You are on page 1of 9

2.5.

PORTUGAL: O ESTADO NOVO 1 - O Triunfo das Foras Conservadoras com o Estado Novo
* A 28 de maio de 1926 d-se um golpe de Estado dirigido pelo General Gomes da Costa que pe fim I Repblica. No encontrou grande oposio. Pelo contrrio, reuniu em torno de si um grande consenso, beneficiando do apoio de grupos como os grandes proprietrios e capitalistas, a classe mdia, intelectuais de direita, o Exrcito, a Igreja Catlica, monrquicos, grupos que contestavam cada vez mais o estado de degradao do regime republicano. Depois do Golpe de 28 de maio de 1926, a agitao poltica continuava. Os governos sucediam-se. A 9 de julho, d-se um novo golpe, dirigido por scar Carmona, que instala a Ditadura Militar. * A Ditadura Militar impe a censura e suprime as liberdades individuais, no conseguindo porm resolver a situao financeira, cada vez mais grave. Em 1928, Carmona eleito Presidente da Repblica e convida Antnio de Oliveira Salazar (professor da Universidade de Coimbra) para Ministro das Finanas. Este aceita o cargo, com a condio de que nenhuma despesa pblica seja aprovada sem o seu consentimento. * Salazar consegue resolver a situao financeira e ascende Presidncia do Conselho de Ministros em 1932. Assume, ento, a chefia do Governo e forma um novo Ministrio constitudo por civis. Comea ento a delinear-se uma nova ordem, baseada num Estado forte, acima das lutas partidrias e do Parlamentarismo. A partir de 1930, uma srie de diplomas e organismos vo fazer surgir o ESTADO NOVO (termo que o regime atribui a si prprio): 1 - Unio Nacional (1930) Foi concebida no como um partido, mas sim como um movimento que congregava todos os portugueses. Para Salazar era uma originalidade portuguesa, pois servia como elo de ligao e no de desunio. Na prtica comportou-se como um partido nico, tal como nos outros Estados totalitrios, pois toda a oposio foi proibida. Congregava todas as foras conservadoras. 2 - Ato Colonial (1930) que estabelecia Portugal como um Estado pluricontinental, considerando as colnias como parte integrante e inalienvel do territrio nacional. 3 - Constituio de 1933: Poder Legislativo - Assembleia Nacional e Governo atravs de decretos-lei (Presidente do Conselho de Ministros e Conselho de Ministros); Poder Executivo - Presidente da Repblica e Governo (Presidente do Conselho de Ministros e Conselho de Ministros; Poder Judicial Tribunais; Poder Consultivo - Cmara Corporativa. No era uma constituio totalmente antidemocrtica, uma vez que se baseava na separao dos poderes, mas foi usada antidemocraticamente pois o poder executivo sobrepunha-se ao legislativo, uma vez que o Governo acumulava os dois e o Presidente da Repblica era completamente independente da Assembleia.
1

A Assembleia Nacional, eleita por sufrgio direto, mas apenas a partir da lista nica da Unio Nacional, s funcionava durante 3 meses, o que fazia com que o Presidente do Conselho de Ministros pudesse legislar no restante perodo, atravs de decretos-lei. A Constituio previa, ainda, os direitos individuais dos cidados como, por exemplo, a liberdade de expresso e de associao, mas depois impedia-os atravs de leis especiais (imposio da censura, por exemplo). 4 - Estatuto do Trabalho Nacional (1933) - estipulava que os trabalhadores se deveriam organizar em sindicatos nacionais e os patres em grmios, negociando entre si os contratos coletivos de trabalho. Este Estatuto transformava o Estado portugus num Estado Corporativo, inspirando-se no modelo italiano. 5 P.V.D.E. / P.I.D.E (1933) - polcia poltica que perseguia, prendia, torturava e at assassinava os opositores ao regime. 6 - Legio Portuguesa (1936) foi criada, inicialmente, como uma milcia popular paramilitar com o objetivo de lutar contra o comunismo, mas nunca se transformou numa tropa de choque ao servio do regime. Da no poder ser comparvel, no que respeita violncia, nem s "camisas negras" italianas, nem s S.S. alemes. 7 - Mocidade Portuguesa (1936) - enquadrava toda a juventude escolar, desde a escola primria universidade. A sua inscrio era obrigatria para os estudantes dos ensinos primrio e secundrio. Destinava-se a doutrinar a juventude, inculcandolhe valores nacionalistas e conservadores. Usavam uniformes e adotaram a saudao romana. Visava estimular nos jovens valores como a devoo Ptria, o respeito pela ordem e disciplina e o culto do dever militar. s raparigas procurava ensinar prticas que pudessem fazer delas boas mes, boas esposas e boas donas de casa.

