You are on page 1of 103

Cont. nd. Lei 1504/91/fls. 2 DA GRAT. P/ EXERCCIO DE FUNO DE DIREO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO Art. 158 DA GRATIFICAO NATALINA Art.

t.159 ao Art. 162 DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO Art. 163 DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU ATIV. PENOSAS Art. 164 ao Art. 168 DO ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO Art. 169 e Art. 170 DO ADICIONAL NOTURNO Art. 171 DO ADICIONAL DE FRIAS Art. 172 DAS FRIAS Art. 173 ao Art. 176 TTULO VII DO DIREITO DE PETIO Art. 177 ao Art. 186 TTULO VIII DO REGIME DISCIPLINAR DOS DEVERES Art. 187 DAS PROIBIES Art. 188 DA RESPONSABILIDADE Art. 189 ao Art.193 DAS PENALIDADES Art. 194 ao Art. 206 DA ACUMULAO Art. 207 ao Art. 216 TTULO IX DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR DISPOSIES GERAIS Art. 217 ao Art. 220 DO AFASTAMENTO PRENVENTIVO Art 221

DO PROCESSO DISCIPLINAR Art. 222 ao Art. 226 DO INQURITO Art. 227 ao Art. 240 DO JULGAMENTO Art. 241 ao Art. 247 DA REVISO DO RPOCESSO Art. 248 ao Art. 256 TTULO X DA SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR DISPOSIES GERAIS Art. 257 ao Art. 259 DOS BENEFCIOS DA APOSENTADORIA Art. 260 ao Art. 266 DO AUXLIO- NATALINO Art. 267 DO SALRIO FAMLIA - Art. 268 ao Art. 272 DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE Art. 273 ao Art. 277 DA LICEA GESTANTE, ADOTANTE E DA LICENA PATERNIDADE Art. 278 ao Art. 281 DA LICEA POR ACIDENTE EM SERVIO Art. 282 ao Art. 285 DA PENSO Art. 286 ao Art. 296 DO AUXLIO FUNERAL- Art. 297 ao Art. 299 DO AUXLIO RECLUSO Art. 300 DA ASSISTNCIA SOCIAL Art. 301 DO CUSTEIO Art. 302 TTULO XI DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO Art. 303 ao Art. 306 TTULO XII DAS DISPOSIES GERAIS Art. 307 ao Art. 313 TTULO XIII DAS DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS Art 314 ao Art. 321

Lei N 1054/991 A CMARA MUNICIPAL DE MAG, por seus representantes legais, aprova, e eu, prefeito do Municpio, sanciono a seguinte lei:

TTULO CAPTULO NICO DISPOSIES PRELIMINARES

Art. 1 - Esta lei institui o REGIME JURDICO NICO DOS FUNCIONRIOS PBLICOS DO PODER EXECUTIVO DO MUNICIPIO DE MAG. PARGRAFO NICO- As suas disposies aplicam-se aos FUNCIONRIOS DA CMARA MUNICIPAL, e , tambm, aos membros do magistrio municipal, desde que, a uns e outros , no contrariem os preceitos constitucionais, nem com relao aos ltimos, as diretrizes da legislao bsica pertinente ao ensino.

Art. 2 - funcionrios pblico a pessoa legalmente investida em cargo pblico por disposio constitucional e que perceba dos cofres municipais vencimentos pelos servios prestados.

Art. 3 - vetado. TTULO II

DO QUADRO DE PESSOAL, DOS CARGOS E FUNO GRATIFICADA CAPTULO I DO QUADRO DE PESSOAL

Art. 4- Quadro o conjunto de sries de classes, sendo de classes singulares, de cargos de provimento em comisso gratificadas, compreendido; I Parte permanente: composta de cargos efetivos, em comisso e funo gratificadas; II- Parte suplementar: integradas de cargos em prazo determinado e destinados extino, medida que se vagarem.

CAPTULO II DOS CARGOS SEO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 5- Cargo o conjunto de atribuies e responsabilidades conferidas a um funcionrio, identificando-se pelas caractersticas de criao por lei, denominao prpria, nmero certo e pagamento pelos cofres do municipio. 1- Os cargos pblicos do municpio de mag so acessveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. 2- A investidura em cargo pblico depender de prvia aprovao em concurso pblico, de provas ou de provas e ttulos, salvo os indicados em lei.

Art. 6- vedada a atribuio ao funcionrio de encargos ou servios diferentes das tarefas prprias de seu cargo de funes de chefia, de direo e comisses.

Art.7- A vinculao ou a equiparao de cargos municipais de qualquer natureza para efeito de remunerao obedecer os ditames da lei orgnica municipal. Art.8- O vencimento dos cargos pblicos municipais obedecer a padres representados por smbolo fixados em lei. Art.9- Os cargos pblicos podem ser de provimento em comisso. ICargo efetivo e aquele para cujo provimento se exige seleo competitiva

atravs de concurso pblico; II- Cargo em comisso o declardo em lei, de livre nomeao e exonerao. SECO II DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO

Art.10 Os cargos de provimento efetivo se dispe em classes singulares e sries de classe. Art.11- Classe singular representada pelo agrupamento de cargos da mesma danominao e com iguais atribuies e responsabilidade eo mesmo padro de vencimento.

Art.12- Srie de classes o conjunto de classes da mesma natureza de trabalho, dispostas hierarquicamente, de acordo com o grau de complexidade de atribuies e com nvel de responsabilidade, constituindo a linha natural de promoo de funcionrio.

SEO III

DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSO Art.13- Os cargos de provimento em comisso se destinam a atender a encargos de chefia, de direo e de assessoramento. 1- Os cargos de que trata este artigo, so providos atravs de livre escolha do prefeito, por pessoas que possuem competncia tcnica e reunam as condies necessrias investidura no servio pblico, exceto os cargos de direo de escolas da rede municipal, que sero eleitos na forma da lei n 993/91. 2- A escolha das ocupaes de cargos em comisso poder recair ou no em funcionrio da prefeitura, tendo este preferncia. 3- No caso de recair a escolha em servidor de rgo pblico no integrante da estrutura da municipalidade de mag, o ato de nomeao ser procedido da indispensvel requisio. Art.14- O funcionrio, ocupante de cargo efetivo ou em disponibilidade, se nomeado para cargo de provimento em comisso, perder, durante o exerccio deste cargo, o vencimento ou remunerao do cargo efetivo, salvo se optou pelo mesmo.

Pargrafo nico - O funcionrio nomeado para cargo em comisso e que haja optado pelo vencimento e vantagens do cargo efetivo de que seja titular, far jus a uma gratificao equivalente a 2/3 ( dois teros ) do valor fixado para aquele, aplicando-se-lhe, quando couber, o disposto no art. 16 desta lei.

CAPTULO

III

DA FUNO GRATIFICADA Art.15- Funo gratificada a instituda em lei, para atender a encargos de chefia e outros que no justifiquem a criao de cargo. Art.16- O desenpenho de funo gratificada ser atribudo a funcionrio da prpria municipalidade e o valor que lhe corresponde pago comulativamente com o vencimento e vantagens do cargo, de que for titular o provido na funo. Art.17- No perder a gratificao a que se refere o artigo anterior, o funcionrio que se ausentar em virtude de frias, casamento, luto, servios obrigatrios por lei, e licena para tratamento de sade ou a gestante. Art.18- Compete a autoridade a que ficou subordinado o funcionrio designado para a funo gratificada dar-lhe atribuies no prazo de 30 (trinta) dias. Art.19- permitido ao funcionrio aposentado exercer a funo gratificada ou cargo em comisso, observado o disposto no art. 216 e seu pargrafo.

TTULO III CAPTULO I

DISPOSIES PRELIMINARES

Art.20- Compete ao prefeito prover os cargos pblicos municipais. Art.21- Os cargos pblicos so providos por: INomeao;

II- Promoo; III- Acesso; IV- Transferncia; V- Readaptao; VI- Reitegrao; VIIVIIIAproveitamento; Reverso. Art.22- O ato de provimento dever indicar a existncia da avaga, com os elementos capazes de identific-la. CAPTULO II

DA NOMEAO

Art.23- A nomeao ser feita : I- Em carter efetivo, observado o estgio probatrio quando se tratar de nomeao para cargo de classes singulares ou para cargos de classes inicial de srie de classes; II- Em comisso, quando se tratar de cargo que assim deva ser provido.

Art.24- A primeira nomeao em carter efetivo para cargo pblico, depender de habilitao em concurso pblico. Pargrafo nico- A nomeao observar o nmero de vagas existentes, obedecer a ordem de classificao obtida no concurso e ser feita para cargo de classe singular ou para cargo de classe inicial de srie de classes, objeto do concurso.

Art.25- Ser tornada sem efeito a nomeao quando, por ato ou omisso de que for responsvel o nomeado, a posse no se verificar no prazo para esse fim estabelecido. CAPTULO III DO CONCURSO

Art.26- O concurso de que trata o art.24, ser realizado para o provimento de cargos vagos existentes em classe singular ou em classe inicial de srie de classes. Art.27- Das instrues para o concurso devero constar: IO limite de idade dos candidatos, que poder variar de 18 (dezoito) anos

completos, dependendo da natureza do cargo a ser provido; II- O grau de instruo exigvel, mediante apresentao do respectivo certificado;

III- Exigncia de registro em rgo de fiscalizao profissional, quando o cargo assim o exigir;

IV- O nmero de vagas a serem preechidas, destribudas por especializao, quando for o caso;

V- O prazo de validade do concurso, que ser de 02 (dois ) anos prorrogvel, uma vez por igual perodo. Art.28- Durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convnio, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas ettulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego na carteira. Pargrafo nico- O funcionrio efetivo que pretenda acumular o cargo j ocupado com o que for objeto de concurso, ter preferncia nas escolas dos turnos de trabalho, respeitando-se o disposto no art. 37, inciso xiv da constituio federal e art. 208 da presente lei. Art.29- assegurado aos candidatos habilitados o provento dos cargos vagos, dentro de 90 ( noventa ) dias, a contar da data da homologao do concurso ou curso seletivo, com exata observncia da classificao ; da mesma forma se perder com relao aos cargos que se vagarem ou venham a ser criados durante o prazo de validade do concurso, contado o prazo de provimento da data de abertura de cada vaga. Art.30- Para provimento de cargos pblicos por via de readaptao e transferncia, ser exigida prvia habilitao em concurso seletivo entre os interessados, de acordo com as normas constitucionais.

CAPTULO IV SEO I DAPOSSE

Art.31- Posse o ato que investe o cidado em cargo pblico ou em funo gratificada e que se completa com a assuno do exerccio. Pargrafo nico no haver posse nos casos de promoo, acesso e reintegrao, cabendo, apenas, o registro do incio do exerccio. Art.32- So requisitos para a posse ; INacionalidade brasileira;

II- Idade mnima de 18 (dezoito) anos;

III- Pleno gozo dos direitos polticos ; IV- Quitao com as obrigaes militares;

V- Atestado de antecedentes criminais expedido pelo instituto de identificao do estado do domiclio do candidato investidura; VI- Atestado de sade, comprovante em exame mdico realizado pelo rgo oficial; VIIHabilitao em concurso pblico, nos casos de provimento inicial

no cargo efetivo, por via de curso seletivo, para provimento atravs de readaptao;

VIII-

Cumprimento das condies especiais previstas em leiou

reguladoras para determinados cargos.

1- A prova das condies a que se refere os incisos i, ii e vii deste artigo no ser exigida nos casos dos incisos vii e viii do artigo 21 desta lei. 2- Nas formas de provimento referidas nos incisos iii, iv e v do art.21 sero observados, apenas, as exigncias contidas nos incisos vi, vii e viii deste artigo. 3- Quando o cargo em comisso for provido por funcionrio em atividade, este ficar sujeito somente exigncia contida no inciso viii deste artigo, quando provido por inativo, atender , tambm, a exigncia do inciso vi deste artigo. 4- O limite de idade estabelecido no inciso ii deste artigo, poder ser reduzido quando se tratar de provimento de cargos que, pelas suas caractersticas, possa ser exerccio por menor e assim o tenha sido criado.

Art. 33 - No ato da posse o funcionrio apresentar declarao dos bens valores que constituem o seu patrimnio. Art. 34 - Ningum poder ser provido em cargo pblico, ainda que em comisso, sem apresentar, previamente no ato da posse, declarao de todos os cargos, funes ou empregos que exera quaisquer das entidades referidas no art.23 desta lei. Pargrafo nico- Ainda que o nomeado no acumule cargos, funes ou empregos, ficar obrigado referida declarao, sem a qual no ser empossado. Art.35- Na hiptese de acumulao no permissvel, a posse depender da prova de haver o interessado solicitado exonerao ou dispensa do outro cargo, funo ou emprego, condicionado oincio do pagamento publicao oficial do ato que exonerou ou dispensou; em qualquer caso o pagamento s ser devido, a partir da data em que cessar a percepo pecuniria relativa ao cargo, funo ou emprego anteriores.

Art. 36 - A posse ter lugar no prazo de 30 (trinta) dia, a contar da publicaodo ato de provimento. Pargrafo nico - Vetado Art. 37- Em se tratando de funcionrio de frias, ou licena, exceto no caso de licena para tratar de interesses particulares, o prazo ser contado da data em que ter que voltar ao exerccio.

Art.38- Os candidatos aprovados em concurso e que, quando a publicao dos respectivos atos de provimento, estiverem incorporados as foras armadas para prestao de servio militar de qualquer natureza, tero o prazo para a posse contado da data de seu afastamento. Art. 39- Se aposse no se verificar dentro do prazo mximo previsto no pargrafo nico do artigo 36 desdo sem efeito o respectivo ato de provimento. Art. 40- competente para dar posse: SEO II DA FIANA O Prefeito.

Art.41- O funcionrio investidoem cargo ou funo cujo provimento dependa da prestao de fiana, no poder entrar em exerccio sem a prvia satisfao dessa exigncia . 1- A fiana poder ser prestada em : IDinheiro;

II- Ttulo da dvida pblica da unio ou do estado; III- Aplices de seguro de fidelidade, emitidos por instituies oficial ou legalmente autorizada para esse fim. 2- No poder ser autorizado o levantamento da fiana antes de tomadas as contas do funcionrio. 3- O responsvel por alcance ou desvio de material no ficar isento da ao administrativa e criminal que couber, ainda que o valor da fiana seja superior ao prejuizo verificado. SEO III DO EXERCCIO

Art. 42- O exerccio a prtica de atos prprios do cargo ou funo pblica. Art.43- O incio, a interrupo eo reinicio sero registrados no assentamento individual do funcionario. Pargrafo nico- O incio do exerccio e as alteraes que nele ocorrem sero comunicados aos rgos competentes de pessoal pelo chefe da repartio ou servio em que estiver lotado o funcionrio. Art.44- Haver para cada repartio ou servio da administrao municipal, nmero certo de funcionrio, que constituiro sua lotao. Pargrafo nico - Entende-se por lotao o nmero de funcionrios, titulares de cargos de classes singulares ou de sries de classes que devam ter exerccio em cada repartio ou servio.

Art 45- O chefe da repartio ou servio em que for lotado o funcionrio a autoridade compete para dar-lhe exerccio. Art.46 - O exerccio do cargo ou funo ter incio dentro do prazo de 30 (trinta ) dias, contados: Ida data da posse, e

II- dadata da publicao oficial do ato, em qualquer outro caso. 1- Os prazos previstos neste artigo podero ser prorrogados, por solicitao do interessado e a juzo da autoridade competente, desde que a prorrogao no exceda a 30 (trinta) dias. 2- O funcionrio transferido ou removido, quando afastado, em virtudes de frias, casamento ou luto, ou quando licenciado, ter 30 ( trinta ) dias, a partir do trmino do impedimento, para entrar em exerccio. 3- O funcionrio que no entrar em exerccio dentro do prazo ser exonerado do cargo ou dispensado da funo. Art. 47- O candidato ou funcionrio que for provido em cargo pblico dever ter exerccio na repartio em cuja lotao houver claros, mediante designao do secretrio de administrao. Pargrafo nico O funcionrio provido poder continuar em exerccio na repartio em que estiver servindo. Art. 48 Nenhum funcionrio poder ter exerccio emrepartio ou servio diferente daquele em que estiver lotado, salvo nos casos presvistos neste Estatuto ou prvia autorizao do Prefeito ou Secretrio de administrao.

