You are on page 1of 23

Introduo a Energia A energia proporciona conforto pessoal e mobilidade e essencial para a produo da maior parte da riqueza social, industrial

l e comercial. Por outro lado, a produo e o consumo de energia exercem sobre o ambiente presses considerveis (incluindo a produo de calor e eletricidade, a refinao de petrleo e a sua utilizao final nas habitaes, os servios, a indstria e os transportes). Entre essas presses incluem-se a emisso de gases com efeito de estufa e poluentes atmosfricos, a utilizao dos solos, a produo de resduos e os derrames de petrleo, contribuindo para as alteraes climticas, a destruio dos ecossistemas naturais, a degradao do ambiente antrpico e provocando efeitos nocivos para a sade humana. O que Energia ? Tudo o que acontece nossa volta provocado pela energia. Olha por uma janela. Se for de dia, o sol d-nos luz e calor; se for de noite, as lmpadas usam a energia eltrica para produzir luz. O carro que te leva para a escola ou para casa abastecido com gasolina, um derivado do petrleo. Os alimentos que comemos constituem energia que usamos para brincar ou estudar.Como podes ver a energia faz com que tudo acontea. Existem dois grandes tipos de energia, dependendo se ela est em movimento ou armazenada. - A energia em movimento chama-se energia cintica ou dinmica; - A energia armazenada chama-se energia potencial. O seguinte exemplo ajuda-te a perceber a diferena entre estes dois tipos de energia. Pe uma caneta na ponta da tua escrivaninha e empurra-a para o cho. A caneta em movimento usa a energia cintica. Agora, pousa-a novamente em cima da secretria. Tu usaste a tua prpria energia armazenada para levantar e mover a caneta; medida que a afastas do cho ela vai adquirindo cada vez mais energia, pois quanto mais alta estiver maior a queda. Quando a pousas na secretria ela contm energia potencial armazenada. A energia pode ser medida de vrias maneiras. Uma delas o Btu (British Thermal Unit), medida britnica que mede a energia calorfica. Um Btu a quantidade de energia necessria para elevar um grau Fahrenheit a temperatura de 0,454 litros de gua. Um Btu corresponde a um fsforo aceso. Por exemplo, para fazer uma cafeteira de caf so necessrios 2000 Btus. A energia tambm pode ser medida em joules. So necessrios mil joules para igualar um Btu, por isso:
1

1000 Joules = 1 Btu Assim, seriam necessrios dois milhes de joules para fazer a mesma cafeteira de caf. O nome Joule vem de um fsico Ingls que se chamava James Prescott Joule. Ele descobriu que o calor um tipo de energia.

Um joule quantidade de energia necessria para levantar 454 gramas do cho a uma altura de nove polegadas ( aproximadamente 22,86 centmetros). Na generalidade os cientistas preferem medir a energia em joules do que em Btus; por outro lado, o sistema de medio mtrica, metros e quilogramas, mais usado do que o sistema britnico de "ps" e "polegadas".Como no sistema mtrico mil significa quilo ento temos: 1000 joules = 1 Kilojoule = 1 Btu Uma torrada barrada com manteiga contm cerca de 315 kilojoules; com esta energia tu poderias: - caminhar lentamente durante 15 minutos; - andar depressa durante 6 minutos; - andar de bicicleta durante 10 minutos; - dormir durante 1-1/2 horas; - conduzir um carro durante 60 segundos a 80 quilmetros por hora: - manter uma lmpada acesa de 60 watts durante 1-1/2 horas.

Algumas alteraes na forma de energia A energia no pode ser criada nem destruda, mas podemos mudar a sua forma.A energia armazenada nas pilhas das lanternas transforma-se em luz quando as acendemos. A comida ingerida armazenada no nosso corpo como energia potencial qumica; quando a usamos para trabalhar, o que implica movimento, ela constitui energia cintica.Se comeres demasiado a energia armazenada em forma de gordura. Quando falas ao telefone a tua voz transforma-se em energia elctrica, ao mesmo tempo o telefone transforma essa energia elctrica em som.