2 A Ideologia e Prtica do Estado Novo


A Constituio de 1933 e os discursos de Salazar definiam o novo regime como autoritrio, dirigista, antiliberal, antiparlamentar, antimarxista, nacionalista, colonial e corporativo. O Estado Novo definia-se como: 1 Antiliberal, antidemocrtico e antiparlamentar Salazar recusava a soberania popular, a existncia de partidos polticos, defendendo um Estado forte acima das lutas partidrias e do Parlamento, de modo a garantir a ordem. 2 Antimarxista e antissocialista Rejeitava a luta de classes, substituindo-a pela unidade de todos os grupos profissionais em nome do interesse nacional. 3 Estado Forte e Autoritrio, apoiado num partido nico Este autoritarismo verificou-se na instaurao de um regime de poder personalizado (centrado Presidente do Conselho de Ministros), ditatorial e antiparlamentar.

Salazar legislava atravs de decretos-lei; dirigia a administrao pblica e reduziu o poder do Conselho de Ministros (Salazar reunia-se separadamente com cada um dos ministros); A Assembleia Nacional tinha um papel muito subalterno. S funcionava durante 3 meses. Limitava-se a discutir as propostas de lei apresentadas pelo Governo. Os ministros no podiam apresentar projetos de lei que envolvessem aumento da despesa ou diminuio da receita do Estado. A eleio dos deputados era feita por sufrgio direto mas, como s existia um partido, era inevitvel votar nos candidatos afetos ao regime. Era um regime de partido nico, a Unio Nacional, que era de inscrio obrigatria para admisso em certos empregos pblicos. O autoritarismo assentava na imposio de um aparelho repressivo baseado na imposio da censura prvia (na imprensa, rdio, cinema, televiso, teatro e literatura), na polcia poltica (PVDE/PIDE) que perseguia, prendia, torturava e assassinava os opositores. 4 Nacionalista O Estado Novo definia-se como nacionalista, exaltando a Nao. A defesa da Nao passava por: - exaltao da Histria ptria e dos seus heris; - valorizao da histria colonial de Portugal; - exaltao das tradies culturais e artsticas de cada regio de Portugal; - valorizao do estilo de vida portugus, identificado com as populaes rurais, modestas, honestas, trabalhadoras, crentes em Deus, submissas e obedientes. Era um nacionalismo conservador que visava corrigir a situao de perturbao modernizante da I Repblica e reintroduzir o pas na sua linha histrica tradicional. No era um nacionalismo de expanso como na Alemanha mas sim de conservao; Era um nacionalismo que visava a desmobilizao poltica dos cidados. Neste aspeto, distinguia-se do fascismo italiano e do nazismo alemo. Ao contrrio destes regimes, o Estado Novo no apelava participao entusistica das massas (exceto num perodo inicial), mas sim sua despolitizao. Os cidados foram assim afastados da vida poltica que estava a cargo dos dirigentes da Unio Nacional. 5 - Conservador - Defesa de valores e conceitos morais consagrados na tradio, como Deus, a Ptria, a Famlia, a Autoridade, a Hierarquia, a Moralidade e a Austeridade; - Em oposio ao anticlericalismo da I Repblica, Salazar protegeu a religio catlica que foi definida na Constituio como a religio da Nao portuguesa; - Defesa da ruralidade, ou seja, do modo de vida rural puro, saudvel e pacfico, em oposio vida urbana, degradada, agitada e contestatria; - Defesa do papel passivo da mulher a nvel social, econmico, poltico e cultural. O mundo da mulher devia ser o mundo do lar e da Igreja. A prpria Constituio submetia-a autoridade do marido; - Exaltao do passado glorioso da Ptria e dos heris; - Valorizao das produes culturais tradicionais portuguesas (fado, grupos folclricos, a arte foi orientada no sentido da glorificao da tradio e do passado histrico).

