto que o art. 1.143 do CC/02 estabelece que o Estabelecimento Comercial o objeto unitrio de Direitos. Utiliza-se a expresso unitrio, porque apesar de ter vrios bens, esse bens agrupado de forma

empresarial so uma unidade, no se est comprando, quando se compra um estabelcimento comercial, est se comprando uma unidade, um conjunto empresarialmente organizados para um determinada finaliadde comercial. Mas, ento, por ser um conjunto de bens, ele, o estabelecimento, tratado com universalidade. Ento, agora, resta verificar se esta universilidade uma universalidade de direito, ou se ela uma universalidade de fato. A universaliade de direito uma reunio de bens decorrente da vontade do legislador. Esses bens so agrupados, reunidos pela vontade do legislador, como o caso da herana, ou da massa falida, o fato que a Lei quem determina esse agrupamento de bens, decretada a falncia, forma-se a massa falida. J o caso do estabelecimento trata-se de uma universalidade de fato, porque os bens aqui so reunidos por conta da vontade do empresrio ou do scio, esse o entendimento da doutrina majoritria, porque o bens esto reunidos de acordo com a vontade do empresrio e no de acordo com a vontade da Lei (do legislador). Apesar de ser doutrina majoritria no podemos deixar de entender que o estabelecimento tem tambm caracterstica de universalidade de direito, se o bens possuem dvidas, as dvidas iro juntas com o bens, ento, no se pode afirmar que simplesmente uma operao de reunio de bens, mas de deveres, de dvidas, e de obrigaes. Art. 91 do CC/02: Art. 91. Constitui universalidade de direito o complexo de relaes jurdicas, de uma pessoa, dotadas de valor econmico. Ento, pode se dizer que como a dvida acompanha o complexo de bens (estabelecimento), j um complexo de relaes jurdicas, ento, por esse motivo, o Giulluca entende que o melhor entendimento o de que o estabeleciemnto possui uma universalidade hbrida. Possuindo Universalidade de fato e de direito. 9.4. Trespasse:

A coisa mais comum na atividade empresarial hoje o traspasse. O sujeito tem uma livrria, por exemplo, e revende essa livraria, faz o trepasse do ponto. Recenemente a Toc Stoc vendeu todas as suas lojas. Ento, pode-se dizer que Trepasse o nome que se d ao contrato de compra e venda de Estabelecimento Empresarial. Ento, toda vez que se vai comprar ou vender o estabelecimento se faz o Trespasse. Ateno! Trespasse diferente de Cesso de Cotas. O efeito jurdico outro, o efeito jurdico diferente. Exemplo Padaria Real LTDA uma pesso jurdica, possui dois scios Fred e Alvaro, tem duas unidades, uma no centro e outra no Shopping, s que tem outra pessoa jurdica chamada de Forno Quente LTDA, que est interessada em comprar a unidade do Shopping, para tal, devero fazer a operao de Trespasse. No Trespasse, assim, haver transferncia da titularidade do estabelecimento, o estabelecimento era da Padaria Real e passa a ser da Forno Quente LTDA. Agora, suponhamos que a Forno Quente LTDA ao invs de interessada em fazer o trespasse de uma Unidade, est interessada em comprar as Cotas Societrias do Scio Alvaro, neste caso ela far a Cesso de Cotas de Alvaro para ela, nesse caso a Padaria Real LTDA no poder mais ser ME nem EPP, como vimos acima, e na cesso de cotas NO HAVER tranferncia do estabelecimento, mas to somente a modificao do quadro societrio, houve uma modificao do quadro societrio,

note que o efeito jurdico completamente diferente, aqui a Unidade do Shopping continuar sendo da Padaria Real LTDA. 9.5. Formalidades do Trespasse:

Quem vende o estabelecimento chamado de alienante, quem compra o estabelecimento chamado de adquirente. Entre eles, entre os contratantes basta to somente ter o contrato, o contrato por si s produz efeitos entre os contratantes. S que o art. 1.144 do CC/02 estabelece que para esse contrato de Trespasse produzir efeitos perante terceiros ele vai precisar de publicidade. Sendo necessrio para tal, primeiramente a averbao na junta comercial, e sem segundo lugar de uma publicao na imprensa oficial. O mercado precisa tomar conhecimento do fato, precisa tomar conhecimetno de que a operao foi realizada Exemplo - A Toc Stoc vendeu todas suas lojas isto precisa ser averbado na junta e publicado na imprensa oficial para que produza efeitos sobre terceiros. Art. 1.144. O contrato que tenha por objeto a alienao, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento, s produzir efeitos quanto a terceiros depois de averbado margem da inscrio do empresrio, ou da sociedade empresria, no Registro Pblico de Empresas Mercantis, e de publicado na imprensa oficial. Ateno! ENTRE AS PARTES o contrato por si s j produz efeitos, precisa da averbao na junta e da publicao na imprensa oficial para que produz efeito perante TERCEIROS. 9.6. Eficcia do Trespasse:

Imaginemos a seguinte situao, imaginemos que a Padaria Real possua dois estabelecimentos. Estabelecimento 1 e Estabelecimento 2. O Estabelecimento 1 avaliado em 800 mil reais, e o estabelecimento 2 avaliado em 2 milhes de reais. Imaginemos que a Padaria possua dvidas no total de 1 milho de reais. Concordemos que os valores dos dois estabelecimentos so a maior garantia de pagamento das dvidas dos credores, pagamento da execuo da dvida, ou do processo falimentar. Inclusive Smula 451 do STJ diz que legtima a penhora da sede do estabelecimento comercial, ou seja, o estabelecimento em si por ser objeto de penhora de dvida da empresa. No entanto, embora admitido pelo prprio STJ, o STJ o admite, admite a penhora como medida excepcional, s na hiptese de falta de outro meio para cumprimento das dvidas, do pagamento das dvidas da empresa. Questo No que diz respeito ao processo de execuo, correto afirmar que legtima a penhora da sede de estabelecimento comercial? Sim, conforme o prprio STJ , Smula 451. Imaginemos ainda que a Padaria Real resolva vender seu Estabelecimento 1. A pergunta que se faz ainda com a venda da unidade 1, a unidade 2 ainda no ser suficiente para o cumprimento de suas dvida? Sim, ento, ser possvel a venda da unidade 1 sem a consulta de seus credores, ou qualquer tipo de autorizao judicial. Agora, no caso do contrrio, se a venda fosse da unidade mais cara, da unidade 2, como a unidade 1 no seria suficiente para o cumprimento do total de sua dvida, no poder faz-lo de modo completamente autnomo, dever antes pagar a integralidade de suas dvida, ou dever ainda pedira a autorizao de todos os seus credores, caso em que dever notificar o credor dando a este prazo de 30 dias para dar sua autorizao, caso o credor nada faa em 30 dias, haver presuno de que concordou art. 1.145 do CC/02:

Art. 1.145. Se ao alienante no restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficcia da alienao do estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo expresso ou tcito, em trinta dias a partir de sua notificao. Questo O que acontece se a Padaria Real vender o estabelecimento 2, o mais caro, e no observar a necessidade de pagamento de todos os credores ou a necessidade de autorizao de todos os credores? O contrato de Trespasse, nesse caso, ser ineficaz. Ento, estar correto dizer que os credores da sociedade falida a poca no podero alegar a ineficcia do trepasse se intimados da alineo, no tiverm manifestado a sua no anuncia. Essas so as caractersitcas da eficcia. No atendidas aquelas condies o contrato de Trespasse ser ineficaz. 9.7. Responsabilidade por Dvidas Anteriores:

Questo O adquirente do estabelecimento responde por dvidas anteriores? Sim, o adquirente responde sim, desde que a dvida esteja regularmente contabilizada art. 1.146 do CC/02: Art. 1.146. O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos dbitos anteriores transferncia, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos crditos vencidos, da publicao, e, quanto aos outros, da data do vencimento. importante destacar o seguinte que essa regra se aplica para toda e qualquer dvida que no seja trabalhista ou tributria. Porque a dvida trabalhista possui regramento prprio (art. 10 e 448 da CLT), e a dvida tributria tambm possui regramento prprio (art. 139 do CTN). Art. 1.146 diz que o alienante possui responsabilidade solidrio, sendo a solidariedade com o devedor primitivo, essa solidariedade quanto a devedor primitivo de apenas 01 anos. Esse prazo de 01 conta-se a partir da publicao, aquela publicao exigida na publicao do trespasse na imprensa oficial, por isso importante para o alienante registrar o quanto antes o trapasse na junta e promover sua publicao, para que produza efeitos perante os terceiros e comece a contar esse prazo que fino este prazo o exclui das obrigaes relativas ao estabelecimento. Questo Se essa alienao ocorre dentro da falncia ou da recuperao judicial. Se a compra e venda do estabelecimento ocorrer durante o processo de falncia ou durante o processo de recuperao judicial? Necessrio aplicar o art. 141, inciso II da Lei 11.101/05, para a falncia: Art. 141. Na alienao conjunta ou separada de ativos, inclusive da empresa ou de suas filiais, promovida sob qualquer das modalidades de que trata este artigo: (...) II o objeto da alienao estar livre de qualquer nus e no haver sucesso do arrematante nas

obrigaes do devedor, inclusive as de natureza tributria, as derivadas da legislao do trabalho e as decorrentes de acidentes de trabalho. Qual o dispositivo da reperao judicial??? A venda de estabelecimento na Falncia e na Reperao Judicial estar livre de qualquer nus, inclusive das responsabilidade tributria, trabalhista e das proveniente de acidente de trabalho. 9.8. Concorrncia:

Sujeito tem concessionria de veculo, d certo, vende a concessionria para outrem, e monta uma concessionria na frente da conssionria vendida. Isso possvel? Quem vai definir se pode ou se no pode o contrato de Trespasse. Ento, por exemplo, rua que s tem loja de noiva, quer vender porque quer aumentar a loja para trs andares e no d, s que no muito negcio para aquele vai comprar j saber que vai ter uma concorrente de trs andares bem na frente de sua loja. Assim, se o contrato for omisso, deve se aplicar a regra do art. 1.147 do CC/02: Art. 1.147. No havendo autorizao expressa, o alienante do estabelecimento no pode fazer concorrncia ao adquirente, nos cinco anos subseqentes transferncia. Pargrafo nico. No caso de arrendamento ou usufruto do estabelecimento, a proibio prevista neste artigo persistir durante o prazo do contrato. 9.9. Subrogao nos Contratos de Explorao:

