You are on page 1of 13

Prefcio Poliarquia de Robert Dahl

Autor de vasta obra, Robert Dahl um dos mais importantes cientistas polticos do ps-guerra. Destaca-se, sobretudo, por suas reflexes tericas sobre a democracia contempornea. Sem risco de exagero, possvel afirmar que Dahl contribuiu decisivamente para definir os contornos do que hoje se entende por democracia. Isso porque, entre outras razes, sua reflexo terica no perde de vista o que se passa no mundo poltico habitado pelos cidados modernos. Por considerar as democracias efetivamente existentes pobres aproximaes do ideal democrtico, Dahl sugeriu que estas fossem chamadas de poliarquias. O simples fato de que a sugesto tenha sido seguida, que o termo poliarquia se tenha incorporado ao jargo da cincia poltica, atesta a importncia do trabalho de Dahl.1 Dahl distingue-se por sua capacidade de apresentar de forma clara, concisa, direta e simples os problemas tericos fundamentais que enfrenta. Um exemplo dessa qualidade pode ser encontrado na maneira concisa com que Dahl trata o problema da democratizao, definindo-a como um processo de progressiva ampliao da competio e da participao poltica. Esta identificao da democratizao com avanos nestes dois eixos - competio e participao - tornou-se clssica porque, entre outras razes, ofereceu critrios claros e razoavelmente objetivos para uma classificao dos regimes polticos observados, permitindo definir sua maior ou menor proximidade do ideal democrtico. Diante de um pas qualquer, em um determinado ponto no tempo, possvel avali-lo de acordo com os dois eixos analticos propostos e, com base nessa avaliao, classific-lo como democrtico ou no. H limitaes competio poltica? H parcelas expressivas da populao s quais seja negado o direito de voto? Em caso de resposta afirmativa para qualquer das questes, o regime observado no democrtico.

Para anlises histricas da reflexo terica sobre a democracia e o papel de Dahl nesta evoluo consultar C. B. Macpherson, A Democracia Liberal: Origens e Evoluo, Rio de Janeiro Zahar,1978; David Held, Modelos de Democracia, Belo Horizonte, Paidia, s.d.

Essa forma de definir a democracia acabou por se constituir na referncia fundamental de uma vasta literatura que Poliarquia contribuiu para criar, qual seja, a literatura dedicada a discutir a transio entre regimes polticos. evidente que ou bem se sabe distinguir uma democracia de um regime autoritrio, ou no h como se falar da transio de um a outro. Por isso mesmo, todo e qualquer trabalho sobre transio de regimes comea justamente pelas definies de autoritarismo e democracia empregadas. Em 99% dos casos, as definies baseiam-se em Poliarquia.

A presena desta referncia inicial quase obrigatria a Poliarquia pode ser lida, simbolicamente, como um reconhecimento contribuio decisiva deste livro para a definio dos contornos da literatura a tratar das transies entre regimes. De fato, at o incio dos anos 70, por paradoxal que isso possa parecer, a agenda de pesquisas dos cientistas polticos no inclua indagar sobre as chances de um processo de democratizao. A literatura tendia a derivar as chances de ocorrncia da democracia e do autoritarismo de certas caractersticas sociais e histricas fora do alcance da ao humana. A possibilidade da passagem de um a outro estado era desconsiderada. Mais do que isso, a literatura tornara-se marcadamente pessimista quanto s chances da democracia nos pases subdesenvolvidos, ao tempo que afirmava a excepcionalidade dos pases desenvolvidos. Democracia seria possvel apenas em pases que se desenvolveram no sculo XIX. Pases pobres estariam condenados ao autoritarismo e no escapariam a esse destino mesmo que se desenvolvessem.

A constituio desse objeto de pesquisa - a transio de regimes - foi concomitante afirmao da autonomia explicativa de variveis propriamente polticas. Dito de outra maneira, essa literatura foi um dos veculos por meio dos quais a cincia poltica liberou-se da teoria da modernizao e de suas explicaes calcadas no processo histrico de transformao das estruturas sociais.

Em explicaes desse tipo, regimes polticos independem da interveno dos atores polticos e das escolhas institucionais que fazem. No h lugar para a poltica. Definir as

transies como objeto de estudo implica admitir que elas resultam, ou ao menos podem resultar, da ao de atores polticos. Se no fosse assim, no haveria por que estud-las.