6 Colonialista Ao criar o Ato Colonial, o Estado Novo estabelecia Portugal como um Estado pluricontinental, considerando as colnias como parte integrante e inalienvel do territrio nacional. Era um colonialismo no de expanso, mas de preservao colonial. O regime reivindicava a posse dos territrios de alm-mar que tinham sido descobertos ou conquistados pelos portugueses no passado. Assim, o colonialismo e o nacionalismo estavam muito ligados, entre si. 7 - Corporativista Como no Estado de Mussolini, o Estado Novo assumiu a forma de um nacionalismo corporativista, como uma forma de criar uma sociedade coletiva, capaz de agregar vrios organismos representativos de toda a Nao: as famlias (clulas fundamentais da sociedade); as corporaes morais (hospitais, asilos, etc.); as corporaes culturais (universidades, agremiaes literrias); as corporaes econmicas (sindicatos nacionais, grmios, Casas do Povo) e a Cmara Corporativa (cmara consultiva onde estariam representadas todas as outras). Foi a Constituio de 1933 que lanou as bases do Estado Corporativo, mais tarde reforado com o Estatuto do Trabalho Nacional, onde se estipulava que os trabalhadores se deveriam organizar em sindicatos nacionais e os patres em grmios. Sindicatos e grmios deveriam negociar, entre si, os contratos coletivos de trabalhado, cabendo ao Estado o papel de rbitro que impunha, como regra, a proibio da greve e do lock-out. Deste modo, os diferentes interesses eram conciliados, a bem do interesse supremo da Nao. Na prtica, tal poltica conduzia submisso dos mais fracos aos mais fortes. Os trabalhadores, no podendo organizar-se em sindicatos livres, ficavam impedidos de lutar por melhores salrios e melhores condies de vida, sendo alvo das arbitrariedades dos patres. 8 Dirigista, sob o ponto de vista econmico. Sob o ponto de vista econmico, o Estado Novo foi um Estado intervencionista, submetendo a economia aos imperativos polticos do regime. Numa primeira fase, at II Grande Guerra, preocupou-se fundamentalmente com a tarefa de promover a estabilidade financeira atravs de uma poltica de conteno e austeridade e, com a promoo da agricultura, considerada a mais saudvel para a economia e para os espritos. Numa segunda fase, depois da Guerra, o regime investiu numa poltica de obras pblicas e de condicionalismo industrial, na sequncia das necessidades dos novos tempos.

3 A Poltica Econmica do Estado Novo uma economia submetida aos imperativos polticos do regime
Como Estado intervencionista, o Estado Novo interveio na economia, colocando-a ao servio da ideologia ruralista, conservadora e nacionalista do regime.
4

At II Grande Guerra Estabilidade financeira e defesa da ruralidade Neste perodo, os objetivos da poltica econmica do regime eram: assegurar a estabilidade financeira; promover o desenvolvimento da agricultura; conter o crescimento urbano e o nmero de operrios fabris urbanos. O regime, adepto da ruralidade, defendia uma poltica econmica essencialmente agrcola, considerando que o desenvolvimento da agricultura era fundamental para o desenvolvimento do pas e para resolver os problemas sociais da populao. O atraso e pobreza dos campos levavam a um aumento da emigrao que o regime tolerava, sob forma de conter as tenses sociais no campo.

Depois da Guerra Poltica de obras pblicas e de condicionalismo industrial Neste perodo, o regime avana no sentido de uma maior modernizao da vida econmica com a aplicao do I Plano de Fomento (1953-58) cujas prioridades so o desenvolvimento das indstrias pesadas e das infraestruturas. Assim, desenvolvem-se os seguintes setores: refinarias de petrleo, siderurgia, eletricidade, produo de adubos, celulose, papel, vias de comunicao e transportes., O regime avana com uma poltica de obras pblicas, revestindo o pas com equipamentos necessrios aos novos tempos. Dirige esta poltica de empreendimentos Duarte Pacheco, ento Ministro das Obras Pblicas. As obras realizadas cobriam vrias reas como: a habitao (bairros para a classe mdia, bairros sociais para trabalhadores); o ensino (escolas primrias, liceus, escolas tcnicas); a sade (hospitais); a justia (tribunais e prises); o desporto (estdios); transportes (estradas, autoestradas, caminho de ferro, pontes), etc. Tos estas obras, feitas com a colaborao de arquitetos modernistas tinham a marca identificadora do regime: grandes blocos slidos e pesados como o prprio regime. Uma arquitetura feita para durar, como o prprio Estado Novo. Uma arquitetura que ligava a modernidade ao tradicionalismo. (Ver o Modernismo na Arquitetura em Portugal) O regime era tambm protecionista, no s para enfrentar a concorrncia estrangeira, mas tambm para conseguir o equilbrio entre as vrias foras econmicas, pois considerava que a competio excessiva, prpria do capitalismo, era prejudicial aos valores supremos da Nao. Intervinha, assim, a nvel econmico, protegendo alguns grupos econmicos e evitando a competio entre os vrios agentes econmicos (agricultores, industriais, banqueiros, comerciantes), de modo a que o equilbrio econmico e social no fosse afetado. Tal poltica contribuiu para o crescimento de alguns grupos econmicos, limitou o crescimento de outros, reduziu a competitividade e a livre iniciativa prpria do sistema capitalista e tornou o tecido empresarial pouco ousado e muito dependente do poder central. A indstria, apesar do Plano de Fomento Econmico, permaneceu atrasada e o pas continuou maioritariamente ligado agricultura e pesca tradicionais.
5