Sujeito tem pizzaria que est com muito sucesso, por causa do tempero da pizza. Outrem quer comprar a pizzaria, o sujeito vende para esse outrem por 1 milho de reais. Agora se o tempero da pizza no for o mesmo, a clientela vai embora. Nesse sentido, o art. 1.148 do CC/02 traz uma regra super importante. Todos os contrato da empresa sero tranferidos para o novo dono, assim o contrato que pizzaria tinha com o produtor do tempero, ou com o cozinheiro que fornece o tempero, ser transferido para o novo dono do estabelecimento. Art. 1.148. Salvo disposio em contrrio, a transferncia importa a sub-rogao do adquirente nos contratos estipulados para explorao do estabelecimento, se no tiverem carter pessoal, podendo os terceiros rescindir o contrato em noventa dias a contar da publicao da transferncia, se ocorrer justa causa, ressalvada, neste caso, a responsabilidade do alienante. Quanto ao contrato de locao, este tambm entra na transferncia do estabelecimento Enunciado de n 8 da I Jornada de Direito Comercial. Enunciado 8. A sub-rogao do adquirente nos contratos de explorao atinentes ao estabelecimento adquirido, desde que no possuam carter pessoal, a regra geral, incluindo o contrato de locao. Esse Enunciado completamente equivocado. Inclusive no esse o entendimento do STJ. O STJ entendeu que material de contruo ABC, empresa comprou o imvel, mas no tava vendendo, esteva sem sucesso, e dai transferiu todo o conjunto de bens, inclusive o imvel para Madereira Brasil LTDA. S que o art. 31 da Lei 8.245 de 1991 determina que para a transferncia do bem para

outra empresa, o trespasse fica sujeito a anuncia do proprietrio do bem, deve aqui se resguardar o dirieto de propriedade do locador, que tem o direito de escolher o seu locatrio. Nesse caso na ao o locador entrou contra a construo ABC, que embora tenha transferido, no comunicou ao locador, ento o STJ entendeu nesse caso que a construo ABC era responsvel pelo aluguel (Resp 1.202.077 MS). Para o STJ no h como entender que o art. 31 da Lei 8.245 se aplique apenas para a locao civil, devendo se aplicar tambm para a locao comercial. Para concursos deve se adotar o entendimento do STJ e no o entendimento do enunciado n 8 do Encontro de Direito Comercial. O Enunciado completamente equivocado.

1. Lei 9.279 Lei da Propriedade Intelectual: A propriedade Intelectual est dvidida em direito autoral e a propriedade industrial. Direito Autoral; Propriedade Industrial. Ento, a propriedade industrial espcie do gnero propriedade intelectual. Direito Autoral assunto do Direito Civil. E propriedade industrial assunto do direito empresarial. 10.1. Finalidade: O art. 5 XXIX da CF/88 tem previso expressa de proteo propriedade industrial: XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; Ento, pela leitura do texto da constituio, podemos extrari que a finalidade da propriedade industrial o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas. extremamente importante para o pas a criao industrial, a inveno industrial para a riqueza de um pas. O Bina um exemplo de invento industrial brasileiro. No pode ser justo por exemplo que um laboratrio que investiu na descoberta de um remdio ou de uma vacina que ele no tenha proteo sobre essse evento Garantia de exclusividade do uso o meio pelo qual se assegura essa propriedade industrial e consequentemente o desenvolvimento tecnolgico e econmico do pas. 1.2. Bens Protegidos pela Lei de Propriedade Industrial: I M D M Inveno Modelo de Utilidade Desenho Industrial Marca

(I ME DEI MAL) Estes so os elementos protegidos pela Lei da Propriedade Industrial. Programa de computador protegido pela propriedade autoral e no pela propriedade industrial A Lei de Propriedade industrial visa a proteo falsa indicao geogrfica e proteo concorrncia desleal.

Inveno e Modelo de Utilidade so protegidos pela patente. E o Desenho industrial e a marca so protegidos pelo Registro. O Registro e Patente so efetuados no INPI (instituto nacional de propriedade industrial), que instituto federal com sede no Rio de Janeiro. A inveno pela Patente protegido pela Patente por 20 anos, o modelo de utilidade protegido por 15 anos. O desenho industrial protegido pelo registro por 10 anos, e a marca protegida por 10 anos tambm. Para fazer a Patente ou o Registro necessrio que seja feito o depsito no INPI. O prazo para contagem da proteo contado do depsito para a inveno, modelo de utilidade, desenho industrial, j para a marca a contagem do prazo de 10 anos de proteo contado a partir da concesso do seu registro. A patente improrrogvel, ela no admite prorrogao, por isso que ultrapassado os prazos de 20 anos para a inveno e de 15 anos para o modelo de utilidade, ela cai em domnio pblico, no admitindo prorrogao. Exemplo Viagra j caiu em domnio pblico, por isso que ficou mais barato, qualquer laboratrio autorizado sanitariamente pode produzir. J o registro, desenho industrial e a marca, so prorrogveis. 10.3. Patente: 10.3.1. Conceito de Patente: Patente um ttulo de monoplio temporrio sobre uma inveno ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores (pessoas fsicas ou jurdicas) detentores de direitos sobre a criao para a explorao econmica. De outro lado, o inventor se obriga a relevar detalhadamente todo o contedo tcnico da matria protegida pela patente. como uma troca de favores, o Direito concede ao particular o direito de explorao economica do item, invento, por exemplo, at que acabe o prazo, e ao mesmo tempo o particular revela para o Estado os detalhes do invento. 10.3.2. Segredo Industrial:

Coca-Cola, Johnie Walker, Chanel 5 so produtos que tem o que ns chamamos de Segredo Industrial. Eles no tm patente, na verdade a frmula desses produtos to difcil de ser descoberta, ento, eles preferem correr o risco de no patentear, j que patentear implicaria na necessidade de revelar os detalhes de sua frmula. Ento, Segredo Industrial a inveno no levada patente, que por no ter seus dados revelados publicamente, ter proteo a informao por tempo indeterminado. 10.3.3. Inveno:

No existe conceito de inveno, o que temos so os requisitos da inveno. 10.3.3.1. Requisitos da Inveno:

A. Requisito da Novidade: Art. 11 da Lei. aquilo que no est compreendido no estado da tcnica.

B. Requisito da Atividade Inventiva: Art. 13 da Lei. Sempre que para um especialista no assunto no decorra de maneira bvia ou evidente do estado da tcnica. Percebam que tanto na novidade como na atividade inventiva temos a expresso do estado da tcnica. Ambos no podem estar ou decorrer do estado da tcnica. Isto porque no pode decorrer de uma bviedade, necessrio avanou, necessrio progresso quando se fala de invento. C. Aplicao Industrial: Em outras palavras s se pode ter patente de inveno daquilo que pode ser indutrializado, se aquela inveno no suporta industrializao no pode ser patenteado. Exemplo: Motor mais rpido do mundo que s pode ser alimentado por combustvel que no existe no planeta terra. D. No Ter Impedimento Legal: Art. 18, inciso I da Lei diz que no pode ser patenteado aquilo que contrrio Lei, moral aos bons costumes, perigoso ordem pblica. J o inciso II do art. 18 fala que qualquer coisa que resulte em modificao do ncleo atmico no pode ser objeto de patente, isto porque muito provvel que aquilo que altere a estrutura atmica resulte na bomba atmica, a bomba atmica no pode ser patenteada. J o inciso III fala que seres vivos no todo ou em parte no podem ser objeto de patente, exceto os MICROORGANISMOS TRANGNICOS, que podem ser patenteados sim, uma exceo regra de no patente dos seres vivos. 1.3.3.2. No se Considera Inveo:

A Lei de Propriedade Industrial no conceitua inveno, ela traz os requisitos da inveno, e diz aquilo que no inveno. No art. 10 ela traz o que no pode ser considerado inveno: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Programa de Computador (ser objeto do direito autoral); Descobertas ou Teorias Cientficas (descoberta no inveno, um achado na natureza); Mtodos Matemticos; Obra Literria, arquitetnica ou Artstica (ser objeto do direito autoral); Regras de Jogo; Tcnicas e Mtodos Operatrios; Esquemas e Planos Contbeis, Matemtica, Financeiros, Educativos, etc. 1.3.3. Titularidade:

No Brasil, vigora o Sistema Declarativo. Presuno: Titular aquele que depositou por primeiro. O depsito o ato inicial. Presume-se Titular aquele que depoistou primeiro. Titular pode ser tanto pessoa fsica como pessoa jurdica. 1.3.3.4. Art. 88 e segs. da Lei Art. 88. A inveno e o modelo de utilidade pertencem exclusivamente ao empregador quando decorrerem de contrato de trabalho cuja execuo ocorra no Brasil e que tenha por objeto a pesquisa ou a atividade inventiva, ou resulte esta da natureza dos servios para os quais foi o empregado contratado. (Regulamento) 1 Salvo expressa disposio contratual em contrrio, a retribuio pelo trabalho a que se refere Patente x Empregado:

este artigo limita-se ao salrio ajustado. 2 Salvo prova em contrrio, consideram-se desenvolvidos na vigncia do contrato a inveno ou o modelo de utilidade, cuja patente seja requerida pelo empregado at 1 (um) ano aps a extino do vnculo empregatcio. Art. 89. O empregador, titular da patente, poder conceder ao empregado, autor de invento ou aperfeioamento, participao nos ganhos econmicos resultantes da explorao da patente, mediante negociao com o interessado ou conforme disposto em norma da empresa. (Regulamento) Pargrafo nico. A participao referida neste artigo no se incorpora, a qualquer ttulo, ao salrio do empregado. Art. 90. Pertencer exclusivamente ao empregado a inveno ou o modelo de utilidade por ele desenvolvido, desde que desvinculado do contrato de trabalho e no decorrente da utilizao de recursos, meios, dados, materiais, instalaes ou equipamentos do empregador. (Regulamento) O empregador contratou o empregado para relatizar a pesquisa. O Empregado usa os equipamentos do empregador, e ele foi contratado para aquele servio, a exclusivdade da patente do empregador. Agora, se o empregado tem o contrato de trabalho para criar algo, mas se esse algo no foi criado com os equipamentos ou recursos do empregador. Ou se ele usou os equipamentos do empregador, mas no teve o contrato de trabalho para criar algo, o chamado penetra, tava l de encherido. Nesses dois casos os dois sero considerados os inventores, sero tanto empregado como empregador titulares da patente. Agora, se ele no tinha nem contrato de trabalho para criar aquele invento, no foi contratado com a finalidade de inventar aquela criao, nem utilizou os equipamentos do empregador, ento, embora seja empregado daquela empresa, o empregador no ser titular da patente, mas apenas o empregado. Contrato de Trabalho Empregado Empregado O X X O Equipamentos / Recursos do Empregador O (exclusividade do empregado) X (exclusividade do empregador) O X (titularidade de ambos)

1.3.3.5.

Prazo de Vigncia:

De acordo com art. 40 da Lei 9.279/96 , o prazo da patente da inveno de 20 anos a contar do depsito da inveno. Suponhamos que, no caso concreto, depois de feito o depsito no INPI, s aps 15 anos tenha sido concedida a patente, nesse caso no restaro apenas mais 5 anos para completar os 20 anos, pois o prazo de vigncia no poder ser inferior a 10 anos contados da concesso.