Poliarquia uma obra de ruptura, uma obra em que novos paradigmas explicativos so invocados pela primeira vez. Variveis ligadas ao mundo poltico ganham autonomia e poder explicativo, uma condio necessria para que transies de regimes possam vir a se constituir em um objeto legitimo de anlise. Esta introduo procura inserir Poliarquia nesse contexto, retornando s principais obras que procuraram identificar os determinantes da variao dos regimes polticos, isto , busca identificar as respostas usuais na literatura para explicar por que somente alguns poucos pases conseguem manter regimes democrticos por longos perodos.

O ponto de partida bvio dessa reconstituio da literatura o trabalho de Seymour M. Lipset2, tido como uma das mais acabadas aplicaes da teoria da modernizao ao problema em tela, qual seja, o de explicar a variao do sucesso da democracia. A teoria da modernizao bastante conhecida e dispensa apresentaes detalhadas. A modernizao normalmente definida como o processo de transformaes sociais pelo qual as sociedades passam ao transitar do tradicional ao moderno, processo em meio ao qual ocorre a diferenciao e a autonomizao das diferentes esferas da vida social. A obteno de uma democracia estvel o ponto culminante desse processo, marcado pelo aparecimento e incremento prvio da urbanizao, educao, comunicao de massa, burocratizao etc.

Para Lipset, existiria uma relao direta entre o grau de modernizao da sociedade e a democracia. A formulao de Lipset (1967: 49-50) encontra-se resumida na seguinte passagem:

Talvez a generalizao mais comum, associando os sistemas polticos a outros aspectos da sociedade, seja a de que a democracia est relacionada com a situao de desenvolvimento econmico. Quanto mais prspera for a nao, tanto maiores
2

Sua contribuio original ao tema encontra-se no artigo Some Social Requisites of Democracy: Economic Development and Political Legitimacy. American Political Science Review, 53, 69-105, 1959. O artigo foi posteriormente republicado como um captulo no inflluente livro The Political Man, New York, Doubleday, 1960. As citaes so retiradas da edio brasileira, O Homem Poltico, Rio Janeiro, Zahar, 1967.

so as probabilidades de que ela sustenha a democracia. Desde Aristteles at a atualidade, os homens tm argumentado que s numa sociedade abastada, em que relativamente poucos cidados vivam no nvel de pobreza real, poder existir uma situao em que a massa da populao inteligentemente participe na poltica e desenvolva a autodisciplina necessria para evitar sucumbir aos apelos de demagogos irresponsveis. Uma sociedade dividida entre uma grande massa pobre e uma pequena elite favorecida resultar numa oligarquia (domnio ditatorial do pequeno estrato superior) ou em tirania (ditadura de base popular).

Dito de maneira direta: a probabilidade de que pases venham a ser democrticos aumenta com o grau de modernizao da sociedade. Lipset testa a correlao entre diversos ndices de modernizao e sua classificao dos regimes polticos.

A anlise emprica comprova sua hiptese, permitindo, sobretudo, distinguir dois grandes grupos de pases: os subdesenvolvidos com regimes autoritrios e os desenvolvidos com regimes democrticos. Embora Lipset afirme que o desenvolvimento favorece a manuteno da democracia, o que no o mesmo que afirmar que o desenvolvimento leva obteno da democracia, na vasta literatura diretamente influenciada por esse trabalho, essa proposio foi interpretada como significando que a modernizao causa a democracia3.

A estabilidade da democracia decorreria das transformaes levadas a cabo na estrutura social pelo avano da modernizao. De acordo com Lipset (1967: 66), a sociedade moderna geraria uma estrutura social condizente com a democracia, ao alterar a estrutura de estratificao, de uma pirmide alongada com uma vasta base composta pela classe inferior, para um losango com uma crescente classe mdia. Essas transformaes afetam o conflito social e, conseqentemente, a sua traduo poltica, tornando-o moderado, isto porque uma numerosa classe mdia tempera o conflito, ao premiar os partidos moderados e democrticos, e ao punir os grupos extremistas. Ao mesmo tempo,
3

Para uma reviso da literatura emprica sobre o tema, consultar Larry Diamond, Economic Development and Democracy Reconsidered, American, Behavioral Scientist 35: 4511-499, 1992 e Adam Przeworski e Fernando Limongi, Modernization: Theories and Facts, World Politics, 1997, Vol. 49, n. 2, pp. 155-183.

as classes inferiores teriam sua renda e nvel educacional elevados, com o que se abriria a possibilidade de que desenvolvam perspectivas a mais longo prazo e concepes mais complexas e gradualistas da poltica (1967:60). Em uma palavra: desapareceriam as razes para conflitos sociais violentos e extremados, abrindo-se a possibilidade de resolv-los de maneira pacifica, isto , por meio da competio eleitoral4.

