You are on page 1of 6

DIREITO HUMANOS AULA 1 NAPOLEO CASADO 10/09/2011

ONLINE

1) DIREITOS HUMANOS X DIREITOS FUNDAMENTAIS Segundo Canotilho e Paulo Bonavides: Direitos humanos Direitos fundamentais so aqueles ligados inerentes so aqueles positivados. pessoa humana So previstos em tratados So previstos na Constituio Internacionais Federal. O que so? So um conjunto institucionalizado de direitos Como so? Atua restringindo o arbtrio estatl e assegurando a igualdade dos pontos de partida Para qu servem? Assegurar o respeito ao princpio da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. CARACTERSTICAS: 1- Universalidade: so aplicados a todos os seres humanos, independente de cor, raa, opo sexual, religio... 2- Indivisibilidade: so uno e indivisveis. 3- Indisponibilidade/ Irrenunciabilidade: mesmo que queira renunciar no pode so direitos irrenunciveis. 4- Imprescritibilidade: o no uso dos direitos a no invocao do Estado para assegurar o seu direito no faz com que o seu direito de ao prescreva. 5- Aplicabilidade imediata: Art. 5,1 CF: o que est na CF, ser aplicado de forma imediata. 6- Direitos declaratrios: o respeito a esse direito no deve se iniciar no momento em que iniciado, o respeito, a liberdade, a vida, a liberdade alheia, decorre da condio humana, no da CF. Embora seja importante que estejam na CF, mas eles existem independente da CF, contudo, eles so respeitados obrigatoriamente com a advento da CF de 1988.

7- Historicidade: Impossibilidade do retrocesso, ELES EVOLUEM, a humanidade evolui, pois os direitos humanos so lutas de construo. Segundo Flvia Piovesan, os direitos humanos no so um dado, mas um construdo.

GERAES DE DIREITOS HUMANOS Karel Vasak falou que o branco representava a igualdade, o vermelho a fraternidade e o azul representava a liberdade.

A ele fez um esquema com as cores da bandeira da Frana. Eram direitos ligados liberdade (civis, polticos) 1 GERAO.

No sculo XIX surgiu a busca de educao, a sade, trabalho..., eram tidos como direitos que lhes permitiam a busca pela IGUALDADE que refutavam nos dos direitos sociais e econmicos 2 GERAO.

A 3 GERAO, mostrava os direitos difusos que abrangiam o meio ambiente, direito ao desenvolvimento, mostrava a FRATERNIDADE ( DIREITO DA SOLIDARIEDADE). OBS: No existe hierarquia entre as Geraes. Apenas numa evoluo.

H quem fale dos direitos da 4 Gerao, mas ainda uma categoria pouco conhecida, no frequentemente explorada.

EVOLUO HISTRICA DOS DIREITOS HUMANOS

1) GRCIA a) Questionamento de lei justa: dipo (REI), tinha uma filha Antgona, e dois filhos. Estes dois ltimos resolveram brigar pelo trono. O que resultou na morte dos dois. Um matou o outro, a Antgona, gostava muito de um dos irmos e o pai do outro, ento o Rei resolveu dar um enterro muito bonito para o filho querido e

proibiu que qualquer pessoa tocasse no corpo do outro filho de quem no gostava. E na cultura grega quem no recebia um enterro digno, vagava durante 100 anos no inferno. E a Antgona, durante a noite foi l e cavou a sepultura do irmo que tinha sido negado o enterro. Foi pega em flagrante e condenada a morte. A partir da inicia-se a necessidade de igualdade, justia. b) Plato: bem comum

2) Roma a) Lei das doze tbuas igualdade entre os plebeus e patrcios b) Justia profissional.

