You are on page 1of 16

Tutorial Fazendo Hidromel Caseiro.

posted 29 de dezembro de 2009 /

Ola galera at que enfim postei aqui o tutorial que havia prometido h tempos kkkk. Se no sabe o que hidromel clique aqui. Bom iremos usar uma gambiarra caseira mesmo nesse tutorial, pois resolvi fazer de forma a gastar menos e obter um resultado legal e bem diferente. Vamos l: Ingredientes para essa receita. 3,5 litros de gua mineral 600 gramas de Mel de oprculo ou o mais puro que encontrar ( o meu comprei em caet) 5 a 8 gramas de levedura (pode ser fermento biolgico para pes) Vamos usar tambm a garrafa a onde vem gua mineral e duas mangueirinhas e mais uma garrafinha menor para fazer uma gambiarra onde ser o fermentador do hidromel. ( Qualquer coisa clique nas imagens par aumenta-las)

Como podem ver essa a garrafa de 5 Litros de gua mineral, na tampa fiz cuidadosamente dois furos para encaixar duas mangueiras de Nvel que voc pode compra em qualquer loja ou deposito de construo, aqui eu comprei por R$ 1.26 o metro.

Voc deve construir seu fermentador igual na imagem acima corretamente para uma melhor fermentao de seu hidromel, lembrando que na garrafa menor tem que ter um furo ou espao para escapar os gases e a mangueira deve ficar dentro da gua. Medindo o mel e colocando em banho Maria.

Voc deve sempre medir o mel de acordo com a gua notando que deve ser uma media de 80 % de gua para 20 % de mel, ou seja, para 3 litros de gua 600 gramas de mel notem como o mel mais pesado que a gua eu medir 500 ml nessa vasilha.

Coloque o hidromel em banho Maria ate ficar bem ralinho uma vez que costumamos comprar ele bem denso.

Coloque 2 litros de gua em outra vasilha e despeje o mel quando notar que ele j esta bem aquecido (no deixe o mel ferver) e agite bem com uma colher ate a espuma abaixar.

Aps agitar bem despeje a mistura no garrafo com o resto da gua deixando sobra um pouco, mais ou menos 0,5 litro na vasilha onde misturou o mel com a gua.

Nesse 0,5 litro da mistura que voc deixou de fora do garrafo voc deve acrescentar o fermento que voc comprou, mais antes espere a mistura esfriar at a temperatura ambiente mais ou menos. Despeje todo o fermento e misture bem, logo aps deixe repousando at o liquido do garrafo tambm chegar temperatura ambiente. Depois despeje essa mistura no garrafo e tampe-o bem se necessitar vede-o com fita isolante, o resultado final deve ser esse, igual a foto.

Agora s deixar fermentando para transformar o aucar do mel em alcool em um lugar tranquilo sem contato direto com a luz solar at ele comear a clarear e ocorrer deposio do fermento no fundo do garrafo, quando isso ocorrer voc dever retirar provas para testar o gosto e quantidade de alcool que deseja e posteriormente filtrar a mistura em um coador de caf at retira todo o fermento e depois engarrafar e colocar na geladeira ou para envelhecer para agregar mais valores. O ideial deixar mais ou menos 3 meses fermentando, e a cada 30 dias trocar o hidromel de garrafa, deixando as leveduras (fermento) mortas que vao ficar no fundo da garrafa para tras, pode tambem retirar o hidromel da garrafa sem pegar as leveduras mortas , lavar a garrafa e depois voltar o hidromel para ela.

Melomel Como fazer hidromel com frutas.


posted 15 de agosto de 2011 / No Comments

Salve galera do Celtas Today, esta mais uma receita bsica de hidromel, acompanhada de trs dicas de timas frutas para fazer um timo hidromel, ou melhor, um delicioso Melomel (hidromel com frutas). A escolha de qual fruta ser usada fica inteiramente a cargo de cada pessoa, mas vou explicar passo a passo como usar os trs tipos de frutas.

Receita pra fazer 20 litros de hidromel com frutas (melomel).

Utilizaremos para essa receita uma:


Densidade inicial de aproximadamente 1.126 e uma densidade final de aproximadamente 1.040. Esses dados podem ser obtidos facilmente com ajuda de um densmetro. Equipamentos necessrios: Balde ou galo de 20 litros ou maior. Colher longa Densmetro Termmetro Mangueira de nvel.

