You are on page 1of 10

MODA E COMPORTAMENTO VERSUS CULTURA: os elementos da cultura mineira expressos nas obras e colees de Ronaldo Fraga

Eduardo Reis Ramos* Juarez Monteiro de Rezende** RESUMO

Este projeto prope a anlise da cultura como elemento mercadolgico utilizado na indstria da moda. De forma especial, buscou-se analisar os elementos da cultura mineira expressos nas obras e colees de Ronaldo Fraga, tudo isso sob a tica da publicidade, analisando tambm a importncia da imagem e do trabalho de Ronaldo Fraga para Minas Gerais. Grande parte da anlise foi feita a partir dos releases das colees do estilista, juntamente com pesquisas bibliogrficas acerca da moda, comportamento e cultura. Finalmente, o projeto justificado na busca do entendimento do papel atenuante da cultura na lgica insana e mercadolgica do capitalismo.

Palavras Chave: Cultura. Cultura Mineira. Moda. Comportamento. Ronaldo Fraga.

1 INTRODUO

Vivemos em um tempo onde tudo rpido, tudo produto (ou servio), a internet e os meios de comunicao so lotados de novos (ou pseudo) talentos que, da mesma forma com que so lanados, viram mercadoria e acabam. justamente nesta lgica frvola do capitalismo ps moderno, onde tudo publicidade e tudo produto, que moda e cultura criam um vnculo sustentvel e curioso. Todo o projeto se baseia no estudo da cultura como pilar sustentador da moda, e, de forma mais precisa, na cultura mineira presente nas obras do estilista mineiro Ronaldo Fraga. No se trata apenas de uma anlise das colees e dos elementos da cultura mineira presentes nelas, mas de uma pesquisa crtica da forma com que estes elementos so utilizados e de que forma eles influenciam na coleo, na imagem do estilista e na forma com que o estilista(com suas obras e colees) representa a imagem de Minas Gerais. O assunto cultura versus mercado, dentro do meio acadmico publicitrio j famoso, e conhecido principalmente pelos estudos da indstria cultural por Theodor

Wiesengrund Adorno e Max Horkheimer, cones do marxismo na chamada Escola de frankrurt. Portanto, importante esclarecer que este projeto prope estudar o questionamento no pelo lado da semitica, mas por outro ngulo, o do Marketing, da publicidade, relacionando o que a cultura mineira representa para a marca Ronaldo Fraga e para a imagem do prprio estilista.

2 MODA

Falar de moda nos tempo do capitalismo ps moderno no apensas falar de roupa. A moda hoje em dia significa comportamento, alocao social, opinio, atitude, cultura, religio, gostos e tudo aquilo que faz parte da sociedade em que vivemos. como se vestssemos uma tela em que projetado tudo o que ns (ou o chamado sistema) queremos passar para o mundo

Desde Plato, sabe-se que os jogos de sombras e de luz na caverna da existncia barram a marcha do verdadeiro, a seduo e o efmero escravizam o esprito, so os prprios signos do cativeiro dos homens. A razo e o progresso em direo verdade no podem advir seno na e por perseguio implacvel das aparncias, do devir e do encanto das imagens. (LIPOVETSKY, 2009, p. 17)

A aparncia sempre foi um divisor de guas nas sociedades, distinguindo povos e suas classes. E, at os dias de hoje, a vestimenta usada como diferenciao e classificao.

Adotou-se sobre o assunto um credo comum: a versatilidade da moda encontra seu lugar e sua verdade ultima na existncia das rivalidades de classes, nas lutas concorrncia por prestgio que ope as diferentes camadas e parcelas do corpo social. (LIPOVETSKY, 2009, p. 10)

Apesar de ser vista como algo que delimita e classifica pessoas em classes, o fenmeno da moda individual, de personificao, de mudana. E assim a moda vai contando e fazendo histria nas sociedades. Desde as mais primordiais at as mais modernas, falar de moda falar de transformao, de desenvolvimento, a moda encanta os olhos a cada nova tendncia e atia o desejo humano pela novidade, pelo belo e pelo ldico. Sendo um fenmeno individual, a moda tem o poder de dar a chance de mudana ao indivduo, assim, a moda se impe como um processo de evoluo. Para Lipovetski (2009), a

moda tratada como um processo excepcional, inseparvel do nascimento e do desenvolvimento do mundo moderno ocidental. Histrias parte, o que no se pode negar que a moda conquistou hoje um lugar no psicolgico das pessoas, funcionando como uma exploso de smbolos, ela pode ser vista como a plasticidade do ego do indivduo. O seu verdadeiro valor, o de uso, quase nada importante perto de seu valor de troca, da sua significao social. A cada estao, o que (a mulher) busca talvez, mais ainda do que um vestido, uma renovao do seu aspecto psicolgico. (LIPOVETSKI, 2009). Visto como um consumo ftil e efmero por uns, ou como uma potncia e um grande indicador para a nossa economia por outros, o fato que a Moda hoje um dos cones mais representativos do sistema capitalista revelando acontecimentos, comportamentos e mudanas nas sociedades. Em nmeros, a indstria txtil no Brasil em 2011:

