You are on page 1of 119

COMPANHEIRA DE SEU LEITO

Ricardo de Almeida Rocha

s nascido de mulher. E eu zombo de escrnio diante de armas brandidas por homem nascido de mulher (Shakespeare - Macbeth, 5 ato, cena VII)

uma mulher escultural, belssima. Os cabelos escorrem pelas suas faces em movimentos de pantera. Os olhos lembram o interior de uma igreja bizantina. Conforme a luz mudam de cor: no vero verdes, no inverno tendem ao azul. O delicado septo desenha com o dorso do nariz a Ursa Menor. A pele brilha como constelaes quando passa o creme facial. O contorno da boca delineado com esmero compreende naturalmente lbios substanciais, intensa e vermelhos. Inequivocamente

femininos mesmo quando ela fala com a energia mscula de que possuda quando deseja alguma coisa. Aja, Bruno. Ele est apenas te usando. Voc precisa fazer isso. Ele tem tudo. E quanto a ns? o que temos? Bruno acredita que as coisas viro a seu tempo. Argumenta acerca das palavras da esposa. O futuro lhes reserva o melhor. O futuro? Nunca chega sem que seja conquistado. Sabe Deus se haver outra chance.

Graas ao amor que Leslie lhe dedicava, Bruno Molinari livrou-se de uma infncia miservel. Graas a ela conhecera a felicidade. Contempla-a. Um voluptuoso sol resplandece. Ele adivinha o cheiro de

seu hlito e os demais. O tempo no passa para ela. Parece ter os mesmos quinze anos de quando Bruno a viu pela primeira vez. Nunca mais foi o mesmo depois de passar por ela na rua principal do balnerio de Tundra.

Eram ento adolescentes. Ele vivia metido com uma turma mal vista pela comunidade. Leslie o compreendia. Filha de um deputado, dava um jeito para que ele sempre se sasse bem. Fazendo-se de contrariada repreendia-o por essas atividades mas sutilmente o incentivava a mant-las. Certeza de dinheiro essencial para que ela no dependa do pai. Sempre apaixonado, no havia o que no fizesse por ela. Ento faa, Bruno. Eu te conheo. o que est querendo fazer.

Caminhou resoluto embora sem idia do que devesse dizer a ela. Leslie no se admirou nem se aborreceu. Sorriu. Ento descobriu onde eu moro. Ento descobriu como fcil entrar pela janela de meu quarto. Ele desviou o pensamento: no importava se outros o haviam precedido desde que no houvesse mais ningum. A gua no copo

cabeceira ondula. E quando ela deixou que ele fizesse daquele jeito logo na primeira vez ele j tinha certeza. Era o primeiro. Sob aquela mscara firme e serena ela idolatrava aquele marginalzinho romntico. Que seja. Ele ser grande. Ela v com clareza. Tanta quanto entende o que se passa sob as roupas dele. Um ou dois xtases que poderiam ser mais discretos. Ela espera que d resultado. Que ele logo tambm a idolatre. O copo cai e no baque uma mancha cresce no assoalho.

A msica chega da rua em acordes lascivos. No arrabalde da janela da casa dos Molinari d para ver na frente de uma loja, junto a caixas de velas e encartados de incenso, uma imagem de Janana ao lado do comrcio de material de construo perto da ponte velha entre a colina Efe e o bairro de Ipiranga. O sol morre. Inciso dourada ao longo do rio desde a serra. As guas duplicam a vegetao cerrada das margens onde dos braos das rvores pendem sinos amarelos. Silvo de um navio entrando na enseada. O vento ondula as guas ali rasas do oceano. Horizonte vermelho como a atmosfera da cidade.

Porque no pode mais aguentar a excitao da demora Cludio Boguski acende um cigarro. Jantara com Bruno, Leslie e outros amigos. Uma grande confraternizao. hspedes para Recolhera-se descansar e ao quarto de uma providenciada

jovem bem novinha da zona de prostituio. A fumaa em seu pulmo atenua (ou reala) a avidez do pensamento na adolescente a quem chamavam Margherita. demais para um homem de sua idade, com problemas de corao. O que ela tanto faz nesse banheiro?

Nada que merea ateno, queridinho. S quer ficar bem cheirosa. Ele est pagando bem. Merece. No voltar para casa. No h nada para fazer l noite. No h como conhecer um rapaz que lhe d a existncia que uma garota deseja. S hbitos que no se renovam. Sonhos ultrapassados na esperana do futuro, o que retira do futuro a esperana. Vida arranjada por velhos satisfeitos com suas casas e ruas e com seus quintais plidos e inertes. O pai diante de um copo no balco do armazm mexericando com vizinhos sobre vizinhos mais distantes. L tambm se celebram acordos acerca dos filhos como no sculo passado. O meu para a tua. o que a espera. Ento em Tundra no pode ser pior nem muito diferente exceto pelo homem que a espera. Dinheiro no tudo. Venha logo se sente algum afeto por esse velho. Ele realmente no agenta mais a demora.

Mas Margherita demorava. No se pode dizer que seja o que esperava. Dorme em quartos ftidos e suporta o que no julgava ser capaz. At que come bem. No h prncipe encantado mas um velho desses fixo seria a redeno. A me no sentir a sua falta exceto nas lamentaes com a comadre.

Saiu com o namoradinho no final do dia de colheita pelo caminho oposto de onde estava o caminho. Ir abandon-lo assim que chegarem. Tem tudo planejado e d ainda a sorte de encontrar Hilma embora desconfie que o modo gentil como a trata ultrapasse algum afeto. Cludio se esforou por pensar noutras coisas. Nos novos projetos da organizao da qual era presidente uma associao que trocara a filantropia por uma bem ramificada distribuio de drogas e acompanhantes. Uma sociedade secreta. Nem tanto. Com o corao cheio de orgulho lembrava de seu discurso no jantar com o qual enfim introduzira retomava o Bruno Molinari. ouviu Cludio a voz o de descobrira. Tirara-o da delinquncia e Quando controle, Margherita.

Ela se aproxima e senta em seu colo beijando e mordiscando sua orelha. A lngua faz uma massagem lateral no canto da boca do homem que encontra por dentro do vestidinho um nipple nascente. A outra mo entrou por baixo e segurou uma coxa. Ela se levanta. Comea a remexer os quadris ao som do ritmo que entra pela janela. Cludio contempla deslumbrado. Margherita pegava a barra do vestido

lanava

para

alto.

Enquanto

suas

pernas

apareciam e desapareciam desabotoou o decote e danou assim mais uns minutos. A voz de Cludio se junta ao som frentico dos trios eltricos. Venha. Safadinha. Calma; ela quer merecer cada centavo; isso exige preparao. Ele j disse que no se importa com dinheiro Quer ver?

Tirou trs notas de um mao e lanou na direo dela. Sem deixar de danar ela se abaixa e as pega. Coloca-as num bolsinho estratgico entre as flores de algodo. Cludio pensou. Decerto no h entre todas as prostitutas de Tundra outra to cruel. Quanto tempo vai levar esse jogo? Mas no reagia seno com a resposta viril porque se agradava dessas coisas.

Ela abre mais o vestido e tira-o por cima sem deixar de cuidar do dinheiro ao enrolar a roupa sobre a cadeira. Bamboleando sempre aproxima-se da cama onde Cludio est sentado e senta-se de novo em seu colo. Os longos cabelos negros aos cabelos grisalhos se misturam. Um dedo procura seu

lugar. A mocinha tem um breve estremecimento antes de olhar para cima com o rosto no ombro dele. Pela fresta da janela. Em direo ao quarto do casal.

Ela pede um lao em seu vestido de gala. Ele a atende. Costas cndidas e lcteas. Carne alva lampeja desde os montes. Ele no gosta de festas mas no ir dizer isso e perder o momento em que estiverem voltando. Em que no chegaro a voltar. Nem se ocupar dela o quanto deveria o quanto pensou quando olhou por dentro de seu vestido. Esteve antes deslumbrado com o buf e os convidados poderosos que tinham de aturar sua presena justamente por causa de Leslie. Sequer chegaram a danar. Ouviram sentados a msica que pairou na fumaa em que o brilho do corpo dela desafiava a pouca visibilidade. Olhos e lantejoulas. sada veio o sbito gesto que juntou os corpos arfando como se o desejo dele acompanhado da agressividade que ela adorava estivesse chegando em retrospecto. Como se a forma como a devorava tivesse nascido ali no quarto de hotel sem qualquer relao com o abotoamento de um vestido ou do deslumbramento no salo de baile.

Leslie Molinari fala com o marido de costas para ele observando o movimento no quarto de hspedes. Se Bruno est to vacilante h algum que pode agir imediatamente. Espera apenas um sinal. O rosto inesquecvel no demonstra qualquer emoo. No! Ele corre at a janela. No! agarra a mulher pelos ombros e a sacode. Mande-a embora! O que pensa estar fazendo? Leslie perdera todo respeito? Mandea embora!

Estava

compadecida

da

fragilidade

de

seu

homem. Um tanto decepcionada. Desculpe. No era minha inteno. Ama-o. Mas precisa ser dura. No gosta de ser assim. Desculpe, amor. Pensei que pudesse ser difcil pra voc pelo teu envolvimento. E a garota no tem nenhum. Mande-a embora diz ele. Farei o que eu tenho de fazer.

A mulher segura as mos de Bruno com carinho, solta-se, vira-se de novo para Margherita e faz sinal de negativo. Ele olha para uma e para outra, para Cludio, e por fim seus olhos se perdem no vazio. Tudo bem. Seu amor e seu desejo aos quereres de Leslie se vinculam. Deixemos pelo menos que ele termine.

Quando Margherita passou pelos seguranas, Leslie observava. Chegou a hora disse. Est iluminada. Cada vez que Bruno se decidia pelas vontades dela sentia-se rejuvenescer. Ele j no lembra como as coisas chegaram a esse ponto mas no pode pensar em desistir. No pode culpar a vida sexual perfeita por tudo. Uma coisa sabe. O augrio

que acompanhou todo o processo. Ningum pode escapar da conscincia. Acompanhou um devaneio maldoso tpico de Leslie e depois como sempre no conseguiu sair dos labirintos em que ela se sente to vontade. Deve ter sido isso. No faz mais diferena.

Descem. Leslie pe gua para ferver. Bruno observava pela porta entreaberta a lua no oceano pelo corredor de casas. Pesa em seu esprito o que est por fazer. Imagina se o pagamento ao cmplice poderia irritao. incluir tudo. Se ter remorso e quanto. Contempla a prpria sombra na parede com

O olhar da pequena Leslie busca alguma coisa no alto. Est maravilhada e todavia no mais que uma manh igual s outras na fazenda. Cinza prateada em meio ao gado e acima de sua cabea nada alm do cu corriqueiro das manhs de inverno. Logo o sol surgir em meio s nuvens. Esfinge da juventude ao som dos ecos da pessoa que sobe os degraus. Agora no piso de seu quarto. A madeira do assoalho vibra e as paredes estalam.

Calor sem o menor sentido. Ela chama pelo irmo. O que ele sabe sobre o mundo? Decerto sabe algo. Precisa saber aps tantos ensinamentos do pai seguidos das proporcionais punies que ela partilhava talvez pela mesmas razes mas que pela sua estreita mente de menina jamais entendeu. Sombras e luz e dor e gozo. Logo o gozo anteceder a dor e sombra e luz sero uma coisa s. Portas podem ser portais. Mortos e vivos na mesma dimenso. Conte-me aquele seu sonho de ontem. Hoje ela sonhara algo parecido. Leslie canta. mesmo preciso escolher um caminho? A forma como andar por ele? No pode simplesmente caminhar? Poder caminhar com o alto das pernas doloridos assim, assim esbraseados? O irmo tem controle sobre a dor. Parece ter controle sobre tudo. Queria ser como ele. seu deus. Mas no poder amar assim o homem que venha a ser seu marido. To pequena e j pensando nessas coisas.

Cresceu e foi como pensou. Diante de seus olhos enevoada manh de inverno mas seus olhos no so os mesmos aps a viagem ao longo dos anos nos arrepios de seu corpo. Os arrepios de seu corpo esses so quase os mesmos. Bruno do outro lado da

cama deitando-se com a expresso fechada. Ser que ele nunca ir entender? No de outro modo. Talvez quando estiverem os dois entrados em anos. Quando a chama estiver naturalmente mais calma. Justamente porque atiada ao longo de suas vidas. A serenidade como prmio e no a expresso da covardia.

O menino Bruno. Do outro lado da cidade numa casa mais que humilde. Insalubre. Sai e sente o ar mido como um cntico religioso. Nos olhos vidos a mulher. Nesses dias nada poder acontecer entre eles, mas se contenta com essa beatfica viso de ps descalos na grama. A silhueta pintada no lenol do varal e os movimentos do leve vestido entre lenis. Corao disparado e passos lentos. Ele imaginou o passar do tempo e o tempo efetivamente passou. A outra figura que do outro lado da cama hesita e enfim se levanta ela. A tia ser ela. Vive entre tantas criaturas. A mesma. Se satisfaz com isso. Olhares furtivos e despercebidos. Pela moa com quem no for assim ir se apaixonar.

Leslie e Bruno se levantam cada qual pelo seu

lado. Ele passa as mos em concha pelo rosto quase que numa prece. Se no a entender logo ser dissolvido num mundo sem cor, real demais. Ela olha para ele. Vai falar alguma coisa que engole na inspirao abissal; vai olhar para ele e abaixa os olhos quando ele se levanta. Existe mulher que no tripudie sobre a conquista amorosa? Que possa sem se permitir mudar receber um mimo? Que no se satisfaa em ser me ou filha de seu homem e seja s sua mulher? Ele est disposto a pagar para ver. Audcia e vingana e prova de amor.

Saindo ao ptio a mulher chama a ateno imediata dos homens. H pouco disseram gracinhas para Margherita. O quanto devia ser deliciosa e coisas tais. Mas surge diante deles uma deusa na presena da qual a jovenzinha desaparecia pulverizada. Ol rapazes diz a deusa. Ela achou que uma xcara de caf viria bem. Supe que estavam cansados. Todos bebemos muito e vocs ainda tero de virar a noite. Era verdade. Eles agradecem. Obrigado, Leslie. Ela quis saber. E ento? Divino dizem desvendando o conjunto transparente de camiso e pantalona.