Processos propriamente polticos, nesse tipo de explicao, no afetariam as chances da democracia: a poltica no possui autonomia; o que se passa nesta esfera seria o reflexo do amplo processo de transformao da estrutura social. Instituies polticas, admite-se, poderiam ter alguma importncia, mas esta seria sempre secundria e subordinada estrutura social. Lipset (1967: 92) afirma, por exemplo, que,

sendo constantes os demais fatores, os sistemas bipartidrios so melhores do que os multipartidrios, que a eleio de indivduos os altos cargos numa base territorial prefervel representao proporcional, e que o federalismo superior ao Estado unitrio. Evidentemente, houve e continuam havendo democracias estveis com sistemas multipartidrios, representao proporcional e um Estado unitrio. De fato, eu diria que tais variaes nos sistemas de Governo so muito menos importantes do que as derivadas das diferenas bsicas da estrutura social. 5

Aps revisar os argumentos a favor de cada urna das variveis institucionais citadas, Lipset conclui:
Eu poderia salientar de novo porque no considero esses aspectos da estrutura poltica essenciais aos sistemas democrticos. Se as condies sociais subjacentes facilitam a democracia, como parecem faz-lo na Sucia, por exemplo, ento a combinao de muitos partidos, representao proporcional e Estado unitrio no a debilita seriamente. No mximo, permite que minorias irresponsveis consigam um reduto no parlamento.

Est claro que, nessa explicao, h muito pouco espao para estudar a transio de regimes. A modernizao tudo decide e para aqueles interessados em favorecer a

democratizao s resta apoiar esse processo. No h ao poltica que possa contribuir de


4

Vale observar que nesta explicao a modernizao invocada como uma varivel interveniente, posto que a igualdade que favorece a democracia. Logo, sociedades no-modernas mas igualitrias tendero a ser democrticas. Como veremos adiante, esta a posio defendida pelo prprio Dahl. 5 O leitor mais atento no deixar de notar que o formato institucional citado coincide com o dos Estados Unidos.

maneira direta para a democracia. A ao possvel indireta, via apoio modernizao. Mas isso s ser verdade se a modernizao acarretar a democracia cm toda e qualquer situao histrica. Essa invarincia histrica foi questionada por uma srie de autores.

Em sua anlise emprica, Lipset no recorreu a uma srie temporal. Foram comparados os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos nos anos 50. Logo, a inferncia segundo a qual o desenvolvimento dos pases subdesenvolvidos trar consigo a democracia encontra fundamento em uma teoria linear da histria. Mais do que isso, supe que a histria seja nica, que todo e qualquer pas, em qualquer momento da histria, passa pelos mesmos estgios. Assim, os pases subdesenvolvidos representariam o passado dos pases desenvolvidos e estes o futuro daqueles. A inferncia, portanto, passa pela suposio da existncia de um caminho nico, a ser trilhado por todos os pases que caminham em direo modernidade. Barrington Moore Jr.6 rompe com essa viso, observando que no existiria uma nica rota atravs da qual os pases transitariam do tradicional para o moderno. Trabalhando dentro de uma perspectiva macro-histrica, Moore (1975: 13) identifica trs diferentes rotas para a modernizao:
No leque dos fatos aqui examinados, poder-se-o distinguir trs caminhos principais, desde o perodo prindustrial ao contemporneo. O primeiro desses caminhos leva-nos atravs daquilo que acho merece ser chamado as revolues burguesas. [...] Acho que [revolues burguesas] uma designao necessria para determinadas alteraes violentas que se verificaram nas sociedades inglesa, francesa e americana no seu caminho para a transformao em modernas democracias industriais. [...] O segundo caminho tambm foi capitalista mas culminou em fascismo durante o sculo XX. A Alemanha e o Japo so os exemplos evidentes. [...] Chamar-lhe-ei a forma capitalista reacionria. Equivale a uma forma de revoluo vinda de cima. [...] O terceiro caminho , evidentemente o comunismo, como foi exemplificado na Rssia e na China.

