You are on page 1of 5

Energia solar Toda a energia utilizvel na terra tem ou j teve sua origem no espao, mais precisamente no sol, desta

forma possvel garantir que todas as formas de energia disponveis na terra so de origem solar, exceto a energia oriunda por meio de processos que envolvam a alterao de ncleos atmicos, ou seja, a energia de origem nuclear. Os combustveis fsseis constituem-se em reservas de energia solar armazenada sob a forma de reaes qumicas que so constitudas de longas cadeias denominadas de hidrocarbonetos. As formaes de correntes atmosfricas, em funo dos movimentos de rotao da terra, s so possveis porque a energia solar incidente sobre a terra suficiente para manter a atmosfera em estado gasoso.

Os raios solares que chegam at nosso planeta representam uma quantidade fantstica de energia (levando em conta apenas os continentes e as ilhas), alm de ser uma fonte energtica no poluente e renovvel. O problema consiste em descobrir como aproveitar essa energia de forma econmica e como armazen-la (construo de "baterias solares"). A gerao de energia eltrica tendo o sol como fonte pode ser obtida de forma direta ou indireta. A forma direta de obteno acontece por meio de clulas fotovoltaicas (onde a irradiao solar transformada em energia eltrica), geralmente feitas de silcio, um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre. O uso da energia radiante do Sol que atinge a Terra convertida em energia til, divide-se em dois tipos: 1. Direto significa que h apenas uma transformao para fazer com que a energia solar torne um tipo de energia til pelo homem. Exemplos: coletores solares para aquecimento de gua, clulas fotovoltaicas. 2. Indireto significa que precisar haver mais de uma transformao para que a energia solar seja convertida em energia utilizvel. Para obter energia eltrica a partir do sol de forma indireta, cosntroem-se usinas em reas de grande insolao (reas desrticas, por exemplo), onde so instaladas centenas de espelhos cncavos (coletores solares) direcionados para um determinado local, que pode ser uma tubulao de ao inoxidvel, como ocorre no deserto de Mojave, maior central solar do mundo, na Califrnia (EUA), ou um compartimento contendo simplesmente ar, como ocorre em Israel,ou ainda, utiliza-se painis termoreceptores (possuem tubulao de metal sendo percorrida por gua) para aquecimento domstico da gua.

Atualmente, a energia solar utilizada em aquecimento de gua e de interiores de prdios, mas ainda de maneira irrisria na maioria dos pases. Tambm utilizada na indstria de eletrnica (pequenas calculadoras, por exemplo). Alguns poucos pases utilizam bastante este tipo de energia: em Israel, j citado anteriormente, 70% das residncias j possuem coletores solares e na Indonsia milhares de casa so totalmente iluminadas por clulas fotovoltaicas. Tambm alguns prottipos de carros movidos a energia solar j rodam no Japo, na Alemanha e nos Estados Unidos, mas somente como experimentos a serem aperfeioados. Como usar a energia do sol? Para A luz do Sol ao incidir numa clula fotovoltaica, que feita de 2 materiais semicondutores (materiais que s deixam passar a eletricidade num sentido), liberta eltrons no seu interior que se deslocam para uma das superfcies tratadas ficando as duas superfcies da clula com uma carga eltrica distinta (como numa pilha), e pode-se assim obter uma corrente eltrica. Com este processo pode converter-se at 23% da energia solar incidente em eletricidade. As clulas fotovoltaicas so agrupadas em mdulos constituindo o painel solar. So estes painis que podes ver nos telefones SOS nas principais estradas de Portugal e que fornecem a eletricidade necessria para eles funcionarem. Para se poder usar a energia eltrica em horas em que j no h Sol, apenas necessrio armazenar em baterias, a energia eltrica produzida pelo painel.

Energia fotovoltaica A energia fotovoltaica fornecida de painis contendo clulas fotovoltaicas ou solares que sob a incidncia do sol geram energia eltrica. A energia gerada pelos painis armazenada em bancos de bateria, para que seja usada em perodo de baixa radiao e durante a noite (fig. 6). A converso direta de energia solar em energia eltrica realizada nas clulas solares atravs do efeito fotovoltaico, que consiste na gerao de uma diferena de potencial eltrico atravs da radiao. O efeito fotovoltaico ocorre quando ftons (energia que o sol carrega) incidem sobre tomos (no caso tomos de silcio), provocando a emisso de eltrons, gerando corrente eltrica. Este processo no depende da quantidade de calor, pelo contrrio, o rendimento da clula solar cai quando sua temperatura aumenta. O uso de painis fotovoltaicos para converso de energia solar em eltrica vivel para pequenas instalaes, em regies remotas ou de difcil acesso. muito utilizada para a alimentao de dispositivos eletrnicos existentes em foguetes, satlites e astronaves.

