You are on page 1of 4

EPISTEMOLOGIAS HISTRICAS DO COLECIONISMO O colecionismo apresentado como um dos fundamentos culturais de mais ampla consequncia em toda trajetria humana.

. A organizao de sons e sinais uma ao feita desde a pr-histria humana. A escrita e o arquivo so armas da planificao do Estado, no Egito e na Mesopotmia e so considerados bens lastreados de saberes colecionistas; A relevncia histrica do procedimento colecionista faz com que ele assuma diferentes formas em cada momento, compondo um complexo sistema de funes, com implicaes culturais que sempre acrescentaram qualidades espcie em seu desenvolvimento social. A vida urbana tida como o segundo estgio civilizatrio colecionista, precedido em milhares de anos pelas revolues culturais advindas da tcnica da coleta e comunicao. A domesticao de sementes e animais, a cermica, a vida em cidades e a metalurgia, so considerados resultados tcnicos, frutos de culturas codificadas de sistemas de transmisso da memria e de instituies sociais para a aprendizagem de ofcios especializados. A passagem entre as primeiras cidades na Cisjordnia a na sia Menor e os Estados organizados marcada pela transio entre a agricultura de semente domesticada e um sistema de estocagem e distribuio. Nos Estados organizados aparecem os escribas que so a primeira elite urbana colecionadora. So apresentados tambm alguns tipos e circunstncias colecionistas, representantes de distintas formas e motivaes associadas ao ato de colecionar. Alguns merecem destaque como: A coleta de lixo seletiva de lixo, operada por indigentes nas ruas da cidade poderia ser a apoteose cientfica dos colecionadores; A coleo de relgios de Marcos Abreu, que rememoram a tradio familiar, vinda de seus avs e de seu pai; No filme Sacrifcio de Andrej Tarkovsky, aparece um personagem que se apresenta como colecionador de histrias sobrenaturais; Colecionadores que alimentam o mercado negro adquirindo quadros roubados e outros materiais contrabandeados;

A relao entre coleo, razo e linguagem no pode ser desprezada, pois a base cultural da grande parte da humanidade e dela decorem as especializaes histricas.

COLECIONISMO E CICLOS DE VIDA Segundo a viso de Bataille, os homens passaram a discriminar, ordenar e classificar os objetos, buscando um sentido de permanncia, em que alguns objetos comearam a se

repetir na experincia, e a, talvez, se tenha a primeira noo de uma coleo, mais propriamente dita, no sentido como se conhece hoje. Complementando a viso de Bataille, Debray(1995), afirma que o homem passa a figurar o morto quando descobre a morte e, nesse jogo entre o real e o imaginrio, produz transposies que restauram perdas ou instauram uma dimenso alm do real. Seguindo as referncias da prtica de exteriorizar sentidos de permanncia de objetos, temse a suposio que as urnas funerrias foram uma primeira forma exteriorizada coletivamente de coleo, que se projetava como sentimento ou representao de finitude humana, ou ciclo vital completo. A imagem e representao so propriamente sinnimas de um ou vrios fenmenos semelhantes. Tanto na evocao, produo, reproduo ou manifestao quanto em sua representao, est latente que a imagem atua no duplo registro de uma presena e de uma ausncia. Os limites e a diversificao dos objetos dispostos no mundo, assim como a menor ou maior complexidade de seus arranjos ambientais ordenados coletivamente, seriam fatores explicativos das colees historicamente condicionadas pelas prticas sociais. As pessoas colecionam para se civilizar, enquanto formao que sustenta e sintetiza um duplo movimento, do individual para o social e vice-versa, em uma aparncia de leva e traz. As prticas de colecionar seriam condicionadas pelas estruturas predominantes em um dado contexto social, desdobrando-se, por sua vez, em uma hierarquia de bens e valores. As colees compem uma sntese entre imagem e objetos, que configura uma realidade distinta daquela produzida predominantemente no plano das idealizaes. Para tanto, tornase necessrio compreender as prticas do colecionismo. O colecionismo pode ser definido como o hbito de juntar coisas que possuem propriedades ou caractersticas comuns e que servem para conhecer o mundo, reconhecendo o colecionismo como um fato social, no sentido que apresentaria as propriedades de exterioridade, objetividade e coero social. A transferncia de objetos entre adultos e crianas, tende a desenvolver ou manter certas propriedades relativas a um ciclo de vida, como os brinquedos na infncia, transmissora tambm de outras propriedades relativas aos padres de organizao social, de hierarquia de valores e bens e de atividades prevalecentes nessas sociedades. Quando os indivduos incorporam alguns padres e os manifestem como atitudes observveis, sendo considerados autnomos, que podem renovar as prticas de colecionar, atualizando seus motivos ou critrios de discriminao. Vrios estudos permitem constatar o carter universal do ato de colecionar, referindo-se a juntar coisas e dar-lhes sentidos compartilhados entre os humanos, ao evidenciar que as prticas sociais de colecionar so orientadas por princpios e valores definidos em contextos de endoculturao.