Faturamento da cadeia Txtil e de Confeco: US$ 67 bilhes, contra US$ 60,5 bilhes em 2010; 2 maior empregador da indstria de transformao, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos); 2. Maior gerador do primeiro emprego; Quarto maior parque produtivo de confeco do mundo; Quinto maior produtor txtil do mundo; Segundo maior produtor e terceiro maior consumidor de denim do mundo; Representa 16,4% dos empregos e 5,5% do faturamento da Indstria de Transformao; A moda brasileira est entre as cinco maiores Semanas de Moda do mundo. (ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDSTRIA TXTIL E DE CONFECO. 2012, p. 1).

2.1 Moda Mineira

O estado de minas gerais um importante estado brasileiro, possuindo localizao privilegiada, no meio da regio sudeste, a mais desenvolvida do Pas; grade extenso territorial, forte indstria interna e setor agropecurio. Na indstria txtil no diferente:

Detentor de uma forte veia txtil, o estado de Minas gerais um dos proncipais produtores de moda no pas. Possui cerca de 10.000 confeces, a maioria micro e pequeno porte. A atividade movimenta atualmente cerca de 1,2 bilho, segundo estimativa do sindicato das indstrias de vesturio de Minas gerais (Sindivest) MANDUCA et al, 2007, p. 53).

Porm, tanto aquecimento da indstria txtil no visto no cenrio Criativo Fashion Brasileiro j que, das 33 Grifes de Prt--Porter que estiveram presentes no So Paulo

Fashion Week Vero 2013, apenas 2 dos estilistas que assinam as grifes so mineiros, so eles: Ronaldo Fraga e Glria Coelho, sendo que a estilista Glria Coelho apenas nasceu em Minas, mas todo o seu trabalho e suas lojas so em So Paulo, no apresentando nenhum elemento mineiro em suas colees. Assim, podemos dizer que o nico estilista que representa Minas Gerais no maior evento de moda do pas Ronaldo Fraga. Foi exatamente este curioso dado o pontap inicial da pesquisa. (DIVULGADO..., 2012) como se a indstria txtil de Minas Gerais fabricasse somente a tela, mas a pintura (objeto principal de pesquisa deste projeto) fosse pintada por outros estados e mostrasse outros comportamentos.

2.2 Cultura

No existe evoluo sem um ponto de partida, evoluir, presume melhorar algo e, neste sentido que o estudo sobre moda e comportamento se justifica, no entendimento da relao que moda e cultura tm - a moda compe a cultura ou a cultura compe a moda? O grande questionamento o papel da cultura influenciando ou sendo influenciada pela moda, o que a cultura tem para acrescentar, ou para impedir o ciclo insano das colees. Sabemos que a vestimenta um cone da cultura, ela conta a histria dos nossos antepassados, do seu estilo de vida, influencia em comportamentos - como o caso das burcas e vestimentas supertradicionais do oriente mdio e algumas doutrinas islmicas -. No contexto da sociedade ps moderna em que estamos inseridos, a cultura tambm um fator influenciador, segundo a colunista Simone Terra, a cultura influencia nos hbito de consumo, no comportamento de compra, na busca por informaes e, consequentemente, na relao do consumidor com as marcas. (TERRA, 2009) Nesse sentido, o que est em questionamento o poder da cultura em uma coleo de moda, por isso a nfase no trabalho de Ronaldo Fraga, estilista que conta histria, revive poemas e personalidades histricas em suas colees. Hoje j sabemos que a cultura sim reproduzida centenas de vezes e vendida, se tornou uma mercadoria, porm, antes disso, ela foi construda por um processo de afirmao de identidade dos nossos antepassados e at hoje moldada. O que muda a tendncia, houve pocas em que a renda mineira de Pirapora, de Itabira, ou as malhas e trics do sul de minas eram Bregas, Coisas de V e hoje em dia, so supervalorizadas e exportadas para todo o mundo. Processo que tambm ocorreu no famoso case das Havaianas, que era considerada uma sandlia de baixa categoria usada apenas pelas

camadas mais baixas da sociedade e hoje apresenta modelos at mesmo com aplicaes de semi joias que tambm so supervalorizados e exportados para todo o mundo. So em cases como esses que podemos ver o poder da publicidade e da moda em parceria com a cultura, afinal, as havaianas j tiveram o seu preo tabelado pelo governo brasileiro por se tratar de um produto bsico para os brasileiros: Nossa cultura.

