You are on page 1of 3

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus Virtual

Avaliao a Distncia

Unidade

de

Aprendizagem:

Noes

de

Direito

Penal,

Constitucional

Administrativo Curso: Tecnlogo em Segurana Pblica Professor: VALMIR LEMOS Nome do aluno: Ghisleine Eliza de Freitas Data: 19/08/2013

Orientaes: Procure o professor sempre que tiver dvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade obrigatria e far parte da sua mdia final. Encaminhe a atividade via Espao UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Em prol da segurana jurdica, a Constituio Federal, em seu art. 5, inciso XXXVI, afirma que a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Esses institutos surgiram como limites retroatividade das leis. Diante disso, estabelea a diferena entre direito adquirido e ato jurdico perfeito. (2,5 pontos) O Direito Adquirido constitui-se num dos recursos de que se vale a constituio para limitar a retroatividade da lei. Com efeito, esta est em constante mutao; o Estado cumpre o seu papel exatamente na medida em que atualiza as suas leis. No entanto, a utilizao da lei em carter retroativo, em muitos casos, repugna porque fere situaes jurdicas que j tinham por consolidadas no tempo, e esta uma

das fontes principais de segurana do homem na terra. Direito adquirido a conseqncia de fato aquisitivo realizado por inteiro. O ato jurdico perfeito aquele j realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois j satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, tornando-se portanto completo ou aperfeioado.

2. Joana abandona o prprio filho recm-nascido, deixando de aliment-lo e causando-lhe a morte. Por que crime responder Joana? Por qu? (2,5 pontos) Depende da situao, ela poder responder por Abandono de Incapaz (Art. 133 2) Abandonar pessoa que est sob seu cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono - Se resulta a morte: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos. Ou no caso que a me deixou de alimentar o filho responde por Homicdio por Omisso ( Art. 121 3) e (Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido.) 2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.

3. Armando, Lucas e Tiago navegavam em um barco em alto mar. Sem motivo justo, Armando agrediu Lucas e ambos entraram em luta corporal, comprometendo a estabilidade do barco, que ameaava virar, colocando em perigo a integridade fsica e a vida de Tiago, que no sabia nadar. Com a inteno e a finalidade de evitar que o barco virasse, Tiago empurrou Armando, que continuava desferindo socos em Lucas, para fora da embarcao, tendo o mesmo sofrido leses corporais em razo de sua queda na gua. Em tese, Tiago receber alguma punio? Por qu? (2,5 pontos) No Art. 23 diz que No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se.

II - em legtima defesa III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito. Excesso punvel Pargrafo nico - O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. Dessa forma Tiago no receber punio pois, apesar de ter cometido um fato criminoso, o fato deixar de ser considerado como crime devido as excludentes de ilicitude citadas acima, ou seja, devido ao estado de necessidade, pois sua ao foi devido no saber nadar e com medo empurrou Armando.

4. Joo, com inteno de subtrair valores em dinheiro, entrou em um nibus estadual e, munido de uma arma de brinquedo, anunciou assalto, ordenando que todos os presentes colocassem, em uma sacola que deixara no cho, os valores em espcie que possussem, ameaando mat-los caso se recusassem a faz-lo. Todos obedeceram sua ordem e ele conseguiu subtrair, ao todo, R$ 500,00. Joo saiu do nibus e, aps uma perseguio policial que durou cerca de meia hora, foi preso. Pergunta-se, por qual crime responder Joo? Por qu? (2,5 pontos) Joo praticou crime de roubo prprio (Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia. Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa). Havendo o emprego de arma, visto que, embora a arma empregada tenha sido de brinquedo, foi apta a amedrontar as vtimas, tendo o agente conseguido consumar o crime.

You might also like