You are on page 1of 8

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

tica, Literatura e Vida Humana: Problematizando a Orientao tica das Narrativas Ficcionais
Profa. Dra. Adna Candido de Paulai (UFVJM)

Resumo:
Este artigo apresenta um panorama do percurso de uma investigao acerca da relao entre a tica e a esttica, especificamente, no que se refere s narrativas ficcionais. Para tanto, sero consideradas as seguintes fases: (i) a tradio dos estudos sobre esta relao desde as poticas clssicas, (ii) a esttica do romantismo, (iii) os estudos atuais sobre o aporte que a literatura oferece filosofia moral. Sero problematizados, neste trabalho, (i) o possvel dilema entre a teoria literria e a filosofia moral; (ii) a especificidade da recepo da obra ficcional; (iii) a necessidade de se analisar a prtica interdisciplinar que subscreve o estudo da relao entre a tica e a esttica.

Palavras-chave: Literatura, Filosofia moral, tica, Esttica, Interdisciplinaridade

1 A tradio: imputabilidade e utilidade


A relao entre a tica e a esttica est posta desde a Idade Clssica, notadamente, desde a Potica de Aristteles. Esta afirmao coloca a obra do filsofo grego na gnese das consideraes sobre o valor e a natureza do objeto literrio. A dupla dulce et utile, de Horcio, tambm estabelece conexo direta com a tica e com a esttica, no que consta das investigaes sobre o valor e a natureza da obra literria. Contudo, apesar de ser estudada h sculos, esta relao no esttica, pelo contrrio, ela se molda e se renova constantemente. A imbricao entre tica e esttica estabelecida e compreendida, em diferentes contextos histricos, a partir de mudanas impostas pelas dimenses social, religiosa, poltica e cultural. As trs poticas gregas clebres A repblica, de Plato, a Potica, de Aristteles, e a Epistula ad Pisones, de Horcio figuram, portanto, como o bero da discusso sobre a relao valor-natureza. Em A repblica, Plato ao estabelecer, no canto X, a diferena entre os objetos aparentes e aqueles de existncia real o faz com vista a determinar a finalidade da literatura na sociedade. A argumentao, pautada no distanciamento de trs pontos em relao verdade, justifica a interdio da leitura da literatura pelos guardies da cidade idealizada, tendo em vista a necessidade do imprio da razo na ao. Se, aparentemente, o que est sendo julgada a competncia em imitar (mimesis), em ltima instncia, a virtude e a moralidade do autor que est sendo avaliada. Atrelada moralidade do autor, considerada a competncia deste e a finalidade (tlos) de sua obra para a sociedade.
Mas acerca daqueles assuntos mais elevados e mais belos, sobre os quais Homero se abalou a falar, guerras, comando dos exrcitos, administrao das cidades e educao do homem, de certo modo justo dirigirmo-nos a ele para o interrogar: Meu caro Homero, se, relativamente virtude, no ests afastado trs pontos da verdade, nem s um fazedor de imagens, a quem definimos como um imitador, mas ests afastado apenas dois, e se foste capaz de conhecer quais so as atividades que tornam os homens melhores ou piores, na vida particular ou pblica, diz-nos que cidade foi, graas a ti, melhor administrada, como sucedeu com a Lacedemnia, graas a Licurgo, e com muitas outras cidades, grandes e pequenas, devido a muitos outros? Que Estado te aponta como um bom legislador que veio em seu auxlio? A Itlia e a Siclia indicam Carondas, e ns, Slon. E a ti, quem? (PLATO, 1987, p. 459-60).