1.3.3.6. Decreto. 6.108/2007.

Licena Compulsria:

quando voc tem a patente voc tem exclusividade de uso de uma inveno. Mas, por interesse pblico ou por emergncia nacional, o INPI pode dar a licena compulsria, retirando a exclusivdade temporariamente do titular da patente. Caractersticas da Licena Compulsria: A. Temporria; B. Sem Exclusividade; C. Deve Ser Paga uma Remunerao para o Titular. O primeiro caso de Licena Compulsria no Brasil foi justamente o Decreto n 6.108 durante o Governo Lula (Quebra do Coquitel da AIDS pelo LULA). Por interesse pblico, no na Quebra da Patente, mas liceciar para que outros possa produzir. Art. 1o Fica concedido, de ofcio, licenciamento compulsrio por interesse pblico das Patentes nos 1100250-6 e 9608839-7. 1o O licenciamento compulsrio previsto no caput concedido sem exclusividade e para fins de uso pblico no-comercial, no mbito do Programa Nacional de DST/Aids, nos termos da Lei no 9.313, de 13 de novembro de 1996, tendo como prazo de vigncia cinco anos, podendo ser prorrogado por at igual perodo. (Prorrogao de prazo) 2o O licenciamento compulsrio previsto no caput extinguir-se- mediante ato do Ministro de Estado da Sade, se cessarem as circunstncias de interesse pblico que o determinaram. Art. 2o A remunerao do titular das patentes de que trata o art. 1o fixada em um inteiro e cinco dcimos por cento sobre o custo do medicamento produzido e acabado pelo Ministrio da Sade ou o preo do medicamento que lhe for entregue. Art. 3o O titular das patentes licenciadas no art. 1o est obrigado a disponibilizar ao Ministrio da Sade todas as informaes necessrias e suficientes efetiva reproduo dos objetos protegidos, devendo a Unio assegurar a proteo cabvel dessas informaes contra a concorrncia desleal e prticas comerciais desonestas. Pargrafo nico. Aplica-se o disposto no art. 24 e no Ttulo I, Captulo VI, da Lei no 9.279, de 14 de maio de 1996, no caso de descumprimento da obrigao prevista no caput. 1.3.4. Modelo de Utilidade:

1.3.4.1. Conceito: Modelo de Utilidade o objeto de uso prtico, ou parte deste, suscetvel de aplicao industrial, que apresente nova forma ou disposio, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricao. 1.3.4.2. Prazo de Vigncia do Modelo Utilidade: 15 anos contados da data do depsito. S que o art. 40, p. nico tambm traz a necessidade mnima de vigncia de a contar da concesso do Modelo Utilidade, s que ao invs de 10

anos como na inveno, no caso do Modelo utilidade o prazo mnimo de vigncia a contar da sua concesso de 07 anos a contar da ceoncesso. Art. 40. A patente de inveno vigorar pelo prazo de 20 (vinte) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo 15 (quinze) anos contados da data de depsito. Pargrafo nico. O prazo de vigncia no ser inferior a 10 (dez) anos para a patente de inveno e a 7 (sete) anos para a patente de modelo de utilidade, a contar da data de concesso, ressalvada a hiptese de o INPI estar impedido de proceder ao exame de mrito do pedido, por pendncia judicial comprovada ou por motivo de fora maior. 3.5. Formas de Extino da Patente:

1 Pela Expirao do Prazo de Vigncia; 2 Renncia do Titular. O titular pode renunciar a sua inveno, como no caso do Santos Dummont, que renunciou a sua criao, queria que qualquer um usa-se a sua inveno. 3 Caducidade, pelo fim do prazo de concesso da patente. 4 Falta de Retribuio Anual, art. 84 da Lei da Propriedade Industrial: Art. 84. O depositante do pedido e o titular da patente esto sujeitos ao pagamento de retribuio anual, a partir do incio do terceiro ano da data do depsito. 1 O pagamento antecipado da retribuio anual ser regulado pelo INPI. 2 O pagamento dever ser efetuado dentro dos primeiros 3 (trs) meses de cada perodo anual, podendo, ainda, ser feito, independente de notificao, dentro dos 6 (seis) meses subseqentes, mediante pagamento de retribuio adicional. Note que, mesmo que haja falta da Retribuio Anual, poder o titular da patente restaurar-la dentro dos 06 meses subsequente. 5 Se o titular da patente do exterior, ele tem que ter um procurador com poderes de representao no Brasil, e que tenha domiclio no Brasil, caso tenha ser hiptese de extino da patente, art. 217 da Lei da Propriedade Industrial. 4. Registro: 4.1. Conceito: O registro confere direito de propriedade temporrio sobre marca ou desenho industrial, pelo qual assegura o seu uso exclusivo em todo o territrio nacional. 4.2. Desenho Industrial: Desenho Industrial a forma plstica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e de cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo na sua configurao externa e que possa servir de tipo de fabricao industrial.

O desenho industrial nada mais nada menos que o designer. O desenho industrial no traz utilidade, no traz melhoria, e por isso que a doutrina chama o desenho industrial de elemento ftil, s visa melhorar a esttica. Pode ser o desenho da embalagem, que pode ter uma esttica que transmite um estilo para vender mais, atrais maior nmeros de consumidores. Exemplo Camisinha com sabor, aumenta a utilidade. J a camisinha colorida no, apenas fator

esttico, no traz melhoria nem utilidade. 4.2.2 Prazo de Vigncia: de 10 anos contados da depsito (art. 108 da Lei). Como vimo, o registro admite prorrogao, diferentemente da patente. S que s pode se prorrogar por 3 vezes, cada prorrogao de apenas 5 anos, totalizando no mximo 15 anos. 4.3. Marca: 4.3.1. Conceito: o sinal distintivo, visualmente perptvel, no compreendido nas proibies legais. No Brasil no se resgistra a marca sonora. No Brasil s se registra sinal visual. Embora, no exterior haja produtos que produzam sons que so registrados e protegidos, no Brasil a marca sonora no protegida. 4.3.2. Titularidade: Podem ser titulares a Pessoa Fsica ou a Pessoa Jurdica, seja de Direito Privado ou de Direito Pblico. O Governo Federal, por exemplo, possui vrias marcas. Art. 128 da Lei da Propriedade Industrial. 4.3.3. Requisitos da Marca:

A. Novidade: Trata-se de uma novidade relativa especificidade. O sol por exemplo smbolo que compe vrias marcas, agora dentro de determinado item de classificao que o sol como marca ser protegido, assim o sol como marca de tinta, o sol como marca de uma roupa, ou o sol como marca de uma bebida, ser protegido dentro daquele item de classificao; B. No Colidncia com Marca Notria: O Brasil signatrio da conveno da Unio de Paris. No art. 6 e 8 dessa Lei est estabelecido que os pases signatrios dessa conveno no podem ter marca notria colidindo. Exemplo Buger King, que no tinha no pas at 2009, como se trata de marca notria, o INPI no poderia autorizar essa marca que mundialmente conhecida, at para no induzir o consumidor a erro, j que embora no houvesse ainda Buger King no pas, vrios consumidores conheciam, e o Brasil signatrio da Conveno. Marca Notria, assim, independe de registro para ter proteo no INPI. Essa proteo assinalada, relacionada diretamente ao ramo de atividade. No caso do Burger King, s em relao ao ramo alimentcio, por exemplo. Assim se o sujeito quiser criar uma marca de confeco de roupas e quiser chamar de Buger King, ele poder registrar tal marca relacionada ao ramo de roupas. Ateno! Marca Notria diferente de Marca de Alto Renome. A marca notria de reconhecimento internacional, e ela dentro do ramo de atividade e tem proteo internacional, ela no precisa de registro para ter proteo, s que ela est relacionada ao ramo de atividade, e protegida nos pases que so signatrios da conveno. Quanto a marca de alto renome, ela tratada no art. 124 da Lei de Proteo a Propriedade Industrial: A Marca de Alto Renome no necessita ser internacional. Precisa de Registro. E a proteo ocorrer em todos os ramos de atividade. Exemplo de Marca de Alto Renome: Natura, marca de alto renome

registrada, apesar de ser do ramo de cosmticos, a netl tentou lanar um yorgut com nome Natura, por isso a Natura entrou na justia para evitar o uso da marca Natura pela Nestl, ainda que de sejam de ramos de atividade diferentes. Essa proteo s se dar no Brasil, pois no se trata de marca notria internacionalmente, mas apenas de marca de alto renome no Brasil. C. No Impedimento Legal: Art. 124 da Lei de Propriedade Industrial. Tudo que for contrrio moral e aos bons costumes e Leiter impedimentro legal. Exemplo Marca com smbulo da maconha, ou com smbolo do nazismo, no podem ser levados a registrado, mesmo que haja, pode nota que de fato no registrado. Tambm entre no Impedimento legal tambm para Bandeira, moeda. A marca tambm no pode indicar falsa localidade geogrfica. Exemplo Requeijo Poos de Caldas, se produzido em Poos de Caldas, no pode chamar de Requio Suio. A no ser que o nome da localidade torne-se o nome do prprio produto, como no caso do Champgne, que um regio da Frana, e ao mesmo tempo passou a ser tambm o nome da bebida que l foi inventada. 4.3.4. Espcies:

Marca de Produto/Servios: Certificao: a marca que certifica, que atesta a qualidade de um produto ou servio. Exemplo tpico de Marca de Certificao o ISO 9000, o Imetro, so as marcas que certificam que aquele Produto ou Servio atendem s exigncias de Lei. Marca Coletiva: a marca que indica que aquele produto faz parte de um coletividade. Exemplo Bblia que tem a marca da Associao dos Bispos do Brasil, ento marca que atesta que o produto t dentro dos parmetros estabelecidos pela Associao de Bispos do Brasil, o mesmo para a marca da Associao dos Produtores de Leite do Brasil para o Leite. No tem o mesmo carter oficial que a marca de Certificao, pois faz parte da sociedade civil organizada, enquanto que a marca de certificao feita por instituto estatal. 4.4. Forma de Extino do Registro:

1 Expirao do Prazo de Vigncia: Expirar o prazo de vigncia realmente uma forma de extino do registro, principalmente do desenho industrial. Pois a marca o nico que no tem limite de prorrogao, podendo ser prorrogado por 10 e 10 anos. por isso que a Coca-Cola, a Ferrari e etc nunca perdem a sua marca. Assim, lgico que se no for feita a sua prorrogaao pelo titular o registro ser extinto por expirao do prazo de vigncia. 2 Falta de Pagamento das Taxas do INPI; 3 Caducidade Se o titular deixa de utilizar uma marca pelo prazo de 05 (cinco) anos, ele perder a titularidade da marca. O SBT teve um incidente com uma empresa mexicana, que tinha um jogo de tabuleiro chamdo Jogo do Milho que deixou de usar essa marca por mais de 05 anos, e ento o SBT passou a usar e registrou a marca. 4 Inobservncia do art. 217 da Lei.

