You are on page 1of 3

S TN OD WR-TURPN

rnml juntava dinheiro por muito tempo e com ele resolveu comprar um escravo sem consultar s. Resolvido, rnml compra uma bela escrava esperando ser servido por ela. Depois de trs dias que ela morava com Ele, a escrava morreu. Todos da famlia de rnml ficaram sem saber o que fazer e choravam de tristeza pela morte da escrava. s vendo a tristeza reinante na casa de rnml, se achega perguntando qual o motivo de tanta tristeza. Sendo informado do fato, s pergunta para rnml: - Para quem voc pediu conselho antes de comprar esta escrava? Sem obter resposta, s pede que rnml providencie roupas brancas e uma cabra para que ele ajudasse o amigo a resolver este problema. Sem perder tempo rnml atendeu ao pedido de s. s levou a escrava morta para sua casa. Banhou- a com folhas deixando-a perfumada. Vestiu as roupas brancas nela e colocou tambm gl (turbante), arrumando-a para que ficasse belssima. Procurou uma encruzilhada no caminho obrigatrio das pessoas que desejassem ir para a feira e colocou a escrava morta ali sentada. Na frente da escrava montou uma cesta toda cheia de fumo, preparou o lugar como se a escrava estivesse ali para vender fumo. Todos que iam para a feira passavam diante da escrava morta e a cumprimentavam, pensando tratar-se de uma vendedora de fumo. Aje parou com seus 200 escravos que carregavam os materiais que ela ia vender na feira. Aje parou diante da escrava para comprar fumo. Cumprimento-a, perguntou o preo do fumo, mas no obteve resposta. Irritada por haver sido ignorada Aje pegou uma vara e bateu na vendedora de fumo. Assim que desferiu o primeiro golpe a vendedora caiu. Nesse momento s apareceu e gritou: - Heeeepa Aje! Voc matou a escrava de rnml. Aje pediu desculpas, mas s negou- se a aceitar. Aje comeou a oferecer seus escravos para reparar o prejuzo, mas s negou-se a aceit-los. Aje vai oferecendo um por um de seus escravos at chegar ao nmero de 200, mas mesmo assim s no aceita a oferta e diz: - Aceito se voc unir-se a seus escravos, formando 201 e ento os levarei para rnml. E assim foi feito. s levou Aje e seus 200 escravos para casa de rnml. L chegando s diz que encontrou quem havia matado a escrava de rnml. Deste dia em diante, Aje tornou-se escrava de rnml. Desta forma a alegria e a sorte voltaram para a casa de rnml.

O QUE ENCONTRAMOS NESSE S (CONTO)?

Este Od apresenta uma situao de perdas materiais e falta de prosperidade, pelo fato de no se ouvir conselhos e pela falta de habilidade para realizar negociaes. Observamos que, na trama armada a situao de engodo, trapaa e armadilha mostra que em determinadas situaes a desconfiana, o descrdito e a incredulidade podem ser favorveis. Podemos notar que uma armadilha eficiente pode inverter uma situao, dando ao derrotado o lugar de vencedor. AJE, nome prprio feminino com fontica = ADJ, que no deve ser confundida com a palavra AJ de fontica ADJ (feitio), uma Divindade Yorb relacionada diretamente com a Prosperidade e Riqueza. Atravs deste contexto Aje torna-se escrava de rnml, mostrando que a Prosperidade e a Riqueza s podero ser conquistadas com a interseo do seu Senhor, a Divindade rnml. O Povo Yorb cultua AJE regularmente, no sentido de Ter como escrava essa Divindade, sugerindo o termo escrava a possibilidade do homem deter o poder sobre a riqueza. Portanto os que cultuam Aje tambm se consideram escravos, ou seja, rogam para Ter muito trabalho, como tem um escravo, pois atravs de muito trabalho que se atinge a riqueza e o progresso. A Cultura do Povo Yorb, mesmo que as pessoas desse povo pertenam a outras Religies, mostra que, todos os Yorb fazem uso da Divindade Aje. Quando em negociaes de qualquer tipo, as pessoas Yorb usam a expresso AJE! como forma de saudao ou expresso de desejo de que um bom negcio seja realizado para ambas as partes. Sempre dizem: AJE, QUE EU SEMPRE LHE TENHA PARA CONSEGUIR TUDO QUE EU PRECISO. A relao de amizade entre S e RNML aparentemente mostra ser boa, mas esconde a possibilidade de traio e deslealdade. Aponta para a situao de ausncia de boa f , indicando que a prudncia um dever de todos. Confiar desconfiando. O disfarce aparece como uma forma de mudar sentimentos e atingir objetivos pessoais. Portanto indica que, muitas vezes a mentira, a trapaa, o disfarce, nem sempre condenvel, podendo at ser bem aceito se o motivo for justo. Encontramos tambm uma punio desproporcional ao delito, indicando que a sorte e a alegria podem acompanhar o enriquecimento, ainda que ilcito. Tudo pode ser conseguido desde que seja habilmente negociado.

CONCLUSES A SEREM TIRADAS DESTE ENSINAMENTO DE IF

Eu gosto de enfatizar que, os S TN OD IF (contos das lendas dos Od de If) so anlises do cotidiano do homem estudados pelos Sacerdotes Bblw que, observando os fatos e ocorrncias da Vida criam Lendas onde os ensinamentos esto contidos.

Dessas anlises e estudos podemos tirar as seguintes concluses: TODOS PRECISAM DOS CONSELHOS DOS AMIGOS; CONFIAR CEGAMENTE UM GRAVE ERRO; SEJA CONFIANA TOTAL NA RELIGIO, NAS DIVINDADES OU PRINCIPALMENTE NO HOMEM, NO SE DEVE TER; SER PRUDENTE UM DEVER DE TODOS; A ASTCIA E UMA BOA NEGOCIAO PODEM REVERTER QUALQUER SITUAO; O QUE FAZ O HOMEM RICO O TRABALHO.

NO ASPECTO DA RELIGIO DOS RS ESTE CONTO NOS ENSINA QUE: NADA DEVE SER FEITO SEM ANTES CONSULTAR S. MESMO PARA UM AMIGO, S EXIGE SEMPRE UMA OFERENDA. A CONSULTA A RNML IF QUE PODE APRESENTAR AS FORMAS PARA O HOMEM CONCLUIR AOS OBJETIVOS. SOMENTE USANDO A ASTCIA E A PERSPICCIA DA ATUAO DE S QUE O HOMEM PODE ATINGIR OS OBJETIVOS PRETENDIDOS. DE NADA ADIANTA DEIXAR TUDO NAS MOS DOS RS. O HOMEM TEM QUE CUMPRIR OS SEUS DEVERES E OBRIGAES, TRABALHANDO MUITO PELO QUE DESEJA

You might also like