You are on page 1of 12

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAES CONTBEIS - BALANO PATRIMONIAL (BP)


Alunos e alunas, Estamos iniciando nossa aula de nmero 3, que ter como foco o processo do balano patrimonial. Para isso, preparamos subitens tericos que nos auxiliaro no processo ensino/aprendizagem. Assim, os convido-os para embarcarem nesta jornada, tendo em vista um nico objetivo: conhecimento.

Aula 03

Objetivos de aprendizagem
Ao final desta aula, teremos alguns conhecimentos especficos, sendo eles: Reconhecer e entender as funes da administrao financeira; Identificar a obrigatoriedade do balano patrimonial, segundo a Lei; Reconhecer os itens do balano patrimonial.

Sees de Estudo
Seo 1 - Balano patrimonial: introduo aos estudos. Seo 2 - Demonstrao do balano patrimonial.

Durante o estudo desta aula, voc ter a oportunidade de conhecer e refletir sobre os principais itens para se construir uma demonstrao do resultado do exerccio e, ainda, as receitas de vendas de produtos e servios, bem como as despesas operacionais que so necessrias para a empresa funcionar. Veremos ainda outros tipos de receitas e despesas e tambm as contas da demonstrao do resultado. Bons estudos!

33

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Seo 1 balano patrimonial: introduo ao estudos


Algumas das principais funes da Administrao Financeira so a captao e aplicao de recursos dentro da empresa. Pensando nisso, necessitamos visualizar essa empresa de modo estruturado, organizado, definindo claramente cada item que compe o seu patrimnio e o resultado dessa empresa (REVISTA FAER, 2012, p. 17). Nesse sentido,
[...] faz-se necessria a correta compreenso de todas as demonstraes contbeis, levando em conta que nelas esto contidas todo o fluxo econmico da empresa, e atravs delas poderemos medir a eficcia das decises tomadas pela rea financeira (REVISTA FAER, 2012, p. 17).

Nesse aspecto, importante saber que:


Balano patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. No balano patrimonial, as contas devero ser classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da empresa (PORTAL DE CONTABILIDADE, 2012, p. 1).
VOC SABIA

Nesse aspecto, podemos inferir que a para realizar a anlise das demonstraes contbeis preciso conhecimento do que representa cada conta que a compem. H uma infinidade de contas decorrentes de inumerveis operaes realizadas por empresas das mais diferentes atividades (REVISTA FAER, 2012, p. 17).

Figura 3.1 Demonstraes financeiras.

FONTE: CONTEADM. RTT e FCONT: impactos da Lei 11638/07 e Lei 11941/09. Disponvel em: <http:// contabilidadeeadm.blogspot.com.br/2011/01/rtt-e-fcont-impactos-da-lei-1163807-e.html>. Acesso em: 01jul. 2012.

34

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Mesmo o exame das operaes de uma simples empresa comercial revela enorme profuso (fartura) de contas, e sem uma noo do que estas representam, a interpretao das demonstraes contbeis fica prejudicada (REVISTA FAER, 2012, p. 18). A anlise de balanos visa a extrair informaes para a tomada de deciso. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informaes precisas (FERES, 2008, p. 1). Agora, para compreender onde se situa o balano patrimonial na contabilidade, importante saber que por ocasio do encerramento do exerccio, as empresas devem elaborar algumas demonstraes, dentre as quais, destacamse (CRC-SP, 2012, p. 1):
a) Balano patrimonial (BP) b) Demonstrao do resultado do exerccio (DRE). c) Demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados (DLPA). d) Demonstrao das mutaes do patrimnio lquido (DMPL). e) Demonstrao de origens e aplicaes de recursos (DOAR). f) Notas explicativas (CRC-SP, 2012, p. 1)

Mas apenas o BP, DRE e o DLPA so obrigatrias para todos os contribuintes sujeitos a tributao do imposto de renda com base no lucro real. A pessoa jurdica devera observar o disposto na lei n 6404/76 (lei das S/A), para fins de elaborao das demonstraes financeiras; e para fins de publicao, estas demonstraes devem ser apresentadas de forma comparativa de dois perodos consecutivos (EBAH, 2012, p. 1).