A energia calorfica O calor uma forma de energia usada em muitas circunstncias, por exemplo, serve para aquecer as casas ou cozinhar a comida. A energia calorfica apresenta-se e move-se de trs maneiras; 1. Conduo 2. Transmisso 3. Radiao A conduo de calor acontece quando a energia passa directamente de um stio para o outro. Se mexeres uma panela de sopa ao lume com uma concha metlica esta aquece. Isto acontece porque o calor conduzido da parte quente da panela para a zona fria da concha. Os metais so excelentes condutores do calor, por isso, os tachos e panelas que a tua me usa para cozinhar so feitos de metal. Outros materiais como o plstico ou a madeira so maus condutores de calor e a eles chamamos isoladores. A transmisso o movimento de gases ou lquidos de um stio frio para outro mais quente. Se a tal panela de sopa fosse feita de vidro poderamos ver as deslocaes ocorridas dentro da panela. De facto a sopa quente do fundo da panela move-se para cima onde est mais frio, e em sentido inverso, a sopa que est no cimo da panela desloca-se para o fundo onde est mais quente. Desta maneira gera-se um movimento circular corrente.

O vento muitas vezes causado por transmisses de calor. Durante o dia, o ar frio vindo do mar desloca-se de forma a substituir o ar quente da terra; noite a direco do vento inverte pois, a gua est mais quente relativamente terra. A radiao a ltima forma de movimento da energia calorfica. A luz do sol e seu calor no chegam terra por conduo ou transmisso porque o espao celeste quase vazio. Os raios solares so emitidos em linha rectas e o seu movimento chama-se radiao. Quando os raios solares atingem a terra a sua radiao absorvida ou reflectida. As superfcies escuras absorvem mais a radiao e as claras reflectem-na. Assim, durante o Vero andas mais fresco se usares roupas claras.

Energia Renovvel A energia renovvel aquela provida de fontes capazes de se regenerar por meios naturais, portanto, so considerados inesgotveis. Tambm conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produo de energia gerado nenhum, ou poucos, resduos poluentes. Exemplos: Solar

Elica

Energia no - renovvel A energia no-renovvel so recursos naturais que, quando utilizados, no podem ser repostos pela ao humana ou pela natureza, a um prazo til. Tanto os combustveis fsseis como os nucleares so considerados no renovveis, pois a capacidade de renovao muito reduzida comparada com a utilizao que deles fazemos. As reservas destas fontes energticas iro ser esgotadas, ao contrrio das energias renovveis. Exemplos: Petrleo

Nuclear

Energia Solar Existem duas formas de transformar a radiao solar em energia: atravs de painis fotovoltaicos, que convertem a energia luminosa em eltrica; e atravs de coletores solares, que utilizam o calor solar na produo de energia trmica, isto , aquecer gua e ar. O sol a fonte de vida e origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiao solar trazida para a terra leva energia equivalente a vrios milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade. Maiores produtores: Japo e EUA. PRS: Fonte inesgotvel de energia; equipamentos de baixa manuteno; abastece locais aonde a rede eltrica comum no chega. A energia solar permite a gerao de energia, no mesmo local de consumo, atravs da integrao da arquitetura. Assim, possvel levar energia eltrica a sistemas de gerao distribuda, e quase eliminar completamente as perdas ligadas aos transportes, que representam atualmente cerca de 40% do total. CONTRAS: produo interrompida noite e diminuda em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol. Curiosidade: Existem aproximadamente 150 mil sistemas domsticos de energia solar no Qunia, mais de 100 mil na China, 60 mil na Indonsia e mais de 300 mil lanternas solares na ndia.

Energia Elica Considerada mais limpa entre as renovveis, a energia elica obtida atravs da ao do vento em cata-ventos, que ao serem acionados produzem corrente eltrica. A energia elica tem sido utilizada desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operao de mquinas para movimentao das suas fbricas de ps. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA. PRS: fonte inesgotvel de energia; abastece locais aonde a rede eltrica comum no chega. CONTRAS: poluio visual (um parque elico pode ter centenas de cataventos) e, s vezes, sonora (alguns cata-ventos so muito barulhentos); morte de pssaros (que, muitas vezes, se chocam com as ps dos cata-ventos).

