You are on page 1of 6

EXECUO TRABALHISTA. Arts 876 a 892 CLT. Conceito.

(1) Atividade jurisdicional do Estado (2) de ndole essencialmente coercitiva (3) desenvolvida por rgo competente, (4) de ofcio ou mediante iniciativa do interessado, (5) com o objetivo de compelir o devedor (6) ao cumprimento de obrigao (7) contida em sentena condenatria transitada em julgado ou em acordo judicial inadimplido, (8) bem como em termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho ou termos de conciliao firmados perante as CCP. (1) atividade jurisdicional do Estado porque no lcito ao credor exigir pelas prprias mos que o devedor satisfaa a obrigao constante de ttulo executivo. (2) ndole coercitiva dado ao carter sancionatrio de que se reveste o ttulo executivo, do qual no houve por parte do devedor cumprimento espontneo da sua obrigao. (3) desenvolvida por rgo competente , ou seja pelo Juzo que tiver

conciliado ou julgado originariamente o feito. Doutrinariamente entende MATF que , incluindo-se aqui o Tribunal , na pessoa de seu presidente (art 707, d, CLT), quando no julgamento de ao rescisria acolher pedidos que haviam sido rejeitados pela sentena. Para os ttulos extra judiciais a competncia do Juzo que seria competente para o processo de conhecimento em relao matria. Nos termos do artigo 114 da CF a Justia do Trabalho competente para executar as suas prprias decises bem como o INSS, este inclusive de ofcio (artigo 876, nico, CLT). Na falncia entende-se que a quantificao se d no Juzo trabalhista e a habilitao do crdito no juzo falimentar. (artigo 768, CLT).

(4) de ofcio ou por iniciativa do interessado , de ofcio nos casos de titulo judicial, pois aqui a ao de execuo no autnoma, mas fase subseqente do processo de conhecimento de que se originou. Evidentemente que em se tratando de titulo executivo extrajudicial, a execuo s pode se desenvolver por iniciativa do interessado. Note-se que o artigo 878 da CLT fala em qualquer interessado, no geral o empregado, no obstante poderem includos no conceito de interessados como : a) o esplio, os herdeiros ou sucessores do credor (art 567, I, CPC); b) o cessionrio, quando o direito proveniente do ttulo executivo lhe foi transferido por ato entre vivos (II); c) os sub rogados, nos casos de sub-rogao legal ou convencional (III); d) o prprio devedor (artigo 570, CPC); e) a Procuradoria da Justia do Trabalho ( artigo 878 nico); f) a entidade sindical quando estiver atuando como substituto processual ou quando estiver postulando os honorrios concedidos nas causas em que estiver ministrando a assistncia judiciria gratuita, prevista nas leis 5584/70 e 1060/50. (5) com o objetivo de compelir o devedor , ou seja o devedor no convidado a satisfazer a obrigao, de tal sorte que responder com os seus bens presentes ou os que vierem a integrar o seu patrimnio (art 591, CPC). (6) ao cumprimento da obrigao. No processo do trabalho a obrigao que o devedor, em regra, chamado a satisfazer a de dar, consistente no pagamento de quantia certa, sendo esta a modalidade de execuo tratada nos artigos 876 a 892 da CLT e 646 a 731 do CPC. Neste processo no h lugar para execuo por quantia certa contra devedor insolvente. So ainda admissveis no processo do trabalho as execues: a) para entrega de coisa certa (CPC art 621/628) e de coisa incerta (CPC art 629/631); de fazer (CPC art 632/641) e de no fazer (CPC art 642/643) (7) contida em sentena condenatria transitada em julgado, ou acordo homologado em juzo, traduzidos estes em ttulos executivos judiciais, sendo ser

o acordo por fora do estabelecido no artigo 831, nico do CLT, onde se v que na verdade a sentena homologatria do acordo que o titulo executivo. A imposio das sentenas constitutivas se faz mediante a prtica de atos complementares, que no traduzem a presena da execuo forada. As declaratrias so absolutamente inexeqveis, valendo como simples preceito. De resto cabe a execuo provisria quando ao titulo for impugnado por meio de recurso recebido no efeito devolutivo (CPC 587 e CLT 899) (8) termos de ajuste de conduta firmados pelo MPT ou termos de conciliao firmados perante as CCP (lei 9958/2000), traduzidos em ttulos executivos extrajudiciais.

