You are on page 1of 2

Nome do Aluno Ano/Fase Disciplina Turma

N Bimestre Tipo

Valor 4,0
Data

Literatura

Trabalho para casa

Nota

Bimestral

Humanismo/ Classicismo Entregue ao aluno dia 26/08/2013 e deve retornar ao professor dia 29/08/2013 .

Coloque verdadeiro ou falso:


1-

) O Classicismo se inicia em Portugal no ano de 1527 com a volta de S de Miranda que

retorna da Itlia.

2- (

) O Renascimento teve por bero a Itlia, logo se estendendo aos demais pases europeus.

3- ( ) O Classicismo a poca literria que se fundamenta na imitao da esttica literria seguida pelos mestres da Antiguidade Clssica greco-romana.A literatura passa a se caracterizar pela retomada da mitologia pag, pela perfeio esttica, marcada pela pureza de formas.

4- ( ) Alm do soneto, introduzido em Portugal por S de Miranda, o Classicismo cultiva a epopia, segundo os modelos de Homero (Ilada e Odissia) e de Virglio (Eneida).

5- ( )A poesia lrica de Cames apresenta-se marcada por uma dualidade: ora nos deparamos com textos de ntida influncia medieval, ora so poesias perfeitamente enquadradas no doce estilo novo do Renascimento.

6- (

) Os Lusadas um poema pico que conta as glrias do povo navegador portugus.

7- (

) A obra Os Lusadas dividido em: proposio, invocao, dedicatria, narrao e eplogo.

8- (

) Na proposio encontra-se a apresentao do poema, com destaque para o tema e o heri.

9- ( F ) Eplogo so as ltimas 13 estrofes do poema. O poeta afirma que no mais cantar, no por lhe faltar a arte e sim porque est desiludido com a Ptria, que no merece mais ser cantada.

2- Explique como se compe um soneto:

3- Complete de forma correta o que corresponde aos episdios de Os Lusadas.

a) Episdio que conta a histria da amante de D. Pedro I ( rei portugus de meados do sculo XIV), assassinada em 1355. Ins de Castro ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Episdio que conta sobre um mito que foi transformado em rochedo como castigo por seu amor pela ninfa Ttis , identificado com o cabo das Tormentas, no sul da frica. Este episdio impregnado de grande fora lrica e de sentidos simblicos. O gigante Adamastor -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------c) Este episdio acontece quando as naus vo zarpar um velho mal- trapilho, de aspecto impressionante faz um discurso contra a aventura martima, predizendo futuros resultados desastrosos e a decadncia da ptria. O velho do Restelo ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------d) Neste belo episdio, Cames destaca o valor dos portugueses, relatando-nos um episdio mitolgico, no qual os deuses do Olimpo (deuses da mitologia romana) se renem em "concilio glorioso" para decidir sobre o destino dos portugueses no Oriente. No estava em causa a chegada dos portugueses ao Oriente, pois essa j tinha sido determinada pelo destino, tratava-se, sim, de decidir se os deuses ajudariam ou no os portugueses a chegar rapidamente e de um modo seguro ndia. Jpiter, o pai dos deuses, serve-se de Mercrio, o deus mensageiro, para convocar todos os deuses que vo chegando de todas as partes do planeta. Os deuses sentam-se segundo a hierarquia que d mais importncia aos deuses mais antigos.
Conclio dos deuses

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

You might also like