4- A progressiva adoo do modelo fascista italiano nas instituies e no imaginrio poltico do Estado Novo
O Estado Novo inspirou-se no modelo fascista italiano de Mussolini que Salazar adaptou quilo que considerava ser a mentalidade e os valores tradicionais da Nao portuguesa. Salazar foi buscar ao fascismo italiano o que lhe parecia mais conveniente para conseguir a unidade da Nao e do Estado: 1. Monopolizao da vida poltica em torno do partido nico (Unio Nacional). Todos os outros partidos foram proibidos. S a Unio Nacional fazia campanha eleitoral e s ela concorria s eleies. Tambm a admisso em certos empregos pblicos exigia inscrio obrigatria no partido. Mas, ao contrrio do que aconteceu em Itlia, em Portugal, no o partido que toma o poder, mas sim o Governo que forma o partido. 2. Adoo do Corporativismo/ Organizao corporativa do trabalho e da sociedade em geral: o objetivo era integrar os cidados em organizaes afetas ao regime, procurando impor a conciliao de classes a bem dos interesses da Nao (completar com conceito anterior). Os trabalhadores eram enquadrados em sindicatos nacionais e os patres em grmios, de modo a promover a colaborao das classes a bem dos interesses superiores do Estado. Tambm nos seus tempos livres os trabalhadores estavam organizados em organismos afetos ao regime como a FNAT (Federao Nacional para a Alegria no Trabalho). 3. Existncia de milcias prprias a Legio Portuguesa foi criada, inicialmente, como uma milcia popular paramilitar com o objetivo de lutar contra o comunismo, mas nunca se transformou numa tropa de choque ao servio do regime. Da no poder ser comparvel, no que respeita violncia, nem s "camisas negras" italianas, nem s S.S. alemes. 4. Culto do chefe Tal como Mussolini e Hitler, Salazar era visto como um gnio, um gnio de exceo, o salvador da Ptria. 5. Enquadramento da juventude em organizaes afetas ao regime e seu controlo ideolgico controlo da educao e do ensino atravs da escola e da Mocidade Portuguesa. Esta enquadrava toda a juventude escolar, desde a escola primria universidade. A sua inscrio era obrigatria para os estudantes dos ensinos primrio e secundrio. Destinava-se a doutrinar ideologicamente a juventude, inculcando-lhe valores nacionalistas e conservadores. Usavam uniformes e adotaram a saudao romana. Visava estimular nos jovens valores como a devoo Ptria, o respeito pela ordem e disciplina e o culto do dever militar. s raparigas procurava ensinar prticas que pudessem fazer delas boas mes, boas esposas e boas donas de casa. 6. Controle do ensino e da cultura o ensino e a cultura, que vinculavam os valores ideolgicos do regime, eram armas de propaganda e de manipulao das populaes.

O ensino educava as crianas, desde os bancos da primria, visando transform-las em futuros cidados cumpridores, tementes a Deus, submissos e respeitadores da autoridade. Na escola, a inculcao ideolgica manifestava-se com nitidez no controle dos professores, nos manuais escolares, na imposio do livro nico e na prpria organizao fsica do espao escolar: - nas paredes da sala de aula, o crucifixo estava ladeado pelos retratos de Salazar e Amrico Toms; - a autoridade do professor era reforada pelo estrado que o elevava acima dos alunos; - estes, de bata branca (pronta a esconder as diferenas e as individualidades de cada um), assistiam submissos s lies do mestre, tambm ele limitado pelas imposies ideolgicas do regime. A imagem, imposio e transmisso da autoridade incontestvel impunha-se assim, naturalmente, na sala de aula: Deus (no smbolo religioso, mas smbolo de autoridade) Ptria (identificados por Salazar e Amrico Toms) Professor (em casa o Pai, smbolo da autoridade na famlia) Alunos (futuros cidados) Dizia Salazar: s almas dilaceradas pela dvida e o negativismo do sculo, procurmos restituir o conforto das grandes certezas. No discutimos Deus e a virtude; no discutimos a Ptria e a sua Histria; no discutimos a autoridade e o seu prestgio, no discutimos a famlia e a sua moral, no discutimos a glria do seu trabalho e o seu dever. Deus, Ptria, Autoridade, Famlia, Trabalho, os dogmas do Estado Novo. No s o ensino, mas tambm a cultura era manipulada e controlada pelo regime. Tal como na Itlia fascista e na Alemanha nazi, havia rgos oficiais especializados em propagandear as obras e as ideias do regime. Foi criado o Secretariado da Propaganda Nacional (S.P.N.) dirigido pelo jornalista Antnio Ferro que tinha aquela funo, orientando e disciplinando a cultura, com o apoio da censura e de acordo com os interesses do regime. 7. Carter repressivo do poder Imposio de um aparelho repressivo que procurava evitar e combater toda a contestao: Imposio da censura prvia (na imprensa, rdio, cinema, televiso, teatro e literatura); Extino dos partidos polticos, dos sindicatos livres e sociedades secretas (Maonaria); Fortalecimento da polcia poltica (PVDE e mais tarde, PIDE) que, apoiada numa vasta rede de informadores, levava a cabo a priso, tortura fsica e psicolgica e at
7