Bruno espreita. Olha de minuto em minuto o relgio at o tempo da bula se cumprir. Esto dormindo. Sai at o quarto onde Cludio adormece. Precisa de pelo menos dez horas de sono. Em casa costuma apagar antes que o locutor do telejornal diga Boa-noite. A porta se abre. Estremece. Bruno. Voc me deu um susto, garoto. Aconteceu alguma coisa? Talvez sinta frio. Em pleno vero de Tundra? Cludio garantiu que estava bem. Sugeriu rindo que o pupilo se

preocupasse antes com sua linda esposa ou... Bruno espera que ele continue bem, do outro lado. A banha do velho sufocou os tiros. Terror no olhar e fragmentos indiscernveis junto ao sangue espirrado. A msica continua alta na rua.

Digitais se imprimem no copo gelado retirado da mesa rstica. Tudo imerso em trevas. Acima de sua cabea e sob seus ps teto e assoalho estremecem com a passagem do metr na escurido. Antes que tocasse seus lbios notou a gua revolta. A dor que lhe atravessava o corao se definia pela paralelidade dos caminhos da maior parte das pessoas afins nos desvios do mundo. Sua solido ainda h de destru-lo. Ainda h de lev-lo a cometer um crime como se aproximar de uma mulher casada ou jovem demais apenas para ter com quem desabafar seus receios. Ou isso no chegou a pensar mas no tardar tanto assim outra mulher quando ele prprio estiver casado. Permaneceu nas sombras do apartamento alguns minutos aps saciado da sede antes de resolver sair e encontrar seus cmplices. Que coisa horrvel de se dizer.

Cmplices! tempo

Voc

tem

de

abandonar ou preso

esta com

vida. outros

Precisa abandonar esta vida ou estar em pouco destrudo. Morto infelizes privados da liberdade como pssaros que no podem voltar para o ninho caminhando castos como sacerdotes. Ao cruzar com o porteiro sorriu e perguntou se estava tudo bem pensando que com ele no nada estava. Vises da ltima menina com quem se deitara num hotel barato. Com que ento era filha de um deputado. Parecia uma prostituta vulgar. To vulgar que ele estava irreversivelmente apaixonado. No isso o amor? um relacionamento baseado em sexo cafajeste? Porque se for baseado em qualquer outra coisa menos vulgar estar mais prximo de uma maravilhosa amizade.

Bruno

se

detm

diante

dos

homens

adormecidos. Um pouco de gua deve ajudar. De fato, comeam a acordar. Ento o outro recebe o sinal. Atravessa o ptio e pula o muro. A polcia. Feito. Abraando-o apaixonadamente Leslie o beija e percebe o sangue. No poderia ter agido de modo mais limpo? Viagem sem volta. Para algum lugar glorioso? Ela queria tanto. Ama-o tanto, quer v-lo como primeiro dentre os primeiros, o maior de

todos. Observando perplexo o tremor das prprias mos, Bruno v tudo recomear...

Castanheiras acompanham a orla martima de Tundra. Praticamente uma continuao da praia de Dois Anjos. Rente aos recifes passavam de quando em quando os barquinhos com vultos inclinados. direita de quem chega, ergue-se o monte Santa Lcia. Imponente assemelhando-se a um vulco. Os quarteires sobem quase verticalmente. Quem olhe a sudoeste ver montanhas verdes algumas com casinhas nos cumes e cinzas outras de pedra inspita. O vento nunca para de soprar muda de direo. No terral sabe-se que a chuva no tardar. Entretanto s vezes tardavam tanto o terral quanto a chuva. A virao traz um gosto de mar. As mulheres que ao longo do ano ansiosas esperaram a temporada produzidas saam. O barulho das ondas faz parte do cenrio em qualquer lugar da cidade e se voc dormisse num outro lugar e durante o sono fosse trazido pensaria ao acordar, antes de abrir os olhos, que estava chovendo muito.

Calor do fim de janeiro. Turistas festejam. Os nativos em minoria enveredam por seus caminhos cotidianos. Sobrancelhas franzidas sob cenhos agitados. Gesticulam. Falam com os que caminham ao lado. Outros falam sozinhos. O vero para os

homens que trabalham num balnerio s vezes de terno enquanto as mulheres seminuas desfilam por toda parte faz coisas assim. O calor agita e no raro transtorna.

A pequenina Tundra tinha alma de metrpole. Determinadas horas do dia as pessoas se acotovelavam ao longo da rua principal sobretudo ao entardecer ou indo para as pousadas ou para os restaurantes ou a Cmara do Comrcio ou lojas. Para a prefeitura ou como Berebger naquele dia para o Grande Hotel. Ele veio comemorar o xito do grande projeto e agora se prepara. Por ele passam advogados, polticos, donos de bares, banqueiros, hienas, macacos, tigres e palhaos. O circo est na cidade. Um investidor em camisa plo e cala de algodo pendurado no celular. Saindo da praia musculosos e alegres rapazes de sunguinhas se exibem com amigas em lycra enfiada. A crente gira a sombrinha e a catlica ginga cheia de compras. Moas cansadas voltam para casa depois do dia de trabalho nos hotis e outras passam por elas antecipando-se na mesma situao dali a algumas horas. As horas da noite. Lavadeiras, arrumadeiras, passadeiras e cozinheiras suportam os olhares de

assdio dos turistas, que compraram cidade e habitantes quando alugaram uma casa para o vero. Quem dera fosse uma homenagem, pensa Isabela. Que pena ser apenas devassido1.

Um, dois, trs namorados. Vieram de fora. No ano seguinte aparecem e a procuram. Aonde vou esta noite? A qualquer lugar onde voc no esteja. Junto das ondas douradas pra e pensa. Olha a lua uma esfera de ouro. Nunca viu uma assim. O empurro por detrs a joga na gua exposta onda seguinte, roldo de espuma. O trovo se mistura
1

sexta-feira, 14 de junho de 2013

com a voz que a insulta. isso o que eles so. Isso o que querem. Nada de srio, de famlia. Sequer romance. S se divertir e que estpida diverso. No mais esperar nesse tipo de envolvimento. Melhor profetizar que viver. A realidade precisa do que est fora dela para ser melhor compreendida ainda que exista dvida sobre a lngua materna de Cassandra. Um bom exemplo. Mesmo em meio dor das lembranas Isabela chega a sorrir.

O brilho da noite de Tundra tremeluz nos olhos nervosos de Bruno. Os msicos e cantores dos trios exercem seus talentos com a mesma naturalidade dos traficantes um e daqueles para e o para a que nos tem tarde, quiosques infantil. tomar de para de marcam Houve encontros crime Fica prostituio

policial mais

providncias.

madrugada. Combinado.

Esto comeando os cultos nos terreiros. Casas simples de pescador. Paira essa estranha energia do choque entre tradies corrompidas e viscerais. O Orix supremo e o Jeov bblico debatem acaloradamente e depois se juntam num abrao que

se faz sentir na terra. A luz nascente testemunha a fantstica mistura de raas. Descendentes dos negros naquela enseada um dia traficados. Parentes dos portugueses que os vendiam. Velhos ndios. Novos alemes. Eslavos, norte-americanos, cafuzos, mulatos, mamelucos, drogados, devassos, corruptos e beatos.

Embreado na cintilao mstica Bruno se viu diante da boate do Grande Hotel envolto na nvoa marinha e rodeado por hostes de vagabundos que estendiam a mo splices. Com Bruno estava Zenon. Um homem pardo, pacato, de uns 38 anos. Pneus trepidam atrs dos dois. O grupo de moas sai com estardalhao, eles entram. Zenon senta-se ao lado do balco. Bruno caminha diretamente para a mesa no canto esquerdo. A mo dentro do blazer. Cumprindo seu dever.

Quatro homens sentados sem tempo de reagir. Dois quase conseguem. Fuzilados por tiros do balco. A moa que seduzia o homem tomando usque em meio aos prprios gritos na tentativa de fugir. Uma bala perdida a colheu na jugular e alojou-

se na cartilagem. Ela cai. Verte o sangue que anuncia a entrada da morte.

Gigantesca expectativa antes do abatimento. Passos no vento ruidoso. Casas amplas. Igrejas. A praia. Lugares inacessveis. Inadmissvel. Apesar de todos os seus esforos. Ainda os conhecidos viram o rosto na rua e at mudam de calada. Intolervel. Mostrar a eles. No repetir a atitude gentil sempre interpretada como subservincia. Se o galanteio no surtir efeito, passar ao assdio. Mas no adianta. Da a importncia dessa moa. Retirou de dentro do jeans mais que a satisfao de um desejo. Levanta-a e gira com ela. Leslie no pode deixar de se comover apesar de achar repugnante esse tipo de gentileza. Deu todas as deixas mas ele no entendeu.

Sabe o quanto a decepciona mas no podia deixar de dar a ela a oportunidade de respeitar um outro tipo de homem, outro estilo de prazer. H de existir um equilbrio. O relacionamento deles especial portanto tem de haver um equilbrio. No estar mais abatido. Far com que ela acredite em coisas novas. Ela lhe ensinou tantas coisas at a convico de que iam se arrepender da maneira como hoje o tratam. O indispensvel apaixone; no necessrio que ele mude. que ela se

Assaltou, furtou, extorquiu.

No primeiro roubo

ventava assim. Seu corao disparado. Seu sorriso simptico se sabia sedutor mas no era de todo hipcrita. Sabe-se l que extremo a atraiu. Foi um dos extremos sem dvida. Porque ele era na maior parte do tempo um rapaz como os outros fazendo os que os outros faziam e tendo sonhos semelhantes. Por isso se aproximou da defensora pblica.

Uma mulher bonita, elegante, respeitada na comunidade. O primeiro alvo do cime de Leslie. Tambm a causa da consolidao de seu amor.

Andava de l para c na sala preparando bebidas e sorrindo asceticamente sedutora. Ele preferia que ela no fosse to bvia. Que fosse como Leslie. Nenhuma ser. Insano pr em risco sua intimidade com Leslie. No h outra Leslie. Esteve perto de dizer alguma coisa. Recusar os favores da advogada. A sim teria perdido o seu amor e Leslie no o teria levado a srio. A imagem refletida na entrada do prdio escorregou para a janela lateral enquanto ele entrava. Seu pai pediu que eu a buscasse. tarde. Ele me trata como se eu fosse uma menina. Ela era pensou Bruno. Sempre seria. O reflexo dos dois se confunde no rudo enferrujado da porta aberta. A lua impedia que as ruas de volta para casa estivessem to escuras quanto o deputado dissera. Subitamente pede que ele a beije. Foi assim. O empregado e a filha do patro. Ele aproximou os lbios dos lbios mas os encostou na pele perfumada do rosto. Esteve ali, o rosto na direo do vulto que subia as escadas, sem idia da fria que sua deferncia causara. Sem a qual (deferncia ou fria) no estariam agora no quarto dela.

Um homem sai correndo sem desvios para a casa de Cludio Boguski no jardim Marli defronte ao parque de diverses. Embarcados de um navio liberiano apareciam num e noutro lado da cidade. Leonardo Seul entra e resfolegando interrompe a reunio. Cludio fazia clculos e determinava nomes e datas. Parou. Meu Deus, Leo. O que houve? A testemunha se unge da alegria dos bajuladores da qual se envergonhar assim que saia. No era mais preciso fazer planos quanto a Lieyder Berebger. Ele e os que com ele estavam acabam de ser mortos por Molinari. E onde est ele? Fugindo. Toda a polcia atrs. Polcia problema de pobre. Somos a

autoridade, garoto. Problema para Cludio eram os fiis a Berebger que no estavam com ele. Sero fiis a um cadver? Tudo possvel.

V, encontre Bruno antes e diga que apenas se

mantenha vivo. Daremos um jeito nos seguidores do traidor.

Raiou o dia. Molinari e Zenon escapam pelo amanhecer. A p sem um destino. Sobreviver at as coisas esfriarem. Atentos a qualquer um que se assemelhasse ao esteretipo. Berebger queria o controle do trfico e da prostituio, da Cmara e dos Concursos de trovas e Garota-vero. Molinari no podia permitir. Cludio era como um pai para ele. Voc conhece esses caras? perguntou Zenon. Oito homens recostados em dois carros com as portas abertas. Seriam homens de Berebger? Zenon responde que no ficar ali para descobrir. No minuto seguinte escutam o som de motores. Enveredaram por ruelas despistando os perseguidores porm Tundra no to grande. O pas inteiro pequeno quando se trata de homens visados pela Sociedade, ainda que por uma faco dela. Uma porta entreaberta. Entreolham-se e silentes concordam. A deliciosa mestia l dentro sorri para eles. Por aqui diz ela. O olu os espera. Desconcertados entram no aposento.

O que todos os seres humanos sentem. Algo em comum? Morte para mim o mesmo que para voc?

Vida ? Esto rindo dele. Eu choraria. Todavia nem elas nem eu podemos saber exatamente do que. Olharam para ele como se fosse um deus e eu sabia que era um mas no me impressionei. Eu choraria? Nem elas nem eu podemos saber. O futuro deus chorar. O futuro inimigo, hoje amigo, estar morto. Voc tem sido um homem justo. O que aconteceu, Bruno? Teu amor no motivo. Sinta seu sangue e as alteraes visveis. A lascvia dos teus olhos e a infidelidade de teu corao. No se julgue um santo. Chamas trovejam nos corredores. Eu me sinto to dura quanto as pedras. No precisa me falar assim de teu empregado. Por que precisaria ser to virtuoso para ter a minha companhia? No sou santa. Podem sim ser meus os filhos dele? Por que no poderiam? Um baque. Um n no estmago. Escuto, escuto. Eu. Um dia falarei. Ou no. Vida que a morte espreita. No queira saber. No precisa crer. Basta a gua lmpida correndo em seu corao.

