You are on page 1of 23

Comunicao & Cultura, n. 6, 2008, pp.

81-103

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes


isabel ferin *

Introduo Este artigo decorre de um trabalho elaborado no mbito do Estudo de Recepo dos Meios de Comunicao Social Portugueses, entre o final de 2007 e o incio de 2008. A investigao envolveu a realizao de uma sondagem nacional1 e dez sesses de grupos de foco com cidados originrios dos Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa (PALOP), pases do Leste da Europa e do Brasil2. Neste artigo, centramo-nos nas sesses de grupo de foco e nos resultados obtidos relativamente aos usos e consumos da televiso e da Internet. Ao longo das sesses, as telenovelas adquiriram especial relevncia, justificando que lhes seja conferida particular ateno nesta exposio. Com base em pesquisas anteriores (Ferin et al., 2006) estruturmos as sesses dos grupos de foco em torno dos conceitos de identidade, diferena, dispora, paisagem dos media (mediascape) e cidadania. Os guies dos grupos de foco foram elaborados a partir destes conceitos, envolvendo as seguintes questes: quem sou eu e como me defino (identidade); de onde venho, trajectrias individuais, familiares e de grupo (dispora); que usos e consumos particularizo e pri_______________ * Professora associada, Instituto de Estudos Jornalsticos da Universidade de Coimbra (iejfl@ci.uc.pt).

82 | Isabel Ferin

vilegio enquanto indivduo e grupo (diferena); qual o meu domnio tecnolgico dos media, que apropriaes fao e como interajo com os media e os novos media (mediascape); como sou, ou no sou, integrado no espao pblico pelos dispositivos mediticos e tecnolgicos e como esses dispositivos acolhem o meu grupo (cidadania). Compreendemos o conceito de identidade a partir da apropriao que cada indivduo faz das experincias e das memrias compartilhadas (Featherstone, 1990), bem como da fundamentao no princpio de autenticidade, pertena e diferena individual e colectiva face a um Outro (Hall, 1990). Em decorrncia desta compreenso, a afirmao da identidade associa-se reivindicao de uma determinada cultura, etnia/raa, lngua, religio, gnero ou nacionalidade. Ela envolve a partilha de um conjunto de tradies, hbitos, crenas, valores, modos de agir e de pensar, ao mesmo tempo que consolida uma memria colectiva e favorece a irrupo de comunidades presas a identidades exteriores. As estratgias da autenticidade geram em muitas instncias a busca por uma identidade primordial, e essencialista, ancorada num ponto mtico da Histria (Woodword, 1997) e que no nosso estudo est vinculada ao local geogrfico de origem do grupo e busca de informao e de imagens sobre um l que muitas vezes uma memria longnqua, uma nostalgia do passado ou uma referncia adquirida por laos familiares. A identidade , tambm, uma construo individual e colectiva decorrente de movimentos polticos e histricos, de construes e imploses de imprios que geraram um mundo de disporas, de deslocamentos e migraes em massa. No final do sculo xx, estes movimentos adquirem uma nova dimenso com o fim dos imprios coloniais e com os reajustamentos de fronteiras aps o colapso da Unio Sovitica. Dispora um termo descritivo, simultaneamente conceptual e geogrfico, abrangendo questes de pertena (subjectividade), nacionalidade e migrao (Davis, 2006). tambm um conceito complexo e controverso, por surgir muitas vezes em alternativa s questes do racismo e da discriminao. No entanto, adquire um valor operatrio na explicao de trajectrias de deslocamento, nas relaes entre lugares e indivduos e na demonstrao das conexes e hibridaes culturais (Gilroy, 1993). No nosso estudo emprico, embora os participantes nunca referissem o conceito, a ideia de dispora esteve sempre presente: a dispora dos cabo-verdianos, resultantes das disporas atlnticas negras, mas tambm das secas e fomes; a dispora dos ucranianos e romenos, aps a dissoluo da Unio Sovitica e a entrada desses pases na economia de mercado; a dispora dos brasileiros em busca de melhores condies de vida e de hipotticas identidades primordiais em pases de secular emigrao, como Portugal, Espanha e Itlia.

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 83

No mesmo contexto, operacionalizamos a ideia de diferena, no sentido de reivindicao de uma especificidade cultural ou tnica por indivduos ou grupos para quem o reconhecimento, ou no-reconhecimento, individual ou colectivo faz parte integrante (Taylor, 1992). A diferena s existe na medida em que identificada, apontada e reconhecida, ou no reconhecida, por um Outro importante num dilogo que se processa nas esferas pblica e privada, normalmente nas funes e formas simblicos do pai, do padre ou do patro, e no convvio, ou confronto, com a sociedade dominante e suas instituies (Turner, 1990). A marcao da diferena tanto pode ser um factor de discriminao como de reconhecimento de indivduos ou grupos, pode constituir uma forma de manifestao das hierarquias e esteretipos da sociedade dominante, mas tambm pode evidenciar um processo de reconhecimento de culturas minoritrias. Tendo em conta estas dimenses e as percepes dos imigrantes sobre as suas representaes nos meios de comunicao, nomeadamente na informao e demais gneros televisivos, vismos nesta investigao levantar alguns indicadores que revelem a diferena e o reconhecimento nos media. Foi tambm a partir da diferena como sistema cultural (Wieviorka, 2000) que procurmos entender os consumos e os usos dos media e dos novos media. As indagaes que estiveram subjacentes a esta investigao procuraram responder s perguntas: O que que os participantes de cada grupo fazem com a televiso e a Internet? O que que a televiso e a Internet fazem com estes cidados e com estes grupos? Estas interrogaes que organizaram a investigao so por si s discutveis. Primeiramente, porque no o facto de se ter uma nacionalidade ou origem geogrfica comum que cria uma homogeneizao e permite falar de imigrantes de Leste, de imigrantes dos PALOP e de brasileiros. Cada cidado tem uma trajectria de vida que o torna nico; cada nacionalidade e ou regio gera, hipoteticamente, caractersticas culturais nicas. Por consequncia, reconhecemos que sendo abusiva a utilizao conjunta das designaes acima referidas, elas apenas possibilitam uma estratgia de aproximao pesquisa. Haver um padro de uso e consumo da televiso e da Internet em cada um destes grupos de imigrantes? Existindo um padro de uso e consumo em cada grupo, em que medida se aproxima ou afasta do padro de uso dos cidados portugueses? Por outro lado, a mesma formulao permite-nos explorar as percepes dos trs grupos sobre os contedos veiculados pelas televises e sobre a utilizao de contedos na Internet. As respostas a estas perguntas pretendem avaliar o grau de cidadania e de coeso social revelados pelos cidados imigrantes que integraram os dez grupos de foco (Livingstone, Couldry & Markham, 2006).

84 | Isabel Ferin

Por ltimo, utilizamos o conceito de mediascape (Appadurai, 1996) em duas acepes: no sentido de compreender a capacidade de produo de informao e utilizao de dispositivos electrnicos, e na perspectiva de apropriao, seleco e interpretao de repertrios de imagens e narrativas. Dentro deste contexto, o que se pretendeu foi registar as produes mediticas dos diferentes grupos, perceber as tendncias dos consumos tnicos na televiso e na Internet e aferir as diferentes percepes e utilizaes, de cada cidado e de cada grupo, face aos contedos desses meios.