AirLock Mesh Bags 7 kg de mel. 17,5 g de nutrientes/energticos. 2 pacotes de Lalvin 71b1122 12 L de gua pr-fervida. Frutas

Ingredientes:

Adies de frutas:
Se voc no tiver certeza da quantidade de fruta que vai usar em seu hidromel, lembre-se de errar pra menos, ou seja, coloque uma quantidade menor de frutas, pois fcil acrescentar mais frutas, mas muito difcil remov-las uma vez que j esto no hidromel. Use sacos de malha esterilizados (Mesh Bags) ao invs de adicionar as frutas diretamente no mosto uma vez que entope a mangueira de nvel na hora de fazer as transferncias para outros baldes ou fermentadores, e reduz a quantidade de hidromel e substancias perdidas no fundo do balde, alem de ajudar na hora da limpeza. Nesta receita voc s vai adicionar as frutas na segunda fermentao, ou seja, cerca de 28 a 30 dias depois de ter colocado o hidromel para fermentar e estiver fazendo a primeira transferncia de baldes ou fermentadores. Antes de adicionar as frutas voc deve ter em mente se vai querer um hidromel seco ou suave. Para um hidromel seco use menos frutas. 1. Cerejas Usando cerejas, voc pode adicionar 3,2 a 4,5 kg de cerejas naturais picadas adicionem-as diretamente no mosto ou em um saco de malha. 2. Groselhas Adicionar 2,3 a 3,2 kg de groselhas picadas diretamente ou em um saco de malha esterilizado. Congele as groselhas dois dias antes do dia que for us-las e descongele-as umas duas horas antes de adicion-las ao mosto. Tenha cuidado, as groselhas mancham facilmente sua roupa. 3. Ameixas Use 3,2 a 4,1 Kg de ameixas sem caroo e cortadas ao meio com a pele ainda na fruta (para servirem como tanino), amasse-as um pouco antes de colocar no mosto e d preferncia para ameixas extremamente maduras.

Procedimento:

Dois dias antes de fazer o hidromel, coloque a levedura 71B-1122 para reidratar e iniciar o processo de multiplicao. Esterilize uma garrafa de 2 litros de preferncia de vidro, em uma panela ferva 1,5 litros de gua e com um termmetro espere atingir uma temperatura de 65 e adicione 236 ml de mel de tima qualidade, derrame a mistura na garrafa de 2 litros, misture bastante e adicione 2,5 g de nutrientes/energticos. Espere a mistura atingir 35 e adicione o fermento, agite vigorosamente a mistura por um minuto ou dois. Quando a aerao estiver

completa tampe a garrafa com uma rolha e um airlock e adicione gua no airlock at na marca indicada. Dois dias depois quando for fazer o hidromel esterilize todos os equipamentos e vasilhames (baldes, rolhas, colheres, valvula airlock, tampas, etc), usando o c -brite ou qualquer outro produto para esterilizar equipamentos alimentcios. Lembre-se de enxaguar bem os equipamentos com gua corrente depois de esteriliz-los. Ferva 7,6 litros de gua na panela por 10 minutos, desligue o fogo e deixe a gua resfriar a aproximadamente 65 . Acrescente o restante do mel, e depois adicione 5 g de nutrientes e misture bem.

Aps 20 minutos resfrie o mostro a uma temperatura de 21 , quando resfriado, despeje-o devagar no balde ou tanque de fermentao higienizado. Complete a marca de 19 litros adicionando gua mineral e agite o balde para misturar o mosto. Tire uma leitura da densidade inicial usando o densmetro e anote, essa densidade deve estar perto de 1.126 e 1.130, se o mosto estiver em uma temperatura entre 18 e 21 adicione a levedura, ou seja, o contedo da garrafa que voc preparou dois dias antes e deixe arejar bem por 40 minutos. Tampe o balde e coloque a vlvula airlock na tampa, adicione gua com sal na vlvula at na marca indicada ou tambm pode ser uma vodka barata, para evitar o surgimento de microrganismo ou insetos no local.

Nutrindo a Levedura (Opcional):

Aps 24 horas, adicione 5 g de nutriente/energtico ao mosto. Use uma colher longa esterilizada para adicionar o nutriente e agitar o mosto. Mexa delicadamente no incio, misture o suficiente para despertar a levedura, mas no to vigorosamente ao ponto de causar bolhas. Aps 48 horas repita o passo anterior s que adicionando apenas 2,5 g de nutriente/energtico. Aps 72 horas repita novamente o passo anterior adicionando tambm 2,5g.