Curiosidades: - Na China, a capacidade de gerao de energia atravs do vento dobrou em 2002. - Desde o incio dos anos 70, o governo dinamarqus apia o desenvolvimento e a implementao de uma forte indstria de energia elica, especialmente atravs de abatimentos em impostos e investimentos pblicos. Na Dinamarca, existem mais pessoas trabalhando na indstria de energia elica do que na pesca. - Na Monglia, geradores portteis de energia elica so bastante usados por povos nmades em lmpadas, rdios e outros aparelhos eltricos.

Energia Petrleo Atualmente a maior fonte de energia utilizada, o petrleo um combustvel fssil, produzido h milhes de anos pela presso de material orgnico e encontrado em algumas zonas do subsolo da Terra. O petrleo e gs natural so encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatrios), mas tambm em rochas do embasamento cristalino. de fcil transporte, porm gera grandes impactos ao meio-ambiente, pois libera grande quantidade de CO2 na atmosfera.

FALTA TERMINAR BERNADO O ESTILO DAS DE CIMA

Energia Nuclear Um quilo de urnio capaz de produzir tanta energia como um milho de quilos de carvo. Seu uso bastante perigoso e complicado, e os casos de acidentes e vazo de materiais radioativos trouxeram grandes impactos sociais e ambientais, como o famoso caso Chernobyl. No existe um modo de tratamento ou isolamento eficiente para os dejetos resultantes do processo final da produo de energia, atualmente so estocados e no existe previso para que deixem de ser radioativos e perigosos.

FALTA TERMINAR BERNADO ESTILO DAS ACIMA

10

Hidrognio O hidrognio o elemento mais abundante no Universo e tambm o mais leve, sendo tambm o primeiro elemento da Tabela Peridica de Mendelev. O tomo de hidrognio tem apenas um prton e um eltron. Muitas estrelas, cometas e planetas so feitos de hidrognio ou contem grandes percentagens desse elemento. Acredita-se que o hidrognio tenha sido o primeiro elemento na formao do Universo.O hidrognio quando coletado por foras gravitacionais pelas estrelas, ele convertido em Hlio, por fuso nuclear, sendo esta converso fonte da energia solar e de todas as estrelas. O planeta Jpiter constitudo de hidrognio slido, lquido e gasoso. Na terra, no existe o hidrognio livre, ele est sempre associado aos outros elementos e para obt-lo puro necessrio gastar energia de dissociao de uma fonte primria. Na figura abaixo vemos o fluxograma do hidrognio, tomando-se por base a eletrlise da gua. Desde o momento em que se tornou evidente que os combustveis fsseis no eram ilimitados e que cresceram as preocupaes com meio ambiente, que, o interesse dos homens de cincia responsveis pelo planejamento do futuro da terra, voltou-se para a potencialidade energtica do sistema do hidrognio, como substituto dos combustveis fosseis. Neste sistema que estamos focalizando, o hidrognio no uma fonte primaria de energia, mas, sim, uma forma intermediria, por isso no podemos nos referir a ele como uma fonte energtica, ele apenas um vetor energtico, uma moeda energtica. Jlio Verne em seu livro A Ilha Misteriosa, j vislumbrava o papel do hidrognio no futuro, "gua decomposta em seus elementos constituintes... e decomposta sem duvida pela eletricidade... Acredito que a gua ser um dia usado como combustvel, que o hidrognio e o oxignio que a constituem, usados juntos ou separados, fornecero uma fonte inesgotvel de calor e luz, com intensidade bem maior do que o carvo capaz. O sistema energtico do hidrognio est esquematizado na figura abaixo, onde esto indicadas as vrias possibilidades para a sua produo e uso numa sociedade industrial. A variedade de fontes, diversidade de mtodos de produo, opes para armazenamento e distribuio, e o vasto espectro de usos finais possveis do hidrognio, permitem o desenvolvimento de um sistema energtico muito flexvel. O hidrognio como combustvel universal tem uma particularidade que lhe exclusiva, da sua queima resulta apenas gua, da qual ele pode ser obtido, o que muito importante do ponto de vista ecolgico.Deve-se frisar que eletricidade e hidrognio so interconversveis, seja usando-se a eletrlise da gua, com eficincia de 60% ou clulas a combustvel, o que contribui para aumentar a flexibilidade desse sistema energtico.