3 RONALDO FRAGA NO CONTEXTO MUNDIAL, BRASILEIRO E MINEIRO

Moda e Comportamento versus (ou junto com) Cultura, ningum melhor para expressar esta dualidade presente no Brasil do que Ronaldo Fraga. Formado no curso de estilismo da UFMG e ps graduado na Parsons school de Nova York, Ronaldo fraga hoje, sem dvidas, o estilista mais importante de Minas Gerais e um dos mais reconhecidos e premiados do Brasil. Para Glria Kalil:

Ronaldo Fraga no cria roupas para pessoas sem cenrio, sem lembranas, sem humor e sem histria. Sua fora criativa movida por imagens que vo se transformar em profisses de f, protestos, festas, celebraes, sons, coreografias e... roupas (In: FRAGA, 2007, p. 7)

Com mais de 30 colees j desfiladas, desde 2001, Ronaldo Fraga participa da So Paulo fashion Week semana de moda mais importante do Brasil, e uma das cinco mais importantes do Mundo J desfilou colees em Tkio e foi um dos 100 designers do mundo selecionados pela o BRIT INSURANCE Designs of the year, exposio organizada pelo Design Museum de Londres. Mas o que faz o trabalho de Ronaldo fraga ser especificado neste projeto que, mesmo depois de rodar o mundo pelo seu trabalho, Ronaldo fraga nunca deixou de morar em Belo Horizonte e de incluir e representar Minas Gerais em seu trabalho, pelo contrrio, ele valoriza e potencializa a cultura mineira. Em entrevista revista Moda Brasil, Ronaldo Fraga diz que ainda vive em Belo Horizonte, pois ainda consegue o equilbrio entre o industrial e o artesanal:
Aqui h uma convivncia mais pacfica e a roupa ganha um peso nico, passa a ser uma roupa nica. Ento, se eu posso preciso desenvolver uma meia, um sapato, eu vou para So Paulo terceirizar tudo isso, mas enquanto eu puder valorizar a produo interna, eu fico por aqui. (MIRRIONI, 2001, p. 1)

Com relao ao seu trabalho, Ronaldo Fraga luta pela descentralizao da moda brasileira, sempre afirmando a cultura mineira: No me pea para eu, mineiro, fazer uma roupa com bumbum de fora e clima de beira praia. Eu no sei fazer isso. (FRAGA, 2007).

4 RONALDO FRAGA NO CONTEXTO CULTURAL E FASHION MINEIRO.

Ronaldo Fraga se torna um objeto de pesquisa extremamente interessante, pois um estilista que vai completamente contra a onda de globalizao que anula as culturas locais e endeusa culturas exgenas; Que faz com que, por exemplo, adolescentes mineiros imitem as roupas dos californianos que passam na TV. Ronaldo Fraga valoriza o nosso, e faz isto em todo o processo, desde a criao at a utilizao das linhas e confeces mineiras. Com todo o reconhecimento que RF j recebeu para este projeto, destaca-se o que recebeu do ento ministro da cultura Gilberto Gil, em 2007, a Comenda da Ordem Cultural - e com a sua importncia perante o cenrio cultural e fashion nacional e internacional, Ronaldo Fraga j se tornou um cone para o Estado de Minas Gerais. Este fato, visto pela tica da publicidade, de extremo valor para Minas Gerais, afinal, com RF, Minas elege mais um dolo para o povo mineiro, mais um mineiro que representa, e bem, o seu estado.

Para compreendermos melhor a representatividade do dolo para o homem, to explorada pela indstria, podemos perceber alguns aspectos da sua trajetria desde a Antiguidade, quando povos como Sumrios, Fencios e Hebraicos lutavam por seus dolos. Roubar o dolo do outro era motivo de guerra. As imagens idolatradas eram a essncia principal daquele povo, era o que dava sentido sua existncia. (COSTA,

2010, p. 2)

