You are on page 1of 63

Proveniente do Livro: "Ultimes Paroles" de Lakshmi Prasad Traduo de A.

Duarte 2002

ESTE LIVRO rene seis entrevistas a Krishnamurti conduzidas por Lakshmi Prasad entre Jan. de 81 e Dez. 85, entrevistas essas que evidenciam um carcter completamente nico. A abordagem de Prasad e a sua capacidade de formulao das questes no essencial ultrapassam largamente o campo de investigao habitual dos jornais e revistas. Alm disso raros so os jornalistas que tenham tido o privilgio de entrevistar K com regularidade. Contudo Prasad no um jornalista no sentido estrito do termo, tendo, ao invs, sido chefe de redaco do Andhra Prabha Weekly, um jornal que, por partilhar de um vivo interesse nos ensinamentos de K, lhe sugeriu certo dia que empreendesse uma srie de entrevistas com ele. Com efeito, Prasad vinha j seguindo as suas conferncias havia alguns anos e tinha conhecimento da maior parte das suas obras. Na verdade como se ele tivesse sido magnetizado pelo carisma de Krishnamurti e isso tivesse tornado o seu encontro com ele uma consequncia inevitvel. Podemos constatar pela leitura destas entrevistas a extrema diversidade de questes que foram tratadas e a no menor clareza e simplicidade com que K. responde s perguntas de carcter pertinente, uma clareza que lana nova luz sobre vrios aspectos dos seus ensinamentos. Interrogado acerca do progresso cientfico K faz acento sobre uma nica questo de valor: ter a cincia contribudo de algum modo para tornar o homem melhor? Segundo o que lhe era dado perceber, ainda que se busque a natureza e a estrutura da matria com maior profundidade "sempre se acaba negligenciando a dimenso no-material da energia". Ou seja, carecemos de uma abordagem humana. Evocando o porvir ele vai mais alm, a ponto de afirmar que "a menos que mude radicalmente de perspectiva, a humanidade dever fazer face a uma guerra nuclear."
1

K. questiona aqui a possibilidade da religio poder escapar crena, ao dogma e ao ritual e fundamentar-se simplesmente numa tica de vida quotidiana. Ou seja, da possibilidade de existir algo de sagrado no seio do que possamos viver com autenticidade. K afirma que o crebro o centro dos sentidos e que, tentar destruir os sentidos pela supresso ou pelo controle na verdade aniquilar o prprio crebro. No significa isso, todavia, que se deva perseguir o prazer gratuito. Mas se o corao chegar a definhar, de que forma poderemos p. ex. perceber a beleza? A propsito da educao e dos valores morais K interroga: "Ensinais os vossos filhos a respeitar os pais, os vizinhos, as rvores, as plantas e o meio ambiente? Se existir amor, respeito e afeio, ento haver moral." Segundo as suas palavras, "o importante no espalhar os ensinamentos mas vive-los. H. Patwardhan

Introduo
O Despertar Total do Homem Os investigadores acadmicos, como de resto os demais, tm a tendncia de classificar comummente o conhecimento em diferentes disciplinas - fsica, matemtica, filosofia, psicologia, etc., mas Jiddu Krishnamurti - pensador, filsofo e pedagogo recusa abordar os diversos campos do saber separadamente e, ao contrrio, esfora-se por os reunir colocando precisamente um acento naquilo que sustm as suas aparentes divises. Assim, no domnio da arte por ex., K no fala de musica, dana ou teatro mas considera tais categorias sob o signo da unidade. Mais, ele procura acercar-se desse "qualquer coisa" de que brotam todas as formas de beleza.

Basicamente, parece que K rejeita a validade de um intelecto que a maior parte das pessoas percebe como ferramenta indispensvel ao desenvolvimento da cincia, da tecnologia e do progresso da humanidade. No que ele negue a utilidade da inteligncia na realizao e concretizao de objectivos precisos, mas ao invs, sustenta que o progresso no resolveu nenhum problema relativo ao sofrimento, nem solido nem ao desequilbrio psicolgico. E apesar de toda a paleta de emoes que comporta, o corao tambm no constitui uma ferramenta adequada para poder sobrepujar esses problemas, que exigem uma abordagem que v alm tanto da inteligncia como da emoo. Krishnamurti conduz-nos das guas turvas do pensamento confuso e das emoes turbulentas de um corao imerso na ignorncia para o interior de uma clareira onde podemos, a um s tempo ver e escutar para l dos sentidos. Com efeito foram numerosos os mestres que neste nosso tempo se manifestaram j, mas K parece ser o nico que ensina a humanidade como pensar e como se desembaraar do intelecto a fim de descobrir algo de radicalmente diferente, possibilitando desse modo a imerso de uma faculdade nova que seja capaz de transcender as nossas capacidades ordinrias, baseadas na trilogia do pensamento/emoo/experincia - possibilidade essa que, quando plenamente descoberta apaga toda a diviso e classificao a fim de se considerar o problema humano na totalidade. A humanidade dilacerada pelas divises de raa e lngua prefere debruar-se sobre categorias do tipo pensador, intuitivo, sbio e ignorante, grande e pequeno, etc. Mas todas elas K rejeita a fim de poder reunir o homem e a vida num todo indissocivel. Por todo o mundo o homem faz face a conflitos contnuos; isso um facto indiscutvel, tanto no plano ntimo como no exterior. Se a sorte lhe sorri certamente poder escapar ao sofrimento corporal, mas o sofrimento da mente ningum pode evitar. Todavia, segundo K, possvel pr termo ao
3

sofrimento psicolgico e livrar-se desse fardo pesado para poder perceber a dimenso do sagrado na vida. E o mestre convida-nos a participar de todo o corao nessa tarefa afortunada.

Os Dilogos
Lutas e Conflitos Prasad- Parece que as mais diversas comunidades esto a atravessar estados de dissenso e agresso contnuos, pelo mundo todo. Como analisaria a situao? Krishnamurti- Veja bem, os conflitos que separam o homem comeam no nvel individual, ou melhor, no seio da famlia. Com efeito a incompreenso j reina entre os membros do prprio lar; ambies, sonhos, aspiraes- cada um sonha somente consigo prprio. Alm disso, tudo o que caracteriza a famlia tambm se encontra no plano da comunidade e estende-se a toda a nao. Por isso, esses conflitos devem ser resolvidos com base no indivduo, antes que se possa passar etapa seguinte. As Comunicaes - Penso que o rpido desenvolvimento das comunicaes deveria motivar uma melhor compreenso entre os povos do mundo. Mas apesar disso observamos por todo o lado um recrudescer de conflitos ideolgicos. No existir uma relao qualquer entre o crescente aperfeioamento da tecnologia- ou a acelerao do progresso- e o declnio de certos valores que nos caracterizam como homens, tal como a generosidade? E, no caso de existir, qual ser a sua razo?
4

K- evidente que esses valores se enfraquecem dia aps dia, medida que se refora o apego aos bens deste mundo- dinheiro, sexo e poder. Mas a sua questo toca o aspecto impossvel de contornarmos uma tal situao. Na verdade a prpria existncia da tecnologia permitiu a expanso generalizada de todos esses desejos. At o poltico de menor importncia movido, hoje, pela sede de poder. Quanto ao dinheiro e ao sexo, eles representam os factores dominantes da vida quotidiana. Agora junte a isso a velocidade formidvel das comunicaes- que caracteriza a nossa poca...Num contexto desses como esperar que o homem evolua de outro modo? O nosso avano tecnolgico situa-se na exacta medida da nossa derrota moral. E se bem que, numerosos gurus tratem das questes dos valores verdadeiros, nada fazem, por outro lado, para impedir que estes estejam em falta- para nada referir sobre as religies estabelecidas que geralmente confundem o discurso com a aco. Mas o que interessa aos gurus o poder; eles no o encorajaro a ir mais longe. - De um modo geral eles no convidam discusso... K- Os gurus contentam-se em decretar aquilo que conveniente fazer. Mas quando se trata de passar aos actos eles tornam-se ausentes. Ocupados que esto a reforar as bases do seu poder, passam o seu tempo a avaliar a fora numrica dos seus discpulos. Assim, quem salvar o homem? Ningum, excepto ele mesmo.

Disciplina

- Parece que o senhor, apesar de pregar o autocontrole, ao mesmo tempo luta contra toda a forma de disciplina imposta do exterior. Assim, se considerarmos o estado actual da ndia, no lhe parece que todas as camadas da populao deviam ser submetidas a um mnimo de disciplina? K- E quem deveria controlar quem? Ser que todos esses governos corruptos se encontram altura de poder ensinar o que quer que seja s pessoas? Ser que as nossas instituies pedaggicas so susceptveis de poder transmitir o mais pequeno valor que seja nossa juventude? Por certo, numerosos adolescentes voltam-se para as drogas e adoptam comportamentos suicidas. Mas como que os professores universitrios obtiveram os seus lugares seno pela corrupo? - Preferiria que eles servissem de exemplo aos seus alunos. No acredita que os jovens sejam um pouco desatentos? Eles conhecem muito bem a forma de agir dos seus pais, como eles vivem e que mtodos empregam para abrir o seu caminho na sociedade. A que se deve essa rebelio levada a cabo pela maior parte deles? Em boa verdade os moos e as moas deviam receber uma educao adequada e tentar alcanar, por si mesmos, as exigncias de uma vida correcta. Mas isso decide-se ao nvel da escola. Achyut Patwardhan- O que Prasad parece sugerir que, aqui, como nos pases comunistas, deveria existir uma censura que se exercesse sobre certas formas de literatura ou produo artstica, ou por outras palavras, um controle mnimo imposto do exterior. K- Quem me ensinou a mim a disciplina? A bem dizer, eu fui criado na maior liberdade e jamais algum me proibiu de fumar, de beber lcool ou de comer carne, todavia esses desejos so-me desconhecidos.

AP- H a disciplina que forjada por ns mesmos e a disciplina que a sociedade nos impem K- Essa ltima no tem razo de ser. Lembre-se do caso de Bhagalpur...(K faz clara aluso ao caso dos ladres a quem foram arrancados os olhos, aps terem sido detidos, por deciso das autoridades locais. Fez-se tanto alarido ao redor desse drama, na poca, que choveram tempestades de protestos.) - Ento devemos deixar um tolo em liberdade? K- E se aquele que o interna for ainda mais tolo? O que a disciplina? aprender. E cada um de ns deve aprender, de modo imperativo. Sempre foram ministrados numerosos constrangimentos aos monges, s seitas e s ordens religiosas no decurso dos sculos. Agora veja o resultado. Hoje, possvel certos "homens de Deus" abandonarem o celibato. E no teriam obtido, por certo, o direito de se casarem se no o tivessem exigido por si mesmos.

Duas Geraes - Voc ensinou mais de duas geraes e agora, ao observar o modo como reagiram s suas palavras, ser que descobre alguma diferena p. ex. entre a gerao dos anos trinta e a dos oitenta? No teremos perdido hoje, vitimas da superficialidade contempornea, o fervor que caracterizou a poca anterior? K- Nessa altura as pessoas acreditavam em qualquer coisa e no hesitavam em sacrificar as suas vidas por um ideal. Veja a guerra Civil de Espanha em que tanto os fascistas como os comunistas eram possudos de uma f irredutvel. - Do mesmo modo que neste pas ao tempo do incio da luta pela independncia...
7

K- Sim, o nosso grande movimento pela libertao. Acontece o mesmo em cada pas; primeiro o ideal e depois a queda. Assim so as coisas. Hoje toda a gente duvida. Mas, ainda recentemente o Papa disse que se deve reforar a f em Jesus Cristo e na Igreja. Que significa isso? - Sem dvida que nos devamos aplicar no fortalecimento de uma f, j de si enfraquecida. K- Mas o homem no acredita em mais nada. Dito de outro modo, quanto mais humanos formos menos acreditareis. Em verdade, se no descobrirmos uma coisa por ns prprios no podemos crer- seja em que maravilha for. Mas assim que descobrirmos essa coisa no teremos mais necessidade de crenas. Ento ningum poder impor- nos a f a partir do exterior.