Pargrafo nico Nesta ltima hiptese, o afastamento do funcionrio s ser permitido para fim determinado e por prazo certo. Art. 49 O funcionrio dever apresantar ao rgo de pessoal, aps ter tomado posse e antes de entrar em exerccio, os elementos necessrios abertura do assentamento individual. Art. 50 Nenhum funcionrio poder apresentar ausetar - se do Municpio, por prazo superior a 15 (quinze) dias, sem prvia autorizao ou designao expressa do Prefeito, para estudo ou misso de qualquer natureza, com ou sem prejuso do vencimento, direitos e vantagens do seu cargo. Pargrafo nico Nos casos previstos neste artigo, o afastamento no se prolongar por mais de 4 (quatro) anos consecutivos, nem se permitir novo afastamento seno depois de decorridos 4 (quatro) anos de servio efetivamente prestados ao Municpio, contados da data de regresso e qualquer que tenha sido tempo do afastamento anterior. Art. 51 O funcionrio ser afastado do exerccio do seu cargo nos casos previstos nesta Lei. 1 - O afastamento no se prolongar por mais de 4 (quatro) anos consecutivos, salvo: I quando para exercer cargo de direo ou em comisso nos governos da Unio, dos Estados, ou Distrito Federal, dos Municpios e Territrio ou Tribunais; II quando disposio da Presidncia da Repblica; III quando durar mandato eletivo federal, estadual ou municipal; IV quando estiver em efetivo exerccio do seu mandato, nos perodos de sesso legislativa, se eleito vereador;

V enquanto durar o mandato de Prefeito; VI quando convocado para Servio Militar obrigatrio. 2 - Preso preventivamente, pronunciado por crime comum ou denunciado por crime funcional, ou ainda, condenado por crime inafianvel em processo no qual no haja pronncia, o funcionrio ser afastado do exerccio at deciso final passada em julgado.

SEO

IV

DO PERODO PROBATRIO Art. 52 Perodo probatrio o perodo de 2 (dois) anos de efetivo exerccio durante o qual ser apurada a eficincia necessria confirmao do funcionrio no seu cargo efetivo em que tenha sido provido. Art. 53 Quando o estagirio no preencher a condio exigida no artigo anterior, caber ao dirigente da respctiva repartio ou servio onde estiver lotado iniciar, a qualquer instante do prazo de durao do perodo probatrio, o processo competente, dando cincia do fato ao interessado e remetendo o expediente, em seguida, Secretaria de Administrao, que tomar as providncias cabveis. Pargrafo nico Na aus6encia de iniciativa da autoridade a que se refere este artigo, com o simples transcurso do prazo previsto no artigo 52 desta Lei , o estagitrio ser automaticamente confirmado no cargo. Art. 54 No ficar sujeito a perodo probatrio o funcionrio que for provido em outro cargo pblico pela forma prevista nos incisos II, III, IV e V do art. 21 desta Lei.

1 - Nos casos de provimento por acesso, transferncia ou readaptao, salvo a procedida em razo de sade ou incapacidade fsica, quando o funcionrio no lograr concluir o perodo probatrio, assegurado o seu retorno ao cargo anteriormente, se no houver cargo vago. 2 - O funcionrio readaptado em razo de sade ou incapacidade fsica, no ficar sujeito, no novo cargo, a perodo probatrio, o qual ter por concludo, para efetivo de estabilidade. CAPTULO V DA REMOO Art. 55 Remoo o deslocamento do funcionrio de uma para outra lotao e processar se ex offcio ou a pedido do funcionrio, atendido o interessado e a convenincia da Administrao. Pargrafo nico A remoo s poder dar se para lotao em que houver claro. Art. 56 A remoo por permuta ser processada a pedido, por escrito, de ambos os interessados, atendida, por igual, a convenincia da Administrao. Art. 57 Cabe ao Secretrio Municipal de Administrao expedir as Portarias de remoo. CAPTULO VI

DA SUBSTITUIO Art. 58 S haver substituio remunerada nos casos de impedimento legal ou afastamento do titular de Cargo em Comisso ou Funo Gratificada.

Art. 59 A substituio ser automtica ou depender de ato. 1 - A substituio ser automtica a estabelecida em Lei, regulamento ou regimento e processar se independentemente de ato. 2 - Quando depender de Ato, o substituto ser designado na forma que for prevista em Lei, Regulamento ou Regimento. 3 - Quando no previsto a substituio em Lei, Regimento ou Regulamento, ser o substituto designado por Ato do Prefeito. 4 - A substituio nos termos dos pargrafos anteriores ser remunerada. Art. 60 O substituto poder durante o tempo de substituio, o vencimento do cargo de que ocupante efetivo, salvo se pelo mesmo optar. No caso de Funo Gratificada, perceb lo , cumulativamente, com a gratificao respectiva. Pargrafo nico O funcionrio substituto de Cargo em Comisso que haja optado pelo vencimento e vantagens do cargo efetivo de que seja titular, far jus a uma gratificao correspondente a 2/3 (dois teros) do vlor fixado para aquele.

Art. 61 Em casos de vacncia de Cargo em Comisso ou Funo Gratificada e at o seu provimento, poder ser designado, pelo Prefeto, um funcionrio para responder pelo expediente. Pargrafo nico Ao funcionrio designado para responder pelo expediente se aplicam as disposies do artigo 59, 3 e artigo 60, pargrafo nico. Captulo VII Da promoo

Art. 62- Promoo a elevao do funcionrio a classe imediatamente superior aquela a que pertence, os critrios de merecimento e antiguidade , e observado o interstcio na classe. Pargrafo nico- O critrio a que obedecer a promoo dever vir expresso no respectivo Ato. Art.63- Merecimento a demonstrao positiva pelo funcionrio, durante a permanncia na classe, de fiel cumprimento dos seus deveres e de eficiencia no exerccio do cargo, apurada na forma regulamentar, e da qualificao e aptido necessrias ao desempenho das atribuies da classe imediatamente superior. Pargrafo nico Do julgamento do merecimento ser dada cincia do interessado que poder, no prazo de 30 ( trinta ) dias, interpor recursos. Art.64 No poder ser promovido o funcionrio em perodo probatrio e a que no tenha o interstcio de 365 (trezentos e sessenta e cinco ) dias de efetivo exerccio na classe. Art.65 A antiguidade ser determinada pelo tempo de efetivo exerccio na classe, apurado em dias.

Art.66- Havendo fuso de classes, a antiguidade abranger o efetivo exerccio na classe anterior. S 1- quando se verificar a fuso de cargo de classe singular com outro de srie de classe, computar-se como antiguidade da nova classe o tempo de servio prestado no cargo anterior. S 2 - Na fuso de cargos de sries de classe ou de cargo singular com outro de carreira, sero providos em primeiro lugar os funcionrios que, antes da fuso, ocupavam cargos de classes superior ou de maior vencimento. Art. 67 O tempo de exerccio, interino, continuado ou no, ser contado como antiguidade de classe quando o funcionrio for nomeado, em virtude de concurso, para o mesmo cargo. Art. 68 S podero concorrer promioo os funcionrios colocados, por ordem de antiguidade, nos dois primeiros teros da lista, ressalvada a hiptese de nmero

de vagas igual ou superior ao de candidatos, quando devero ser promovidos os integrantes do ltimo tero. Pargrafo nico As promoes, por merecimento e por antiguidade, se processaro de acordo com a lista organizada, pelo rgo competente. Art.69 As promoes sero realizadas de seis em seis meses, desde que verificada a existncia de vagas, na forma de regulamentao prpria. S 1- Quando decretada em prazo excedente ao legal, sem justificativa a promoo produzir seus efeitos a partir da data em que deveria Ter sido efetiva. S 2 - Quando o funcionrio vier a falecer ou for aposentado sem que tenha sido decretada, a promoo que lhe cabia, ser considerado promovido, para todos os efeitos segundo o critrio estabelecido no pargrafo anterior.

Art. 70 O funcionrio submetido a processo disciplinar ou penal poder ser promovido; a promoo , se pelo critrio de merecimento, ficar sem efeito no caso de o processoresultar em penalidade. Art. 71 Ocorrendo empate na classificao por antiguidade, ter preferncia o funcionrio de maior tempo de servio no municpio; persistindo o empate, ter preferncia, o de maior tempo de servio pblico, e o mais idoso. Art.72 Se o empate se verificar na classificao por merecimento, este se resolver em favor do funcionrio que contar maior tempo de servio na classe; no ocorrendo o desempate, este se determinar pelo mesmo critrio estabelecido para a promoo por antiguidade. Pargrafo nico-Na promoo dos ocupantes de cargos de classe inicial de srie de classes auxiliares, o primeiro desempate se determinar pela classificao obtida em concurso; do de classe inicial de srie de classes principal; pela classificao obtida no curso seletivo de que tenha originado o provimento por acesso. Art.73 Somente por antiguidade poder ser promovido o funcionrio em exerccio de mandato eletivo, federal, estadual ou municipal. Art. 74 Em benefcio daquele a quem de direito cabia a promoo, ser declarado sem efeito o ato que houver decretado indevidamente.

S 1 - O funcionrio promovido indevidamente no ficar obrigado a restituir o que a mais houver recebido. S 2 - O funcionrio a quem cabia a promoo ser indezado da diferena de vencimento e vantagem a que tiver direito. Art. 75 A reverso eo aproveitamento s podero realizar-se para vaga destinada a promoo por merecimento. S 1 - O provimento pelas formas referidas neste artigo s poder efetivar-se aps decretadas as promoes dentro do prazo de 30 ( trinta ) dias. S 2 - O disposto neste artigo no prejudicar o critrio da promoo alternada previsto no artigo 50 desta lei. Art. 76 A antiguidade de classe, nos casos de reverso, aproveitamento, transferncia, readaptao, promoo e acesso se conter. I Da transferncia, na readaptao e na reverso a pedido, a partir da data em que o funcionrio entrar no exerccio do cargo; II- Na reverso ex-offcio e no aproveitamento, incluindo-se: a) O tempo de antiguidade de classe no momento da passagem inatividade, se o ocupante de cargo de srie de classe; b) O tempo de servio prestado no cargo anterior, se de classe singular. III- na promoo e no acesso, a contar da data da vigncia do respectivo ato. Art.77- Vetado CAPTULO VIII DO ACESSO Art.78- Acesso a elevao do funcionrio mediante habilitao em curso seletivo para esse fim realizado,de classe final de uma srie de classes auxiliares e classe inicial de outra, de formao profissional e de escalo superior, observado o interstcio na classe.

Pargrafo nico- Srie de classes auxiliares aquela para a qual for previsto acesso a outra , de atividade correlata, tarefas mais complexas, maior grau de responsabilidade e vencimentos superiores, estendendo-se esta como principal. Art. 79 O provimento por acesso respeitar sempre o requisito de habilitao profissional e as exigncias e qualificaes necessrias em cada caso. Art.80 O provimento de que trata este captulo obedecer, no que couber, as regras estabelecidas no captulo III, do ttulo III. CAPTULO IX A TRANSFERNCIA E DA READAPTAO Art.81 Transferncia o ato de provimento do funcionrio em outro cargo de denominao diversa de igual vencimento realizado segundo as disposies contidas no captulo III deste ttulo. Art.82 Readaptao a investidura em cargo mais compatvel com a capacidade fsica ou intelectual do funcionrio. Art. 83 A readaptao em funo mais compatvelcom o estado de sade ou capacidade fsica se far por reduoou conhecimentos de encargos diversos daqueles que o funcionrio estiver exercendo, respeitadas as atribuies da srie de classe singular de que for ocupante. Pargrafo nico A readaptao feita por motivo de sade ou incapacidade fsica, depender, sempre, de laudo mdico do rgo oficial competente . Art.84 Ressalvada a hiptese prevista no artigo anterior, a readaptao s ser feita segundo as disposies contidas no captulo III, deste ttulo. Art. 85 A readaptao de que trata o artigo 82 e 83 no acarretar diminuio de vencimentos. Art.86 No poder ser transferido o funcionrio que no tenha adquirido estabalidade.

CAPTULO X DA REINTEGRAO

Art. 87 A reintegrao, que decorrer de deciso administrativa ou judiciria, o reingresso do funcionrio no servio pblico municipal, com recebimento de vencimento, direitos e vantagens atinentes ao cargo. Pargrafo nico A deciso administrativa que determinar a reintegrao ser sempre proferida em pedido de reconsiderao, recurso hierrquico ou reviso de processo . Art.88 a reintegrao ser feita no cargo no cargo anteriormente ocupado; se este houver sido transformado, no cargo resultante da transformao e, se extinto, em cargo de vencimento ou remunerao equivalente, atendida a habilitao profissional. Art. 89 Reintegrado administrativa ou judicialmente o funcionrio, quem lhe houver ocupado o lugar , ser destitudo de plano ou ser reconduzido a outro cargo. Art.90 O funcionrio reitegrado ser submetido a inspeo de rotina e o readaptado a inspeo mdica. CAPTULO XI DO APROVEITAMENTO Art. 91 Aproveitamento o retorno ao servio pblico municipal do funcionrio em disponibilidade. Art. 92 Ser obrigatrio o aproveitamento do funcionrio em disponibilidade em cargo de natureza e vencimento e remunerao compatvel com os do anteriormente ocupado.

Art. 93 Na ocorrncia de vaga, o aproveitamento ter procedncia , a exceo da promoo por antiguidade sobre as demais formas de provimento. Pargrafo nico Havendo mais de um concorrente mesma vaga, ter preferncia o de maior tempo de disponibilidade e, em caso de empate, o de maior tempo de servio pblico. Art. 94 Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade do funcionrio se este, cientificado expressamente do ato de aproveitamento, no tomar posse no prazo legal, salvo caso de doena comprovada com documento oficial.

Pargrafo nico Provada em inspeo mdica a incapacidade definitiva, ser decretada a aposentadoria. CAPTULO XII DA REVERSO Art. 95 Reverso o reingresso no servio municipal do funcionrio aposentado, quando insubsistentes os motivos que determinarem a sua aposentadoria. Art. 96 A reverso se far a pedido, no mesmo cargo, ou aquele em que se tenha transformado, observado o disposto no artigo 75 e seus pargrafos, desta lei. Art. 97 Para que a reverso possa efetivar-se necessrio que o aposentado: I no haja completado 55 (cinquenta e cinco ) anos de idade;

II no conte mais de 25 ( vinte e cinco ) ano de tempo de servio compatvel para fins de aposentadoria , incluindo o de inatividade, se o do sexo masculino ou 20 (vinte ) anos se dofeminino; III Seja julgado apto em inspeo de sade. TTULO IV CAPTULO NICO DA VACNCIA DOS CARGOS Art.98 A vacncia dos cargos decorrer de : IIIIIIIVVVIVIIexonerao; demisso; promoo acesso; transferncia; readaptao; aposentadoria;

VIII- falecimento; IXXdeterminao em lei; por interdio; TTULO V CAPTULO I DO TEMPO DE SERVIO

Art. 99 Sero computados os dias de efetivos exerccio, vista do registro de frequncia, e das certides extradas dessas fontes. Pargrafo nico- Sempre que se verifique no existirem, em virtude de extravio, incndio ou destruio, total ou parcial, os livros ou documentos necessrios ao levantamentos de sertides probatrias de tempo de servio, a repartio competente isso mesmo o certificar, cabendo ao funcionrio interessado suprir a falta mediante justificao a uma comisso adredemente consttuido para esse fim ou por comprovao judicial. Art. 100- Ser considerado de efetivo exerccio o afastamento em virtude de: IIIfrias; casamento at 8 (oito) dias;

III- luto, pelo falecimento do cnjugue, filho, pai, me e irmo, at 8 (oito) dias; IV- convocao para o servio militar; Vjri e outros servios obrigatrios por lei; expressamente designado e remunerado pelos cofres pblicos; VII- exrccio do cargo de prefeito; VIII- exerccio de cargo ou funo de governo ou administrao, em qualquer parte do territrio nacional, por nomeao ou designao do presidente da repblica; IX- licena especial; VI- exerccio de qualquer cargo ou funo pblica municipal, desde que

X-

licena para tratamento de sade, inclusive de pessoa da famlia;

XI- licena funcionria gestante; XII- licena ao funcionrio acidentado em servio ou atacado de molstia profissional; XIII- molstia devidamente comprovada na forma regulamentar, at 3 (trs) dias; XIV- misso ou estudo noutros pontos do territrio nacional ou estrangeiro, quando o afastamenro houver sido expressamente autorizado pelo prefeito; XV- perodo de afastamentocompusrio, determinado pelalegislao sanitria; XVI- exerccio de cargo ou funo de direo, chefia ou assessoramento federal, estadual ou municipal, ou da administrao da unio, de outros estados ou muncipios, com prvia autorizao do prefeito. 1- Para os efeitos desta lei, entende-se por acidente em servio aquele que acarrete dano fsico ou mental ao funcionrio e tenha relao imediata, com o exerccio do cargo. 2 - Equipara-se ao acidente em servio o ocorrido no deslocamento entre a residncia e o local de trabalho, e vice-versa bem com a agresso fsica, sofrida em decorrncia do desempenho do cargo. 3 - Entende-se por doena profissional a que resultar da natureza e das condies do trabalho. 4 - Nos casos previstos nos pargrafos 1, 2 e 3 deste artigo, o laudo resultante da junta mdica. Art. 101- Para efeito de aposentadoria ou disponibilidadeser computado: IIIIIIIVo tempo de servio pblico federal, estadual ou muncipal; o perodo de servio ativo nas foras armadas, prestados durante a paz, computado pelo dobro o tempo em operao de guerra; desempenho de funo legislativa, federal, estadual ou muncpal; o tempo em que o funcionrio esteve em disponibilidade ou aposentado, desde que ocorra o aproveitamento ou a reverso, respectivamente;

V-

o tempo de servio prestado em autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou fundao instituda pelo Poder Pblico Federal, Estadual ou Muncipal;

VI-

o perodo de trabalho prestado a instituio de carter privado que tiver sido transformada em estabelecimento de servio pblico, quando o funcinrio estiver em exerccio, no ato da transformao;

VII-

em dobro, o tempo de licena especial, no gozada; imediatamente anteriores aposentadoria, observado o artigo 110 desta lei . Art.102 vedada a acumulao do tempo de servio prestado

VIII- o tempo de frias no utilizado correspondente aos 2 (dois ) exerccios

concorrente ou simultaneamente em cargos ou funes do Muncipio, Estado, Distrito Federal, Territrios, Autarquias, Empresas Pblicas Sociedade de Economia Mista e Fundaes institudas pelo Poder Pblico e entidade de carter privado que hajam sido transformadas em estabelecimantos de servio pblico. Art. 103 A prestao de servio gratuito ser excepcional e somente surtir efeito honorfico. Art. 104 Na hiptese de acumulao de cargos, vedada a transposio do tempo de servio de um para outro cargo.