1. Metodologia As sesses de grupos de foco foram realizadas na Grande Lisboa, onde se concentra a maioria de imigrantes, no s dos PALOP, mas tambm de outras nacionalidades, nomeadamente ucranianos, romenos e brasileiros. No total, estiveram envolvidos 61 participantes: 29 (24 homens e 5 mulheres) nos grupos com cidados dos PALOP e seus descendentes; 15 nas sesses de grupo de foco com cidados dos Pases do Leste da Europa (7 homens e 8 mulheres); 10 nos grupos realizados com cidados brasileiros (5 homens e 5 mulheres); e 7 (3 homens e 4 mulheres) na sesso realizada com imigrantes de vrias origens e a que demos a designao de grupo misto. Na escolha da nacionalidade dos integrantes dos grupos de foco tivemos em considerao as percepes de senso comum da sociedade portuguesa sobre os imigrantes, associadas a nomeaes como imigrantes de Leste e imigrantes dos PALOP. Seguindo os imigrantes de Leste, procurmos contactar as associaes de cidados ucranianos, mas tambm de russos e romenos. Em busca dos imigrantes dos PALOP, constatmos que a maior parte das associaes de imigrantes cabo-verdianos integrava os seus descendentes e imigrantes de outros Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa (PALOP), principalmente guineenses e so-tomenses. A estratgia para a organizao dos grupos foi desenhada a partir de contactos realizados com as associaes registadas junto do Alto-Comissariado para a Imigrao e o Dilogo Intercultural (ACIDI). Um outro elemento que contribuiu para a seleco das associaes contactadas foi integrarem imigrantes que correspondiam ao perfil estatstico enunciado em estudos especializados. Por exemplo, no caso dos imigrantes ucranianos, terem escolaridade mdia e superior e exercerem, na generalidade, funes pouco qualificadas; no caso dos imigrantes brasileiros, terem escolaridade mdia e estarem ocupados em Servios; no caso

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 85

dos imigrantes cabo-verdianos e dos PALOP, terem poucas habilitaes literrias, trabalharem na construo civil ou estarem desempregados (Baganha et al., 2002). Contudo, as associaes que participaram e mobilizaram os seus membros contactaram preferencialmente as elites, entendendo-se como tal os membros com maior escolaridade, conscincia poltica, participao em actividades comunitrias e capacidade reivindicativa. Assinalamos que em todos os grupos de foco, excepto no grupo misto e nos dois grupos de foco dos brasileiros, as pessoas se conheciam e algumas partilhavam mesmo relaes de amizade. Convm ainda ressaltar que, segundo os membros das associaes que se comprometeram a contactar as pessoas para os grupos, muitas pessoas aceitaram participar e depois, em cima da hora, no apareceram, justificando imprevistos. Estes imprevistos esto sobretudo relacionados com o mundo do trabalho profissional (os homens) e domstico (as mulheres, principalmente as de origem cabo-verdiana ou dos PALOP). Assim, e independentemente de termos contactado para todas as sesses entre oito e dez pessoas, metade homens e metade mulheres, e de havermos marcado os encontros para os fins-de-semana com horrios acordados entre os participantes, os organizadores e os mediadores , o resultado obtido foi muito irregular. As sesses, de cerca de noventa minutos, foram estruturadas em torno de um roteiro centrado nos seguintes tpicos: os usos e consumos da televiso; os usos e consumos dos jornais; os usos e consumos de vdeos, filmes e msica; os usos do computador e da Internet. Foram, ainda, aplicados questionrios de identificao com o objectivo de registar os dados individuais mais significativos, como local de nascimento, nacionalidade, sexo, idade, escolaridade, profisso e ocupao. Em funo da nacionalidade dos participantes, introduzimos em cada tpico perguntas especficas; por exemplo, no roteiro direccionado para os imigrantes dos PALOP e seus descendentes, foram introduzidas perguntas sobre a RTP frica e a RDP frica, bem como sobre os programas direccionados para imigrantes como Ns e Etnias. O desempenho dos participantes face ao roteiro no foi uniforme e, em funo dos grupos e das nacionalidades, experimentaram-se diferentes interferncias e alteraes. Assinalamos que, entre os imigrantes que tm o portugus como lngua materna ou que dominam o portugus, a aplicao do roteiro foi feita de forma entrecortada, sendo por vezes necessrio recentrar os participantes nos tpicos predefinidos. A aplicao do roteiro nos grupos que no tm o portugus como lngua materna ou que no dominam o portugus foi mais sequencial, e verificmos que estes participantes no se desviaram tanto dos tpicos propostos. Os procedimentos adoptados nos grupos de foco envolveram, primeiramente, a observao dos mecanismos de interaco entre os membros integrantes do gru-

86 | Isabel Ferin

po, os papis assumidos por cada membro, homem e mulher, e a representao do Eu perante o grupo de pertena. Num segundo momento, procurmos compreender como o grupo colectivamente se representa e interage perante o Outro (por exemplo, as investigadoras e as mediadoras). Finalmente, registmos e contextualizmos as afirmaes, as opinies e os debates suscitados pelo tema Os Meios de Comunicao Portugueses, sendo que nesta exposio sero apresentados os resultados referentes televiso e Internet. Atravs da realizao dos grupos de foco, vismos dar voz a quem no tem voz, recomendao includa em documentos da Unesco e da Unio Europeia3 e em Estudos sobre os media (Fenton, 2007).

2. Os usos e consumos da televiso e da Internet Apresentamos os resultados dos grupos de foco, tendo em conta as prticas e os consumos de televiso e da Internet, bem como a avaliao que os diferentes grupos fazem da programao televisiva e da utilizao da Internet. Dada a relevncia que o tema telenovelas adquiriu ao longo das sesses, sobretudo entre os cidados dos PALOP e os cidados brasileiros, entendemos conferir-lhe especial ateno nesta exposio. Convm referir que no perodo em que decorreram as sesses estavam em exibio, na TVI, as telenovelas Ilha dos Amores e Fascnios4 e, na SIC, a telenovela da Rede Globo Duas Caras5. Para alm das novelas destes canais, foram referidas as da TV Record (um canal brasileiro que integra um pacote pago de canais por cabo). Quanto Internet e aos computadores, nem todos os participantes nos grupos de foco tm a mesma facilidade em aceder a estes dispositivos, mas todos afirmam que em casa, nos cybercafs, em associaes, no trabalho ou em centros de incluso digital utilizam o computador e a Internet. Os usos e consumos mais declarados por todos os integrantes foram os associados ao estabelecimento de contactos MSN, e-mail ou chats , sendo igualmente referida a prtica de download de msica, filmes e materiais educativos para crianas. A Internet tambm utilizada para ver televiso, sries, filmes e jogos de futebol, bem como para procurar emprego. Para melhor exposio dos dados recolhidos agrupmos os resultados das sesses por grupos de imigrantes originrios das mesmas reas geogrficas. Este princpio pretende identificar e interpretar sensibilidades, opinies, atitudes e comportamentos particulares a determinados grupos, enquanto portadores de uma hipottica identidade colectiva (Munday, 2006). Assumimos que a formao destes grupos uma hiptese de trabalho que comporta alguns riscos, no

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 87

s porque agrupa resultados de sesses autnomas, como cidados com origens nacionais diferentes e trajectrias particulares distintas. Desta forma, tratamos em conjunto os indicadores referentes aos imigrantes dos PALOP (cabo-verdianos, guineenses, so-tomenses e angolanos)6 e seus descendentes, assim como os decorrentes das sesses com cidados da Europa de Leste (ucranianos e romenos) e brasileiros. Os indicadores da reunio do grupo que envolveu cidados de vrias nacionalidades, que designmos de grupo misto, sero tratados isoladamente.