Lngua Materna - Gostaria agora de lhe colocar uma questo mais pessoal. Em criana, o senhor exprimia-se em tlegu, que foi sem dvida o seu idioma. Se lhe falar agora nessa lngua ser que me compreenderia? Poderia dizer algumas palavras em tlegu para a satisfao dos nossos leitores? K- Sinto-me desolado .Esqueci tudo .Ao jovem rapaz que eu fui ensinaram uma s coisa: aprender perfeitamente uma s lngua- o ingls; ou seja a lngua universal. Naturalmente possuo rudimentos de francs, de italiano e de espanhol. Mas quando era adolescente o meu crculo tinha a esperana que me endereasse ao mundo inteiro. Na verdade cresci numa atmosfera quase aristocrtica, entre pessoas que dominavam o ingls na perfeio.

- No entanto, vejo-me na obrigao de insistir, no interesse dos meus leitores... K- De acordo. Insista l.(Com um sorriso) - Talvez o tenham aconselhado unicamente a exprimir-se em ingls e no tenha aprendido outra... AP- Prasad queria saber se ainda conserva algumas recordaes do tlegu. K- Sem dvida ainda posso contar at dez. - Muito bem, isso chegar. K-(de modo forado) Okati, rendu, moodu, nalugu (aps grande hesitao prossegue misturando os idiomas para terminar tudo numa exploso de riso)cinco, seis, etc. tudo. Veja, j estava a comear a deslizar para o italiano.

Uma Sondagem Profunda - Em cada poca surge um ser excepcional que escava um pouco, estanca a sua sede e partilha a gua com os outros. Depois percorre o seu caminho. Os discpulos, por sua vez, no fazem o menor esforo por escavar- e o poo acaba por secar. Ento constri- se um santurio nesse local e transformamno num local de culto. Porque no possuem a vontade de escavar por eles mesmos? Ser esse o destino da humanidade? AP- Eis a uma excelente questo. K- (Observando o rosto do entrevistador com ar incrdulo, como lhe parecesse impossvel que um jornalista possa ter tais preocupaes) Com efeito trata-se de uma boa questo.(E, logo com um modo penetrante e inquiridor) Mas ser voc o seu autor?

- Naturalmente, seno veja: li numerosos livros sufis, particularmente Rumi. E agora, quando converso sobre estes assuntos com as pessoas, algumas chegam mesmo a exclamar: "Vejam, ele fala mesmo como Krishnamurti!" K- Muito bem.(K pareceu mergulhar em si mesmo)Que coisa nos ensinaram os homens seno a seguir os maiores de entre ns? No s no domnio espiritual como em toda a esfera de actividade. Quer se trate de arte, de poltica ou de cincia, essa foi sempre a regra. Um desejar imitar Picasso, outro Bethoven. O homem foi condicionado a seguir o rasto dos outros e nesse conformismo que responde ao seu anseio profundo, ele encontra-se em segurana. No queremos pensar por nossa cabea porque fomos ensinados o que se deve pensar ao invs de como pensar. E a sociedade, a nossa educao, a nossa religio encorajam-nos a imitar e a obedecer; em resumo, encoraja em ns a conformao. H milhares de anos que vm incutindo a imitao; mas o meu crebro resiste s suas solicitaes. Que outra coisa posso fazer? Vejam, o homem no gosta de mudana. - Assistiu ao encontro de ontem? AP- Sim, assisti. K- Como pode constatar exprimi-me diante de um grande nmero de pessoas. Mas, quantos me escutaram verdadeiramente, quantos me acompanharam no percurso, antes de voltar rapidamente para os seus caprichos? Assim so os seres humanos. - Permiti que apresentemos agora as nossas despedidas.(Ergui-me com a minha filha Padmapriya. Krishnamurti desceu connosco as escadas da casa).

10

K- Sempre que nos encontremos em Vasanta Vihar no hesite em vir visitar-me. A entrevista que no deveria exceder, partida, os vinte minutos durou trs quartos de hora. Da em diante K teve sempre a ateno de me tratar como um amigo. A Cincia e o Porvir - O progresso cientfico encerra tanto o melhor como o pior. Que papel acha que desempenhar a cincia nos anos vindouros? K- Que coisa exactamente a cincia? O desenvolvimento da cincia e o avano tecnolgico apresentam seguramente um carcter positivo. Evidentemente o progresso alcanado no domnio da medicina da cirurgia e das comunicaes- para no mencionar o da agricultura ou o da biologia prestou grandes servios humanidade, mas convm igualmente examinar os seus aspectos destrutivos. Na verdade, so raros os cientistas, ou as instituies de que dependem, que se consagrem exclusivamente felicidade do gnero humano. Perante a exigncia dos governos, numerosos pesquisadores so, com efeito, conduzidos para fins destrutivos. Eis como vejo a cincia. Mas qual a sua natureza profunda, qual o seu sentido exacto? - Temos por hbito apreciar a cincia segundo os moldes que ela tomou hoje, quer estes sejam benficos ou no. K- A forma como ela se apresenta uma coisa mas a natureza dos seus objectivos e das suas perspectivas outra. Contribui a cincia para tornar o homem melhor, ou para lhe ensinar o sentida da beleza? Conduziu ela a alguma pesquisa nos domnios da tica ou da esttica? Ou criou novos desejos no
11

homem a fim de aumentar ainda mais a sua confuso? O que a cincia? Qual a verdadeira perspectiva? No consiste ela em examinar as coisas sem opinio nem preconceitos, a fim de se revelarem os factos? Tal deveria ser, pelo menos, a vontade dos pesquisadores- que ento poderiam utilizar as suas descobertas para um maior proveito por parte da humanidade. No ser essa a sua funo nica? - Os cientistas parecem fazer passar a impresso de que a sua tarefa consiste somente em fazer pesquisas e em descobrir os segredos da natureza. No fundo eles pensam que as suas descobertas enlevam o poder poltico. K- precisamente esse o seu erro. A cincia concentrou toda a sua ateno tanto na energia quanto na matria e desse modo colocou um enorme poder destrutivo nas mos do homem. No esse o gnero de pesquisa que deveria ter sido encorajado. Porque que os cientistas negligenciaram as pesquisas concernentes dimenso imaterial da energia? Essa fora infinita teria ento podido ser explorada em todas as suas implicaes, mas os cientistas encontram-se limitados pela sua aco, na parte da energia contida na matria. Porque tm eles tanta falta de abordagem humanitria? culpa da cincia ou dos pesquisadores? Ou ela imputa essa responsabilidade aos governos que, a despeito disso encorajam os cientistas a criar instrumentos de destruio? Se o homem que h que culpar ento porque condenar a cincia? Outro dia tomei, pela primeira vez um avio de Frankfurt para Madras sem escala... - Com o mesmo tipo de avies tambm se pode espalhar chuvas de bombas sobre pessoas inocentes. S depende unicamente de ns que uma coisa possa ser utilizada com fins positivos ou negativos. K- A questo a seguinte: que funo desempenhar a cincia nos anos vindouros? A
12

menos que haja uma mudana radical de perspectiva a humanidade dever enfrentar uma guerra atmica. Mas se os seres humanos forem to s capazes de observar sua volta, e tomar conscincia, ento podero decidir de que modo utilizar a cincia e tomar as disposies que se impem. Mas, por misericrdia, no esperemos que uma guerra atmica destrua a maior parte da humanidade para nos concentrarmos exclusivamente nos aspectos benficos da cincia. Os pesquisadores, tanto quanto os governos preocupados com o bem-estar pblico deviam empenhar-se hoje- e no num futuro incertoem no fabricar mais engenhos destrutivos e em suprimir desde logo os armamentos existentes. Se tais resolues no forem tomadas hoje, elas devero s-lo pelos poucos sobreviventes do holocausto nuclear, se algum sobreviver. Porque no faz-lo j? Somos responsveis pela totalidade do mundo e temos que encontrar uma aproximao mais sensata. Sobre a Agressividade das Religies Organizadas - As religies estabelecidas adoptam posies cada vez mais agressivas e opem- se umas s outras com o fim de estender as suas esferas de influncia, pondo assim em perigo a paz do mundo. Ser que as mentes mais razoveis no deveriam reunir-se para prevenir uma tal ameaa? K- Com efeito, excepo do Budismo, a maior parte das religies actuam desse modo. Na verdade, a religio actualmente tornou-se um gigantesco negcio; algumas Igrejas lidam com somas colossais- para no mencionar o poder poltico que arrecadam. Mas acreditar cegamente em determinada coisa e impor essa crena aos outros, isso uma coisa verdadeiramente espantosa! No necessrio nem fazer referncia a religies como o Islo ou o Cristianismo, cujas actividades so bem conhecidas,
13

mas presentemente esse fenmeno estende-se at ao Hinduismo. Imagine que essa gente at j comeou a construir templos no estrangeiro, e em cidades como N.York, Milwaukee e Filadlfia. Haver mesmo necessidade de exportar todo esse absurdo e o contra-senso decorrente sob a etiqueta do Hinduismo? Deve-se transmitir esse refugo de supersties aos outros pases? Que se esperar exactamente ao mostrar essa algaraviada pomposa pelo mundo? De uma maneira geral a religio perdeu o seu carcter profundo e actualmente administrada como uma grande empresa, de cujos mtodos, de resto, participa. Por detrs das suas hierarquias organizadas operam foras extremamente poderosas que possuem todo o dinheiro necessrio e que no hesitam, se for caso disso, em recorrer violncia. Por seu turno, a maior parte dos jornais prefere guardar silncio sobre as suas actividades. Quem querer, com efeito, criticar as religies estabelecidas e assim habilitar-se a perder centenas de milhar de seguidores? De facto, as diferentes hierarquias clericais consagram-se principalmente ao reforo das suas instituies, e os gurus ao aumento do nmero dos seus discpulos. Tratar-se- isso de religio ou simplesmente de fanatismo? E que diferena haver entre religio e poltica? Mas, para voltar sua questo- "poderemos conceber que um certo nmero de mentes lcidas se reunam a fim de prevenir um tal perigo"? Respondo-lhe que as "mentes razoveis" so quase inexistentes no seio dos religiosos. A lucidez normalmente no liga bem com a superstio. Na verdade, a corrupo reina quase por todo o lado e os chamados religiosos tambm contribuem para ela. Seno veja esses adeptos que continuamente brigam e recorrem a argumentos do tipo: "o meu guru melhor que o teu"! Onde estaro, pois, os homens lcidos? E como espera encontr-los entre esses grupos vidos de competio? E no esqueamos os intelectuais. Esses diro que nada tm a fazer com a religio. At mesmo s a palavra j os deixa
14

intimidados. Eles preferem nem tocar em tal questo; melhor- eles nem mesmo procuram saber se existe uma dimenso sagrada e se possvel explor-la. Considerando tudo isso como uma s coisa, saltanos evidncia a questo: poder a religio escapar crena, ao dogma e ao ritual para se basear simplesmente na tica da vida quotidiana? Dito de um outro modo, existir algo sagrado com que se possa viver em autenticidade? Mas, quem poder entender uma tal questo?

