You are on page 1of 3

1)( USP FUVEST-SP 2006 )

Duas hastes, A e B, movendo-se verticalmente, produzem ondas em fase, que se propagam na superfcie da gua, com mesma freqncia f e perodo T, conforme a figura. No ponto P, ponto mdio do segmento AB, uma bia sente o efeito das duas ondas e se movimenta para cima e para baixo. O grfico que poderia representar o deslocamento vertical y da bia, em relao ao nvel mdio da gua, em funo do tempo t,

RESP: E 2) ( UDESC SC 2006) Dois pulsos, A e B, so produzidos em uma corda esticada que tem uma das extremidades fixada em uma parede, conforme mostra a figura abaixo.

Depois de o pulso A ter sofrido reflexo no ponto da corda fixo na parede, ocorrer interferncia entre os dois pulsos. CORRETO afirmar que a interferncia entre esses dois pulsos : a) destrutiva e, em seguida, os pulsos seguiro juntos, no sentido do pulso de maior energia. b) destrutiva e, em seguida, cada pulso seguir seu caminho, mantendo suas amplitudes originais. c) construtiva e, em seguida, os pulsos seguiro juntos, no sentido do pulso de maior energia. d) construtiva e, em seguida, cada pulso seguir seu caminho, mantendo suas amplitudes originais. e) destrutiva e, em seguida, os pulsos deixaro de existir, devido absoro de energia durante a interao. RESP: A

3) ( UFV MG 2007 ) Para se produzir um padro estvel de interferncia utilizando-se duas fontes luminosas monocromticas, essas fontes devem necessariamente, na emisso: a) ter freqncias diferentes. b) estar em fase. c) ter mesma intensidade. d) estar fora de fase. e) ter uma diferena de fase constante. RESP: E 4) (UECE CE -2008 ) Uma corda de 90 cm presa por suas extremidades, em suportes fixos, como mostra a figura. Assinale a alternativa que contm os trs comprimentos de onda mais longos possveis para as ondas estacionrias nesta corda, em centmetros.

a) 90, 60 e 30 b) 180, 90 e 60 c) 120, 90 e 60 d)120, 60 e 30 RESP:B 5) ( UFRGS RS-2006 )


Mediante uma engenhosa montagem experimental, Thomas Young (1773-1829) fez a luz de uma nica fonte passar por duas pequenas fendas paralelas, dando origem a um par de fontes luminosas coerentes idnticas, que produziram sobre um anteparo uma figura como a registrada na fotografia abaixo.

A figura observada no anteparo tpica do fenmeno fsico denominado a) b) c) d) e) interferncia. disperso. difrao. reflexo. refrao.

RESP: A

6) ( UFMA MA 2007 ) A figura abaixo mostra a configurao de ondas obtida na Ilha da Cincia (UFMA), durante uma demonstrao de um estudante que utilizou um vibrador ligado a uma corda de densidade linear 0,015kg/m, mantida sob trao, por uma carga e peso P = 2,16N. A freqncia fundamental em Hertz da onda nessa corda :

a) b) c) d) e)

6 3 9 12 15

RESP: A 7) (UNESP SP-2009 ) A figura mostra um fenmeno ondulatrio produzido em um dispositivo de demonstrao chamado tanque de ondas, que neste caso so geradas por dois martelinhos que batem simultaneamente na superfcie da gua 360 vezes por minuto. Sabe-se que a distncia entre dois crculos consecutivos das ondas geradas 3,0 cm.

Pode-se afirmar que o fenmeno produzido a a) interferncia entre duas ondas circulares que se propagam com velocidade de 18 cm/s. b) interferncia entre duas ondas circulares que se propagam com velocidade de 9,0 cm/s. c) interferncia entre duas ondas circulares que se propagam com velocidade de 2,0 cm/s. d) difrao de ondas circulares que se propagam com velocidade de 18 cm/s. e) difrao de ondas circulares que se propagam com velocidade de 2,0 cm/s. RESP: A

You might also like