Caros alunos (as), A formao que estamos adquirindo de fundamental importncia, haja vista que, a sociedade necessita de profissionais qualificados. Assim, nossa meta que TODOS invistam em seu conhecimento, por meio de um comprometimento com o Curso. Para tanto, sugerimos que as atividades sejam feitas com preciso e seriedade. E no nos esqueamos do nosso ambiente virtual. nesse espao que entramos em contato com nossos colegas e tutores. Avante! Novas aprendizagens nos aguardam.

1.2 Obrigatoriedade do balano patrimonial - segundo a lei 6.404/76 Para iniciar nossos estudos sobre a obrigatoriedade do Balano Patrimonial, importante entender que:
Ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: a) balano patrimonial;

35

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

b) demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; c) demonstrao do resultado do exerccio; e d) demonstrao dos fluxos de caixa; e e) se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado (DJI, 2012, p. 1).

Destaca-se ainda que:


Pargrafo 4 - As demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior (Lei 6404/1976).

Ateno!!!

De acordo com o 1 do Art. 176 da Lei 6.404/76, as demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior, para fins de comparao (PORTAL DE CONTABILIDADE, 2012, p. 1).

1.3 Procedimentos para elaborao do balano patrimonial No final de cada exerccio, de acordo com as consideraes do site Portal de Contabilidade (2012), como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificao, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razo e conferir sua exatido. Neste balancete, devem estar relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus dbitos, crditos e saldos.
As contas do balancete, no fim do exerccio, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimnio, naquela data, nem as variaes patrimoniais do exerccio, porque os registros contbeis no acompanham a dinmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve (PORTAL DE CONTABILIDADE, 2012).

Isso implica afirmar que, ainda de acordo com os pressupostos do site Portal de Contabilidade (2012), inmeros dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais variaes, bem como vrias das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exerccio, no correspondem efetivamente aos ingressos e ao custo do perodo.
Da a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balano, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimnio nessa data, bem como suas variaes no exerccio (MAPH, 2012, p. 1).

Como podemos perceber, tendo como referncia as consideraes de Maph (2012), indispensvel realizar ajustes das contas patrimoniais e de resultado nos prazos, para que os dados e as informaes no se percam e nem caiam no esquecimento.

36

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Durante nossas aulas, procurem responder (de forma retrica), as seguintes indagaes: estou efetivamente refletindo sobre os temas propostos? Realizei as pesquisas? Estou me dedicando o tempo suficiente para elaborao de minhas atividades? Pensem nisso... Passemos, a seguir, ao estudo mais efetivo sobre a demonstrao do Balano Patrimonial.

Seo 2 Demonstrao do balano patrimonial


Nessa demonstrao encontram-se representados os saldos de todas as contas que integram o patrimnio da empresa em determinada data. Nesse ensejo, importante lembrar que o Balano Patrimonial (BP) uma fotografia em que aparecem os valores (REVISTA FAER, 2012, p. 1):
a) De todos os Bens e direitos que formam o Ativo da empresa (aplicaes de recursos); b) De todas as dvidas e compromissos a pagar que constituem o seu Passivo (recursos de terceiros) (origens); c) O total dos recursos pertencentes aos proprietrios determinados ao Patrimnio Lquido (capital prprio no exigvel) (origens) (REVISTA FAER, 2012, p. 18).

Ainda segundo os pressupostos descritos na Revista Faer (2012), os valores descritos no BP apontam para a situao em determinado momento, uma vez que, no prximo dia, diversas contas j tero seus saldos modificados. Apesar de carter esttico, o BP constitui a principal pea contbil devido a sua abrangncia. De acordo com a Lei. N 6.404/76 (Art. 178), as contas patrimoniais devem ser agrupadas, a demonstrao que apresenta todos os bens e direitos da empresa (REVISTA FAER, 2012, p. 18):
a) Ativos assim como as obrigaes. b) Passvel Exigvel em determinada data (REVISTA FAER, 2012, p. 18).