CAPTULO II DA ESTABILIDADE Art. 105 Estabiliade o direito que adquiri o funcionrio efetivo de no ser exonerado ou demitido, se no em virtude de sentena judicial ou processo administrativo em que se lhe tenha assegurado ampla defesa. Pargrafo nico A estabilidade se refere ao servio pblico e no ao cargo.

Art. 106 O funcionrio nomeado em carter efetivo adquiri estabilidade depois de 02 (dois) anos de fetivo exerccio. Art. 107 O funcionrio perder o cargo: I Quando estvel, em virtude de sentena judicial ou de processo administrativo que haja concludo pela sua demisso, depois que lhe houver sido assegurada ampla defesa; II quando, for desnecessrio, for extinto, ficando seu ocupante, se estvel em disponibilidade. Pargrafo nico O funcionrio em perodo probatrios perder o cargo enquanto nele no confirmado, em decorrncia de processo de que trata o artigo 53, sentana judicial ou mediante inqurito administrativo, quando esta se inpuser antes de concludo o perodo.

CAPTULO III DA DISPONIBILIDADE Art.108 - Disponibilidade o afastamento do funcionrio estvel em virtude de extino do cargo. 1 - O funcionrio em disponibilidade perceber mensalmente a sua remunerao e ser obrigatriamente aproveitado, na primeira vaga que ocorrer, obedecidas as disposies do artigo 41, 3 da constituio federal. 2 - Aos proventos dos funcionrios em disponibilidade aplican-se o disposto no artigo 263. Art. 109 O funcionrio em disponibilidade podar ser aposentado.

CAPTULO IV DAS LICENAS

Seo

DISPOSIES PRELIMINARES Art. 110 Concerder-se- licena: I para tratamento de sade; I I por motivo de doena em pessoa da famlia; III para repouso a gestante ; IV para servio militar obrigatrio; V funcionria casada , por motivo de tansferncia ou deslocamento do marido militar, ou servidor da administrao direta, de autarquias, de empresa pblica de sociedade deeconomia mista ou de fundao instituda pelo poder Pblico; VI para o trato de interesse particular, sem vencimento; VII especial; VIII prmio por assiduidade; IX aos servidores eleitos para direo do sindicato dos servidores pblicos muncipal, nos cargos de presidente e secretrio. Art.111 As licenas referidas nos incisos I, II e III do artigo anterior, sero concedidas pelo rgo mdico oficial competente, aps a homologao dos respectivos laudos ou atestados, e pelo prazo neles indicados. 1 - Para a licena at 90 ( noventa ) dias, a inspeo ser feita por mdico do rgo competente admitindo-se , quando assim no for possvel, laudos de outros mdicos oficiais ou ainda, excepcionalmente, atestado passado por mdico particular, com firma reconhecida. 2 - No caso do pargrafo anterior, no sendo homologado o laudo, ou atestado, o funcionrio ser obrigado a reassumir o exerccio do cargo, considerados como efetivo exerccio os dias em que deixou de comparecer ao ser io por esse motivo. 3 - Ocorrendo a hiptese de laudo, ou atestado, ou de m f, sero responsabilizados na esfera administrativa cvil, e penal, o mdico e o funcionrioe, considerados com de faltas ao servio, o perodo de afastamento. Art. 112 A licena poder ser prorrogada ex offcio ou pedido.

Pargrafo nico O pedido de prorrogao dever ser apresentado antes de findo o prazo de licena; se indeferido, contar-se- como de licena o perodo compreedido entre data do trmino e a do conhecimento official do despacho denegatrio. Art. 113 O funcionrio no poder permanecer em licena por prazo superior a vinte e quatro meses consecutivos, salvo nos casos previstos nos incisos IV e V do artigo 110 desta lei. Pargrafo nico Excetua-se do prazo estabelecido neste artigo a licena para tratamento de sade quando o funcionrio for considerado recupervel para o exerccio da funo pblica, a juzo da junta mdica. Art. 114 Nas licenas dependentes de inspeo mdica, expirado o prazo do artigo anterior, e ressalvada a hiptese referida no seu pargrafo, o funcionrio ser submetido a nova inspeo e aposentado, se for julgado invlido para o servio pblico em geral, aps verificada a impossibilidade da sua readaptao. Pargrafo nico Na hiptese deste artigo, o tempo decorrido entre o trmino da licena e a publicao do ato de aposentadoria ser considerado como a licena prorrogada. Art. 115 O funcionrio em gozo de licena comunicar ao seu chefe imediato o local onde poder ser encontrado. Art.116 A licena superior a 90 ( noventa ) dias, com fundamentos nos incisos I e II do artigo 110, desta lei, depender de inspeo em junta mdica sempre composta de, pelo menos 3 ( trs ) mdicos. 1 - A prova da doena poder ser feita por atestado mdico se, a juzo da administrao, no for conveniente ou possvel a ida de junta m;edica a localidade onde se achar o funcionrio. 2 - Ser facultado administrao, em caso de dvida exigir a inspeo por mdico ou junta oficial.

Art. 117 Ao ocupante de cargo em cimisso ou funo gratificada no sero concedidas, nessa qualidade, as licenas de que tratam os incisos V, VI e VII do artigo 110, desta lei . Art. 118 Sero sempre integrais o vencimento e vantagens do funcionrio licenciado para tratamento de sade. Seo II

DA LICENA PARA TRATAMENTO DE DOENA EM PESSOA DAFAMLIA Art. 119 - Desde que prove ser indispensvel a sua assistncia pessoal e que esta no possa ser prestada simultneamente com o exerccio do cargo, ao funcionrio ser concedido licena por motivo de doena em pessoa da famlia; 1 - considerar-se- como pessoa da famlia, para os efeitos desta licena:os pais , o cnjugue, os filhos. 2 - provar-se- doena mediante inspeo mdica. 3 - A licena de que trata este artigo concedida com vencimento e vantagens integrais at 06 ( seis ) meses, e com 2/3 ( dois teros ) do vencimento e vantagens, excedendo esse prazo em at 02 ( dois ) anos. 4 - Em cada perodo de 5 ( cinco ) anos, o funcionrio s poder beneficiar-se de no mximo, 2 (dois ) anos de licena de que trata este artigo, seguidos ou intercalados.

Seo

III

DA LICENA PARA SERVIO MILITAR OBRIGATRIO Art. 120 Ao funcionrio que for convocado para o servio militar ou outros encargos de segurana nacional, ser concedida licena comvencimento e vantagens integrais. 1 - A licena ser condida vista do documento oficial que prove a incorporao. 2 - Provar-se- doena mediante inspeo mdica.

3 - A licena de que trata este artigo ser concedida com vencimento e vantagens integrais at 06 ( seis ) meses , e com 2/3 ( dois teros ) do vencimento e vantagens, excendo esse prazo em at 02 ( dois ) anos. 4 - Em cada perodo de 5 ( cinco ) anos, o funcionrio s poder beneficiar-se de, no mximo, 2 ( dois ) anos de licea de que trata este artigo, seguidos ou intercalados . Seo III

DA LIGA PARA SERVIO MILITAR OBRIGATRIO Art. 120 Ao funcionrio que for convocado para o servio militar ou outros encargos desegurana nacional, ser concedida licena com vencimento e vantagens integrais. 1 - A licena ser concedida vista do documento oficial que prove a incorporao. 2 - Do vencimento e das vantagens, descontar-se- a importncia que o funcionrio perceber na qualidade de incorporado, salvo se optar pelas vantagens do servia militar, o que implicar na perda do vencimento e vantagens que perceba no muncipio. 3 - Ao funcionrio desincorporado conceder-se- prazo no excedente de 30 ( trinta ) dias, para que reassuma o exerccio com perda do vencimento e vantagens. Art. 121 Ao funcionrio oficial da reserva das foras armadas ser concedida licena com vencimentos e vantagens integrais, durante os estgios de servio militar obrigatrio, no remunerados e previstos pelos regulamentos militares. Pargrafo nico- quando o estgio for remunerado assegurar-se- o direito de opo. Seo IV

DA LICENA A FUNCIONRIA CASADA Art. 122 A funcionria casada com o funcionrio civil ou militar, Estadual ou muncipal, ou servidor de autarquias, de empresas pblicas, sociedade de

economia mista ,fundao intistuda pelo poder pblico ter direito licena sem vencimento, quando o marido for servir fora do muncipio. Pargrafo nico A licena ser concedida mediante pedido institudo com documento oficial que comprove a remoo e dever ser renovada de 2 ( dois ) em 2 (dois) anos. Art. 123 Finda a causa da licena, a funcionria dever reassumir o exerccio dentro de 30 (trinta) dias, a partir dos quais a sua ausncia ser computada como falta ao trabalho. Art. 124 Independente do regresso do marido, a funcionria poder reassumir o exerccio a qualquer, tempo, no podendo, neste caso, renovar o pedido de licena, seno depois de 2 ( dois ) anos da data da ressuno, salvo-se o marido for transferido novamente para outro lugar. Seo v

DA LICENA PARA O TRATO DE INTERESSE PARTICULAR

Art. 125 Depois de estvel, o funcionrio poder obter licena sem vencimentos, para tratar de interesse particulares. 1 - O funcionrio aguardar em exerccio a concesso da licena. 2 - A licena no perduar por tempo superior a 2 (dois ) anos consecutivos e outra s lhe poder ser concedida depois de decorridos 2 (dois ) anos do trmino da anterior. Art. 126 No se conceder licena quando incoveniente para o servio, nem o funcionrio nomeado, removido, transferido ou adaptado antes de assumir o exerccio. Art. 127 O funcionrio poder, a qualquer tempo, desistir da licena. Seo VI DA LICENA ESPECIAL

Art. 128 Aps cada decnio efetivo exerccio, ao funcionrio que a requerer, concerder-se- licena especial de 6 ( seis ) meses com todos os vencimentos e demais vantagens do seu cargo efetivo. Pargrafo nico Em carter excepicional e atendidos os interesses da administrao, podero ser concedidos 3 ( trs ) meses de licena por cada 5 ( cinco ) anos de efetivo exerccio. Art. 129 Para a concesso desta licena sero observados as seguintes normas: I somente ser computado o tempo de servio pblico prestado exclusivamente ao muncipio de mag; II o tempo de servio ser apurado em dias e convertidos em anos, sem qualquer arredondamento. Art. 130 No cmputo do decnio ser deduzido o ano em que o funcionrio: a) houver sofrido pena de suspenso, ainda que convertida em multa; b) houver tido mais de 30 (trinta ) faltas no justificadas. c) houver gozado as licenas a que se refere o art. 110 incisos V e VI desta lei. Art. 131 O processo devidamente informado pelo setor competente da secretaria municipal de administrao, ser encaminhado ao rgo da lotao do funcionrio que observar o seguinte: I da mesma repartio no podero ser licenciados , simultneamente, funcionrios em nmero superior sexta parte do total do pessoal em exerccio; II se houver menos de seis funcionrios em exerccio, somente um deles poder, ser licenciado; III a licena especial parcelada s poder ser gozada em trs perodos de dois meses ou em dois perodos de trs meses; IV haver um s perodo bimestral ou trimestral dentro de cada ano civil; V quando requerida para um perodo antes de seis meses, a licena especial poder Ter inicio a qualquer ms do ano civil; VI quando houver requerimento para o mesmo perodo, ter procedncia no gozo da licena, o funcionrio que contar que contar mais tempo de servio pblico municipal.

Art. 132 Observado o disposto no artigo anterior, o titular do rgo de lotao do funcionrio autorizar a concesso da licena, remetendo o expediente secretaria municipal de administrao, para a expedio do competente ato. Pargrafo nico Devero ser mencionadas, no ato da concesso, as datas de nicio e trmino dos perodos relativos licena especial, especificando-se o decnio a que se refere. Art. 133 O servidor em gozo de licena especial poder,depois de 2 ( dois ) meses, reassumir o exerccio do cargo contando-se-lhe em dobro, no caso de desistncia, o perodo restante, nos termos do artigo 101, inciso VII, desta lei. Pargrafo nico A desistncia dever ser comunicada, por escrito, secretaria municipal de administrao. Art. 134 A licena especaial poder ser interrompida ex- ofcio, desde que ocarram fatos relevantes que importem na necessidade do imediato retorno do servidor. Art. 135 O funcionrio aguardar em exerccio a publicao do ato que conceder a licea especial. TTULO CAPTULO VI I

DOS DIREITO E VANTAGENS DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO

Art. 136 Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. Pargrafo nico vetado 1 - A remunerao do servidor investido em funo ou cargo em comisso ser paga na forma prevista no art. 157. 2 - O servidor investido em cargo em comisso de rgo ou entidade diversa da de sua lotao receber a remunerao do rgo ou da entidade cessionria . 3 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente irredutvel. 4 - assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhados do mesmo poder, ou entre servidores dos dois poderes,

ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas `a natureza ou ao local de trabalho. Art. 137 Remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei . Art. 138 Nenhum servidor poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior a soma dos valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, no mbito dos respectivos poderes, pelos ministros de estado, por membros do congresso nacional e ministros do supremo tribunal federal. Pargrafo nico Excluem-se do teto de remunerao as vantagens previstas nos incisos II e VII do artigo 157. Art. 139 A menor remunerao atribuda aos cargos de carreira no ser inferior a 1/40 ( um quarentavos ) do teto de remunerao fixado no artigo anterior. Art. 140 O servidor perder: I a remunerao dos dias em que faltar ao servio; II a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas, iguais ou superior a 60 ( sessenta ) minutos ; III metade da remunerao, na hiptese prevista no art.198. Art. 141 Salvo por imposio legal, ou mandato judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. Pargrafo nico Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento. Art. 142 As reposies e indenizaes ao errio sero descontadas em parcelas mensais no excedentes dcima parte da remunerao ou provento, em valores atualizados. Art. 143 O servidor em dbito errio, que for demitido, exonerado, ou que tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de 60 ( sessenta ) dias para quitar o dbito. Pargrafo nico A no- quitao do dbito no prazo previsto implicar sua inscrio em dvida ativa.

Art. 144 O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de decis o judicial.

CAPTULO

II

DAS VANTAGENS Art. 145 Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens : I indenizaes; II gratificaes; III adicionais; 1 - As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. 2 - As gratificaes e os adiocionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei. Art.146 As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas, para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou identico fundamento. Seo I

DAS INDENIZAES Art. 147 Constituem indenizaes ao servidor: I ajuda de custo; II dirias; III transporte; Art. 148 Os valores das indenizaes,

Assim como as condies para a sua concesso, sero estabelecidos em regulamento. SUBSEO I DA AJUDA DE CUSTO Art. 149 A ajuda de custo destina se a compensar as despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudaa de domiclio em carter permanente. 1 - Correm por conta da administrao as despesas de transporte do servidor e de sua famlia, compreendendo passagem,bagagem e bens pessoais. 2 - A famlia do servidor que falecer na nova sede so assegurados ajuda decusto e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 ( um ) ano, contado do bito. Art. 150 A ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor, conforme se dispuser em regulamento, no podendo exceder a importncia correspondente a 3 ( trs ) meses. Art. 151 No ser concedida ajuda de custo ao servidor que se afastar do cargo, ou reassumi lo, em virtude de mandato eletivo. Art.152 Ser concedida ajuda de custo quele que, no sendo servidor do municpio for nomeado para cargo em comisso, com mudana de domiclio. Art. 153 O servidor ficar obrigado a restituir a ajuda de custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova sede no prazo de 30 ( trinta ) dias.