3) Civilizao Judaco-crist a) Mandamentos homem ser aproximado a Deus , a dignidade da pessoa humana passa a ser alicerada por essa corrente. b) Direito natural Santo Agostinho direito que rege tudo o que vem da natureza. 4) Pensadores Modernos a) Hugo Grotius/ Samuel Puvemdorf Que os direito so atributos da pessoa humana, e no somente de Deus, eles discordam de Santo Agostinho. 5) Inglaterra 1215 Magna Carta. 1688 - Dar o direito de petio a todo o cidado britnico, peticionar diretamente ao REI. 1688 Impossibilidade de dissoluo de Parlamento 6) E.U.A Declarao de independncia e por meio da Constituio Norteamericana. (19776). Prega liberdade todos os homens nascem iguais. A constituio traz direitos : igualdade, vida, liberdade, busca da felicidade.

7) Declarao Universal dos Direitos do Homem vindos da Revoluo Francesa Influncia muito a humanidade. Traz a libberdade, igualdade, resistncia opresso, sufrgio universal (direito ao voto) independente de raa, condio social..., prosperidade.

8) ONU a) Declarao Universal dos direitos humanos, lembrar que no tratado, e sim uma resoluo da assemblia geral. (RES n 217 da assemblia Geral) que exerce uma grande influncia nos pases. b) Pacto dos direitos Civis e Polticos (1966) Brasil signatrio c) Pacto dos Direitos Sociais e Econmicos (1966) Brasil signatrio d) Uma srie de convenes; - Conveno de eliminao de todas as formas de discriminao racial. (1968) e Contra a mulher ( 1979). - Conveno para eliminao da tortura (1984) - Conveno sobre os direito das Crianas (1989) So conhecidas essas convenes como CORE CONVENTIONS (convenes principais)

CONSTITUIO BRASILEIRA E OS DIREITOS HUMANOS

Ler os artigos 4, 5, 7, 14 da CF. NO MNIMO

Artigo 1, III, CF Dignidade da Pessoa Humana, como fundamento da Repblica. Artigo 4, CF Direitos humanos como orientadores das relaes internacioanis brasileiras. Artigo 5, CF Direitos civis e polticos, diversos incisos.

Artigos 6 e 7, CF Direitos sociais e econmicos, direito ao trabalho, sade , educao , lazer. A emenda 64 de 2010, incorpora o direito alimentao como um dos direito sociais e econmicos.

NOVIDADES DA CONSTITUIO FEDERAL 1) Aplicabilidade imediata (art. 5, 1, CF) 2) Petrificao dos Direitos Humanos (Art. 60, 4) 3) Federalizao dos crimes contra os direitos humanos ( art.109, 5, CF e veio com a Emenda Constitucional 45/2004). O crime contra os direitos humanos no de competncia da justia federal. uma hiptese de deslocamento de competncia, a competncia da justia Estadual, mas h uma possibilidade de deslocamento de competncia uma mera possibilidade. 4) Eficcia horizontal dos direitos humanos: O estado passando direitos de forma vertical, assegurando direitos a todos os cidados. Proibio ao racismo quer dizer que qualquer cidado est vinculado a essa norma, no somente ao Estado.

INCORPORAO DOS TRATADOS DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

A doutrina durante muito tempo falava que os tratados humanos em virtude do 2, do art. 5 eram normas constitucionais. Elas no excluem os tratados das normas constitucionais.

Existiam uma corrente afirmando que os tratados eram lei ordinria. RE 80.004

A mudana: emenda 45/2004 acrescenta o 3 ao art. 5, CF. Todos os tratados sobre os DIREITOS HUMANOS que forem aprovados em dois turnos em maioria de 3/5, tero status de emenda constitucional desde ento apenas uma conveno

sobre os direitos a pessoas portadoras de deficincia. O decreto 6949/2009, essa conveno aprovada por meio desse decreto .

Se for aprovado posterior a E.C 45 recebe o status de emenda constitucional.

Um R.E (recurso extraordinrio) 466.343, onde Gilmar Mendes atravs de seu voto: Aprovados de acordo com o novo quorum, tem fora supra legal ( acima de lei ordinria e abaixo da CF).

You might also like