2.1. Em busca da identidade: os consumos dos cidados dos PALOP Os grupos de foco que envolveram naturais dos PALOP e seus descendentes contaram com 29 participantes (24 homens e 5 mulheres). As reunies realizaram-se em sedes de associaes, por vezes em bairros de autoconstruo e realojamento social. Os contextos envolventes destes bairros so na generalidade de grandes carncias econmicas, desemprego e baixa escolaridade. Em todas as sesses surgiram muitas situaes dif ceis de contornar e estranhas investigao, nomeadamente a violncia policial que circunda os bairros e os quotidianos dos seus habitantes. Um outro aspecto que esteve subjacente s sesses foi a relao histrica colonizador/colonizado e os estigmas, preconceitos e esteretipos decorrentes desta vivncia. Os participantes de todos os grupos tm televiso em casa, alguns apenas os canais de sinal aberto7, outros tm acesso aos canais por cabo e a parablicas. Os locais onde habitam e as infra-estruturas dos bairros condicionam o acesso televiso, bem como Internet. H bairros onde o acesso aos canais de sinal aberto precrio, visto as instalaes elctricas serem provisrias. Estes cidados acompanham os noticirios em todos os canais, mas quando tm acesso RTP frica8 preferem assistir aos noticirios neste canal e ao noticirio sobre frica. Sobre a informao emitida por este canal, as opinies divergem. H participantes que consideram que ela uma forma de divulgar a diplomacia portuguesa em frica, outros que pensam que a informao no serve os interesses dos africanos que esto em Portugal. Por outro lado, muitos dos participantes so da opinio de que a RTP frica no informa os cidados que vivem em frica sobre a situao dos imigrantes desses pases em Portugal, dando-lhes uma imagem paradisaca da realidade vivida em Portugal. Mas tambm h participantes que tm uma outra opinio, reconhecendo aspectos positivos e negativos da programao. Em todos os grupos, os programas mais referidos, para alm dos informativos, so os desportivos (futebol) e as telenovelas9. O debate em torno das telenovelas,

88 | Isabel Ferin

um produto de fico de grande audincia, suscitou nos participantes, homens e mulheres, grande animao, como demonstra a sequncia de intervenes no grupo da Amadora.
Sandra Na hora da telenovela, no se v ningum na rua. Elsio Nas novelas portuguesas os actores so sempre os mesmos. Dina As novelas brasileiras so as melhores, mas v-se que as portuguesas esto a evoluir. J h boa novela portuguesa. Elsio Na hora do almoo, a Alexandra Lencastre a principal actriz; noite, tambm. Sandra A TVI est a fazer um bom trabalho.

Observmos que a visualizao das telenovelas, atravs dos temas abordados, incita estes cidados a posicionarem-se, individual e colectivamente, face sociedade. Como outros autores j observaram, nota-se nestes participantes, homens e mulheres, uma identificao reflexiva (Policarpo, 2006; Quiroz e Mrquez, 1997) relativamente s telenovelas, na medida em que elas suscitam reflexes sobre os seus quotidianos e sobre a sua identidade, no s de gnero, como de grupo (africano?, cabo-verdiano?, portugus?, luso-africano?). Nos participantes masculinos, as telenovelas, sobretudo a brasileira Duas Caras, suscitam o debate sobre a participao dos africanos no espao pblico, as estratgias de luta contra o racismo e o carisma exigido aos lderes, em consonncia com a personagem do lder da favela da Portelinha, Juvenal Antena. Entre o pblico feminino so as tramas amorosas e a caracterizao das personagens e dos actores que recebem maior ateno, nomeadamente os amores proibidos pelos pais, as relaes entre jovens de classes sociais diferentes. Os participantes masculinos justificam o facto de assistirem telenovela Duas Caras com o argumento de esta mostrar a realidade, e coisas erradas que no devem acontecer. Mostram a realidade das favelas, por exemplo (Alcides, 36 anos), ou dar a ver outras realidades como a relao entre um morador de favela preto e uma branca rica. So coisas que acontecem. Nas portuguesas, no se v muito isso (Elsio, 25 anos). A preferncia pelas telenovelas brasileiras resulta ainda do facto de estas reflectirem mais a diversidade social; por oposio s portuguesas, que tm dificuldade em abordar certos temas, como o racismo, porque no aceita ainda como portugus a figura do negro... os portugueses so os brancos... mas a sociedade portuguesa tambm negra (Hlder, 24 anos). Notmos ainda que os participantes masculinos demonstram interesse e participao na discusso, contrariando afirmaes acadmicas de que a telenovela preferencialmente um produto direccionado para as mulheres (Morley, 1986;

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 89

Livingstone, 1988; Buonanno, 2007). Os homens consideram ainda que muitas telenovelas brasileiras tm um valor histrico educativo, como Escrava Isaura e Sinh Moa, que falaram da escravido, do sofrimento dos negros e da libertao (Oswaldo, 32 anos). Outros membros das associaes elaboram ainda uma crtica sofisticada sobre as potencialidades das telenovelas, considerando-as um gnero capaz de levar a populaes pouco escolarizadas informaes que de outra forma no chegariam at elas.
H um pblico com baixa escolaridade e para quem a novela representa uma oportunidade de acesso a informaes. E no se aproveitou bem essa oportunidade, por exemplo, na transmisso de informao sobre questes como, por exemplo, o realojamento das pessoas que viviam em barracas, no sentido da integrao social. A novela convoca para uma atitude nova, para que as pessoas assumam novas atitudes; por exemplo, na decorao da casa, da moda, etc. E nesta questo da integrao social, no tem sido bem utilizada. uma pena que no tenha sido utilizada, e no seja ainda, neste sentido pedaggico, junto s comunidades de imigrantes, sobre como utilizar as casas, e junto sociedade, sobre a importncia dessa integrao. Falta uma vertente mais educativa nas telenovelas. (Rui, 34 anos)

Assinalamos que nas sesses de grupo de foco com cidados dos PALOP e seus descendentes o tema telenovelas foi o que obteve maior participao das mulheres, as quais se sentiam mais vontade em discutir as tramas e as personagens das telenovelas do que a discorrer sobre a qualidade da informao dos noticirios televisivos ou sobre o uso da Internet. Embora as mulheres se pronunciassem sobre estes ltimos temas, sempre no final das intervenes masculinas, e normalmente para corroborar alguma interveno, constatmos que estavam muito mais vontade quando falavam sobre as telenovelas, considerando ser este um tema seu. Esta circunstncia vem ao encontro do que j foi observado noutras investigaes: os homens tendem a distanciar-se verbalmente dos enredos amorosos e a objectivar os temas abordados; as mulheres tendem a ter uma relao mais privada e introspectiva (Livingstone, 1988). neste sentido que constatamos que, ao contrrio dos debates sobre a qualidade da informao ou sobre o uso de outros meios de comunicao, as mulheres no sentem qualquer inibio em discutir telenovelas, contrastando com os participantes masculinos e expressando com desenvoltura as suas percepes, normalmente associadas aos enredos amorosos e aos comportamentos privados. Surpreendente tambm o facto de o seu padro de consumo estar muito prximo do registado em diversas pesquisas sobre as preferncias de consumo das mulheres portuguesas10. Estas mulheres vem telenovelas em vrios canais, mas tendem a preferir as da TVI, e posicionam-se, de uma maneira geral, contra