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

A fim de legitimar o argumento, Plato acrescenta o poder de induo da literatura sobre os indivduos. A literatura, para Plato, est associada s sentimentalidades tpicas das mulheres, que contrasta com a racionalidade exigida para o comportamento masculino grego. A ateno, neste sentido, recai sobre um dos elementos da potica que recebe consideraes especiais nas trs obras supracitadas: a catarse. Ela faz a ponte entre o prazer (aisthesis) e a comunicao (katharsis1). A mimesis sedutora, por isso, perigosa e incontrolvel:
Os melhores de entre ns, quando escutam Homero ou qualquer poeta trgico a imitar um heri que est aflito e se espraia numa extensa tirada cheia de gemidos, ou os que cantam e batem no peito, sabes que gostam disso, e que nos entregamos a eles, e os seguimos, sofremos com eles, e com toda a seriedade elogiamos o poeta, como sendo bom, por nos ter provocado, at ao mximo, essas disposies (PLATO, 1987, p. 472-73)

O perigo est na ascendncia da literatura e do poeta sobre seus apreciadores. Aquilo que se critica na literatura, por outro lado, a valoriza, concede a ela um papel relevante na transformao do comportamento social. Aristteles tambm se d conta dessa influncia e, ao que tudo indica com a leitura de A potica, ele estabelece uma hierarquia dos trs gneros literrios tragdia, epopia e comdia com base nessa constatao. Aristteles se volta mais detidamente para a dimenso social da obra literria, visto que o foco de sua hierarquizao dos gneros se concentra na especificidade do que imitado e de como se d essa imitao. O que se imita so as pessoas em ao e estas so necessariamente ou boas ou ms (pois os caracteres quase sempre se reduzem apenas a esses, baseando-se no vcio ou na virtude a distino do carter), isto , ou melhores do que somos, ou piores, ou ento tais e quais (ARISTTELES, 1997, p. 20). A epopia imita homens valorosos, que realizaram grandes feitos, fundaram civilizaes, mas faltava a ela a eficcia da melopia e da representao dramtica. Os aedos, ou rapsodos, foram os responsveis por cantar a glria dos heris picos, relatos que no tinham durao determinada. J a tragdia representava as aes graves, cuja encenao no passava da revoluo do sol. O elemento mais importante da tragdia, segundo Aristteles, a fbula, o conjunto das aes, porque a finalidade (tlos) da literatura na sociedade a transformao da ao humana. Como concentrao da estrutura das aes dentro da tragdia, a fbula dividida em trs elementos especficos e interligados: (i) a peripcia, que a reviravolta das fatos, onde o heri passa do estado de felicidade ao do infortnio; (ii) o pattico, que ocorre graa ao primeiro elemento, e que tem como funo promover o temor e a pena naqueles que acompanham a representao; este, quando bem realizado, permite que quem ouvir contar as ocorrncias sinta arrepios e compaixo em consequncia dos fatos (ARISTTELES, 1997, p. 33); (iii) o reconhecimento, que o entendimento do heri da consequncia dos fatos causados por suas escolhas e aes; trata-se do reconhecimento da verdade. Contudo, a verdade conhecida na tragdia no uma verdade apaziguadora, que cura as dores do heri, uma verdade do ser, de sua condio trgica no mundo. O pattico da tragdia o pathos transformador, opera uma mudana radical, ontolgica, no heri e, por conseguinte, comove e transforma o receptor. O pattico no pode ser fruto do acaso, ele precisa estar organizado, com os outros dois elementos, dentro da fbula de maneira a surgir o efeito esperado:
O objeto da imitao, porm, no apenas uma ao completa, mas casos de inspirar temor e pena, e estas emoes so tanto mais fortes quando, decorrendo uns dos outros, so, no obstante, fatos inesperados, pois assim tero mais aspectos de maravilha do que se brotassem do acaso e da sorte; com efeito, mesmo dentre os fortuitos, despertam a maior admirao os que aparentam ocorrer, por assim dizer, de propsito (...) (ARISTTELES, 1997, p. 29).
1

No sentido usado por Hans Robert Jauss, em A esttica da recepo: colocaes gerais, In: A literatura e o leitor p. 68