37

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Vamos visualiz-las:
Ativo
Ativo Circulante Disponvel
Figura 3.2 Balano patrimonial: ativo e passivo.

Passivo
Passivo Circulante Passivo Exigvel a Longo Prazo Resultado de Exerccios Futuros Patrimnios Liquidos Capital Social Reservas de Capital Reservas de Reavaliao Reservas de Lucros Lucros ou Prejuizos Acumulados Patrimnio Lquido Obrigaes

Realizvel a Curto Prazo Estoque Bens e Direitos Despesas Antecipadas Ativo Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente Imobilizado Deferido

FONTE: BRASIL ESCOLA. Estrutura e anlise financeiro-econmica das demonstraes contbeis. Disponvel em: <http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/estrutura-analisefinanceiroeconomica-das-demonstracoes-.htm>. Acesso em: 15 jun. 2012.

Nesse contexto:
A diferena entre Ativo e Passivo chamada de Patrimnio Lquido e representa os capitais investidos pelos proprietrios da empresa, quer por meio de recursos trazidos de fora da empresa, quer por estas em suas operaes retidos internamente (SCRIBD, 2012, p. 1).

Robert N. Anthony (2008), conceituado autor americano, afirma que o balano mostra: as fontes de onde provieram os recursos utilizados para a empresa operar Passivo e Patrimnio Lquido. Os bens e direitos em que esses recursos se acham investidos. As contas do Ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de Liquidez dos elementos nelas registrados. A lei designou o lado direito do Balano para o Passivo, quando l h dois grupos de contas que no representam exigibilidades, sendo: Resultado de Exerccios Futuros e Patrimnio Lquido (REVISTA FAER, 2012). O Ativo engloba, basicamente, dois tipos de itens:
a) Aqueles cujo valor absolutamente indiscutvel porque se acha estampado, ou seja, possuem o chamado valor de face. Um ttulo seja ele uma duplicata ou uma letra de cmbio, possui estampado o seu valor. b) As mercadorias e os bens do ativo imobilizado, cujo valor depende da avaliao (REVISTA FAER, 2012, p. 19).

38

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Salienta-se que, ainda segundo os pressupostos da Revista Faer (2012) que as mercadorias podem ser avaliadas de acordo com os critrios reconhecidos e permitidos pela legislao tributria e pelos princpios contbeis, como por exemplo, o PEPS ou a Mdia Ponderada. Alm disso, os produtos finalizados e/ou em elaborao de uma empresa industrial precisam ser avaliados com base em complexos sistemas de custos ou de acordo com arbitrrias e simplificadas frmulas previstas pela legislao do IR.
Os bens e direitos do Ativo Permanente so avaliados pelo custo de aquisio. Por outro lado, o Passivo Exigvel tem valor lquido e certo no que se refere a aquelas dvidas assumidas junto a terceiros, como bancos, fornecedores, empregados (REVISTA FAER, 2012, p. 19).

J ao que se refere, porm, os dbitos previdencirios e fiscais em atraso, em geral sem nenhuma empresa os atualiza de maneira correta.
Todas as variaes do Ativo e do Passivo Exigvel em relao ao que deveriam registrar os seus valores corretos so refletidas no Patrimnio Lquido, que assim estar mais prximo ou menos prximo da realidade segundo as eventuais distores desses Ativos ou Passivos. Alm disso, preciso lembrar que o balano mostra apenas os fatos registrveis, segundo os princpios contbeis, ou seja, os fatos objetivamente mensurveis em dinheiro, como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, depsitos, dbitos em conta, despesas incorridas, receitas faturadas etc., deixando de lado uma srie inumervel de fatos, como marcas, participao de mercado, imagem, tecnologia etc. (REVISTA FAER, 2012, p. 19).