11

A Economia do Hidrognio Pelos registros que se dispem, a idia de uma economia baseada na utilizao do hidrognio, surgiu em 1972 (poca da cries energtica) por proposio de D.P. Gregory, num Congresso em New York. A caracterstica mais importante da Economia do Hidrognio est na substituio de matriasprima obtidas dos combustveis fosseis, em diversos segmentos industriais, como na produo de fertilizantes, na siderurgia, na reduo direta do minrio Fe2 O3, para produo de ferro esponja. No mesmo ano, W. Leeth Hauz, na Reunio da "American Chemical Society", sobre converso de energia, propunha a utilizao do hidrognio como Eco-energia, considerando os problemas de poluio ambiental e o hidrognio como forma de preservao do meio ambiente. O hidrognio como combustvel universal tem uma particularidade que lhe exclusiva, da sua queima resulta apenas gua, da qual ele pode ser obtido, o que muito importante do ponto de vista ecolgico. Do ponto de vista da preservao de recursos energticos, inesgotvel, sendo esta vantagem uma ddiva da natureza, principalmente nas regies ou pases bastante industrializados. Eletrlise x Hidreltrica Os recursos hdricos brasileiros, bem como energias solares, elicas, de mars, geotrmica e nuclear so compatveis com um sistema energtico baseado em hidrognio eletricidade. Cada uma das fontes citadas pode contribuir de maneira diferente para amenizar o problema energtico do pas. A grande vantagem do sistema conjugado (hidrognio-eletricidade) que pode acomodar grande quantidade de opes e convenincias regionais, sem ter que transformar a estrutura atual de distribuio e utilizao final. O Brasil recebeu a bno de possuir o segundo hidro-potencial do mundo (255 mil MW) de grandes quedas, sem contar com 100 mil de miniquedas, cujo potencial, facultar o atendimento das nossas necessidades em energia eltrica at meados do sculo XXI, quando aproveitadas as quedas da rea norte da Amaznia e Territrios. Nas usinas hidreltricas, existem horrios de demanda mais alta e horria de demanda baixa, ou seja, de menor consumo, que mesmo nos casos de turbinas ajustveis, no aproveitam toda energia potencial da queda d'gua, porque nessas horas, a gua que passa e gera energia no consumida potencial desperdiado. Estamos reformulando planos, visando aproveitar a parte ociosa para gerar hidrognio por eletrlise, ficando essa produo, reduzida a um custo simblico, pois o custo da energia hidreltrica, gerada nas horas de ociosidade praticamente nulo, j que est sendo desperdiado, pois energia no consumida, jamais ser aproveitada, por isso o hidrognio seria produzido a
12

custo mnimo, transportado por gasodutos construdos para gs natural, chegando ao consumidor enriquecendo o gs natural ou biogs, que teria maior poder calorfico. Combusto do Hidrognio Quando duas molculas de hidrognio combinam-se com uma molcula de oxignio, em presena de um agente ignidor, a reao do tipo oxidante, exotrmica violenta, produzindo luz e calor intenso, gerando 28.890 kcal/kg e gua vaporizada (PCI) e a liberao de tanta energia trmica, pode ser aproveitada de vrias maneiras, sem preocupao com a poluio, pois o subproduto novamente gua. O hidrognio pode ser tambm utilizado, para outras finalidades: Industria alimentcia, na hidrogenao de gorduras. Industria sabo em p, na hidrosulfurizao do leo. Industria qumica, para fertilizantes, amnia, etc. Industria farmacutica, auxilia processos especficos. Industria de vidros, aumenta a temperatura de fuso. Industria metalrgica, reduo de minrios e ao. Dessulfurao de combustveis retira enxofre. Produzir energia eltrica em clula combustvel.