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

Na mesma linha de Plato e Aristteles, Horcio tambm atrela a qualidade e nvel da literatura ao tlos. Na carta que Horcio dirige aos Pises, pai e filho, o poeta traa uma srie de consideraes, que funcionam como regras de conduta, para definir um bom escritor. O cerne da carta aliar a pulso criadora ao trabalho racional de burilar o objeto literrio. Em outras palavras, trata-se de saber aliar, de forma operacional e criativa, o fundo, o tema sobre o qual se disserta, e a forma, a estrutura que apresentar e dar suporte ao tema. O dulce et utile tambm tem uma finalidade moral, edificante.
Eu o aconselharei a, como imitador ensinado, observar o modelo da vida e dos caracteres e da colher uma linguagem viva. Uma pea abrilhantada pelas verdades gerais e pela correta descrio dos caracteres, porm de nenhuma beleza, sem peso nem arte, por vezes, deleita mais fortemente o pblico e o retm melhor do que versos pobres de assunto e bagatelas maviosas. [...] Os poetas desejam ou ser teis, ou deleitar, ou dizer coisas ao mesmo tempo agradveis e proveitosas para a vida. O que quer que se preceitue, seja breve, para que, numa expresso concisa, o recolham docilmente os espritos e fielmente o guardem; dum peito j cheio extravasa tudo o que suprfluo. (...) Arrebata todos os sufrgios quem mistura o til ao agradvel, deleitando e ao mesmo tempo instruindo o leitor2; esse livro, sim, rende lucros aos Ssias (livreiros); esse transpe os mares e dilata a longa permanncia do escritor de nomeada (HORCIO, 1997, p. 65).

Horcio, diferentemente de Plato e Aristteles, coloca foco na prpria produo literria, demonstrando a importncia da associao entre a estrutura e o contedo. Contudo, ele o faz com o cuidado de estabelecer a qualidade do que comunicado, as verdades gerais, que so responsveis por deleitar mais fortemente o pblico. A funo, portanto, da obra literria de deleitar e ao mesmo tempo instruir o leitor. A edificao ou orientao do leitor proposta, nessas poticas, praticamente, como uma obrigao. Cabe ao escritor agenciar as aes de forma que o sujeito perceba a relevncia das escolhas que faz ao agir na sociedade. Por isso, na tragdia, considerada a mais elevada das produes, o conjuto de aes deve passar, no do infortnio felicidade, mas, ao contrrio, da felicidade ao infortnio que resulte, no de maldade, mas dum grave erro do heri como os mencionados, ou dum melhor antes que dum pior (ARISTTELES, 1997, p. 32). Ao perceber o erro cometido pelo heri, o leitor evita o prprio destino, fazendo a escolha correta. Esse carter edificante das obras literrias volta a ser destaque, de maneira especial, no perodo do romantismo, que dura da segunda metade do sculo XVIII primeira metade do sculo XIX. Notadamente, com as obras de Immanuel Kant, Goethe, Schiller, Schlegel. Como na Antiguidade Clssica, o paradigma de comportamento moral representado pelos personagens dos romances e poesias. Se, por um lado, a teoria do gnio, postulada por Kant, chama a ateno para a natureza inata do escritor, que produz o que deve ser til para os outros,
Gnio o talento (dom natural) que d arte a regra. J que o talento, como faculdade produtiva inata do artista, pertence, ele mesmo, natureza, poderamos tambm exprimir-nos assim: gnio a disposio natural inata (ingenium), pela qual a natureza d arte a regra. (...) V-se, a partir disso, que o gnio (...), como tambm pode haver insensatez original, seus produtos tm de ser ao mesmo tempo modelos, isto , exemplares, portanto, eles mesmos no provindo de imitao, tm de servir, no entanto, a outros para isso, isto , como justamedida ou regra do julgamento3 (KANT, 1980, p. 246).

Por outro lado, tem-se a defesa de uma obra independente, sem finalidade pedaggica, seja ela moral, poltica ou social. Essa a defesa de Karl Philipp Moritz, na obra Sobre a imitao
2

Grifo nosso.

