You are on page 1of 15

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS BACHARELADO EM EDUCAO FSICA

FABIO BEZERRA LIMA VIEIRA

CARACTERIZAO MORFOLGICA E BIOQUMICA RELACIONADA SADE EM PRATICANTES DE FUTSAL RECREATIVO

PATOS-PB 2013

FABIO BEZERRA LIMA VIEIRA

CARACTERIZAO MORFOLGICA E BIOQUMICA RELACIONADA SADE EM PRATICANTES DE FUTSAL RECREATIVO

Atividade referente Componente Curricular Trabalho de Concluso de Curso I (TCCI), do Curso de Bacharelado em Educao Fsica das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

PATOS-PB 2013

1 INTRODUO ......................................................................................................... 3 2 PROBLEMATIZAO ............................................................................................. 5 3 OBJETIVOS ............................................................................................................. 5 3.1 Objetivo geral ........................................................................................................ 5 3.2 Objetivos especficos ............................................................................................ 5 4 JUSTIFICATIVA....................................................................................................... 5 5 REFERENCIAL TERICO....................................................................................... 8 6 MATERIAIS E MTODOS ....................................................................................... 8 6.1 Tipo de pesquisa ................................................................................................... 8 6.2 Populao e amostra ............................................................................................ 9 6.3 Variveis e instrumentos de coleta ........................................................................ 9 6.4 Procedimentos de coletas de dados ................................................................... 10 6.5 Anlise da dados ................................................................................................. 10 6.6 Aspectos ticos ................................................................................................... 11 7 CRONOGRAMA E ORAMENTO ......................................................................... 11 7.1 Cronograma ........................................................................................................ 11 7.2 Oramento........................................................................................................... 13

1 INTRODUO

Considerado por muitos como um esporte genuinamente brasileiro, o futebol de salo ou simplesmente futsal, como popularmente conhecido se espalhou rapidamente pelo mundo, ganhando cada vez mais adeptos, no s homens, como tambm mulheres. Pode-se realmente dizer que no futsal o jogador precisa de habilidade e ginga de brasileiro. A quadra menor exige que o esportista realize dribles curtos e rpidos e tenha domnio da bola. Exige tambm passadas curtas que dependem de maior esforo muscular, enquanto as passadas longas tpicas do futebol de campo precisam de mais resistncia. Por isso o treinamento para jogadores de futebol e futsal no so os mesmos. Alm disso, a prtica do esporte fortalece a sade, propicia o ganho de fora fsica, resistncia cardiovascular e muscular, e ainda gera o desenvolvimento de panturrilhas, coxas, glteos, costas e abdome. O Brasil se destaca em nvel mundial como tendo o melhor futsal do mundo, sendo a seleo que mais detm ttulos na modalidade. O esporte, hoje, considerado o mais praticado no pas, tanto em nvel competitivo como em nvel recreativo, sendo um dos esportes mais populares do pas, com princpios como uso do tempo livre e ludicidade, assim como o de proporcionar bem-estar e lazer a seus praticantes. Porm, a maioria dos adeptos dessa atividade fsica joga o futsal apenas com carter de lazer e socializao. Esses jogadores amadores apresentam

caractersticas de sedentarismo, principalmente, porque no almejam com a prtica do futsal o rendimento atltico. O esporte pode, entretanto, mesmo a esses atletas de fins de semana, ajudar na busca por um melhor condicionamento fsico e a manter o corpo em forma. Mas importante seguir a recomendao bsica a todo aquele que deseja iniciar uma atividade fsica ou est sem pratic-la j h algum tempo, que a de procurar orientao mdica. imprescindvel a esses atletas amadores, que normalmente s praticam o esporte uma vez por semana, que aproveitem os outros dias para realizar treinos de fora e atividades aerbicas como complemento da atividade fsica.

Nesse sentido, o presente projeto visa traar o perfil morfolgico dos atletas amadores que praticam o futsal apenas como atividade recreativa, analisando os perfis antropomtrico e bioqumico de uma amostra de 20 atletas, todos do sexo masculino, verificando, ento, os prs e contras que a prtica amadora da modalidade pode trazer a esses indivduos.