Fermentao:

Apos todos esses passos deixe o hidromel fermentar por no mnimo 28 dias, quando a atividade das bolhas que saem pela airlock reduzirem a uma bolha a cada 30 segundos ou menos, faa uma leitura da densidade do mosto e a noite, transferira o hidromel para o fermentador secundrio ou balde de fermentao e adicione uma das trs frutas indicadas acima. Certifique-se de monitorar seu mosto periodicamente e sinta-se livre para ajustar as quantidades de frutas para o seu prprio gosto. Quando o hidromel adquirir um carter bastante frutado ou passado mais um ms, transfira o hidromel para outro fermentador e deixe fermentar por mais alguns meses. Quando o hidromel tiver parado de borbulhar e hora de engarrafar ou colocar para envelhecer. Engarrafamento:

Se a densidade esperada for de 1.030 a 1.045, haver uma boa quantidade de acares residuais no hidromel deixandoo com caracterstica suave. Esteja ciente de que inadequadamente armazenados os hidromeis com grande quantidade de acares residuais podem carbonatar-se ao longo do tempo, ficando com aparncia de espumante. Se por acaso achou esse tutorial complicado leia este tutorial passo a passo e aprenda como fazerhidromel usando leveduras lalvin ou veja esse tutorial de como fazer hidromel usando amoras. Tenho disponveis os nutrientes e leveduras usadas nesse tutorial, caso tenha interesse confira esse link. Espero que gostem do tutorial e se no for pedir muito votem no Celtas Today para o TopBlog, estamos representando a cultura e msica celta nesta votao. At a prxima.

Fazendo Hidromel Caseiro usando Leveduras Lalvin.

posted 24 de outubro de 2010 / No Comments

Salve Galera do Celtas Today e todos que adoram Hidromel, hoje vou mostrar nesse tutorial como fazer Hidromel usando a Levedura Lalvin D 47 ou 71B1122. No exemplo vou usar a 71B1122 j que a grande maioria que pediu o tutorial prefere um Hidromel mais Suave ( eu j prefiro ele seco ou semi-suave). Primeiro vamos necessitar de alguns materiais e equipamentos, nessa receita vou usar: Um Balde de Fermentao 20 Litros. gua Mineral 14 a 16 litros ( Compre logo o galo de 20 litros). Levedura Lalvin 71B1122 ou Lalvin D47. Mangueira de Nvel 50 centmetros. Garrafa pet. Suplementos e Nutrientes para levedura.

Clique nas imagens para ampliar. Para comear a fazer o Hidromel temos que ter em mente o produto final que queremos, por exemplo: se queremos um hidromel seco, suave ou semi-suave e a quantidade de lcool que queremos para o Hidromel. Para isso fiz um tabela mostrando alguns valores para determinados tipos de Hidromel, mas o ideal ter um Densmetro ( Hidrometro) para medir a quantidade certa.

Densidade a 1,090 : aprox. 1350 g mel / 5 L de mosto Densidade a 1,100 : aprox. 1500 g mel / 5 L de mosto Densidade a 1,120 : aprox. 1800 g mel / 5 L de mosto Densidade 1,070 at 1,090 Teremos um Hidromel Seco (Dry mead) Densidade 1,090 at 1,100 Teremos um Hidromel Semi- Suave (semi-sweet mead) Densidade superior a 1,100 Teremos um Hidromel Suave (sweet mead)

Para Mosto com:

Nessa receita vamos fazer um hidromel Suave com Densidade 1,100. Usando um Hidrometro ( Densmetro) podemos notar que quando colocamos somente gua o densmetro fica em 1,000 quando colocamos o Mel o Mosto comea a aumentar a Densidade. Se no tiver um densmetro em casa, como esse tutorial para fabricao caseira (tem diferena entre caseira e artesanal) e no comercial podemos usar a proporo acima. No tutorial vou fazer 20 litros de Hidromel ( 20 litros de Mosto) ento usaremos a proporo 1500 g mel / 5 L de mosto ou seja aproximadamente 6 Quilos de Mel para 20 Litros de mostro (6 quilos de mel para 14 litros de gua). Mos a Obra, antes de mais nada, limpe e esterilize o local e os equipamentos que voc vai usar para fabricar o Hidromel, eu vou usar o C-Brite um produto qumico usado para esterilizar equipamentos e ambientes que lidam com alimentos, um dos melhores e usado em produes profissionais, mas se algum for usar tome cuidado com os olhos e lave com gua corrente todo o material usado depois de passar a mistura de C-Brite (um pacote para 5 litros de gua) e deixe secar naturalmente.