Estar a Verdade Reservada Somente a Uns Quantos? - Segundo aquilo que o senhor diz, o seu ensinamento no endereado a algumas pessoas cuidadosamente escolhidas mas sim ao maior nmero. Por intermdio das suas conferncias milhares de pessoas por todo o mundo j puderam escut-lo, mas essa equanimidade de oportunidades est longe de ter conseguido que todos despertassem pois s um pequeno nmero de adeptos parece ter atingido esse limiar decisivo. E eu penso que em todas as pocas acontece a mesma coisa. Como explica esse fenmeno? K- Quebrar o rosrio de hbitos que se possui no uma coisa fcil; o homem submete-se a um modelo, cai numa espcie de letargia e evita cuidadosamente tudo o que possa p-la em questo. No fundo, as pessoas cultivam a amargura e o cinismo. Do ponto de vista psicolgico so raros aqueles que procuram a liberdade. Certamente cada um gosta de ser livre para agir sua maneira- mas, e a liberdade interior? Essa exige um longo e paciente trabalho de explorao de si. Destruir o velho casulo exige com efeito uma energia fenomenal. Na verdade a maior parte das pessoas que assiste s minhas conferncias vo, sobretudo, possudas de
15

curiosidade. Quantas delas pretendem verdadeiramente levar uma vida justa e equilibrada? Quantas esto preparadas para fazer a experincia daquilo que lhes transmito e para o pr em prtica em suas vidas? O materialismo reina de modo exacerbado nestes dias, e semelhana do futebol, na Europa, o dinheiro tornou-se o novo deus no panteo indiano. A "bondade" e o "bem" so valores considerados fora de moda. Mas o que ser bom seno ser holstico- ou dito de outro modo, no viver em contradio consigo mesmo? Mas a vida moderna mantm-nos sob uma presso a que parecemos no poder escapar. Agora, como se poder praticar o bem num tal contexto? O nosso pas confrontado com o problema do excesso de populao de modo que a simples sobrevivncia das pessoas se torna um jogo. Como quereis ensinar a bondade a uma pessoa submetida a tais contries? No fundo, a verdade no interessa grande parte das pessoas. E se formos incapazes de transcender o jogo dos fenmenos para colocar o essencial em questo, permaneceremos prisioneiros do passado. Mas a maior parte das pessoas recusa-se a alcanar vistas mais longas; o que querem divertir-se. At a religio se tornou um divertimento! Permita-me, a propsito, que conte uma pequena anedota. Certo dia viajava eu de Bombaim a Delhi e no meu compartimento viajavam alguns homens de negcios. Pois imagine o senhor que um deles me abordou, para me pedir se os distraa com algumas boas palavras espirituais! - Eles queriam que lhes servisse de palhao? (incrdulo) K- Exactamente. Ora veja s. Assim esto as pessoas; as seitas, os gurus, os seus discpulos- esse o grande divertimento da nossa poca. Distrair o povo, fazer sempre mais adeptos, tornar-se cada vez mais forte- essa a busca do mundo moderno. Quem querer chegar essncia das coisas? Onde esto os verdadeiros fervorosos? Mas, que coisa

16

podemos ns fazer? Semear o nosso gro e esperar que a terra seja frtil... A Palavra D lugar Vida - Em razo da longa familiaridade que tenho com as suas obras, Krishnaji, acontece que, presentemente, sempre que me deparo com um texto religioso qualquer, reparo imediatamente nos aspectos fundamentais do mesmo ou seja, se possui caractersticas com algum cunho de autenticidade. Parece que me transmitiu uma espcie de chave que me permite abrir todas as portas da experincia humana, seja sagrada ou profana. Que pensa disso? K- Essa a sua percepo. Os cristos, p. ex. referem que os meus ensinamentos lhes evocam os de Jesus. Outros ainda afirmam que estou prximo do Buda. Basicamente, cada um- seja budista, catlico ou hinduista, reencontra o seu profeta ou o seu deus nas minhas palavras. J aquilo que experimenta parece ser um pouco diferente. - Bem, certo que na tentativa de expor a minha experincia pessoal, formulei mal a minha questo.. K- Seja como for, parece-me que podemos ficar por aqui e passar questo seguinte.

Comunicar atravs da Meditao - Parece que, de um modo geral, todos aqueles que foram tocados pelo "xtase" ou pela graa perdem toda a conscincia e parecem incapazes de dirigir os paos dos outros. Mas o senhor, ao contrrio insiste na exaltao controlada como se quisesse alargar o crculo estreito dos "despertos".
17

AP- Que entende por "exaltao controlada"? K- Talvez no convenha aqui interpretar a expresso, mas Prasad parece querer dizer que... AP- Como poderemos conceber essa mesma exaltao e ao mesmo tempo um sentido de profundidade? No existir contradio nesses termos? P- Muitos daqueles que conseguiram obter a percepo do "Outro" ficam abalados de terror. A palavra desses "loucos de Deus" passa a ser um balbucio. Na verdade elas escapam-lhes completamente e eles mostram-se completamente incapazes de partilhar a sua experincia com os demais e, basicamente, pensam que nada mais tm a fazer neste mundo. Ao contrrio, o senhor continua a comunicar mesmo quando mostra estar em profunda meditao. K- Compreendo o que quer dizer, mas em lugar de falar de "exaltao controlada" abordemos a coisa por um ngulo diferente- o da paixo. Se estiver apaixonado de verdade por uma coisa ento no sentir agitao alguma. A paixo consome-se por si mesma como um fogo e s depende de vs utiliz-la ou no. Pense na fora de um rio; por certo o homem poder controlar o seu dbito, construindo barragens, mas a gua continua sendo o que , e continuar a obedecer sua natureza indomvel. prprio dela que corra sem interrupo. Sim, a gua permanece a mesma desde o comeo at ao fim. Alguns utilizamna enquanto que outros no.

Da Simplicidade das Palavras

18

- Tenho-o escutado e lido os seus livros com toda a ateno e percebo que no tem por hbito utilizar palavras abstractas nem complexas; quando fala, por vezes ocorre inesperadamente uma expresso difcil mas a imediatamente a clarifica. Isso exige um esforo consciente? K- Respondo-lhe muito simplesmente que, assim que me preparo para falar, no me ocorre a mais pequena ideia mente. Se utilizo um termo que me parece inexacto no o corrijo de imediato mas procuro em mim mesmo. Por exemplo, o que o crebro e o que a mente? Que diferena h entre os dois? O facto de clarificar essa diferena no implica nenhum esforo. Se tiver que mudar a palavra, fao-o, e quando estamos em dilogo aberto e algum sugere uma palavra mais precisa eu aceitoa. Evidentemente as palavras simples revelam-se bem mais directas do que as complexas. Todavia essas devem brotar com naturalidade. Ao tempo da minha adolescncia, a senhora Besant aconselhou-me vivamente a ler o Antigo Testamento, por isso no de todo impossvel que esse tipo de leitura tenha influenciado o meu discurso. Seja como for, nada possui mais valor que a simplicidade. As palavras simples mergulham directamente no corao do auditrio sem apelar a nenhuma forma de proselitismo nem evocar distoro.

Os Sentidos - A cada vez que uma pessoa tenta praticar o bem parece que surge um obstculo. Deveremos ver nisso uma consequncia das nossas aces passadas? K- Porque referir o passado? Observe as pessoas ao seu redor e veja as suas diferenas, a sua falta de
19

inteligncia e de sensibilidade. Eis o grande obstculo. Mas os directores religiosos so, em grande parte, responsveis por isso. Frequentemente do eles relevo destruio dos sentidos- o que constitui um erro grave! O crebro o centro dos sentidos mas destruir os sentidos destruir o prprio crebro. Naturalmente que uma condescendncia exagerada para com os sentidos pode revelar-se perigosa mas, decidiremos destru-los com base nesse nico pressuposto? Se quisermos perceber a beleza deste mundo ento precisamos que os sentidos funcionem correctamente. Suprimir a sensibilidade pela nica razo de prevenir eventuais excessos pode conduzir a um perigo muito maior. Imagine que tinha perdido o sentido da beleza. Naturalmente seria ento incapaz de observar e apreciar o esplendor de uma simples flor. Somente quando a arranca da terra para a introduzir numa jarra que o conflito tem incio. Por outro lado, que mal haver em contempl-la e gozar a sua beleza? Se o corao se estiola como poderemos perceber o belo? Na verdade todos os sentidos devem florir. Se suprimir ou destruir os sentidos a mente mesma resultar opaca e perder a sua sensibilidade para se tornar dura e rgida. Os vossos directores religiosos deviam reflectir atentamente nisso, mas ao invs so incapazes de descobrir a verdade e satisfazem-se com palavras e smbolos que ensinam aos seus discpulos, e assim esses discursos acabam substituindo a aco.

Do Conflito Entre o Bem e o Mal - Considerando a forma como o mundo se encontra, parece que aqueles que so mpios prosperam, enquanto que os justos continuam a sofrer. Como interpreta isso?

20

K- Que ser mpio? Que coisa chamaria de "mal"? Por outro lado, quantos praticaro verdadeiramente o "bem"? Se o bem for o contrrio do mal ento no ser um bem verdadeiro mas uma pretenso nascida directamente do mal. A bondade autentica transcende a separao entre bem e mal. Uma pessoa profundamente generosa um ser integro e destitudo de cises de todo o tipo. Essa pessoa no dir uma coisa para fazer o contrrio mas tratar de fazer com que seus actos correspondam quilo que diz. O bem que vulgarmente se pratica neste mundo surge simplesmente como reaco ao mal, e brota de um pensamento dominado pelo medo- de modo muito particular do medo da sociedade. Aquele que o pratica, na verdade busca o reconhecimento do mundo, e alm disso manifesta decepo quando incapaz de o obter. Os seus actos envenenados por conflitos perptuos so destitudos de todo o valor. Na verdade, toda a forma de bem gerado pelo pensamento j contm em si as sementes do mal. Em compensao, nada se opor bondade autentica. Se uma pessoa pretender agir com justia f-lo-, sem pensar nas consequncias, agindo com liberdade dos prprios pensamentos e o julgamento dos outros.

A Degenerao da Cultura - Trinta e cinco anos de independncia chegaram j, por certo, para destruir muito mais a cultura indiana do que aquilo que sculos de invases sucessivas e colonialismo foram capazes. Como pde tal coisa acontecer? K- Venho a este pas quase todos os anos e penso que bastante evidente que a sua cultura no tem parado de se deteriorar ao longo dos tempos. Mas isso da responsabilidade de todos. Anteriormente havia ordem- ou melhor, existia medo na nossa pennsula e isso erradicava o conflito e toda a
21

irregularidade de comportamento. Hoje ningum tem medo, e desde que ele desapareceu as pessoas agem como bem entendem. Sete sculos de domnio muulmano no chegaram para aniquilar a nossa civilizao e mesmo os dois sculos de colonialismo ingls deixaram-na inclume em grande parte. No entanto trinta e cinco anos de independncia... AP- Quando os indianos se encontravam sob o jugo dos estrangeiros, alguns deles reuniram-se para combater o invasor e na sua luta contra os ocupantes voltaram-se naturalmente para os fundamentos da sua civilizao, encontrando nisso reforo e sustentao. E, como consequncia, velavam por preserv-los de forma ciosa. Nos nossos dias as pessoas so incapazes de identificar o inimigo interior que as aniquila. Para cmulo, a liberdade permitiu que esse espectro voltasse superfcie. Enquanto no compreendermos com clareza que esse inimigo que destroi a civilizao, essa carncia completa de noes e o prprio facto de sermos a causa da nossa queda... K- Vejam o que ocorreu assim que o medo desapareceu. Porque razo a cultura desabou? Como conseguimos isso em to pouco tempo? Sim, porque que os nossos valores morais periclitaram? Estaria a nossa civilizao desprovida de fora interior? Ou deveremos acreditar que a sua disciplina repousasse, em grande parte, sobre o receio da administrao colonial? Haver algum lugar ainda, onde se reconhea o mrito, neste pas? Haver ainda algum que admire do mesmo modo tanto a honestidade como a eficcia? Ou temos que admitir que os mais inteligentes de ns emigraram para o ocidente? Quando me encontro com esses que partiram o que que me contam? Contam que l, no h nada que entrave a sua realizao e que o xito que alcanam completo sob todos os aspectos. Ser que as universidades indianas ainda so capazes de dispensar um ensino digno do nome?
22

Ser que elas encorajam a prtica das nossas artes clssicas ou, pelo contrrio, favorecem a difuso da cultura pelo menor custo? AP- Enquanto por um lado cultivamos um interesse activo pela explorao de recursos naturaisconquanto isso seja da menor importncia- e pelo melhoramento do nvel de vida das pessoas, por outro parece que negligenciamos o desenvolvimento dos nossos prprios recursos humanos... K- Trinta e cinco anos foram suficientes para deixar em pedaos uma cultura trs vezes milenar! Destrumos a matriz e os prprios fundamentos deste pas. Que nos reserva o porvir? Se o dinheiro e o poder se tornam os nicos mestres, que ser das nossas crianas? Alguma vez reflectiram nisso? Mas vocs contentam-se com a adorao dos deuses nas colinas, com a rcita de alguns fragmentos tirados de pretensos livros sagrados e em continuar a viver como se nada fosse... Que se poder justamente pensar dos vossos gurus e das suas hordas de discpulos cegos? Na verdade, se os melhores de entre ns no se unirem numa tomada de conscincia da extenso do desastre, ningum poder dizer o que acontecer nossa civilizao.