Este tipo de publicidade, principalmente para Minas Gerais, que ainda se v fora do Eixo Rio So Paulo, onde se concentram as maiores mdias e veculos de comunicao do Pas, de Grande valor. Ao se falar no tal Eixo Rio-So Paulo, fala-se no eixo miditico do Brasil. fato que moda, cultura, mdia e publicidade, esto no mesmo contexto. De fato Minas Gerais no o estado em que se encontram os maiores veculos de comunicao do pas e nem o estado que mais investe em publicidade, sabemos que Minas Gerais no possui uma Copacabana, a praia mais famosa do mundo e nem centenas de agencias e produtoras que se sediam em So Paulo. As novelas de sucesso da Globo (maior veculo de comunicao do pas, sediado no Rio de Janeiro), no falam em sua grande maioria de Minas e no tem personagens que

so e que vestem Minas. Alm disso, o sucesso da moda (ou a sua publicidade) feita por diversos meios, canais e suportes miditicos, e um deles, so as celebridades e estrelas, qu e so espcies de cabides humanos que tem o poder de ditar tendncias e se tornarem referncia para todo o Brasil: Se a cultura de massa est imersa na moda tambm porque gravita em torno de figuras de charme com sucesso prodigioso, que impulsionam adoraes e paixonites extremas: estrelas e dolos. (LIPOVETSKY, 2009, p. 248) Neste Contexto, Minas Gerais tambm no conta com muitas estrelas em destaque na mdia nacional. Atores cariocas usam moda carioca e so referncia em todos os estados brasileiros, e isso no ocorre com Minas Gerais. como se Minas Gerais no estivesse na moda. Assim, exatamente por estar fora do eixo fashion/midirico Rio-So Paulo, que Minas Gerais to influenciada em se tratando de moda. No difcil encontrarmos mineiros usando marcas de surf wear pelas ruas, com peas extremamente tropicais, indo contra a nossa cultura, geografia e at mesmo o nosso clima. E exatamente aqui que o trabalho se justifica, atestando a real importncia de Ronaldo Fraga para a identidade cultural do povo Mineiro. Em quase todas as suas colees, Ronaldo Fraga exprime elementos da cultura mineira, como o caso da coleo O Vendedor de Milagres (Vero 1998 1999), em que Fraga representa as salas de ex-votos, ou salas de promessas, muito presentes nas igrejas de Minas; Na Coleo Costela de Ado (Vero 2003-2004) ou na coleo Todo Mundo e Ningum (Inverno 2005), inspiradas em obras de Carlos Drummond de Andrade (outro dolo mineiro); O que tambm aconteceu na coleo Descosturando Nilza (Vero 2005 2006) em que homenageou a costureira (mineira) que sempre o acompanhou; Na coleo A Cobra Ri (Vero 2006 2007), inspirada na obra de Guimares Rosa. Em Loja de Tecidos (Inverno 2008) em que Ronaldo fraga homenageia as antigas e extintas lojas de tecidos (muito presentes em Minas tambm); Em Rio So Francisco (Vero 2008 2009), uma linda e completa homenagem e um manifesto contra a transposio do Rio So Francisco, em que Ronaldo utiliza das rendas mineiras e muitos outros elementos da cultura e artesanato ribeirinho:
Mergulhei literalmente neste universo de lendas e conflitos numa paisagem humana colorida e bordada por marinheiros, caboclos dgua e mulheres -peixe. De l, trouxe laranjas desavergonhadas, brancos sujos, verde gua transparente. Bebi azuis, cheirei a opulncia dos opacos e nobres beges. Lambri a base amarela dos sedimentos cados ds veres e os marrons das cheias das cabeceiras. O lado morto do rio vem colorido de preto. Vieram bordados e aplicaes de alma artes. A estamparia

inspirada na sobreposio das madeiras coloridas dos barcos e das casas. Os sacos de Juta, embalagens das preciosas especiarias. Da lenda do caboclo dgua vem a beleza sem olhos (ou olhos de canudinhos para beber o rio). (FRAGA, [2008?], p. 1)

Ronaldo Fraga tambm expe a cultura mineira em Tudo Risco de Giz (Inverno 2009), coleo inspirada na obra de lvaro Apocalypse (Mineiro, de Ouro Fino); em Athos do incio ao fim (Inverno 2011) em que homenageia o artista Athos Bulco, que Ajudou a construir a igreja da Pampulha. Fora estas homenagens e referncias diretas cultura mineira, em todas as colees Ronaldo fraga utiliza de algo que vem de minas, seja na sonoplastia, no cenrio e, claro, nos materiais e mo de obra da fabricao das roupas.