2 PROBLEMATIZAO

A partir da prtica amadora de futsal, qual o perfil antropomtrico e bioqumico dos atletas adeptos dessa modalidade em Patos - PB? Quais so os prs e contras que essa prtica recreativa do futsal pode trazer a esses indivduos?

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral:

Analisar os perfis antropomtrico e bioqumico dos atletas praticantes de futsal recreativo na cidade de Patos PB e as consequncias positivas e negativas advindas com essa prtica.

3.2 Objetivos especficos:

Investigar a relao entre o perfil antropomtrico e o bioqumico dos

praticantes de futsal recreativo na cidade de Patos PB. Verificar os permetros de quadril e abdome dos atletas praticantes do futsal

recreativo; Avaliar os nveis de glicose, de HDL, LDL, VLDL e colesterol total dos

praticantes dessa modalidade recreativa.

4 JUSTIFICATIVA

J est cientificamente provado que a prtica esportiva regular, aliada a outros hbitos de vida saudveis garantia de uma melhor qualidade de vida. Como todo exerccio fsico, a prtica do futsal desenvolve e melhora o metabolismo, os sistemas cardiovascular, cardaco e respiratrio, e ainda melhora a resistncia muscular e o condicionamento cardiovascular, bem como estimula o raciocnio rpido e trabalha a cognio dos atletas, alm de outros benefcios, de acordo com o treinamento especfico para cada atleta.

O treinamento especfico tem efeito especfico sobre o organismo. Cada modalidade tem seus treinamento especifico, no caso do treinamento do esquiador diferente do ciclista de estrada, que tambm diferente do maratonista, mesmo tendo todos a resistncia aerbica como componente necessrio sua performance, porque um melhor desempenho conseguido quando o atleta treina os grupos musculares especficos que participam no desempenho desejado (BARBANTI , 1997 apud Da SILVA, 2008).

Segundo Nahas e Bouchard (2003), a sade atualmente percebida no somente como o estado de ausncia de doenas, mas, numa aparncia mais holstica, analisada como uma condio humana com dimenses fsica, social e psicolgica, distinguida num contnuo, com plos positivos e negativos, em que, no plo positivo esto os comportamentos relacionados sade e no plo negativo, os comportamentos de risco e morte. Entretanto, hoje em dia, como todas as inovaes tecnolgicas advindas com a globalizao e com o capitalismo, a maioria das pessoas principalmente os adolescentes est deixando de lado a prtica esportiva, o que, consequentemente, gera um estilo de vida sedentrio, ocasionando diversos distrbios, como a m alimentao, estresse e obesidade. Com relao obesidade, esse distrbio tem crescido de forma assustadora em muitos pases, sejam eles industrializados ou em desenvolvimento, o que tem tornado o controle da quantidade de gordura uma das principais preocupaes da sade coletiva mundial. O depsito de gordura na regio abdominal caracteriza a obesidade centralizada, que vem sendo considerada como um grave fator de risco cardiovascular.

Com isso, a obesidade cada vez mais vem chamando a ateno da comunidade cientfica, por mostrar-se uma doena grave, alm de prejudicar a aptido fsica dos indivduos que esto acima do peso.

A aptido fsica e definida como a habilidade de realizar tarefas dirias com vigor, prontido, sem fadiga e com energia para desfrutar dos desafios do tempo de lazer e enfrentar as emergncias (Da SILVA, 2006 apud FERNANDES, PEREZ e SILVA, p. 41, 2007). A falta de aptido fsica pode provocar confuso no momento de tomada de deciso, durante a execuo de exerccio extenuante, e consequentemente, prejudicar a capacidade de julgamento das pessoas nessa situao (Da SILVA, 2005 apud FERNANDES, PEREZ e SILVA, p. 41, 2007). Alem das variveis metablicas, a aptido fsica depende de composio corporal adequada, pois o excesso de peso ou a obesidade limita os movimentos, alem de desempenhar papel de sobrecarga para o sistema locomotor (RODRIGUEZ-AEZ; PETROSKI, apud FERNANDES, PEREZ e SILVA, p. 41, 2007)