Social Origins of Dictatorship and Democracy: Lord and Peasant in the Making of Modern World, Boston, Beacon Press, 1966. Citaes foram retiradas da verso portuguesa: As Origens Sociais da Ditadura e da Democracia: Senhores e Camponeses na Construo do Mundo Moderno, Lisboa, Edies Cosmos, 1975.

A associao encontrada por Lipset aplicar-se-ia a um grupo restrito de pases. Existiriam outras faces polticas possveis para o processo de modernizao: o fascismo e o comunismo. A ocorrncia da democracia dependeria do desenvolvimento de um grupo na sociedade com uma base econmica independente, o qual ataca os obstculos a uma verso democrtica do capitalismo herdados do passado (1975: 14).

As revolues burguesas assim como as diferentes formas de persistncia do passado apontariam para diferentes correlaes de fora entre a burguesia e a nobreza. A democracia estabelecer-se-ia somente onde a burguesia fora forte o suficiente para levar a cabo uma transformao violenta da ordem social. Onde ela no teve essa fora, onde a reao agricultura comercial levou ao recrudescimento das relaes servis no campo, os obstculos democracia no foram removidos e, como resultado, emergiram formas polticas repressivas. Assim, se comparados aos pases onde o problema campons foi resolvido por meios revolucionrios, na Alemanha e no Japo o impulso burgus era muito mais fraco. Se chegou a tomar forma revolucionria, a revoluo foi derrotada. Mais tarde, algumas seces de uma classe comercial e industrial relativamente fraca apoiaram-se em elementos dissidentes das classes mais antigas e ainda dominantes, principalmente recrutados no campo, para levarem a cabo as alteraes polticas e econmicas necessrias para uma sociedade industrial moderna, sob os auspcios de um regime semiparlamentar. O desenvolvimento industrial pode avanar rapidamente sob tais auspcios. Mas o resultado, aps um breve e instvel perodo democracia, tem sido o fascismo (1975: 14).

A terceira via, a do comunismo, teria ocorrido onde a debilidade da burguesia fosse ainda mais pronunciada. Nesses casos as grandes burocracias agrrias teriam inibido os impulsos comerciais e mais tarde industriais, fazendo com que as classes urbanas viessem a se tornar demasiado fracas para constiturem mesmo uma parte menor na modernizao efetuada pela Alemanha e pelo Japo, embora tivesse havido tentativas nesse sentido (1975: 15).

Em resumo, a democracia dependeria, basicamente, das alianas de classe consumadas ao longo do processo de modernizao. Onde a burguesia no enfrentou e

destruiu a nobreza, a modernizao desembocou em regimes no-democrticos: nazifascismo, quando foram preservadas as formas repressivas de trabalho no campo via a aliana entre nobreza e burguesia; comunismo, quando a burguesia era demasiadamente fraca e o problema do campo foi deixado intocado.

Moore procura explicar os acontecimentos do sculo XX lanando mo de variaes ocorridas no deslanchar do processo de modernizao. As alianas de classe so as variveis explicativas fundamentais, mas sua ao se daria com um atraso de sculos. No existiriam, propriamente, opes a fazer. Moore, em uma nica passagem, admite que o destino do Japo, da Itlia e da Alemanha poderia ter sido alterado no sculo XX. Mas as chances de reverter o destino tecido ao longo dos sculos eram muito pequenas:

Eventualmente, a porta para os regimes fascistas foi aberta pela incapacidade de estas democracias enfrentarem os problemas graves da poca e a sua relutncia ou incapacidade de introduzir alteraes estruturais fundamentais (1975: 502).

Nem mesmo alteraes estruturais fundamentais garantiriam, com um grau mnimo de certeza, a alterao do rumo traado no passado distante. Em Moore, os homens so presas das decises tomadas no passado. O destino poltico da Alemanha no sculo XX foi decidido ao longo dos sculos XVIII e XIX, se no antes. Regimes polticos no so matria de escolha. Tanto mais porque as rotas disponveis para a modernizao so condicionadas pelas escolhas j feitas, isto , as rotas no so escolhidas pelas elites de maneira livre, pois estas

constituem, muito mais claramente, sucessivas fases histricas. Deste modo, apresentam entre si uma relao determinada e limitada. Os mtodos de modernizao escolhidos por um pas alteram as dimenses do problema para os pases seguintes que escolham o mesmo mtodo (1975: 478).