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

plstica do belo (1788). Nela, Moritz defende que o belo no tem o seu objetivo fora de si mesmo, sendo belo por causa de sua perfeio interna. Nesse sentido, o belo contemplado no porque se precisa dele e o desvinculado da utilidade.

2 A atualidade: a teoria literria e a filosofia moral


Para introduzir o tema das pesquisas sobre a relao tica-esttica, na atualidade, preciso considerar, antes, um perodo significativo dos estudos literrios, que compreende a segunda metade do sculo XX at os dias atuais. Nesse perodo, temos uma defesa mais vigorosa da autonomia da arte literria, com destaque para o surgimento das teorias literrias, principalmente, com o formalismo russo e o estruturalismo, que chamam a ateno para o trabalho esttico com a linguagem literria, que provoca a desautomatizao da referncia (mundo) e que fora a participao do leitor na atribuio de sentido. considerada a capacidade de ressignificao das obras, na medida em que so lidas, descontextualizadas e recontextualizadas em diferentes momentos histricos. A literatura passa a ser avaliada em sua realidade estilstica e no cotidiana. Surge a noo da poesia e da prosa transracional, focada na desconstruo da linearidade, nos efeitos estilsticos das distores, nos nveis fonticos e semnticos, e a valorizao do estranhamento provocado pelos neologismos. A nova esttica preparou a base para o aparecimento do movimento francs conhecido como Nouveau Roman, que surge na dcada de 50. O novo gnero recusa a explicabilidade ou a causabilidade das aes, assim como recusa a submisso a uma preocupao psicolgica, moral ou ideolgica. H, no Novo Romance, a ausncia de marcaes temporais ou espaciais, que situam o leitor no vcuo destitudo de regras de comportamentos sociais, polticos ou religiosos. O respeito textualidade e ao discurso da obra literria, assim como sua autonomia, representam grandes conquistas para os estudos literrios, que desobrigam e deveriam colocar fim imputabilidade, seja ela, moral, social, poltica ou religiosa, em relao ao leitor. Observa-se, no final do sculo passado e no incio deste sculo, uma retomada dos estudos sobre a relao entre a tica e a esttica, impulsionados, sobretudo, pela urgncia de se pensar as aes dos sujeitos em um mundo excessivamente fragmentado e globalizado. Exemplo concreto o congresso da ABRALIC, que, este ano, criou a oportunidade para que os profissionais da rea de Letras refletissem, coletivamente, sobre o tema. No Brasil, alguns departamentos de Cincias da Religio, assim como os de Filosofia, tambm esto, em algumas linhas de pesquisa, voltados para o estudo dessa relao. Esta retomada da pesquisa tem ampliado seu campo de investigao, no s no Brasil. Podem ser identificados esforos, nesse sentido, na Frana e nos Estados Unidos, com os trabalhos publicados de Paul Ricoeur, Olivier Abel, Sandra Laugier, Stanley Cavell, Cora Diamond, Martha Nussbaum, Jacques Bouveresse, entre outros. Uma publicao recente, voltada, exclusivamente, para a relao entre a literatura e a filosofia moral, foi organizada por Sandra Laugier e recebeu o seguinte ttulo: thique, littrature, vie humaine. Alguns dos autores citados acima fazem parte do elenco de autores de captulos desta obra. Para esta apresentao panormica, ser considerado, em espacial, o captulo La littrature, la connaissance et la philosophie morale, de Jacques Bouveresse. Neste captulo, o filsofo faz uma compilao das principais consideraes, atuais, feitas por filsofos, que se voltam para a interseo da filosofia moral com a literatura. Uma dessas contribuies, a da filsofa Martha Nussbaum, parece retomar a noo de utilidade, de finalidade (tlos) da literatura, j defendida h sculos atrs, como se viu, por autores como Plato, Aristteles e Horcio:
eu imagino [...] um futuro em que nosso discurso sobre a literatura se voltar, cada vez mais, a um interesse pelo prtico pelas questes ticas e sociais que do literatura sua importncia considervel em nossas vidas [...], um futuro em que a teoria literria (sem esquecer os vrios outros objetivos que ela persegue) se juntar