No Perteno a Classe Nenhuma - bastante evidente que o estilo de vida que o senhor leva revela uma grande burguesia. Como que uma pessoa preocupada com as necessidades da vida quotidiana pode aceitar o seu ensinamento? K- Burguesia? verdade que beneficio de uma posio privilegiada. Viajo de avio de um para outro continente e em cada paz colocada minha disposio uma viatura.

23

Mas, acredita que fao isso para minha distraco? Do mesmo modo como vs aguardais a minha visita ndia, outros pelo mundo fora, aguardam todos os anos que l me desloque. Mas, a bem dizer, percorrer o mundo a tal velocidade no grande coisa para a sade. Como v, quando me encontro na ndia visto-me com quase nada, o que no acontece no ocidente, onde vulgarmente trago roupas muito mais caras. Mas de facto esse aspecto no representa qualquer interesse a meus olhos. Os meus amigos ocupam-se das minhas despesas de viagens. No fundo, tudo aquilo de que o meu corpo tem necessidade para sobreviver fornecido por aqueles mais prximos. Uso as roupas que eles me oferecem e como a comida que me apresentam, e fao-o h j meio sculo. Classificar-me como "burgus" significaria que disponho de uma renda regular, ou sequer de uma renda. Mas eu no possuo nem um cntimo nem tenho conta bancria. Onde quer que v no peo nada que no seja abrigo, um pouco de comida e com o que me vestir. No como carne, no bebo nem fumo, e fui sempre assim. Nunca contra o mais pequeno hbito. Trabalhei toda a minha vida. E foi o sustento dos meus amigos que me permitiu levar a bom termo esse trabalho. Intimamente, nada tenho a ver com a burguesia; de facto no perteno a classe nenhuma. Pelo menos assim penso. Perguntou como que uma pessoa confrontada com as necessidades do quotidiano poder tirar algum proveito do meu ensinamento. Cada um possui os seus prprios problemas e deve resolv-los no nvel apropriado. Mas as dificuldades s quais um homem tem de fazer face no mundo exterior no so da mesma natureza dos conflitos interiores que o ope a si mesmo. A cada questo diferente cabe uma resposta diferente. Todavia, quando acrescentamos uma dimenso psicolgica a esses problemas, no fazemos mais do que agravlos. E no suficiente resolver as dificuldades econmicas para superar os conflitos psicolgicos.
24

Aquilo que estou a tentar dizer-lhes que existe uma sada para esses conflitos. Sim, podemos libertar-nos desse jugo e descobrir a dimenso do sagrado. Mas isso depende unicamente de ns, e nessa rea ningum pode influenciar- nos. No se trata aqui de moral mas de uma descoberta estritamente individual que nos traga serenidade ao corao e crie ordem no mundo. No vos peo outra coisa. Cumpre somente a vs fazer tal descoberta. - Com toda a certeza, esta foi a primeira vez que o senhor deu uma conferncia em Calcut, uma cidade dirigida por comunistas. Como reagiram as pessoas s suas palavras? AP- Por altura dos quatro encontros organizados em Calcut as pessoas acorreram aos milhares. Talvez tenham mesmo escutado com mais ateno que noutras cidades. - No entanto as pessoas de Calcut so bem conhecidas pelas suas posies ideolgicas. Em uma palavra s- so decididamente atestas! Isso no constituir um obstculo compreenso dos ensinamentos? AP- Se levarmos em considerao as numerosas questes que lhe foram colocadas parece bem que os seus discursos tero suscitado reflexes fecundas junto desses auditrios. Quando o pas suportou o jugo estrangeiro, os Benglis no foram os primeiros a abraar a causa do renascimento cultural e da revoluo poltica? Animados de uma coragem formidvel suportaram as piores provas para defenderem os seus ideais, e isso quase at morte, quando as circunstncias o exigiam. Quando acreditaram que o marxismo era capaz de resolver o problema das disparidades econmicas, adoptaram essa ideologia. Para logo renunciar bem depressa, quando perceberam o abismo que

25

separava a teoria da prtica, nos pases ditos "socialistas"... Hoje em dia, a necessidade de uma nova abordagem com relao a todas as ideologias polticas e econmicas revela-se indispensvel e urgente. Como se haver de transformar a condio humana, ou como alcanar uma liberdade autntica? Essas so as questes fundamentais da nossa poca, s quais Krishnaji se esfora por responder. E espero que algum mais o siga nessa via. As sementes que K plantou em certos espritos um dia havero de florir. Quem estiver esperar de abordar hoje, de modo frontal os problemas da vida, deve escutar K com a mxima ateno. - A maior parte das pessoas considera, vulgarmente, esses problemas sob o ngulo da economia. A ser assim, que proveito podero pois tirar dos ensinamentos? AP- De facto, todos acreditamos que era suficiente suprimir a pobreza para mudar profundamente as coisas, e dirigimos todos os esforos nesse sentido, mas hoje a questo de natureza inteiramente diversa; ser que o homem melhorar de verdade se abandonar a condio de pobreza? Aquele que antes bebia lcool de fraca qualidade no passar muito simplesmente a consumir whisky? E o que antes suportava a explorao no se tornar, por seu turno, um explorador? Na verdade, a misria no redutvel ao campo econmico. A pobreza moral, sabemos bem, pode conduzir o ser humano s piores formas de decadncia. Consequentemente, o melhoramento das condies de vida deve imperativamente fazerse acompanhar de um longo e paciente trabalho de restabelecimento dos valores ticos. Se falharmos em atingir esse objectivo ento a independncia do nosso pas- fruto de inmeros sacrifcios- de nada ter servido. Raros so os pensadores capazes de nos revelar o estado a que estamos reduzidos e de reactivar o melhor de ns prprios. Mas eles sempre aparecem a semear um gro novo, e nada querem
26

com a adulao nem a bajulao mas procuram simplesmente suscitar um estado de verdadeira ateno e uma mudana da pessoa, no menos radical. O pas tem necessidade deles. Escutamos o que Krishnamurti diz ,com ateno. No estamos espera nem de chefes nem de messias mas agimos com f e sinceridade.

Cincia e Superstio - O progresso alcanado no domnio do conhecimento cientfico, deveria, ao que parece, reduzir substancialmente o campo da superstio. Mas ao contrrio somos forados a constatar que numerosos cultos estranhos e prticas mgicas beneficiam de uma popularidade crescente. Como interpreta o senhor esse paradoxo? K- Cr que a cincia tenha ajudado o homem verdadeiramente, salvo no plano tecnolgico? Certamente que os nossos meios de transporte so mais rpidos, os nossos quartos de banho so maiores, bem como melhor a nossa higiene. Por outro lado, beneficiamos de avanos na medicina e tiramos proveito de novas formas de comunicao. Mas a cincia alimenta de igual modo a guerra, e desenvolve o caos no mundo. As nossas condies de existncia melhoraram mas em contrapartida temos que fazer face ao enorme perigo que constitui a inveno das armas nucleares. Quando o homem olha em redor, no sabe o que fazer. Que busca ele, ento? A evaso e o conforto. E precipitar-se para o primeiro guru que aparecer, que ter certamente prazer em burl-lo... Tais mestres, com sua magia de dez vintns, enganam deliberadamente os seus adeptos, levandoos a crer que podem escapar ao seu ambiente por qualquer truque de mgica, mas na verdade eles no hesitam nunca em enganar os seus discpulos, se com isso puderem tirar algum proveito. De resto,
27

nesse plano os polticos nada tm a invejar- eles que se mostram incapazes de garantir a segurana dos mais fracos de entre os nossos concidados. Para onde quer que nos voltemos podemos ver como o arbtrio parece reinar. As pessoas so capazes de se prender no importa ao qu para obter conforto mental. Da o retorno s boas velhas supersties.... Hoje em dia, os vossos gurus vo mesmo at construo de templos nos Estados Unidos. Vejam a forma como cada um tenta escapar aos seus problemas fundamentais refugiando-se nos desportos ou em outras actividades do mesmo tipo. O desporto, expresso por excelncia da alegria de jogar, tornou-se uma industria enorme que atrai multides imensas. Mas o sexo e as diversas drogas fazem ainda mais adeptos e para coroar tudo, tm os deuses, sempre os deuses! Prometei a salvao em trs dias e suscitareis imediatamente a adeso do maior nmero... Enquanto as pessoas seguirem tais iluses e no fizerem o esforo por uma transformao radical e interior, as coisas manter-se-o assim.

A Natureza do Homem - Ser a natureza original do homem boa ou m? Ou existir nele uma predisposio inata para o bem ou para o mal? K- Segundo os biologistas e os antropologistas o homem descende do macaco. Aceitar esse facto representa tomar conscincia da violncia animal que trazemos em nossa natureza. Alm dessa forma de violncia que subjaz na memria biolgica, o homem aprendeu igualmente a guerra. E a humanidade, como vos dir qualquer historiador, j conheceu milhares de guerras, desde a sua origem. Todos sabem que a guerra constitui a mais pavorosa das calamidades, e, no entanto ela continua a causar
28

estragos- hoje como sempre- com a ajuda de novas armas, mais modernas e destrutivas que as do passado. Todos repetem oportunamente que a guerra uma coisa horrvel mas por acaso teremos parado de matar e de cometer assassinatos neste planeta? Assentes nessa pesada herana ancestral, evidenciam-se tambm, para cmulo, problemas especificamente humanos que se fundamentam principalmente na nossa incapacidade de conciliar os nossos actos com as palavras. Quanto luta entre os chamados bons e os maus, essa prossegue at ao infinito. Vs colocais de um lado o santo e do outro o diabo e assim no mais fazeis que uma representao, pela ensima vez, da luta do bem contra o mal. Se quisermos crer em algumas pinturas rupestres, ento os nossos ancestrais j partilhavam dessa concepo maniquesta (herege). Mas existir realmente tal dualidade? O homem considera que o bem o oposto do mal, mas se esse pretenso bem a consequncia do mal ento nada tem a ver com o bem autentico. Um " bem " assim, contm j em si as sementes do mal e, cedo ou tarde, haver de revelar- se como uma forma do mal, num contexto diverso. Observe-se aqueles que reclamam pertencer no- violncia. De facto eles buscam a violncia e a ela reagem opondo, em princpio, um pretenso ideal de no- violncia. Isso uma forma de supresso da violncia no ntimo da pessoa, ou seja, um recalcamento. Essa forma de no-violncia aparece como uma construo simples da mente, e no como um valor em si. A violncia um facto enquanto que a noviolncia uma ideia. a violncia que preciso enfrentar porque s ela real. Uma vez que nos encontremos livres poderemos aceder a um mundo completamente diferente. - Mas, existe o bem e o mal em termos absolutos? K- No, o bem autentico no tem nenhuma relao com o mal, mas brota, literalmente, para l de "bem"
29

e "mal". Aquele que chega a tocar na fonte dessa bondade perfeita, esse justo e livre de todo o conflito.

O Homem O Mesmo Por Toda A Parte - Ser que o homem partilha de uma mesma substncia em toda a parte do mundo, excepo da sua diversidade? K- Primeiro, que entende por "substncia"? Certos cristos interpretam isso a seu modo, e os fundamentalistas propem uma verso ainda diferente. Veja como as pessoas na Amrica se voltam para a Bblia...A conscincia da humanidade a mesma em toda a parte; onde quer que se encontre o homem presa dos mesmos medos, da mesma angstia e do mesmo sofrimento. As suas supersties, a sua f cega, os seus tormentos, o seu sentimento de insegurana, a sua busca de prazer, tudo isso constitui traos universais. De um ponto de vista fundamental, a conscincia permanece a mesma onde quer que seja, ou se preferir, ns partilhamos de uma mesma conscincia. Essa universalidade pode ser moldada segundo a poca e as circunstncias. Mas a sua conscincia no diferente da minha. O mesmo acontece com o pensamento que essa conscincia cria. Sim, o funcionamento do pensamento o mesmo, quer seja o de um caseiro no seu campo ou o de um cientista no seu laboratrio. O nosso pensamento no pode ser dividido em categorias tal como "o meu pensamento" ou o "vosso pensamento". Segundo certos parmetrosgeogrficos, pedaggicos ou sociais- o homem pensa de modo definido. Mas isso no significa de modo nenhum que o seu pensamento seja nico em si mesmo. O pensamento, quaisquer que sejam as suas
30

circunstncias, permanece sempre o mesmo. Voc comporta-se de certo modo por ter crescido em certo meio e ter vivido certo nmero de experincias. E eu comporto-me de um outro modo em razo de um diferente condicionamento. O meio ambiente exerce, naturalmente, uma influncia sobre ns. Aquilo que um ama outro detesta. Mas essa diferena no passa de um epifenmeno. A sua classe social elevada e voc possui sabedoria. tratado com respeito por todos. Todo o mundo o adula e lhe faz vnia. Mas eu que sou um homem comum, no tenho nada disso. Por isso o seu comportamento diferente do meu. - Mas, se ambos somos homens comuns... K- Voc pode ser honesto e eu cupido. Voc no manifesta espirito de competio ao passo que eu sinto uma ambio devoradora. Voc abnegado enquanto eu sou vtima de todo sentimento de apego. Nesse caso o seu modo de agir difere do meu. Mas se os seus actos forem perfeitamente justos eles no deixaro de me influenciar. Quando, na nossa vida, atingimos esse plano de absoluta justeza que diferena poder subsistir entre si e eu? Ento a bondade pessoal no mais divisiva; ela diz respeito a todos.