Intensivo II Aula 1 Parte Geral dos Ttulos de Crdito Aula 2 Parte Especial Ttulos em Espcie Letra de Cmbio: Est regulado pelo Decreto 57.663 de 1966. Vamos estudar a figura do aceite, do sacador etc. os Requisitos da letra de cmbio. O endosso, etc. 1. Conceito de Letra de Cmbio: Letra de Cmbio um ttulo de crdito decorrente de relaes de crdito, entre duas ou mais pessoas, pelo qual a designada sacadora d a ordem de pagamento pura e simples a outrm, denominado sacado, a seu favor ou de terceira pessoa (tomador ou beneficirio), no valor e nas condies dela constantes. Vamos analisar esse conceito. Primeiramente observamos que temos nesse conceito trs figuras, o sacador, sacado e o tomador ou beneficirio. O saque o ato de criao/emisso do ttulo de crdito. Assim, quando voc pega o ttulo preenche o ttulo e entrega a outrem o ttulo, esse ato se chama saque (criao e emisso do ttulo). O ttulo visto como ordem de pagamento, ns teremos aquele que d a ordem, aquele que recebe a ordem, e a figura do sacador beneficirio. Aquele que d a ordem de criao e emisso do ttulo o sacador, e aquele que recebe a ordem de pagamento o sacado. Joo d uma ordem para jos pagar marcos. Marcos tem uma relao de crdito com joo, que por sua vez tem uma relao de crdito com jos. Joo que satisfazer a dvida que tem com marco com o crdito que tem com jos. Agora a mesma pessoa que emite pode ser tambm o credor emitido: Joo saca para jos pagar a joo. ??? (Ponto 2 ???) 3. Requisitos da Letra de Cmbio6:
6 Lei Uniforme de Genebra Art. 1. A letra contm: 1. a palavra "letra" inserta no prprio texto do ttulo e expressa na lngua empregada para a redao desse ttulo; 2. o mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; 3. o nome daquele que deve pagar (sacado); 4. a poca do pagamento; 5. a indicao do lugar em que se deve efetuar o pagamento; 6. o nome da pessoa a quem ou ordem de quem deve ser paga; 7. a indicao da data em que, e do lugar onde a letra passada; 8. a assinatura de quem passa a letra (sacador).

a) A letra de Cmbio deve ter a expresso Letra em seu bojo; b) Devemos ter ainda no ttulo da letra de cmbio as expresses que exprimam mandado puro e simples de determinar o pagamento de uma quantia determinada; c) necessrio o nome do sacado; d) necessria a assinatura do sacador; e) O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser pago; f) A lei fala em poca de pagamento; g) indicao do lugar onde se deve efetuar o pagamento; h) Indicao da data e do lugar onde a letra foi emitida. O art. 2 da Lei Uniforme diz que se faltar um dos requisitos, a letra de cmbio no produzir seus efeitos, sendo a letra de cmbio nula, no tem validade. No entanto, o art. 2 vai alm elencando o que chamamos de requisitos suprveis, ou no essenciais, ou ainda acidentais. Esses requisitos so requisitos acima que podem ser suprveis. A poca de pagamento (requisito da letra f), por exemplo, necessrio ser aposto na letra de cmbio, s que se esta for omissa, entender-se- presumidamente que se trata de uma letra de cmbio vista. Se no houver o lugar de pagamento, h uma presuno de que o lugar de pagamento o domiclio do sacado. Quem vai pagar no o sacado? Ora, no o sacado quem recebeu a ordem de pagamento? ento se presume que l o lugar do pagamento. E se no se colocar o local de emisso, presume-se que foi emitido no domiclio do sacador. No entanto, observe que s suprvel lugar de pagamento, lugar de emisso e data de pagamento. No suprvel data de emisso, sendo requisito essencial, e no suprvel. At porque quanto a data da emisso no cabe seja feita nenhum presuno, no d para chutar uma data, por isso que se trata de requisito no suprvel, j que no d para suprir com uma presuno. Art. 2. O escrito em que faltar algum dos requisitos indicados no artigo anterior no produzir efeito como letra, salvo nos casos determinados nas alneas seguintes: A letra em que se no indique a poca do pagamento entende-se pagvel vista. Na falta de indicao especial, o lugar designado ao lado do nome do sacado considera-se como sendo o lugar do pagamento, e, ao mesmo tempo, o lugar do domiclio do sacado. A letra sem indicao do lugar onde foi passada considera-se como tendo-o sido no lugar designado, ao lado do nome do sacador. Quadro Esquemtico: Sacador Sacado

Tomador/Beneficrio

O sacador preenche a letra de cmbio, emite a letra, e entrega para o tomador/beneficirio. O tomador ter, de acordo com a lei, que procurar o sacado para saber se ele concorda com a Letra que foi emitida para ser paga no dia 20 de setembro de 2013. Se ele concordar com a letra, o sacado d um ato cambial chamado de aceite. 4. Aceite: Trata-se do Ato de Concordncia com uma ordem de pagamento dada. Ento, o sacador deu uma ordem de pagamento, o sacado concorda com essa ordem de pagamento. O aceite torna o sacado o devedor principal do ttulo . Quando o sacador d o seu aceite, ele se torna o devedor principal do ttulo de crdito. S se pode dizer que o sacado o devedor principal, quando este d o seu aceite. Imaginemos que o sacado d o seu aceite. O seu aceite ocorre por meio de um assinatura do sacado na Letra de Cmbio. Se o sacado se torna com seu aceite o devedor principal, o sacador se tornar o co-devedor. O credor com o no pagamento do sacado, tendo frustrado o seu crdito, ele poder ajuizar uma ao de execuo contra quem ele quiser, contra o sacado, contra o sacador ou contra os dois. Mas como o sacador co-devedor e no devedor principal, este ter direito de regresso contra o sacado. J o sacado como o devedor principal no tem esse direito, sendo executado, no poder regressar contra o sacador, logicamente. O aceite ato privativo do sacado. No qualquer um que pode dar o seu aceite. J que o aceite concordar com uma ordem de pagamento. Assim, s o sacado que recebe essa ordem quem pode aceitar ou no essa ordem de pagamento. O sacado obrigado a dar aceite? No, no obrigado. 4.3. Recusa do Aceite:

possvel a recusa do aceite, pois o aceite facultativo, na letra de cmbio o aceite no obrigatrio, ele facultativo, podendo ser recusado o aceite. Temos duas modalidades de recusa. Temos o aceite limitativo e o modificativo. Aceite Limitativo O limitativo no tocante ao valor. Ento, d-se uma ordem de se pagar 3000 reais, mas o sacado s aceita 1500 reais. Assim, por outro lado, a recusa pode ser total ou parcial. Deste modo, quando h aceite limitativo, trata-se de uma recusa parcial. Aceite Modificativo Emitido a Letra para dia 20 de setembro de 2013, ele recusa para esse dia e modifica o dia do pagamento. Trata-se de uma espcie de recusa, recusa que modifica as condies do ttulo do pagamento. 4.3.1. Efeitos da Recusa do Aceite: 1 Efeito Vencimento Antecipado do Ttulo:

Se o vencimento dia 20 de setembro de 2013. Hoje, dia 23 de agosto de 2013, o beneficirio, apresenta o ttulo para o sacado. O sacado discorda seja porque ele mudou o valor, mudou a data, ou simplemente no aceitou. Se o sacado exerce qualquer forma de recusa do aceite. A data do vencimento passa a ser dia 23 de agosto, isto porque a recusa provoca o vencimento antecipado do ttulo. Porm, isso no significa que se pode cobrar j a partir do dia 23 de agosto, pois o segundo efeito da recusa tornar o sacador o devedor principal do ttulo. 2 efeito Tornar o Sacador o Devedor Principal do Ttulo: Como ocorre o vencimento antecipado, esse vencimento antecipado vai poder atingir to somente o sacador do ttulo. Assim, desde j o tomador poder ajuizar ao de execuo. J contra o sacado pode se ajuizar a ao de execuo tambm, porm s se o sacador deu sua recusa na modalidade limitativa ou modificativa, caso em que s poder cobrar na novas condies ou valor impostos/garantido pelo sacado. E no poder executar o sacado, se este no aceitou a letra em sua integralidade. 5. Endosso: O Sacado deu seu aceite, e ento o sacado ser o co-devedor do ttulo. O Tomador ter, ento, duas opes, ou o tomador espera a data do vencimento para receber o crdito, ou o tomador passa o ttulo para frente, transfere o ttulo de crdito. O tomador nesse caso ao transferir comete o ato cambial chamado endosso. O ato cambial que mais cai em concurso o endosso. 5.1. Conceito de Endosso: O endosso o ato de transferncia de um ttulo de crdito ordem. O ttulo a ordem transferido por endosso, e o ttulo no a ordem transferido por cesso de crdito. O Endosso deve ser sempre acompanhado com a tradio, com a entrega do ttulo. O endosso se aperfeioa com a tradio. Sem ele no h endosso, mesmo que aposto no ttutlo de crdito. 5.2. Efeitos do Endosso: a) Transferncia da ttularidade de crdito do endossante para o endossatrio. O endossante transfere, endossatrio recebe. b) Tornar o Endossante Co-Devedor do Ttulo. Co-Responsvel pelo pagamento do ttulo. Assim, o endossatrio pode ajuizar execuo contra todos os endossantes, contra o sacador e contra o sacado. Sendo que o devedor principal o sacado. E caso o endossante seja executado, este ter direito de regresso contra todos os devedores anteriores a ele. O endossatrio pode endossar o ttulo para outrem, nesse caso ela deixar de ser endossatria para ser endossante, co-devedor, o novo endossatrio poder entra com execuo contra o endossante, que ter direito de regresso contra todos devedores anteiores a ele. J o sacador, por exemplo, se executado no ter direito de regresso contra os endossantes, pois os endossantes vieram depois na corrente cambial, assim, o sacador s ter direito de regresso contra o sacado. c) Se o tomador/Beneficrio endossar o ttulo para outra pessoa, o tomador/beneficirio passa a ser endossante (codevedor), ele ser obrigada a pagar. Questo Quem sempre ser o primeiro endossante?

O primeiro endossante sempre ser o tomador/beneficirio da letra de cmbio. 5.3. Como Feito o Endosso? O endosso feito com uma mera assinatura no verso do ttulo. Questo Mas ser que possvel fazer um endosso no anverso (ou seja, na frente do ttulo, na primeira verso do ttulo)? Sim, possvel. S que nesse caso alm da assinatura, necessria uma expresso identificadora do endosso. Deve-se demonstrar junto com a assinatura que aquela assinatura representa o endosso. Exemplos de Expresses Indentificadoras do Endosso - Endosso a; Pague-se a; Tranfira-se a etc. 5.4. Formas de Endosso: Ns temos o chamado endosso em preto e ns temos o endosso em branco. Endosso que pode ser em preto, e endosso que pode ser em branco. Endosso em preto aquele que indentifica o endossatrio. Endosso em branco diferente, aquele que no identifica o endossatrio. Endosso em branco: endosso a ______. Endosso em preto: endosso a francisco. 5.5. Endosso Parcial: O art. 12 da Lei Uniforme muito bem explica que o endosso parcial nulo, no aceitvel qualquer endosso feito sob qualquer condio. Sendo nulo o endosso parcial, e somente vlido o endosso puro e simples. Art. 12. O endosso deve ser puro e simples . Qualquer condio a que ele seja subordinado considera-se como no escrita. O endosso parcial nulo. O endosso ao portador vale como endosso em branco. 5.6. Endosso Sem Data: Endosso sem data tem validade? Sim, no termos do art. 20 do decreto 57.663/66. Na ausncia da data presume-se que foi transferido antes da expirao do prazo de protesto. O art. 20 da Lei Uniforme claro: Art. 20. O endosso posterior ao vencimento tem os mesmos efeitos que o endosso anterior. Todavia, o endosso posterior ao protesto por falta de pagamento, ou feito depois de expirado o prazo fixado para se fazer o protesto, produz apenas os efeitos de uma cesso ordinria de crditos.