90 | Isabel Ferin

a apreciao negativa que os participantes masculinos fazem das telenovelas portuguesas exibidas por esta estao:
Discordo. Apesar de as brasileiras terem mais aco, as portuguesas tambm retratam a realidade, a questo do racismo. Nos Morangos com Acar, por exemplo, tm falado do racismo, das pessoas que se vestem de forma diferente. (Vera, 19 anos)

Os comentrios sobre as telenovelas, quer portuguesas quer brasileiras, tornam perceptveis as sensibilidades face sociedade portuguesa e, em geral, face programao nacional. Constatmos nas opinies proferidas que a telenovela funciona para este pblico como um espelho da sociedade em que vive e em que gostaria de ter maior participao. O produto telenovela tambm entendido como um potencial instrumento de educao, promovendo novos comportamentos e atitudes, no s entre aqueles que so identificados como pertencentes sociedade dominante, mas tambm entre aqueles que, sendo imigrantes e pouco escolarizados, tm dificuldade em aceder a outras fontes de informao. Ao longo das sesses foram ainda referidos alguns filmes, normalmente de origem brasileira, tais como Cidade de Deus11, Cidade dos Homens12, Carandiru13 e Tropa de Elite14. Estes produtos, designados de contracultura, so obtidos atravs de circuitos de mercado paralelo por meio de algum [que] faz download ou copia um original que veio do Brasil e tm grande aceitao, por serem filmes de aco falados em portugus e focarem realidades prximas s vividas nos bairros, onde h heris (ou anti-heris) negros que falam a mesma lngua. O consumo de msica tambm est associado televiso atravs da MTV (a que poucos tm acesso), sendo os temas tirados pressupe-se que dos computadores, embora este dispositivo s esteja disponvel para a maior parte destes pblicos nos centros de incluso digital e posteriormente gravados em CD/DVD e trocados ou comprados. Registmos que os mais mencionados foram os ritmos africanos ou de origem africana (kizomba, funan, reggae, hip-hop, etc.), bem como os temas e intrpretes brasileiros e portugueses nomeadamente Da Weasel, Joo Pedro Pais, Rui Veloso, Dulce Pontes e Mariza. Como percebemos ao longo destas sesses, os participantes do uma grande importncia aos espaos de incluso digital, normalmente situados em centros de apoio juventude, pois l que podem consultar a Internet, aceder informao, elaborar currculos, candidatar-se a empregos e estabelecer contactos exteriores ao bairro.

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 91

2.2. Consumos cosmopolitas: os grupos de foco com cidados brasileiros Os dois encontros contaram com a participao de dez cidados brasileiros (cinco homens e cinco mulheres) e decorreram no centro de Lisboa, num espao pblico e numa associao de imigrantes. Observmos, antes de mais, que todos declararam ter acesso televiso generalista e televiso por cabo, sendo que alguns acediam a esta ltima nos seus locais de trabalho. Notmos que conhecem de forma pormenorizada a programao dos canais generalistas portugueses, bem como os da TV Record (uma televiso brasileira a operar por cabo em Portugal) e de muitos outros canais por cabo, sobretudo aqueles que emitem sries norte-americanas, como Dr. House, Anatomia de Grey e sries policiais. Os intervenientes nomearam vrias vezes a Globo Internacional e o GNT (dois canais brasileiros da Rede Globo), no s para fazer comparaes relativamente programao, como no sentido de criticar o acesso pago a estes canais. Estes cidados seguem regularmente os noticirios das televises portuguesas nos canais pblicos (RTP 1, RTP 2 e RTP frica), mas tambm na SIC, e tm uma opinio negativa sobre a informao emitida, culpando os meios de comunicao pela degradao da imagem do brasileiro em Portugal, apesar de alguns referirem que h grandes reportagens muito boas, que contrariam o que os noticirios passam todos os dias. Entre estes participantes, as telenovelas, brasileiras e portuguesas, so tambm objecto de muitos comentrios. Alguns afirmam que assistir s telenovelas brasileiras em Portugal uma forma de estar em conexo com o Brasil e de ver o que est na moda l (Lisi, 33 anos), e ainda um modo de recordar paisagens, espaos urbanos e quotidianos, como o Rio de Janeiro como sou de l, d uma certa nostalgia ver o Cristo, o Po de Acar. O chope na praia, e outras coisas mais (Antnio, 40 anos). Por outro lado, aps muitos anos de imigrao, a telenovela pode-se tornar um produto exgeno e longe da realidade aqui em Portugal... pois j estou aqui h muito tempo e j no me identifico mais (Karina, 32 anos). Entre as telenovelas portuguesas mais citadas por estes participantes esto Vingana15 e Jura (SIC)16, Ilha dos Amores (TVI) e Conta-me como Foi (RTP 1)17, sendo que o tpico sexualidade foi o que mais discusso suscitou. Os participantes expressaram a opinio de que as telenovelas brasileiras e portuguesas tm transformado os hbitos em Portugal, nomeadamente as relaes entre os jovens e os casais e, de uma forma geral, o modo como se vive a sexualidade. Salientam que h telenovelas histricas muito boas, que ajudam a conhecer Portugal e os portugueses e a explicar alguns comportamentos que no se percebem (Karina, 32 anos), como Conta-me como Foi e Paixes Proibidas18, mas que se perdem, pois

