You are on page 1of 41

A REPRODUO HUMANA

clica

Sistema reprodutor
Garante a perpetuao da espcie Na espcie humana a reproduo sexuada
Sistema reprodutor masculino Gmeta masculino: espermatozide Sistema reprodutor feminino Gmeta feminino: vulo

Ovo

Novo ser

Sexualidade
A espcie humana possui dimorfismo sexual.
Caracteres sexuais primrios
Diferenas no sistema reprodutor (existem mesmo antes do nascimento).

Caracteres sexuais secundrios


Diferenas morfolgicas visveis a partir da adolescncia.

Caracteres Sexuais Secundrios


Rapazes
-Mudana da voz -Desenvolvimento corporal por aumento de massa muscular -Aumento do tamanho do pnis e dos testculos -Aparecimento do acne -Aparecimento de plos nas axilas, rgos genitais, etc. -Maior secreo da hormona testoterona.

Raparigas
-Alargamento das ancas. -Maior acumulao de gordura no tecido adiposo. -Desenvolvimento dos seios e das ancas. -Aparecimento do acne. -Aparecimento dos plos nas axilas, rgos genitais -Maior secreo das hormonas estrognio e progesterona.

Sistema Reprodutor

Uma das funes que caracteriza os seres vivos a reproduo. atravs dela que assegurada a continuidade da vida. pela reproduo que os seres vivos asseguram a existncia de descendentes. Sem ela as espcies extinguir-se-iam. Na reproduo sexuada dois animais de sexos diferentes, masculino e feminino, quando ocorre a fecundao, do origem a seres semelhantes.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO


O sistema reprodutor masculino constitudo por: Testculos so duas glndulas situadas na parte exterior do corpo, numa espcie de bolsa o escroto que produzem os espermatozides. Prstata glndula que produz o lquido prosttico, situada na base da bexiga e atravessada pela uretra. Pnis situado na parte exterior do corpo, enche-se de sangue e endurece quando sexualmente excitado ereco. atravessado pela uretra, por onde o esperma expulso quando acontece a ejaculao.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


O sistema reprodutor feminino constitudo por: Vagina msculo elstico em forma de tubo que se liga ao tero por um canal delgado e se abre para o exterior pela vulva, com dois pequenos e dois grandes lbios. tero tem a forma de pra virada ao contrrio e oco, com fortes paredes musculares muito elsticas. Trompas dois canais delgados que partem da regio superior do tero em direco a cada um dos ovrios. Ovrios duas glndulas do tamanho de uma amndoa onde se produzem os vulos.

FECUNDAO

A No interior dos ovrios amadurece, alternadamente em cada ms, um vulo. Este vulo amadurecido deixa o ovrio e passa para a trompa, iniciando-se a ovulao. B Se, nas relaes sexuais, for depositado esperma na vagina da mulher, os espermatozides, devido sua mobilidade, sobem at trompa, ocorrendo a fecundao. C Aps a fecundao, o ovo desloca-se para o interior do tero e, depois de transformado num pequeno embrio fixa-se na parede. Esta, entretanto, tornou-se espessa e esponjosa, como que acolchoada para o receber confortavelmente.

Gmeta Feminino - vulo

Gmeta Masculino Espermatozide

Movimento de um Espermatozide

DESLOCAO DOS ESPERMATOZIDES

CONDIES PARA A FECUNDAO


Presena de espermatozides nas vias genitais femininas

Durante o perodo de ovulao, o colo do tero fica bem aberto com um muco alcalino abundante onde mais fcil a deslocao dos espermatozides

A estreita entrada para as trompas, apesar de se encontrar permanentemente aberta, s permite a passagem de muito poucos espermatozides de cada vez.

Fecundao vulo
Video 1

Ovulao tero

VDEO

Espermatozides Vagina

FORMAO DO EMBRIO

Mrula

VIDEO 1

Implantao do embrio no tero ( endomtrio) NIDAO

Mrula e Embrio

A mrula desloca-se para o interior do tero e o embrio fixa-se na sua parede

Onde est o erro?

S parte do espermatozide que entra na clula feminina.