Coloque o mel em banho maria ate que fique ralo, facilitando assim seu manuseio, v mexendo at que fique leve e no grude tanto na colher.

Clique nas imagens para ampliar. Enquanto o mel fica em banho maria, aquea 50 ml de gua mineral a um temperatura de 35 a 40 graus.

Pegue a levedura e coloque em uma tigela ou recipiente, despeje os 50 ml de gua e misture por alguns minutos depois deixe descaar por aproximadamente 15 minutos( No deixa passar de 45 minutos). Importante, se a levedura estiver na geladeira, antes de mistura-la com a gua, deixe que ela atinja a temperatura ambiente.

Clique nas imagens para ampliar. Se tiver algum nutriente ou cidos para levedura voc pode usar, nesse exemplo vou usar uma quantidade minima de Yeast energizer, Acid Blend e Tanino somente para equilibrar a mistura uma vez que o Mel que vou usar de tima qualidade silvestre, bem escuro, rico em minerais e de aroma suave ( no use mel de eucalipto ou qualquer mel de aroma forte). Misture os nutrientes de acordo com a quantidade necessria para sua receita com gua a uma temperatura ambiente.

Clique nas imagens para ampliar. Acredito que ainda est aprendendo a fazer hidromel ento deixe de lado essa parte dos nutriente, mas aconselho que adquira para poder fazer hidromis de qualidade. Pegue o Balde de Fermentao e complete ele com 14 litros de gua mineral.

Clique nas imagens para ampliar. Quando o mel j estiver bem ralo despeje com calma no Balde de Fermentao, se tiver um densmetro coloque ele dentro da gua de forma que fique boiando e v acrescentando o mel at atingir a marca de 1.100 em sua escala, se no tiver o densmetro siga a tabela cima e despeje aproximadamente 6 quilos de mel.

Clique nas imagens para ampliar. Aps passar os 15 minutos deixando a levedura agindo despeje o contedo inteiro no Balde de Fermentao, mas para isso tenha certeza que a temperatura interna do mostro no est superior a 35 graus, caso esteja espera at chegar nessa temperatura para poder adicionar a levedura.

Clique nas imagens para ampliar. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos, depois acrescente os nutrientes, cidos entre outros na mistura.

Clique nas imagens para ampliar. Coloque o densmetro novamente na mistura e certifique que tenha a densidade de 1,100 caso no tenha coloque mais mel para aumentar a densidade ou mais gua para diminuir a densidade.

Deixe o Balde aberto por 40 minutos aps ter terminado todos os passos acima e depois tampe.

No seu Balde de fermentao devera ter um furo com um mangueira ligada a uma garrafa pet de forma que a mangueira no balde no encoste no hidromel e que fique vedado e a mangueira fique dentro da garrafa pet submersa a uma mistura de gua e sal, na sua garrafa pet devera ter alguns furos para que o gs liberado na mistura escape, isso de fundamental importncia.

Clique nas imagens para ampliar. Depois de fechar o Balde, deixe fermentando por 3 Meses, e a cada ms voc faz uma trasfega ou seja troca de balde. Isso serve para eliminar as leveduras mortas e tambm para clarificar o hidromel.

A trasfega voc faz da seguinte forma. Use uma mangueira para passar o hidromel para outro recipiente, repare que no fundo do balde onde est o hidromel vai estar cheio de leveduras mortas, de fundamental importncia que voc no agite o balde e faa o possvel para que essas leveduras que esto no fundo do balde no v para o outro recipiente.

Ou ento faa um furo em seu Balde de fermentao antes de comear a fazer o hidromel e coloque uma torneira igual a da imagem abaixo de forma que fique uns 4 dedos acima do fundo do balde.

Assim quando quiser mudar o hidromel de recipiente s abrir a tampa e a torneira, desse modo as leveduras mortas sempre vo ficar no fundo do balde.

Hidromel Classico 5/2/10 | Hidromel com futas vermelhas 18/6/10 Bom isso ai galera, apreciem seus hidromis com moderao e no esqueam de me chamar para provar ok? Ou me mandem uma garrafinha hehehe.Tenho as Leveduras Lalvin D47 e Lalvin 71B1122 e tambm o C-brite para vender, quem quiser mande e-mail para catrak@celtastoday.com que a gente combina. Entrem na Pgina Hidromel Artesanal no

Facebook: http://www.facebook.com/HidromelArtesanal

You might also like