Uma Vida de Seriedade - Porque que essa sede profunda parece reservada apenas a alguns? K- Ou seja, dito de outro modo, porque que alguns so srios e outros no? Antes de mais, porque procurar separar-nos desse modo? Porque no haveremos de dar prova de ternura e amor pelos nossos semelhantes? Sim, porque lutamos uns contra os outros? Qual a razo de tanta hostilidade? No v em que triste estado nos encontramos?
31

Que que interessa ao homem, de verdade? O conforto mental, a busca de prazer e o divertimento. Sem dvida, podemos constatar nisso mesmo a sua falta de seriedade. Mas olhe ao seu redor...Quem se mostrar verdadeiramente srio, hoje em dia? Os polticos? Os ricos? Os pobres? No fundo, quantos de ns levam uma vida realmente sria? De tempos a tempos algum como eu aparece e diz: "Considerai a vida com seriedade". E todos respondem em coro: "Tem razo, tem razo"! Mas imediatamente se voltam para o habitual...Quase no acabou o entusiasmo e eis que retomam a rotina tranquilamente. No h um s que diga: "no entendo nada daquilo que diz, mas hei de descobrir por mim se h alguma verdade nisso". Quantos de ns possuem essa energia? O Buda falou durante quarenta anos mas s dois dos seus discpulos compreenderam plenamente a sua mensagem. E esses dois precederam-no na morte! Isso no ser terrivelmente trgico?

Eu Sou a Humanidade - Poder esclarecer uma afirmao singular que em tempos proferiu: "Eu sou a humanidade e no o colectivo"? K- Todos ns somos humanos e devemos ser considerados como tal. Mas cada um de ns , no entanto, tratado de forma geral como um simples elemento da massa social e percebido sob o aspecto nico da colectividade. Por todo o lado os nossos semelhantes so sacrificados no altar das ideologias, mas de facto, toda a verdadeira soluo deve ser formulada ao nvel da pessoa. Tratar as pessoas como um rebanho ou uma entidade colectiva e utiliz-los para fins polticos ou econmicos conduz inevitavelmente aos piores horrores. Veja a nossa escola em Rishi Valley. Cada uma das nossas classes conta mais ou menos vinte
32

alunos- o que bastante pouco comparado com outras escolas. Contudo, sugeri que esse nmero fosse reduzido para doze alunos por classe. E creio que os professores esto de pleno acordo comigo. A minha inteno a de que cada criana possa ser seguida com extrema ateno. Assim ela poder seguramente desabrochar. Se considerarmos o homem segundo o plano unilateral da colectividade perderemos automaticamente toda a compaixo e no poderemos ser bons. Pior. At nos tornamos mesmo indiferentes ou cruis. Mas, ao contrrio, se eu souber que a minha conscincia a conscincia de todos os seres humanos ento encontro-me em posio de tratar o indivduo como pessoa e no mais como um elemento annimo perdido na massa social. Compreende agora porque que afirmo ser a humanidade? A Conscincia Humana - Segundo diz: "Se um s ser humano compreende radicalmente o medo e o transcende, o seu comportamento influencia a conscincia global da humanidade". Mas, como que uma realizao pode afectar o resto, o conjunto da humanidade? Alguma vez isso se ter produzido? K- Tem de compreender que a conscincia humana a mesma por todo o lado. E, se o "mal" a pode conduzir, no poder ela ser igualmente sensvel ao bem? Como sabe Hitler e Staline exerceram uma influncia nefasta sobre a conscincia dos seus povos. Mas no transformou Buda, tambm, a histria do oriente? Por isso que afirmo que se uma pessoa for capaz de transcender completamente o medo e o reduzir a nada, ela ser capaz de modificar de modo duradouro a conscincia da humanidade.

33

- Hitler e Staline tinham por nico objectivo atiar as paixes das pessoas e gerar o dio no seio do povo. E isso no parece ser de uma extrema dificuldade. Mas a tarefa do justo no ser extraordinariamente mais complexa? K- verdade que so raros aqueles que se empenham nessa direco. Mas suficiente que um s saia da rota traada para que alguns o sigam; ento, tudo poder mudar. Isso um facto e no uma vaga teoria sentimental. - Mas, isso j se produziu? K- Cabe a si julg-lo. Cada um deve decidir por si mesmo, mas permita-me aqui abrir um parntesis. J ouviu falar das experincias levadas a cabo sobre a conscincia de grupo dos ratos? Tanto nos Estados Unidos como na Austrlia houve pesquisadores que trabalharam nessa questo sem que tivessem efectuado a mais pequena consulta entre si e construram enormes caixas divididas em duas partes, uma iluminada e a outra mergulhada na obscuridade. Se um rato se dirigia para a zona iluminada recebia um choque elctrico; se ele se orientasse para a zona sombreada, recebia comida. Dito de outro modo, esses cientistas puseram em prtica um sistema baseado na relao puniorecompensa. Assim que um rato compreendia o jogo, dirigia-se naturalmente para a zona escura e tinha muito cuidado em evitar a luz. Mas a coisa mais singular que os outros ratos do mesmo grupo pareciam compreender imediatamente a mesma coisa. Segundo os postulados da gentica, a transmisso de uma informao nova entre um rato e a sua prole, exige uma gerao inteira. Mas aqui, por intermdio to s da conscincia de grupo, a informao era transmitida imediatamente aos outros ratos. Essas experincias foram conduzidas ao longo de vinte e cinco geraes de ratos. No falo aqui do aspecto gentico da questo mas to s da velocidade a que os conhecimentos eram
34

transmitidos ao grupo. E quer tenha sido nos EUA ou na Austrlia, o certo que os pesquisadores que trabalhavam em separado chegaram a resultado idntico; a conscincia de um grupo influencia de modo inevitvel cada um dos elementos que o compe. E, quer isso constitua ou no uma prova suficiente face ao comportamento humano, no menos verdade que a conscincia e a conduta de um homem pode exercer uma enorme influncia sobre o seu meio. Isso um facto inegvel. Se a conscincia do homem pode ser orientada para o "mal", ningum negar que tambm possa ser dirigida para o caminho correcto. suficiente que alguns dem o exemplo para que a conscincia social seja transformada. Mas onde esto esses poucos capazes de mudar o curso da coisa, hoje? Quantos estaro prontos a no seguir o rumo da corrente dominante?

Ajudar os Outros - Para possibilitar que uma pessoa obtenha conscincia no ser preciso que esta seja j um pouco consciente? Poderemos esperar que com o tempo essa pessoa obtenha por si mesma a compreenso? K- Porque pensa que me pode ajudar? E em que nvel acredita que poder ajudar-me? Antes de mais, ser voc consciente? Se no for no fale de conscincia. Evocar a conscincia quando se totalmente desprovido dela comprazer-se na hipocrisia. Se, em compensao, voc for consciente, acredita que eu seja to estpido que no possa ter percepo e no veja como se comporta com a sua esposa, filhos, amigos e todos os demais? Se voc vive com conscincia como poderei ser cego? E como poderei eu no sofrer a sua influncia? A sua atitude, os seus gestos, as suas palavras revelar-me-o aquilo que preciso aprender.
35

E ento, tudo depender do modo como receberei aquilo que me transmitir. - No se deve dar o exemplo? K- No. Principalmente isso. Jamais nos devemos erigir como modelo. - No isso que quero dizer. A conduta de um homem consciente no exercer efeito sobre os outros, que podem ser susceptveis, por seu turno, de uma transformao profunda? K- Sem sombra de dvida.

O Despertar da Inteligncia - Uma vez desperta, a inteligncia desenvolve-se? E adquire profundidade? Seno, de que valer viver tanto? K- O que importante o despertar de uma inteligncia autentica. Mas no creia que esta obedea s leis da fsica...Na verdade uma inteligncia mensurvel no inteligncia. Bem longe de ser procedente do pensamento, a inteligncia surge por intermdio da viso interior. Ela no decorre nem da habilidade nem da acumulao do saber. Numa palavra, ela no mantm nenhuma relao com o pensamento. A capacidade de construir pontes ou ordenadores desenvolvimento de conhecimentos; mas o saber em que resulta, isso nada tem a ver com a inteligncia. Falo de uma inteligncia nascida da viso interior. E quando se desperta essa inteligncia, ento surge a autntica compaixo. E todas as nossas capacidades devem agir em harmonia com essa compaixo, porque esta possui a sua prpria inteligncia.

36

- Se despertarmos a inteligncia mas no a desenvolvermos ento a vida no perder todo o sentido? K- Quando a inteligncia desperta, a compaixo impregna completamente todo o ser. E isso no significa que acabemos ligando-nos a uma associao religiosa qualquer porque, enraizar-se numa f, qualquer que ela seja, e consagrar-se s obras sociais, no conduz compaixo. Em boa verdade, a compaixo no brota por intermdio do pensamento. Ela no estabelece nenhuma distino entre si e os demais. Em si, ela no nem medo nem sofrimento; e a dualidade no tem lugar nela. Quando nos encontramos prenhes dessa compaixo como poderemos atormentar-nos com respeito vida e morte? So a ansiedade e a satisfao que fazem surgir esses problemas. Mas se vivssemos plenamente que necessidade teramos de os remoer sem fim? O medo insinua-se sempre na mente ocupada a remoer o passado ou angustiada pelo seu vir-a-ser. Mas se o medo inerente ao "eu" ou ao "meu" desaparecer, desaparecer imediatamente a dualidade do desejvel e do indesejvel. E nesse estgio que diferena poder subsistir entre a vida e a morte? Viver com compaixo viver com liberdade. Mestre / Discpulo - O senhor nega a dualidade de mestre e discpulo, todavia, quando se exprime, suscita qualquer coisa da classe da revelao, ao clarificar as coisas que nos atormentam. K- Se eu disser que, quando fala resolve o meu problema, ento eu dependo de si. E toda a forma de dependncia constitui uma falta de liberdade. Assim que se puser a estudar-se ser a um s tempo mestre e discpulo. E nesse tipo de aprendizagem ningum tem necessidade do outro. Se tiver necessidade de mim ento eu tornar-me-ei seu guia e a sua
37

autoridade. E como sabe eu lutei sempre contra a autoridade, desde a minha mais tenra infncia. O discpulo aquele que aprende. E o que que ele aprende? O conhecimento de si. E para aprender a conhecer-se, precisa observar. - Eu j li e escutei muitos mestres, mas voc o nico que me abriu o caminho. K- Quando recupera a sade, porque razo se apegar ao remdio que o curou? - O senhor v, eu j passei por toda a espcie de gurus e foram tantos os livros que li... K- Isso parece bvio. - Mas a verdadeira clareza s surgiu atravs do seu ensinamento. K- Contudo o processo repousa no seu ntimo. Outros estudaram os autores que mencionou, e leram igualmente os meus livros. Porque no fizeram eles nota da diferena que acusa? Se voc entendeu isso deve-se sua evoluo ntima. Consequentemente, voc e no eu, que a um s tempo aquele que ensina e ensinado. Se um indivduo for bom observador evoluir continuamente at ser um com a corrente. - Ento no permite que subsista a menor imagem do senhor em nossas mentes... K- Isso s conduziria sua dependncia.