A relevncia histrica do procedimento colecionista faz com que esse assuma diferentes formas em cada momento histrico, compondo um complexo sistema de funes e finalidades, com implicaes culturais que jamais deixaram de acrescentar qualidades espcie, em seu desenvolvimento cultural. Como colecionar ordenar conhecimento e razo, e comunic-los, mais conhecimento produzido gera mais opes e possibilidades de colecionar e vice-versa. Isso explica por que as colees contemporneas so extremamente diversificadas, no sentido de que elas tm objetivos, interesses e finalidades distintas. O sentido de afetividade com a coleo ma forma de extrair o objeto de seu contexto e de aproxim-lo de um contexto pessoal, alterando suas propriedades a partir do sentido de familiaridade, o que, acrescido de uma perspectiva de durao, adquire valor. O momento em que se comea a colecionar e os motivos das colees tm relao com a trajetria de vida das pessoas, e marcam propriedades atribudas a seus ciclos de vida. Piaget (2003) aponta que o ser humano passa por seis estgios de desenvolvimento intelectual, sendo esses estgios marcados por caractersticas especficas de equilbrio das estruturas cognitivas no ser humano, em interao com estmulos ambientais. Esta manifestao se d como forma de organizao da atividade mental, sobre um duplo aspecto: intelectual e afetivo. A tenso formada entre cooperao e competio, o sentido de permanncia das coisas passa a se manifestar em noes como substncia, peso e volume. Dessa forma, a criana pode experimentar associaes entre objetos e refletir sobre a natureza e a conservao de suas propriedades. Algumas modificaes conhecidas na puberdade diversificam os interesses e os projetam para problemas inatuais de situaes futuras da realidade, levando o adolescente a construir teorias e sistemas, mas sem o apoio da percepo, da experincia ou mesmo da crena. Mead (1982) contribui ao entendimento de uma lacuna na teoria piagetiana para a explicao da relao entre ciclos de vida e prticas colecionistas, expostas ou no. Muitas colees iniciam, em determinados ciclos de vida, porque resultam de percepes condicionadas do mundo, atribudas ou apropriadas nos jogos de interao caractersticos dos vnculos identitrios estabelecidos nos grupos e ambientes em que os indivduos se desenvolvem, durante a resoluo dos conflitos caractersticos e vivenciados nesses ciclos.

Questo: Porque, em nosso hbito dirio, tendemos a guardar coisas? Ainda, quando que essas coisas perdem o seu valor utilitrio e transformam-se em objetos carregados de significados complexos, capazes de caracterizar quem os guardou? A relao de guardar coisas comea desde cedo, quando ainda crianas, temos o impulso de selecionar coisas, condicionado por prticas sociais associadas ao nosso ciclo de vida. Esta prtica tem o incio quando comea a relao entre geraes, com a troca de

presentes entre adultos e crianas, marcando alguns ciclos de amadurecimento e transmitindo propriedades relativas aos padres de organizao social. Guardamos as coisas s vezes nem tanto por que gostamos, mas por que no suportamos a sua perda. Guardamos coisas pelo medo do futuro ou para construo de um futuro e pela incerteza do tempo presente. Os objetos guardados tornam-se carregados de significados complexos quando o ato de guardar passa a ser inconsciente, ou motivado por alguma afinidade que as pessoas podem ter com o item selecionado. Pode ocorrer tambm esta mudana quando o objeto guardado, discriminado e selecionado est relacionado a alguma passagem boa do passado que a pessoa viveu, ou algum acontecimento marcante que simboliza um momento, uma passagem ou at a lembrana de uma pessoa. Em todos os casos onde ocorre a de mudana de significado da utilizao do objeto, existe a mudana da valorizao do mesmo, com a maior familiarizao do objeto relacionado mudana nos ciclos de vida da pessoa.

You might also like