SUBSEO

II

DAS DIRIAS

Art. 154 O servidor que , a servio, se afastar da sede em carter eventual ou transitrio, para outro ponto do Territrio Nacional, far jus a passagens e dirias, para cobrir as despesas de pousada, alimentao e locomoo urbana. 1 - A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede. - Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigncia permanente do cargo, o servidor no far jus a diria. Art. 155 O servidor que receber diria e no se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a retistu las integralmente, no prazo de 5 ( cinco ) dias. Pargrafo nico Na hiptese de o servidor retornar a sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituir as dirias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput. SUBSEO III

DA INDENIZAO DE TRANSPORTE Art.156 - Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo, conforme se dispuser em regulamento.

Seo

II

DAS GRATIFICAES E ADICIONAIS Art.157 Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta lei, sero deferidos aos servidores as seguintes gratificaes e adicionais: I gratificao pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento; II gratificao natalina; III adicional por tempo de servio; VI adicional pelo execcio de atividades insalubres, perigosas ou penosas; V adicional pela prestao de servio extraordinrio; VI adicional noturno;

VII adicional de frias; VIII outros, relativos ao local ou natureza do trabalho. SUBSEO I

DA GRATIFICAO PELO EXERCCIO DE FUNO DE DIREO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO Art. 158 Ao servidor investido em funo de direo, chefia ou assessoramento devida uma gratificao pelo seu exerccio. 1 Os percentuais de gratificao sero estabelecidas em lei, em ordem crescente, a partir do limites estabelecidos no artigo 138. 2 - A gratificao prevista neste artigo incorpora se remunerao do servidor e integra o provento da aposentadoeia, na proporo de 1/5 ( um quinto ) por ano de exerccio na funo de direo, chefia ou assessoramento, at o limite de 5 ( cinco ) quintos. 3 - Quad mais de uma funo houver sido desempenhada no perodo de um ano, a importncia a ser incorporada ter como base de clculo a funo exercida por maior tempo. 4 - Ocorrendo o exerccio de funo de nvel mais elevado, por perodo de 12 ( doze ) meses, aps a incorporao da funo de 5/5 ( cinco quintos ), poder haver a atualizao progressivas das parcelas j incorporadas, observado o disposto no pargrafo anterior. 5 - Lei especfica estabelecer a remunerao dos cargos emcomisso de que trata o inciso II do artigo 23, bem como os critrios de incorporao da vantagem prevista no pargrafo segundo, quando exercidos por servidor. SUBSEO II DA GRATIFIO NATALINA Art. 159 A gratificao natalina corresponde a 1/12 ( um doze avos ) da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de exerccio no respectivo ano.

Pargrafo nico A frao igual ou superior a 15 ( quinze ) dias ser considerada como ms integral. Art. 160 A gratificao ser paga at o dia 20 ( vinte ) do ms de dezembro de cada ano. Art.161 O servidor exonerado perceber sua gratificao natalina, proporcionalmente aos meses de exerccio, calculada sobre a remunerao do ms da exonerao.

Art. 162 A gratificao natalina no ser considerada para clculo de qualquer vantagem pecuniria. SUBSEO III DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO Art. 163 Vetado. Pargrafo nico O servidor far jus ao adicional a partir do ms que completar o anunio. SUBSEO IV

DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE OU ATIVIDADES PENOSAS Art. 164 Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas, radioativa ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. 1 - O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade cessa com eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a sua concesso. Art. 165 Haver permanente controle da atividade de servidores em operaes ou locais considerados penosos, insalubres ou perigosos.

Pargrafo nico A servidora gestante ou lactente ser afastada, enquanto durar a gestao e a lactao, das operaes e locais previstos neste artigo, exercendo suas atividades em local salibre e em servio no penoso e no perogoso.

Art. 166 Na concesso dos adicionais de atividade penosas, de insalubridade e de periculosidade, sero observadas as situaes estabelecidas em legislao especfica. Art. 167 O adicional de atividade penosa ser devido aos servidores em exerccio em zona de fronteira ou em localidades cujas condies de vida o justifiquem, nos termos, condies e limites fixados em regulamento. Art.168 Os locais de trabalho e os servidores que operam com Raio X, ou subst6ancias radioativas sero mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizante no ultrapassem o nvel mximo previsto na legislao prpria. Pargrafo nico Os servidores a que se refere este artigo, sero submetidos a exames mdicos a cada 6 ( seis ) meses. SUBSEO V

DO ADICIONAL POR SERVIO EXTRAORDINRIO Art. 169 O servio extraordinrio ser remunerado, em relao a hora normal de trabalho, em dias de semana at as 22 hs. 50% ( cinquenta por cento ) ; das 22 hs . , at as 05 : 00., 75 % ( setenta e cinco por cento ); das 5 : 00 hs. At as 7:00., 50% ( cinquenta por cento ); sbados , domingos e feriados 100% ( cem por cento ). Art. 170 Somente ser permitido servio extraordinrio para atender as situaes excepicionais e temporrias, respeitando o limite mximo de 2 ( duas ) horas de jornada. SUBSEO VI

DO ADICIONAL NOTURNO Art. 171 O servio noturno, prestado em horrio compreendido entre 22:00. , de um dia e 05:00, do dia seguinte, ter o valor hora acrescido de 25% ( vinte e cinco por cento ), computando se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos. Pargrafo nico Em se tratando de servio extraordinrio, o acrscimo que se trata este artigo incindir sobre a remunerao prevista no artigo 169. SUBSEO Art. 172 Vetado. Paragrafo nico No caso de o servidor exercer funo de direo, chefiaou assessoramento, ou ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem ser considerada no clculo do adiciona de que trata este artigo. CAPTULO III DAS FRIAS Art. 173 O servidor far jus a 30 ( trinta ) dias consecutivos de frias, que podem ser acumuladas, at o mximo de 2 (dois ) perodos, no caso de nacessidade do servio ressalvadas as hipteses em que haja legislao especfica. 1 - Para o primeiro perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 (doze ) meses de exerccio. 2 - vedada levar conta de frias qualquer falta ao servio. Art . 174 O pagamento da remunero das frias ser efetuado at 2 (dois ) dias antes do nicio do respectivo perodo, observando se o disposto no 1 deste artigo. 1 - facultado ao servidor converter 1/3 ( um tero ) das frias em abono pecunirio, desde que o requeira com pelo menos (sessenta) dias de antecedncia. 2 - No clculo do abono pecunirio ser considerado o valor do adicional de frias. VII

DO ADICIONAL DE FRIAS

Art. 175 O servidor que opera direta e permanente com Raios X ou substncias radioativas gozar 20 (vinte ) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. Pargrafo nico O servidor referido neste artigo no far jus ao abono pecunirio de que trata o artigo anterior. Art.176 As frias somente podero ser interrompidas por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para juri, servio militar ou eleitoral ou por motivo de superior interesse pblico. TTULO VII CAPTULO NICO DO DIREITO DE PETIO Art. 177 assegurado ao funcionrio o direito de requerer ou representar. Art. 178 O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi lo. Art. 179 O pedido de reconsiderao ser dirigido autoridade que expedir o ato ou proferir a primeira deciso e somente ser cabvel quando contiver novos argumentos. Pargrafo nico Nenhum pedido de reconsiderao poder ser renovado. Art. 180 O requerimento e o pedido de reconsiderao de que tratam os artigos ante riores devero ser despachados no prazo de 5 ( cinco ) dias e decididos dentro dentro de 30 ( trinta ) dias , improrrogveis. Pargrafo nico O recurso ser dirigido `a autoridade imediatamente superior a que tiver expedido o ato ou proferido a deciso. Art. 181 Caber recurso do indeferimento do pedido de reconsiderao.

Art. 182 - O pedido de reconsiderao e o recurso tem efeito suspensivo pelo prazo de 30 ( trinta ) dias e o que for provido retroagir, nos efeitos, data do ato impugnado. Art. 183 O direito de pleitear na esfera administrativa prescrever em 5 ( cinco ) anos. Art. 184 O prazo de prescrio estabelecido no artigo anterior, contar se da data da publicao, no rgo oficial do ato impugnado, ou na falta desta da data da cincia do interessado o qual dever constar do processo respectivo. Art. 185 O pedido de reconsiderao e o recurso, quando cabveis, interrompem a prescrio. Art. 186 So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo. TTULO VIII I

DO REGIME DISCIPLINAR CAPTULO DOS DEVERES Art. 187 So deveres do servidor: I exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II ser leal as instituies a que servir; III observar as normas legais e regulamentares; IV cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestante ilegais; V atender com presteza; a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para defesa da fazenda Pblica;

VI levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII zelar pela economia do material e a conservco do patrimnio pblico; VIII guardar sigilo sobre assunto da repartio; IX manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X ser assduo e pontual ao servio; XI tratar com urbanidade as pessoas; XII representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder. Pargrafo nico A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra formulada assegurando se, Ampla defesa. CAPTULO DAS II PROIBIES

Art. 188 Ao sevidor proibido: I ausentar se do servio durante expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio; III recusar f a documentos pblicos; IV opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V promover manistao de apreo ou desapreo no recinto da repartio; VI cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem se a associao profissional ou sindical, ou apartido poltico; VIII manter sobre sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjugue, companheiro ou parente at o segundo grau civil;

IX valer se do cargo para lograr proveito ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; X participar de gerncia ou administrao de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comoditrio; XI atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirio ou assistnciais de parentes at o segundo grau, e de cnjugue ou companheiro; XII receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; XIV praticar usura sobre qualquer de suas formas; XV proceder de forma desidiosa; XVI utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servio ou atividades particulares; XVII cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVIII exercer quaisquer atividades que sejamincompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho.

CAPTULO

III

DA RESPONSABILIDADE Art. 189 Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o funcionrio responde civil, penal e administrativamente. Art. 190 A responsabilidade civil decorre do procedimento doloso ou culposo que importe em prejuzos causados a Fazenda Municipal ou de terceiros. 1 - A indenizao de prejuzos causados Fazenda Municipal poder ser liquidado mediante desconto em prestaes mensais no excedentes da dcima parte do vencimento ou remunerao, falta de outros bens que respondam pela indenizao.

2 - Tratando se de danos causados terceiros, responder o funcionrio perante Fazenda Municipal em ao regressiva proposta depois de transitar em julgado, a deciso de ltima instncia que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado. Art. 191 A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes impugnadas ao funcionrio dessa qualidade. Art 192 - A responsabilidade administrativa resulta de atos praticados ou omisses ocorridas no desenpenho do cargo ou funo, ou fora dele, quando comprometedoras da dignidade e do decoro da funo pblica. Art. 193 As cominaes civis, penais e disciplinares podero cumular se, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instncias civil, penal e administrativa. Pargrafo nico S admissvel a ao disciplinar ulterior a absolvio no juzo penal quando, embora afastada a qualificao do fato como crime, persista, residualmente a falta administrativa.

CAPTULO

IV

DAS PENALIDADE

Art. 194 So penais disciplinares: I - advertncia ; II suspenso; III destituio de cargo em comisso; IV demisso; V destituio de funo comissionada; VI cassao de aposentadoria e disponibilidade. VII repreenso;

Art. 195 Na aplicao das penas dinciplinares sero considerados os motivos e circuntncias da falta, a sua natureza, a gravidade e os danos que nela previerem para o servio pblico e os antecedentes funcionais do servidor. Pargrafo nico As penas impostas ao funcionrio sero registradas em seus assentamentos. Art. 196 A pena de advertncia ser aplicada verbalmente em casos de negligncia e comunicada ao rgo de pessoal. Pargrafo nico Na reincidncia ser aplicada a pena de repreenso. Art. 197 A pena de repreenso ser aplicada por escrito em casos de desobedincia ou falta de cumprimento dos deveres, alm da hiptese referida no pargrafo nico do artigo anterior. Pargrafo nico Havendo dolo ou m f, a falta de cumprimento dos deveres ser punida com pena de suspenso. Art. 198 A pena de suspenso ser aplicada em casos de: I falta grave; II desrespeito `a proibio que pela sua natureza, no ensejarem pena de demisso; III reincidncia em falta j punida co pena de repreenso. 1 - A pena de suspenso no poder exceder a 180 ( cento e oitenta ) dias. 2 - O funcionrio suspenso perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo. 3 - Quando houver convenincia para o servio, a pena de suspenso, por iniciativa do chefe imediato do funcionrio, poder ser convertida em multa, na base de 50% ( cinquenta por cento ) por dia de vencimentos e vantagens, obrigado, nesse caso, o funcionrio a permanecer no servio durante o nmero de horas de trabalho normal. 4 - Alm da pena judicial que couber, sero considerados como de suspenso os dias em que o funcionrio deixar de atender s convocaes para jri e outros servios obrigatrios por lei, com motivo justificado.

Art. 199 A destituio de funo dar se quando verificada a falta de execuo no cumprimento do dever. Art.200 A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I crime contra a Administrao Pblica; II abandono de cargo; III inassiduidade habitual; IV improbidade administrativa; V incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; VI insubordinao grave em servio; VII ofensa fsica, em servio, a servidor ou particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII aplicao irregular de dinheiros pblicos; IX revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; X leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio Nacional; XI corrupo; XII acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas. 1 - considera se abandono de cargo a ausncia ao servio, sem justa causa, por 30 ( trinta ) dias consecutivos. 2 - Entender se por ausncia ao servio, com justa causa, a que assim for considerada aps a devida comprovao em processo administrativo, caso em que as faltas sero justificadas apenas para fins disciplinares. 3 - Ser, ainda, demitido, o funcionrio, em processo criminal sofrer a pena acessria de perda de funo pblica. Art. 201 O ato de demisso mencionar sempre a causa da penalidade. Art. 202 Conforme a gravidade da falta, a demisso poder ser aplicada com a nota a bem do servio pblico. Art. 203 O funcionrio demitido por processo administrativo ou por sentena judicial, no poder retornar ao servio pblico municupal antes de decorridos 10 ( dez ) anos.

Pargrafo nico Quad a demisso tiver sido aplicada com a nota a bem do servio pblico no poder o funcionrio retornar antes de cancelada a nota desabonadora. Art. 204 A pen de cassao de aposentadoria ou disponibilidade ser aplicada ser aplicada seficar aprovado em inqurito administrativo, que o aposentado ou disponivel: I praticou, quando ainda no exerccio do cargo, falta grave suscetvel de determinar demisso; II aceitou, ilegalmente, cargo ou funo pblica, provada a m f ; III perdeu a nacionalidade brasileira. Pargrafo nico Ser igualmente cassada a aposentadoria ou disponibilidade do inativo que no assumir no prazo legal o exerccio do cargo no qual reverter ou for aproveitado. Art. 205 So competentes para aplicao das penas disciplinares: I o prefeito, em qualquer caso e, privativamente, nos casos de demisso, cassao de aposentadoria ou diponibilidade.; II aqueles que atuarem por delegao de poderes. 1 - No caso do inciso II, sempre que a pena decorrer de inqurito administativo, a competncia para decidir e para aplic la do prefeito. 2 - A mesma autoridade que aplicar a penalidade poder torn la sem efeito. Art. 206 Prescrever:

I em 2 ( dois ) anos, a falta sujeita penas de advertncia, repreenso, multa ou suspenso; II em 5 ( cinco ) anos, a falta sujeita: a) pena de demisso ou destituio de funo, e; b) cassao da aposentadoria ou disponibilidade.

1 - A falta tambm prevista como crime na lei penal prescrever, juntamente com este. 2 - O curso da prescrio comea a fluir na data do evento punvel disciplinarmente e se interrompe com a abertura de inqurito administrativo.

CAPTULO

DA ACUMULAO Art. 207 vedada a acumulao remunerada de cargos e funes pblicas, exceto: I a de juiz com um cargo de professor; II a de dois cargos de professor; III a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; IV a de dois cargos privativos de mdico. Art. 208 A acumulao, em qualquer hiptese, s ser permitida quando houver correlao de matrias e compatibilidade de horrios. Art. 209 A proibio de acumular se estende a cargos ou funes de qualquer modalide ou emprego no Poder Pblico Federal, Estadual ou Municipal, na administrao centralizada ou autarquia, inclusive em sociedade de economia mista, empresas pblicas ou fundaes instituidas pelo Poder Pblico. Art. 210 A supresso do pagamento relativo a um dos cargos ou empregos referidos no artigo anterior no descaracteriza a acumulao proibida. Art, 211 O funcionrio no poder exercer mais de uma funo gratificada, nem participar de mais de um rgo de deliberao coletiva. Art. 212 Os aposentados ficam excludos da proibio de acumular proventos, quanto ao exerccio de mandato eletivo, cargo em camisso, ou quanto a contrato para prestao de servio tcnicos ou especializados. Pargrafo nico O disposto neste artigo, quanto ao exerccio do cargo em comisso ou em funo gratificada, no se aplica ao aposentado compulsoriamente ou por invalidez se no cassadas as causas determinadas de sua aposentadoria.