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

teoria tica na busca pela questo "Como devemos viver?" se aliar, quero dizer, no como moralista didtica, mas ao mesmo tempo como aliada que toma caminhos tortuosos e como crtica subversiva4 (NUSSBAUM apud BOUVERESSE apud LAUGIER, 2006, p. 98)

O interessante a observar que Nussbaum no coloca em foco a recepo do leitor, o que seria impossvel de mensurar. Como avaliar o impacto tico-moral do leitor de literatura nos dias atuais? Mesmo que grupos de leitores fossem analisados, ainda assim, seria uma compreenso parcial, fracionria, desse efeito que a leitura de obras literrias poderia causar. , em ltima instncia, um trabalho improvvel. preciso ainda considerar que a literatura no vivenciada, nos dias atuais, como era na Grcia antiga, quando os espetculos de tragdia e comdia eram oferecidos ao pblico como atividade coletiva de entretenimento, de socializao. Da mesma forma, assistir s declamaes dos aedos das grandes narrativas picas, em praas pblicas, tambm fazia parte do habitus da sociedade grega. Na atualidade, com a profuso de gneros literrios e discursivos, alm dos novos sistemas de narrativas, como o Facebook, o Orkut, o Twitter, entre outros, e seus plurais leitores, improvvel a realizao de uma pesquisa que indique o grau de efeito que as narrativas ficcionais possam causar em seus leitores. O que est em xeque, antes e h tempos, a determinao, dinmica, do objeto literrio, enquanto tal. Em entrevista recente, concedida a Nathalie Kremer, Jean-Marie Schaeffer, que um filsofo da recepo esttica e da definio de arte, afirmou que o conceito de literatura tem dois usos, um criativo e outro avaliativo, sendo que o segundo tem tendncia a se direcionar para o lado da descrio.
Estes dois usos da noo so dificilmente dissociveis e, no entanto, ns ganharamos se os dissocissemos desembaraando-nos do segundo pois ele enviesa a nossa compreenso dos fatos da criao verbal e por conseguinte tambm da literatura, no sentido avaliativo do termo. Tudo isso, me parece, no implica um desaparecimento do conceito de literatura, mas exige o esclarecimento do seu estatuto dado que proclamamos desejar estudar os fatos literrios5 (SCHAEFFER apud KREMER, 2011).

A primeira linha do captulo A busca da narrativa do livro A potica da prosa, de Tzvetan Todorov, traz a seguinte frase A literatura tem de ser tratada como literatura. Este slogan parece dizer o bvio, mas, infelizmente, no . A literatura vem sendo abordada, principalmente em algumas prticas interdisciplinares, como um objeto outro que aquele determinado por sua natureza. A literatura arte e deve ser abordada como tal, ela um objeto esttico e possui uma funo esttica. Respeitando, relativamente, a evoluo dos estudos crticos e tericos literrios, e o desejo de que no seja imputada literatura nenhuma obrigao, os filsofos da moral buscam estabelecer dilogo com a teoria literria, principalmente, considerando as linhas que chamam a ateno para a literariedade e o trabalho esttico com a linguagem:
No temos dificuldade em imaginar o que poderia ser dito do ponto de vista da textualidade ou literariedade, que consiste em sustentar que, o que importante, em um texto literrio, no o que pensado e, menos ainda, o que pensado sobre questes como a moralidade e a vida, mas somente o texto em si e as propriedades que tem, como um texto, especificamente como um texto literrio. No estou sugerindo, claro, que errado considerar como um aspecto essencial da literatura a parte da experincia e experimentao sobre a linguagem, considerada de maneira mais ou menos intransitiva. Mas isso no autoriza esquecer que ela tambm nos faz ter experincias de outra natureza que so importantes por vrias
4 5

Traduo livre da autora do artigo. Traduo livre da autora do artigo.