5 RONALDO FRAGA E A CULTURA MINEIRA VERSUS A DITADURA DO FASHION

Mesmo com tanta importncia que o estilista exerce perante a cultura e a moda mineira e mundial, ainda fica um questionamento. Segundo o prprio site de Ronaldo Fraga,(*), aclamado como o estilista Cult da moda brasileira. No Brasil, o termo Cult, segundo o dicionrio informal na internet. Cult, culto em ingls, tem sido usado como gria para definir um estilo, pessoas que preferem coisas alternativas em vez de coisas mais comuns, isso vale para msicas, filmes e modo de vida num geral. (CUNHA, 2011, p. 1) Porm, aqui podemos notar uma inverso de sentidos, afinal, Ronaldo Fraga faz moda ao seu estilo natural, primordial, de acordo com a cultura do povo brasileiro. Em suas colees, Ronaldo fraga trabalha com materiais nacionais, que fazem parte da cultura brasileira e que condiz com a realidade, clima e geografia em que vivemos. Deste modo, o trabalho de Ronaldo fraga representa o nativo, natural e original do Brasil, nesse sentido, podemos comprovar esta inverso cultural de sentidos. Vivemos em um pas em que o street wear, com camisetas estampadas com as ruas de nova York, ou dizeres em ingls sobre o Hawaii o normal, aceito e usado por todos. Contudo, o trabalho de um estilista que expe o Brasil, seus poetas, lugares e culturas, visto como algo diferente e alternativo. exatamente aqui que conseguimos compreender o quanto a nossa moda influenciada. Reverenciar Paria, Nova York ou vestir grifes inspirada na alta costura europeia valorizar o exgeno, ser fora do normal, isto sim deveria ser chamado de Cult.

6 CONCLUSO

Aps todas estas anlises com relao ao lugar, contexto e poca em que Ronado frana, a moda, a cultura e Minas gerais esto inseridos, podemos chegar a algumas conluses. Sem dvidas, Ronaldo Fraga um dos, se no o mais importante estilista de Minas Gerais e do Brasil. Sua importncia se justifica na formao da identidade fashion e cultural do povo brasileiro e quando digo cultural porque o estilista esta lanando a tendncia e tornando cultura valorizar o Brasil e sua cultura. Ronaldo Fraga est colocando as coisas no seu lugar: moda falando sobre o nosso povo e cultura e assim, moldando a nossa cultura e ensinando o povo brasileiro a valorizar o que nosso. Desta maneira, fica claro como esta identidade ainda tem muito o que ser construda. Infelizmente, o Brasil e Minas Gerais ainda muito influenciado pelo que vem de fora e faz parte da nossa cultura valorizar o exgeno. Podemos concluir tambm que a moda no Brasil no est crescendo somente em nmeros, mas em bagagem, em contedo e em importncia. Neste contexto, Ronaldo fraga se torna assim o moldador da nossa cultura e, com certeza, leva as diretrizes da moda brasileira a se voltarem para um outro lado, o de que moda no somente roupa. Moda cenrio, poesia, povo, histria, e at mesmo religio: Moda Cultura.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDSTRIA TXTIL E DE CONFECO. Perfil do setor. 2012. Disponvel em : <http://www.abit.org.br/site/navegacao.asp?id_menu=1&id_sub=4&idioma=PT>. Acesso em: 20 ago. 2012. COSTA, Thiago Ramires da. A construo do popstar: a figura estratgica do dolo das massas na indstria cultural. So Paulo: USP, 2010. CUNHA, F. C. Dicionrio informal. 2011. Disponvel em <http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/cult/9078/>. Acesso em: 17 set. 2012. DIVULGADO o line-up da SPFW Vero 2013. 2012. Disponvel em : <http://ego.globo.com/famosos/noticia/2012/05/divulgado-o-line-da-spfw-verao-2013.html>. Acesso em: 08 out. 2012. FRAGA, Ronaldo. Coleo moda brasileira: Ronaldo Fraga. So Paulo: Cosac Naify, 2007.

______. Release. [2008?]. Disponvel em: <http://www.ronaldofraga.com.br/port/index.html>. Acesso em: 29 out. 2012. LIPOVETSKY, Gilles. O imprio do efmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Traduo Maria Lucia Machado. So Paulo: Companhia das letras, 2009. MANDUCA, Diego et al. Anlise e pesquisa do reposicionamento da marca Patog no mercado de moda. Belo Horizonte: PUC, 2007. MIRRIONE, Henriete . O lado sherazade de Ronaldo Fraga. 2001. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/modabrasil/acontece/entrevista/index2.htm>. Acesso em: 30 jul. 2012. TERRA, Simone. [S. l. : s.n.], 2009. Disponvel em: <http://mundodomarketing.com.br/blogs/shopper-view/11762/consumo-versus-valoresculturais.html>. Acesso em: 24 mar. 2012.

You might also like