No de todo uma situao desconhecida. Bruno lembra-se da tia. Uma mulher estranha. Inspirao de fantasias mas muito estranha. Agora na fumaa de incenso devem surgir imagens e velas,

charuto e cachaa. Ou um velho sentado mesa e bzios espalhados. Fique vontade, meu filho. Sentou-se. Zenon permanece de p, vigiando pela janela. Bruno na verdade no se preocupa tanto assim com o futuro. No tirava da cabea a mulata que os recebeu. No tia, no que eu no acredite nessas coisas. Mas no posso me concentrar. A senhora no percebeu que no sou mais um garoto? No imaginava que devotas podiam ser to lindas. Mas nada que se comparasse sua mulher. O que reserva afinal o seu destino? - Grandes coisas no futuro imediato. Mas voc no suportaria ouvir tudo agora. - assim to terrvel? - Depender. - Diga, pede Bruno. - Quando estiver preparado. - Quanto? O velho no levar em conta a ofensa. As mulheres percebiam intuitivamente que ele era um homem que sabia coisas alm das coisas que um homem costuma saber. Tinha aquele jeito

simples e direto de as levar a deixar fazer o que ele queria fazer, sem intimidao ou assdio, em meio a risos sem constrangimento. Joo no vai seno at onde elas querem que ele v, nada menos. A me sabia que ele daria um bom mdium. Ele talvez tivesse motivaes surgem diferentes inesperadas para nas seu dom. Angstias conquistas

noturnas desde os quartos menos provveis. Ele se admite assustado com as vises. Quando do desejo satisfeito, no estava minimamente realizado. Perda de um tempo de vida essencial. Na verdade a maioria tornou o dom um

comrcio. So mais ofensivos do que a insinuao de Bruno. No precisa daquele dinheiro. Bruno guarda o bolo de notas. E o que quer? Que voc fique quieto. Enfadado com o mdium, faz meno de sair. Desculpe, mas preciso ir.
Voc

ser grande.

Han? O mais querido e tambm o principal.

Conquistou um lugar. Mas no se deixe levar pela ambio.

Era como se Zenon no estivesse ali at que falou. Vamos, disse ele. No corremos mais perigo. E quanto a voc, Zenon, seu destino ser trgico. Ah sim? Era verdade, mas haveria uma compensao. Seu filho herdar o lugar que voc jamais ter. O filho? O velho realmente nada sabe. No h oferenda no mundo que desvie Benvolo de seu caminho. um jovem e promissor advogado. Jamais se meteria naquele tipo de negcio. No enquanto eu estiver vivo. o prprio Zenon quem est dizendo...

Vamos diz Bruno ao perceber que a profecia

abalara o companheiro Vamos embora. Esto saindo e trocam um longo olhar com a jovem mestia. O babala no erra, diz ela. E pensa no que profetizou no dia anterior. Que Isabela teria um filho de olhos verdes como os de Bruno.
Escute-o.

Mais do que por amor ou por desejo casou com Leslie Henning. Precisava de uma companhia para enfrentar o mundo. Porm com o correr do tempo ela percebeu uma face dele que no conhecia ou pensava desconhecer: a determinao, a vontade frrea. Ento no seria correto dizer que ele era de todo dependente. A ascendncia de Leslie sobre ele no absoluta. Conjunto de signos que s funcionam em sentidos especficos. Mas estremecia diante dela. Como para um beb a presena materna. Ter seu prprio caminho ao crescer. Essa devoo desnuda uma timidez que a marginalidade no destruiu, antes exacerbou. Um homem meigo. Demais. Apaixonado demais. Bondoso demais. Precisava dela demais. Como ela tambm o amava demais e preciso harmonizar a vida do casal num mundo hostil, tomou para si ser a sua fora. Para no deixar de amar seu homem, fazia com que os mritos coubessem sempre a ele. Ela o acendia mas ele era o fogo.

Ele perguntou se algum ligara. A dona da penso respondeu que a sta.

Henning. No a filha do Doutor Joaquim? Bruno estava fazendo um servio para ele. No deixou recado? A mulher disse que ela o encontraria em frente Assemblia. Bruno estava l na hora mencionada. Encontrou-a lendo um livro que no podia

imaginar que a interessasse. Ela fez perguntas sobre assuntos ligados ao pai e ele respondeu objetivamente. Ele fez perguntas sobre ela. No creio que seja da sua conta, ela respondeu ela. Ele perguntou se aquela atitude era por causa de um beijo no rosto. Ela disse que talvez. Que isso tampouco lhe dizia respeito. Se voc me atraiu um dia, esse dia passou. Ento ele passou a falar do livro que ela lia e de outros similares. Leslie se surpreendeu. No importa se amor ou paixo ou respeito ou afeto, tudo comea na admirao. Com que ento ele mais que gosta do que ela gostava, a compreendia. Dar partida e o carro ir para um bar afastado do centro. Pessoas para l e para c, burburinho. Ele tem mais a dar do que ela podia

imaginar. Ela est tensa, imagine. Excitada como nunca. Bem, como quase nunca.

Quando Bruno disse que iria boate acabar com Berebger, Leslie concordou e lhe deu todo apoio, sem o qual ele possivelmente no teria ido. No por ter ela qualquer coisa contra o rival de Cludio. Pelo contrrio. Admirava todos os que se rebelavam, os que no se submetiam. Filosofia de vida. No dobrar-se diante de ningum. No fazer qualquer coisa porque as pessoas faziam. No gostava de Cludio. Jamais gostara. O que fizera um dia pelo menino Molinari fizera com o intuito conseguido a gratido eterna de algum cheio de potencial; um jovenzinho rebelde, inseguro, disposto a fazer qualquer coisa contra a lei que no o protegera de uma infncia infeliz. Agora Leslie passava momentos de angstia sem saber como as coisas haviam transcorrido. Esperava o marido, ansiosa. Onde estaria?

Outro lado da cidade. Os homens enviados por Cludio encontraram

Bruno e levaram-no ao patro. No interior de um aposento luxuoso e sombrio, Cludio Boguski discursa para um pequeno sqito.
Voc

foi achado nas ruas negras da madrugada

de Empatia atrs de droga e trazido para nosso seio. E se mostrou digno de confiana falava mirando diretamente o rapaz mas logo ampliou o olhar para todos Nossa sociedade algo de que um homem pode se orgulhar em ser membro. Debatemos o futuro da humanidade. Vigilantes retiramos de seu convvio os que no merecem fazer parte dela. Somos uma famlia que gosta das coisas boas da vida. Gostaramos que todos fizessem parte mas nem todos esto preparados. Berebger uma prova viva do que estou falando. Uma prova morta comentou um dos homens. Todos riram. Cludio prossegue:

Queremos

que

floresa

fraternidade.

Pretendemos influenciar as naes no sentido de nossa filosofia de vida baseada nessa fraternidade. Temos tutano. Somos a medula da sociedade. Bemvindo, Bruno Molinari.

No quarto da casa de Bruno, distante cerca de dez minutos de carro (vinte de bicicleta, quando Bruno trabalhava como mensageiro), Leslie pensa em Cludio. Na terrvel influncia que exerce sobre seu homem. No quanto Bruno o admirava quele ponto de matar por ele. Matar. O que definitivamente no lhe era uma coisa fcil. Tinha horror a sangue. Desmaiara ao presenciar o parto do nico filho do casal, que ainda com poucos dias de vida morreria. Leslie no gosta de Cludio. No gosta nada de Cludio. Fala de famlia, de comunidade futura livre das mazelas do presente. Como era capaz de tal descaramento? No uma famlia mas boiada num curral. Estavam unidos sim mas no por livre vontade. Por medo. Por medo uns dos outros e de no saberem viver uns sem os outros De encarar uma outra forma de vida que deles exigisse o que no poderiam: ser o que cada um era. Esto viciados numa falsa idia de comunidade, de sociedade, de famlia. Desconhecem quem so em si mesmos. So uma instituio, uma organizao, uma sociedade:

no pessoas.

Sem nossa sociedade secreta, o que seramos? Quantos fomos ajudados por irmos quando estvamos beira da runa? Quantos salvos da misria pela caridade fraternal? E agora, os que foram salvos, so eles prprios instrumentos de salvao! Quem est livre da violncia e da desumanidade do mundo? Poderamos ser mortos por esses tantos desgarrados que andam loucos por a. Teria sido assim comigo se no fosse a iniciativa desse bravo rapaz. Sem que ningum mandasse, ele decidiu cortar o mal pela raiz. Entretanto deveriam observar que, alm dos rebeldes, ningum fora ferido no atentado da boate. Bruno tivera esse cuidado. Evitando o olhar de Zenon, no pode ele nesse momento deixar de pensar na mulher do balco. Algum avisa. Senhor, aqui esto alguns dentre os que chamou. Entram os homens de Berebger. No se assuste, meu caro Molinari. Eu os mandei vir aqui. Queria lhes falar. No podiam ser to insanos como aquele perdido. Escutariam. Porque acima de voc esto os interesses de nossa sociedade mas

abaixo de mim agora voc o primeiro. Herdeiro de meu lugar e da gesto de nossos negcios. Ouviu-se um burburinho respeito. Cludio falara.

Anda e anda. Um vulto na luz chuvosa e verde. Na esquina da avenida, observa o reflexo dos prdios na fonte esverdeada. Leva a boca o cigarro. O sem-teto faz que vai pedir um, ele aperta o passo. Quem ? Tem muitos planos mas pouco dinheiro para respalda-los. No deseja porm o crime. Uma vez que se cede, por mais que se tenha, no ser acompanhado de paz. No era muito diferente na infncia. Mais o ou menos do dos mesmo prisma na acompanhava movimento coleguinhas

escola e no play. Queria ser como os meninos maiores, mas j vira como conquistavam aquela ousadia, custa sempre de enganos. Olhem esse perfil. V um que joga bola, outro que assovia para a menina e todos os que encostados ao carro falam nada sobre nada, sobre qualquer tema maledicentes.

Olhem esse perfil agora. o mesmo, aps o passar de alguns anos. Tem a sua prpria bola,

deseja a menina em silncio e de tudo desconfia. ainda esse o perfil luz esverdeada. As gotas engrossam. Noite calma e quente. A lua chegou a aparecer minutos antes. Agora est oculta pela cortina de gua. Ningum acreditaria se contassem que esse rapaz ser um grande lder. As duas mulheres que passam com as sombrinhas ao vento, no olhar de esgueira. Para os meninos que correm gritando um mendigo. Toda a gente no ponto de nibus espremida no h de lhe lanar um nico olhar. Ele passa. As flores da cerca curvadas escorrem. Ainda ho de saber quem sou e dizer Olhe o Cludio Boguski. Que porm isso no custe a prpria vida. O bem-estar de um corpo alimentado sem maiores preocupaes ou anseios. Lembrar-se- disso em alguns anos, quando os companheiros propuserem a propina e depois quando perceber que tanta beleza na namorada poderia ter um outro fim que no seu prprio desejo? No pense. Ali perto, a promiscuidade do transporte coletivo em horrio de rush. Ferve de sobressaltos. No mais dar, nunca mais, por sua presena.

Bruno

sorriu

discretamente.

Mais

tarde,

ao

descer no elevador, ele estava nas nuvens. Cludio falara. Ter o dom da profecia algo extraordinrio. Desde o princpio simpatizara com aquela gente. Embora o velho nada tivesse feito alm de verbalizar o inevitvel.

Lgrimas. Compreendeu. No um sentimento simplesmente. Quando se trata de um homem e uma mulher nunca nada simples. Quando se trata de uma mulher em relao a um homem, no se pode ser demasiado gentil. Ainda h tempo. Ainda h esperana. Ela estar aqui daqui a pouco. Tudo o que ele quer da vida. Sexo e segurana financeira. No fundo o mesmo que ela. Talvez ela dispensasse o sexo ou o fizesse Por ela aparecer far ento noutro nvel da segurana. qualquer coisa.

Deixar de ser assim gentil e devotado. Far com que ela sofra um pouquinho. Seguir o desejo do corao dela. Quer fazer o que ela quer. So duas. A Leslie a quem quer bem e a que seu corpo deseja. Embora no tenha parmetros para julgar deve ser isso o verdadeiro amor. Lgrimas. Crescendo e ondulando as coisas ao redor. Iluso de que o espelho uma pessoa. O espelho uma pessoa. As rvores no quadro da janela. Espritos. Contornos imateriais. Outro mundo. Seja. Viver nele tambm. Coisas que o mundo tangvel compreende podem ser igualmente sonho. Quem garante que no? A porta. Ela chegou. Poder ficar. Basta que ele d a ela o que d o outro. Enxugou os olhos deixando a chuva chorar por ele. E assim que pare as estrelas sero o seu sorriso. Ainda bem que compreendeu a tempo.

No saberia viver sem ela. Bruno? Na parte do cho que antecede a porta h lpides que s ele ver. Ela entrar e como sempre estar com a cabea longe. No notar sequer os desenhos ligados no tapete. Nos galhos janela. A chuva cai em todos os lugares e pocas mas ele se concentra numa chuva particular. Um beijo nunca to impetuoso. Precisa se controlar apenas para que ela no desconfie que ele os viu.

Quando Bruno chegou em casa Leslie dormia profundamente. Tem um primeiro impulso de acordla e compartilhar a alegria. Ecoam em seus ouvidos congratulaes de seus empregados, homens que Cludio lhe destinara para a segurana pessoal. A agitao convulsiona sua alma e ver sua mulher, nereida branca em pala de renda sem abotoamento, no era calmante. Leslie dormindo ama a si mesma. Est de lado a barriga desvendada em tonicidade adolescente. Braos recolhidos. Tenuidades brilhantes. A pele nos joelhos insolitamente clara, hidratada como a terra na chuva. D a volta na cama. Da janela significante viso posterior. Desvia os olhos para uma rstia de mar ao longe. Suspira forte. Aproxima-se enfim da cama e senta-se. Leva a mo seguindo o sulco at espalmar largos carinhos. Os feixes nervosos enviam mensagem confusa de amor ou animalidade.

Espreguiando-se, desperta sorrindo. Percebe a mo, vira-se, percebe o desejo sinal do controle que exerce. Rejeita esse pensamento. Assim no o poderia amar. E adora am-lo. o melhor da vida. As carcias fazem com que ele se esquea da ascenso. Beijaram-se longamente. Ardor ilimitados

e mos licenciosas. Busca de posies.