Potencialidade do Brasil O Brasil, segundo Marcus Zwanziger da Unicamp, j tem tecnologia suficiente para entrar na era do hidrognio, sem pedir ou comprar "know-how" no exterior. Na rea de gerao e armazenamento de hidrognio, as inovaes que foram introduzidas pela Unicamp, colocaram o Brasil em igualdade de condies com cinco ou seis pases dos mais desenvolvidos nesse campo. O hidrognio pode ser obtido de vrias formas: Eletrlise da gua.......................................Unicamp Decomposio da amnia..........................Unicamp Decomposio de metanol.........................Japo Reao de hidretos metlicos....................Unicamp De ligas de ferro-titnio..............................Unicamp De ligas de nquel-magnzio......................Unicamp Cloroplastos artificiais (Melvin Calvin)......Berkeley-USA Bioenergia - Engenharia Gentica.............C.Marchetti-USA
13

No Brasil, na Unicamp, j podem ser construdos eletrolizadores tipo tanque ou tipo filtro, para capacidade de produo at 100 Nm3/h. Experincias feitas na Unicamp foi obtido o hidrognio a partir da amnia. No Japo j foi obtido hidrognio puro a partir do metanol misturado com gua num reator tubular a temperatura de 280 a 300oC em presena de catalisadores especficos, verificando-se a seguinte reao: CH3OH + H2O CO2 + 3H2 Para uma unidade tpica, produzindo 350Nm3/h, se faz necessrio 240 Kg de metanol, 144 Kg de H2O (desmineralizada), 14 kW de energia eltrica DC e 7m3 de gua para refrigerao do sistema. Na rea de Bioenergia o uso de cloroplastos artificiais desenvolvidos por Melvin, na Califrnia, galhas (ndulos) nas razes do tipo Rhizobium podem ser conectadas a tubulaes e por meio de bombas coletoras, retira-se o hidrognio. Tambm Marchetti atravs de alteraes de DNA e RNA, em carvalho, conseguiu produzir galhas, desde a dimenso de uma cabea de alfinete, at o tamanho de uma bola de futebol, para produo de hidrognio. Vetor Energtico do Hidrognio O hidrognio, pela potencialidade que oferece, considerando a quantidade d'gua da superfcie do planeta terra, (326 bilhes de m3), pode ser considerado como vetor de energia de mdulo infinito, se considerarmos que as reaes so verdadeiras nos dois sentidos: H2 + O2 H2O + 33.890 kcal/kg H2O - 39,41 WDC -----> H2 + O2 ( * ) (*) Considerando energia hidreltrica ociosa. Pelo seu potencial, pela ausncia de rudos ou resduo poluente, pela facilidade de ser obtido e armazenado, o hidrognio pode otimizar a eficincia das Usinas Termeltricas, utilizando hidrognio gerado nas horas ociosas, para funcionar as turbinas a gs. Clula Combustvel A clula combustvel a hidrognio produz eletricidade diretamente do combustvel, atravs de processo eletroqumico, com eficincia de 90%. Essa eficincia pode ser obtida em sistema de potncia, utilizando clula a combustvel a hidrognio com cogerao. A tecnologia atual consiste de potncia, com trs subsistemas: 1 - Processamento do combustvel convertendo-o a uma mistura gasosa, rica em hidrognio.
14

2 - A clula converte a energia qumica da mistura em corrente contnua e energia trmica. 3 - O inversor transforma a corrente contnua em corrente alternada e a energia trmica gera vapor. Bio-Energia O cientista Melvin Calvin (Prmio Nobel de Qumica de 1964), conhece as potencialidades em biomassas do Brasil, depois de vrias visitas para pesquisas, divulga seus estudos sobre a Bio-Energia-Gentica, focalizando "A arvore de Hidrognio" (Rhizobium) de onde se pode colher o hidrognio ou gs metano, de uma cavidade fechada, chamada galha, que pode ser esvaziada por meio de uma bomba, no circuito das reaes qumicas, produzidas pelas reaes da fotossntese, conforme descrito abaixo: A galha provoca o inverso da fotossntese e torna o hidrognio ou metano, disponvel em uma cavidade fechada que pode ser esvaziada com uma bomba coletora apropriada. Hidrognio , smbolo H, elemento gasoso reativo. Seu nmero atmico 1 e pertence ao grupo 1 (ou IA) do sistema peridico. H trs istopos: hidrognio simples, composto de um prton; deutrio, (Deutrio : istopo de hidrognio, estvel e no radioativo, com uma massa atmica de 2,01363, cujo smbolo D ou 2H. A gua pesada (xido de deutrio, D2O) tem um ponto de ebulio de 101,42 C e um ponto de congelamento de 3,81 C. temperatura ambiente, sua densidade 10,79% maior do que a da gua normal. Junto com o trtio, o deutrio, sob a forma de deuterino de ltio, um componente essencial das armas de fuso nuclear.) Com um prton e um nutron; e trtio, um istopo radioativo e instvel, que contm um prton e dois nutrons. abundante no Sol e outras estrelas, sendo o elemento mais comum no Universo. Na Terra, o composto mais abundante e importante do hidrognio a gua, H2O. ainda parte essencial de todos os hidrocarbonetos e dos cidos. O hidrognio reage com elementos no metlicos: com nitrognio, formando amnia; com enxofre, cido sulfdrico; com cloro, cloreto de hidrognio, e com oxignio para formar gua. Combina-se ainda com certos metais, como sdio e ltio, formando hidretos. empregado, em grandes quantidades, na elaborao do amonaco e na sntese do lcool metlico. A hidrogenao tambm requer quantidades expressivas de hidrognio.