O nosso corpo uma verdadeira mquina, com suas diversas peas que funcionam em sincronia, fazendo o todo funcionar. Quando uma pea est com defeito, o funcionamento da mquina inteira pode ficar comprometido. Nesse sentido, o clculo do ndice de Massa Corporal (IMC), tcnica desenvolvida por Qutelet no fim do sculo XIX, se configura como sendo um meio simples, rpido e eficaz para a avaliao do nvel de gordura em cada pessoa, servindo como indicativo para se determinar se uma pessoa est abaixo do peso normal, acima do peso ideal ou se esto obesos. Para a obteno desse ndice, feito um clculo, dividindo-se o peso corporal de um indivduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa medida em kilogramas e a altura em metros. Dessa forma, o resultado indica a distribuio da massa do corpo pela rea. Outro parmetro de avaliao dos nveis de gordura a medida do permetro da cintura. O tamanho do permetro da cintura, isoladamente,

pode ser o melhor preditor de gordura visceral, pois o permetro da cintura e sensvel ao acumulo tanto de gordura superficial quanto de gordura intra-abdominal, enquanto o permetro do quadril e sensvel somente ao acumulo da gordura subcutnea (HEYWARD; STOLARCZYK, 2000 apud FERNANDES, PEREZ e SILVA, p. 42, 2007).

Dessa forma, a anlise dos ndices de gordura dos praticantes de futsal amador na cidade de Patos - PB, bem como a medida dos permetros de quadril e abdome, alm dos nveis de glicose, de HDL, LDL, VLDL e colesterol total desses atletas justificam a relevncia da pesquisa, uma vez que a partir desta se buscar traar os perfis antropomtrico e o bioqumico dos praticantes de futsal recreativo na cidade de Patos PB, bem como verificar os benefcios e os riscos que podem ser advindos com a prtica amadora do referido esporte.

5 REFERENCIAL TERICO

So escassos os estudos que tratam especificamente do tema a ser pesquisado, qual seja, a anlise antropomtrica dos praticantes de futsal recreativo. Devido a isso, foi utilizado apenas como parmetro de pesquisa um estudo realizado pelos pesquisadores Alberto Incio da Silva, Ricardo Fernandez Perez e Luiz Cludio Fernandes que analisou, numa amostra de rbitros paranaenses da Confederao Brasileira de Futebol (CBF), o IMC e o permetro da cintura como indicadores de sobrepeso e de risco para doena associada ao excesso de gordura central. Foram utilizados, tambm, alguns artigos cientficos que tratam, como matria de embasamento para estudo sobre outras modalidades que no so o futsal, sobre antropometria e caracterizao morfolgica relacionada sade.

6 MATERIAIS E MTODOS

6.1 TIPO DE PESQUISA

O projeto se caracteriza pela pesquisa descritiva, pelo de buscar a resoluo de problemas melhorando as prticas por meio da observao, anlise e descries

objetivas, atravs de entrevistas com peritos para a padronizao de tcnicas e validao de contedo (THOMAS; NELSON; SILVERMAN, 2007).

6.2 POPULAO E AMOSTRA

A populao ser composta por 20 indivduos, entre adolescentes, adultos e idosos do sexo masculino, moradores da cidade de Patos - PB. Como critrio de incluso, os atletas, devem praticar futsal no mnimo h um ano, com frequncia mnima de duas vezes por semana, no apresentar leses que impeam a realizao dos testes de aptido fsica, ou algum tipo de doena que possa comprometer a sade durante o estudo. Os atletas pesquisados sero selecionados pelo mtodo probabilstico a partir da listagem de inscritos, e o projeto s ser iniciado quando for aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa.