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

outras razes, embora seja verdade que elas tm a particularidade de ser inseparavelmente ligadas, e, primeira vista, de tormar misteriosa a prpria literatura (BOUVERESSE apud LAUGIER, 2006, p. 130)

De qualquer forma, analisando, em paralelo, as afirmaes de Nussbaum e de Bouveresse, possvel observar que os filsofos da moral, ao buscarem o contato com a teoria literria, ainda oscilam quanto ao que, de fato, consideram as bases desse dilogo.

3 Uma questo interdisciplinar: pressuposio de um dilogo que respeita as diferenas discursivas


A filosofia e a literatura frequentemente se aproximam, se entrelaam, desde a Antiguidade Clssica. H entre elas uma similaridade discursiva que tanto autoriza a interdisciplinaridade quanto o canibalismo, sentido figurado dado apropriao indbita do discurso alheio como objeto. A filosofia opera com o discurso heurstico, muito prximo do discurso metafrico da literatura. O discurso literrio preserva e transforma, ampliando os sentidos, da linguagem cotidiana. J o discurso heurstico cria um modelo, um sistema de significao passvel de elaboraes conceituais. O mundo configurado pela construo de um enredo se aproxima do modelo heurstico utilizado pelo pensamento filosfico. Mas se, por um lado, a configurao dos dois discursos legitima a aproximao entre eles, por outro, ela no justifica a literatura ser um objeto de exemplificao do discurso filosfico, nem tampouco a filosofia ser entendida como teorizao para as anlises literrias. A nica possibilidade de se efetivar uma interdisciplinaridade rica e produtiva a produo de um saber comum que respeite as especificidades desses discursos e que contribua para a auto-reflexo desses processos de interpretao. Jacques Bouveresse tambm aponta para a necessidade, nesse caso, da reflexo interdisciplinar:
A distino entre a literatura e a filosofia , sem dvida, uma distino relativamente fluida, mas isso no impede que ela seja uma distino real. [...] O fato que a literatura possa dar uma contribuio importante filosofia moral no implica, ao mesmo tempo, uma contribuio educao moral. [...] as obras literrias oferecem uma contribuio importante para o conhecimento moral, sem que isso implique que todas as narrativas de fico sejam, implcita ou explicitamente, didticas; que elas se proponham a nos comunicar uma lio moral e que elas tenham, seno sempre por resultado, menos ainda por ambio de nos tornar melhores e mais conscientes do ponto de vista moral (BOUVERESSE apud LAUGIER, 2006, p. 142).

Um modelo de aproximao interdisciplinar da filosofia moral com a teoria literria aquele proposto por Paul Ricoeur, tendo em vista que seu ponto de partida para a reflexo a respeito da orientao tica das narrativas ficcionais a linguagem, atentando para a especificidade da linguagem literria. De acordo com o filsofo, o que h a ser interpretado em um texto literrio a proposio de um mundo habitvel, o mundo do texto, um mundo prprio a esse texto nico, no qual o sujeito possa habitar. Esse mundo, construdo pelo texto, rompe com aquele da linguagem cotidiana. (RICOEUR, 1991) As novas possibilidades de ser-no-mundo so oferecidas pelas narrativas, pelas poesias, que passam a representar modalidades de poder-ser. , nesse sentido, que a realidade cotidiana, segundo Ricoeur, metamorfoseada em favor das variaes imaginativas que a literatura opera sobre o real. Para o filsofo, A narrativa a aplicao especial da referncia metafrica na esfera do agir humano: enquanto a redescrio metafrica reina no campo dos

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

valores sensoriais, fticos, estticos e axiolgicos, que fazem o mundo habitvel, a funo mimtica das narrativas usa da referncia no campo da ao e de seus valores temporais (RICOEUR, 1983, p. 12). Percebe-se, com a leitura de algumas das obras de Ricoeur, tais como os trs tomos de Temps et rcit, Du texte laction, La mtaphore vive, Le soi-mme comme un autre e Parcours de la reconnaissance, que o filsofo buscou conhecer a especificidade dos estudos literrios, a natureza e o funcionamento do objeto literrio e a evoluo da crtica, da historiografia e da teoria literria, antes de colocar em dilogo a filosofia moral e a literatura.