Cultura e Tradio Religiosa

- Parece-me que a cultura e a tradio religiosa da ndia esto ligados de modo indissocivel. No
38

deveramos conservar alguns elementos dessa cultura? K- Posso exprimir-me com franqueza? - Peo-lhe que o faa. K- A meu ver no h nada a aproveitar dessa condio dual. Quando falamos de tradio perdemos a prpria essncia da religio. E o esprito religioso autentico no pode surgir em meio tradio, mas aparece sempre sob o signo da novidade radical; no mantm relao nenhuma com a perpetuao de uma tradio qualquer. Quanto cultura, essa desapareceu completamente do nosso pas. Os indianos correm todos atrs do dinheiro e chegam a votar-lhe um verdadeiro culto. foroso reconhecer que a nossa tradio braman, quatro vezes milenria- que eu no preservo nem denuncio com isto- desagregou-se literalmente. No fundo no h nada a preservar de tudo isso, absolutamente nada. - Deveremos ento recomear da estaca zero? K- Sim, faam tabula rasa. De outro modo cairo automaticamente na repetio. Veja, o espirito comercial invadiu todas as esferas da actividade e at os templos se tornaram uma fonte de proveito! At j ouvi dizer que certo templo da regio, chega a recolher a bagatela de um milho de rupias a cada trs dias. Na semana passada, em Delhi, soube da boca de um alto funcionrio que um homem de negcios rico, do sul, se especializou na construo de templos para mais poder prover sua fortuna. Poderemos, com decncia, chamar a isso religio? Ser essa a nossa tradio? Ou devemos falar antes de cinismo, e admitir que a religio se tornou uma forma de modelo industrial? Deus, que imbrglio assombroso!

39

Sobre a Educao Moral - No deveramos incutir certos valores morais na nossa juventude? Ou devemos simplesmente ensinlos a observar? K- Que entende por "valores morais"? Suponha que tem um filho. Que que ir ensinar-lhe? Ensina-lhe a respeitar os pais, os vizinhos, as rvores, as plantas e o meio ambiente? Se houver amor, respeito e afeio ento haver moral. Mas isso torna-se cada vez mais raro. Assim, pois, que entende por valores morais? - Ensinar aos nossos filhos sobre a vida dos santos? K- Acredita mesmo que os santos eram todos seres realizados? A maior parte deles, ao contrrio, passou por graves crises psicolgicas em grande parte devidas ao desenvolvimento unilateral do seu espirito. Ensine aos jovens a arte de escutar e de observar, e se for capaz disso, ento ter conseguido ensinarlhes o essencial.

O Ensino da Histria - Em que medida ou de que forma devemos ensinar histria aos estudantes? K- Que coisa a histria? Ser a rcita das arrecadaes levadas a cabo por alguns reis vidos de despojos, conquistas e carnificina? Sero as datas de sua chegada ao poder ou da sua destituio? Ser o nome dos soberanos que j reinaram no nosso planeta? Poder-se- verdadeiramente chamar histria a isso?
40

Alm disso, se um indiano rescreve a historia, ele o far do ponto de vista indiano. A saber, ele tomar partido pelo seu prprio pas, naturalmente. Porm se um historiador de uma outra nacionalidade narrar os mesmos acontecimentos, dar-lhe- uma apresentao diferente, devido ao seu prprio condicionamento. A histria , antes de mais, a histria do homem. E a histria da humanidade no outra seno a sua. - No se pode certamente dizer que a universidade realize verdadeiramente esse objectivo... K- Precisamente! E justamente por isso que necessrio ensinar aos nossos estudantes a histria da humanidade e no a do "meu" povo contra o dos outros. Sim, mostrem-lhes como os povos foram esmagados e como as divises criadas pelo nacionalismo sempre conduziram guerra...

A Causa Original - Existir uma causa primeira, para l dos fenmenos deste mundo? K- Ns, indianos, temos um talento particular para multiplicar as teorias. Depois analismo-las e elaboramos comentrios com vista a perpetu-las at ao infinito. E cada um empresta o seu contributo a esse amlgama. Ter o universo tido uma origem? O mundo dos homens, a natureza, todas as espcies que vivem sobre a terra ou no seio dos oceanos, as florestas, as arvores, as flores- ser que tudo isso teve uma origem? No sei se essa a sua questo... Como abordaremos tema to vasto? Abordmo-lo do ponto de vista da nossa existncia humana? A nossa existncia est intimamente ligada natureza. Destruir a natureza destruir a ns prprios. E isso precisamente o que estamos a fazer. Ns no
41

percebemos a vida como um todo e jamais nos aproximamos dela na sua globalidade. Mas a sua questo se ter havido uma causa primeira. - Sim, porque o senhor afirma que tudo o que tem uma causa tem que ter necessariamente um fim... K- Pois, tudo tem uma causa. O carvalho nasce da bolota e essa a sua causa, consequentemente. Se eu comer comida estragada sofrerei do estmago. A fome do tigre provoca a morte do antlope. Ou ento ligue o interruptor e a luz se acender. Neste mundo h uma causa para cada coisa e os seres humanos no escapam regra, explorando-se, como fazem, uns aos outros com vista a fins pessoais. Porqu? Por no conhecermos o amor. Segundo a f crist essa primeira causa no outra que alm do pecado original. Se for muulmano atribuir, ao contrrio, a grandeza deste mundo grandeza de Allah. E mesmo se for ateu ter o clssico esquema da evoluo- desde a primeira clula at ao homem- a ocupar a posio da "verdade". - Mas ter havido uma causa original? Um facto e no uma forma de f... K- Porque tem que saber de que modo foi? - De outro modo o mundo ser destitudo de sentido... K- Mas tal e qual ele , o mundo j efectivamente destitudo de sentido. Voc educa o seu filho e envia-o para o liceu. Ele arranja um trabalho, casase e constri um lar. Veja as coisas tal qual so e atenha-se aos factos. Ns passamos por altos e baixos neste mundo em que tudo pesar ou alegria. - Mas algum deve dizer-nos se tudo isso possui um sentido...

42

K- Antes de mais, observe os factos. Do ponto de vista tecnolgico, ns criamos verdadeiras maravilhas; recusamo-nos a neg-lo. Mas veja como o dinheiro invadiu tudo. Na verdade o dinheiro constitui a forma de poder absoluto. Que sentido pode ter todo o lucro? Mas vamos mais longe e perguntemos qual o significado verdadeiro dessa perptua luta, desse mal estar a que chamamos vida? Ns somos a causa de tudo isso. Extraviados num mundo completamente absurdo supomos existir um sentido oculto em qualquer lado; e porque esta existncia no possui sentido nenhum inventamos um deus que temos na conta de nos ter criado, e que deve possuir o segredo de todo esse absurdo. Mas essa inveno no faz sentido nenhum. Veja se a sua vida, aqui e agora, tem sentido e ento conhecer a resposta. Enquanto o pensamento estiver em aco nada poder fazer sentido.

Como Descobrir a Inteligncia - Segundo aquilo que diz, a inteligncia impregna todas as coisas e no se reduz nem ao corao nem mente. Todavia, a tradio afirma que ela reside sobretudo no corao dos justos. Como interpreta essa contradio? K- O que a inteligncia? Ir lua ou construir um automvel exige, dizemos ns, uma certa inteligncia. Mas a inteligncia autentica no tem nada que ver com o engenho; e no reala nem o intelecto nem o pensamento. Ou seja, a actividade do crebro, a conquista da lua, o desenvolvimento rpido das comunicaes- para no fazer nenhuma meno busca egotista de todo o indivduo- so aspectos ordinariamente considerados como manifestaes da inteligncia...Para no mencionar
43

todas essas guerras que so elaboradas com "inteligncia"... A verdadeira inteligncia, todavia, no poderia ser assimilada pelo funcionamento da mente, como tambm no pela acumulao limitada de conhecimentos. Ento o que a inteligncia? Ser inteligente, segundo o sentido etimolgico da palavra latina, consiste em reunir informaes e agir correctamente com base nestas. Mas, a meu ver, a inteligncia remete tambm para o amor e a compaixo. Mas essa inteligncia no pode ser um produto do tempo nem do pensamento. Segundo a tradio, pelo que diz, a inteligncia reside no corao dos justos. Mas o que ser justo? Ser que eu sei se sou justo? E se eu o soubesse, poderia eu ainda ser justo? - Mas ns sabemos o que o senhor ... K- Como podero saber se sou justo se no forem, vs prprios, justos? E se no o forem, como me compreendero? Como reconhecemos um homem justo? Reflitam nisso.

O Funcionamento dos Sentidos - Segundo aquilo que refere, os sentidos devem funcionar todos no seu nvel mais elevado. Mas tratar-se- simplesmente de desenvolver a sua receptividade ou de mudar radicalmente a qualidade da percepo? Poderia esclarecer-nos neste ponto? K- Como sabe, os cientistas dividiram o crebro em duas zonas. Mas, poderemos imaginar o que seja o funcionamento total do crebro, funcionamento no fragmentado? Porque utilizamos ns, de ordinrio, um s ou dois sentidos quando o nosso crebro capaz de os comandar todos? Na verdade, ns no sabemos nada do estado perfeito em que todos os
44

sentidos estariam plenamente despertos e funcionariam ao seu mais alto nvel. Por outro lado, os seres humanos s sabem funcionar de um modo fragmentado. Mas se o crebro operar para l desta fragmentao, quando todos os sentidos sero postos em movimento, o "eu" desaparece completamente, e a nossa qualidade de percepo radicalmente transformada.

A Funo da Experincia na Busca da Verdade - O que a experincia? Ser que a experincia tem alguma funo na busca do conhecimento da Verdade? Ns seremos levados a viver as experincias por que desejamos fervorosamente passar? K- Sim, o que a experincia? Tudo experincia: o sexo, a ida lua, um acidente de viatura etc. Ao caminhar pela rua deparo com um co esfomeado- isso tambm uma experincia; mas essa experincia torna-se uma forma de saber, e essa forma de saber socorre-me. A experincia desempenhar alguma funo no conhecimento da verdade? Nenhuma! Porque a Verdade no confere relevo ao saber. Propriamente falando a verdade no pode ser reconhecida nem fazer parte de uma "experincia". Mas viveremos as experincias que desejamos conhecer? Naturalmente; ns criamos todas as nossas experincias. Se quisermos conhecer a embriaguez bastar-nos- beber. E acontece o mesmo em todos os outros domnios. - Mas obteremos ns aquilo que merecemos? K- No o que merecemos mas o que desejamos.

45

Converses Religiosas - No contexto da propaganda religiosa o hinduismo parece permanecer na defensiva e busca meios para se organizar. Mas certos fanticos esto j a passar ao ataque. Como interpreta esse fenmeno? K- A meus olhos, toda a organizao clerical- quer seja crist, hindu, budista ou o que for, nada tem a ver com a religio autentica. Crer em conformidade com tal ou qual concepo religiosa querer j converter os outros. Porque, veja bem, se guardar a minha religio para mim, sinto-me s e perdido... O hinduismo diz uma coisa, o islo diz outra- cada uma lana a sua guerra santa, a sua jihad a fim de converter as pessoas de arma em punho. Um espirito dogmtico entende, por natureza, que deve converter todos os que o rodeiam. E face s intenes expansionistas do islo o hinduismo por seu turno, reagiu do modo mais violento. E isso o ciclo interminvel da agresso e da resposta... Mas qual , pois, a causa de tudo isso? O dogma, a f esclerosada e os pretensos livros sagrados! Na verdade, nenhum livro do mundo sagrado. No dia em que nos aceitarmos como seres humanos e no como simples mquinas catalogadas sob o ttulo de hinduistas, muulmanos ou cristos, e no dia em que compreendermos at que ponto somos modelados pela propaganda religiosa, ento assistiremos a uma mudana radical. Mas da mesma forma enquanto esse condicionamento fundado no dogma e no medo for perpetuado, haver divises e guerras. No seja hindu, nem muulmano; no pertena a nenhuma nao- isso que lhe aconselho! Mas o senhor persiste no erro e agarra-se s suas crenas; permanecer ancorado em tais posies, contudo, uma coisa perfeitamente insensata. Cada lado busca a segurana, mas como poder esta existir se o espirito dividido? Veja a profunda estupidez de tudo isso!

