You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR (UFC) INSTITUTO DE CULTURA E ARTE (ICA) COMUNICAO SOCIAL JORNALISMO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E COMUNICAO PROF.

OF.(A): GEISA MATOS

RESENHA DO LIVRO SOBRE A TELEVISO. (BOURDIEU, 1997)

por

YOHANNA LARA BARROS PINHEIRO

FORTALEZA, NOVEMBRO DE 2009.

YOHANNA LARA BARROS PINHEIRO

RESENHA DO LIVRO SOBRE A TELEVISO. (BOURDIEU, 1997)

Trabalho destinado ao cumprimento de exigncias da disciplina de Sociologia e Comunicao do Curso de Comunicao Social - Jornalismo.

Fortaleza, novembro de 2009.

RESENHA
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televiso. Traduo: Maria Lcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, 143 p.

Resenhado por Yohanna Lara Barros PINHEIRO (Jornalismo - UFC)

Sobre a Televiso um texto do francs Pierre Bourdieu que, juntamente com A Influncia do Jornalismo e Os Jogos Olmpicos, forma o livro homnimo. Bourdieu (19302002) formou-se em Filosofia e era professor de Letras. Para ele, o mundo social deve ser compreendido luz de trs conceitos fundamentais: campo, habitus e capital. Ele explica que a televiso expe as diferentes esferas de produo cultural, arte, literatura, cincia, filosofia, direito e, tambm, a vida poltica e a democracia a um grande perigo. Para confirmar, cita exemplos da mdia francesa, como o tratamento que a televiso, seguida por parte da imprensa, concedeu aos fomentadores de discursos e de atos xenfobos e racistas, ou mostrando as concesses que ela faz todos os dias a uma viso estreita e nacionalista da poltica, levada pela busca de mais ampla audincia. Faz uma srie de crticas, como ao afirmar que: 1) a televiso tornou-se um lugar de exibio narcsica, onde um convidado aceita participar de um programa sem se preocupar em saber se se poder dizer alguma coisa, e que isso revela que est ali no para dizer algo, mas, sobretudo, para ser visto; 2) o acesso TV tem como contrapartida a censura, ao fato de que o assunto imposto, de que as condies da comunicao so impostas e de que a limitao do tempo impe ao discurso restries tais que pouco provvel que algo possa ser dito; 3) o princpio da seleo de informaes a busca do sensacional pe em cena, em imagens, um acontecimento e exagera-lhe a importncia, a gravidade e o carter dramtico, trgico.

Para ele, os perigos polticos inerentes ao uso ordinrio da televiso devem-se ao fato de que a imagem tem a particularidade de poder produzir o efeito do real, isto , convencer que tudo real. Esse poder de evocao tem efeitos de mobilizao. As variedades, os incidentes ou os acidentes cotidianos podem estar carregados de implicaes polticas, ticas etc. capazes de desencadear sentimentos fortes, frequentemente negativos, como o racismo, a xenofobia, o medo-dio do estrangeiro. Apesar de criticar duramente os jornalistas, afirma que no se trata de combat-los, mas de associ-los a uma reflexo destinada a buscar meios de superar em comum as ameaas de instrumentalizao. Bourdieu, ao revoltar-se contra o pouco espao que a televiso concede ao pensamento crtico, luta para que esse extraordinrio instrumento democrtico no se converta em instrumento de opresso das classes dominantes.

You might also like