6.3 VARIVEIS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Para mensurar a massa corporal (MC) e a estatura (EST), vai ser utilizada uma balana digital Speedo (capacidade de 150 kg e diviso em 100 g) e um estadimetro porttil Sanny (200 cm e preciso em 0,1mm). O ndice de massa corporal (IMC) vai ser calculado a partir da diviso da MC pela EST. Para a anlise da circunferncia abdominal (CIRCAB), uso de uma fita antropomtrica modelo Sanny (resoluo de 150 cm), considerando valores de risco superiores a 102cm. Para a estimativa do percentual de gordura (%G), vai ser utilizado o mtodo de dobras cutneas (DC), seguindo o protocolo de Jackson e Pollock 1985. As DC sero mensuradas utilizando-se um adipmetro modelo Sanny (presso aproximada de 10/mm e diviso de 0,1mm) com o indivduo em posio ortosttica com a musculatura relaxada. Nas anlises bioqumicas, sero obtidas atravs de exames sanguneos, como hemograma completo.

6.4 PROCEDIMENTOS DE COLETAS DE DADOS

A coleta de dados se dar durante os meses de fevereiro e maro de 2013, no ginsio de esportes da AABB da cidade de Patos-PB. Os atletas assinaro o termo de consentimento, e respondero a entrevista contida no questionrio proposto.

6.5 ANLISE DOS DADOS

Para a anlise da pesquisa, ser utilizada a tabela da Organizao Mundial de Sade (Tabela 1):

I.M.C. QUANTO A CLASSIFICAO DO PESO (ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE) BAIXO ACEITVEL OU IDEAL OBESIDADE LEVE OBESIDADE MODERADA OBESIDADE SEVERA Fonte: Organizao Mundial da sade MENOR DE 18,5 DE 18,5 A 24,9 DE 25,0 A 29,9 DE 30,0 A 39,9 MAIOR OU IGUAL A 40,0

Tabela 2- ndice de massa corprea ajustada Sexo FE IMCA


<IDEAL>

%GB
<IDEAL>

Masculino

20-30 30-40

1048,6 41,4 40 60

38,540 21,5 4060

Feminino

20-30 30-40

21,159,2 19,7 16,738,9 44,4

50,732,4 16,9 38,916,7 44,4

A- Para IMC em ambos os sexos faixa ideal entre 20 e 24,9 kg/m, conforme Petroski

B- Para o %G ideal em homens entre 13 e 17%, nas mulheres entre 23 e 27%

6.6 Aspectos ticos

Este projeto ser enviado ao Comit de tica das Faculdades Integradas de Patos, as coleta de dados s sero realizada somente aps a aprovao do projeto. Os sujeitos envolvidos sero informados dos objetivos do estudo, riscos e benefcios e, concordando em participar de forma voluntria, assinaro um termo de consentimento livre e esclarecido, atendendo, assim, aos requisitos da Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade.

7 CRONOGRAMA E ORAMENTO

7.1 Cronograma

Quadro 1: Cronograma de atividades.

ATIVIDADES/ ANO: 2012 PERIODO Set Escolha do tema e delimitao do assunto Formulao do problema Definio dos objetos de estudo Fichamento das leituras e compilao das referencias Estipulao dos objetivos Levantamento do material bibliogrfico Definio dos materiais e mtodos Formatao final do projeto Submisso ao CEP Coleta de dados junto aos indivduos Anlise dos resultados obtidos X X X X x XX * X XX X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X x X X X X X X Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out ANO: 2013

Elaborao do relatrio parcial Elaborao relatrio final Formatao do TCC Apresentao do TCC *Os dados s sero coletados aps a aprovao no CEP.

7.2 ORAMENTO

O quadro 2 apresenta o oramento previsto, considerando os materiais a serem empregados na pesquisa.

Quadro 2 - Recursos financeiros de acordo com a descrio dos itens, quantidade e valores estimados. Descrio Balana digital Estadimetro porttil Fita antropomtrica Adipmetro Anlises bioqumicas Resma de papel 1 14,00 14,00 1 20 359,00 20,00 359,00 400,00 1 39,00 39,00 1 1 Quantidade Valor unit. 89,00 198,00 Valor total 89,00 198,00

Total * O projeto ser financiado pelo prprio autor.

R$ 1099,00*

You might also like