Os regimes polticos dependem do momento em que os pases iniciaram seu processo de modernizao. A experincia dos pases lderes foi excepcional, nica. A via democrtica estava barrada aos pases capitalistas retardatrios enquanto a via fascista no mais se ofereceu Rssia e China. Ora, se isso for verdade, a inferncia feita por

Lipset no seria vlida, isto , no seria possvel inferir o futuro dos pases subdesenvolvidos pelo que se passou com os pases desenvolvidos. Um dos objetivos de Moore, justamente, o de saber qual a rota a ser trilhada pelos pases do Terceiro Mundo, representados em seu estudo pela ndia. Moore no oferece respostas claras, at porque na ndia ocorreu to-somente um fraco impulso modernizador (1975: 15). No entanto, para Moore, parece certo que as chances de que essa rota contemple a democracia so remotas. Mtodos polticos repressivos seriam constitutivos da industrializao retardataria7.

Os acontecimentos polticos dos anos 70 contriburam para dar alento a explicaes desse tipo. Ao contrrio das previses de Lipset, a modernizao nos pases do Terceiro Mundo parecia estar associada emergncia de regimes autoritrios. Tome-se, a ttulo de exemplo, o que se passou na Amrica do Sul onde apenas dois pases - Colmbia e Venezuela - resistiram mar ascendente do autoritarismo ao longo de toda a dcada.

O esquema explicativo proposto por Moore, ainda que um tanto simplificado, foi invocado, seguidamente, para dar conta do fracasso da democracia no Terceiro Mundo: a fraqueza do prprio processo de modernizao, e sua incapacidade de eliminar formas arcaicas de dominao no campo estariam na raiz desse malogro.

Samuel P. Huntington prope uma explicao alternativa para esse insucesso. Segundo a interpretao desse autor, o autoritarismo seria a resultante poltica do processo de dissoluo da ordem tradicional e da mobilizao social da decorrente8. A democracia seria ameaada pela entrada das massas na arena poltica. Recm liberadas dos laos de dependncia pessoal que estruturavam sua experincia social e poltica no campo, essas massas seriam incapazes de apresentar o comportamento moderado louvado por Lipset9. Sob a democracia, lderes atenderiam a essas demandas, comprometendo a prpria continuidade do processo de modernizao, uma vez que a redistribuio de renda se faria

Ver as concluses de Moore sobre a ndia pgina 474 e a nota 4 na pgina 504, onde a situao social na Amrica Latina comparada com a da Alemanha, da Itlia e do Japo do entre-guerras. 8 Este o ponto central de seu livro: Political Order in Changing Societies, New Haven, Yale University Press, 1968. O livro foi publicado no Brasil em 1975 pela Edusp Forense Universitria. 9 Em realidade, Lipset (1967:69) observara que uma rpida transio do tradicional ao moderno poderia ser prejudicial democracia.

s custas do investimento10. Em uma palavra, a modernizao causaria instabilidade poltica e pediria, para sua continuidade, a eliminao da democracia.

Como se v, explicaes calcadas na teoria da modernizao tornaram-se, progressivamente, pessimistas11. Segundo Lipset, a intensidade do conflito social diminuiria com o avano do processo de modernizao. Moore corrige-o afirmando que isso seria verdade apenas quando fossem eliminados os privilgios das classes agrrias. Huntington acrescenta que a modernizao desestabiliza a democracia ao intensificar o conflito social. Para os pases do Terceiro Mundo, o destino estaria selado. Tanto a manuteno da ordem tradicional quanto a sua dissoluo resultariam em solues necessariamente autoritrias. A crer nesses diagnsticos, nada que os cidados do Terceiro Mundo viessem a fazer poderia alterar a sua sorte. Desses argumentos decorre a mais completa impotncia poltica.