Art. 213 No se compreende na proibio de acumular nem esta suleita a qualquer limite a percepo: I conjunta de penses civis ou militares; II de penses com vencimentos, remunerao ou salrios; III de penses com provento de disponibilidade ou de aposentadoria; IV de proventos resultantes de cargo legalmente acumulveis; V de proventos com vencimentos nos csos de acumulao legal. Art. 214 Considera se cargo tcnico ou cientfico aquele cujo o exerccio seja exigido habilitao em curso legalmente classificado como tcnico, de 2 grau ou de nvel superior de ensino superior de ensino.

Art. 215 O cargo de professor o que tem como atribuio principal permanenente lecionar em qualquer grau ou ramo de ensino legalmente previsto. Pargrafo nico Inclui se, tambm, para efeito de acumulao o cargo de direo privativo de professor. Art. 216 Verificada em processo administrativo, acumulao proibida e provada a boa f, o funcionro optar por um dos cargos, sem obrigao de restituir. Pargrafo nico Provada a m f, alm de perder ambos os cargos, o funcionrio restituir o que tiver percebido indevidamente pelo exerccio do cargo que gerou a acumulao.

TTULO CAPTULO

IX I

DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR DISPOSIES GERAIS

Art. 217 O servidor que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigado a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou Processo Administrativo Disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.

Art. 218 As denncias sobre irregularidade sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o indereo do denuciante e sejam formulado por escrito, confirmada a autenticidade. Pargrafo nico Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcio penal, a denncia ser arquivada, por falta de objeto. Art. 219 Da sindicncia poder resultar: I arquivamento do processo; II aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de 30 ( trinta ) dias; III instaurao de processo disciplinar. Pargrafo nico O prazo para a concluso da sindicncia no exceder 30 ( trinta ) dias, podendo ser prorrogao por igual perodo, a critrio da autoridade superior. Art. 220 Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 ( trinta ) dias, de demisso, de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar. CAPTULO II

DO AFASTAMENTO PREVENTIVO

Art. 221 Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da iregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 ( sessenta ) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo. CAPTULO III

DO PROCESSO DISCIPLINAR Art. 222 O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. Art 223 O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de 3 ( trs ) servidores estveis designados pela autoridade competente, que indicar , dentre eles, o seu presidente. 1 - A comisso ter o Secretrio servidor desgnado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros. 2 - No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjugue, companheiro ou parente do acusado, consaguineo ou afim, em linha reta ou colateral, at o 3 grau.

Art. 224 A comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao. Pargrafo nico As reunies e as audincias das comisses tero carter reservado.

Art. 225 O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa e relatrio; III julgamento. Art. 226 O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder 60 ( sessenta ) dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitidaa sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem. 1 - Sempre que necessrio, a comisso dedicar tempo integral a seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, at a entrega do relatrio final. 2 - As reunies da comisso sero registradas em atas que devero detalhar as deliberaes adotadas.

Seo

DO INQURITO Art. 227 O inqurito administrativo obedecer ao princpio do contraditrio, assegurado ao acusado ampla defesa, com utilizao dos meios de recurso admitidos em direito. Art. 228 Os autos da sindicncia integraro o processo disciplinar, como pea informativa da instruo. Pargrafo nico Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos do Ministrio pblico, independente da imedita instaurao do Processo disciplinar. Art. 229 Na fase do inqurito, a comisso promover a tomada de depoimentos, acareaes,investigaes e deligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, recorrendo, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos.

Art. 230 assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contra provas e formular quisitos, quando se tratar de prova pericial. 1 - O presidente de comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2 - Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial de perito.

Art. 231 As testemunhas sero intimadas a depor mediante mandato expedido pelo presidente da comisso, devendo a Segunda via, com o ciente do interessado, Ser anexada aos atuos. Pargrafo nico Se a testemunha for servidor pblico, a expedio do mandato ser imediatamente comunicada ao chefe da repartio onde serve, com a indicao do dia e hora marcados para inquirio. Art. 232 O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz lo por escrito. 1 - As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 - Na hiptese de depoimentos contraditrios ou que se infirmem, proceder se acareao entre os depoentes. Art. 233 Concluda a inquirio das testemunhas, a comisso promover o interrogatrio do acusado, observados os procedimentos previstos nos artigos 231 e 232. 1 - No caso de mais de um acusado, cada um deles ser ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declaraes sobre os fatos ou crcunstncias, ser promovida a acareao entre eles.

2 - O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, bem como inquirio das testemunhas, sendo lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando se lhe , porm , reinquiri las, por intermdio dopresidente da comisso. Art. 234 Quandohouver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exames por junta mdica oficial, da qual participe pelos menos um mdico psiquiatra. Pragrafo nico O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 235 Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a indicao do servidor , com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas. 1 - O indiciado ser citado por mandado do expedido pelo Presidente da Comisso para apresentar defesa escrita , no prazo, de 10 ( dez ) dias, assegurando se lhe vista do processo na repartio , bem como, certido de inteiro teor. 2 - Havendo dois ou mais indicados , o prazo ser comum e de 20 ( vinte ) dias. 3 - O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. 4 - No caso de recurso do indicado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se da data declarada, em termo prprio, pelo membro da comisso que fez a citao, com a assinatura de 2 ( duas ) testemunhas. Art. 236 O indiciado que mudar de residncia fica o brigado a comunicar comisso , olugar onde poder ser encontrado.

Art. 237- Achando se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado no Dirio Oficial do estado e/ou em jornal de grande circulao na localidade do ltimo domiclio conhecido, para apresentar defesa. Pargrafo nico Na hiptese deste artigo, o prazo para a defesa ser de 15 (quinze ) dias a partir da ltima publicao do edital. Art. 238 Considera se revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal. 1 - A revelia ser declarada, por termo, nos autos do processo e devolver o prazo para a defesa. 2 - Para defender o indiciado revel, a autoridade instauradora do processo designar um servidor como defensor dativo, ocupante de cargo de nvel igual ou superior ao do indiciado. Art. 239 Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, onde ressumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. - 1 - o relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servirdor. - 2 - Reconhecida a resposbilidade do servirdor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circuntncias agravantes ou atenuantes. Art. 240 O processo disciplinar, com relatrio da comisso , ser remetido autoridade que determinou a sua instaurao , para julgamento. SEO II DO JULGAMENTO

Art. 241 No prazo de 20 ( vinte ) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso. 1 - Se a penalidade a ser aplicada exceder a alada da autoridade instauradora do processo, este ser encaminhado autoridade competente, que decidir em igual prazo. 2 - Havendo mais de um indicado e diversidade de sanes, o julgamento caber autoridade competente para a imposio da pena mais grave. 3 - Se a penalidade prevista for a demisso ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade, o julgamento caber autoridade de que trata o inciso I do art. 205. Art. 242 O julgamento acatar o relatrio da comisso , salvo quando contrrio s provas dos autos. Pargrafo nico - Quad o relatrio da Comisso , contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand la ou isentar o servisdor da responsabilidade. Art. 243 Verificada a existncia de vcio insanvel, a autoridade julgadora declarar a nulidade total ou parcial do processo e ordenar a constituio de outra comisso, para instaurao de novo processo. 1 - O julgamento fora do prazo legal no implica nulidade do processo. 2 - A autoridade julgadora que der causa prescrio , a autoridade de que se trata o artigo 206 , ser responsabilizada na forma do captulo IV do ttulo VIII. Art. 244 Extinta a punibilidade pela prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servirdor.

Art. 245 Quad a infrao estiver capitulada como crime, o processo disciplinar ser remetido ao Ministrio Pblico para instaurao da ao penal, ficando transladado na repartio. Art. 246 O servirdor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntriamente, aps a concluso do processo e o cuprimento da penalidade , acaso aplicada. Pargrafo nico Ocorrida a exonerao de que trata inciso I do art. 98, o ato ser convertido em demisso , se for o caso. Art. 247 Sero assegurados transportes e dirias: I - ao servirdor convocado para prestar depoimanto fora da sede de sua repartio, na condio de testemunha, denunciado ou indicado; II - aos menbros da comisso e ao Secretrio , quando obrigados a se deslocarem da sede dos trabalhos para a realizao de misso essencial ao esclarecimento dos fatos. SEO III DA REVISO DO PROCESSO Art. 248 - . O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer

tempo, a pedido ou de ofcio, quando se auduzirem fatos novos ou circunstanciasis suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. 1 - Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, qualquer pessoa da famlia poder requerer a reviso do processo. 2 - No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo respectivo curador. Art. 249 No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente.

Art. 250 A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos, ainda apreciados no processo originrio. Art. 251 O requerimento da revisso do processo ser dirigido ao ministrio do Estado ou autoridade equivqlente, que, se autorizar a reviso, encaminhar o pedido ao dirigente do rgo ou entidade onde se originou o processo disciplinar. Pargrafo nico Deferida a posio , a autoridade competente providenciar a constituio de comisso, na forma do artigo 223. Art. 252 A reviso correr em apenso ao processo originrio. Pargrafo nico Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. Art. 253 - comisso revisora ter 60 ( sessenta ) dias para concluso dos trabalhos. Art. 254 Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos prprios da comisso do processo disciplinar. Art. 255 O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 205. Pargrafo nico O prazo para julgamento ser de 20 ( vinte ) dias , contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias. Art. 256 Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada , restabelecendo se todos os direitos do sservidor , exceto em relao destituio de cargo em comisso , que ser convertida em exonerao.

Pargrafo nico Da reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade. TITULO X DA SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 257 O municipio fica autorizado a criar o INSTITUTO DE PREVIDNCIA MUNICIPAL,com plano de Seguridade Social para o servidor e sua famlia. Art. 258 O plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que esto sujeitos o servidor e sua famlia , e compreende um conjunto de benefcios e aes que atendam as seguintes finalidades: I garantir meios de subsistncia nos eventos de doenas, invalidez, velhice, acidente em servio, inatividade, falecimento e recluso;

II proteo maternidade, adoo e a paternidade; III assistncia sade. Pargrafo nico Os beneficios sero concedidos nos termos e condies definidos em regulamento observadas as disposies desta Lei. Art. 259 Os benefcios do Plano de Seguridade Social do servidor compreedem: I Quanto ao servidor; a) aposentadoria; b) auxlio - natalidade;

c) - salrio famlia; d) - licena para tratamento de sade; e) - licena gestao , adotante e a licena paternidade; f) licena por acidente de servio; g) assistncia sade; h) garantia de condies individuais e ambientais de trabalho satisfatrias. II Quanto ao dependente: a) - penso vitalcia e temporria; b) auxlio funeral; c) auxlio recluso; d) assitncia sade;

1 - As aposentadorias e penses sero concedidas e mantidas pelos rgos ou entidades aos quais se encontram vinculados os servidores, observado o disposto nos artigos 263 e 295. 2 - O recebimento indevido de benefcios havidos por fraude, dolo ou m f, implicar devoluo ao errio do total auferido, devidamente corrigido, sem prejuzo da ao penal cabvel. CAPTULO Seo I II

DOS BENEFCIOS DA APOSENTADORIA Art. 260 O servidor ser aposentado: I por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;

II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III voluntariamente: a) aos 35 ( trinta e cinco ) anos de servio, se homem, e aos 30 ( trinta ) se mulher, com proventos integrais; b) aos 30 ( trinta ) anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e 25 ( vinte e cinco ) se professora, com proventos integrais; c) aos 30 ( trinta ) anos de servio, se homem, e aos 25 ( vinte e cinco ) se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo; d) aos 65 ( sessenta e cinco ) anos de idade, se homem, e aos 60 ( sessenta ) se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1 - Considera se doenas graves, contagiosas ou incurveis, a que se refere o inciso I deste artigo, tuberculose ativa, alienao mental, esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no servo pblico, hansenase, cardiopatia grave, doena de Parknson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanado do mal de paget especializada. 2 - nos casos de exerccio de atividade insalubre ou perigosas, bem como nas hipteses previstas no artigo 260 a aposentadoria de que trata o inciso III, a e c, observar o disposto em lei especficada. Art. 261 A aposentadoria compulsria ser automtica, e declarada por ato, com vigncia apartir do dia imediato aquele em que o servidor atingir a idade limite de permanncia no servio ati vo. Art. 262 A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data de publicao do respectivo ato. ( ostete deformante ), Sndrome de Imunodeficincia Adquirida ( AIDS ), e outras que a lei indicar, com base na medicina

1 - A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sade, por perodo no excedente a 24 ( vinte e quatro ) meses. 2 - Expirado o perodo de licena e no estando em condies de reassumir o cargo ou de ser readaptado, o servidor ser aposentado.

3 - O lapso de etempo compreendido entre o trmino da licena ea publicao do ato da aposentadoria ser considerado como a prorrogao da licena. Art. 263 O provento da aposentadoria ser calculado com observncia do disposto no 3 do art. 137, e revisto na mesma data e proporo, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade. Pargrafo nico So estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividades, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. Art. 264 O servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de servio, se acometido de qualquer das molstias especificadas no art. 250 , 1 , passar a perceber provento integral. Art. 265 Quad proporcional ao tempo de servio , o provento no ser inferior a 1/3 ( um tero ) da remunerao da atividade. Art. 266 Ao servidor aposentado ser paga a gratificao natalina, at o dia vinte do ms de dezembro, em valor equivalente ao respctivo provento, deduzido o adiantamento recebido. Seo II

DO AUXLIO NATALIDE

Art. 267 O auxlio natalidade devido a ser vidora por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do servio pblico, inclusive no quase de natimorto. 1 - Na hiptese de parto mltiplo , o valor ser acrescido de 50% ( cinquenta por cento ) , por nascituro. 2 - O auxlio ser pago ao cnjuge ou companheiro servidor pblico, quando a parturiente no for servidora. Seo III DO SALRIO DE FAMLIA Art. 268 O salrio famlia devido ao servidor ativo ou ao inativo , por dependente econmico. Pargrafo nico Consideram se dependentes econmicos para efeito de percepo do salrio famlia: I o cjuge ou companheiro e os filhos, inclusive os enteados at 21 ( vinte e um ) anos de idade ou , se estudante, at 24 ( vinte quatro ) anos ou, se invlido de qualquer idade; II o menor de 21 ( vinte e um ) anos que , mediante a autorizao judicial , viver na companhia e s expensas do servidor , ou do inativo. III a me e o pai sem economia prpria . Art. 269 No se configura a dependncia econmica quando o beneficirio do salrio famlia perceber rendimento do trabalho ou de qualquer outra fonte, inclusive penso ou provento da aposentadoria, em valor igual ou superior ao salrio mnimo. Art. 270 Quando pai e me forem servidores pblicos e viverem em comum , o salrio famlia ser pago a 1 ( um ) deles , quando separados , ser pago a um e outro, de acordo com a distribuio dos dependentes .

Pargrafo nico Ao pai e a me equiparam se o padastro, a madrasta e , na falta destes , os representantes legais dos incapazes. Art. 271 O salrio famlia no est sujeito a qualquer tributo, nem servir de base para qualquer contribuio,inclusive para a previdncia social. Art. 272 O afastamento do cargo efetivo sem remunerao, no acarreta a suspenso do pagamento do salrio famlia. Seo IV DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE Art. 273 Ser concedida ao servidor licena para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica, sem prejuzo, da remunerao a que fizer js. Art. 274 Para licena at 30 ( trinta ) dias, a inspeo ser feita por mdico do setor de assistncia do rgo de pessoal e, se por prazo superior, por junta mdica oficial. 1 - Sempre que necessrio a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. 2 - Inexistindo mdico do rgo ou entidade no local onde se encontra o servidor, ser aceito atestado passado por mdico particular. 3 - No caso do pargrafo anterior, o atestado s produzir efeitos depois de homologado pelo setor mdico do respectivo rgo ou entidade. Art. 275 Findo o prazo da licena o servidor ser submetido a nova inspeo mdica, que concluir pela volta ao servio , pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria.

Art. 276 O atestado e o laudo da junta mdica no se referiro ao nome ou natureza da doena, salvo quando se tratar de leses produzidas por acidente em servio, doena profissional ou qualquer das doenas especificadas no artigo 260 , 1 . Art. 277 O servidor que apresentar indcios de leses orgnicas ou funcionais ser submetido a inspeo mdica. Seo V DA LICENA GESTANTE , ADOTANTE E DA LICENA PATERNIDADE. Art. 278 Ser concedida licena servidora gestante por 120 ( cento e vinte ) dias consecutivos , sem prejuzo da remunerao. 1 - A licena poder Ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao , saldo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto . 3 - No caso de natimorto, decorridos 30 ( trinta ) dias do evento , a servidora ser submetida a exame mdico, e se julgada apta, reassumir o exerccio. 4 - No caso de aborto, atestado por mdico oficial , a servidora ter direito a 30 ( trinta ) dias de repouso remunerado. Art. 279 Pelo nascimento ou adoo de filhos , o servidor ter direito licena paternidade de cinco dias consecutivos. Art. 280 Para amamentar o prprio filho , at a idade de seis meses , a servidora lactente ter direito , durante a jornada de trabalho , a 1 ( uma ) hora de descanso, que poder ser parcelada em 2 ( dois ) perodos de meia hora .