46

Cincia e Tecnologia - As sociedades ocidentais desenvolveram a cincia e a tecnologia de um modo to anrquico que parecem estar no ponto de se destrurem mutuamente. De resto isso explica o crescente sucesso da ecologia. Mas na ndia, por ora, conseguimos evitar esse risco. Considerando a experincia do ocidente, que concelho daria aos indianos? K- Se acreditarmos nos cientistas, o mundo ser aniquilado em caso de guerra nuclear. No somente o ocidente mas o planeta inteiro. E o nosso pas, como o sabemos, tambm possui a bomba atmica. Na verdade no se trata mais da questo de ocidente ou oriente; no existe diferena de monta entre essas duas posies, para a questo. S existe o homem a contas com o seu pensar, a caminho de se destruir a si mesmo, vitima da maior cegueira. Voc pede-me um concelho, mas s os tolos do concelhos. Veja como a tecnologia ocidental penetrou progressivamente no oriente. No mais o ocidente ou o oriente que reina, mas antes a tecnologia. Certamente o ocidente criou a bomba atmica, mas inventou igualmente novos meios de comunicao e extraordinrias tcnicas mdicas- tudo aquilo que hoje contribui para o bem estar do nosso pas. Na verdade a tecnologia necessria; no estaria aqui a falar comigo se tivesse que viajar de carro de bois. E sem o progresso realizado na medicina, as epidemias continuariam a fazer devastaes. Mas a tecnologia tambm responsvel pelas armas terrveis que engendrou. Dito de outro modo, ela contm em si tanto a possibilidade para o bem como para o mal. Consequentemente o que importa no tanto restringir o desenvolvimento da tecnologia mas antes transformar a conscincia
47

humana que utiliza essa tecnologia. Na qualidade de seres humanos ns constitumos uma unidade. Ns somos a humanidade. Destruir um s dos nossos semelhantes destruir-nos a todos.

Educao Correcta - Como poderemos incitar os jovens a descobrir o sentido ltimo da vida? K- Bem, se eles forem muito novos, a questo nem se deve colocar. Mas veja como as crianas so tratadas. Que pretendem os seus pais? Que encontrem um bom trabalho, que se casem e criem um lar. Veja a que ponto a sociedade est corrompida. Como esperar que num tal contexto as crianas encontrem o seu caminho? Assim que eles penetrarem no mundo do trabalho a sua mente ser inteiramente absorvida por uma vaga de problemas materiais- emprego, casamento, etc. Mas eles seguiro, de modo inconsciente, o caminho traado pelos seus pais. Portanto, tudo depende da educao. Alm disso preciso que a sociedade no esteja minada nos seus fundamentos... Sabe que neste pas (ndia) as pessoas no querem mais trabalhar com as mos? Recentemente, oferecemos alguns hectares de terra frtil a um grupo de adolescentes, com todo o equipamento necessrio para cultivo. Pois imagine que eles recusaram a oferta por no quererem sujar as mos! No decurso da minha vida eu plantei toda a espcie de legumes, tratei das vacas, nos montes da Califrnia, e aprendi a fazer tudo por mim prprio, mesmo na cozinha. Hoje em dia os jovens nem mesmo sabem cozinhar. Numa sociedade assim, como esperar que eles descubram o "sentido ltimo da vida"? Da a importncia de uma educao correcta.
48

Amor e Conhecimento - Que o conhecimento? Ele estar na base da experincia ou da compreenso? K- Que significa essa palavra para si? (K olha pela janela e aponta uma flor com o dedo) Veja aquela flor. Da perspectiva da botnica conhecemos as suas caractersticas principais, mas estas constituem uma parte nfima somente, da sua natureza. Na verdade, quando vejo a flor no a acolho realmente na sua totalidade. Do mesmo modo, ainda que nos tenhamos encontrado ocasionalmente nos ltimos anos, no poderei afirmar que o conheo em profundidade. No, eu s o conheo em parte. Quem pretenderia poder apreender uma criatura viva, qualquer que seja, na sua totalidade? No obedece tudo o que vivo mudana e transformao? Quando refiro que o conheo, de facto estou a instaurar uma diviso, porque no posso apreend-lo na sua inteireza. Todo o conhecimento parcial. - Pode dizer-se que o ser vivo comporta a caracterstica do imprevisvel? K- Exactamente. Porque toda a criatura segue uma evoluo especfica. Mas vamos mais longe; que relao existe entre o conhecimento e o amor? O amor no conhecimento. - Mas ns no procuramos conhecer aquilo que amamos? K- O saber fundamenta-se na experincia e pe em movimento milhares de recordaes registradas no crebro.

49

O amor animar o saber? No, porque o saber sempre provm do pensamento. E o amor nunca o resultado de um pensamento. O amor nada tem a ver com o desejo ou o prazer. Se eu o amo, no porque me d dinheiro ou prazer; tudo isso faz parte do triste clculo. Enquanto for assim, o saber ser aditivo e fundamentar-se- essencialmente na experincia. Voc cria uma hiptese e submete-a prova dos factos, e se ela no convm arrisca uma outra. Procedendo desse modo acumula saber. Consequentemente, essa forma de saber revela-se sempre limitada. O que a compreenso? Imaginemos que no sei o que uma viatura, e ento decido desmontar uma, completamente. Mas ser que vou compreend-la por isso? No, porque essa abordagem ainda participa do saber e da habilidade. O nosso crebro governa completamente a paleta das nossas sensaes- com o prazer includo- que dependem todas do campo do pensamento. Como se pode encontrar o amor a? Se ele estiver em alguma parte ser no exterior do pensamento. A mente difere do crebro. De facto a mente est no exterior do crebro.

Aquilo que Conhece - O que "aquilo" que conhece se no se trata do intelecto nem da emoo? Ser um modo especfico de inteligncia? K- Que entende por inteligncia? - Alm do intelecto e da emoo bem que deve existir qualquer coisa atravs do que ns apreendemos o sentido daquilo que diz. K- Esclareamos definitivamente esse termo. A inteligncia tal como a compreendemos
50

vulgarmente a capacidade de reunir e distinguir, analisar e racionalizar a informao. Refiro-me inteligncia do pensamento. O pensamento criou a totalidade deste mundo tecnolgico. Mas ele limitado, como a inteligncia que dele depende. A clareza intelectual, como sabemos, no acarreta automaticamente a serenidade mental. O crebro a sde da inteligncia; consequentemente susceptvel de conceber o "real", o Brahman e todos os seus atributos. Mas tal concepo nasce ainda do pensamento. Ser a pessoa, o "eu", as minhas qualidades, diferente do pensamento? O crebro excita a matria e o pensamento aparece como um processo material que criou a sua prpria inteligncia. Mas fora do crebro h uma outra forma de inteligncia que no conhece limites. a inteligncia do amor e da compaixo, que no tem nada a ver com o mundo do pensamento. O Aroma da Flor - Segundo o clebre aforismo:" aquele que no sabe no fala", quem fala no sabe. Mas voc sabe e fala. Mas no ser essa sua eloquncia um processo mecnico congregado pelo conhecimento? K- Examinemos as coisas com simplicidade. V ali fora aquela flor de jasmim? Ela possui um aroma sem paralelo. Na verdade o seu perfume a sua eloquncia. No poderamos separ-los. O perfume no diferente da flor.

Explorar o Prprio Potencial - Quando escutamos o seu pensamento ou ensinamentos e lemos nas entrelinhas, muitas coisas nos so reveladas, todavia isso convida a mente a

51

tomar um rumo muito mais vasto. Como poderemos penetrar nisso? K- Quando cavamos um poo encontramos gua a partir de certa profundidade. Mas geralmente a maior parte das pessoas satisfaz-se com essa primeira descoberta. Assim essa primeira gua acabar inevitavelmente por se evaporar com o calor do sol. Se quiser ir at fonte necessita cavar muito mais fundo. Tem que ter a vontade de ir mais alm. Mas isso s depende de si. - Isso implica um grande trabalho sobre si mesmo... K- Sim. Enquanto cava no o poo que lhe d a gua. o prprio facto de cavar, ou por outras palavras, o seu trabalho pessoal!

Os Ritmos do Crebro e o Universo - Habitualmente refere que o crebro possui o seu prprio ritmo e que o universo obedece a um ritmo do mesmo modo. No sero esses ritmos idnticos? K- Quando se tem a mente tranquila e se respira com profundidade, at chegarmos a tomar conscincia de todo o nosso corpo, ento compreendemos que o crebro possui o seu prprio movimento e o seu prprio ritmo. Com relao ao universo, ele contm uma ordem perfeita; o sol eleva-se a uma certa hora, a lua obedece a um ciclo regular...O universo inteiro com os seus buracos negros... - E os seus vulces... K- Sim, o universo possui ordem. Mas o homem no. Quando nos encontramos calmos podemos prestar ateno respirao e ter conscincia dos

52

ritmos biolgicos, porm o nosso pensamento cria desordem. A bem dizer a conscincia encontra-se em perpetuo conflito com os seus impulsos: ambio, cupidez, etc.; impulsos esses que nos so lanados pelo pensamento. E esse fluxo contnuo cria um estado de desordem. A ordem efectiva liberta de todos os contingentes e no outra que a do universo.

A Mulher e a Espiritualidade - A acreditar na tradio os homens sero mais aptos no campo espiritual que as mulheres. Pelo que lhe dado compreender nota alguma diferena entre os dois sexos? K- Nem a menor, sequer. Evidentemente, a mulher possui certas peculiaridades biolgicas; compete-lhe a tarefa de colocar as crianas no mundo e a no menos difcil de lhes dar uma educao digna do nome. Quanto ao homem, as suas dificuldades so de outra natureza. Deve ele assegurar o bem-estar material essencial para a sua famlia. Mas para l dessas diferenas evidentes, quem ele? A meu ver a mulher parece bem mais receptiva que o homem, na medida em que o seu ego se revela menos invasor... Mas quando a mulher encobre os filhos no se revela egosta? K- Essa necessidade de proteger no conter uma dose de altrusmo? O que quer que seja todavia, tanto o homem como a mulher devem fazer face aos respectivos problemas. O importante no cair na cilada do jogo das aparncias.

Orientais e Ocidentais
53

- Sabemos como recusa o conceito de nacionalidade. Porm, ao nvel dos seus ensinamentos, ser que nota alguma diferena entre os orientais e os ocidentais? K- A mente indiana sempre possuiu fascnio pela filosofia. Na sua origem, encontramos entre outras a casta dos brmanes. Estes geralmente emprestam grande importncia ao saber, aprendizagem de textos e rituais bem como vida espiritual. Eles adoram os jogos do intelecto, as explicaes engenhosas e as teorias metafsicas, mas esto longe de as praticar. E, se as minhas observaes so correctas, a sua percepo intelectual no tem qualquer relao com a sua vida quotidiana. - Parece haver aqui um completo divrcio entre a reflexo e a aco... K- Tratar-se- de hipocrisia? Talvez no, mas de qualquer modo, esse comportamento nada tem que ver com a religio autentica. O ocidental, por seu turno, mostra-se a um s tempo mais lgico e mais cptico. Mas quando compreende qualquer coisa, ainda que seja lentamente, ele pe-no em prtica. No fundo ele no pode passar sem a aco, e quase no tem tempo para parar e comprazer-se em anlises estreis como ns, na altura da estao das chuvas. A mono que nos retarda consideravelmente toda a actividade alguns meses por ano, exercer alguma influncia no nosso modo de ver as coisas? Qualquer que seja a diferena existente entre orientais e ocidentais isso ter certamente alguma coisa a ver com o clima.