Nesses termos, a prpria pergunta com que Dahl define o objetivo de seu livro rompe com a literatura precedente. Ao faz-la, Dahl libera a poltica da determinao frrea do processo histrico de modernizao. No que explicaes derivadas da estrutura social sejam descartadas. Os captulos 4, 5 e 6 de Poliarquia discutem os temas caros teoria da modernizao. No entanto, em lugar de invocar a histria, Dahl procura isolar as caractersticas da estrutura social a afetar, de maneira direta, o mundo poltico. Mais especificamente, Dahl procura estudar os efeitos do acesso e do controle dos recursos de poder socioeconmicos e de coero sobre a democracia. Com base nesse critrio - acesso e controle sobre os recursos de poder - Dahl distingue as sociedades de acordo com seu grau de pluralismo. Na viso de Dahl, o pluralismo societal seria um dos principais determinantes da sorte da democracia. Em sociedades plurais, nenhum grupo social teria acesso exclusivo a qualquer dos recursos de poder, isto , nenhum grupo social poderia garantir sua preponderncia sobre os demais. Pelo contrrio. O resultado seria a neutralizao recproca
10

O argumento sobre a incompatibilidade entre democracia e desenvolvimento encontra-se em Samuel Huntington e Joan Nelson, No Easy Choice: Political Participation in Developing Countries, Cambridge, Harvard University Press, 1976. 11 Esses diagnsticos, vale notar, foram diretamente influenciados pela guerra fria e tiveram implicaes diretas sobre a poltica externa norte-americana.

dos grupos em conflito. Em outras palavras, Dahl e a escola pluralista a que ele se filia creditam a preservao da liberdade poltica sobrevivncia e contraposio de inmeros poderes sociais independentes12. As chances da democracia, portanto, dependeriam do grau de pluralismo da sociedade. Este, por seu turno, independeria do processo histrico de desenvolvimento. Em outras palavras, Dahl est a sugerir que a ocorrncia da estrutura social que Lipset identifica como favorvel democracia no estaria restrita s sociedades modernas. Por exemplo, a maioria dos pases hoje desenvolvidos seriam sociedades pluralistas no sculo XIX e, por isso mesmo, teriam-se tornado democrticos antes de se modernizar. Alemanha, Itlia e Japo no sculo XIX, por seu turno, estariam longe de ser plurais. O mesmo critrio - o grau de pluralismo societal - aplicado aos pases subdesenvolvidos, explicando assim casos raros como o da Costa Rica. Isto , no haveria uma incompatibilidade intrnseca entre democracia e subdesenvolvimento. Da mesma forma, nada impediria que estes pases se desenvolvessem e/ou adotassem governos democrticos com sucesso.

Se verdade que o pluralismo proposto por Dahl permite escapar do determinismo pessimista presente nas formulaes caudatrias da teoria da modernizao, no menos verdade que o leitor de Poliarquia se ressente da falta de uma discusso aprofundada do prprio pluralismo. Sobretudo, falta ao livro uma discusso sobre como as sociedades podem mover-se ao longo do contnuo hegemonia-pluralismo13. Tudo que Dahl nos diz em Poliarquia que o desenvolvimento econmico contribui para aumentar o grau de pluralismo societal. Dessa forma, o pluralismo acaba por perder muito da sua fora, confundindo-se com a teoria da modernizao14. No entanto, essa diluio do pluralismo na teoria da modernizao compensada
12 13

A influncia de Montesquieu, Madison e Tocqueville sobre o pluralismo so evidentes. O leitor tambm se ressente de uma discusso dos mtodos que permitem mensurar o grau de pluralismo societal. Vale notar as dificuldades com que Dahl se defronta ao discutir a neutralizao do poder coercitivo dos exrcitos modernos. 14 Em suas origens, seguindo de perto Tocqueville, o pluralismo enaltece a sobrevivncia dos grupos sociais intermedirios,vistos como os obstculos sociais capazes de barrar e limitar o ameaador poder poltico concentrado nas mos do soberano. Onde esses grupos so destrudos, o soberano no encontraria limites s suas pretenses e a liberdade estaria ameaada. Logo, a modernizao ter efeitos radicalmente inversos para a democracia conforme esta acarrete ou no a destruio dos grupos sociais intermedirios. Nesses termos, sociedades plurais so contrapostas a sociedade de massa, o destino dos Estados Unidos contraposto ao da Alemanha. E interessante que, em Poliarquia, essa distino no foi explorada, isto , que uma das proposies centrais do pluralismo no tenha sido sequer invocada.

pela incorporao de variveis institucionais anlise:


apesar de as instituies terem sido interpretadas, cada vez mais amplamente, por cerca de uma gerao, como um mero epifenmeno, este perodo de reducionismo em cincia poltica pode estar agora chegando ao fim. Seja como for, para analisar a eficcia governamental em regimes competitivos, creio que se deve dar alguma nfase s instituies polticas. [...] Nas poliarquias, dois tipos de arranjos institucionais parecem trazer importantes conseqncias para a eficcia do governo. Um desses tem a ver com o relacionamento entre o Executivo e as outras foras polticas importantes do pas, inclusive o relacionamento que tem sido freqentemente a fonte de srios problemas em regimes competitivos -- entre o Executivo e o Legislativo. [...] A outra instituio significativa o sistema partidrio.