Art. 281 - servidora que adota ou obtiver a guarda judicial de criana at 1 ( um ) ano de idade, sero concedidos 90 ( noventa ) dias de licena remunerada. Pargrafo nico No caso de adoo ou guarda judicial de criana com mais de 1 ( um ) ano de idade, o prazo de que trata este artigo ser de 30 ( trinta ) dias. Seo VI DA LICENA POR ACIDENTE EM SERVIO Art. 282 Ser licenciado, com remunerao integral , o servidor acidentado em servio. Art. 283 Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor , que se relacione , mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exerccio. Pargrafo nico Equipara se ao acidente em servio o dano: I decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; II sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice versa. Art. 284 O servidor acidentado em servio que necessita de tratamento especializado poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos. Pargrafo nico O tratamento recomendado por junta mdica oficial constitui medida de exceo somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos adequados em instituio pblica. Art. 285 A prova do acidente ser feita no prazo de 10 ( dez ) dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem. Seo VII

DA PENSO Art. 286 Por morte do servidor, os dependentes fazem jus e uma penso mensal de valor correspondente ao da respectiva remunuerao ou provento, a partir da data do bito, observado o limite estabelecido no artigo 138. Art. 287 As penses distinguen se quanto natureza, em vitalcias e temporrias. 1 - A penso vitalcia composta de cota ou cotas permanentes, que somente se estinguem ou revertem com a morte de seus beneficirio. 2 - A penso temporria composta de cota ou cotas que podem se extinguir ou reverter por motivo de morte, cessao de invalidez ou maioridade do beneficirio. Art. 288 So beneficirios das penses: I vitalcia; a) o cnjugue; b) a pessoa separada judicialmente ou divorciada, com percepo de penso alimentcia, guardando a mesma proporo; c) o companheiro ou companheira desgnado que comprove unio estvel como entidade familiar; d) a me e o pai que comprove dependncia econmica do servidor; e) a pessoa desgnada, maior de 60 ( sessenta ) anos e a pessoa portadora de deficincia, que vivam sobre a dependncia econmica do servidor II temporria: a) os filhos, os enteados, at 21 ( vinte e um ) anos de idade, ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; b) o menor sob a guarda ou tutela at 21 ( vinte e um ) anos de idade; c) o irmo rfo, at 21 ( vinte e um ) anos e o invlido, enquanto durar a invalidez, que comprovem dependncia econmica do servidor;

d) a pessoa desgnada que viva na dependncia econmica do servidor, at 21 ( vinte e um ) anos, ou se invlida, enquanto durar a invalidez; 1 - A concesso de penso vitalcia aos beneficirios de que tratam as alneas a e c, no inciso I deste artigo exclui desse direito os demais beneficirios referidos nas alneas c e d. Art. 289 A penso ser concedida integralmente ao titular da penso vitalcia, exceto se existirem beneficirios da penso temporaria. 1 - Ocorrendo habilitao de vrios titulares penso vitalcia, o seu valor ser distribuidos em partes iguais entre os beneficirios habilitados. 2 - Ocorrendo habilitao s penses vitalcia e temporria, metade do valor caber ao titular ou titulares da penso vitalcia, sendo a outra metade rateada em partes iguais, entre os titulares da peno temporria. 3 - Ocorrendo habilitao somente penso temporria, o valor integral da penso ser rateado em partes iguais, entre os que habilitarem. Art. 290 A penso poder ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo to somente as prestaes exigveis h mais de 5 ( cinco ) anos. Pargrafo nico Concedida a penso, qualquer prova posterior ou habilitao tardia que implique excluso de beneficirio ou reduo de penso s produzir efeitos a partir da data em que foi oferecida. Art. 291 No faz jus penso o beneficirio condenado pela prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do servidor.

Art. 292 Ser concedida penso provisria por morte presumida do servidor, nos seguintes casos:

I - declarao de ausncia, pela autoridade judiciria competente; II desaparecimento em desabamento, inundao, incndio ou acidente no caracterizado como em servio; III desaparecimento no desempenho das atribuies do cargo ou em misso de segurana. Pargrafo nico A penso provisria ser transformada em vitalcia ou temporria, conforme o caso, decorridos 5 ( cinco ) anos de sua vigncia, ressalvado o eventual reaparecimento do servidor, hiptese em que o benefcio ser automaticamente cancelado. Art. 293 Acarreta perda de qualidadede beneficirio: I o seu falecimento; II a anulao do casamento, quando deciso ocorrer aps a concesso da penso cnjugue; III a cessao de invalidez, em se tratando de beneficirio invlido; IV a maioridade de filho, irmo rfo ou pessoa desgnada, aos 21 ( vinte e um ) anos de idade; V a acumulao de penso na forma do artigo; VI a renncia expressa. Art. 294 Por morte ou perda da qualidade de benefirio, a respectiva cota reverter: I da penso vitalcia Para os remanescentes desta penso ou para os titulares da penso temporria, se no houver pensionista remanescente da penso vitalcia; II da penso temporria para os cobeneficirios ou, na falta destes, para o beneficirio da penso vitalcia. Art. 295 As penses sero automaticamente atualizadas na mesma data e na mesma proporo dos reajustes dos vencimentos dos servidores, aplicando-se o disposto no pargrafo nico do artigo 263.

Art. 296 Ressalvado o direito de opo, vedada a percepo cumulativa de mais de 02 (duas) penses. Seo VIII DO AUXILIO-FUNERAL Art. 297 O auxlio-funeral devido familia do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um ms da remunerao ou provento. 1 - No caso de acumulao legal de cargos, o auxlio ser pago em razo do cargo de maior remunerao. 2 - O auxilio ser pago no prazo de 48 (quarenta e oito)horas, por meio de procedimento sumarssimo, pessoa da familia que houver custeado o funeral. Art. 298 Se o funeral for custeado por terceiro, este ser indenizado, observado o disposto no artigo anterior. Art. 299 Em caso de falecimento de servidor em servio fora do local do trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correro conta de recursos do Municpio. Seo IX DO AUXILIO-RECLUSO Art. 300 familia do servidor ativo devido o auxlio-recluso, nos seguintes valores: I - dois teros da remunerao, quando afastado por motivo de priso em flagrante ou preventiva, determinada pela autoridade competente, enquanto perdurar a priso; II - metade da remunerao, durante o afastamento em virtude de condenao por sentena definitiva, a pena que no determine a perda de cargo.

1 - Nos casos previstos no inciso I deste artigo, o servidor ter direito a integralizao da remunerao desde que abssolvido. 2 - O pagamento do auxlio recluso cessar a partir do dia imediato quele em queo servidor for posto em liberdade, ainda que condicional. CAPTULO III DA ASSISTNCIA SOCIAL Art. 301 A assistncia a sade do servidor, ativo ou inativo, e de sua famlia, compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica, psicolgica e farmacutica e ser disciplinado pelo rgo de previdncia do Municpio.

CAPTULO IV DO CUSTEIO Art. 302 O plano de seguridade Social servidor ser custeado com o produto da arrecadao de contribuies sociais obrigatrias dos servidores dos 02 ( dois ) Poderes do Municpio, Fundaes e Autarquias. Pargrafo nico A contribuio do servidor, diferenciada em funo da remunerao mensal, bem como dos rgos e entidades, ser fixada em lei. TTULO XI CAPTULO NICO DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO Art. 303 Para atender as necessidades temporrias de excepcional interesse pblico, podero ser efetuadas contrataes de pessoal por tempo determinado, mediante contratos de locao de servios. Art. 304 Consideram se como de necessidade temporria de excepcional interesse pblico , as contrataes que visem a :

I - combater surtos epidmicos; II - fazer recenseamento ; III - atender a situaes de calamidade pblica; IV - substitutir professor ou admitir professor visitante , inclusive estrangeiro; V - permitir a execuo do servio por profissionl de notria especializao , inclusive estrageiro , nas reas de pesquisa cientfica e tecnologica; VI - atender a outras situaes de urgencia que vierem a ser definidas em lei. 1 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao especfica e obedecero aos seguintes prazos: I - nas hipteses dos incisos I, III e VI , seis meses; II - na hiptese do inciso II , doze meses; III - nas hipteses dos incisos IV e V , at quarenta e oito meses. 2 - Os prazos de que trata o pargrafo anterior , so improrrogveis. 3 - O recrutamento ser feito mediante processo seletivo simplificado , sujeito a ampla divulgao em jornal de grande circulao , exceto nas hipteses dos incisos III e VI. Art . 305 - vedado o desvio de funo de pessoa contratada na forma dste Ttuto , bem como sua recontratao, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante. Art. 306 Nas contrataes por tempo determinado, sero observados os padres de vencimentos dos planos de carreira do rgo ou entidade contratante, exceto na hiptese do inciso V , do artigo 304 , quando sero observados os valores do mercado de trabalho. TTULO XII CAPTULO NICO

DAS DISPOSIES GERAIS. Art. 307 O dia do Servidor Pblico ser comemorado a 28 ( vinte e oito ) de outubro. Art. 308 Podero ser institudos no mbito do Poder Executivo e Legislativo , os seguintes incentivos funcionais, alm daqueles j previstos no respectivo plano de carreira: I - prmio pela apresentao de idias , inventos ou trabalhos que favoream o aumento de produtividade e a reduo dos custos operacionais; II - concesso de medalhas , diplomas de honra ao mrito , condecorao e elogios. Art. 309 Os prazos previstos nesta Lei , sero contados em dias corridos , excluindo se do comeo e incluindo se o do vencimento , ficando prorrogado, para o primeiro dia til seguinte , o prazo vencido em dia em que no haja expediente. Art. 310 Por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, o Servidor no poder ser privado de quaisquer dos seus direitos , sofrer discriminao em sua vida funcional , nem eximir se dos cuprimentos de seus deveres. Art. 311 Ao Servidor Pblico Civil assegurado, nos termos da Constitutio Federal , o direito livre associao sindical e os seguintes direitos , entre outros , delas decorrentes: a) de ser representado pelo Sindicato , inclusive como substituto procenssual; b) - de inamovibiluidade do dirigente sindical, at um ano aps o final do mandato , exceto se pedido; c) - de descontar em folha , sem nus para a Entidade Sindical a que for filiado , o valor das mensalidades contribuies definidas em Assemblia Geral da categoria. Art. 312 Consideram se da famlia do servidor , alm do cnjuge e filhos , quaisquer pessoas que vivam s suas expensas e constem do seu asentamento individual.

Pargrafo nico Equipara se ao cnjuge , a companheira ou companheiro, que comprove unio estvel como entidade familiar. Art. 313 Para os fins desta lei considera se sede do Municpio onde a repartio estiver instalada e onde o servidor tiver exerccio , em carter permanente. TTULO XIII CAPTULO NICO DAS DISPOSIES TRANSITRIAS E FINAIS Art. 314 - Ficam submetidos ao regime jurdico institudo por esta Lei , na qualidade de Servidores Pblicos Municipais , os Servidores do Executivo , Legislativo , Autarquias e Fundaes Municipis , exceto os contratados por tempo determinado , cujos contratos no podero ser prorrogados aps o vencimento do prazo de prorrogao. 1 - Para os que j tinham 05 ( cinco ) anos da data da promulgao da Constituio Federal , fica assegurado os direitos previstos no artigo 20 , das disposies transitrias , dependendo de aprovao prvia em concurso de provas ou de provas e ttulos. 2 - Os funcinarios celetistas que no tiveram completado 05 ( cinco ) anos na poca da promulgao da Constituio Federal e para investidura em cargo ou emprego pblico , depende de aprovao em concurso de provas. Art. 315 Os empregos ocupados por servidores includos no Regime Jurdico, continuam em suas funes at ser sancionada Lei que disciplinar o plano de cargos de carreira . Art. 316 Os adicionais por tempo de servio. J concedidos aos servidores abrangidos por esta Lei, ficam transformados em anunio.

Art. 317 Para efeito da criao do novo Instituto de Previdncia Municipal haver ajuste de contas com a Previdncia Social correspondente ao perodo de contribuio dos servidores celetistas para quele rgo. Art. 318 - s penses estatutrias concedidas at a vigencia desta Lei passam a ser mantidas pelo novo rgo previdencirio municipal a ser criado.

Art. 319 VETADO. Art. 320 VETADO. Art. 321 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao , revogadas as disposies em contrrio.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAG , EM 23 DE DEZEMBRO DE 1991.

RENATO COZZOLINO SOBRINHO. PREFEITO.

NDICE DA LEI N. 1138/993 Nova redao ao Projeto de Lei n. 46/93, que altera a Lei n. 1054/91, dispe sobre o regime Previdencirio dos Servidores Pblicos do Municpio de Mag e d outras providncias. Art. 257 e seguintes da Lei n . 1054/991, passam a vigorar com a seguinte redao:

- TTULO

DA SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR DISPOSIES GERAIS Art 257 ao Art. 258 DOS BENEFCIOS Art. 259 DOS SEGURADOS Art. 260 ao Art. 261 DOS DEPENDENTES Art. 262 DOS PERODOS DE CARNCIA Art. 263 ao Art. 264 DO SALRIO DE BENEFCIO Art. 265 DA CONTRIBUIO Art. 266 ao Art. 269 DOS BENEFCIOS EM ESPCIE DA APOSENTADORIA Art. 270 ao Art. 276 DO AUXLIO NATALIDADE Art. 277 SALRIO FAMLIA Art. 278 ao Art. 280 DA LECENA PARA TRATAMENTO DE SADE Art. 281 ao Art. 284 DA LICENA GESTANTE, ADOTANTE E DA LICEA PATERNIDADE Art. 285 ao Art. 287 DA LICENA POR ACIDENTE EM SERVIO Art. 288 ao Art.291 DO SEGURO DE VIDA EM GRUPO Art. 292 DA PENSO Art. 293 ao Art. 300 DO AUXLIO FUNERAL Art. 301 ao Art. 302 DO AUXLIO RECLUSO Art. 303 DO PECLIO Art. 304 ao Art. 306 DO SERVIO SOCIAL Art. 307 DA HABILITAO E REABILITAO PROFISSIONAL Art. 308 ao Art. 311 DA PENSO PROPORCIONAL TEMPORRIA Art. 312 ao Art. 316 DO CUSTEIO Art. 317 ao Art. 318 TTULO XI DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO Art. 319 TTULO XII

DAS DISPOSIES GERAIS Art. 320 ao Art. 335

LEI N

1138/993

Nova redao ao Projeto de Lei n 1054/91, dispe sobre o Regime Previdncirio dos servidores Pblicos do Municpio de Mag e d outras providncias. A CMARA MUNICIPAL DE MAG, por seus representantes legais, aprova, e eu, Prefeito do Municpio, sanciono a seguinte Lei: Art. 1 - Os artigos 257 e seguintes da Lei n 1054/991, passam a vigorar com a seguinte redao: TTULO CAPTULO X I