Figura 6 - Painel solar fotovoltaico que usa energia da luz solar para sustentar telefone celular pblico em local isolado na Austrlia.

O sistema de co-gerao fotovoltaica tambm uma soluo; uma fonte de energia fotovoltaica conectada em paralelo com uma fonte local de eletricidade. Este sistema de co-gerao voltaica est sendo implantado na Holanda em um complexo residencial de 5000 casas, sendo de 1 MW a capacidade de gerao de energia fotovoltaica. Os Estados

Unidos, Japo e Alemanha tm indicativos em promover a utilizao de energia fotovoltaica em centros urbanos. Na Cidade Universitria - USP - So Paulo, h um prdio que utiliza este tipo de fonte de energia eltrica.

A Energia Solar no Brasil O Brasil se situa em segundo lugar, a nvel mundial, quanto energia solar incidente. Os baixos rendimentos das tecnologias para sua converso em calor ou eletricidade e os elevados investimentos iniciais constituem, no entanto, obstculos importantes para seu aproveitamento aqui no pas. E m alguns casos, porm, em particular no meio rural, se atingem as condies de viabilidade econmica para sua utilizao na secagem de produtos agrcolas, no bombeamento d'gua e na gerao de eletricidade em pequena escala. No meio urbano, j existem no pas dezenas de fabricantes que comercializam coletores planos para aquecimento de gua em hospitais, hotis, escolas e residncias. O Brasil foi o primeiro pas do Terceiro Mundo a fabricar comercialmente a clula fotovotica, a partir do silcio monocristalino, no se limitando simples montagem dos painis solares. Para facilitar a disseminao dessa tecnologia no pas, houve uma implantao de sistemas fotovolticos para gerar a energia necessria a estaes de telecomunicaes situadas em lugares remotos, em diversos estados, cooperando com as empresas do grupo Telebrs. Isto despertou o interesse de implantao de projetos anlogos para o abastecimento de postos de sade no Estado do Tocantins, e para a experimentao de centrais eltricas solares integrada pela CHESF (empresa de mbito regional da Eletrobrs) e outras concessionrias do Nordeste. A energia solar a soluo ideal para reas afastadas e ainda no eletrificadas, especialmente num pas como o Brasil onde se encontram bons ndices de insolao em quaisquer partes do territrio. Soma caractersticas vantajosamente positivas para nosso sistema ambiental, pois o Sol, trabalhando como um imenso reator fuso, irradia na terra todos os dias um potencial energtico extremamente elevado e incomparvel a qualquer outro sistema de energia, sendo a fonte bsica e indispensvel para praticamente todas as fontes energticas utilizadas pelo homem. Curiosidade: A quantidade de energia solar que atinge a Terra em dez dias equivalente a todas as reservas de combustveis conhecidas.

A energia solar no apresenta nenhum ndice de poluio; entretanto seu custo de instalao muito alto e somente funciona bem em reas ensolaradas. Em muitos estados brasileiros, a energia solar j convertida para o aquecimento de gua nas residncias e no comrcio. H um programa de desenvolvimento de fontes alternativas, o Prodeem (Programa de Desenvolvimento Energtico de Estados e Municpios), que visa atender comunidades distantes de redes eltricas convencionais.

Vantagens

A energia solar uma boa opo na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energtica renovvel e limpa (no emite poluente).

No polui durante seu uso. A poluio decorrente da fabricao dos equipamentos necessrios para a construo dos painis solares totalmente controlvel utilizando as formas de controlo existentes actualmente.

Em pases tropicais, como o Brasil, a utilizao da energia solar vivel em praticamente todo o territrio, e, em locais longe dos centros de produo energtica sua utilizao ajuda a diminuir a procura energtica nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmisso.

Confira alguns benefcios do uso de Aquecedor Solar

Desvantagens Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovvel, limpa, etc.), ela pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obteno de energia so muito elevados, no sendo vivel economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnolgico para aumentar sua eficincia e baratear seus custos de instalao.

As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), e a energia hidroelctrica (gua).

Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao climatrica (chuvas, neve), alm de que durante a noite no existe produo alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia.

TRABALHO SOBRE ENERGIA SOLAR

MARCELO MARCOS E SILVA N14

ELETROTCNICA

4TG

You might also like