15

Na natureza, so encontrados dois istopos de hidrognio: o hidrognio normal ou leve e o hidrognio pesado (deutrio). O terceiro istopo, o trtio, radioativo, com uma vida mdia de 12,26 anos. Embora o trtio seja conhecido, sobretudo por seu papel na fuso nuclear, tambm usado como traador para estudar reaes biolgicas. O carbono tem trs istopos naturais: o carbono 12 constitui 98,89% do carbono natural e serve de padro para a escala de massas atmicas; o carbono 13 o nico istopo magntico do carbono e usado em estudos estruturais de compostos que contm este elemento; o carbono 14, produzido pelo bombardeio de nitrognio com raios csmicos, radioativos (com uma vida mdia de 5.760 anos), empregado para datar objetos arqueolgicos.

16

Utilizao do Hidrognio em um carro Atrs do carro eltrico, vai um motor movido a hidrognio, que no faz barulho e elimina gua pelo escapamento 1. A energia para o motor vem do hidrognio gasoso, estocado num tanque parecido com os de gs natural veicular. A diferena que o tanque feito de fibra de carbono, que mais leve e suporta cem vezes mais presso. Como o hidrognio pouco denso, preciso botar muita presso para fazer caber muito gs em pouco espao 2. A clula combustvel a pea que transforma o hidrognio em energia. Ela usa um princpio descoberto h quase 200 anos para produzir eletricidade a partir da reao qumica do gs hidrognio com o oxignio do ar. O nico subproduto da reao gua: 3. As molculas de hidrognio se dividem em ons de hidrognio (H+) e eltrons livres (e-) / 2. Os prtons de hidrognio atravessam uma membrana mida, onde se encontram com molculas de O2 que foram quebradas em ons (O-) para formar gua / 3. A membrana no deixa os eltrons passar e os faz pegar outro caminho: a que se forma a corrente eltrica 4. Uma das peas exclusivas - e mais caras - do carro eltrico o sistema eletrnico que controla a origem de energia. Ele decide, em cada momento, se a eletricidade do motor deve vir das baterias, dos capacitores ou da clula combustvel, de acordo com a acelerao e o tipo de movimento - partida, acelerao, subida etc. 5. No lugar da energia liberada pela combusto de gasolina ou outro combustvel, o motor consome a eletricidade vinda do hidrognio. Como no precisa das exploses, o motor no faz nenhum barulho! Ele pesa no mximo 100 kg (metade de um motor convencional) e tem uma potncia que vai de 60 a 120 cavalos, o equivalente a um carro popular 6. A eletricidade produzida na clula pode ir direto para o motor ou recarregar duas reservas de energia do carro: baterias e ultracapacitores. As primeiras so como baterias de celulares e do uma carga extra para o carro subir uma ladeira, por exemplo. Os capacitores fazem o mesmo, s que mais rpido, numa acelerada repentina

17

7. Alguns carros eltricos podem recarregar as baterias na tomada de casa em at seis horas. Com as baterias 100%, a autonomia chega a apenas 100 km. J um tanque de hidrognio suficiente para cerca de 350 km. No d para ir do Rio de Janeiro a So Paulo sem reabastecer, mas d para circular numa boa na cidade 8. Um equipamento comum nos carros eltricos o freio regenerativo: ele transforma a energia mecnica do movimento das rodas em eletricidade para recarregar as baterias. Se voc descer uma serra, por exemplo, pode chegar l embaixo com a bateria mais carregada que no incio da viagem

18

Vantagens o elemento mais abundante do universo. O Hidrognio no txico. Reduo da emisso de gases causadores do efeito estufa, como o CO2 e o CH4. Reduo da poluio sonora, pois as clulas a hidrognio operam silenciosamente. Reduo da emisso de partculas na atmosfera, como fumaa e fuligem. Crescimento econmico, desenvolvimento e criao de empregos em diversas reas.