Salvo prova em contrrio, presume-se que um endosso sem data foi feito antes de expirado o prazo fixado para se fazer o protesto. 5.7. Endosso Pstumo ou Tardio: Questo Mesmo estando vencido, possvel que o endosso seja dado aps o vencimento? Sim, esse endosso ter mesmo efeito de endosso. No tem efeito diferente nenhum. Tem o mesmo efeito do endosso dado antes do vencimento do ttulo. Agora, se o endosso tiver sido dado com o ttulo vencido e protestado, ou aps o prazo de protesto. Nesse caso at pode ser feito o endosso, mas ele no ter efeito de endosso, mas de cesso civil. Art. 20. () o endosso posterior ao protesto por falta de pagamento, ou feito depois de expirado o prazo fixado para se fazer o protesto, produz apenas os efeitos de uma cesso ordinria de crditos. A diferena principal entre o endosso e a cesso civil, que o endossante responde pelo crdito, co-devedor, e o cedente no responde pelo pagamento do ttulo , at porque o ttulo j se encontra protestado, ou com seu protesto vencido. E tambm porque no faria sentido o cedente pagar por valor que provavelmente no foi pago pelo cessionrio do crdito que compra por um valor bem inferior o ttulo de crdito. 5.8. Clusula Proibitiva de Novo Endosso: Nesse caso, o endossante proibe que o endossatrio (que recebeu aquele ttulo) efetue novo ou novos endossos. Imaginemos que o endossatrio endosse para outrem o ttulo, mas proibe novos endossos, o endossante que era endossatria ser co-devedora do novo endossatrio, garantindo o crdito para este, mas se o novo endossatrio endossar para uma terceira pessoa, este terceiro pode executar a todos da cadeia creditcia, exceto aquele endossante que proibiu novo endosso, este endossante que proibiu o novo endosso ir responder somente perante seu endossatrio direto. 5.9. Endosso sem Garantia: No se pode confundir proibio de novo endosso com endosso em garantia. No art. 15 do Decreto diz assim: Art. 15. O endossante, salvo clusula em contrrio, garante tanto da aceitao como do pagamento da letra. O endossante pode proibir um novo endosso, e, neste caso, no garante o pagamento s pessoas a quem a letra for posteriormente endossada. Quem tranfere o ttulo responde pelo pagamento, co-devedor, salvo com a clusula em contrrio. Ento, se aposto no ttulo (endosso sem garantia) significa que apenas ocorrer a transferncia, ser endosso com os mesmo efeito da cesso civil . O endossante no responde pelo pagamento. Imaginemos que o endossante deu endosso sem garantia. Este no responder nem para o endossatrio, nem para novos endossatrios, nem para o endossatrio direto. J no caso da proibio

de novo endosso, o endossante s no responde pelos novos endossos, no responde perante os novos endossatrios, responde s perante o endossatrio direto. 5.10. Modalidades de Endosso: Temos o chamado endosso prprios e os chamados Endosso Imprprio. A) Endosso prprio; B) Endosso Imprprio. Vale destacar, que o endosso imprprio tambm chamado de translativo. Endosso prprio o visto at agora, o endosso que provoca a transferncia do ttutlo de crdito. No endosso imprprio no ocorre a transferncia da titularidade do crdito. Porque no endosso imprprio no se tranfere a ttularidade do crdito, tendo por finalidade to somente legitimar a posse de terceiro. Torna-se a posse de terceiro, uma posse legtima. S vamos entender o endosso improprio quando vermos as modalidades de endosso imprprio: Espcies/Modalidade de Endosso Imprprio: A) Endosso Mandato: a clusula cambiria pela qual o endossante constitui o endossatrio seu mandatrio para a prtica de todos os atos necessrios ao recebimento da soma cambiria, e para tal lhe transfere o exerccio de todos os direitos decorrentes do ttulo. Ento, significa que esse endosso mandato muito utilizado para fins de cobrana. Muitas vezes temos uma letra de cmbio, queremos cobrar e dai o titular procura uma agncia de cobranas ou um banco para cobrar aquele ttulo para o titular, no se est transferindo a titularidade da letra, mas apenas contratando o servio de cobrana, sendo o endosso mandato apenas uma legitimao daquele que vai apenas cobrar. O endossante aqui continua a ser o credor do ttulo, devendo apenas instituir e tranferir poderes para a empresa de cobranas. Esta a forma que se tem para instituir uma procurao em favor daquele que vai cobrar, que passar a ser o endossatrio mandatrio, feita pelo endossante mandante. O endosso mandato vai ser caracterizado por expresses: Para Cobrana ou Por Procurao. Este um dos endosso mais comuns na atividade empresarial. Dada a grande quantidade de ttulo que o empresrio recebe, este se v obrigado a contratar servios de terceiro para realizar suas cobranas. No contrato de mandato previsto no CC/02, a morte uma das situaes da extino do mandato. Com a morte do mandatrio ocorre a extino do mandato, segundo o CC/02. No art. 18 da Lei Uniforme, ns temos algo diferente do CC/02: Art. 18. Quando o endosso contm a meno "valor a cobrar" (valeur en recouvrement), "para cobrana" (pour encaissement), "por procurao" (par procuration), ou qualquer outra meno que implique um simples mandato, o portador pode exercer todos os direitos emergentes da letra, mas s pode endoss-la na qualidade de procurador. Os coobrigados, neste caso, s podem invocar contra o portador as excees que eram oponveis ao

endossante. O mandato que resulta de um endosso por procurao no se extingue por morte ou sobrevinda incapacidade legal do mandatrio. Endossante mandante faz endosso mandato para banco que ao cobrar o sacado, este sacado no paga, o banco faz o protesto judicial do ttulo, pefeito, esse poder decorre naturalmente do endosso mandato. O sacado pode vir a buscar o sustamento do protesto. O endossante mandate quem figura no ttulo passivo, ainda que se trate de um protesto indevido . Exemplo O sujeito sabe que no tem relao de crdito com fulano, fulano j pagou e tem at um recibo disso, mas mesmo assim numa situao de dificuldade financeira, o sujeito emite ttulo contra fulano, mesmo se o endossatrio mandatrio protestar o ttulo, o endossante mandante quem vai figurar no polo passivo da situao, respondendo pela situao. O endossatrio mandatrio s responde por danos decorrentes de protesto indevido, se ele extrapolar seu poderes de mandatrio smula 476, STJ. muito comum o banco ou a empresa de cobrana cobrar, o devedor pagar, e o banco ou agncia no computar devidamente, e ele o banco ou empresa de cobrana vem a protestar judicialmente o ttulo. Quando isso ocorre, o banco ou empresa de cobrana extrapolou os seus poderes de cobrana. Aqui, nesse caso, alm do endossante mandante, vai responder tambm o endossatrio mandatrio. Smula 475 STJ: Responde pelos danos decorrentes de protesto indevido o endossatrio que recebe por endosso translativo ttulo de crdito contendo vcio formal extrnseco ou intrnseco, ficando ressalvado seu direito de regresso contra os endossantes e avalistas. Ele recebe o ttulo com vcio formal, e mesmo assim protesta o ttulo, e vendo o vcio formal, o Endossatrio Mandatrio tambm vai figurar no polo passivo, extrapolando os seus poderes de mandato. B) Endosso Cauo, tambm chamado de Endosso Pignoratcio: s vezes se procura o banco para fazer emprstimo, dai se d como garantia o ttulo de crdito. E por meio do endosso pignoratrio que se d em garantia o ttulo de crdito. Expresses - Endosso em Garantia; Endosso em Penhor. So as expresses que significam isso. O banco ficar com a posse legitima dessa letra de cmbio at a satisfao da dvida gerada pelo emprstimo. Trata-se de garantia de satificao do contrato de emprstimo entre o endossante e o endossatrio. 6. Aval: O avalista aquele que garantidor do ttulo de crdito. Ele aceita se vincular ao ttulo no sentido de garantir, assumindo o compromisso de pagar o ttulo nas mesmas condies que o avalisado, nas mesma condies que o garantido por ele est obrigado.

6.1. Conceito de Aval: Aval trata-se, portanto, do ato cambirio pelo qual uma pessoa fsica ou jurdica denominada avalista assume obrigao autnoma de pagar ttulo de crdito, nas mesma condies que um devedor ou co-devedor desse ttulo, denominado avalisado. 6.2. Reforo de Pagamento: A grande finalidade do aval o reforo do pagamento. Se ns temos o aval, temos a chamada equivalncia obrigacional. A responsabilidade do avalista diretamente relacionada responsabilidade do avalisado. Isso que ns chamamos de equivalncia obrigacional, a responsabilidade do avalisado equivalente a responsabilidadade que o avalista tem. O efeito prtico disso o seguinte: O prazo prescricional para executar o avalista depende do prazo prescricional que se tem para executar o avalisado. O prazo de um o mesmo do outro. Obrigao equivalente. O avalista obrigado a pagar porque assmiu o aval, assumiu o comprotimento com a obrigaao. O avalista obrigado a pagar, mas no o devedor principal, tendo direito de regresso contra o avalisado, logicamente, s que tambm ter direito de regresso ainda contra todos os devedores anteriores ao avalisado. 1 Efeito Prtico O prazo prescricional contra o avalista o mesmo prazo prescricional do seu avalisado; 2 Efeito Prtico O avalista, se executado dever pagar a dvida, pois assumiu a obrigao. No entanto, ter direito de regresso contra o seu avalisado e todos os devedores anteriores ao seu avalisado, porque ele vai ter entre aspas os mesmos direito do seus avalisado, por causa da equivalncia obrigacional. 6.3. Como se d o Aval: O aval o contrrio do endosso. Pois se no endosso, este pode ser aposto no verso, e se aposto no anverso precisa de uma expressao idenitificadora. O Aval deve ser dado no anverso, a simples assinatura no anverso j aval. Agora como a simples assinatura no verso j endosso, para diferenci-lo do aval, deve haver expresso idenificadora do aval: d aval a...; avaliso a... 6.4. Formas de Aval: Aval pode ser aval em preto, e aval em branco. A ideia aqui a mesma do endosso em preto e do endosso em branco. Indentificado o avalisado temos o aval em preto. No idenitificado o avalisado, ser aval em branco. Avaliso a ____ Aval em branco. Avaliso a Fulano Aval em preto. Assim se o avalista simplesmente assina o aval e no diz a quem se direciona o aval, o aval ser em branco, e ser considerado dado ao sacador. Seno vejamos a parte final do art. 31 da Lei Uniforme