A vida de Bruno seguir o rumo que Leslie indicou. Da pequena necessidade domstica aos grandes projetos para o futuro. Tudo passava por um leito largo de cimento como costumavam ser as camas em Tundra, absolutamente resistentes. Ali esto surgindo novas idias, novas formas de buscar a existncia ideal. O sentido das coisas e um sentido de fazer as coisas. Assim ou de outro modo. Novas formas de vida atravs da mgica de estarem juntos. Depois do amor. Bruno conta a respeito do velho. Olu? O que isso? Um tipo de mdium. Um babalorix. No sabe se o nome esse. O que importa que acertou em cheio. Sim. Impressionante como. Vivera ali a vida inteira naquela cidade de macumbeiros sem nunca se sensibilizar com essas coisas. E agora, porque a predio foi agradvel,

resolveu acreditar.

Leslie est enganada. Bruno argumenta que nem acreditara na hora. O velho acertou. um fato. Quando Cludio morrer eu serei o primeiro. Vaso ruim no quebra fcil, meu menino. Bruno no entende a implicncia de Leslie com relao a Cludio. Ele um homem bom. como um... Pai para voc. Ela sabe. No, no sei. Exceto que voc quer se

convencer disso. Ele me ama como a um filho sim. A gente ama embora as pessoas que amamos tenham falhas. Cludio ama Bruno porque fez isso, porque fez aquilo. Nunca embora. Berebger foi fiel durante tanto tempo. Errou uma vez e se tornou antema. E quem arriscou a pele para elimin-lo? E quem garante que amanh o mesmo no se d contigo? O que estar acima dos demais estando abaixo de Cludio? Permanece servial s que com a inveja de todos. S h uma maneira do que ele disse ter alguma utilidade prtica.

Bruno tm o ar de um menino a quem roubaram seu doce. E qual ? Sendo o mais alto abaixo dele quando ele no existir mais. Essa hora j chegou, se voc quiser. Leslie se pe de p num salto levada por uma sensao estonteante. Teriam enfim as coisas que sonharam ao se casar. Lembra?

A fronte de Bruno est banhada. Sem captar exatamente do que se trata, procura ponderar sobre o que a mulher diz, pela anlise de sua frieza ao falar e o envolvimento de suas palavras naquela aura plena de concupiscncia. Quando se casaram nada tinham alm do amor. E os planos... Viagens Europa, uma casa isolada nas montanhas e uma manso na praia cheia de mantimentos e amigos o tempo todo, visitas que o tivessem na mais alta conta de social. no As recordaes se encadeavam. que Leslie Maquinalmente aspira as duas carreiras que acabara dispor espelhinho, hbito abominava mas dessa vez ela no reclamou. Fez um carinho longo enfiando os dedos a partir da nuca, levando-o a um arrepio. Filha do futuro que subitamente descortinara, ela anda com as palmas das mos e os joelhos sobre a cama. Beija-lhe o peito nu; beija-lhe a barriga. Amar Leslie preenche

toda sua existncia. Enquanto ela usa os lbios e a lngua, Bruno pensa que no resistiria se a perdesse, se perdesse um corpo to forte e um esprito to surpreendente. Pressentia com temor uma possvel separao. A divergncia quanto a Cludio ser capaz de caus-la? Vibrando deixa-se conduzir a um xtase cheio de dilemas.

Bateram porta. Bruno enfia a cueca e vai abrir; Leslie aonde sua nudez no possa ser vista por quem est batendo. Basta chegar janela. Olha e v Margherita passando na rua, toda faceira como sempre. Invejoua. Teve pena dela. To menina pelas ruas, em camas nojentas... Leslie chegara em Tundra aos dezesseis anos. Queria se livrar da presena do pai moralista que em casa se transformava, sobretudo dentro do quarto da menina. Talvez a vida correta que pregava fosse to enfadonha que ele precisava de um estmulo a mais. como noites. Mesmo quando Pior depois das de vrios do pai a namorados, Leslie jamais ouvira de nenhum tantas obscenidades durante as visitas quando comeou

menstruar. Ela lhe implora uma trgua. Ele no a poupa, exige mudanas. Extrapolou, pensa ela. Tomou coragem e contou me, que no acreditou ou sempre soube. Se no tinha prazer em ficar, Leslie foi convidada a sair de casa. Porque pessoas no se tornam boas por serem pais. A idade no traz necessariamente sabedoria. Sozinha veio de Pai-B numa carona que a iniciou na prostituio. Tentaria mudar de vida quando chegasse em Cascatinha. L o mercado de trabalho era bom. Conheceu um rapaz em Tundra, um mdico que em poucos dias de namoro lhe props o casamento. Estando ela em muitas dvidas, pois no o amava embora no desgostasse de todo de sua companhia, aceitou o convite para lhe dar uma resposta durante um jantar na casa dele. Com que ento minha princesa ainda no decidiu? Por favor ela pediu no se ofenda, mas acho que melhor a gente continuar amigos. Estava dizendo que todos esse tempo o fez de bobo? Claro que no. Gostava muito dele. S que Interrompida. Ele avana com fria. Rasga-lhe as

roupas entre bofetadas. Violenta-a cirurgicamente. Fora de si, ela espera-o numa tarde depois do trabalho. O que ? est querendo mais, doura? A faca na mo de Leslie desceu no meio dos olhos dele. Quando levou as mos ao rosto, a lmina movimentava-se de baixo para cima entre as suas pernas. Foge pelas ruas de Tundra em pleno carnaval. Viu Bruno. Graas s amizades dele na cidade, cada vez mais influentes, o crime jamais seria julgado. Quando se sentia deprimida, pensava: aquele era o corpo de seu pai e chegava a passar do horror felicidade. Ouviu? Leslie! No, querido... O que foi? Cludio pedira que ela fizesse um jantar bem gostoso. Dar a honra de jantar aqui em casa. Leslie diz que precisavam comprar alguns fogos. Ah, querida... No devia ser assim sarcstica.

Voc to ingnuo... No percebe que ele o

humilha? Apenas usa voc. E no quero viver ao lado de um homem que se deixa usar assim. Molinari estremeceu. Ela disse que at faria o jantar. Desde que lhe servissem a morte de sobremesa.

Estava louca. Se voc fizer isso, me submeto com voc a essa humilhao continua Leslie como se no tivesse ouvido o comentrio. Que um outro homem mande a mulher cozinhar para ele. No v? S faltou pedir um prato especial. Ele pediu, disse Bruno cabisbaixo. No acredito! com gestos largos, Leslie levou as mos cabea. O que ele quer? Chuleta de boi na grelha. Com ou sem pimenta? Com pimenta e champignon. Envergonhado e constrangido ele a viu dar uma gostosa risada.

Leslie olhou o tabuleiro e derrubou seu rei. No gostava nada de perder, ainda que fosse para Bruno. Ele sorriu e ela devolveu o sorriso que passou a transmitir antes orgulho que chateao. Seu homem no era apenas bonito e sensual mas tambm inteligente. Precisa haver algo que voc no perca para mim, brincou. Tambm desenho melhor do que voc. Imagine. Olhe s. Com o dedo na umidade do vidro ele traou o contorno rude de um rosto que ria. Que horrvel. No tenho culpa. o modelo. Sou eu? Ah, ah. Desenho muito melhor. Olha voc. Enquanto o outro rosto escorria, Leslie iniciou um novo. Bruno segurou sua mo. Deixe, disse ele. Sei que seus dedos so capazes de melhor que isso. E os seus, admitiu ela.

Voc est falando disso? Ela fechou os olhos e sorriu e se calou.

Cludio se movimenta pelo jardim. No chegava a ser uma figura que impusesse respeito. No era autoritrio. Tocava as pessoas pelos flancos, como a cavalos que logo se punham bem domados. Suas ordens eram a bem dizer carinhosas. isso que Leslie mais teme. Agora ele toca nas ptalas das calndulas, abelha polinizando o desejo que sentia por meio das flores nua. lascivos que a Diante levam ela de havia do plantado, e agora histeria aspirando-a, imaginando-a Pensamentos ouvindo gua chuveiro

Bruno, a

materializa-se. Os cabelos efetivamente molhados. Cludio interior mal disfarada. Deixa cair olhar sutil ao decote. Retorna pudicamente aos olhos dela. Lagos de pura obscenidade. Obras de arte. Como podia ser que a dona deles escolhesse algum to insignificante como Bruno para esposo? Ela poderia ter prncipes, reis. Ela o poderia ter sim, a ele, Cludio.

Leslie fora feliz naquela casa. L conhecera a paz. Agora alguma coisa a incomoda. Tem decerto a ver com Cludio. Com a maneira sem cerimnia como ali se comporta. Uma casa precisa ter a alma de seus moradores e no conhece a alma daquele

Bruno subserviente. Ela sabia sobre ele de cor. Toda peculiaridade de seu carter. Todo acento de sua personalidade, firme como a casa, dependente apenas do que havia no entorno. Cavalos pastando ao redor. O caf e a cereja. Coisas que ela sabia o marido atentava com quase devoo. As aves praianas e os morcegos das frutas. A fala dos coloridos pssaros repetidores choramingando por causa de um tempo que parecia se perder desde que conheceram a proteo da Sociedade.

Se a vida febre, acalmar-se- com a cura. Quem sequer pode garantir que seja um mal? No estaro eles sim ainda em perigo depois, quando Cludio estiver descansando? O que ser de ns quando ele nenhuma preocupao mais tiver? Pesos. Luminosidades. E a tudo espera a treva do repouso em ele j estar. Deixei esse pensamento enraizarse. Nem precisou muito tempo. Agora penso apenas em nosso amor. Em meu amor talvez, pensa. tempo de fazer de conta. Ela ser capaz. Pensando um pouquinho no pai, outro tanto no jovem mdico. Pessoas deduzem do que vem o que invisvel. Vejo o rosto de Bruno, o meu amado, nesses dios. O futuro nas chamas de um fogo. Deixe-me ir para a

cozinha.

mesa fumega o rosbife. Retinem os talheres. Cludio j lhe dissera que estava linda? Sorrindo, com vontade de derramar o vinho no no copo mas naquela careca nojenta, responde que sim. Ele lhe dera a honra de ouvir aquilo. A carne est deliciosa. Cludio lambe os beios. Bem temperada, tenra, perfeita, diz, olhando de soslaio o colo de Leslie. Que no se pinta mas gosta de decotes. Os outros homens igualmente se fartavam. Macarro importado acompanha o prato principal salpicado de milho e atum. Carne de fato muito tenra. Leslie se esmerara em bat-la. Levou a cozinhar o tempo certo. Tudo cronometrado para que todos ficassem satisfeitos. A aparncia dos pratos fez gua na boca de todos. Fora um dia difcil. Ningum relaxara. Agora, com a adeso dos homens de Berebger conseguida, esto exaustos e famintos.

A adeso dos homens de Berebger... Os mesmos que pela manh seguiam Bruno e Zenon pelas ruas batidas de Tundra. Esto dispostos a seguir as ordens de Molinari quando por alguma razo Cludio

no estivesse. O corpo de Berebger nem esfriara estirado no Instituto Mdico Legal de Empatia. Bruno entende como o maior dos elogios. Leslie nem chegou a ficar por demais chateada com isso como se fosse, digamos, uma ausncia que alimentaria de saudade o seu amor quando o amado voltasse a si. Os homens mastigam a carne quente e macia como se no houvesse amanh. Como se todo destino estivesse ligado voracidade com que se lanavam ao prato. Limpam os lbios com guardanapos que apenas mulheres mais atentas perceberiam encardidos. Ento Cludio fala. Deixem-me arrazoar um pouco mais sobre esse rapaz cuja existncia nos deixa um pouco mais tranqilos. Temos algum com zelo assim pelo nosso bem e pelo bom andamento de nossos assuntos. Temos Bruno Molinari. Mais tarde, todos j se haviam retirado, mas Cludio deve ficar. Foi veementemente convidado embora nem fosse necessria tanta insistncia de Leslie para que passasse a noite. A cadela...

Leslie Molinari? Como descobrira o seu nmero? Precisamos conversar. V at esse endereo s nove da noite. Se eu no estiver chegado ainda, pegue a chave do apartamento com o porteiro. Por que ela deveria ir? Teve receio de fazer a

pergunta. Fazia algum tempo que o mdico morrera. Sculos. Parte de outra vida. Se esse cara descobriu e pensa que ir fazer chantagem por favores est muito enganado; mas o fato que ela estava merc dele, logo descobriu. Algemas de policial e terrorismo devasso. Despertou antigos desejos de dor e morte que com Bruno haviam agonizado. Ela o escuta tirando o cinto da cala mas descobrir com as mos presas para trs que no ser com um objetivo bvio. Est aprisionada. Se Bruno fosse mais poderoso o homem temesse e desistisse antes que ela passasse de vtima a cmplice.

Bruno diz a Zenon que, sabe, estava pensando naquela ulorix. corrigido: Ialorix, senhor vicepresidente. Tudo bem. Mas antes de tudo eram amigos. Deixe de bobagem. Falam, claro, da filhinha-de-santo, da pretinha gostosa. Ela dissera que Bruno levasse em conta o que o velho profetizou. Mas disse tambm que, se ele prprio no cuidasse de si, nenhuma adivinhao viria em seu socorro. A cidade dorme no silncio cansado de outra noite bbada.

Sbito tudo est pronto. As mscaras que devem ser arrancadas e as que permanecero. Isso nosso tempo de vida. Todas as noites juntos foram uma preparao. Todos os passeios, todos os filmes e livros. da Toda as msicas. ser algo Preparao to para qu? o Lembra, Bruno, quando voc me dizia que o sentido vida deve grandioso que acontecimento que o desencadear dentro de ns dever alimentar a memria pelo restante da vida? Estvamos almoando num restaurantezinho beira mar, lembra? E como era o comeo do namoro, ele pensava em onde lev-la depois. To pouco era o dinheiro que tinha. Ele lembrava mas preferia no. Dias singelos em que ser feliz no custava tanto. O deleite de um pr-do-sol precisava ser substitudo pela angstia de tantos ardis que seguramente levaro a no mais que uma perseguio do vento, busca de um pote no fim do arco-ris? Leslie no parecia acusar os golpes do destino. Acompanhava-o risonha e leve. Dcil. Onde est ela? Aquela Leslie? Todavia ele ama uma e outra com igual avidez.