Princpios que Informam o Processo de Execuo da igualdade de tratamento das partes - o fundamento desse princpio a garantia constitucional de igualdade de todos perante a lei. Pondere-se que na execuo esse tratamento igualitrio ministrado em termos, j que a posio do credor, a, de superioridade. da natureza real - a execuo atua sobre os bens do devedor e no sobre a pessoa fsica deste. (CPC art 646) da limitao expropriatria - a execuo no pode servir de pretexto a uma alienao total do patrimnio do devedor, quando parte dos bens for bastante para atender satisfao do direito do credor. da utilidade para o credor - impede que se faa uso dos atos executrios inteis (art 659, 2 e 3, CPC e art 40 3, da Lei6830/80) da no prejudicialidade do devedor- havendo possibilidade do credor poder por mais de um modo promover a execuo, o juiz determinar que se faa pelo modo menos gravoso ao devedor (art 620, CPCP)

da especificidade - somente em casos excepcionais a lei permite a substituio da prestao para entrega de coisa e de fazer por equivalente em dinheiro (art 627, CPC)

da responsabilidade pelas despesas processuais - incumbe ao devedor no apenas o pagamento dos valores devidos ao credor, mas tambm de todas as despesas processuais, como custas, honorrios periciais, despesas com publicao de editais, etc.. do no aviltamento do devedor - a execuo no deve afrontar a dignidade humana do devedor, expropriando-lhe bens indispensveis sua subsistncia e s dos membros de sua famlia. Por esse motivo a lei tornou impenhorveis alguns bens (art 649, CPC e Lei 800990) da livre disponibilidade do processo, pelo credor - o ordenamento

processual faculta ao credor desistir da execuo ou de algumas medidas executivas, independentemente da concordncia do devedor (art 569, CPC). Particularidades da Execuo Trabalhsita. execuo de ofcio. - a execuo pode ter incio por ato do credor ou do prprio magistrado, indistintamente. As contribuies sociais do artigo 195, I a e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que a Justia do Trabalho proferir devem ser executadas de ofcio ( artigo 114, VIII, CF). Evidentemente que, a execuo de ofcio tem lugar em se tratando de ttulo executivo judicial, de acordo com o artigo 878 da CLT riscos da execuo provisria - desnecessidade de se prestar cauo. (art 899, CLT)

imodificabilidade da sentena exeqenda - consoante regra do 1 do artigo 879, da CLT, cujo fundamento de ser encontra-se no imperativo constitucional de respeito coisa julgada. observncia do CPC para a ordem de nomeao de bens penhora . -. Art 882 da CLT aplicao subsidiria da Lei de Execuo Fiscal -. Art 889 da CLT aplicao subsisidiria do CPC - Art 769 da CLT. Competncia. Em regra do Juzo de Primeiro Grau que processou originariamente o feito, ou, em caso de titulo extrajudicial o Juzo que seria competente para processo de conhecimento em relao a matria. Hoje a Justia do Trabalho competente de ofcio para executar crditos previdencirios devidos em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes de Tribunais do Trabalho, resultantes de sentena ou de homologao de acordo. (art 876, nico , CLT e artigo 114, VIII, CF). Legitimidade Legitimao Ativa. O artigo 878 da CLT fala em qualquer interessado, no geral o empregado, no obstante podem ser includos no conceito de interessados como : a) o esplio, os herdeiros ou sucessores do credor (art 567, I, CPC); b) o cessionrio, quando o direito proveniente do ttulo executivo lhe foi transferido por ato entre vivos (II); c) os sub rogados, nos casos de sub-rogao legal ou convencional (III); d) o prprio devedor (artigo 570, CPC); e) a Procuradoria da Justia do Trabalho ( artigo 878 nico); o

f) a entidade sindical quando estiver atuando como substituto processual ou quando estiver postulando os honorrios concedidos nas causas em que estiver ministrando a assistncia judiciria gratuita, prevista nas leis 5584/70 e 1060/50; g) a Procuradoria da Fazenda Nacional para promover a execuo da divida ativa dos empregadores, decorrente das penalidades administrativas, na modalidade de multa, impostas pelos rgos de fiscalizao do trabalho (art 114, VII, CF).

You might also like