92 | Isabel Ferin

comeam num horrio e depois passam para outro, e os espectadores desistem (Denivalda, 52 anos). As opinies vo no sentido de enfatizar que h muitas telenovelas portuguesas que, estando tecnicamente melhores, no retratam a realidade do pas e caem na briga de poderes e na riqueza, demonstrando dificuldade em olhar de frente como as coisas acontecem; esto sempre a olhar para o passado e para uma sociedade que no existe (Denivalda, 52 anos). Para alguns os contedos das telenovelas portuguesas indiciam um problema do povo portugus, que a hipocrisia. E isto est reflectido na TV, na telenovela, ao tratar de certos temas, questes como a sexualidade, por exemplo (Cristiano, 29 anos). Aprofundando o tema da sexualidade nas telenovelas, uma das participantes observou que, tal como se nota na telenovela Jura, os portugueses descobriram a sua sexualidade, e isto, esta conscincia, est reflectido na realidade apresentada nas telenovelas, mas de uma forma distorcida, exagerada (Karina, 32 anos). As participantes que chegaram a Portugal h j alguns anos assinalam que as mulheres portuguesas mudaram muito, esto mais femininas, e relacionam este facto com a imigrao brasileira (manicures brasileiras e depilao como no Brasil) e com a imagem das mulheres brasileiras na TV (Lisi, 33 anos). Referem ainda as mudanas na forma de se vestir e de calar, bem como se pintam... e outras mudanas que esto relacionadas com as imagens da telenovela (Lisi, 33 anos). Nos participantes brasileiros dos grupos de foco no se sentiu, ao longo das sesses, a prevalncia do meio televiso, nem os homens demonstram a mesma afinidade que os cidados dos PALOP relativamente a este produto, apesar de declararem seguir algumas histrias com interesse (Antnio, 40 anos). Na generalidade, estes cidados tm acesso a outros meios para obter informao e desfrutar de entretenimento. As telenovelas surgem como um hbito que marca algumas rotinas, nomeadamente entre as mulheres ss, antecipando o repouso e estimulando a reflexo sobre os acontecimentos do dia, a vida e o futuro. Verificmos que neste grupo os consumos de filmes e de msica so mais diversificados e globalizados do que nos outros grupos. Por um lado, h bastantes referncias a filmes e msicas produzidos no Brasil, mas h tambm muitas referncias a produtos que circulam nos circuitos de cinema e msica globalizados. Entre as referncias a produtos portugueses, salientamos as realizadas aos filmes Lisboetas19 e Noite Escura20, e aos cantores Amlia, Mariza, Dulce Pontes, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Maria Joo e Mrio Laginha, Joo Pedro Pais e Buraca Som Sistema. Nos grupos de focos com cidados brasileiros, verificmos que quase todos tm acesso ao computador e Internet, em casa ou no trabalho, ou ainda nas associaes. H quem refira ainda a consulta a partir de cybercafs e de universidades.

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 93

Os usos mais frequentes so consultar o MSN, o e-mail, participar em chats, como o Orkut, e fazer download e edio de msica, filmes, etc. Estes cidados so os que referem mais a Internet como fonte de informao e ferramenta de trabalho, valorizando mais este dispositivo do que a televiso.

2.3. Reconstruir o lar distante: os consumos dos cidados dos pases do Leste da Europa Nas sesses em que participaram os cidados de pases do Leste europeu contmos com quinze pessoas: seis mulheres e dois homens ucranianas e sete cidados romenos (cinco homens e duas mulheres). As sesses realizaram-se em locais em que hbito reunirem-se, como sedes de associaes, igrejas e escolas. Assinalamos que, devido ao facto de alguns dos participantes terem dificuldades em expressar-se em portugus, surgiram ocasionalmente determinados equvocos, posteriormente esclarecidos. Pelas respostas aos inquritos e no decorrer das sesses, percebemos que quase todos os inquiridos tm normalmente um nico aparelho de televiso em casa e acesso aos quatro canais portugueses generalistas. Alguns possuem parablicas, que lhes permitem aceder aos canais dos seus pases de origem ou da regio (por exemplo, russos). Poucos participantes afirmaram ter assinatura da televiso por cabo portuguesa, apesar de esta incluir canais para estas comunidades. Ao longo das sesses, verificmos que estas comunidades encaram as televises dos seus pases como uma fonte de informao, mas tambm de educao, nomeadamente para as crianas, atravs de desenhos animados e de outros programas infantis e juvenis. Alguns dos participantes, sobretudo as mulheres, sublinharam que ver e ouvir os noticirios das televises portuguesas ajudam a aprender a lngua. Nas trs sesses realizadas, duas com cidados ucranianos e uma com cidados romenos, os integrantes afirmaram no ter muito tempo para ver televiso, nem a dos seus pases, nem a portuguesa, embora citem com facilidade os nomes dos canais abertos e alguns programas. Verificmos tambm que todas as mulheres que so mes desenvolvem estratgias com vista a evitar que os filhos vejam televiso. De uma forma geral, demonstram uma impresso negativa relativamente qualidade da informao emitida sobre as suas comunidades e referem que h pouco conhecimento da realidade dos seus pases, dando exemplos de reportagens e notcias em que se cometem erros grosseiros e se distorcem as realidades. Tm muitas sugestes sobre como diversificar a informao e como lhe conferir mais rigor e pluralidade, s quais no ser estranha a elevada escolaridade que muitos

94 | Isabel Ferin

possuem. Aconselham primeiramente a que se estude, em seguida que se ouam mais os intervenientes e por ltimo que se mostre a vida dos imigrantes ucranianos e romenos em Portugal, o seu quotidiano de trabalho, as suas preocupaes em organizar escolas para os seus filhos e o contributo que trazem ao desenvolvimento do pas que os acolheu. Nas sesses de grupos de foco ainda foram assinalados os consumos de telenovela na televiso, bem como os de filmes e de msica. Algumas mulheres referem que assistem s novelas portuguesas com o objectivo no s de aprender a lngua, mas tambm a cultura e os costumes. Lembram que Morangos com Acar j passa na Romnia (Adriana, 40 anos), mas que as telenovelas no nos ajudam a crescer; vejo tudo muito primitivo, tanto as portuguesas como as brasileiras (Oksana, 47 anos). Para estes participantes, quer romenos quer ucranianos, as telenovelas so muito cansativas e dif ceis de seguir, no s por serem em portugus, mas tambm por apresentarem hbitos e costumes diferentes dos seus. Por outro lado, ao retratarem ambientes e espaos nos quais estes cidados no possuem referentes, torna-se dif cil a criao de um sentimento de identificao. Acresce que nos pases de origem a televiso tem uma funo mais clara de servio pblico, com muitos programas educativos e formativos direccionados para as diversas faixas etrias, o que leva a que o entretenimento tenha entre estes imigrantes um registo externo televiso. Estes cidados tm por hbito trazer filmes, vdeos/DVD, dos seus pases de origem e fazer downloads, que depois trocam entre amigos e familiares. Muitos destes filmes so direccionados para as crianas e tm um carcter pedaggico e educativo. A msica mais ouvida igualmente a dos pases de origem, podendo ser adquirida atravs de downloads ou trazida pelos prprios quando vo de frias (em suporte CD ou DVD), ou ainda enviada por familiares e amigos. Foram citados alguns msicos portugueses, nomeadamente as fadistas Amlia e Mariza, mas tambm Quim Barreiros, Toy e Xutos e Pontaps. A maioria dos participantes tem acesso a computadores e Internet, podendo dispor dessa possibilidade em casa, na associao ou mediante amigos. Os usos destes meios esto muito associados aos contactos com os familiares e amigos nos pases de origem, mas tambm busca de informao. Entre as operaes mais frequentes conta-se a consulta de sites noticiosos e a busca de informao com fins educativos e culturais. As mulheres que participaram nestes grupos, a maioria mes de famlia ou professoras (mesmo que em Portugal tenham outra ocupao), vem na Internet uma forma de suprir as lacunas de educao dos seus filhos, ou de proverem a sua actualizao como profissionais.