As folhas das rvores farfalham brisa da manh. Bruno Molinari. O que ele pensa ser e querer

e os meios que achava lcito para alcanar as coisas pretendidas. E aquele outro ser dentro dele, que Leslie amava tanto. Entram num anunciado impasse. Sente-se doente de males cuja convalescena quebrar rotinas. No sabe dizer se est melhor ou pior. Decerto diferente. Entorpecido. Tem um corpo quase paralelo s vicissitudes. Como se sonhasse. Como se estivesse mais desperto do que nunca. Com os olhos mais abertos ou mais fechados que jamais.

Os que danaram e atravessaram a madrugada estiram agora seus corpos em qualquer lugar da praia, fornicam na encosta da Colina Efe ou se arrastam em busca de um quiosque na sobrenatural procura de um sentido para as coisas, sem rumo exceto o prximo trago ou a quimera das macumbas, com olheiras fundas que apontam para o vazio das velas sete-dias coruscando na treva geral. s 7:30 Carlo Guisem estava batendo porta de Bruno.

um

homem

grisalho

de

65

anos,

ainda

bastante forte para a sua idade. No hesita. No v nada alm do que v. Mantinha-se havia 10 anos fiel

a Cludio Boguski ainda que certamente teria, caso quisesse, apoio em uma disputa pelo poder mximo da Sociedade. Uma nuvem trouxe preocupao e angstia para o que sonhava acerca do futuro. Tinha uma mulher e uma filha que adorava. Participara do jantar do dia do anterior velho mas amigo no por partilhava aquele do entusiasmo jovem

Molinari, um marginalzinho de rua. Bom dia. Cludio est esperando pelo senhor.

Bom dia. Entrem, por favor. Leslie iria falar com Bruno. Lentamente confuso o homem habita uma realidade intermediria que o assusta. De onde vem? de que parte dos acontecimentos ou de que parte dele mesmo? Quando ela se afasta, Carlo desaprova silenciosamente o olhar que em seus seguranas tinha Leslie por objeto. A filha, Hilma, a inveja. Ela acredita nos astros e nos pressgios, madurada por um imaginrio em que a ternura maior no manifesta e os melhores dons da bondade se mostram na penumbra. No vou no, pai. Prefiro ficar em casa. No sei se me interesso por alguma dessas coisas da Sociedade.
Vou

falar com Bruno... arremedou Carlo.

Bruno. Aparece e diz que o sigam at o quarto de hspedes. no porta. Os Um dois vivo. guarda-costas Despertando estirados cho.

desesperado v o corpo do patro. Tirou-o de uma vida de misrias para o terno escuro engomado um nmero menor do que o seu. De sua boca saem palavras ininteligveis, lgrimas de seus olhos arregalados. O qu? Quem? Como? O pesadelo da velha vida retomado pior. Desempregado e uma suspeita hedionda sobre si. O mundo tornar contra ele e no h mais quem o possa socorrer. Quo desfigurado o rosto de Cludio! Ao despertar viu seu parceiro dormindo mesmo com todo esse imaginado movimento. Mas no quer falar. No quer ouvir. No quer acreditar que seu benfeitor no existe mais. No cogitou imediatamente que as suspeitas cairiam sobre ele. No cogitou sobre nada. Um homem desgraadamente silencioso. Bruno sincero quando grita e chora e

amaldioa. Escuro ser que no enxerga razes que o levassem quilo. Ah! como suportar esse traidor? Maldito! Matara tantos para preservar o padrinho, e de que adiantou? Leslie a um canto analisa a atuao do marido. No chega a se entusiasmar.

Dirige-se a ele e o abraa com fora. Calma, querido. Calma, repete, soletrando em seu ouvido. Enrgica entredentes. Apesar de suas hesitaes, descontrolar-se assim no lhe era tpico. Ela mesma est com o nimo abalado. No se culpe assim. Para o inferno! Que todos estivessem a caminho do inferno! Ajoelhou-se diante de pelo Beneti, o segurana silencioso, agarrou-o colarinho.

Bateu com a cabea dele no cho. Assassino! Ele fala a verdade. Quem tenha matado o padrinho. verdade, Beneti pensa. A culpa de meu sono. Sou o culpado.
Assassino

miservel!

Zenon lana para Leslie um olhar indefinvel. Vai at o amigo e o agarra contra si. Lgrimas continuam vertidas. Como viver agora? Sequer era um jovem da noite mesmo em seus tempos de baguna. Franziu a fronte. As paredes da casa so escuras, as cortinas quase vermelhas. Efeito macabro. Adequado. Talvez amanh pea oramento ao pintor. Antes uma tonalidade clara. Antes falsear com aparncias o remorso. O cinza do cu l fora h de acompanhar as mudanas. Lembra-se da bab que com zelo

escondia

qualquer

informao

que

pudesse

perturbar o garoto. Teve uma bab. Teve me e pai. At zelosos. Onde desviou-se do caminho?

Durante o funeral a figura imponente de Leslie chama todas as atenes. A seu lado Bruno Molinari contemplado com psames. Os que o fazem, antes de sair, desviam olhos mais ou menos sutis para a mulher. O que devo fazer? pergunta-se Carlo. como se Bruno fosse realmente o filho. Observa que at o pessoal de Cascatinha, todos estavam com ele. Prev ser o prximo. A Sociedade ter um final melanclico. No. A mulher dele, Zelhia, diz que no.

Impediriam. Mas no tinham como provar que Bruno o assassino. Ela sabe que sim. Que ele. Que no podem provar. E no o momento de saber coisas assim. Carlo sugere que se afastem. Dar um tempo. Que o prprio Bruno em sua ambio desmedida acabe por decair aos olhos daqueles que agora o tm por deus. Aconteceria, sem dvida. Agora sentese, Zelhia, voc precisa descansar. Percebe o quanto aquilo est afetando a mulher e odeia Bruno na mesma proporo de seu amor por ela. Por outro lado, caso se afastem, despertaro suspeitas. Mas

ele insiste. Vamos. Logo esse bastardinho ter corda suficiente para se enforcar.

Sentada na capela, divindade pairando sobre mortos, Leslie passeia o olhar pelos presentes. Observaes com que mais tarde oriente Bruno. Ele est preocupado com Zenon, que trouxera seu filho cerimnia e o apresentava a todos com orgulho. Esse Benvolo, meu filho, recm-formado, um advogado brilhante para eventuais necessidades que voc possa ter, dizia, sabedor de que ali todos eram clientes em potencial.

Um amigo comum apresentou Zenon a Bruno e falou aos dois da sociedade. Oferecia guarida e salvaguarda em suas tribulaes sem fim com a polcia, a um de cada vez. Elogiava sempre o ausente. Como Arthur falava de Lancelot? Leslie que intervm. Como Macbeth falava de Banquo. Afastese de Bruno, hipcrita.

Quem voc se acha? Somos amigos desde

meninos!
Sou

a nica amiga que ele tem.

Onde voc estava quando juntos estudvamos

na mesma escola?
Onde

juntos repetiam de ano! Afaste-se dele.

noite, com a esposa, Bruno pergunta. Voc viu como Zenon exibia seu filho a todos? Conquanto tensa e aborrecida, precisava acalmar Bruno. beira da cama ajoelhada prepara-o e senta-se em seu colo. Mesmo alheio ele fica pronto. Ela se mexe, perfeita. Imagina-o observando-a por trs. Ele tem um filho, diz entre os prprios gemidos; voc, uma mulher. Deitado agora, as pernas dobradas permitindo que os ps cheguem ao cho, ele no sente o que sente e no ouve a mulher. Ns que devamos ter um filho para ser louvado no meio de todos. Leslie no pra. Aos poucos ele se deixa

envolver; senta-se. Ela se inclina e recua, apia-se no beiral da cama, ajoelham-se quase ao mesmo tempo, ela ainda apoiada. Sente o calor da barriga dele, o que ir permanecer pelos prximos dez minutos com os devidos suspira intervalos com fora at ao as se contraes. Esgotado

encontrarem queixo e nuca. Relaxou de uma s vez

soltando-se de costas na cama. Com a voz da mulher em seu ouvido, deixa-se ninar e adormece.

O homem chamado Domnico liga e pergunta se uma boa hora. Leslie no tem mais foras de resistir e diz que sim, que ir. A conscincia culpada longe de dar foras contra o pecado, estimula-o. Merece ser amarrada e assim ser usada. O sol parece ter um grau de sufocamento que em geral as paredes, tetos e janelas costumam amainar. Faz um ms que se encontram. ali que ela encontra o impondervel confidente. Ele sabe de todos os fatos e dos dilemas envolvidos. Quem diria, est preocupado com ela. Quando ela chegou chorando no pde deixar de ficar excitado e usufruir do momento, mas to logo se sentiu apaziguado, suas mos se enterneceram onde antes s havia dominao. Escutou-a e disse que ela estava perigoso. O sangue est

tomando um caminho

acima de qualquer lgica e inteno. Voc precisa fazer alguma coisa. Ela respondeu que tentaria. No tardou teve a conscincia que se alastrou por seu

corpo e enegreceu todos os lugares. Foi quando a lua deitava uma luz sem sentido sobre o peito de Bruno.

Chegou janela do quarto. V um cachorro caminhando ao longo das rvores que marginam a rua. Carrega um filhote de pelo muito liso e brilhante. Ao perceber a presena janela, comea a rosnar. Bruno apanha a arma e dispara sobre o co que cai no macadame enquanto seu filhote foge ganindo. Na rua algum apareceu e apanhou o animalzinho no colo, olhando recriminadoramente para o homem janela. Sbito ele atira bem no meio do rosto de Bruno que sente a queimao da bala entre a boca e o nariz.

Sobressaltado acorda e acorda a esposa. Conta o sonho em meio respirao entrecortada. Diz que vai agora mesmo no terreiro saber o que quer dizer. No ser preciso, querido. Est claro. O cachorro o melhor amigo do homem como Zenon seu melhor amigo. Ser realmente? Ddiva de um dvida. Homem e mulher: nada maior na vida. Tudo a comeou. No termina. Ainda mais com o auxlio da

cincia hoje. Talvez devesse. Trouxe o filho, diz Leslie. Debaixo de sua janela. Nosso convvio. Exibe-o para te amedrontar. Voc no vai se amedrontar. respondeu Eu jamais Eu sei, me deixo E amedrontar, ele. Bruno.

acrescentou que sabia que essa pessoa quem deveria se cuidar. Bruno diz que ningum o intimida ou usa. Ela disse que bem o sabia. E quando voc ir cuidar do caso, querido?

Hoje passou uma reportagem na TV em que fraudadores de licitaes falam da tica do mercado. Outro na mesma matria diz com orgulho que assim age e assim ensina o filho. O pior que a maioria das pessoas de bem s so assim por falta de uma oportunidade de se corromper. Assim, pensa Isabela, Bruno at tem uma virtude inegvel: o reconhecimento do mal em si. Porque esse pecado imperdovel, no reconhecer o pecado. O que o senhor acha? Mas o velho sabe que a questo dela o amor em seu corao. Pobrezinha. Quem sabe seja bom para voc fazer uma viagem, visitar seus pais. Mas ela diz que no. Preferia ficar e ajudar no que pudesse. So tempos difceis, paizinho. Ela no se conforma porque Bruno sequer lembra dela quando eram crianas. O velho no a repreende. H uma moralidade sobre qualquer moralidade, que no se impe. E o amor, quem solucionar esse mistrio?

Do

que

ela

est

falando?

que

est

acontecendo comigo? Alguma coisa aconteceu. No h como retornar no tempo. Encruzilhada. O que concordei em comear quero realmente terminar? Cuidar do caso? Com a morte de meu padrinho percebi o peso das mortes que carrego. Esse assassinato em particular a todos representa. Claro. Agora mesmo. Cuidar do caso. Nestor! V ao stio de Zenon dar um recado.

Estava a um passo do abismo e pensava em como a morte afinal nada muda para os mortos e tudo para quem fica. Esses meninos que jogam bola sua porta ele um dia mostram o que importa para quem queira ver e ningum quer. Ningum quer. Pouca coisa ainda sagrada. A msica, a pintura, as esculturas. Se ele pudesse fazer algo assim da dor que o transpassa e da atordoante conscincia de sua fraqueza! Margherita est de novo porta. O que ela quer agora? O que Leslie ainda trama? Basta. De nada adianta induzir o Destino e no outro lhe concedeu os momentos melhores de sua vida. Se os mortos se levantam, na mente dos vivos; se as crianas correm com suas prprias pernas. No haver um dia sequer parecido com os dias de minha inocncia. Que espcie de amor esse, que destri a mim e a tudo a meu redor? Isabela gostaria de dizer que nem tudo est perdido. Ainda h uma chance. Que ele a agarre com a mesma garra com que se precipitou em obras perversas. Est calma. Ele entender a tempo. Um homem bom. possvel que exista ainda um caminho.

Para chegar, o mensageiro tem de tomar dois nibus e pegar carona numa carroa. Cerca de hora e meia. Zenon prefere assim. Morar longe do centro. Cultiva hortalias e mantm uma baia de porcos. 6 meses de vida e poca da reproduo coincidindo com a colheita. Ali na Sob terra os olhos meio do patro, os empregados arrancam as brotaes que curam sombra. em aos animais, caminhando entre as malvceas, ele se esquecia da vida, dos negcios ilcitos e da saudade da mulher precocemente falecida. Se ademais seu filho, que detestava a roa e a vida longe da cidade, concedia em ficar um tempo com ele, como ento, e passava as frias com o pai, Zenon Deckhorn sentia-se plenamente feliz.

Levando a mensagem na ponta da lngua, o garoto atravessa o Ixixe. Um dos empregados, apesar de Zenon dizer que estava tudo bem, que o garoto era conhecido, no tirou os olhos do menino at que partiu.