Em conformidade com a Lei n 6.404/76, o Balano Patrimonial deve conter os seguintes grupos de contas:
ATIVO = Bens + Direitos

2.1 Ativo circulante - AC O Ativo Circulante formado pelas disponibilidades, direitos realizveis no curso do exerccio social subsequente e aplicaes de recursos em despesas de exerccio seguinte (REVISTA FAER, 2012, p. 20). A seguir podemos ver quais so as contas que integram esse grupo:
Caixa e Bancos numerrio existente na empresa e depositado em contas de bancrias de livre movimentao. Aplicao de Liquidez Imediata - aplicaes de resgate automtico. Duplicatas a Receber - Ttulos de crdito gerados pelas vendas a prazo ou pela prestao de servios faturados. Duplicatas Descontadas - Contas credoras representativas de operaes de desconto dos ttulos de crdito correspondentes junto aos bancos comerciais. Enquanto os ttulos no forem liquidados pelos sacados, essas contas constituem um passivo da empresa, mas constam no ativo para evidenciar o saldo lquido das contas a receber dos clientes.

39

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa - conta credora destinada a cobrir possveis perdas com valores a receber de clientes e com outros crditos sem garantias reais. Contas a receber Diversas podem referir-se a emprstimos a funcionrios, adiantamentos para despesas, cheques em cobrana etc. Impostos a Recuperar correspondem a impostos pagos que sero compensados no futuro com tributos da mesma espcie: ICMS sobre compras a serem abatidos sobre o ICMS sobre vendas; Imposto Retido na Fonte etc. Estoques formados por diversos itens agrupados conforme a sua natureza ou finalidade, a saber: matrias-primas, materiais auxiliares de embalagem, peas de reposio, produtos em elaborao e acabados, mercadorias para revenda, importaes em andamento, adiantamentos a fornecedores por conta de entregas futuras, etc Despesas do Exerccio a Longo Prazo parcelas a serem apropriadas aos resultados proporcionalmente ao perodo dos benefcios correspondentes : prmios de seguros a vencer, assinaturas de publicaes, anuidades pagas a Instituies Diversas (REVISTA FAER, 2012, p. 20).

Como podemos notar, as contas que integram o ativo circulante referemse s aplicaes de curto prazo, isto vencido no ano (iniciado depois do levantamento dos Balancetes Patrimoniais e Mensais). Portanto, precisam ser tratadas com cuidado e ateno necessrias para que a empresa consiga manter sua sade financeira. Passemos, agora, ao estudo de outro tipo de ativo, o qual realizvel em prazo maior do que este. 2.2 Ativo realizvel a longo prazo - ARLP No grupo do Ativo Realizvel a Longo Prazo constam os direitos realizveis aps o termino do exerccio seguinte:
Direitos realizveis aps o trmino do exerccio (perodo, ano) seguinte. Direitos derivados de adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controlados, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da companhia (REVISTA FAER, 2012, p. 20).

2.3 Ativo permanente - AP No grupo do Ativo permanente temos:


a) Investimentos: Participaes permanentes em outras sociedades e direitos de qualquer natureza, no classificveis no Ativo Circulante, ou Realizvel a Longo Prazo que no se destinem manuteno da atividade da companhia ou empresa. Participaes em Coligadas e Controladas. Participaes em Outras Sociedades. Outros investimentos obras de arte, imveis para futura utilizao ou para renda etc. Proviso para perdas (conta credora). b) Imobilizado: direitos que tenham por objeto bens destinados

40

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

manuteno das atividades da companhia ou empresa, ou exercidos essa finalidade, inclusive os de propriedade comercial ou industrial. (Terrenos e edificaes, Mquinas e Equipamentos, Peas e conjuntos de reposio, Ferramentas, Instalaes, Veculos, Mveis e Mquinas de Escritrios, Marcas e Patentes, Benfeitoria em propriedades arrendadas, Depreciao, Amortizao e Exausto Acumulada (contas credoras), Imobilizao em Andamento (construes, importaes em andamento)). c) Intangvel: no intangvel, sero classificados os direitos que tenham por objeto bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido. d) Diferido: aplicaes de recursos em despesas que contribuiro para a formao do resultado de mais de um exerccio social, inclusive juros pagos ou creditados aos acionistas durante o perodo que atender ao incio das operaes sociais. (Gastos de Implantao e Gastos Pr-operacionais, Pesquisas e desenvolvimento de produtos, Gastos de implantao de sistemas e Mtodos, Gastos de Reorganizao e Amortizao Acumulada (conta credora) (REVISTA FAER, 2012, p. 20-21).