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 95

2.4. Os consumos das elites associativas: grupo de foco misto A sesso que envolveu cidados de diferentes nacionalidades, e que designmos de grupo misto, realizou-se no centro de Lisboa, contando com sete participantes (trs homens e quatro mulheres). Todos os intervenientes pertenciam a associaes de imigrantes, onde exerciam cargos de direco. Observmos desde o incio que havia uma grande cumplicidade entre os cidados brasileiros e os dos PALOP ou seus descendentes. Se, por um lado, todos eram muito crticos relativamente aos meios de comunicao, e sobretudo televiso; por outro, conheciam bem a sociedade portuguesa, manifestando o desejo de aqui permanecer. Quanto cidad russa que integrou o grupo, notmos que tinha uma postura mais distanciada, embora falasse e compreendesse muito bem a lngua portuguesa. No decorrer da sesso tambm foram evidentes as afinidades nos comentrios e nos consumos declarados pelos brasileiros e pelos cidados dos PALOP e seus descendentes. Todos os participantes afirmaram ter acesso televiso generalista, possuindo alguns mais de um aparelho. Aqueles que viviam em casas comunitrias (casas com quartos alugados a diferentes pessoas) afirmaram ter televises na sala ou no quarto. Os programas mais apreciados so os jornais televisivos, mas muitas participantes, principalmente as de origem brasileira, nomearam canais por cabo, atravs dos quais assistem a sries policiais ou outras (Anatomia de Grey, Donas de Casa Desesperadas, etc.). A cidad russa do grupo afirmou no possuir parablica nem ter acesso televiso por cabo, assistindo regularmente aos noticirios das televises portuguesas. perceptvel, pelos comentrios e conhecimentos demonstrados, que os participantes brasileiros, dos PALOP e seus descendentes se sentem em casa no pas de acolhimento, quer porque so lusfonos e conseguem transitar nas diversas hierarquias e esteretipos criados pela relao colonial , quer porque partilham, atravs do movimento associativo, valores e expectativas comuns. Estes participantes demonstram ainda um grande cosmopolitismo, no s por terem viajado e vivido noutros pases, como Cuba, Frana e Inglaterra, mas tambm por manterem contactos estreitos com redes internacionais de associaes de migrantes, nomeadamente europeias e brasileiras. As suas opinies esto muitas vezes pautadas por um l (pas de origem, pas onde viveram) e um c (Portugal), onde procuram realizar-se no aspecto profissional e pessoal e onde os media generalistas so vistos com desconfiana e desprezo. A participante russa demonstra uma compreenso diferente da sociedade portuguesa. Considera antes de mais que os portugueses no assumem a sua cidadania e esto sempre a referir-se sua terra como este pas. Para ela, isto significa que os portugueses se excluem da cidadania e no

96 | Isabel Ferin

assumem responsabilidades pelos rumos do seu pas. Segundo a mesma participante, esta postura reflecte-se no jornalismo, meio em que primeiro se acusa e depois se tenta provar a verdade dos factos. Os grandes consumos deste pblico dirigem-se para produtos culturais, como o teatro, os espectculos musicais, os ciclos de cinema e as exposies. As telenovelas no tm grande acolhimento, apesar de algumas participantes brasileiras reconhecerem que este gnero televisivo ajudou os portugueses a entenderem os brasileiros:
[...] contriburam muito para que o sotaque do portugus do Brasil passasse a ser muito reconhecido em Portugal. Tenho amigos portugueses que dizem que no percebiam palavras do portugus do Brasil, e, com a telenovela, no h mais esse estranhamento com o sotaque. (Cris, 36 anos)

No entanto, h quem afirme que estes produtos de fico poderiam ter um aspecto formativo mais vincado:
As telenovelas so o imaginrio, muito consumido pelos jovens actualmente. Devia haver personagens mais prximas dos imigrantes, dos bairros. No h personagens vindos dessas minorias. (Eduardo, 36 anos)

Por seu turno, a cidad russa tem uma opinio diferente sobre o papel das telenovelas, atribuindo-lhes um papel de integrao importante:
Gosto de ver a TVI e as telenovelas portuguesas. Aprendo muito portugus assim. Tambm passo a conhecer os hbitos do pas. Convidaram imigrantes para participar na Morangos com Acar. (Natlia, 32 anos)

Sobre os consumos de filmes e de msica, grande parte dos participantes deste grupo diz que faz download, compra ou troca. Afirmam gostar de todo o tipo de msica e seguir as novidades editadas nos pases de origem. Alguns, como viveram no estrangeiro Cuba ou Frana , criaram gostos associados aos consumos desses pases.

3. Refazendo percursos ou concluses Antes de mais, voltamos a ressaltar que a apresentao homogeneizada dos usos e consumos dos diferentes grupos de imigrantes corresponde apenas a uma estratgia de apresentao de tendncias encontradas nos grupos. Consideramos

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 97

que, consoante a origem geogrfica, a trajectria de vida e as expectativas de cada pessoa e de cada grupo, os consumos se diversificam. No entanto, h algumas constantes que assinalamos relativamente a usos e consumos de cidados oriundos dos PALOP, do Brasil e dos pases do Leste da Europa. Os resultados desta pesquisa apontam para consumos e prticas dos pblicos imigrantes que, simultaneamente, se aproximam e distanciam dos pblicos portugueses e em que a televiso surge como grande elo de coeso, e de excluso, social. a partir da televiso que todos reconhecem o pas onde vivem e pretendem ver-se reconhecidos. pela televiso que constroem e reconstroem as suas identidades individuais e colectivas portugus, luso-africano, cabo-verdiano, guineense, brasileiro, luso-brasileiro, ucraniano, romeno... , que se interrogam sobre o seu papel vtima ou criminoso?, trabalhador ou invasor?, heri ou vilo? e sobre a sua cidadania na sociedade de acolhimento. atravs da mediao da televiso que vo percepcionando comportamentos estigmatizantes e estmulos integrao, que se apercebem da distino entre cidadania de cultura e cultura de cidadania (Couldry, 2006). Todos os participantes, independentemente dos grupos de origem, tendem a salientar a tendncia dos media, sobretudo das televises generalistas e de uma certa imprensa, para construir uma identidade homogeneizada do imigrante, associada delinquncia e marginalizao. No entanto, alguns grupos sentem-se mais discriminados do que outros, nomeadamente aqueles que esto em Portugal h mais tempo e so originrios dos PALOP. Para estes cidados, sobretudo para as suas elites, o associativismo e a crtica sistemtica aos jornalistas e s imagens veiculadas pelos media constituem formas de afirmao da cidadania e de dilogo com o Outro importante (Turner, 1990). Mas noutras faixas desta populao, que acumulam vrias geraes de carncias pobreza, desemprego, escolaridade, habitao , este dilogo tende a expressar-se cada vez mais pelo recurso violncia e auto-excluso dos jovens em bairros degradados. Os brasileiros vivem a imigrao numa perspectiva ambgua. Por um lado, h um excesso de referncias ao Brasil e s indstrias culturais brasileiras (msica, publicidade, telenovela, autores e actores); por outro lado, h uma crescente relutncia por parte da populao dominante relativamente aos indicadores de identidade brasileira. Esta situao promove estratgias de convivncia diferenciadas nos cidados, ora silenciando as caractersticas de identidade mais visveis, ora reforando e carnavalizando os mesmos traos de identidade. O silenciamento d-se sobretudo na mitigao do sotaque e na adaptao de comportamentos e de hbitos de vestir e de estar; a carnavalizao acontece quando se exageram determinados traos culturais, muitas vezes estereotipados, que se sabe serem aprecia-

