You are on page 1of 10

MATURIDADE 2 Uma pessoa madura Texto base: Efsios 4:11 16 INTRODUO: Na semana passada ns comeamos essa srie de mensagens

ns sobre Maturidade e como ponto de partida da nossa srie ns afirmamos que... ... Maturidade um processo de aprendizagem em nossas vidas, fruto de nossas escolhas, que se desenvolve na medida em que assumimos responsabilidades; E com isso ns entendemos que adquirimos maturidade... ... aprendendo com a vida, assumindo responsabilidades e fazendo escolhas em Deus. Ns lembramos que algum pode querer no ser maduro, mas que isso no era normal, pois no amadurecer uma anomalia, uma doena sria. Sendo assim, nossa concluso daquela conversa foi que promover maturidade um compromisso pastoral com todos aqueles que querem ser maduros. Nesta segunda mensagem da srie eu gostaria de refletir um pouco com vocs sobre uma pessoa madura e mais especificamente falando sobre nossas emoes.
Falar sobre esse assunto bem difcil para mim porque por muitos anos eu sofri muito com complexo de inferioridade (eu me sentia inferior a tudo e a todos) e embora creio que esse complexo j esteja superado, algumas vezes eu vejo alguns resqucios deste complexo querendo

aparecer e se eu no combater isso vira uma bomba relgio de emoes destrutivas, depreciativas e descontroladas. Esse assunto ocupa meus principais pontos do que tenho que vigiar na minha vida. Por muitos, muitos anos da minha vida eu vivi a sombra de aprovaes, eu era carente de aprovaes, ou seja, para que eu me sentisse amado, eu precisava que pessoas ao meu redor constantemente me elogiassem, afirmassem minhas qualidades e destacassem algo bom que eu fiz. Eu imagino que era muito difcil ser meu amigo porque eu era insuportavelmente carente, nem eu me aguentava (se algum dos meus amigos esto ouvindo essa mensagem eles esto dizendo agora ...realmente...) e talvez esse seja o motivo pelo qual eu tenha poucos amigos, porque ser meu amigo no deve ser uma das tarefas mais fceis. Para vocs terem uma ideia, eu comprava brigas e fazia grandes apelos emocionais (verdadeiras chantagens) quando os meus amigos no me davam parabns no meu aniversrio. Aquilo acabava comigo. Eu pensava: ... como algum pode se dizer meu amigo e no lembrar do meu aniversrio?.... Todo ano eu ficava mais frustrado com as pessoas que no me ligavam do que me alegrava com as pessoas que me ligavam. Desta forma, eu dava mais prestigio para quem esqueceu de mim, do que dar valor para quem se lembrou. Outra coisa que acabava comigo: Algumas pessoas me consideram um bom ouvinte, algum com quem seja bom conversar pela pacincia que demonstra em ouvir. Realmente, eu sempre tive disposio em ouvir as pessoas que me procuravam, gostava de ouvir as pessoas falando de suas dificuldades, vitrias e sonhos. O problema era que quando eu conversava com um amigo, eu ouvia tudo o que ele tinha para dizer e a minha expectativa era que, quando a pessoa acabasse de falar o que ela estava sentindo, eu simplesmente esperava que a pessoa dissesse assim ... e voc, como voc est?.... Eu ficava muito mal quando eu ouvia por horas um amigo e depois ele simplesmente se despedia sem ao menos perguntar como eu estava.

Eu comparo essa necessidade de aprovao na minha vida como uma dependncia que eu tinha e que precisava ser liberto. Eu acho que a libertao dessa dependncia aconteceu quando eu fui para Curitiba, ou seja, 3 anos atrs, pois quando eu fui para Curitiba muitas pessoas me abandonaram e ai eu percebi que tinha algum que nunca tinha me abandonado, que sempre me incentivou e me fez me sentir melhor que foi a Giselli. Eu creio que a Giselli foi a PESSOA e o INSTRUMENTO que Deus usou para restaurar a minha vida emocional, pois sempre que eu me sentia a pior pessoa do mundo, a mais incapaz ou a mais invlida, ela sempre tinha uma palavra de amor, carinho e encorajamento. Portanto hoje, quando algum no me d parabns no meu aniversrio O MUNDO NO ACABA, quando ningum pergunta como eu estou (o que estou sentindo, do que estou precisando, etc...), quando as pessoas no atingem as MINHAS EXPECTATIVAS, eu vejo que eu reajo muito melhor do que antigamente, ao ponto dessas coisas no me abalarem e tirarem a vontade de viver como acontecia no passado. No que eu me tornei o homem de gelo, no que eu no sinta tristeza por algumas coisas. A grande questo AQUI que essas coisas j no me ABALAM mais como abalavam antigamente. Eu creio que MATURIDADE EMOCIONAL seja exatamente isso, SABER DOMINAR AS EMOES e no permitir que ELAS TE DOMINEM.