O filho pisa no pasto. Pergunta ao pai o que era. Molinari quer que a gente v l almoar, respondeu

Zenon sentia resto

preparando assim, servem

piquete calor,

para

as

porcas

passarem o perodo de aleitamento. Quando o filho esse as dava importncia; uns costumava valer o estranhamento. Para isso de intuies. Permanece momentos amassando distraidamente um tufo de forrageira. . Bruno quer conhecer voc melhor. Isso enche Zenon de orgulho. Ficou impressionado. Mas palavras? O problema com o filho eram as cismas, pensa o pai. Ento lembra de como olhava para Leslie e imaginou outras as razes de Bruno. Confessou-o ao pai. Ora no no. Imagina se ele fosse entrar em conflito com todos que olham para ela. Por outro lado. Mas que o rapaz no pense bobagens. A sim poderia ter problemas. O amor desse homem pela esposa algo quase doentio. E agora ele o principal, tem poder de vida e morte. E vai ser muito bom se voc cair nas graas dela. Ela tem total domnio sobre Bruno. Patro! Patro! A gaiola de gestao est pronta. O senhor no quer ver? Estou indo! como poderia se no trocaram duas

Os

empregados

do

stio

dormiram

felizes

naquela noite. Pai e filho mal pregaram o olho. Zenon se lembrou de quando pedia carona e parou para ele. Na casa de Cludio, outro jovenzinho come sofregamente na cozinha. O filho sonha com gabinetes ministeriais e plpitos. No deveria ser difcil viver da satisfao dos prprios interesses desde que apenas tivesse o cuidado de dar outro nome a corrupo, roubo e assassinato. Quando amanheceu, Zenon acordou o filho. Depressa, depressa. Os pssaros estavam cantando. Cano do sucesso de Benvolo. Vamos!

Partiram pois pela manh na direo do meio-dia em Tundra. Do almoo na casa de Bruno Molinari.

Manh parecem

escura. ameaas

Ribombar de Deus.

de A

troves convulso

secos dos

elementos se d em trevas densas. Pesadas nuvens pairam no cu. Torsos de pai e filho se enrijecem. O

carro parece atolar no rastro fundo. Cheiro de plvora se mistura ao da chuva. Tiros de todos os lados. Luz de relmpagos nas metralhadoras. Zenon tomba. Rio de sangue. Benvolo grita pelo pai que, supliciado, pede ao filho que fuja. Zunidos sobre suas cabeas. Chorando, ferido no brao e na coxa. Saindo do carro e se lanando no rio, o rapaz obedeceu. Maldito Molinari. Os ventos que uivam sobre meu cadver levaro a voz de minha vingana.

Nos tilintares e na msica sobrelevando-se em fendas e ombros num soustache Leslie se move deslumbrando os presentes. A casa dos Molinari destacava-se iluminada e barulhenta mesmo num lugar festa como era Tundra na uma temporada arrecadao sempre de 7 resplendente e ruidoso. Na casa ao lado em outra comemorada bilhes. No outro vizinho apenas quem prestasse muita ateno ouviria uma voz em murmrio no que parece uma orao. No Bosque de Marli roda a roda gigante. Sombras das serras sobre o rio correndo para o sul. A lua polia as pedras da ilha. Danas tpicas prenunciam o carnaval. Latas de cerveja e

cacos de garrafas atapetam os caminhos da vila. Aliviados pelo fracasso do bug previsto para os sistemas os mercantes exultam. A noite desce e a cidadezinha fervilha. O mar busca o lixo dos turistas quando amanhece. Quiosques fechados. Cheiro de urina nas laterais: sucesso da temporada que se abre. O sudoeste sopra soberbo em meio floresta de antenas.

A silhueta de Leslie tomava conta dos convivas quando todos se voltaram para Bruno. Est cansado de festas, diz com voz arrastada. Leslie abraa-o, afasta-o para um canto, pergunta o que est havendo. Outras pessoas se aproximaram. Ela diz que no nada.

Feliz

quem

consegue

manter

as

atividades

dirias como se nada tivesse

acontecido. Quanto

mais se no por algo pequeno mas isso. Para lembrar a pequenez do homem e a grandeza de sua maldade outra vez e repetidamente estou isolado num mundo que no fundo jamais desejei. Numa glria que no me importa mas sim a voc (ento indiretamente me importa). Cada vez menos jovens seremos. Cada vez menos plenitude de tempo em

mos sedentas e olhos insaciveis, em rostos cada vez mais abatidos. Voc no era assim. O que houve contigo, amor? O que houve conosco?

Ele est trabalhando demais. Quer fazer por merecer o lugar de Cludio frente da Sociedade e s vezes exagera. Est apenas cansado. Quer verificar pessoalmente os mnimos detalhes de tudo. Apenas cansado. Est bbado, murmura algum. Carlo aproxima-se, paternal. Voc est exagerando no lcool e no p. A tradio determina que os membros no se envolvam diretamente com essas pragas.

No quarto, Leslie ajuda Bruno a deitar-se. Ia tirar a roupa dele quando se levantou novamente. Ela pede que se deite, ia fazer uma massagem, logo se sentiria melhor. Ele respondeu que se deite ela. Ele vai dar uma volta. Sai e bate a porta atrs de si. Evita a sala onde esto os convidados. Chega molhado no terreiro.

Ela chega antes dele no ponto de destino na direo oposta. Domnico continuou fazendo o que estava fazendo no computador na mesmssima calma aparente de sempre e como sempre o corao disparado. Voc parece exausta. Isso ela j sabia. Uma vida em alguma momento deixa de estar atada a sexo ou poder? Cores do trnsito de uma cidade grande. Ela se perguntou de onde vinha a certeza de que tampouco Bruno voltaria antes do amanhecer. Quando entrou e viu o outro ali absorto soube que era bom o papel de mulher devota que procura um homem no s pelo prazer mas tambm pelo consolo sabendo que ter no fim esse bnus entre amarraes e investidas. H todo um transtorno no apartamento e a porta que se abriu para ela se abriu para o doce e raro momento de se sentir de novo uma menina com tendncias que sero julgadas anormais mas traro o cu e um dia enfim sem mais culpa ela ver o homem no outro lado da sala junto janela aberta para o rudo urbano de que sente falta em Tundra mas cujo prazer no durava alm do gozo pairando entre a mentira e a culpa. Como dizer o quanto ama o marido sem negar o amor daquele outro tipo de entrega? Como se aconselhar com um

amigo fez aflorar toda fascinao pelo lhe era proibido? Impossvel abandonar essa luta e que seja assim, que seja assim. Calma, Leslie, voc precisa se acalmar. Manter as coisas sob controle. Ela concorda ao sair do prdio na luz difana. Se apressa. Vai dar tudo certo. Como Domnico disse, est mais calma ainda que no se sinta segura de que menos louca e mais gente por causa disso.

Regressam os olhos de Bruno ao primeiro dia em que ali esteve, devota mestia. Cheira a ervas. O velho profetizara uma filha para ela. To jovem... Dezesseis? Leslie tinha quinze quando a conheceu. Sem dinheiro para filtro solar, estava queimadssima. Passando por Isabela, Bruno entrou no aposento bruxuleante. O que queria?
Por

favor, o senhor tem alguma coisa mais para

mim? O que faria um homem se conhecesse todas conseqncias e qual o valor do que faria nesse caso? O velho se perguntava olhando para um rosto tranqilo definitiva. e transtornado ambio onde as emoes num se intercalavam num timo que no permitia avaliao Da desmedida corao sensvel o corao sai ferido e a ambio frustrada. Quem estivesse atento poderia escutar ao longe o bramido do mar sob o sol lnguido de fevereiro. As guas subiam lentamente cobrindo os recifes em frente ao p de tamarindo. Pequenos caranguejos agitados iam de um lado para o outro nas cavidades de musgo. Cheiro nauseante abafado pela mar.

Atabaques calados mas ritmo de palmas. Um sorriso triste marcou o rosto de Bruno e Isabela retribuiu. Sorriso alvssimo. Um sinal fascinante na virilha.

Chove ainda. Chega em casa. Abre a porta. Uma figura branca na escurido do fim do corredor. Esperam voc na sala. V, querido. Parece que os empregados tm uma notcia importante. Ele teria perguntado se era a respeito de Zenon, da razo de no ter vindo festa, mas ela parecia muito cansada. Tudo bem, diz; volte para cama, amor. Parecia doente. Na sala, Leonardo disse que no se preocupasse mais com Carlo. O qu? Quando Cludio estava vivo, Bruno velava por ele. Agora os homens que herdara de Cludio velam por voc. Do que estavam falando? Bem, haviam cuidado de Zenon, disseram e No! no era assim que Bruno resolvia seus problemas.

Leonardo pensou no homem pago para ser visto pulando o muro aps a morte de Cludio e nada respondeu. Batendo no peito com vigor e desespero Bruno disse que jamais agissem dessa maneira. No era o mandante mas seu alvio o culpava.

Eram melhor

apoio do

um que

do o

outro.

fora No

da

caminhada. Felizes. Falavam apenas o que seria ainda silncio. mais, sussurravam. Gemiam. Silenciavam como quem fala. Vultos janela na penumbra do quarto. Fortes. Quem passava por ns sabia de olhar. Ningum se atravessava no caminho. Tudo mudou por nada. Ningum se lembra do que fomos mas todos querem que deixemos de ser. Eram o apoio um do outro e agora um ao outro traem com perfeitas justificativas que sempre tm como pano de fundo o amor, essa entidade que tem por fundamento apuradas panacias. Um homem e uma mulher. No mais um s corpo e uma alma.

Degraus profundamente reluzentes. Nada no shopping parecia estar no mesmo nvel. No meio das pessoas da madrugada podia-se falar com qualquer um sem sequer ver o rosto da pessoa. Como se tudo devesse ser fugidio e transitrio e jamais perder o movimento, a inrcia seria o fim daqueles madrugadores. As palavras dele dentro dela. Enigma do sbito silncio. A poca passada das punies paternas. Queria talvez Leslie ver se algum livro falava a respeito? No canto da livraria. Nunca dissera a ningum nada sobre aquela poca de sua vida e jamais tampouco quis ser esclarecida. Angustiada agora com isso? O que sabia sobre aqueles mundos parte de sua vida. Como quando ficou pela primeira sozinha em casa noite e se pintou. Vermelho vivssimo no batom, rosa chocante nas maas do rosto. Unhas azuis. O senador chegou aps um silncio adequado para o longo olhar que lanou, passou a ralhar com ela e no demorou a dizer com voz afetadamente sria que se ela se comportava como uma criana deveria ser tambm corrigida como uma. Mo pesada sobre a cala do pijama. No canto obscuro o atendente percebeu o movimento suspeito daquele outro cliente. No importa. O tipo de gente que anda por aqui nesse horrio. Quer terminar seu turno e ir para cama

dormir. Fica quietinha. Depois diz a Leslie se ela queria dizer alguma coisa. Ao se preparar para sair o atendente no pode deixar de pensar que j se prestou a esse papel. Ela responde: odeia falta de pontualidade.

A empregada bate porta do casal. Chama. Dr. Carlo! O seu leite! Carlo diz Obrigado abrindo a porta. Estou enjoado. Diz, virando-se para Zehlia, que foi a comida daquela ordinria da mulher do Molinari. Ah, mas justamente por isso um leitinho cairia bem. Se voc no quer, eu quero. Oi Maria, com licena; oi, me, queria lhe mostrar o vestido que comprei. Hum, que lindo, Hilma! Obrigado, Maria, pode ir. A empregada desce as escadas. Volta cozinha e pega a maleta. Fecha a porta devagar. Os galhos pendentes da primavera alaranjada se arrastam em seu rosto. Ela passou a mo no lugar, olhou o sangue no dedo e transtornada meteu-se no txi que a esperava na esquina do sobrado.

Que outros faam o que ele deveria, que outros

se aquietem e ento descubram. O sossego est longe agora. No d para dizer que apenas um momento difcil desses em que a vida prdiga mas talvez seja ainda mais prdiga nisso, tornar o simples uma dificuldade, ou deveria dizer um terror. Assim Margherita passou a pensar aps o incidente na casa de Bruno. Quando foi mesmo? Prisioneiros do Tempo escapam da estao. Condenados pelo desejo, pelos testemunhos, pelas conscincias. Estonteamento do inefvel. Andava aps tanto

tempo da fuga pensando em sua casa e em seus pais, se ainda pode chamar assim. Prostituir-se no foi uma soluo. Vou de novo casa da senhora. Tentar entender. Talvez o que lhe reste.

Barulheira de coisas arremessadas e quebradas. Bruno e seus homens correm, imaginam vingana. Era Leslie. Gritava. Estava cansada, cansada! Passava a mo sobre a mesa derrubando tudo. No agentava mais a responsabilidade de tudo, cuidar de tudo. No agentava mais. Aproximando-se o que estava Bruno pergunta carinhosamente

havendo. Fria de uma divindade. O que estava havendo? Ora. Os olhos dela quase saindo das

rbitas.

que

que

se

Bruno

fosse

um

pouquinho menos dependente ela no precisaria ficar tomando conta de tudo nos mnimos detalhes. No estou entendendo, querida. Que detalhes? Tudo estava manchado de sangue. Estava tudo imundo. apenas vinho. Os pratos da festa no haviam sido lavados. Calma, querida, diz ele e pede a Leonardo que providencie a limpeza. Tudo bem, Bruno. Que ele no se preocupasse. Tudo bem, Bruno. No se preocupe. Imita a voz e trejeitos de Leonardo. Bruno fala que ela precisava relaxar. Tambm est cansado. Chama-a com um piscar de olhos. Vamos para a cama. Tambm precisa relaxar. Ela diz que no a aborrea. V para o inferno! Est cheia dele, cheia! Cheia de tudo. S quer um pouco de paz. S quer voltar no desmaia tempo...

Ento,

enquanto

altiva

desgarrada

ela

permanecia com os olhos no nada ao falar, Leonardo duvidava que um dia fosse v-la assim. No difere do que Bruno sente. Leslie canta e esfrega as mos. Um grito entre um e outro instante. Um grito que

repercute no marido em feixes de dor. Quem vem l? Se arrasta pelas sombras do aposento. Senta-se no alpendre.