DA SEGURIDADE SOCIAL DO SERVIDOR DISPOSIES GERAIS Art. 257 A previdncia social do servidor Municipal ser responsabilidade da Prefeitura, assegurada, para efeito da aposentadoria, a contagem recproca do tempo de contribuio pblica e na atividade rural e urbana, devendo se proceder compensao financeira, na forma do art. 202, 2 da Constituio Federal. Art. 258 O plano de seguridade tem por fim: I garantir meios de substncia nos eventos doenas, invalidez, velhice, acidentes em servio, inatividade, recluso e falecimento; II proteo a maternidade, `a adoo, e a paternidade; III assistncia complementar sade. DOS BENEFCIOS Art. 259 Os benefcios do plano de seguridade compreendem: I Quanto ao sevidor; a) aposentadoria por invalidez, por idade, por tempode servio; b) auxlio natalidade; c) salrio famlia;

d) licea para tratamento de sade; e) licea gestante, adotante, e licea paternidade; f) licea por acidente em servio; g) seguro de vida em grupo; II Quad aos dependentes: a) penso por morte de segurado; b) auxlio funeral; c) auxlio recluso; III Quanto ao segurado e dependentes: a) peclio; b) servio social; c) reabilitao profissional; d) assistncia sade. Pargrafo nico Quem ingressa no servio pblico aps completar 60 ( sessenta ) anos de idade, no faz jus a outros benefcios seno o peclio, ao salrio famlia e ao seguro de vida em grupo, assegurado a seus dependentes o auxlio funeral. DOS SEGURADOS Art. 260 So segurados facultativos da Previdncia Municipal: a) o Prefeito Municipal; b) o Vice Prefeito; c) os Vereadores; d) os ocupantes de cargo em comisso e do Executivo, Legislativo e Fundacional; e) aquele que apesar de exonerao, demisso ou trmino do mandato, desejem manter a condio de segurado, na categoria de contribuintes em dobro desde que o requeira nos prazos previstos no 5 deste artigo. 1 - Os que tiveram exercido remuneradamente a vereana no Municipio, a qualquer tempo, podero recolher retroativamente contribuies referentes aos

respectivos perodos de efetivo exerccio, razo de tantas vezes o valor da ltima contribuio mensal quantos tenham sido os meses daquele perodos. 2 - O tempo de exerccio gratuito de mandato eletivo de Vereador, no Municipio de Mag, por fora de atos institucionais ser computado para efeito de aposentadoria, independentemente de contribuio como tambm o perodo de servio militar obrigatrio. ( art. 8, 4 das DCT da CF ) 3 - O Vereador que estiver em exerccio e no contribuir no presente mandato, no poder pagar retroativo no mandato seguinte. 4 - O segurado poder pagar as contribuies referentes ao perodo em que exerceu remuneradamente o mandato do Vereador em tantas parcelas mensais quantos tenham sido os meses daquele exerccio. 5 - O valor de qualquer parcela refente a perodo anterior ao ms do pagamento idntico ao da maior contribuio recolhida nos doze ltimos meses. 6 - Mantm a qualidade de segurado, independente de contribuies: I sem limite de prazo, quem est em gozo de benefcio; II - at 12 ( doze ) meses aps cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividades remuneradas, ou que estiver suspenso ou licenciado sem remunerao; III at 30 ( trinta ) dias aps o livramento, o segurado retirado ou recluso; IV at 30 ( trinta ) dias aps licenciamento o segurado incorporado s foras armadas para apresentao de servio militar obrigatrio; V at 06 ( seis ) meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo. Art. 261 So segurados obrigatrios todos os demais servidores da administrao direta ou indireta, inclusive fundacional. DOS DEPENDENTES Art. 262 So beneficirios da previdncia municipal na qualidade de dependentes do segurado :

I o cnjugue, a companheira, o companheiro e o filho de qualquer condio, menor de 21 ( vinte e um ) anos ou invlido; II os pais; III o irmo, de qualquer condio, menor de 21 ( vinte e um ) anos ou invlido; IV a pessoa desgnada, menor de 21 (vinte e um ) anos ou maior de 60 ( sessenta ) anos ou invlida. 1 - A existncia de dependentes de qualquer das classes seguintes. 2 - Equiparam se a filho, na condies do inciso I, mediante declarao do segurado: o enteado, o menor que, por determinao judicial, esteja sob a sua guarda e o menor que esteja sob tutela e no possua condies suficientes para prprio sustento e educao. 3 - Considera se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantm unio estval com o segurado ou com a segurada, de acordo com o 3 do art. 226, da Constituio Federal. 4 - A dependncia econmica das pessoas indicadas no inciso I presumida e das demais deve ser comprovada. DOS PERODOS DE CARNCIA Art. 263 Perodo de carncia o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de sua competncias. Art. 264 A concesso de aposentadoria por idade, por tempo de servio, e especial, depende de carncia de 180 ( cento e oitenta ) contribuies mensais, ressalvando o disposto no art. 142 da Lei Federal, n 8213 de 24/07/991 1 - O segurado includo no presente regime previdencirio, far js ao estipulado no art. 202 e seus da Constituio Federal. 2 - Os ocupantes de cargos comissionados, so contribuintes facultativos e s gozaro dos benefcios de acordo com o art. 264 no podendo pagar retroatividade, conforme o disposto no 1 do art. 260.

DO SALRIO DE BENEFCIO Art. 265 O salrio de benefcio ser calculado de acordo com as regras dos Planos de Benefcios da Previdncia Social, institudos pela Lei Federal 8213 de 24/06/81, no que for aplicvel. DA CONTRIBUIO Art. 266 A contribuio mensal obrigatria ser de 8%, descontada em folha de pagamento sobre o total da remunerao recebida pelo segurado , inclusive gratificaes, exceto apenas o valor do salrio famlia, ressalvado o disposto no art. 313 desta Lei. Art. 267 Os servidores que no receberem em folha, por motivo de suspenso, de licena sem vencimento ou por qualquer outro motivo, devero recolher at o dcimo dia subsequente ao ms de competncia o valor da contribuio devida, sob pena de suspenso do direito a qualquer benefcio at que seja quitado o dbito. Pargrafo nico Se o funcionrio afastado sem remunerao voltar a figurar na folha de pagamento, em atraso ser descontado em folha, em tantas parcelas mensais e sucessivas quantas sejam os meses em atraso, s restabelecendo seu direito a benefcios aps quitado a ltima dessas parcelas. Art. 268 Em nenhuma hiptese sero restitudas as contribuies pagas com base no disposto nesta Lei, exceto os casos previstos nos arts. 305, 306 e 307 que faltam do pagamento do peclio. Art. 269 Os pedidos de aposentadoria ou exinerao bem como os de licena ou afastamento sem remunerao sero obrigatoriamente instrudos com informao do setor competente sobre a regularidade ou no das contribuies devidas.

DOS BENEFCIOS EM ESPCIE DA APOSENTADORIA Art. 270 O servidor ser aposentado:

I por invalidez permanente, com proventos proporcionais ou, quando esta for decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel especificada em Lei, com proventos integrais, mesmo que o servidor no tenha completado o perodo de carncia. II compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; III voluntariamente; a) comproventos integrais, se homem aos 35 ( trinta e cinco ) anos de servio, e se mulher, aos 30 ( trinta ) anos de servio; b) com proventos integrais aos 30 ( trinta ) anos de efetivo exerccio em funo de magistrio, se homem ou 25 ( vinte e cinco ) anos se mulher; c) com proventos proporcionais ao tempo de servio, se homem, e 25 ( vinte e cinco ) anos de servio, se mulher, e aos sessenta anos de idade. 1 - Considera se doenas graves, contagiosas ao incurveis a que se refere ao inciso I deste artigo. 1- tuberculose ativa, alienao mental esclerose mltipla, neoplasia maligna, cegueira, se posteriores ao ingresso ao servio pblico; 2- hansenase, cardiopatia grave, doena de Parkinson, paralisia irreversvel e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estados avanados do mal de Paget ( ostete deformante ) , Sndrome da Imunodeficincia Adquirida ( AIDS ) e outras que a Lei indicar com base na medicina especializada.

2 - Nos casos de exerccio de atividades consideradas insalubres ou perigosas, ocorrendo as hipteses prevista no inciso III, a e cobservar se o disposto na Legislao especfica. Art. 271 A aposentadoria compulsria ser automtica e declarada por ato, comvigncia a partir do dia imediato aquele em que o servidor atingir a idade limite de permanncia no servio ativo e as demais vigorao a partir da data de publicao do respectivo ato. 1 - A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sadepor perodo no excedente a 24 ( vinte e quatro ) meses contnuos.

2 - Expirado o perodo de licena eno estando em condies de reassumir o cargo ou de ser readaptado, servidor ser aposentado. 3 - O lapso de tempo compreendido entre o trmino da licena e a publicao do ato de aposentadoria ser considerado como a prorrogao da licena. Art. 272 O provento de aposentadoria ser calculado com observncia do disposto no 3 do art. 137 desta Lei e revisto na mesma data e proporo sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade. Pargrafo nico So extendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriorermente concedidos aos servidores em atividades, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria . Art. 273 O servidor aposentado com proventos proporcionais ao tempo de servio, se acometido de qualquer das molstias especificadas no art. 268, 1, passar a perceber proventos integrais a partir da data de apresentao do laudo mdico comprobatrio. Art. 274 Quando proporcional ao tempo de servio, o provento no ser inferior a 1/3 ( um tero ) da remunerao da atividade, nem a um salrio mnimo. Art. 275 Ao servidor aposentado ser paga a gratificao natalina, da mesma forma e na mesma poca do pagamento aos servidores em atividade e em valor equivaqlente ao respectivo provento. Art. 276 Aplicam se a aposentadoria, no que couber, as normas previstas nos artigos 42 a 48 da Lei Federal 8.213 de 24/07/91. DO AUXLIO NATALIDADE

Art. 227 O auxlio natalidade devido a servidor, por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do servio pblico, inclusive no caso natimorto. 1 - Na hiptese de parto mltiplo, o valor ser acrescido de 50% ( cinquenta por cento ) por nascituro. 2 - O auxlio ser pago ao pai, servidor quando a genitora no for funcionria municipal.

3 - O auxlio natalidade referente a filho nascido de unio de fato somente ser pago se o companheiro ou companheira tiver sido devidamente habilitado no setor competente antes do nascimento do filho. 4 - O segurado que tiver recebido auxlio natalidade no ter direito a outro se no aps nove meses, salvo se comprovado o nascimento prematuro de filho havido com a mesma pessoa. SALRIO FAMLIA Art. 278 O salriio famlia, no valor fixado em Lei federal para os segurados da Previdncia Social, devido ao servidor ativo ou inativo, por dependente econmico, como tal considerados: I o cnjugue, companheiro ou companheira e os filhos ou enteados solteiros e menores de vinte e um anos ou interditados por invalidez, ainda que maiores.II II o menor de vinte anos que , mediante guarda judicial viver realmente em companhia e s expensas do servidor. III me e o pai sem economia prpria e que vivam sob a dependncia econmica do segurado. 1 - No se configura a dependncia econmica quando o beneficirio do salrio famlia perceber rendimento do trabalho ou de qualquer outra fonte , inclusive , penso ou proventos de aposentadoria superior ao valor do salrio famlia. 2 - ao pai ou me equiparam se o padrasto ou madrasta bem como o representante legal dos incapazes. Art. 279 Quando pai e me forem servidores pblicos e viverem em comum, o salrio famlia ser pago a um deles; quando separados, ser pago a um e a outro de acordo com a distribuio de dependentes. Art. 280 O salrio famlia no est sujeito a qualquer tributo, nem servir de base para qualquer contribuio de natureza pecuniria mas s ser devido enquanto o servidor perceber efetivamente, remunerao ou proventos dos cofres Municipais. DA LICENA PARA TRATAMENTO DE SADE

Art. 281- Ser concedida ao servidor licena para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em percia mdica. Art. 282 Para licena at 30 ( trinta ) dias, a inspeo ser feita por mdico do setor de assistncia ao rgo de pessoal, e se por prazo superior, por junta mdica oficial. 1 Sempre que necessrio, a inspeo mdica se far na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. 2- Inexistindo mdico do rgo ou entidade local onde se encontre o servidor, ser aceito atestado passado por mdico particular, com indicao do CID ( Cdigo Internacional de Doenas ). 3 - No caso do pargrafo anterior, o atestado s produzir efeitos depois de homologado pelo setor mdico de respectivo rgo ou entidade. Art. 283 Findo o prazo da licena, o servidor ser submetdo a nova inspeo mdica, que concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria. Art. 284 A administrao poder exigir do servidor que apresenta indcios de leses orgnicas ou funcionais que o mesmo se submeta a inspeo mdica oficial, sob pena de afastamento do servio com suspenso do pagamento. DA LICENA GESTANTE, `A ADOTANTE E DA LICENA PATERNIDADE Art. 285 Ser concedida licena a servidora gestante por 120 ( cento e vinte ) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 1 - A licena poder ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2 - No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto. 3 -No caso de natimorto, decorridos 30 (trinta ) dias do evento, a servidora dever reassumir o exrccio salvo se submetida a exame mdico, a requerimento seu , no for considerada apta. 4 No caso de aborto, atestado por mdico oficial, a servidora ter direito a 30 ( trinta ) dias de repouso remunerado.

Art. 286 Ser de 5 ( cinco ) dias a licena paternidade e a licena adoo, concedida a partir da data do nascimento de filho de servidor. Art. 287 A licena remunerada concedida a servidora que receber judicialmente a guarda ou adoo de criana ser de 90 ( noventa ) dias se o adotando tiver at 1 ( um ) ano de idade e, nas demais hipteses, ser de 30 ( trinta ) dias de licena remunerada. DA LICENA POR ACIDENTE EM SERVIO Art. 288 Ser licenciado, comremunerao integral , o servidor aacidentado em servio. Art. 289 Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido inclusive se: I decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo ; II sofrido no percurso da residncia para o trabalho e vice vers ; Art. 290 Se os servios pblicos de sade do Municpio no estiverem habilitados para atender a servidor acidentado em servio que necessite de tratamento especializado, a critrio de junta mdica oficial, ser ele atendido em instituio privada, conta de recursos pblicos. Art. 291 A prova do acidente ser feita no prazo mximo de 10 ( dez ) dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem. DO SEGURO DE VIDA EM GRUPO Art. 292 A Prefeitura contratar, s suas expensas, co Seguradora idnea de sua escolha, seguro em grupo de vida e acidentes pessoais, que garantam aos dependentes do segurado falecido ou aqueles que sofrerem acidentes pessoais, o pagamento de indenizao no inferior remunerao mensal do cargo comissionado de maior valor. DA PENSO

Art. 293 Por morte do servidor, os seus dependentes fazem jus a uma penso mensal de valor correspondente a 80% da respectiva remunerao ou provento, a partir da databe bito, no podendo a mesma ser inferior a um salrio mnimo mensal. Art. 294 As penses podero ser vitalcias ou temporrias, sendo aquelas compostas de cotas ou cotas permanentes que somente se extinguem ou revertem com a morte de seus benefcirios e estas por cota ou cotas que podem extinguir ou reverter por motivo de morte, ou invalidez ou maioridade do beneficirio. Art. 295 So beneficirios das penses: I vitalcia: a) o cnjugue, bem como desgnados como dependentes o companheiro ou companheira que comprove unio estvel como entidade familiar. b) a pessoa separada judicialmente ou divorciada, com percepo de penso alimentcia em relao ao segurado, guardada a mesma proporo ; c) a me ou pai que comprove dependncia econmica do segurado, se no possuirem rendimentos prprios, de qualquer fonte ou espcie, em valor igual ou superior ao da penso; d) a pessoa desgnada, maior de 60 ( sessenta ) anos e a portadora de deficincia que vivam sob dependncia econmica do servidor. II temporria: a) os filhos ou enteados e as crianas ou adolescentes sob guarda ou tutela, enquanto menores de 21 anos de idade, ou, se maiores e invlidos, enquanto durar a invalidez; b) - o irmo ou irm rfos, at 21 anos de idade e o invlido, enquanto durar a invalidez, desde que comprovem dependncia econmica do servidor; c) a pessoa desgnada que viva na dependncia econmica do servidor at 21 ( vinte e um ) anos, ou, se invlida, enquanto durar a invalidez. 1 - A concesso da penso vitalcia aos beneficirios de que tratam as alneas a e c do inciso I deste artigo, exclui o direito dos demais beneficirios referidos nas alneas d e e do mesmo inciso. 2 - A penso ser concedida integralmente ao titular da penso vitalcia, exceto se existirem beneficirios da penso temporria.

3 - Ocorrendo habilitao de vrios titulares penso vitalcia, o seu valor ser rateado em partes iguais entre os beneficirios habilitados. 4 - Ocorrendo habilitao as penses vitalcia e temporria, metade do valor caber ao titular ou titulares da penso vitalcia, sendo a outra metade ser rateada, em partes iguais, entre os titulares da penso temporria. 5 - Ocorrendo habilitao somente a penso temporria, o valor integral da penso ser rateado em partes iguais entre os que habilitarem. Art. 296 A penso poder ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo somente as prestaes exigveis h mais de 5 ( cinco ) anos. Pargrafo nico - Concedida a penso , qualquer prova posterior ou habilitao tardia que implique excluso de benenficiario ou reduo da cota ou cotas , s produzir efeito a partir da data em que for oferecida. Art. 297 No faz jus a penso o beneficirio condenado pela prticade crime doloso de que tenha resultado a morte do servidor ficando suspenso o pagamento das penses enquanto durar o processo criminal. Art. 298 Ser concedida penso provisria por morte presumida do servidor , aps o reconhecimento judicial desta , ainda que no transitado em julgado. Pargrafo nico A penso provisria ser transformada em vitalcia ou temporria, conforme o caso , decorridos 5 ( cinco ) anos de sua vigncia, salvo o eventual reaparecimento do servidor , hiptese em que o beneficirio ser automaticamente cancelado. Art. 299 Acarreta perda da qualidade de beneficirio: I o falecimento do servidor; II a anulao do casamento sem efeitos putativos quando a deciso ocorrer aps a concesso da penso ao cnjuge; III a cessao da invalidez , em se tratando de beneficirio invlido; IV a maioridade , quer em razo da idade , quer por outra causa, quando a menoridade for considerada requisito para o beneficio; V a acumulao de mais de duas penses ; VI a rencia expressa. Pargrafo nico Ressalvado o direito de opo, vedada a percepo cumulativa de mais de 2 ( duas ) penses .