No h como exagerar a importncia dessa passagem. A diferena com a perspectiva adotada por Lipset e Moore flagrante. Dahl rompe com o esquema explicativo imposto pela teoria da modernizao. Variaes institucionais so invocadas para explicar o sucesso da democracia. Ainda que desenvolva pouco esse tema, impossvel no notar que os pontos levantados por Dahl - relaes Executivo-Legislativo e sistema partidrio acabaram por se constituir nos plos estruturadores do movimento neo-institucionalista dos anos 80. A ruptura de Poliarquia com a literatura anterior clarssima no capitulo dedicado aos efeitos da entrada das massas no sistema poltico. Nesse captulo, a nfase, ao contrrio de em autores como Huntington e o prprio Lipset, deixa de ser a dificuldade de incorporar as massas ao sistema poltico, tese to cara aos estudos orientados pela teoria da modernizao. A seqncia a que se refere o ttulo do captulo diz respeito, to-somente, a variveis polticas. A variao possvel refere-se ordem dos avanos em direo democracia ao longo dos dois eixos que a definem: competio e participao poltica. A estrutura social no sequer mencionada. Apenas variveis polticas so consideradas15.

Com base em consideraes dessa ordem, Dahl oferece uma explicao alternativa para a excepcionalidade dos pases desenvolvidos: nestes, a competio precedeu a incluso poltica, isto , nesses pases teve lugar a seqncia identificada como mais propcia
15

Para uma confrontao entre argumentos inspirados por Dahl e por Huntington acerca da abertura brasileira, consultar Thomas Skidmore, De Castelo a Tancredo, 1991, Rio de Janeiro, Paz e Terra, pp. 324.

democracia. Essa alternativa no estaria mais disponvel aos pases subdesenvolvidos, posto que no haveria mais como justificar limitaes extenso do sufrgio. Isto , as dificuldades para a estabilidade democrtica nos pases subdesenvolvidos decorreriam de razes polticas.

A prpria forma como Dahl aborda o problema bsico da democracia coloca-o a anos-luz da literatura que o precede. O leitor educado por Lipset, Moore e Huntington verdadeiramente sacudido pelos axiomas enunciados no captulo inicial de Poliarquia. A democracia, afirma Dahl, fruto de um clculo de custos e benefcios feito por atores polticos em conflito. O ponto de partida dessa formulao a premissa de que todo e qualquer grupo poltico prefere reprimir a tolerar seus adversrios. A questo est em saber se tem foras para tanto, se vantajoso faz-lo. A oposio ser tolerada pela situao quando para esta ltima for menos custoso faz-lo do que aceitar o risco de perder o poder para a primeira em eleies livres. Da mesma forma, a oposio aceita participar da competio eleitoral quando esta opo lhe for menos custosa do que a conquista do poder por meios revolucionrios. Nesses termos, como j comentado, a democracia se sustenta a partir de um equilbrio de foras, isto , quando nenhum grupo social est em condies de eliminar os demais. Sobretudo, fruto de um clculo de atores polticos inseridos em uma relao estratgica.

Uma vez mais, ser difcil exagerar a importncia dessa formulao. Em primeiro lugar, cabe notar que a formulao de Dahl representa um forte golpe em explicaes culturalistas. A manuteno da democracia no depende da adeso prvia dos atores sociais a determinados valores. A adeso s regras democrticas circunstancial, contingente. Depende, sobretudo, de consideraes estratgicas. Com isso, Dahl abre espao para que os atores polticos e suas escolhas passem a fazer parte do quadro explicativo. Atores polticos tomam decises, antecipam as conseqncias de seus atos, escolhem instituies polticas; em uma palavra, agem politicamente. E a maneira como atuam desempenha um papel decisivo na obteno e na manuteno da democracia.

You might also like