Margherita diz que no entende por que deveria ser morto um homem que teria de bom grado dado todas as coisas a eles. Pois se deu a mim, senhora, veja. Nunca tive tanto dinheiro nas mos. No quer mais, seja como for, ir com outros. Uma prostitutazinha cheia de virtude. No fundo, o que eu prpria fui. Ns a acolheremos. Vida nova, est bem?

um alvio. A manh entra pela janela. Tudo o que tiveram de passar at chegar naquele ponto de conforto material e status. A escurido da noite. Leslie comea tambm a mostrar sinais. Resta ento manter ele o equilbrio, chamar para si o controle das coisas. Temia. Foi um consolo ver a manh. angstias. Momentaneamente dissiparam-se as

Desce, deixa a esposa dormindo. Caf servido. O

noticirio

da

TV.

morte

da

mulher

de

um

respeitado empresrio da regio. No falam em envenenamento.

Por que no, senhor? Use a mdia. Divulgue o

carter desse safado. As palavras do empregado mal passam a

mscara de dor em que se tornara Carlo. Enfim abre bem os olhos antes de encarar seu interlocutor. Pensa na situao. H gente bastante a seu lado contra Molinari. No preciso da imprensa. Pensarei em Bruno quando aquela cadela tiver pagado gota a gota o sangue de Zehlia. Porque jamais acreditou que qualquer coisa, boa ou m, pudesse sair de Bruno sem haver sado antes de sua mulher.

Algum falou entre os que estavam na reunio de emergncia. Respeitavam a dor de Carlo mas estavam ali para salvar a Sociedade que, com todas aquelas mortes, depois de dcadas ficou exposta. Carlo tambm entendia assim. Mas vou acabar com aqueles dois porque so eles que podem nos expor. As pessoas esquecem; a imprensa manipulvel.
O

que exatamente tem em mente, senhor?

Gostaria que esta reunio definisse as posies de cada um aps a morte de Zenon para que no haja desentendimentos depois. Apenas isso. O resto deixem. Matar Molinari seria uma confisso; se a mulherzinha dele se acidentar ser uma coincidncia. E ele sem ela estar morto. Quero que sofra. Depois ter tempo de morrer. Algum sugere que o rapaz, o filho de Zenon, poderia ser muito til. Dizem que foi morto numa emboscada com o pai, replica outro. A histria de que desviara dinheiro e fugira s podia ser trama de Molinari. Pela primeira vez em muito tempo apareceu algo vagamente parecido com um sorriso no rosto de Carlo. Entrando na sala, Com licena, senhores, disse o jovem. Os psames ao vivo. Quem era? O que queria? Estava Zenon. E quanto ao filho?
No

ali

para confirmar o assassinato

de

me reconhecem?

Carlo Gielsen recebe em seu sofrimento distintas mensagens. Considera a situao pausando o

julgamento ora no dio por Bruno ora no desejo de possuir sua mulher. Mas toda a Regio Sul est com ele e agora tem tambm o apoio de Empatia. Estpido monstro intocvel. Irrita-se. Senhores! Estavam ali para se organizar. No devem levar em conta apenas as perdas pessoais. Cludio deixara-se levar. Quis administrar os negcios com o corao e teve o fim que teve. Quanto a acabar com o maldito, deixem comigo, repetiu. Como se no tivesse visto ou ouvido a entrada de Benvolo.

Um

pensamento

correu

sala.

No

havia

testemunha de que o assassino de Cludio foi Bruno. Tampouco pelos detalhes fornecidos por Benvolo. Os mais chegados a Carlo inclinaram as cabeas como um sinal. Tudo indica a culpa de Bruno. Mas Carlo nutria aquele dio pelo rapaz quando Cludio estava vivo. Carlo entende. Prope que Benvolo seja

elevado a principal aps a morte de Bruno. Uma homenagem a seu pai e uma prova da ausncia de interesses escusos da parte de todos ao colocarem um nefito no maior cargo da Sociedade.

Um espelho na parede frontal da casa de Carlo testemunhou a reunio. Finda. Tudo perfeitamente planejado para aps a queda de Bruno Molinari. Atravs da janela entrava sibilina a virao trazendo o barulho do mar. Os homens saram unidos em torno de seus ideais. Boa tarde, senhores. Tenham todos uma boa tarde.

Final de dia sombrio e silencioso. A magia se foi da vila de pescadores, levando a alegria das ruas e carregando dum peso imenso de tristeza o corao de Bruno Molinari. Durante toda a tarde as nuvens caminharam negras e baixas pelos cus de Tundra. Nunca gostou do perodo entre a temporada de janeiro mesmo e o Carnaval. Calor, Acre inundaes, raios. do Lembra-se do Carnaval em que conheceu Leslie. O sufocamento. Ocres salino. sados Matinais dos Mosteiro. orculos matizes

exaustos atrs da colina Efe. Bem de manh antes do sol. Ouvia os cnticos, olhava os cus e a viu, celestial como as laudes. Nuvens brancas pelo cu limpo como se tivesse sido varrido por um buqu que agora gruda no azul. Leslie despontou com o brilho das prolas. Nem o notou. Decidida quanto ao

mdico. Bruno tinha de ser grato ao canalha. No fosse ele, noutras circunstncias, nada resultaria de sua abordagem, perguntado a ela por que chorava.

Um homem vazio. No alpendre plena a opresso. Infernal melancolia. Pobres de ns, murmura ao entrar no quarto. Leslie no est na cama. Os dois corredores que levam ao ptio percorridos e ali Leonardo gentilmente o impede de prosseguir. A mulher andando de um lado para o outro fala sozinha. Ah, minha bela babar diante de sua que o que conseguiu afinal? Bruno s no pode Onde chegou? Quem ir agora admirar sua fora ou beleza? s proteg-la. Nem Imperador, quanto mais chefe duma organizaozinha reina margens fedorentas desse rio. Ele... ele era... aquele homem... um velho bom... podia proteger voc... Seu poder dependia de si mesmo no do cargo que ocupava. Uma vez ah uma vez chegou e disse isso. Ia me proteger... haha... No queria que eu abandonasse Bruno s lhe prestasse uns favores de vez em quando... Velho danado... Venha agora... Sei que est escondido por aqui. Hei Cludio! Tudo bem! Estamos combinados! S uns favorezinhos de vez em quando!... Sei que o

Bruno no vai se importar pois para ele voc como um pai... Nada demais compartilhar nossas coisas com os pais... Cludio!... Bruno puxa o ar. O fundo de si. Fecha os olhos. Parece acabado ainda que no perdesse aquela aura que as mulheres consideravam principesca, talvez Leslie no mais j h um tempo, e embora aparncia no que devia mas no estava se aperfeioando indicava um abatimento que levou Leonardo a se apiedar. Orao, profecias, sangue, o mar em uma lgrima que no derramou. Leslie volta, os olhos postos num cho que s ela v. No. Cludio no iria proteg-la. S mim-la um pouco. Mas isso Bruno tambm faz do jeito dele. E ele a quem ela ama e isso deve ter algum valor. Amor insano... De onde veio? Pra onde a levar? Formas magnficas transbordando pela camisola transparente. Senta-se sob a castanheira no centro do ptio, bem onde servira o sonfero aos guardacostas. E quem a ama afinal? S a morte... Bruno no suportou mais. Nem sabia por que deixara que a cena se prolongasse tanto. Fora a passagem por Leonardo. Acordar algum que est andando e sonhando, a pessoa pode ter um ataque. Pra. Decide. Agradece pela preocupao e

fidelidade do empregado, no a merece. Pede que passe no escritrio no dia seguinte. Bruno vai deixar a Sociedade. Acertariam as contas. Talvez Leonardo seja a pessoa ideal para ficar no seu lugar. Quem sabe devolver os propsitos originais da organizao, se que existiram de fato. Ideais dos pedreiros. Bruno vai mesmo embora. Est delirando mais que ela, senhor. No, Leonardo, amigo, no estou. Talvez

algum como voc... Uma fruta colhida no p. Eu estava na estrada apodrecendo. Quem sabe voc possa dar Sociedade o sentido de justia, de religio, de caridade. Amanh resolveriam direitinho. Agora deixe-me lev-la para o quarto.

Depois de deitar a esposa Bruno a contempla. Permanea assim, serena e branca, estendida sobre a cama, seu rosto inundando o quarto de serena beleza. Fazendo-o sentir a paz da penumbra. Que ficasse assim, ali com ele, at o dia nascer. Olhar para ela traz a lembrana de um tempo harmonioso. A coisa mais bela que seus olhos haviam visto. A vida comeou quando ele a viu, ele nasceu quando a conheceu. A seu lado ele no tinha mais medo, ela

era a sua coragem estendeu a mo e tocou a fronte suada. Ela o encara com olhos alheios. Ele diz que ela parece melhor. Sabe o que vamos fazer? Vamos para longe daqui, para bem longe. Recomearemos noutro lugar. Em Santa Vasta, que tal? Dariam uma bela festa, dessas que ela tanto gosta. Construiriam uma casinha. Dizem que l existem boas escolas. E ns vamos precisar de um lugar bom, com boas escolas, porque longe desse ambiente viciado de Tundra voc logo ficar grvida. Nas sextas vamos ao teatro, nos sbados aos bailes, nos domingos ao circo. Ou simplesmente ficaremos em casa, longe do mundo. Estava pensando em uma casa na cidade e um sitiozinho nos arredores.
Quem Sou

voc?

eu, Bruno.

Bruno? Algum falou que a gente ia dar uma

festa. Sim. E a quem convidariam? Teremos verdadeiros amigos.

Madrugada. Bruno acorda sobressaltado. Ouve barulhos estranhos vindos do banheiro. Apanha sua arma e vai at l. Leslie esfrega a pia em que se haviam lavado dias antes do assassnio de Cludio. Falava sozinha olhando o vazio. Perdida num mundo distante. Estranho para Bruno v-la assim. A sempre altiva Leslie agora ali ajoelhada. Esfregando e esfregando, tambm o piso, enquanto cantava uma cano ininteligvel. Pra de cantar e comea a se orientar em relao ao som, como fazem os cegos. A chuva tamborila no telhado. Sorri e recomea a tarefa a que se props, cantando a sua cano.

Finalmente no banheiro. O

Bruno

se

deita de

consegue das

adormecer depois da noite horrvel ao lado de Leslie chamamento Leonardo escadas com um tant no crebro repercute. Desce. Recebe o envelope.

Os

cartes

nas de

mos

trmulas em de meio trao a

mostram pela lenis

desenhos

representando Gielsen sangue. Seios de

Leslie

varada

concupiscncia encharcados glteos

Grandes,

exagerados grosseiro

falciformes.

imitando beres expostos a bocas desavergonhadas e vidas. Junto ao rosto todo tipo de falos esperavam diante de um ricto vulgar que a Leslie real jamais esboaria. O ltimo carto o mais bvio. Coxas abertas e negras no meio e o perfil de algum cujo nariz era de um, a testa de outro e a barba de um terceiro. Bruno voltou ao quarto e abraou a mulher, catatnica. Decorrem alguns segundos. Silncio asfixiante. Intuiu que seus homens haviam sido subjugados ou fugido. Espera ouvir a voz que efetivamente ouve. Molinari! O grito de Carlo pautado pela coragem dos que tem controle de uma situao. Manda Bruno aparecer. Venha! Diz estar ali sozinho. Agora um caso pessoal. Entra pela sala com seus homens silenciosos fechando o cerco. Venha insiste num quase orgasmo. Chegou o momento. No v a hora de pr as mos na mulher do inimigo. Delira ao imaginar. Continua falando. Bruno, Bruno. Amava tanto a Leslie... Como pudera trai-la com uma negrinha? Tambm ingrato para com seu bom profeta. Ah. Falando nisso, aqui est. Sua garantia de glria. Som de um corpo caindo no assoalho. Bruno teria vomitado se tivesse visto o velho. Deixem-nos sair pediu. Podiam ficar com

tudo.

Por favor. Leslie est muito doente. Muito doente? Est brincando. S pode estar

brincando. Esqueceu de que minha mulher est morta? Morta! Porque em sua insanidade voc ordenou o meu assassinato!

No verdade. Somente soube do atentado

quando j no podia impedir.


Quer

mesmo que eu acredite nisso? Seu medo

assim to grande?

verdade. jamais diz a verdade, maldito!

Voc

Era verdade, pleiteava Bruno. Seno como os inocentes, ao menos como os ignorantes. Sim, determinou Carlo, muito grande o medo dele. Isso. Tema pelas suas abominaes! Trema. Porque traiu a todos que o amavam. Bruno olha para Leslie. J estou pagando muito caro por meus crimes, diz. Que o deixassem para o julgamento de Deus. Carlos chama para si a ao de Deus. E a condenao morte lenta, dolorosa. Humilhante.

Assim seria a de Bruno. Assistindo a violao da mulher que, segundo Isabela, ele amava mais que a prpria vida. Violada por todos os homens de Carlo. Eu mesmo a darei por inaugurada. Ningum tocar em Leslie. Quem tentar estar assinando sua sentena de morte. Por que tanta confiana? Carlo joga o contedo do saco que tinha nas mos. O assoalho ecoou, macabro. Gargalhadas pela casa como prolongamento do eco. Olhando a meu redor, no diria que voc to grande como o velho disse. Muito menos querido. E principal apenas por obedincia a nosso verdadeiro guia que infelizmente se enganou grandemente. Irritando-se, Carlo ergueu a voz. Agora chega! aparea de uma vez ou vou busca-lo!

Aquele rudo. Deus. Pobre devota. Por alguns instantes, Bruno imagina como chegaram at ela. Tinham-na estuprado antes de mata-la. Que morte hedionda deve ter sido. E agora falam de justia. Por que fizeram isso com dois inocentes?

