You are on page 1of 13

TNT Cargas e Encomendas Expressas

Introduo
Ao: Programa Road Safety Perodo: outubro de 2011 - atual Responsvel pela ao: Setor de Treinamento de Motoristas E-mail: emerson.lima@tntbrasil.com.br Telefone de contato: (51) 3356 5268 Pblico alvo: Motoristas da TNT Nmero de pessoas beneficiadas: 1.384 motoristas diretamente beneficiados

Objetivo
Promover a qualidade de vida, o bem estar do colaborador e melhorar as condies de trabalho dos motoristas, conscientizando sobre valores como cidadania, empoderamento sobre as questes ticas que permeiam os aspectos do negcio, segurana nas estradas, responsabilidade pelos seus atos e consequncias scio - ambientais, so alguns dos objetivos que permeiam o escopo das aes. Objetivos do Programa Road Safety:

Promover a qualidade de vida;


Diminuir o ndice de acidentes e roubos; Melhorar a qualidade dos servios;

Aumentar a produtividade;
Reduzir a emisso de CO alinhado com as metas de sustentabilidade da empresa.

Aes realizadas
Programa Road Safety
Considerada uma etapa de resgate de valores, com cronograma de treinamentos de nvel nacional atravs de mdulos elaborados com base nos cinco pilares do programa que inclui: Tcnico, Gesto de Risco, Procedimentos Operacionais, Sade, Cidadania e Meio Ambiente; contemplados na carga horria de 16 horas por semestre. Voltado para a capacitao dos nossos Motoristas, visa desenvolver uma cultura positiva com foco na segurana, no reforo de hbitos saudveis e produtivos, bem como alinhamento a questes ticas de cidadania. No mdulo de Cidadania, o captulo que trata da TNT Cidad, apresenta o Programa Na Mo Certa que atravs de um filme conscientiza sobre a responsabilidade de cada um no combate explorao sexual de crianas e adolescentes. Ao final da conscientizao feita a entrega de adesivos e do btons do programa para oficializar o treinamento e promover a disseminao dos valores aprendidos.

Guia do Motorista
Elaborado com o objetivo de reforar as melhores prticas ao volante, relembrando os assuntos desenvolvidos ao longo do treinamento Road Safety, como o Programa Na Mo Certa. Dentro da cartilha entregue ao motorista um card, que serve para acompanhamento dos prximos encontros. Alm disso, na cartilha encontram-se telefones teis (como Disque-denncia TNT, Disque 100, Polcia Rodoviria), contatos das unidades da empresa e um espao destinado para colar uma foto da famlia para levar sempre consigo nas viagens.

Ciclo de Treinamentos Road Safety


Pensando na continuidade da conscientizao e reforo das atitudes de cidadania alinhadas com as metas da empresa, desenvolveu-se uma nova sequencia de treinamentos. O foco desta etapa a manuteno do trabalho iniciado e aprimoramento dos resultados de conscientizao dos motoristas. Ao todo so oito encontros por ano, sempre iniciados com um volume da coleo de Guias Na Mo Certa, seguidos de um mdulo especfico. Estes mdulos especficos contemplam assuntos como: Diversidade, Atendimento ao Cliente, Sade e Qualidade de Vida, Preveno de acidentes com uso de EPIs (Equipamento de Proteo Individual), Direo Defensiva, Conduo Econmica, entre outros. Todos os treinamentos so ministrados pelos Instrutores de Treinamento de Motoristas. fixada a faixa do Programa Na Mo Certa em local de boa visibilidade na filial onde o treinamento ocorre.

Capacitao dos Instrutores em Multiplicadores do Programa Na Mo Certa


Quatorze instrutores de treinamento de motoristas foram capacitados in company como Multiplicadores dos Treinamentos do Programa Na Mo Certa para atuar em todas as regionais da TNT Brasil.

Resultados esperados
Treinamento de 100% dos motoristas da empresa atravs dos mdulos do Programa Road Safety e Na Mo Certa (1.384 motoristas); Conscientizao dos motoristas quanto a importncia de seu trabalho e a responsabilidade de seus atos; Formao de pelo menos 1.384 agentes de proteo da infncia, atuando contra a explorao sexual de crianas e adolescentes; Empoderar os motoristas sobre as questes ticas que permeiam os aspectos do negcio;

Atendimento dos objetivos propostos para o Programa Road Safety:


Promover a qualidade de vida; Diminuir o ndice de acidentes e roubos; Melhorar a qualidade dos servios; Aumentar a produtividade; Reduzir a emisso de CO alinhado com as metas de sustentabilidade da empresa.