No me considero a pessoa mais madura que eu conheo, mas acredito que tenho dado passos largos nesta direo. Esse o Wilson em um processo de amadurecimento emocional, mas E VOC? - Como voc reage quando pessoas que voc considera especiais esquecem o seu aniversrio? - Como voc reage a crticas, frustraes e falta de reconhecimento? - Quanto os acontecimentos tristes do seu passado te influenciam hoje? - Quanto voc fica ansioso com as expectativas do que est por vir? - Fazer escolhas algo fcil ou extremamente difcil para voc? Falar sobre MATURIDADE EMOCIONAL muito importante porque o nosso sculo ficou conhecido como o sculo das doenas emocionais. Nunca antes na histria foram registrados tantos casos de depresso, transtorno bipolar, sndrome do pnico e outras doenas do gnero como nos ltimos anos. Falar sobre MATURIDADE EMOCIONAL muito importante porque o nvel de maturidade emocional que voc tiver vai determinar a maneira como voc olha a vida e encara as dificuldades. Eu quero te convidar a pensar no assunto e para isso eu te convido a abrir a sua BBLIA em Efsios 4:11 16.

CONTEXTO: A carta de Paulo para nossos irmos efsios uma carta doutrinria pelo fato de que nesta carta Paulo d uma srie de instrues para a igreja de feso. Uma das maneiras de voc aprender com a Bblia fazendo perguntas para ela e eu creio que ficar mais fcil de compreender o que o apstolo Paulo est ensinando neste trecho se ns dividssemos o versculo da seguinte forma: VER SLIDE Deus deu dons aos homens para que estes usem seus dons para promover maturidade na igreja, pois o compromisso primrio de Deus com nossa maturidade e no com nossa felicidade, porque quando formos maduros seremos verdadeiramente felizes. Essa maturidade chega, de acordo com o apstolo Paulo quando ... cada parte realiza a sua funo..., ou seja, ns chegaremos a maturidade quando cada um de ns exercer os seus dons. Eu poderia pregar uma mensagem para cada uma dessas divises que apresentamos, mas eu s gostaria de destacar um ponto nesta noite. O que chama a minha ateno neste trecho que Paulo fala que o propsito de tudo (dons /maturidade / conhecimento Cristo) isso que ... no sejamos mais como crianas....

Neste ponto algum pode perguntar: O que tem de errado em ser criana? Jesus no fala que devemos ser como criana para entrar no reino de Deus? Ns no cantamos ... quero ser como criana...? Como a gente resolve isso? Devemos ser crianas ou no? Eu diria SIM e NO!!! SIM, devemos ser crianas na pureza do nosso corao, na prontido em perdoar, na dependncia constante do auxilio e cuidado de Deus nosso Pai, nesse sentido devemos ser sempre COMO crianas. NO, NO devemos ser crianas no que diz respeito a nossa f, as nossas vontades, as nossas emoes, as nossas responsabilidades. Na semana passada eu falei que a vida muito mais fcil de ser vivida quando se uma criana e talvez esse seja o motivo porque hoje existam muitas crianas maiores de 20 anos. As crianas maiores de 20 anos vivem se entregando a paixes e abandonando seus lares por conta de uma aventura. As crianas maiores de 20 anos vivem abrindo mo de suas responsabilidades para poder atender as suas vontades. As crianas maiores de 20 anos vivem oscilando na f como se a f dependesse de cada momento da vida. As crianas maiores de 20 anos no conseguem controlar seus temperamentos, sentimentos e suas aes. As crianas maiores de 20 anos vivem de forma aptica e conformada com tudo na vida, sem procurar melhorar de vida.