Desvantagens Tecnologia mais cara. Em um modelo de extrao de hidrognio h dependncia de hidrocarbonetos, petrleo e seus derivados, produtos txicos. Ainda no uma clula a hidrognio que alie preo e eficincia. A necessidade da utilizao de metais nobres como, por exemplo, a platina que um metal caro e raro. Os problemas e os custos associados ao transporte e distribuio.

No Brasil O Brasil est no rol de pases que dispem da tecnologia para o nibus eltrico. Uma parceria entre a Coppe/UFRJ e a empresa brasileira Tracel desenvolveu um nibus hbrido movido a hidrognio e energia eltrica, com capacidade para 70 passageiros. Mais silencioso que os movidos a diesel, o nibus dispe de internet sem fio e tomadas para que passageiros possam carregar seus aparelhos eletrnicos. O veculo, cuja a tecnologia 100% brasileira, tem custo estimado em R$ 1 milho e autonomia para rodar por 500 km com o "tanque" cheio. O hidrognio usado para colocar o automvel em movimento enquanto a energia garante a manuteno da velocidade. O nibus utiliza cinco quilos de hidrognio para cada 100 km percorridos. Segundo a Tracel, o custo do hidrognio de US$ 6 por quilo --ou US$ 30 para cada 100 quilmetros. Ainda no h, porm, postos de abastecimento e fornecimento em larga escala do combustvel.

19

No mundo Em novembro de 2011 foi Inaugurada na Alemanha a primeira usina hibrida de energia elica e de hidrognio no mundo. A vantagem dessa instalao que, quando h muito vento, ela produz hidrognio que armazenado para quando a velocidade do ar diminuir. Assim, fica garantida uma capacidade estvel de fornecimento de energia, o que apenas uma turbina elica no pode assegurar, j que depende das condies meteorolgicas para produzir mais ou menos eletricidade.

20

Tecnologia Atualmente, os esforos tecnolgicos vm se concentrando na ampliao da vida til das clulas a combustvel e na reduo de seus custos. Considerveis avanos foram realizados nessas reas com o cumprimento de diversas metas estabelecidas tanto pelo Departamento de Energia dos EUA quanto pelas prprias empresas. Nos ltimos cinco anos, o custo das clulas a combustvel foi reduzido de 15.000 US$/kW para 4000 US$/kW e a vida til ampliada de 5.000 para 20.000 horas. A aplicao de clulas a combustvel em alguns nichos de mercado como backup eltrico de alta confiabilidade (estaes retransmissoras de telefonia) e veculos de carga para ambientes restritivos (empilhadeiras eltricas) j economicamente vivel em diversos pases.

Concluso Podemos concluir que o H2 promissor, mas no resolve o problema de uma fonte "real" de energia. E essa s metade da histria, porque ainda h a questo de como armazenar e transportar essa substncia de forma segura. O H2 um gs que s pode ser liquefeito a temperaturas baixas e presses relativamente altas, alm de ser facilmente inflamvel.

21

Referncia 1. http://www.ecoconsciente.com.br/index.php?option=com_content&view= article&id=54&Itemid=104 2. http://www.abcdaenergia.com/enervivas/intro.htm 3. http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala3/ sala3_16.htm

22

4. http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms 2&i=23&id=245 5. http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-o-carroeletrico 6. http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1104535-brasil-detem-tecnologiapara-construir-onibus-eletrico.shtml 7. http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/10/alemanha-inaugura-usinahibrida-com-tecnologia-eolica-e-de-hidrogenio.html 8. https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2010/10/hidrogenio-ummercado-comparavel-ao-do-petroleo/6658/

23

You might also like