Depois da FECUNDAO

Trompa de falpio Fecundao 1 dia Implantao 2 dia Endomtrio

3 dia
Parede uterina

Trofoblasto

Estdio de 4 dia
Mrula

Boto embrion embrionrio

5 dia

Massa celular interna

Cavidade do blastocisto
Cavidade uterina

Camada superficial de c clulas

Resumindo

Fecundao

12 horas

1clula

24 horas

2 clulas

45 horas

4 clulas

O que a Placenta?
A placenta um rgo que existe somente durante a gestao e tem a funo de manter a gestao e garantir o desenvolvimento normal do feto. Sua formao se inicia a partir do momento em que o ovo (vulo fecundado) se implanta na cavidade uterina e continua se desenvolvendo at o momento do nascimento da criana. Quando madura, a placenta um disco com aproximadamente 20 cm de dimetro e 2 cm de espessura com aparncia de carne vermelho escura. Ela tem uma face materna que fica aderida ao tero e uma face fetal de onde emerge o cordo umbilical.

Qual a sua funo?


dentro da placenta que a circulao fetal se aproxima da circulao materna; porm, no existe um contacto directo entre o sangue materno e fetal. Neste espao ocorrem muitas trocas, no sangue materno temos oxignio e nutrientes (glicose, vitaminas, gua,) que se destinam nutrio fetal. O feto utiliza tais nutrientes e os seus dejectos (CO2, uria, acido rico,) so tambm eliminados atravs da placenta. Alm de nutrir, a placenta tem a funo de proteger o feto, pois tambm transporta anticorpos que so as clulas de defesa. A placenta funciona como um filtro, uma barreira, mesmo assim algumas substncias nocivas podem ultrapass-la ( medicamentos, vrus e bactrias que podem prejudicar o desenvolvimento fetal ).

Formao dos anexos embrionrios


Garantem o normal desenvolvimento da criana
Placenta mnios Cavidade uterina

Cordo umbilical

Parede uterina

Cavidade amnitica

Formao dos anexos embrionrios

Formao dos anexos embrionrios

Principais etapas da vida

Perodo embrionrio & Perodo fetal

Perodo embrionrio

5 semanas

6 semanas

7 semanas

Perodo fetal

9 semanas

13 semanas

17 semanas

21 semanas

Perodo fetal

25 semanas

30 semanas

36 semanas

Parto
Parto o processo mediante o qual a criana expulsa do tero atravs da vagina, no nono ms da gravidez. Nessa poca, o feto mede cerca de 50 cm de comprimento e pesa em mdia 3 e 3,5 kg. Inicia-se com contraces irregulares do tero a cada 20 ou 30 minutos, com frequncia e intensidade que aumentam com o avano do processo. No momento do parto, o colo do tero se dilata e a musculatura uterina passa a se contrair ritmicamente. A bolsa amnitica se rompe e o lquido extravasa pela vagina. O feto com a cabea voltada para baixo, empurrado para fora do tero pelas fortes contraces da musculatura uterina.

Parto
A vagina se dilata, permitindo a passagem do bb. A placenta se desprende da parede uterina e tambm expulsa pela vagina, juntamente com o sangue proveniente do rompimento dos vasos sanguneos maternos. Nesse momento, o cordo umbilical, que liga o feto placenta, deve ser cortado. A durao normal de um parto de 13 a 14 horas, para a mulher que espera seu primeiro filho, e de 8 a 9 horas, para a mulher que j tenha dado luz.

Parto
O desprendimento da placenta induz a respirao do recm-nascido. O dixido carbono reduzido pelas clulas do bb se acumula em seu sangue, uma vez que no pode mais ser eliminado para o sangue da me, atravs da placenta. Em poucos segundos, a concentrao de dixido de carbono na circulao do bb eleva-se a ponto de estimular os centros cerebrais que controlam a respirao. Esses centros induzem o sistema respiratrio do recm-nascido a funcionar

Placenta tero Cordo umbilical Cervix Vagina

O Parto

Placenta Cordo umbilical

Gmeos Verdadeiros e Falsos

Clicar nas imagens

You might also like