Ele pensa que matamos tambm a negrinha e pensando bem deveramos. Ao juntarem-se a Bruno, diz Carlo, deixaram de ser inocentes. Pode me matar dissera o olu antes de morrer mas ningum poder fazer mal algum a ele. Ao longe Gielsen ouviu o som de atabaques. Podia ser que o velho tivesse feito algum tipo de trabalho, sabe-se l, uma invocao. Pareceu sim uma invectiva, um transe. Ningum pode fazer mal a Bruno. Mas sorri. O fogo no algum. Ao sinal. Velas junto s cortinas. Antes que as labaredas forno. crescessem e subissem, saram. Em segundos a casa dos Molinari transforma-se num

O fogo, alastrando-se, crepita. As janelas bocarras de um drago enfurecido sopram as chamas. O vento as cospe para o cu. De longe colunas de fumaa negra e densa. Causa nusea nos poucos transeuntes prximos o cheiro das pesadas nuvens. Agora as paredes. Incendeiam-se sob calor infernal. O prdio caa em grandes pedaos abrasados de papel.

Uma voz chama Bruno.

Em meio s labaredas, preparado para morrer com Leslie nos braos, uma luz de esperana em Leonardo. Onde est? Na janela que d para o corredor. a nica chance. Todas as armas esto concentradas na sada do quarto e janelas para a rua. Bruno nada v. Segue a voz alta e ntida. Num ponto do muro oculto pela fumaa dos homens de Carlo, a mo de Leonardo est estendida. Bruno se equilibra com dificuldade. Leslie sorri em seus sonhos. Colocada nos braos do amigo. Cambaleia. Encharcados. Os olhos vermelhssimos ardem. As bocas secas crestam. Sede. Uma rajada abriu no fumo espesso uma clareira pela qual foram vistos. o fim. No tm mais chances.

O tempo em que as armas foram desviadas bastante para a substncia mal-cheirosa e bendita oculta-los novamente. No os deixem fugir! brada Carlo. Os tiros produzem um som muito agudo que se prolonga segundos aps as balas atravessarem a nuvem. Os homens correm pelo fio do muro. Leslie novamente no colo do marido. Estrpito ensurdecedor. Atendendo sinais de Leonardo, Bruno

salta para a casa vizinha, imitando o amigo. O casal caiu no piso. Arrancado do assombro do fogo. O que Isabela faz ali? Bruno a olha como se ela fosse um dos espritos que costuma invocar. Moro aqui diz ela. Bruno portanto um pssimo vizinho. Precisam sair dali. Leslie mantinha o ar de nobreza mesmo desmaiada dentro da camisola suja de fuligem e sangue. Isabela fez com que os dois homens a seguissem pela trilha da mata atrs da casa.

Na jarra de centro na mesa da sala escura em pleno meio-dia no Ipiranga, a pequena flor balana entrada de uma lufada de vento mais forte. No longe dali, empregados da prefeitura trabalham para remover os escombros do grande incndio. Encontramos voc nas ruas, Benvolo, fugindo de um criminoso, e o trouxemos para nosso convvio porque voc pareceu digno de confiana, como seu pai. Pausa solene. Esperamos muito de voc, de sua liderana. De seus estudos. As expectativas de todos

so de que tenhamos em voc a melhor presidncia segundo os ensinamentos de nossa tradio. Temos absoluta f de que voc, com seus conhecimentos e inteligncia, nos abrir novos caminhos. No se deixe seduzir pela ambio como seu predecessor. Porque a ambio no faz qualquer sentido entre ns. Nossa Sociedade algo de que um homem pode se orgulhar em pertencer. Carlo ergue o brinde antes de concluir.
Somos

uma famlia.

O trio-eltrico sai da cidade. Meninas se fazem mulheres nos quartos. Comerciantes, amigos de todos, se repetem. O terral varria entre os quiosques. Passageiros aglomerados em torno do motorista. Bagageiros fechados com estrondo. O burburinho aumentava entre as poltronas. O ar sugou a porta e a suspenso foi testada sada. Passageiros para o alto. Um fio cinzento seguiu o veiculo na manobra. O novelo carbnico flutuou no ar, dissipando-se segundos aps. O nibus agora flui pela beira-mar. As crianas botam as cabeas na janela. Nos apartamentos, homens de short e mulheres de biqunis. Encostados

no parapeito viam a dourada mancha fumarenta se apequenando, deixando para trs a temporada, o carnaval, as festas, os rituais, Iemanj e Nanan. O Cristo dos crentes e tambm Jeov. A alegria, a AIDS, a luxria, a maconha, madres, gaivotas e stiros. Baralhos e barbries. Colas e coca. O lixo nas ruas e a expectativa do ano que vem. No hotelzinho na entrada de Empatia da Conquista, Bruno diz a Leslie que coma mais uma colherada. O fogo algum. Ah, mas ela no quer mais no. Precisa se alimentar.
Estou

bem, de verdade.

Recostada em trs travesseiros, sua voz pelas paredes ecoa como um pssaro rouco. Os braos erguidos. Os cabelos negros em desalinho caem como uma cortina entreaberta. Sua palidez ilumina o meio-dia. O olhar azul efloresce e tange em Bruno um nervo de felicidade. A camisola de organza reala sua nudez entre o marrom e o vermelho nas aurolas, abissal no umbigo. Dum escuro desejo nos cabelos enrolados. O movimento quando se ajeitou para que Bruno desse a colher que insistia deixa mostra sua magnitude.

A ltima colherada. Agora chega mesmo. Ela vira o corpo num gesto dengoso e enfia o rosto nos travesseiros. A camisola sobe a um pouco mais, refletindo Um a idade das voou lmpadas na pele de tauxias. Bruno engole em seco, respirao suspensa. gaviozinho histericamente janela. Tudo bem, no insistiria mais. Colocou o prato na cabeceira, incapaz de desviar o olhar. Quer saber o que eu queria? diz ela. Ele queria mesmo saber do que ela precisava? Os dedinhos dos ps se afastaram uns dos outros retornando ao normal em seguida. Ela ainda estava doentinha. No devia pensar naquilo. Doentinha? Leslie ficou muito sria. Vira-se e o encara. Doentinha? Comea a rir. Leva os braos na direo de Bruno e o em sua mulher. traz sobre si. Vencido pela sentiu a reao que fora que ela no fez. Nada no excessivamente so Leslie provocara. Deu-a luz. As mos de Leslie. H quanto tempo. As ltimas mos que percorreram seu corpo no foram as dela. Uma pontada no corao. Os ltimos lbios que o beijavam assim no foram os dela.

Assim? No. Assim nenhuma mulher no mundo. Outra coisa. Um outro tipo de momento. Um outro gnero de movimentos. No existia no mundo mulher igual. quela em quem se deleitava num prazer bruxo.

Alguns

dias

depois,

ao

som

do

vento

que

encrespava as guas noturnas de So Lombardo, Leonardo e Bruno conversam diante do hotel.

Eu me criei em Naus, Bruno. L pretendo

morrer. Vim s me assegurar de que vocs esto bem. Estavam, sim estavam muito bem. Graas a ele, a Leonardo. Querido amigo. Mas Naus... Tinha certeza? Leonardo tinha toda a certeza sim. Bruno pode ficar tranqilo. Imaginei um futuro de paz tambm para voc. Agora por minha causa ser perseguido. Que glria maior num mundo como este? Ouviram que estava chovendo. Despediram-se. No mais se veriam neste mundo.

Do alto do plpito, o pastor conclamou os membros de sua igreja. Que ningum se engane! Sua voz soava alta e ntida, como algum que quer se fazer ouvir em meio ao estrpito de um fogo. Diz o Apocalipse no Captulo 22, verso 15, que terrvel o fim dos que se prostituem e dos adeptos da magia. Ao dizer isso observou no pensava nas mulheres nem aos adivinhos, mas nos que se entregam ambio desmedida. Que podem fazer qualquer coisa em nome de um objetivo qualquer de pura vaidade. Aos assassinos por motivos torpes. Aos que amam a mentira e a praticam. Aos que induzem seus irmos ao mal.

preciso acabar com esse homem, diz Benvolo. Hilma diz que ele se transformaria num mrtir. O pior que pode acontecer, voc no acha? Por outro lado, pensa num meio de destru-lo sem mat-lo. Mais adequado. A estar realmente morto. Hilma. Trunfo para Benvolo. Amante deliciosa, principal acompanhante e ardil perfeito. Carlo de mos atadas. No caso de pensar que pode fazer comigo o que fez com Bruno. Reflete sobre as palavras dela. Cumpria de fato dar um jeito nesse pastor. Incorruptvel. Pior. Veio do seio da Sociedade, sabia

demais. Durante algum tempo pensou-se que ele no propagava o que sabia porque pretendia fazer chantagem. Quando foram abord-lo a respeito e voltaram com aquela resposta que ele no os denunciava por ter muitos amigos entre os membros e esperana de v-los regenerados Benvolo resolveu: no havia soluo seno mat-lo.

A,

Hilma

vem

com

essa

conversa.

que

pretende exatamente? Ah, simples. Ela seduziria o pastor, ele ficaria desmoralizado com o escndalo e perderia sua autoridade. Tudo ento voltaria s boas. Tudo bem, assente Benvolo, tentando controlar o cime. No tinha cime de Hilma com gringos velhos e tolos, mas um homem com aquela firmeza de carter era de fato um rival a temer. Quando ela est indo, pergunta amante quando. A filha de Carlo diz que pode ser na mesma noite. O que lhe afiana o sucesso? Ora. Confiava em seus dons. Benvolo no?

Sim. Ele conhecia. Temia s vezes, em vez de usando-a contra o pai, estar sendo manipulado por ela. Talvez pelos dois. Quem pode saber? Carlo um velho moralista. De quem se pode esperar tudo.

Dvidas. Se conseguiria seduzir o pastor. Se conseguisse, no havia algo melhor a fazer do que entreg-lo perdio? uma vida ao lado de um homem assim ser a remisso dela. Quem sabe a felicidade. que Hilma entregou-se preparao de sua abandona mas tampouco domina. visita. O que fazer caso se apaixonasse? Pensamento jamais Delicada blusa de viscose. Liga os botes s casas com visvel prazer diante do espelho. No ser ignorada mas precisa ser discreta. A saia listrada bem comprida, nos calcanhares. Admira-se jovial. Solta os cabelos. Imagina ao sair qual pretexto dever usar para ficarem a ss.

Conforme planejara. Leonardo deslumbrado. No pode negar aconselhamento mesmo filha daquele homem. Seu esprito se fortaleceu depois do

incndio mas atrs de algum que ele pensou que fosse aguardava-o quem ele realmente era. Graas a Deus, um homem ntegro. No se atrever mais a pecar contra seu Deus. Hilma foi tocada naquele dia. Sente-se mesma. uma Feliz, pessoa com melhor. Agrada-se de si vibrante, seu perfectvel. Santidade. leonino Branda,

Harmonizara-se respeitar. esperanosa.

temperamento linda.

estar diante de um homem a quem podia obedecer e Est realmente

Quando os homens invadiram a igreja, antes de morrer, Leonardo imaginou uma armadilha mas no amaldioou a moa. Ergueu uma prece. Porm Hilma nada teve a ver com o atentado. Tambm vtima. O pai no sabia que ela estaria ali. Morreu feliz, redimida. Amando. Pela primeira vez na vida. Seus olhos podiam ver.

Durante todo o tempo de seu pastorado, enorme foi a influncia de Leonardo. Para com os seus seguidores vindos do candombl, superior ao prprio Oxum na Baia das Naus, at o dia em que foi morto numa noite de tempestade.

Quando tempos mais tarde soube do crime, durante as cheias de vero, Bruno vivia pacato criando gado e cultivando cacau nos arredores de Santa Vasta, nem muito perto nem muito longe das guas barrentas do rio. Mantinham uma escola com oficina e computadores para os filhos de seus vizinhos, por quem eram muitssimo queridos. A previso do tempo e logo depois a notcia. Ele acabara de fazer o cheque para a famlia da moa da boate. Uma vida no tem preo, mas sente-se obrigado. Agora senta-se junto ao rebanho sobre a forragem prestando uma homenagem ao amigo. Margherita chora por sua protetora. Sou ainda uma menina. No quero terminar assim. Estou exposta aqui. H meninos promissores e um belo professor, verdade. bem meu tipo e se veste de um jeito bem legal. Sinto meu corpo arder quando se aproxima. Mas no posso me deixar levar por essa coisa de paixo e amor. Preciso pensar em alguma coisa. Voltar para a casa de meus pais pode ser uma sada. Alguns de meus antigos amigos esto formados e bem de vida. Sei que gostaro de me ver. Algum decerto h de se apaixonar e me tirar novamente de l. Que tudo isso me sirva de exemplo. H tempo para tudo. Agora planejar o futuro. Amanh

estarei de novo livre. Em breve quando me olhar de novo no espelho olharei para o cumprimento da profecia de Hilda: serei uma mulher inesquecvel. Encaixada no verde l embaixo, a casinha sobe no orvalho, refletida pelo pequeno lago.

Gritam o nome de Bruno. H um tom diferente na voz da esposa.Decididamente diferente. Quem poder ser? A moa deseja v-lo. Aos poucos a figura toma forma. Leslie tem o cuidado de no insinuar nada mas o cozinho avisa em latidos aflitos. Quieto, MacBeth!

A viso de Isabela deslumbrante embora parea cansada. At poderia se dizer mais alta. Deve ser o ngulo. Seja como for impressionante efgie materna. Fantasma vvido, Deus do cu! Num mesmo olhar captou a deusa razo de viver. Quando aperta a mo da mulata, treme um pouco. No iria escapar desse dia. Ento agora vamos ver o que pode ser feito. Quem era aquela criana? A irm morreu, a sobrinha ficara sem ter quem a criasse.

Ah, sim. O casal lamentou.

Sabendo que Isabela vinha se estabelecer em Santa Vasta, Molinari apressou-se em apresent-la a seu capataz, um certo Domnico. Um homem bom e forte elogiado desmesuradamente pelo patro enquanto suplementava o capim com uria e sal.

FIM

1994,2010 Ricardo Rocha ricardrbrsp@gmail.com.br Copyright by Ricardo Rocha Texto protegido pela Lei de Propriedade Intelectual No. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 Verso para eBook scribd Junho 2010 Fnix SP Verses para pdf e eBookLibris abril 2006

You might also like