de Genebra: Art. 31. O aval escrito na prpria letra ou numa folha anexa. Exprime-se pelas palavras "bom para aval" ou por qualquer frmula equivalente; e assinado pelo dador do aval. O aval considera-se como resultante da simples assinatura do dador aposta na face anterior da letra, salvo se se trata das assinaturas do sacado ou do sacador. O aval deve indicar a pessoa por quem se d. Na falta de indicao, entender-se- pelo sacador. O sacador que aquele que emitiu o ttulo, deve ser entendido como avalisado no caso do aval em branco. De acordo com o art. 31 da Lei Uniforme de Genebra, no aval em branco, o avalisado ser sacador/emitente do ttulo, ele que est sendo garantido. 6.5. Aval Total e Aval Parcial: No aval pode se garantir a totalidade da dvida. Ou pode se chegar e garantir apenas parte da dvida, isso perfeitamente possvel. A lei, no art. 30 do decreto (lei Unforme), permite o aval total ou parcial. Est apenas dentro do decreto aplica-se apenas aos ttulos l contidos. Agora o CC/02 no art. 897, p. nico possui uma regra diferente: Art. 897. O pagamento de ttulo de crdito, que contenha obrigao de pagar soma determinada, pode ser garantido por aval. Pargrafo nico. vedado o aval parcial. Ento o CC/02 admite o aval total, mas no admite o aval parcial. Na letra de cmbio, art. 903 7 do CC/02, diz que s se aplica o CC/02 quando a Lei especial sobre o titulos de crdito no tratar sobre o assunto. Em razo disso que foi feito o enunciado de n 39 da Jornada de Direito Comercial: Enunciado 39. No se aplica a vedao do art. 897, pargrafo nico, do Cdigo Civil, aos ttulos de crdito regulados por lei especial, nos termos do seu art. 903, sendo, portanto, admitido o aval parcial nos ttulos de crdito regulados em lei especial. 6.6. Aval Posterior ao Vencimento: O Endosso depois ao vencimento o endosso pstumo. O endosso posterior ao vencimento do ttulo ter efeito de endosso. Ocorre que se o endosso venceu e o ttulo foi protestado ou vencido o protesto, ele no ter mais efeito de endosso, mas sim de cesso civil. J o aval posterior ter sempre o mesmo efeito de aval anterior. Assim, se o aval ocorre posteriormente ao vencimento, e mesmo que j haja vencido o protesto, ou protestado o ttulo, tem o mesmo efeito que o aval anterior dado pelo ttulo de crdito. Ento, no muda nada, no muda a hipteses do aval, ter os mesmo efeito do aval, o aval posterior ao vencimento.
7 Art. 903. Salvo disposio diversa em lei especial, regem-se os ttulos de crdito pelo disposto neste Cdigo.

Nesse sentido Art. 900 do CC/02: Art. 900. O aval posterior ao vencimento produz os mesmos efeitos do anteriormente dado. 6.7. Aval Simultneo e Aval Sucessivo: Aval Simultneo: So os Avais dados por dois ou mais avalistas ao mesmo avalisado. O aval simultneo funciona da seguinte maneira: Fulano avalisado e possui dois avalistas, um joo e outro jos, tem dois avalista avalisando a mesma pessoa. Trata-se do aval simultneo, quando duas pessoa avalisam o mesmo avalisado. Aval Sucessivo: Ocorre quando um avalista garante a obrigao de um outro avalista. o aval do aval! Ento, o aval sucessivo funciona assim: Ciclano avalisado por joo primeiro, e jos ao invs de avalisar ciclano, vem e avalisa Joo, ento, o aval do aval, o chamado aval sucessivo. Quando temos dois avais em brancos e superpostos, esse avais so simultneos ou sucessivos? Um vem e assina aval em branco e logo abaixo o outro vem e assina outro aval em branco. No, trata-se de aval simultneos e no sucessivos, presumidamente. Smula 189 do STF: STF Smula n189 - 13/12/1963 - Smula da Jurisprudncia Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edio: Imprensa Nacional, 1964, p. 97. Avais em Branco e Superpostos - Simultneos ou Sucessivos. Avais em branco e superpostos consideram-se simultneos e no sucessivos. At porque se ambos so em avais em branco, ambos so presumidamente em favor do mesmo avalisado, qual seja o sacador. 6.8. Diferena entre Aval e Fiana: A primeira diferena que o aval s pode ser dado em ttulo de crdito, no se d aval em contrato. J a fiana no, ela dada em contrato. No se d fiana em letra de cambio, em nota promissria. Outra diferena que o aval autnomo, e a fiana acessrio. Na prova do TRF da 5 Regio, o examinador endagou que uma empresa sofreu uma falncia, mas o diretor da empresa como pessoa fsica avalisou uma duplicata cuja devedora era a empresa falida. O credor ajuizou execuo contra a pessoa fsica do diretor que era avalista. O diretor respondeu que no cabia porque avalisou pela empresa que faliu, devendo o credor se habilitar na falncia. Esta soluo no est correta, pois como o aval autnomo, o diretor da empresa assumiu a obrigao autnoma de cubrir a empresa, no seguindo o principal. Assim, em razo desta autonomia ainda que o avalisado esteja em processo de falncia, tenha lhe advindo incapacidade ou morte, o avalista continua responsvel em razo desse carter autnomo que o aval possui. Ademais, o aval no tem benefcio de ordem . A fiana possui o benefcio de ordem . Vamos

imaginar que joo fiador de maria, se maria no paga o aluguel o cobrador assume a cobrana da dvida, dever ele primeiro cobrar do afianado, pois existe um benefcio de ordem. Ao passo que o aval no tem benefcio de ordem. Joo deu ordem a Maria de pagar a jos, Antnio avalisou Maria, assim jos poder acionar diretamente Antnio, executando o ttulo face ao avalista, sem benfcio de ordem, no sendo necessrio cobrar primeiro de Maria para depois s ento poder cobrar de Antnio. Observao Art. 1.647, III, CC/02. Ambos precisam de autorizao Uxria. Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Pargrafo nico. So vlidas as doaes nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada. 7. Espcies de Vencimento: A) Vista; B) Data Certa / Fixada; C) A Certo Termo de Vista; D) A Certo Termo de Data. Ttulo vista aquele que exigvel de imediato, quando voc pode de imediato exigir o pagamento do ttulo, ns temos o ttulo vista. J o data certa e fixada, quando voc fixa o dia, voc marca o dia para o pagamento se tornar exigvel.. A certo termo de Vista Exemplo A dois dias da Vista. Conta-se o prazo fixado no ttulo, quando o titulo a certo termo de vista, esse prazo se conta a partir do aceite, quando o sacado concorda com o ttulo. Ento, quando o ttulo a dois dias da vista, conta-se esses dois dias a partir do aceite. J o ttulo A Certo Termo da Data, conta-se da data da emisso do ttulo.

Nota Promissria 1. Conceito: ttulo de crdito pelo qual uma pessoa fsica ou jurdica, denominada emitente, faz a outra pessoa, designada beneficirio, uma promessa pura e simples de pagamento de quantia determinada, em seu favor ou a outrem sua ordem, nas condies nela constantes. Ento, temos na nota promissria uma promessa de pagamento, diferente da letra de cmbio em que se tem uma ordem de pagamento. E na promessa de pagamento temos apenas duas figuras, o emitente que chamado de promitente tambm chamado de emitente da nota promissria, e a segunda figura, o tomador/benficirio. A nota promissria tambm tratada pelo mesmo decreto da letra de cmbio, pela Lei Uniforme de Genebra. A nota promissria assim como a letra de cmbio, tambm precisa preencher certos requisitos formais, a ela inerentes: 2. Requisitos: A) necessrio a designao Nota Promissria no ttulo de crdito; B) Promessa Pura e Simples de Pagamento de Quantia Determinada; C) Assinatura do Emitente (no o nome do emitente a assinatura do emitente); D) Nome do Beneficirio (tem que estar aposto o nome do credor da nota promissria); *E) Lugar do Pagamento; *F) poca do Pagamento; e *G) Data e Lugar Onde a Nota Promissria foi Passada. * Requisitos Suprveis ou No Essenciais. So necessrios, mas se no forem colocados no ttulo, h presunes legais que substituem esses elementos. Os demais requisitos no so suprveis. Se no estiver escrito o lugar do pagamento, presume-se que o lugar do pagamento o domiclio do emitente, afinal ser ele quem vai pagar o ttulo.

Se no tem data/poca do pagamento, presume-se que o ttulo era vista. Agora, se estamos numa situo que ns no sabemos em que lugar foi emitida a nota promissria. Vai se presumir que ela foi emitida no domiclio do emitente, agora cuidado porque suprvel apenas o lugar de emisso, a data de emisso no suprvel, muitas vezes no se consegue executar a nota promissria por ausncua de data de emisso, pois requisito essencial, no suprvel. TTULO II DA NOTA PROMISSRIA Art. 75. A nota promissria contm: 1. denominao "nota promissria" inserta no prprio texto do ttulo e expressa na lngua empregada para a redao desse ttulo; 2. a promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada; 3. a poca do pagamento; 4. a indicao do lugar em que se efetuar o pagamento; 5. o nome da pessoa a quem ou ordem de quem deve ser paga; 6. a indicao da data em que e do lugar onde a nota promissria passada; 7. a assinatura de quem passa a nota promissria (subscritor). Art. 77. So aplicveis s notas promissrias, na parte em que no sejam contrrias natureza deste ttulo, as disposies relativas s letras e concernentes: endosso (artigos 11 a 20); vencimento (artigos 33 a 37); pagamento (artigos 38 a 42); direito de ao por falta de pagamento (artigos 43 a 50 e 52 a 54); pagamento por interveno (artigos 55 e 59 a 63); cpias (artigos 67 e 68); alteraes (artigo 69); prescrio (artigos 70 e 71); dias feriados, contagem de prazos e interdio de dias de perdo (artigos 72 a 74). So igualmente aplicveis s notas promissrias as disposies relativas s letras pagveis no domiclio de terceiro ou numa localidade diversa da do domiclio do sacado (artigos 4 e 27), a estipulao de juros (artigo 5), as divergncias das indicaes da quantia a pagar (artigo 6), as conseqncias da aposio de uma assinatura nas condies indicadas no artigo 7, as da assinatura de uma pessoa que age sem poderes ou excedendo os seus poderes (artigo 8) e a letra em branco (artigo 10). So tambm aplicveis s notas promissrias as disposies relativas ao aval (artigos 30 a 32); no caso previsto na ltima alnea do artigo 31, se o aval no indicar a pessoa por quem dado, entender-se- ser pelo subscritor da nota promissria. 3. Aceite na Nota promissria: Na letra de cmbio, existe o aceite. Existe aceite na letra de cmbio porque a letra de cmbio uma ordem de pagamento, s pode aceitar quando h quem receba uma ordem de pagamento. J na nota promissria no se tem a estrutura de ordem de pagamento. Assim, no existe aceite em nota promissria, j que no existe a figura do sacado que recebe ordem de pagamento. 4. Devedor Principal: Na nota promissria o emitente da nota promissria o devedor principal, diferente do que acontece