Propaganda Religiosa

54

- O desenvolvimento da f efectua-se sempre atravs de compromissos com os poderes locais. E assim sendo ele pode tornar-se um verdadeiro movimento de massas. Mas os ensinamentos de Krishnamurti, que se baseiam na essncia real da religio no permitem nenhum compromisso e restringem-se necessariamente a alguns grupos atentos. Como resolveremos a dificuldade que isso acarreta e transmitiremos a sua palavra mais longe? K- Antes de mais devemos estabelecer a diferena entre a propaganda e o ensinamento. - Quer dizer que preciso viver directamente o ensinamento? K- Se fizer propaganda, contento-me em repetir as palavras de outra pessoa, e assim tropeo no compromisso. Veja o cristianismo; os ensinamentos de Cristo foram "revelados" alguns sessenta anos aps a sua morte, mas devemos poder interrogar-nos, por direito, sobre o seu grau de exactido. Depois os discpulos procuraram propag-los. Mas, no se trata de uma questo de propaganda mas de destino pessoal. Eu nunca me preocupei em disseminar o ensinamento, como de resto no o fez Buda. Porm os budistas comearam a pregar e assim destruram o prprio sentido das suas palavras. Aquilo que aconteceu aos ensinamentos de Cristo aconteceu com as palavras de Buda; os seus discpulos traram-nas fazendo propaganda. Ora, a questo no est em fazer espalhar o ensinamento mas em vivlo. Voc estava na sala quando me enderecei quele grupo. (K faz aluso aos ensinamentos dispensados nas escolas de Rishi Valley e de Bangalore Valley) Imagine que aquelas cinquenta pessoas fossem realmente capazes de viver aquilo de que falo... - O ensinamento tornava-se ento por si mesmo...

55

K- Se viver a verdade no seu ntimo, uma s pessoa pode mudar a conscincia de todos. A meus olhos a propaganda no passa de um processo de destruio da verdade.

Ser Necessrio Retirar-se do Mundo? - J alguma vez sentiu necessidade de um retiro completo? E, em caso afirmativo, que que o levou a permanecer entre ns? K- J tive esse sentimento muitas vezes. Quando fazemos a profunda experincia da misria e da violncia do mundo como no haveremos de sentir vontade de pr cobro a toda essa loucura? - De nos fecharmos em ns prprios... K- Mas qual ser a utilidade de um tal retiro? O monge ou o santo que se retiram do mundo, permanecem prisioneiros da sua crena e dos seus rituais e obedecem ainda a um dogma. Em poucas palavras, o seu desprendimento no completo. - O senhor continua a viver entre ns, ainda que por vezes denuncie a nossa futilidade... K- Mas eu nada espero. Qualquer que seja o nmero daqueles que vm escutar-me- dez, cem ou mil, eu no me deixo arrastar para o entusiasmo nem para a depresso. Esse o desprendimento do sanyasin. Egocentrismo - O instinto de conservao parece engendrar egosmo em todos os domnios. Como haveremos de evitar essa armadilha?
56

K- Porque colocamos sempre o assento no ego ou na existncia de uma conscincia separada? A estrutura social, no seu conjunto, encoraja o interesse pessoal e esse um problema de que trata a nossa histria - como criar uma sociedade em que o interesse pessoal no seja dominante! Tero as religies e as seitas, os gurus, ultrapassado, eles prprios, o seu egosmo? A bem dizer creio que todas as formas de poder, bem longe de acometer esse mal, favorecem a sua expanso. - Sem dvida, no interesse do maior nmero... K- Sim, o pretenso interesse geral. Um logro destinado a esconder a face daqueles que detm o poder. Quer saber como sair dessa armadilha? Muito bem. Cada um deve observar-se a si mesmo e descobrir como que o egosmo nasce em si- que forma toma e sob que mscara se dissimula. Eis a um trabalho que preciso empreender pessoalmente. - De facto a nossa abordagem deve ser quase cientfica e at mesmo impessoal. K- Exactamente. Conformismo - A crer nas suas palavras, o senhor liga o sentido do conformismo ao da violncia. K- O homem conforma-se, por natureza, com as coisas, e o mundo exterior impe-lhe um modelo especfico. A violncia provm do facto de ele tentar desesperadamente adaptar-se a esse meio. Imagine que fez carreira na poltica; se quiser ter sucesso deve ajustar-se s exigncias desta sociedade, quer sejam ou no justas. Mas cada deciso ser para si uma fonte de conflitos sem fim.
57

Assim, a violncia exerce-se a um s tempo sobre o indivduo e sobre a sociedade.

Terrorismo - Conhecendo os delitos do nacionalismo que devemos pensar do supra-nacionalismo que utiliza as aces terroristas para atingir os seus objectivos? K- Qual o alvo do terrorista? o de nos apavorar, simplesmente. Qualquer que seja o mtodo empregue- tomada de refns, assassinato, sabotagem, etc., o terror um meio muito mais rpido de se chegar aos fins desejados. Porque que um indivduo se liga a uma organizao terrorista? Porque ele no pode atingir o seu objectivo pelos seus meios habituais. Se me encontro em posio de incapacidade de convencer, imponho-vos as minhas ideias pela fora...

Sobre a Censura na Unio Sovitica - Os seus livros no tm o direito de circular na Unio Sovitica, ainda que as autoridades paream tolerar a difuso de outros textos religiosos. Ser por que representaria um perigo maior? K- Estou a par dessa censura. Se o poder autoriza a publicao dos chamados livros religiosos isso deve-se simplesmente a que os considerem como inofensivos. Com relao aos meus escritos eles falam muito de liberdade, e isso nenhum regime ditatorial poderia, naturalmente, suportar. A esse propsito, no resisto ao prazer de lhe contar uma

58

dessas histrias em que os russos so... simplesmente demais! Um bbado percorre a Praa Vermelha a gritar a plenos pulmes: "Brejnev um louco furioso". A polcia prende-o imediatamente e conduz o homem diante do tribunal. O juiz, aps escutar as acusaes de que o homem alvo condena-o a vinte e dois anos de priso. Aquando da leitura da sentena o pobre homem tenta contestar a sua causa: "admitiria a rigor que me fossem aplicados dois anos por tal delito. Mas assim uma pena to grande, isso passa dos limites". Voc tem razo, replicou o magistrado. Por embriagues na via pblica condeno-o efectivamente a dois anos... Quanto aos restantes vinte anos, a pena que comummente se aplica queles que revelam um segredo de Estado! - No sero eles sensveis clareza e luz que os seus escritos transmitem? K- No querem ser. O seu nico desejo que o seu sistema se perpetue at ao infinito.

O Espirito Humano no Sculo XXI - Aproximmo-nos a passos largos do terceiro milnio e, para alm das previses econmicas e polticas que tipo de abordagem espiritual deveramos adoptar para resolver os problemas deste pas e do mundo? K- As dificuldades que a ndia conhece so imensas- pobreza, a exploso demogrfica, etc. O nosso governo parece incapaz de os dominar. Por outro lado entramos na idade da informtica, e no ser de excluir que o ordenador um dia possa vencer o homem. Ele j est mesmo a rivalizar com o crebro humano; o seu pensamento desloca-se de modo indiferenciado tanto ao passado quanto ao
59

futuro. Que ser, ento, do crebro humano? Ir atrofiar-se e desaparecer? E que devemos pensar do nosso sistema pedaggico? Porque educamos os nossos filhos? Para que eles se tornem bons tcnicos e se ocupem exclusivamente em ganhar dinheiro e levar uma vida baseada no prazer? Se a educao no vos ensinar a observar a vida e a compreend-la, que utilidade, pois, ter? Voc encontra-se todos os anos comigo e depois publica estas entrevistas. Mas haver mesmo algum que as leia com profundo empenho? - Sem dvida os mais conscienciosos... K- Mas eles no prestam ateno nenhuma ao que digo. Na verdade ningum mais quer aprender.

Uma Saudao Final A ltima conferncia de Krishnamurti em Madras teve lugar a 4 de Janeiro de 1986, tarde. No dia seguinte, depois do almoo, os professores de Rishi Valley, aos quais nos tnhamos juntado, despediram-se do mestre. No final do encontro destaquei-me do grupo e dirigi-me a K. Endereando-me um sorriso, disse: "Ah, estou certo que estava escondido por detrs de todo o mundo". Perguntei-lhe se lhe podia pegar nas mos. "Naturalmente" respondeu, tomando imediatamente as minhas. Ento inclinei a minha cabea- pelo menos o que a minha mulher testemunhou mais tarde- at tocar as nossas mos reunidas, e no tive conscincia de mais nada. K deixou a ndia e foi para a Califrnia onde chegou a 17 Fev. de 86. A pedido da All India Radio, prestei-lhe uma ltima homenagem pela rdio, no dia seguinte.

60

Eplogo
Alguns anos se passaram j, desde da extino de Krishnamurti em Fev. 86, com a avanada idade de noventa e um anos, e sem dvida o leitor poder questionar-se sobre a pertinncia da sua mensagem, em face de uma existncia desenfreada como a nossa, em que a desordem parece ocupar o lugar de todo o sentido de orientao. Numa poca em que vemos afundarem os ltimos basties do totalitarismo, podemos assistir a um despertar da liberdade por todo o planeta. Contudo, o homem, vitima de um formidvel condicionamento tende a encarar essa liberdade somente em termos poltico-econmicos, e isso restringe de forma considervel o seu campo de aco. Ainda se v incapaz de livrar-se da prpria ideia de autoridade e de poder aceder a uma liberdade real, mas conquanto disso no seja consciente, ele busca essa liberdade absoluta, em face do que todas as formas de "liberdade" se assemelham a tristes pardias. Enquanto o desejo de liberdade continuar a preencher o corao do ser humano, as palavras de K conservaro toda a sua fora. No afirmou ele, desde os seus tempos de juventude estar determinado "a libertar o homem de todas as formas de coero"? Na verdade o homem moderno no acredita em nada mais nem se dispe a admitir a existncia de um Deus que no possa ver com seus prprios olhos. Tambm no mais aceita a realidade de um paraso ou inferno de que no possa fazer a experincia directa. Todavia, medida que essa sua incredulidade aumenta, desaparecem a pretensa moral e os cdigos de boa conduta que, adoptaram sob o domnio do medo, ao longo dos sculos. Por outro lado, revela-se muito difcil convencer os nossos contemporneos da irrealidade do mundo aparente, e de que, a realidade fsica que percebemos seja em ltima instncia um conjunto
61

de tomos e molculas dispostas em ordens especficas. O homem no acredita naquilo que no pode ver e sentir por si mesmo. A seus olhos "ver crer". Ou seja, no acredita no que no possa verificar atravs da sua percepo ilusria. A demanda de f e crena cegas que as religies tradicionais exigem antes mesmo que os adeptos possam realmente "ver" parece ser incapaz de responder a esse anseio profundo. E a meu ver, somente K o conseguiu. Para ele aquele que cr e aquele que no acredita navegam ambos nas mesmas guas. Um como o outro no poderiam ter a certeza absoluta quanto objectividade das respectivas proposies, por sua realidade depender estritamente dos seus pontos de vista. E para tal dilema K apontou uma soluo simples: "por mais venervel e ancestral que seja determinada verdade, no acrediteis em nenhuma que vos seja imposta do exterior". Pratique-se a dvida. Mesmo que se tenha atingido uma etapa avanada do desenvolvimento pessoal, continuem a duvidar. Sim, as nossas experincias devem passar pelo caminho da dvida, porque assim poderemos atingir um estado de vazio livre de todos os condicionamentos, um estado de perfeito desconhecimento e inocncia de que brota precisamente toda a verdadeira compreenso. Para l das sombras da dvida poder nascer em ns uma singular certeza e bem no seu ntimo surgir um sentido de responsabilidade autentica pela criao inteira. Mas essa certeza no pode ser a alheia, da mesma forma que o nosso desejo difere do dos outros. Devemos fazer uso da dvida em lugar de acreditar ou no, porque ambos os aspectos procedem do pensamento- precisamente porque somente o corao pode conhecer com profundeza. Devemos descobrir por ns prprios da existncia de uma realidade superior e, uma vez fora desse processo de condicionamento total aprender a observar-nos com toda a vigilncia necessria. Durante todo o nosso tempo de vida dispomos somente disso como utenslio. Ento, tudo aquilo que preenche o nosso condicionamento- opinies,
62

apego, preconceito, iluses, etc.,- como que conduzido superfcie para ser, de seguida, volatilizado pela luz da conscincia. S ento o indivduo acede autentica liberdade. Para uma pessoa livre todo o problema comporta em si mesmo a necessria resoluo, que se apresenta espontnea e automaticamente sem a necessidade da mais pequena premeditao. O acto que assim brota no instante surge marcado com o cunho de uma liberdade isenta de toda a contaminao. No propriedade da pessoa, pois ningum pode apropriar-se disso. Desse modo, desenvolvemos um processo interior de viso e de aco que no cessar de se refinar ao longo de toda a vida. Toda a atitude que nascer dessa percepo ser fruto de uma sabedoria libertadora.

63

You might also like