Concluso
No artigo 3, da I Carta Transdisciplinar, que foi redigida pelos participantes do I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, realizado, em 1994, no Convento de Arrbia, em Portugal, h o seguinte argumento: A transdisciplinaridade complementar aproximao disciplinar faz emergir da confrontao das disciplinas dados novos que as articulam entre si; oferece-nos uma nova viso da natureza e da realidade. A transdisciplinaridade no procura o domnio sobre as vrias outras disciplinas, mas a abertura de todas elas quilo que as atravessa e as ultrapassa. (SEVERO; PAULA, 2010, p. 31). A interdisciplinaridade entre a filosofia moral e a teoria literria deve ser pautada no dilogo, que pressupe vozes, ao menos duas, que so as vozes disciplinares, aquilo que especfico de cada rea de conhecimento. O saber compartilhado deve conduzir a uma compreenso compartilhada, baseada no respeito s diferenas, aos percursos evolutivos de cada disciplina. A aproximao pelo que h de semelhante entre as reas de conhecimento, entre a literatura e a filosofia moral, para ser o caminho mais fcil, quando, talvez, o mais interessante fosse aproximar essas duas disciplinas pelo que h de diferena, pelo que as distingue uma da outra. Esse caminho inverso poderia deixar claras as fissuras e, assim, indicar uma metodologia que no apague as diferenas, mas que mostre que, apesar delas, os objetos e os mtodos de interpretao insistem em se aproximar. A interdisciplinaridade reorganiza os campos tericos em jogo, atuando como uma traduo de linguagens, as dos saberes envolvidos, sem negar as dificuldades e os limites inerentes a esse exerccio. A interdisciplinaridade promove a auto-reflexo.

Referncias Bibliogrficas
 1]

BOUVERESSE, Jacques. La littrature, la connaissance et la philosophie moral, In: LAUGIER, Sandra (Org.). thique, littrature, vie humaine. Paris: PUF, 2006, p. 95-145 [Collection thique et Philosophie Moral] HORCIO. Arte Potica. Epistula ad Pisones. In: ARISTTELES, HORCIO, LONGINO. A potica clssica. Trad. Jaime Bruna. So Paulo: Cultrix, 1997. KANT, Immanuel: Introduo crtica do juzo. So Paulo: Abril Cultural, 1980 [Coleo Os Pensadores]. KREMER, Nathalie. Entretien avec Jean-Marie Schaeffer, LHT, N8, Entretiens, publi le 16 mai 2011 [Em ligne], URL: HTTP://www.fabula.org/lht/8/8entretiens/294-schaeffer LONGINO. A potica clssica. Trad. Jaime Bruna. So Paulo: Cultrix, 1997. . PLATO. A Repblica. Traduo Maria Helena da Rocha Pereira. 5 ed. Lisboa:

 2]  3]  4]  5]  6]

XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros tica, Esttica Fundao Calouste, 1987.

18 a 22 de julho de 2011 UFPR Curitiba, Brasil

 7]  8]  9]

RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Moreira Csar. Campinas: Papirus, 1991. RICOEUR, Paul. Temps et rcit, tome 1: Lintrigue et le rcit historique. Paris: Le Seuil, 1983. SEVERO, Cristine Gorski; PAULA, Adna Candido de. No mundo da linguagem: ensaios sobre identidade, alteridade, tica, poltica e interdisciplinaridade. So Carlos: Pedro & Joo Editores, 2010.

iAutora
Adna Candido de PAULA, Professora Doutora Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Faculdade de Cincias Humanas adnapaula@yahoo.com.br

You might also like