You are on page 1of 2

Hobbes e a poltica da esperana

Em 1973, o crtico literrio Roland Barthes publica O prazer do texto. Coloca Thomas Hobbes em epgrafe: "A nica paixo da minha vida foi o medo". Isso me impressionou. Eu tinha encontrado Deleuze - que deveria ser meu orientador, mas no pde ser - e, quando lhe falei de Hobbes, insistiu na importncia do medo. Tambm Barthes dizia: o nico filsofo que levou a srio a questo do medo foi Hobbes. Na sua autobiografia, Hobbes conta que nasceu de parto prematuro. Sua me vivia numa aldeia da Cornualha e, quando a Invencvel Armada de Felipe II se aproximou das costas inglesas, em 1587, houve uma debandada. Na confuso, a sra. Hobbes teve seu filho Thomas. "Minha me pariu gmeos, eu e o medo". Realmente, Hobbes o filsofo do medo. Mas, tempos depois, me caiu nas mos um poema de John Donne, contemporneo de Hobbes. "Pregnant again with the old twins, Hope and Fear...", comeava ele. "De esperana outra vez prenhe e de seu velho gmeo, o medo", entendi. Velho gmeo? A esperana como gmeo do medo? Ento, Barthes citara errado. Toda uma tradio que fundou o Estado hobbesiano no medo fazia uma leitura, se no errada, pelo menos incompleta. Sim: a esperana aparece com frequncia perto do medo, em Hobbes. Na verdade, assim como na sua Fsica, os dois polos do m esto presentes - o que atrai e o que repele - tambm, ao tratar do ser humano, ele pensa em termos de apetite e averso - o que aproxima e o que distancia. Esperana e medo traduzem, no plano das paixes, esses pares de opostos. Para sair da guerra de todos contra todos, militam o medo da morte violenta e a esperana da paz, diz ele. Isso muda a compreenso de Hobbes. Tomemos Althusser, pensador marxista influente nas dcadas de 1960 e 70, escreveu um belo livro sobre Montesquieu, que diz: o medo para Hobbes funda todo Estado; mas, para Montesquieu, funda s o despotismo - o governo que caprichoso, arbitrrio, baseado no prazer fsico do sulto. Interpretar Hobbes como amigo dos dspotas era comum. Hoje, porm, Hobbes visto mais como um grande terico da soberania. Ali onde Locke falaria numa sociedade harmnica, deixando na penumbra a pena de morte e a escravido (que Locke defende), Hobbes explicita os custos do Estado. A liberdade refreada, o soberano pode tudo, mas qual a alternativa? Matar-nos uns aos outros. No uma poltica cor de rosa. Mas uma reflexo lcida e sem enfeites sobre o que o Estado poltico. O medo no Estado limitado.

Leviat, obra de Thomas Hobbes, que representa um estado forte e poderoso capaz de dar segurana sociedade em troca da renncia a vrias liberdades

No pavor, no terror. Cada um de ns deve ter medo de desobedecer lei. Basicamente, isso. O problema que no h recurso contra uma deciso inqua do soberano. o que choca os leitores. O soberano o super omnes, que est acima de todos. Por qu? Porque, sem ele, vivemos em guerra uns com os outros. No quer dizer que fosse assim "antes" de haver o Estado. Hobbes nunca faz uma histria do surgimento do Estado. O que diz que, sem o soberano, no h paz. ele que torna bom negcio respeitarmos as leis e a justia. O estado de natureza apenas a situao em que no h governo. Sem governo, cada um age por si. Alguns so gananciosos e atacam outros, mas isso no chega a causar a guerra de todos contra todos, caracterstica do estado natural. Essa guerra precisa de algo a mais: basta imaginar que algum v me atacar, para se tornar razovel e racional eu atacar todos, preventivamente. mais sensato desconfiar de quem no parece perigoso e, na verdade, pode ser mais perigoso do que qualquer suspeito usual. o que chamo a hiptese do serial killer. Imaginemos, que numa sala com 50 pessoas haja um assassino. Ningum sabe quem ele , nem se ele existe. O que mais sensato cada um fazer? Matar todos. O pesadelo do serial killer gera inmeros assassinos em srie. S samos disso mediante um poder que torne, para todos, o crime um mau negcio. A sim, podemos ter "prazer" no convvio com os outros. Passamos por quantas pessoas por dia, no trabalho, na rua, no lazer? Milhares. Cruzo talvez cem mil pessoas num ms. Se apenas uma me atacar com uma faca, o que, estatisticamente, mnimo: - 0,01%. Mas, bastar esse nadinha para

generalizar o pavor. Por isso, precisa haver um Estado. Mas esse Estado que controla no poderia, tambm, ser controlado? Eis a questo. De Locke em diante, vai ser esse o ponto principal. esse Estado controlado pelos cidados que vence a parada histrica. Por que Hobbes no apostou nele? Por uma simples razo. Ele precisava que houvesse um foco final e definitivo de deciso. Se for possvel rever decises do soberano, quem as rev , ele sim, o soberano. Se houver confuso sobre quem rev o qu, ento a soberania se confunde, volta o estado de conflito, acaba a segurana. Vejam a derrubada do presidente de Honduras. Ele violou a Constituio que probe os agentes polticos at mesmo de propor a reeleio presidencial. Tir-lo do cargo era legal. Mas como faz-lo? A Constituio do pas omissa a respeito e, por isso, a Corte Suprema o destituiu sem defesa ampla e ele acabou arrancado da cama, de pijama, por soldadinhos armados. Um desastre. Se estivesse claro quem tem o poPresidente de Honduras, Manuel Zelaya, expulso do cargo em julhoder superior, no teria sido assim. O que Hobbes aponta que precisamos ter nitidez a respeito. Exigindo Presidente de Honduras, que tenhamos clareza sobre a ltima instncia que decide controvrsias, Hobbes deu base Manuel Zelaya, expulso do ideia de segurana jurdica, to importante na sociedade moderna.
cargo em julho

Mas errou ao no perceber que uma certa insegurana poltica pode ser positiva. Quando os vrios lados no tm um poder acima deles para decidir tudo, quando a sociedade est partida (em partidos), que a negociao se torna imprescindvel. Democracia exige isso. Tem de haver recuos e concesses. Onde vemos a riqueza e dinmica do conflito democrtico, Hobbes enxergou a dissoluo do tecido social. Mas nem por isso apostou no medo. Gmeo dele, acreditava ser a esperana. Como nasceu na Sexta-Feira Santa de 1588, alguns de seus discpulos diziam que, no dia em que nosso Salvador deixou o mundo, Hobbes veio a ele para trazer a salvao terrena, a paz na vida social. Curiosa associao.

You might also like