na letra de cmbio, que o sacado quando ele d o seu aceite, ainda sendo o sacador o seu codevedor. L na nota promissria s existe a possibilidade de um nico devedor, que a figura do promitente/emitente. 5. Vencimento: Tipos de Vencimento: a. Vista; b. Com Data Certa; c. A Certo Termo de Vista; d. A Certo Termo de Data. Aplica-se aqui as mesmas coisas da letra de cmbio, exceto ao vencimento quando for a certo termo de vista, j que a data para o pagamento depender do aceite. O art. 78 da Lei Uniforme: Art. 78. O subscritor de uma nota promissria responsvel da mesma forma que o aceitante de uma letra. As notas promissrias pagveis a certo termo de vista devem ser presentes ao visto dos subscritores nos prazos fixados no artigo 23. O termo de vista conta-se da data do visto dado pelo subscritor . A recusa do subscritor a dar o seu visto comprovada por um protesto (artigo 25), cuja data serve de incio ao termo de vista. Assim, ser plenamente possvel que a nota promissria estabelea seu vencimento na espcie de certo termo da vista, s que nesse caso o prazo para pagamento se contar no da data do aceite, mas da data do visto dado pelo promitente???. Tendo assim, a nota promissria tambm as quatro espcies de vencimento. 6. Endosso: Aqui, aplica-se as mesmas regras da Letra de Cmbio, no cabe endosso parcial. Endosso em preto e endosso em branco so os mesmo vistos l na letra de Cmbio etc... 7. Aval: So as memas regras da Letra de Cmbio. 8. Prazo Prescricional: O prazo o mesmo tanto para a Letra de Cmbio como para a Nota Promissria. Temos trs prazos, o prazo para cobrar o devedor principal e o seu avalista. O prazo para cobrar o co-devedor e o seu avalista. E o prazo para exercer o direito de regresso. O prazo para o avalista e o avalisado sempre o mesmo por causa da equivalncia econmica. Para co-devedor e o aceitante (no caso da Nota Promissrio, o promitente/emitente da nota) o prazo para execut-los de trs anos contados do vencimento. E se for co-devedor e endossante o prazo menor, o prazo para executar de 01 anos do protesto. J o direito de regresso o prazo ser de 06 (seis) meses contados do pagamento ou de quando demandado.

Duplicata Lei 5.474/2008 1. Conceito: Duplicata um ttulo de crdito formal, causal, ordem, extrado por um vendedor ou prestador de servio, que visa documentar saque fundado sobre crdito decorrente de compra e venda mercantil ou prestao de servios e que tem como seu pressuposto a extrao de uma fatura. A lei diz que toda vez que se tem uma compra e venda ou uma prestao de servios necessria a emisso de uma nota (fatura) que se chama hoje em dia de nota fiscal fatura ou nota fical eletrnica. Comprado o produto s se pode cobrar o valor da compra com a duplicao da fatura da compra e venda, a duplicata reproduz a prpria nota fiscal, a nota fiscal obrigatria sua emisso, mas a duplicata no, esta emitida apenas para fins de garantir uma posterior cobrana do crdito gerado com a compra e venda ou com a prestao de servios. A emisso de fatura obrigatria, porm a emisso da duplicata no. 2. Causas da Duplicata: S se pode emitir nota promissria diante de uma compra e venda mercantil ou de uma prestao de servios. S se emite duplicata com uma dessas situaes. No se pode emitir duplicata por exemplo diante do aluguel, porque o alugel no compra e venda mercantil, nem muito menos prestao de servio. 3. Ordem de Pagamento: A Duplicata possui a mesma estrutura de uma Letra de Cmbio, uma ordem de pagamento, em que teremos a figura do sacador que o que d a ordem de pagamento, temos a figura do sacado que quem recebe a ordem de pagamento, e temos a figura do tomador/beneficirio. Assim, por exemplo, na compra e venda mercantil o vendedor (sacado) d uma ordem de pagamento para o comprador (sacado) para o comprador efetuar o pagamento para ele prprio vendedor (sacador e ao mesmo tempo tomador/beneficirio). E se fosse uma prestao de servio, o prestador de servio d uma ordem para seu cliente/tomador do servio, para pagar para o prprio prestador de servio que ser o tomador/beneficrio dessa duplicata (ttulo de crdito). 4. Requisitos da Duplicata: a) A Expresso Duplicata no Ttulo;

b) Nmero da Fatura; c) Vencimento: s cabem aqui as espcies vista ou com data certa. d) Nome do Domiclio do Sacador e do Sacado; e) Importncia a Pagar; f) Praa de Pagamento; g) Clusula Ordem; h) Aceite; e i) Assinatura do Emitente. Todos esse requisitos da Duplicata so essenciais (no-suprveis), o nico suprvel o do aceite, que s vamos enteder porque e estud-lo mais a frente aqui nesta nota de aula. 3. Pegadinha: Se analisarmos a duplicata, cada duplicata s pode ser referente a uma nota fiscal. A duplicata no pode representar mais de uma nota fical. A duplicata s pode representar uma nica nota fiscal ou fatura. Mas o inverso possvel, temos uma fatura por exemplo no valor de 10.000 reais, parcela-se essa dvida em duas duplicatas, uma para abril e outra para maro do ano que vem, por exemplo. Uma fatura, ento, pode ter mais de uma duplicata, podendo a fatura ser desmembrado em duas ou mais duplicatas. O que no pode uma s duplicata representar mais de uma nota fiscal. 4. Aceite: a ordem de concordncia com a ordem de pagamento dada. O aceite existe na Duplicata. E na duplicata o aceite ato obrigatrio. O sacado a princpio est obrigado a dar o seu aceite. Ele est obrigado a dar o seu aceite porque o negcio objeto da duplicata j se realizou, tratando-se a duplicata de garantia a que tem direito dado por Lei ao sacador (vendedor ou prestador de servio). Imagine que uma empresa vende a mercadoria, e o comprador recebe em seu depsto a mercadoria, o tomador da duplicata justamente o vendedor, sendo portanto obrigatrio o aceite do sacado (comprador/recebidor do servio), pois se no o der e mesmo assim j tenha recebido sua mercadoria/ou gozado do servio prestado pelo sacador, presumir-se- dado o seu aceite, j que sabidamente devedor de tal obrigao representada pela duplicata (rplica da fatura/nota fiscal). 5. Espcies de Aceite: A) Aceite Ordinrio; Trata-se da assinatura do sacado lanado no ttulo. Ento, quando a assinatura do sacado lanada no ttulo, ento, trata-se do chamado aceite ordinrio.

B) Aceite Presumido; e o aceite em que se tem o recebimento da mercadoria ou da prestao do servio, sem a recusa formal por parte do comprador ou tomador do servio. C) Aceite por Comunicao. Quando o sacado retm o ttulo e d uma comunicao ao sacador que aceita o ttulo. Hipteses Legais de Recusa do Aceite: A princpio o aceite obrigatrio. Mas existem algumas hipteses legais de recusa do aceite: quando que possvel recusar o aceite? Combinao do art. 88 combinado com o art. 219 da Lei das Duplicatas (rol taxativo): 1 Hiptese No recebimento da Mercadoria / No Prestao do Servio / ou em caso de Avaria (a mercadoria veio quebrada). Nesses casos o sacado pode recusar o aceite. 2 Hiptese Vcio/Defeito de Quantidade ou Qualidade; 3 Hiptes Divergncia quanto a Prazo, Preo e Condies de Pagamento (disse que ia pagar daqui a 40 dias, e emite uma duplicata para pagar daqui a 30 dias). Este rol taxativo, afora essas hipteses o aceite ser sempre obrigatrio. 7. Processamento da Duplicata: Pela Lei de Duplicata. Ocorreu a prestao, emitida a nota fiscal, tem-se at 30 dias para a emisso da duplicata. O sacador emite a duplicata para o Sacado. Dai emitida a duplicata, o sacado aceita ou recusa a duplicata, devendo em qualquer caso devolv-la no prazo de 10 dias. 8. Espcies de Protesto da Duplicata: De acordo com o art. 13 da Duplicata. Ns temos o protesto por falta aceite, por falta de devoluo, e protesto por falta de pagamento: A) Protesto por Falta de Aceite; B) Protesto por Falta de Devoluo; C) Protesto por Falta de Pagamento. O protesto por Falta de Aceite e por falta de pagamento, em tese, podem sempre serem feitos por
8 Art . 8 O comprador s poder deixar de aceitar a duplicata por motivo de: I - avaria ou no recebimento das mercadorias, quando no expedidas ou no entregues por sua conta e risco; II - vcios, defeitos e diferenas na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; III - divergncia nos prazos ou nos preos ajustados. 9 Art . 21. O sacado poder deixar de aceitar a duplicata de prestao de servios por motivo de: I - no correspondncia com os servios efetivamente contratados; II - vcios ou defeitos na qualidade dos servios prestados, devidamente comprovados; III - divergncia nos prazos ou nos preos ajustados.

meio de apresetao da Duplicata ou da Triplicata, e no caso do Protesto po Falta de Devoluo do Ttulo mediante indicao do portador na falta de devoluo do ttulo, j que em tese no este no possui em mo o ttulo. Qualquer que seja a causa do protesto, se o comprador no restituiu o ttulo ao vendedor, ele se far por indicaes do credor fornecidas ao cartrio de protesto, segundo o que faculta o art. 13, 1, in fine, da LD. Trata-se de norma jurdica que excepciona o princpio da cartularidade, posto permitir o exerccio de direitos cambirios sem a posse do ttulo. O protesto por indicaes, naturalmente, prescinde da exibio da crtula. A prtica comercial, amparada por alguma doutrina, tem preferido, ao protesto por indicaes, a emisso da triplicata. De fato, nos termos do art. 23 da LD, a perda ou o extravio da duplicata obriga o vendedor a extrair a triplicata, nada mais que uma cpia da duplicata, uma sua segunda via, feita com base nos registros constantes da escriturao que obrigatoriamente o comerciante deve manter (art. 19). Costuma o comrcio emitir a triplicata sempre que a duplicata retida pelo comprador. A rigor, no se enquadra esta emisso nas hipteses legais de perda ou extravio, mas, desde que no importe em qualquer prejuzo para as partes, no haver problemas em se proceder desta maneira. O que no se pode afirmar que a emisso da triplicata, em caso de reteno da duplicata, esteja autorizada em lei. Isto no, posto que a lei, nesta situao, se limita a facultar ao credor o protesto por indicaes, somente. Art. 13. A duplicata protestvel por falta de aceite de devoluo ou pagamento. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 436, de 27.1.1969) 1 Por falta de aceite, de devoluo ou de pagamento, o protesto ser tirado, conforme o caso, mediante apresentao da duplicata, da triplicata, ou, ainda, por simples indicaes do portador, na falta de devoluo do ttulo. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 436, de 27.1.1969) 2 O fato de no ter sido exercida a faculdade de protestar o ttulo, por falta de aceite ou de devoluo, no elide a possibilidade de protesto por falta de pagamento. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 436, de 27.1.1969) 3 O protesto ser tirado na praa de pagamento constante do ttulo. (Redao dada pelo DecretoLei n 436, de 27.1.1969) 4 O portador que no tirar o protesto da duplicata, em forma regular e dentro do prazo da 30 (trinta) dias, contado da data de seu vencimento, perder o direito de regresso contra os endossantes e respectivos avalistas.(Redao dada pelo Decreto-Lei n 436, de 27.1.1969) 9. Endosso: possvel endossar a duplicata, e neste caso aplicam-se as mesmas regras da letra de cmbio Art. 25 da Lei da Duplicata: Art . 25. Aplicam-se duplicata e triplicata, no que couber, os dispositivos da legislao sbre emisso, circulao e pagamento das Letras de Cmbio. 10. Aval: So as mesmas regras da Letra de Cmbio. Tambm aplicam-se as mesmas regras da Letra de Cmbio para a Duplicata. 11. Vencimento: A duplicata s tem dois tipos de vencimento, diferente do que acontece com a letra de cmbio, em que temos quatro tipos de vencimento. A. Vista; e