Pode ser que voc no concorde comigo, ento deixa eu te perguntar:

- Voc realmente acha uma atitude madura e adulta trair o cnjuge por conta de uma aventura? Voc acha isso bem maduro, bem adulto? - Voc realmente acha uma atitude madura e adulta xingar algum por conta de uma fechada no transito ? Voc acha isso bem maduro, bem adulto? - Voc realmente acha uma atitude madura e adulta viver nessa gangorra da f? Voc acha isso bem maduro, bem adulto? Eu te respeito se voc me disser que isso ser um adulto maduro, mas para mim, essas atitudes me parecem mais infantilidade do que maturidade. Paulo diz que NO DEVEMOS SER como crianas porque crianas so ... levados de um lado para o outro pelas ondas... jogados para c e para l por todo vento de doutrina e pela astcia e esperteza de homens que induzem ao erro.... Crianas no tem domnio de suas emoes. Crianas so levadas de um lugar para o outro, mas nunca escolhem para onde querem ir. Crianas so manipuladas por homens que induzem ao erro. Podemos dizer que alcanamos a MATURIDADE EMOCIONAL quando dominamos as nossas emoes e no somos dominados por elas. Como seres humanos ns somos constitudos de emoo e razo. A razo pode produzir emoes maduras, mas a emoo nunca ser capaz de produzir razo.

Entre a razo e a emoo, tem horas que, se formos levados totalmente pela emoo, corremos o risco de perder a toda a razo. O desafio dessa noite no nos transformarmos em homens e mulheres de gelo que no sintam mais nada. O desafio dessa noite que possamos aprender a controlar nossas emoes. Nunca nos livramos de sentir, mas podemos nessa noite nos libertarmos do domnio do que sentimos. CONCLUSO: Ao me ouvir nessa noite pode ser que voc tenha chegado a concluso de que no algum maduro emocionalmente porque constantemente voc dominado por suas emoes. E pode ser que depois de tudo isso que voc ouviu voc queira nessa noite ser uma pessoa madura emocionalmente, mas as coisas que aconteceram no seu passado fazem com que constantemente voc parea mais uma criana do que um adulto. Pode ser que depois de tudo isso que voc ouviu voc queira nessa noite ser uma pessoa madura emocionalmente, mas voc foi to desprezado, rejeitada e abandonada que as vezes voc parece mais uma criana mimada do que um adulto. Eu encontrei 2 textos nas escrituras que podem nos ajudar nessa noite. ABRA SUA BBLIA EM I CO. 13:11.

Paulo fala que ...Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trs as coisas de menino.... Quando Paulo se tornou homem, ele compreendeu que no podia mais falar, pensar e raciocinar como menino, porque se ele fizesse isso, ele seria um menino para sempre. A soluo que Paulo encontrou para no falar, pensar e raciocinar como menino foi DEIXAR PARA TRS AS COISAS DE MENINO. Eu no quero aqui nesta noite desprezar as suas experincias traumticas de vida que podem estar impedindo voc de amadurecer. Eu no quero aqui nesta noite desprezar aqueles que foram abandonados, desprezados, abusados e por tudo o que passaram na vida, hoje no conseguem dominar a ira, o dio, a tristeza, a mgoa, o rancor e sintam constantemente a necessidade de aprovao. Eu no quero desprezar isso. O que eu quero que ns possamos como o apstolo Paulo, ... deixar para trs as coisas de menino....
Se voc nesta noite entende que no consegue ser maduro emocionalmente porque foi desprezado e rejeitado e por isso vive em busca de aprovao, eu quero te dizer nesta noite que Deus pode te restaurar para que a nica aprovao que importe para voc seja ser aprovado por ELE.

Se nesta noite voc entende que no consegue ser maduro emocionalmente porque no consegue controlar seu temperamento, eu quero te dizer que Deus quer te encher com o Esprito Santo para que voc tenha o fruto do Esprito, dentre eles o domnio prprio. Se nesta noite voc entende que no consegue ser maduro emocionalmente porque o teu passado te assombra e conduz as suas atitudes, eu quero te dizer que Deus pode te libertar de tudo o que te aprisiona. O autor de Hebreus nos diz no cap. 5:12-14 que ... De fato, embora a esta altura (DA SUA VIDA) ..., pelo exerccio constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.... O amadurecimento alcanado pelo ... exerccio constante... de ... abandonar as coisas de menino... que tentam nos dominar e impedir de crescer. Sendo assim, eu quero propor um exerccio de f neste momento. Se voc precisa de restaurao, se voc precisa de domnio prprio e se precisa de libertao, eu quero te desafiar a fazer o ...exerccio... de sair do seu lugar e pela f vir a frente como quem decide deixar para trs as coisas de menino que te impedem de crescer. Venha at a frente e eu vou orar por voc.

You might also like