assassnio dos opositores. As prises de Peniche, Aljube e Caxias, bem como o campo de concentrao do Tarrafal, em Cabo Verde, foram as principais masmorras do regime. Mas, apesar do seu autoritarismo, o Estado Novo no foi totalitrio. No procurou a mobilizao poltica constante e permanente dos cidados no apoio ao regime como o haviam feito Mussolini e Hitler. Apesar da propaganda constante nos rgos de comunicao, o regime apostava sobretudo no afastamento das massas da poltica, deixando aos seus governantes a tarefa governativa. Deste modo, a populao podia viver o seu dia a dia sem intervir na atividade poltica. Outro fator que funcionou como um travo ao totalitarismo do Estado foi a formao catlica de Salazar que tornou o regime mais tolerante, sem os excessos de violncia que marcaram a Itlia e a Alemanha. Alm disso, Salazar rejeitou todos os excessos militaristas dos regimes italiano e alemo (camisas negras/S.A./S.S.), chegando mesmo a limitar o crescimento de grupos fascistas mais radicais como o grupo de Rolo Preto, os camisas azuis, adeptos de extremismos militaristas.

5 A Politica Cultural do Estado Novo


O Estado Novo, atravs do S.P.N., procurou criar uma poltica de esprito que educasse as populaes, segundo os princpios ideolgicos e os valores morais do regime. Este tinha como objetivo aliar a ordem na rua ordem nos espritos. Para tal, o regime recorreu imprensa, rdio, ao cinema, ao teatro, literatura e s artes, domnios a que estendeu a sua ao, controlando-os atravs da censura e promulgando o seu desenvolvimento, segundo o modelo nacionalista e conservador que defendia. Um modelo ao qual estava alheia a liberdade de criao artstica e cultural e qualquer possibilidade de crtica ou contestao. Nessa linha de atuao, o Estado Novo tomou as seguintes iniciativas: - 1936-1940 Entra em ao a Reforma educativa de Carneiro Pacheco: * reforma do ensino primrio; * adoo do regime do livro nico no ensino primrio cujas imagens e textos ensinavam os princpios ideolgicos do regime (nacionalismo, conservadorismo, ruralidade, religiosidade); * foi exigido aos professores (a todos os funcionrios pblicos) a assinatura de uma declarao anticomunista e de fidelidade ao regime. - Definio do Plano de Educao Popular (1952) que visava combater o analfabetismo. Foram feitos cursos de educao para adultos que ensinavam as populaes a ler, ao mesmo tempo que as doutrinavam politicamente. Esses cursos transmitiam informaes sobre agricultura e pecuria (populaes rurais) e noes de educao familiar, moral, cvica, histrica e corporativa, de acordo com os princpios ideolgicos do regime; - Criao de bibliotecas em escolas, Casas do Povo, centros de cultura popular, bem como bibliotecas ambulantes com obras variadas e destinadas divulgao da leitura, informao e doutrinao das populaes;
8

- Criao do Fundo do Fundo do Cinema Nacional que apoiava a criao de filmes que transmitiam a viso nacionalista e conservadora do regime, para alm de filmes de carter declaradamente propagandstico; - Criao da FNAT (Federao Nacional para a Alegria no Trabalho) cuja funo era organizar os tempos livres dos trabalhadores com a realizao de atividades recreativas variadas e apadrinhadas pelo regime; - Organizao de exposies de artes plsticas; - Apelo aos arquitetos modernistas portugueses para a construo de obras pblicas que equipariam o pas, ao mesmo tempo que seriam a imagem do prprio regime; - Restauro de monumentos antigos; - Atribuio de prmios a artistas (escritores, arquitetos, escultores, pintores, etc.) pelas obras realizadas; - Comemoraes. A mais emblemtica foi a Exposio do Mundo Portugus, em 1940 (ver Modernismo na Arquitetura).

You might also like