98 | Isabel Ferin

dos pela sociedade dominante. Ao mesmo tempo, como se viu pelos diversos usos e consumos dos media referidos, estes participantes apresentam gostos maioritariamente cosmopolitas, no s porque demonstram uma grande familiaridade com o campo dos media, mas tambm por disporem de informao e conhecerem as empresas e marcas das grandes empresas difusoras. No entanto, esta predisposio para os consumos globalizados no impede que os media a Internet (atravs da qual consultam amide os jornais das regies de origem) e as telenovelas (em que procuram rever, por exemplo, o Rio de Janeiro e sentir o chope) sejam utilizados de forma nostlgica. Quer isto dizer que os usos e consumos dos media tendem a acompanhar os diversos contextos sociais em que os cidados brasileiros se inserem e, ao mesmo tempo, atravs de mltiplos dispositivos tecnolgicos, a estabelecer a relao entre um l e um c, diminuindo as distncias e recuperando os laos afectivos. Sublinhamos que, independentemente de todos os participantes terem uma opinio negativa sobre as representaes que os jornais televisivos veiculam sobre os brasileiros em Portugal, a sua postura no a de se auto-exclurem. Muito pelo contrrio. Quase todos os entrevistados, mesmo os que no se pretendem fixar, procuram minimizar a discriminao ou o preconceito, que reconhecem existir. Aqueles que esto em Portugal h mais tempo declaram mesmo que o pas se modernizou muito rapidamente e afianam que os media tambm contriburam para essa mudana, se bem que nem sempre de forma continuada. Para estes cidados, assim como para alguns dos nascidos nos PALOP e seus descendentes, a televiso, apesar das deformaes e equvocos, o local, por excelncia, onde se efectivam as mudanas sociais e onde se pem em comum as expectativas de todos os habitantes de um pas. Entre os cidados ucranianos e romenos, podemos identificar uma outra relao com os media. Por um lado, percebemos que o facto de no dominarem a lngua portuguesa e de no possurem proximidade cultural o que se verificava nos outros grupos participantes objectiva um distanciamento relativamente aos meios de comunicao portugueses, principalmente face televiso. A este distanciamento junta-se uma outra cultura relativamente aos meios de comunicao, na medida em que o mercado nos pases do Leste da Europa ainda bastante incipiente e pouco aberto a produtos exgenos. Assim, os usos e consumos dos media por estes cidados so fundamentalmente utilitaristas: a televiso portuguesa serve para aprender a lngua portuguesa e para conhecer os seus costumes; a Internet serve para actualizar programas escolares que devero ser ministrados s crianas e aos jovens nas escolas ucranianas em Portugal; os DVD importados actualizam os repertrios musicais ou cientficos dos pases de origem. Os media

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 99

so entendidos como uma ferramenta de formao e educao e no tm valor de entretenimento. Este procurado nas redes sociais que se constituram com base na imigrao e na necessidade de manter, ou reconstruir, uma comunidade de origem, quase sempre volta de uma escola ou de uma igreja. So estes valores que fundamentam a criao de jornais nas lnguas romena e ucraniana, bem como o activismo associativo, que confere prioridade vida cultural e s particularidades simblicas dos cidados imigrados. Para estes cidados, os media no adquirem a centralidade que apresentam para os restantes grupos, pois a integrao na sociedade dominante vista como transitria, na medida em que, tendo a nacionalidade de um pas europeu, esto de certa forma em casa. Generalizando, podemos dizer que estes cidados tm uma relao com os media pautada por necessidades e funes pr-mercados globais, uma conexo porta-a-porta ou ponto-a-ponto, que parte da casa, da cidade, da regio, do pas onde viviam, para chegar at porta, ao bairro, cidade e ao pas em que trabalham e onde temporariamente vivem. O que estes cidados pretendem viver a sua casa distncia; utilizando os meios de comunicao, esforam-se por recriar o local domstico de vivncia familiar, reconstruindo simbolicamente as referncias que foram deixadas para trs e ignorando aquelas que podem pr em causa as identidades de origem.

100 | Isabel Ferin

NOTAS

Os trabalhos de campo decorreram em duas fases: a primeira, entre 18 de Junho e 13 de Agosto de 2007; a segunda, de 20 de Setembro a 10 de Outubro do mesmo ano. O universo do estudo foi constitudo pela populao com 15 ou mais anos de idade, residente em Portugal continental e regies autnomas dos Aores e da Madeira (8 961 458 indivduos). O nmero total de contactos efectuados foi de 8703. 2 A escolha da nacionalidade dos grupos teve em considerao as maiores comunidades residentes em Portugal, identificadas pelo Servio de Estrangeiros e Fronteiras (SEF): a brasileira que integra 66 354 indivduos; a cabo-verdiana, constituda por 63 925 pessoas; a ucraniana, actualmente com 39 480 cidados; e a comunidade romena, que tem vindo a crescer nos ltimos anos e que regista cerca de 19 500 cidados. 3 Bruxelas, 16/07/2004 COM (2004) 508 final, Communication from the Commission to the Council, the European Parliament, the Economic and Social Committee and the Committee of the Regions: First Annual Report on Migration and Integration; Handbook for Integration for Policy-Makers and Practitioners (2005), http://eumc.eu.int/eumc/material/pub/eurobarometer/EB2005/EB2005summary.pdf; Eurobarmetro Especial 263, publicado em 2007 sobre a discriminao na Unio Europeia. 4 A telenovela Ilha dos Amores uma fico de autoria de Maria Joo Mira e Diogo Horta, realizada em 214 episdios. Teve como produtora a Nicolau Breyner Produes (NBP) e a FEALMAR, e contou com os actores Antnio Capelo, Helena Isabel, Joo Lagarto, Margarida Carpinteiro e Sofia Alves, bem como com alguns jovens que constituem revelaes, como Joana Solnado, Diana Chaves, Hugo Chaves e Vera Kolodzig. Esta obra de fico tem como tema central a emigrao dos aorianos para o Canad e para Portugal continental na dcada de 1970. A Ilha dos Amores foi a primeira telenovela a ser gravada em suporte digital de alta definio. A telenovela Fascnios teve incio a 26 de Novembro de 2007 e terminou a 5 de Outubro de 2008, sendo constituda por 216 episdios. Produzida pela FEALMAR, com a direco de Andr Cerqueira, a ideia original pertence a Antnio Barreira, desenvolvida na Casa de Criao. O elenco desta novela contou com Alexandra Lencastre, Joo Perry, Rogrio Samora, Rita Salema, Helena Isabel, Fernando Lus e Helena Laureano. A histria comea em Goa, enclave indiano ocupado por Portugal em 1961, aquando da invaso das tropas da Unio Indiana. 5 Esta telenovela de Aguinaldo Silva estreou em Portugal a 5 de Novembro de 2007, compreendeu 210 captulos e foi dirigida por Wolf Maya, Cludio Boeckel, Ary Coslov, Gustavo Fernandes, Miguel Rodrigues e Pedro Carvana. Foi ambientada num cenrio de favela, construdo no centro de produo da Rede Globo, no Rio de Janeiro. Tratou temas como racismo, discriminao racial, delinquncia de jovens de classe mdia, poder de chefes de favela, trfico de droga e movimentos de cidadania. 6 Na formao dos grupos no foi possvel incluir cidados de origem moambicana, o que constitui um reflexo da menor dimenso desta comunidade em Portugal. 7 Em Portugal h quatro canais abertos: dois pblicos (RTP 1 e RTP 2) e dois privados (SIC e TVI). 8 Este canal faz parte do grupo controlado pelo Estado portugus e emite para todos os Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa. 9 As telenovelas na TVI com mais audincia so as exibidas aps o Jornal da Noite a partir das 21h45.
1