Resultados alcanados
Indicadores:
34 filiais capacitadas no Programa Road Safety no ano de 2011/2012 1186 motoristas treinados (86% do quadro de motoristas da TNT Brasil)

Conscientizao dos motoristas sobre:


O papel de cada um na sociedade Trnsito seguro e responsvel Preservao do meio ambiente e dos aspectos sociais Importncia da unio de esforos contra a explorao sexual

Benefcios para o negcio:


Equipes se tornam mais prximas e unidas dentro do ambiente de trabalho (melhora da interface entre motoristas e lderes) Maior preocupao do motorista com o bem-estar Sentimento de pertencimento e orgulho de trabalhar na TNT

Monitoramento e Avaliao
Cronograma de treinamentos:
A partir do Plano de Treinamentos de periodicidade anual, foi estabelecido um cronograma contemplando as aes do Programa Road Safety em cada regional. A programao das turmas, datas e instrutores definida junto com o gerente de cada filial. A filial convidada a participar ativamente da organizao do treinamento, envolvendo-se na causa e tomando conhecimento da programao.

Prova Terica:

Ao final de cada encontro feito um teste terico com objetivo de avaliar o desempenho de cada motorista e corrigir informaes.

Avaliao de Reao do Treinamento:


treinamento recebido. Oferece espao para observaes e comentrios.

Ferramenta que avalia a qualidade do

Feedback:

Motoristas e gestores so consultados sobre os treinamentos, ou espontaneamente procuram os instrutores ou o setor de treinamentos para feedback.

Lista de participao:

Documenta a participao dos motoristas no treinamento com dados como: carga horria, datas e previso de reciclagem.

Dicas importantes
Envolvimento e apoio das lideranas no processo de conscientizao.
Respeito aos participantes, no subestimar sua capacidade de compreenso e engajamento. Desenvolver aes alinhadas, com objetivos claros facilitam o processo e a identificao do pblico com as metas a serem alcanadas. Sempre que possvel utilizar recursos ldicos, como dinmicas, jogos, vdeos, ou outras atividades que reforcem o tema e auxiliem na reflexo e conscientizao. Se um assunto importante para a organizao preciso reforar o tpico sempre que for possvel. Para tanto, interessante buscar ferramentas diversificadas como materiais de comunicao, que incluem cartilhas, palestras, jornal interno, mural, intranet, etc.

Valorizar as vitrias e comemorar com o grupo. Aproveitar para divulgar as conquistas alcanadas, dando maior visibilidade s aes desenvolvidas.
Controle dos resultados: fundamental para que se possa mensurar e gerir os benefcios das aes para a organizao. Trabalhar na identificao de dados quantitativos e qualitativos que complementem os indicadores de performance para alinhamento s metas.

Concluso
A partir da implantao do Programa Road Safety, o tema segurana do trnsito passou a ser recorrente no dia-a-dia das filiais. Os motoristas passaram a falar abertamente sobre questes como sade e qualidade de vida, a importncia do trabalho em equipe, qualidade nas relaes interpessoais, bom atendimento ao cliente, unio de esforos para proteo dos direitos das crianas e adolescentes, bem como elevar a questo dos valores ticos da cidadania de cada colaborador. Com a realizao dos treinamentos, o Compromisso 1 do Pacto Empresarial, que diz Melhorar as condies de trabalho do caminhoneiro, incluir o tema nos treinamentos desse profissional e difundir as boas prticas oficialmente consolidado na agenda de treinamento dos nossos motoristas. Este trabalho tem se tornado robusto pois os colaboradores tem nos dado um feedback positivo (conforme anexos). O tour Road Safety teve apenas o seu incio, os frutos colhidos at o momento esto sendo avaliados de forma quantitativa e qualitativa para que consigamos aprimorar o projeto como um todo com a meta de um desdobramento em novas aes.

Anexos

Foto de um dos grupos de motoristas ao final do treinamento

Cartilha do Motorista

Carta de feedback de motorista

Card de acompanhamento dos treinamentos

Edio especial da revista Direo Certa Lista de Participao em Treinamento

Assuntos abordados:
Direo Defensiva Check List Cidadania Meio Ambiente Conduo Econmica Manuteno Preventiva
Prova de conhecimentos aplicada no 1 dia de treinamento Road Safety

Assuntos abordados:
Cdigo de Trnsito Brasileiro

Gesto de Risco
Procedimentos Operacionais Sade e Qualidade de Vida
Prova de conhecimentos aplicada no 2 dia de treinamento Road Safety

Avalia o ndice de satisfao dos participantes com relao ao treinamento, nos aspectos: Evento Instrutor Recursos didticos Infraestrutura

You might also like