2.4 Passivo circulante pc Vejamos:


PASSIVO = Obrigaes (exigveis e no exigveis)

Temos no Passivo Circulante as obrigaes da companhia, inclusive financiamentos para a aquisio de direitos ou do Ativo Permanente quando vencerem at o encerramento do prximo exerccio (REVISTA FAER, 2012).
Fornecedores refere-se a duplicatas a pagar a fornecedores nacionais ou a outros ttulos representativos de dvidas para com estrangeiro. Emprstimos e Financiamentos Parcela a vencer durante o prximo exerccio social relativa a operaes contratadas, em moeda nacional ou estrangeira, com instituies financeiras e outros agentes. Impostos, Taxas e Contribuies a Pagar ou a Recolher alm dos valores correspondentes aos encargos das empresas, incluem as contribuies sociais de empregados e o imposto de renda retido na fonte. Contas a Pagar ou Obrigaes a Pagar Salrios, comisses, juros e encargos financeiros a pagar, etc. Adiantamentos de Clientes Valores recebidos por conta de futuros fornecimentos contratados. Provises diversas Relativas a frias, 13 salrio, contingncias etc. (REVISTA FAER, 2012, p. 21).

2.5 Passivo exigvel a longo prazo - PELP Neste item temos as obrigaes vencveis em prazo maior do que o encerramento do exerccio seguinte. 2.6 Resultado de exerccios futuros - REF No item Resultado de Exerccios Futuros deve contar as receitas de exerccios futuros diminudas dos custos e despesas correspondentes.

41

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

2.7 Patrimnio lquido No item Patrimnio Lquido deve contar:


a) Capital Social: Montante do capital subscrito, e por deduo, parcela no realizada. b) Reservas de Capital: gio na emisso de aes ou converso de debntures e partes beneficirias. Produto da alienao de partes beneficirias e bnus de subscrio. Prmios recebidos na emisso de debntures, doaes e subvenes para investimentos. Correo monetria do capital realizado, enquanto no capitalizada. c) Reservas de Reavaliaes: Contrapartida do aumento de elementos do ativo em virtude de novas avaliaes documentadas por laudo tcnico. d) Reservas de Lucros: Contas constitudas a partir de lucros gerados pela companhia. (Reserva de lucros, estatutrias, contingncias, expanso). e) Lucros ou Prejuzos Acumulados: Lucros gerados pela companhia, que ainda no receberam destinao especfica (REVISTA FAER, 2012, p. 21).

O patrimnio lquido, representa, em outras palavras, a aposta dos scios na atividade empresarial.
Para saber mais sobre a Lei n 6.404/76 acesse o site: NORMAS LEGAIS. Legislao. Disponvel em: < http://www.normaslegais.com. br/legislacao/contabil/lei6404_1976.htm >. Acesso em: 15 jun. 2012.

Vejamos a seguir um exemplo de elaborao do Balano Patrimonial.


Balano Patrimonial (resumido) Conf. Lei. 6.404/76 Contas Ativo Ativo Circulante Caixa e Bancos Aplic. Financeiras Duplicatas a Receber ( - ) Provises p/ Dev. Duvidosos Impostos a Recuperar Estoques Despesas antecipadas ARLP Crditos Diversos Emprstimos a diretores Ativo Permanente Investimentos Imobilizado (-) Depreciao Acumulada Intangvel Diferido (-) Amortizao Acumulada Total do Ativo Figura 3.3 Balano patrimonial resumido. Total do Passivo FONTE: acervo pessoal. Patrimnio Lquido Capital Social Reservas Prov. p/ Frias e 13 Sal. PELP Financiamento 31/12/01 31/12/02 Contas Passivo Passivo Circulante Fornecedores Emprstimos Impostos a recolher Adiantamentos de Clientes 31/12/01 31/12/02

42

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

Fiquemos ligados! A partir das nomenclaturas relacionadas sobre o Balano Patrimonial, as quais acabamos de estudar, ser possvel uma maior fundamentao para a compreenso da atuao profissional nesta rea.