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 101

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Na SIC, no ano em que decorreram as sesses de grupo de foco, as telenovelas da Rede Globo tinham incio cerca das 22h. Cfr. Marktest: MediaMonitor, 4 de Junho de 2007; Marktest, Anurio de Media e Publicidade 2006; Marktest, Anurio de Media e Publicidade 2007. Cidade de Deus um filme brasileiro de Fernando Meirelles, lanado entre 2002 e 2003. O roteiro, escrito por Brulio Montovani e adaptado do livro de Paulo Lins, conta o nascimento desta cidade-favela nos arredores do Rio de Janeiro e o percurso de crianas e jovens que ali viviam, pautado pela pobreza, pela violncia e pelo trfico de drogas. Cidade dos Homens foi uma srie exibida pela Rede Globo do Brasil entre 2002 e 2005, ambientada nas favelas do Rio de Janeiro. As temticas, vividas por dois jovens adolescentes, abordam o poder dos traficantes de droga, as dificuldades financeiras e a cultura das favelas. Carandiru um filme de 2002 de Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro, rodado na priso de So Paulo com o mesmo nome. Narra a vida dentro das prises brasileiras e os problemas de violncia, trfico de droga e propagao do HIV. Tropa de Elite um filme brasileiro de 2007, dirigido por Jos Padilha, cujo tema o Batalho de Operaes Policiais Especiais (BOPE) da Polcia Militar do Rio de Janeiro, a sua luta contra o crime organizado das favelas e contra o consumo de droga pela classe mdia do Rio de Janeiro. A telenovela Vingana foi exibida de 19 de Fevereiro a 16 de Novembro de 2007 na SIC. uma adaptao realizada pela Teresa Guilherme Produes da telenovela Montecristo (de Alexandre Dumas), produzida pela televiso argentina Telef. A trama centra-se numa famlia possuidora de uma clnica mdica e na traio de dois amigos. A telenovela Jura uma adaptao da chilena Los Trienta, do canal TVN. Foi exibida entre 18 de Setembro de 2006 e 16 de Fevereiro de 2007. O enredo envolveu quatro casais jovens e urbanos, que encenaram cenas de sexo nunca protagonizadas por portugueses. A srie Conta-me como Foi uma adaptao de um formato espanhol produzido pelo Grupo Ganga Producciones, Cuntame cmo Pas (Conta-me como Foi), que relata os anos finais da ditadura Salazarista em 52 captulos. Paixes Proibidas foi uma co-produo RTP 1/Bandeirantes. Esta telenovela teve como guionista Aimar Labaki e foi realizada em 2007, com 139 episdios baseados em trs obras do escritor portugus Camilo Castelo Branco: Amor de Perdio, Mistrios de Lisboa e Livro Negro do Padre Dinis. As gravaes decorreram em Coimbra e em Lisboa (Portugal) e no Rio de Janeiro (Brasil). Lisboetas um documentrio de Srgio Trefaut, realizado em 2004 e estreado a 20 de Abril de 2006. No enredo tratada a nova vaga de imigrao em Portugal, sobretudo na regio de Lisboa. Noite Escura um filme de Joo Canijo, estreado em 2004, que aborda a prostituio numa casa de alterne no interior de Portugal.

102 | Isabel Ferin

BIBLIOGRAFIA Appadurai, Arjun (1996), Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization, Minnesota: University of Minnesota. Baganha, Ioannis et al. (2002), Os Movimentos Migratrios Externos e a sua Incidncia no Mercado de Trabalho em Portugal, Lisboa: Observatrio do Emprego e Formao Profissional. Barbour, Rosaline S.; Kitzinger, Jenny (1999), Developing Focus Group Research: Politics, Theory and Practice, Londres: Sage. Brah, Avtar (1996), Cartographies of Diaspora, Londres: Routledge. Buckingham, David (2000), The Making of Citizens: Young People, News and Politics, Londres: Routledge. Buonanno, Milly (2007), The Age of Television: Experiences and Theories (www.ebooksabouteverything.com/ebooks). Carpentier, Nico et al. (2007), Media Technology and Democracy in an Enlarged Europe, Tartu: Tartu University Press (http://homepages.vub.ac.be/~ncarpent/ar_pub.html). Couldry, Nick, (2006), Culture and Citizenship: The Missing Link?, European Journal of Cultural Studies, 9 (3), Londres: Sage, pp. 321-339. Davis, Colin (2006), Diasporic Subjectivities, French Cultural Studies, 17 (3), Londres: Sage, pp. 335-348. Featherstone, Mike (1990), Global Culture: Nationalism, Globalization and Modernity, Londres: Sage. Fenton, Natalie (2007), Bridging the Mythical Divide: Political Economy and Cultural Studies Approaches to the Analysis of the Media, in Devereux, E. (org.), Media Studies: Key Issues & Debates, Londres: Sage, pp. 7-31. Ferin, I. (coord.) (2006), A Televiso das Mulheres: Ensaios sobre a Recepo, Lisboa: Bond/ Quimera. Gilroy, Paul (1993), The Black Atlantic, Londres: Verso. Goffman, Erving (1975), Estigma: Notas sobre a Manipulao da Identidade Deteriorada, Rio de Janeiro: Zahar Editores. Hall, Stuart (1990), Cultural Identity and Diaspora, Identity, Community, Culture, Difference, Londres: Lawrence and Wishart, pp. 207-221. Livingstone, Sonia (1988), Why People Watch Soap Opera: An Analysis of the Explanations of British Viewers, European Journal of Communication, 3, Londres: Sage, pp. 55-80. Livingstone, Sonia; Couldry, Nick; Markham, Tim (2006), Media Consumption and the Future of Public Connection, Project Report. London School of Economics and Political Science, Londres, Reino Unido (www.publicconnection.org).

Usos e consumos da televiso e da Internet por imigrantes | 103

Morley, David (1986), Family Television: Cultural Power and Domestic Leisure, Londres: Comedia. Morley, David (2001), Belongings: Place, Space and Identity in a Mediated World, European Journal of Cultural Studies, 4(4), Londres: Thousand Oaks, pp. 425-448. Moores, Shaun (1993), Interpreting Audiences: The Ethnography of Media Consumption, Londres: Sage. Munday, Jennie (2006), The Use of Focus Groups to Study the Construction of Collective Identity, Sociology, 40 (1), Londres: Sage, pp. 89-105. Policarpo, Vernica (2006), Viver a Telenovela: Um Estudo sobre a Recepo, Lisboa: Livros Horizonte. Quiroz, Mara Teresa; Mrquez, Mara Teresa (1997) Mujeres que la miran y mujeres que son vistas, in Telenovela, ficcin popular y mutaciones culturales, Barcelona: Gedisa. Taylor, Charles (1992), The Politics of Recognition, Communitarianism and Individualism, Londres: Oxford University Press, pp. 107-148. Turner, Bryan S. (1990), Outline of a Theory of Citizenship, Sociology, 24 (2), Londres: Sage, pp. 189-217. Wieviorka, Michel (2000), La Diffrence, Paris: Ballard. Woodword, Katherine (1997), Identity and Difference, Londres: Thousand Oaks.

You might also like