You are on page 1of 6

Captulo 4- Arquivos, utilitrios e medies 4.1 Arquivos As opes relacionadas aos arquivos esto dentro do menu File.

. New cria um novo arquivo em branco, sem nenhuma pr-configurao. Aparece a janela abaixo. Voc dever optar por unidades mtricas e clicar em OK.

Se a janela no aparecer porque a varivel startup no est configurada corretamente. Para corrigir o problema digite na rea de comando: startup seguido de ENTER e on seguido de ENTER.

Vrios arquivos podem ser abertos simultaneamente. So acessados atravs do menu window ou pela seleo nas abas.

A opo open permite abrir um arquivo. Voc precisa selecionar o diretrio e eventualmente definir o tipo de arquivo a ser carregado conforme sua extenso: DWG a extenso padro. DXF (data exchange file) um formato neutro de arquivos bidimensionais. Permite que o desenho seja carregado em outros softwares. DWF est relacionado com a Internet DWT arquivo template . Trata-se de um desenho com vrios padres pr-configurados. Por exemplo, voc pode salvar um arquivo em branco com extenso dwt tendo apenas a tabela de layers criada. Close fecha o arquivo corrente. O software pergunta se voc deseja salvar as ltimas modificaes se houver necessidade. A opo Save salva o arquivo com nome e extenso padro no diretrio corrente do sistema. Importante: O menu tools / options ou o comando config permitem regular a extenso padro do sistema. Observe a figura ao lado.

ProgeCAD 2D

18

Voc deve prestar ateno nas diversas verses dos Programas! Se voc possuir o ProgeCAD 2009 e o cliente que receber o desenho possuir o AutoCAD 2000, necessrio salvar na verso adequada.

Save as utilizado para salvar seu desenho


fornecendo um novo nome alm de estabelecer outro diretrio e eventualmente outra verso. Observe na figura ao lado as opes!

ACIS IN e ACIS OUT permitem respectivamente


importar e exportar elementos tridimensionais (modelos) para outros softwares. Assim como dxf, ACIS um formato neutro 3D. Tem extenso SAT. A opo Export permite gerar arquivos com extenses de imagem e formatos vetoriais para serem lidos por outros softwares. Basta selecionar os elementos. A exportao considera a visualizao corrente para gerar a imagem. Com o surgimento do PDF esta opo caiu em desuso. 4.2 Converter PDF para DXF O formato PDF largamente utilizado atualmente. O arquivo PDF tem tamanho proporcional aos arquivos combinados utilizados em sua criao. Muitos mapas que voc acessa ou baixa da Internet esto nesse formato. Para facilitar seu trabalho o software possui um conversor. Basta escolher o pdf fonte e o dxf destino.

Arquivo convertido. Nos cantos pode haver excesso / duplicidade de elementos. Os textos e cotas ficam descaracterizados.
ProgeCAD 2D

19

A forma de criar um PDF a partir do desenho ser abordada no captulo de impresso de arquivos. 4.3 Utilitrios do sistema Os utilitrios do ProgeCAD so acessados via comando ou pelo menu file / utility: Recover utilizado para tentar recuperar um arquivo corrompido. Se o comando open falhou, provavelmente o recover contornar o problema. necessrio aguardar a reestruturao do desenho. O software vai emitindo mensagens conforme o andamento da tarefa. Audit faz uma busca no desenho e informa se existe algum erro ou defeito. Purge comprime o arquivo eliminando objetos destrudos, layers no utilizados, estilos de linha no utilizados, etc. Voc utiliza purge quando desconfia que o arquivo tem tamanho (em bytes) desproporcional quantidade de elementos. 4.4 Medies A toolbar de medies pode ser adicionada ao leiaute do software atravs do menu view / toolbars / inquiry Da esquerda para a direita: - Distance ( comando dist ) : calcula a distncia entre 2 pontos. Os resultados so exibidos na rea de comando.

Area: exibe a rea ou permetro de uma polyline ou contorno fechado Massprop : calcula a massa e volume de slidos List (comando list) exibe caractersticas de um elemento selecionado Locate point ( comando id ) : mostra as coordenadas de um ponto selecionado

As ilustraes da prxima pgina se referem a list e massprop

ProgeCAD 2D

20

Exemplo de clculo de rea: Observe a figura ao lado. Imagine que voc quer colocar determinado piso em dois cmodos. Voc precisa ento calcular as reas.

Existe um problema inicial. As portas atrapalham o clculo. Desligue ento o layer onde esto desenhadas as portas.

ProgeCAD 2D

21

Em seguida crie linhas em um layer adequado para determinar limites. Estas linhas sero futuramente apagadas. Observe a figura acima direita. O desenho est pronto para ter a rea calculada. 4.5- Fronteiras Menu : Draw / boundary Esse comando criar uma poli-linha (conjuntos de segmentos de reta e arcos tratados como nico elemento) delimitando uma regio. No quadro ao lado: Island Detection Options permite configurar se contornos internos devero ou no ser ignorados. Boundary type normalmente preenchido com polyline. O parmetro select boundary set permite selecionar objetos que limitam a rea. Select area necessita de um pick do cursor na regio a delimitar. Neste exemplo ser utilizada a opo select area. Observe a posio do pick e os limites calculados. Basta dar um ENTER e OK. Foi criada uma poli-linha que o ltimo objeto do desenho! Comando : boundary

ProgeCAD 2D

22

A figura ao lado exibe a utilizao do move deslocando a polilinha: Move Objetos: last [ENTER] ENTER Vetor. Para calcular a rea utilize o comando: AREA E [ENTER] (entity) Last [ENTER] A rea e permetro so exibidos na rea de comando!

ProgeCAD 2D

23

You might also like