Retomando a conversa inicial

Parece que estamos indo bem. Ento, para encerrar esta Aula, vamos recordar pontos precisos de nossa caminhada:

Seo 1 Balano patrimonial: introduo aos estudos. Iniciamos nossos estudos da aula 3 aprendendo que uma das principais funes da Administrao Financeira a captao e aplicao de recursos dentro da empresa. Vimos ainda, que a empresa deve de modo estruturado e organizado definir claramente cada item que compe o seu patrimnio e o resultado dessa empresa. Foi possvel identificarmos que, ao final de cada exerccio social, a diretoria deve elaborar as demonstraes financeiras. Estas, devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio. Concordam? Seo 2 Demonstrao do balano patrimonial. Ao trmino da aula 3, aprendemos como elaborar um balano patrimonial. Vimos ainda, cada item que ele deve conter, o que nos levou ao conhecimento dos itens que compem essa prtica.

Nossa caminhada nesta aula foi muito interessante, concordam? Adquirimos saberes essenciais para a nossa formao profissional e agora, para fundamentar e melhorar ainda mais a nossa construo de conhecimentos, iremos receber algumas sugestes de leituras, sites e vdeo. Alm disso, importante que acessem o campo AGENDA/ATIVIDADES e desenvolvam as atividades relacionadas aula 3. Ao realiz-las, fiquem atentos aos prazos e procurem seguir as orientaes do professor.

Sugestes de leituras, sites e vdeos


Leituras ASSAF NETO, A. Estrutura e anlise de balanos: um enforque econmicofinanceiro. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2007.

43

Cincias Contbeis - Robsom Marques Amorim - UNIGRAN

FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006. GROPELLI A. A; EHSAN, N. Administrao financeira. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1998. MATARAZZO, D. C. Anlise financeira de balanos: abordagem bsica e gerencial. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2007. REIS, Arnaldo. Demonstraes contbeis: estrutura e anlise. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2006. S, Antonio Lopes de. Teoria da contabilidade. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. SANVICENTE, A. Z; SANTOS, C. C. Administrao financeira. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2007. Sites CONTE ADM. RTT e FCONT: impactos da Lei 11638/07 e Lei 11941/09. Disponvel em: <http://contabilidadeeadm.blogspot.com.br/2011/01/rtt-e-fcontimpactos-da-lei-1163807-e.html>. Acesso em: 01 jul. 2012. EBAH. Estrutura das demonstraes contbeis. Disponvel em: <http://www. ebah.com.br/content/ABAAAAHV8AL/estrutura-das-demonstracoes-contabeis>. Acesso em: 01 jul. 2012. LEI 6404/1976. Art. 183 184 184 A Lei n 6404/1976. Disponvel em: <http://www. cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=lei6404cap15s2>. Acesso em: 01 jul. 2012. MAPH. Balano patrimonial. Disponvel em: <www.maph.com.br/tematica/ balancopatrimonial.htm>. Acesso em: 15 jun. 2012. NORMAS LEGAIS. Legislao. Disponvel em: <http://www.normaslegais.com. br/legislacao/contabil/lei6404_1976.htm>. Acesso em: 15 jun. 2012. PORTAL DE CONTABILIDADE. Dicas para elaborao do balano patrimonial. Disponvel em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/ balancopatrimonial.htm>. Acesso em: 15 jun. 2012. REVISTA FAER. Estrutura das demonstraes contbeis. Disponvel em: <http:// www.fecra.edu.br/admin/arquivos/AP2.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2012. Vdeos YOU TUBE. Fechamento do balano patrimonial. Disponvel em: <http://www. youtube.com/watch?v=j2z1lbij5oE>. Acesso em: 03 jul. 2012. ______. Contabilidade na TV: Programa 36 - Balano Patrimonial I. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=rSF_zLT4Z-k>. Acesso em: 03 jul. 2012.

44

You might also like