Art. 300 Por morte ou perda da qualidade de beneficirio , a respectiva cota reverter: I em se tratando de penso vitalcia , para os remanescentes desta ou para os titulares da penso tempraria se no houver pensionistas remanescentes da penso vitalcia ; II em se tratando de penso temporria, para os co-beneficirios da mesma , ou na falta deles , para o beneficirio da penso vitalcia. DO AUXILIO FUNERAL Art. 301 O auxlio funeral famlia do servidor falecido na atividade ou aposentado , em valor equivalente a um ms de remunerao ou provento. 1- No caso de acumulao legal de cargos , o auxlio ser pago somente em razo do cargo demaior remunerao. 2 - O auxlio ser pago no prazo de 48 ( quarenta e oito ) horas, a quem comprovar Ter custeado o funeral, integralmente , se dependente do segurado e at o montante das despesas comprovadas , em caso contrrio , perder o direito. Art. 302 Em caso de falecimento do servidor em servio , fora do local de trabalho, as despesas de transporte do corpo correro conta de recursos do Municpio. DO AUXLIO RECLUSO Art. 303 A famlia do servidor ativo devido o auxlio recluso nos seguintes valores: I dois teros da remunerao , durante o afastamento em razo de priso em flagrante ou preventiva , enquanto durar a priso e o vnculo com o Servio Pblico; II dois teros da remunerao, durante o afastamento e vitude de condenao por sentena definitiva a perda do cargo e enquanto durar o regime fechado de cumprimento da pena restritiva de liberdade. Pargrafo nico O pagamento do auxlio recluso cessar a partir do dia imediato quele em que o servidor sair do regime fechado para o semi aberto ou aberto. DO PECLIO

Art. 304 Sero devidos peclios: I ao segurado aposentado por idade ou por tempo de servio que voltar a exercer atividade sujeita Previdncia Municipal; II ao segurado que se incapacitar para o trabalho antes de Ter completado o perodo de carncia. Art. 305 O peclio consistir em pagamento nico de valor correspondente soma das importncias relativas s contribuies do segurado, remuneradas de acordo com o ndice de remunerao bsica dos depsitos de poupana com data de aniversrio do dia primeiro. Art. 306 O segurado aposentado que receber peclio e voltar a exercer atividade sujeita previdncia Municipal somente poder levantar o novo peclio aps 36 ( trinta e seis ) meses , contados da nova filiao. DO SERVIO SOCIAL Art. 307 Compete ao Servio Social esclarecer junto aos beneficirios seus direitos sociais e os meios de exerce-los e estabelecer conjuntamente com eles o processo de soluo dos problemas que emergirem da sua relao com a Previdncia Municipal, tanto no mbito interno do servio public como na dinmica da sociedade. 1 - para assegurar o efetivo atendimento dos usurios, sero utilizados interveno tcnica, assistncia de natureza jurdica, ajuda maternal, recursos sociais, intercmbio com empresas e pesquisa social, inclusive mediante celebrao de Convnios. 2 - o Servio Social ter como diretriz a participao dos beneficirios na implantao e no fornecimento da poltica previdenciria, em articulao com as associaes e entidades de classe. DA HABILITAO E REABILITAO PROFISSIONAL Art. 308 A habilitao e reabilitao profissional e social devero proporcionar ao beneficirio incapacitado total ou parcialmente para o trabalho e s pessoas portadoras de deficincia, os meios para a (re) educao e de (re) adaptao

profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e contexto social em que vivem. Pargrafo nico A reabilitao profissional compreende: a) fornecimento de aparelhos de prteses, rtese e instrumentos de auxlio para locomoo quando a perda ou reduo da capacidade funcional puder ser atendida por seu uso e dos equipamentos necessrios habilitao e reabilitao social e profissional; b) a reparao ou a substituio dos aparelhos mencionados no inciso anterior, desgastados pelo uso normal ou por ocorrncia estranha vontade do beneficirio; c) - o transporte do acidentado do trabalho, quando necessrio. Art. 309 assistncia gratuita sade assegurada , atravs do SUS Sistema nico de Sade , compreendendo a assistncia mdica , hospitalar, odontolgica psicolgica e farmacutica. Art. 310 Em casos expecionais de tratamento especializado que no possa ser realizado na rede municipal ou no sistema unificado de sade, caber ao secretrio Municipal de Sade autorizar o tratamento fora do Municpio, por conta deste, havendo disponibilidade financeira para tal. Art. 311 O prefeito em conjunto com a Cmara Municipal , atravs de Lei especfica , poder celebrar convnios com entidades e com profissionais liberais da rea de sade que permiterem as disponibilidades de caixa. CAPTULO IV DA PENSO PROPORCIONAL TEMPORRIA Art. 312 O Vereador que desejar se filiar Previdncia Social do Municpio e fazer jus a penso proporcional temporria para os que tiverem exercicido mandato Legislativo no Municpio de Mag, contribuir para a mesma com um desconto mensal de 10% ( dez ) por cento sobre o salrio de contribuio, assim entendido o total dos ganhos comsignados , a qualquer ttulo , mensalmente , em folha de pagamento.

1 - Se desejar computar perodos de anterior exerccio do mandato legislativo , o Vereador poder recolher, atualizadamente as contribuies referentes aos mesmos, ressalvado o disposto no 1 artigo seguinte. 2 - O vereador que desejar computar perodos anteriores, para fazer jus a penso temporria, dever recolher na Tesouraria da Prefeitura, at o dia 5 de cada ms as contribuies tantas quantas forem necessrios, em nome do Instituto da Previdncia Socialm do Municpio de Mag. 3 - As contribuies referentes a perodos de anterior exerccio do mandato parlamentar podero ser pagas em tantas vezes quantos sejam os meses daquele exerccio, atendido , porm, o disposto no artigo 316, 2 desta Lei. Art. 313 A penso proporcional e temporria ser concedida ao Vereador que deixar o exerccio do mandato, aps 8 ( oito ) anos de exerccios, contnuos ou no, desde que recolha as contribuies devidas no valor atualizado. 1 - Computar se , para efeito deste artigo, independentemente de contribuio, o tempo de exerccio de mandato gratuito, na forma do disposto no art. 8, 4das disposies Constitucionais federal. 2 - A penso proporcional temporria, que em nenhuma hiptese ser paga ao Vereador em exerccio de mandato ser de 30 ( trinta ) por cento do salrio de contribuio, acrescida de 5 ( cinco ) por cento a cada ano que exceder a oito. 3 - O parlamentar que deixar o cargo, por qualquer motivo sem completar o perodo mnimo previsto no pargrafo anterior poder passar para a categoria de contribuinte em dobro, recolhendo mensalmente o valor de 20% ( vinte ) por cento sobre o salrio de contribuio dos Vereadores em exerccio, mantendo assim a condio de segurado. 4 - Os benefcios sero reajustados sempre na mesma proporo dos reajustamentos dos salrios de contribuio. 5 - O Vereador que ficar impossibilitado de continuar exercendo o mandato em razo de acidente a servio do Legislativo, sem ter completado o prazo mnimo de 8 ( oito ) anos de contribuio, far jus a penso proporcional equivalente a 30% ( trinta ) por cento do salrio de contribuio. 6 - O vereador (a) que vier a falecer em pleno madato, a sua esposa ( o ) , companheira ( o ) ou representante legal da famlia, ter direito a uma penso temporria ao tempo mnimo de 8 ( oito ) anos.

7 - Em caso de falecimento do Vereador, seus dependentes podero se habilitar penso estabelecida neste artigo, observada a temporariedade e as normas relativas habilitao e preferncia estabelecidas no Estatuto do Funcionalismo Municipal. 8 - Se o Vereador que estiver recebendo penso proporcional temporria voltar ao exerccio do cargo, esta estar suspensa at que novamente o deixe, caso em que ser a penso restabelecida pelo prazo restante, com observncia do disposto no 2 deste artigo. Art. 314 A penso de que trata esta Lei ser temporria, extinguindo se automaticamente ao final do prazo equivalente ao de contribuio e no poder ser cumulada com a penso prevista no sistema previdencirio municipal para os contribuintes em geral. Pargrafo nico Em caso de lei Federal instituir mandato Gratuito aos Vereadores, aqueles que j tiverem contribudo para a Previdncia Social Municipal, tero direito a penso pelo mesmo perodo dos descontos, efetuados em seus vencimentos alm do estipulado no 1 do art. 314, sendo a mesma reajustadda no percentual concedidos aos servidores da Municipalidade. Art. 315 Ser de inteira responsabilidade do Presidente da Cmara o exame, deferimento ou indeferimento os benefcios com observncia do disposto nesta Lei. Art. 316 As contribuies devidas Previdncia Social do Municpio por parte dos Vereadores que optarem por regime e por parte da Cmara sero recolhidos na proporo de 10% ( dez ) por cento para cada um deles igual quantia para a Cmara Municipal, obedecendo dos duodcimos. 1 - Os contribuintes em dobro sero obrigados a recolher a contribuio mensalmente, at o dcimo dia subsequente ao ms em que forem devidas, perdendo a condio de segurados se atrasarem o pagamento por mais de 90 ( noventa ) dias. 2 - Nenhum benefcio poder ser pago enquanto houver dbitode contribuies em atraso. 3 - Qualquer contribuio em atraso ter que ser paga tomando por base o salrio de contribuio do ltimo ms. CAPTULO V

DO CUSTEIO Art. 317 O plano de seguridade Social do servidor ser custeado com o produto da arrecadao das contribuies dos segurados obrigatrios e facultativos e pela compensao prevista no art. 202 2 da Constituio Federal, bem como pelas dotaes oramentrias que forem consignados nos prximos exerccios. Art. 318 Os recursos destinados ao custeio da Seguridade social sero contabilizados em conta prpria para efeito de contnua e permanente avaliao do impacto dos custos dos benefcios para os cofres pblicos devendo o Poder Executivo apresentar a Cmara Municipal, pelo menos uma vez por ano, um relatrio com demonstrativo de total arrecadado nos ltimos doze meses montante de benefcios pagos. Pargrafo nico O pagamento da penso Proporcional Temporria dos Vereadores e Funcionrios do Legislativo filiados ao Instituto da Previdncia Social do Municpio, sero repassados no duodcimo da Cmara Municipal de Mag, que ter a responsabilidade em fazer os pagamentos aos beneficirios. TTULO XI CAPTULO NICO DA CONTRATAO TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PUBLICO Art. 319 Para atender s necessidades temporrias de excepcional interesse public , podero ser efetuadas contrataes de pessoal por tempo determinado, mediante contrato de locao de servios. 1 - Consideram se como necessidade temporria de excepcional interresse public as contrataes que visem a : I Combater surtos epidmicos; II Fazer recenseamento; III Atender as situaes de calamidade; IV Substituir professor ou admitir professor visitante, inclusive estrangeiro; V Permitir a execuo de servio por profissional de notria especializao, inclusive estrangeiro nas reas de pesquisa e desenvolvimento cientfico e tecnolgico; VI Atender a outras situaes de urgncia que vierem a ser definida em Lei. 2 - As contrataes de que trata este artigo tero dotao especfica e obedecero aos seguintes prazos improrrogveis:

I nas hipteses dos incisos I, III e VI: seis meses; II na hiptese do inciso II: doze meses III nas hipteses do incisos IV e V: at quarenta e oito meses. 3 - O recrutamento ser feito mediante processo seletivo simplificado, sujeito a ampla divulgao em jornal de grande circulao, exceto nas hipteses dos incisos III e IV. 4 vedado p desvio de funo de pessoa contratada na forma deste ttulo, bem como a sua recontratao, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante. 5 - Nas contrataes por tempo determinado, sero observados os padres de vencimentos dos planos de carreira do rgo ou entidade contratante, exceto na hiptese do inciso V, quando sero observados os valores do mercado de trabalho. 6 - Os servidores contratados por tempo determinado tambm contribuiro obrigatoriamente para a Previdncia Municipal, a eles os mesmos direitos garantidos aos demais servidores, observados os requisitos e prazos de carncia. TTULO XII CAPTULO NICO DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 320 O dia do Servidor Public ser comemorado a 28 ( vinte e oito ) de outubro. Art. 321 Podero ser institudos no mbito do Poder Executivo e Legislativo os seguintes icentivos funcionais alm daquelas j previstos no respectivo plano de carreira: I prmio pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que favoream o aumento de produtividade e a reduo dos custos operacionais; II concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito, condecorao e elogios. Art. 322 Os prazos previstos nesta Lei sero contados em dias corridos, excluindo se o do comeo e incluindo se do vencimento, ficando prorrogado para o primeiro dia til seguinte o prazo vencido em dia em que no haja expediente.

Art. 323 Por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica o servidor no poder ser privado de qualquer dos seus direitos, sofrer discriminao em sua vida funcional nem eximir se do cumprimento de seus deveres. Art. 324 Ao servidor publico assegurado, nos termos da Constituio Federal, o direito livre associao sindical e os seguintes direitos, entre outros, dela decorrentes: a) de ser representado pelo Sindicato perante a administrao municipal; b) de inamovibilidade do dirigente sindical, at um ano aps o trmino do seu mandato, exceto a pedido; c) - de descontar em folha, sem nus para a entidade sindical a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuies definidas em Assemblia Geral da categoria; Art. 325 Para que sejam considerados desgnados dependentes, nos termos e limites desta Lei, as pessoas que vivem sob dependncia econmica do segurado devem ser por ele expressamente indicadas para efeito de incluso em seus assentamentos individuais . Art. 326 Para fins desta Lei, considera se sede do servio aquele onde a repartio estiver instalada e o servidor tiver exerccio em carter permanente. Art. 327 Ficam submetidos ao regime institudo por esta Lei, na qualidade de servidores pblicos municipais os servidores do Executivo e do Legislativo e da Administrao Indireta, inclusive fundacional, exceto os contratos por tempo determinado, na forma do art. 37, item IX da Constituio Federal. 1 - Para os que j tinham estabilidade no servio publico municipal na data da promulgao da Constituio Federal, fica assegurada a estabilidade, porm a efetivao para a garantia de todos os demais direitos de funcionrios public, depender de aprovao em concurso interno de provas e ttulos. 2 - Os celetistas que no tiverem completados 5 ( cinco ) anos de servio contnuos prestados ao Municpio na data em que entrou em vigor a Constituio Federal podero permanecer em um quadro parte, que ir ser extinguindo medida em que vagarem os respectivos cargos ou empregos, sendo lhe facultado o ingresso no servio public apenas mediante concurso publico de ttulos e provas, podendo ser computado como ttulo o

tempo de servio prestado ao Municpio de Mag, at 50% ( cinquenta por cento ) do valor da respectiva prova. Art. 328 Os adicionais por tempo de servio j concedidos aos servidores abrangidos por esta Lei ficam transformados em anunios, cujo valor ser equivalente ao da quinta parte de um quinqunio. Art. 329 O Prefeito Municipal determinar as providncias necessrias para efeito de ajuste de contas com a Previdncia Social, correspondente aos perodos de contribuio mesma pelos servidores celetistas at a data de sua incluso no regime nico. Art. 330 As aposentadorias e penses estatutrias concedidas at a vigncia desta Lei , continuaro sendo pagas pelo Tesoureiro Municipal, adequando se por os valores e critrios estabelecidos nesta Lei, ressalvados os direitos adquiridos. Art. 331 O Poder Executivo baixar normas complementares para o fiel cumprimento desta Lei, valendo se das normas equivalentes da Lei e regulamentos federais da Previdncia Social Urbana, desgnando as Secretarias que devem gerir o controle das arrecadaes e o pagamentodos benefcios. Art. 332 Aos servidores estatutrios fica assegurado um aumento real de 8% ( oito por cento ) a partir do ms em que se iniciou o efetivo desconto das contribuies, a fim de eliminar a reduo de vencimento ento corrida. Art. 333 Para administrar o registro de concesso de benefcios e arrecadao, fica criado na Secretaria Municipal de Fzenda, o Departamento de Arrecadao da Previdncia Social e duas sees, uma de Registro e Controle da Arrecadao e outra de controle de Concesso de Benefcios, ficando criados um cargo comissionado, ndice CC-2, de chefe de Departamento e duas Funes Gratificadas, ndice FG-1 para as sees. Art. 334 - Para efeitos de clculos dos perodos de carncia e concesso de benefcios, computar se o perodo decontribuies desde a data em que o servidor passou a sofrer desconto em folha de pagamento para a Previdncia Social do Municpio, em razo da Lei ora alterada. Art. 335 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, observdo o efeito retroativo previsto no art. 334 desta Lei, revogadas as disposies em contrrio. PREFEITURA MUNICIPAL DE MAG; EM 11 DE OUTUBRO DE 1993.

You might also like