B. Com Data Certa. 12. Triplicata: A Triplicata a segunda via da duplicata, a duplicata duplica os dados da nota fiscal, e a triplicata, triplica, copiando a duplicada, sendo, portanto, a segunda via da duplicata. Art. 23 da Lei da Duplicata: Art . 23. A perda ou extravio da duplicata obrigar o vendedor a extrair triplicata, que ter os mesmos efeitos e requisitos e obedecer s mesmas formalidades daquela. Assim, pelo art. 23, s possvel triplicata em caso de perda ou extravio, s que se a prova for da CESPE, vamos aplicar a posio do professor Fbio Ulhoa Coelho, que entende que possvel a duplicata no caso de renteno, emite a duplicata e entrega para o sacado, e se ele retm, o sacador pode emitir uma nova duplicata (que a triplicata) para entregar ao tabelionato. O que no faria diferena pois em todo caso poderia se protestar por indicao. 13. Execuo: A Duplicata titulo executivo extrajudicial art. 585-J do CPC. A) Duplicata com Aceite pode ser executada, a doutrina e jurisprudncia pacfica quanto a isso. B) Se no Tem Aceite na Duplicata tambm se pode executar, mas dessa vez com base no art. 15, II, sendo necessrio apresentar a Duplicata, efetuar o protesto para comprovar que foi dada oportunidade para pagar e no pagou . Necessrio demonstrar ainda comprovante de entrega da mercadoria ou da prestao do servio. E alm de tudo isso, tem que ter ainda ausncia das hipteses de recusa, porque do contrrio tudo cairia por terra, mudou o valor, mudou o prazo, dai justificada estaria a recusa, restando invivel a execuo judicial de tal duplicata sem aceite. 14. Prazo Prescricional da Duplicata: Devedor Principal/Seu Avalista 03 anos a contar do vencimento. Co-Devedor (Endossante)/Seu Avalista 01 ano a contar do vencimento. Direito de Regresso 01 anos a contar do pagamento ou de quando demandado.

Cheque 1. Conceito: o ttulo de crdito formal pelo qual uma pessoa fsica ou jurdica, denominada sacador/emitente, com base em prvia e disponvel proviso de fundos em poder de banco ou instituio financeira equiparada, denominada sacado, d uma ordem incondicional de pagamento vista, em seu prprio benefcio ou em favor de terceiro , chamado de tomador/beneficirio, nas condies nele estabelecidas. O cheque tambm uma ordem de pagamento, tendo tambm a figura do sacador, do sacado, e tomador/beneficirio. Sacador Correntista; Sacador Banco ou Instituio Financeira; Tomador/beneficirio Credor. O cheque um ttulo vista, no existe cheque com data certa, a data da vista ou a data de... etc. Inclusive a Lei de cheque considera como no escrita tudo o que for aposto contrrio a cheque vista. Assim no existe previso legal para cheque pr-datado ou para cheque ps-datado. No tem autorizao legal. Trata-se de um construo do costume, do dia a dia, e de jurisprudncia. Imagine que se emitiu cheque no dia 13 de agosto de 2013, e apostou no ttulo a expresso - bom para dia 20 de setembro de 2013. Se a parte apresenta antes, dia 18 de setembro, o Banco vai obrigatoriamente cumprir o que est na Lei do Cheque, no podendo se responsabilizar o banco pois seguiu a Lei, cheque vista. Mas pode se responsabilizar o tomador/benficirio, pois descumpriu acordo/contrato firmado entre as parte (o cheque representa esse contrato) smula 370 do STF: STF Smula n 370 - 13/12/1963 - Smula da Jurisprudncia Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edio: Imprensa Nacional, 1964, p. 159. Ao Renovatria da Locao Improcedente - Prazo para Desocupar o Imvel. Julgada improcedente a ao renovatria da locao, ter o locatrio, para desocupar o imvel, o prazo de seis meses, acrescido de tantos meses quantos forem os anos da ocupao, at o limite total de dezoito meses. (Inaplicao pela Revogao da L-001.300-1950 in RE 65137-RTJ 51/511) 2. Requisitos do Cheque: A) A Expresso Cheque um requisito do cheque, tem que est l escrito; B) Ordem Incondicional de Pagar Quantia Certa; C) Nome do Sacado; D) Assinatura do Emitente Requisito Essencial Assinatura do Emitente;

E) Indicao de Data de Emisso; *F) Indicao de Lugar de Emisso; e *G) Lugar de Pagamento. *Requisitos Suprveis ou No Essenciais: F) Lugar de Emisso, ausente, presume-se que ser no domiclio do emitente. G) Lugar de Pagamento, ausente, presume-se no domiclio do sacado. O domiclo do pagamento o da agncia pagadora. Com base na smula 387 do STF o tomador do cheque est autorizado a preencher o cheque. STF Smula n 387 - 03/04/1964 - DJ de 8/5/1964, p. 1238; DJ de 11/5/1964, p. 1254; DJ de 12/5/1964, p. 1278. Cambial Emitida ou Aceita com Omisses, ou em Branco - Complementao pelo Credor de Boa-F Antes da Cobrana ou do Protesto. A cambial emitida ou aceita com omisses, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-f antes da cobrana ou do protesto. O devedor deu o chque em branco para o seu credor fazendo este entender que era para saldar determinada dvida. O credor vai de boa-f e preenche o cheque. No poder depois este devedor reclamar, j que nessa hiptese resta configurada a boa-f do devedor. 3. Aceite: De acordo com art. 6 da Lei do Cheque, o cheque no admite a figura do aceite. Art . 6 O cheque no admite aceite considerando-se no escrita qualquer declarao com esse sentido. 4. Endosso: os efeitos do endosso so os mesmo da letra de cmbio. Tendo reproduo dos arts. Do decreto da letra de cmbio na Lei de Cheque art. 20 e 21 da Lei de Cheque reproduzem a Lei Uniforme. Efeitos do Endosso: A. Transferncia da titularidade do crdito do endossante para o endossatrio; B. O Endosso ainda torna o Endossante Co-Devedor do Ttulo (cheque). 4.1. Endosso Parcial: nulo assim como na letra de cmbio. O art. 18, 1 da Lei de Cheque repete a Lei Uniforme. 4.2. Limite de Endosso: Antes, quando havia a CPMF, havia limite de endosso, s era permitido o primeiro endosso, os demais eram proibidos; agora que no h mais CPMF, no h mais limite de endosso, pode-se endossar o cheque quantas vezes se quiser. 5. Aval: Questo possvel Aval no cheque? O art. 29 admite tanto o aval total como o aval parcial.

Art . 29 O pagamento do cheque pode ser garantido, no todo ou em parte, por aval prestado por terceiro, exceto o sacado, ou mesmo por signatrio do ttulo. possvel tanto o aval total quanto o aval parcial no cheque. Se o cheque est prescrito no tem como cobrar do avalista. Se tem o cheque que est prescrito no d mais para cobrar do avalista, pois o aval relao tipicamente cambial, entendimento do STJ; ento como uma relao tipicamente cambial no h mais como cobrar por meio cvel do avalista, pois a relao cambial j terminou. 6. Apresentao do Ceque: 6.1. Prazo de Apresentao do Cheque (art. 33 da Lei do Cheque): 30 dias contados da data da Emisso (quando o cheque da mesma praa); 60 dias contados da data da Emisso (quando o cheque apresentado em praa diferente). O Banco no pode pagar antes do prazo. 6.2. Finalidades do Prazo de Apresentao: 1 Finalidade Esse prazo d incio ao prazo prescricional. Sem o trmino do prazo de apresentao no se incia o prazo de prescrio para a execuo do ttulo (cheque); 2 Finalidade Art. 47, II da Lei do Cheque S possvel a execuo do endossante do cheque se este cheque for apresentado dentro do prazo legal. Art . 47 Pode o portador promover a execuo do cheque: I - contra o emitente e seu avalista; II - contra os endossantes e seus avalistas, se o cheque apresentado em tempo hbil e a recusa de pagamento comprovada pelo protesto ou por declarao do sacado, escrita e datada sobre o cheque, com indicao do dia de apresentao, ou, ainda, por declarao escrita e datada por cmara de compensao. (...) Aqui, s pra fins de cobrana do Sacado e aos Emitentes e seus Avalistas. O emitente poder ser cobrado a qualquer tempo, ainda que no apresentado o cheque no prazo legal Smula 600 do STF: STF Smula n 600 - 15/12/1976 - DJ de 3/1/1977, p. 8; DJ de 4/1/1977, p. 40; DJ de 5/1/1977, p. 64. Cabimento - Ao Executiva Contra o Emitente e Seus Avalistas - Apresentao do Cheque ao Sacado no Prazo Legal - Prescrio da Ao Cambiria. Cabe ao executiva contra o emitente e seus avalistas, ainda que no apresentado o cheque ao sacado no prazo legal, desde que no prescrita a ao cambiria. 6.3. Apresentao Simultnea de 02 (dois) ou mais Cheque para Pagamento: Sujeito emite dois cheques um de 5000 reais e outro de 700 reais, s que s tem fundos de 5100

reais no banco, os dois so apresentados simultaneamente ao banco. Dever ser pago segundo as seguintes regras, na ordem a seguir: 1 Regra Data da Emisso Mais Antiga: Pela data da emisso, vai se pagar o cheque mais antigo, ser pago o de 700 reais primeiro, se esta data antes do de 5000 reais; 2 Regra Se forem ambos da mesma data, deve-se pagar primeiramente o de Numerao Inferior, no o de valor inferior, mas aquele marcado com numerao inferior. Significa que h uma presuno de que o de numerao inferior foi emitido antes naquele mesmo dia.

Se o banco no segue essa regras acabar incorrendo em devoluo indevida do cheque, o que acarreta em dano moral Smula 388 do STJ: STJ Smula n 388 - 26/08/2009 - DJe 01/09/2009. Devoluo Indevida de Cheque - Dano Moral. A simples devoluo indevida de cheque caracteriza dano moral. 6.4. Pagamento Parcial: Est no art. 38, p. nico da Lei do Cheque: Credor no pode recusar pagamento parcial.Tem previso no art. 38. p. nico. Art . 38 O sacado pode exigir, ao pagar o cheque, que este lhe seja entregue quitado pelo portador. Pargrafo nico. O portador no pode recusar pagamento parcial , e, nesse caso, o sacado pode exigir que esse pagamento conste do cheque e que o portador lhe d a respectiva quitao.

You might also like