You are on page 1of 16

190

O PROTAGONISMO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NA ERA DIGITAL


Patricia Eliane da Rosa Sardeto1

Resumo
O presente artigo pretende destacar a postura inovadora do Supremo Tribunal Federal brasileiro diante das demandas da era digital e da sociedade brasileira. Aborda o processo de informatizao judicial, o sistema e-STF e o PJe, bem como dados sobre a utilizao de tecnologias de informao e comunicao. Constata uma preocupao com a gesto judiciria e uma tendncia de aproximao do Supremo Tribunal Federal com o cidado. Conclui que as inovaes so importantes, mas o foco deve ser a gesto da jurisdio.
Palavras chave Supremo Tribunal Federal. Era digital. Informatizao judicial. Tecnologias da Informao e Comunicao.

Abstract
This article seeks to highlight the innovative attitude of the Brazilian Supreme Court given the demands of the digital age and Brazilian society. Discusses the process of computerising judicial, the system e-STF and PJe, as well as data on the use of information and communication technologies. Notes with concern
1

Mestre em Direito pela prosa@sercomtel.com.br

Universidade

Federal

de

Santa

Catarina.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

191

the judicial management and a tendency to approach the Supreme Court with the citizen. Concludes that innovations are important, but the focus should be the management of jurisdiction.
Keywords Supreme Court. Digital era. Computerization court. Information Technologies and Communication.

Introduo

O presente artigo pretende destacar a postura inovadora do Supremo Tribunal Federal brasileiro diante das demandas da era digital, postura essa que vem contribuindo para uma reformulao do Poder Judicirio. Como rgo mximo do Poder Judicirio, o Supremo Tribunal Federal assume a misso de ser o guardio da Constituio e assim tornar realidade as promessas nela contidas, em especial a garantia da consolidao da democracia. Passa-se a analisar, ento, qual tem sido o discurso e o que efetivamente tem sido feito para implementar as adequaes necessrias aos anseios da sociedade brasileira e da era digital. Primeiramente seu incentivo pela informatizao do processo judicial e depois pela utilizao das diversas mdias, a fim de se aproximar do cidado. Tal vanguardismo motivo de inspirao para o restante do Poder Judicirio, mas coloca o Supremo Tribunal Federal na berlinda, pois a mudana brusca e provoca reaes contraditrias.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

192

2
2.1

O Supremo Tribunal Federal


Sua histria

Em 2011 o Supremo Tribunal Federal completou 120 anos de histria. Primeiramente foi organizado pelo Decreto n 848, de 11 de outubro de 1890, editado pelo Governo Provisrio da Repblica, que conferia ao rgo a posio de rgo de cpula da Justia no Brasil. Com a Constituio da Repblica de 1891 foi ento instalado em 28 de fevereiro do mesmo ano com a realizao de sua primeira sesso plenria, presidida pelo Ministro Sayo Lobato, que, at ento, presidira o Supremo Tribunal de Justia.2 A primeira Constituio republicana, sob influncia da doutrina constitucional americana, veio introduzir uma nova concepo do Poder Judicirio, outorgando ao Supremo Tribunal Federal a funo de guardio da Constituio e da ordem federativa, reconhecendo a este a competncia para aferir a constitucionalidade da aplicao do direito atravs de um recurso especial previsto no art. 59, n. 3, 1, a e b.3 Era a previso do chamado controle de constitucionalidade difuso que mais tarde se soma previso do controle de constitucionalidade concentrado, trazido em grmen no bojo da Constituio de 1934, pela representao interventiva, e depois instituda pela Emenda 16, de 1965.4 Ao longo de sua histria o Supremo sofreu algumas modificaes em sua estrutura, composio e atribuies, inerentes prpria
2 Se com a Repblica o Supremo Tribunal Federal assume a posio de rgo de cpula da Justia brasileira, no Imprio foram a Casa da Suplicao do Brasil, instituda pelo prncipe regente D. Joo (10 de maio de 1808 a 8 de janeiro de 1829), e o Supremo Tribunal de Justia (9 de janeiro de 1829 a 27 de fevereiro de 1891) que assumiam esta posio. Ver BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Relatrio de atividades 2011. Braslia: Supremo Tribunal Federal, 2011. 3 MENDES, Gilmar Ferreira. Jurisdio constitucional: o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 25-26. 4 MENDES, Gilmar Ferreira et al. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2007. p. 991.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

193

histria poltica e constitucional do Brasil. H que se ressaltar, no entanto, a histria recente do Brasil, ps Constituio de 1988, em razo de seu processo de redemocratizao. Nesse processo natural que as instituies redescubram seu papel no cenrio democrtico do pas e com o Poder Judicirio no tem sido diferente.

2.2

Seu compromisso com a democracia

inegvel o avano das instituies democrticas com a Constituio de 1988. Mas, como em todo processo de desenvolvimento, h perodos de questionamentos, de crises e de muita reflexo. O Poder Judicirio e, em especial o Supremo Tribunal Federal, experimentou no final dos anos 90 uma verdadeira crise institucional por conta do grande volume de processos, do nmero insuficiente de magistrados e do aumento excessivo de demandas. De forma mais contundente passou-se a exigir reformas no Poder Judicirio, pois a Corte poderia literalmente parar devido a enxurrada de processos.5 nesse contexto que o Supremo Tribunal Federal se coloca frente de uma necessria Reforma do Poder Judicirio, levada a efeito pela Emenda Constitucional n. 45/2004, lanando-se na empreitada de modernizar o Judicirio a fim de torn-lo mais eficiente, mais transparente, mais prximo do cidado. Refora, assim, seu comprometimento com a democracia, que em ltima anlise, no trata apenas do tradicional governo do povo ou expresso da soberania popular, mas vincula-se a prpria dignidade da pessoa humana.6 Para tanto, o Supremo Tribunal Federal vem trilhando o caminho da chamada gesto judiciria.

BONAVIDES, Paulo. Do pas constitucional ao pas neocolonial: a derrubada da Constituio e a recolonizao pelo golpe de Estado institucional. 3. Ed. So Paulo: Malheiros, 2004. 6 idem.
5

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

194

O que se nota que, em especial aps a Reforma do Poder Judicirio (EC 45/2004), com suas inovaes processuais e administrativas, o Supremo Tribunal Federal vem buscando melhorar sua gesto judiciria a fim de aprimorar a gesto da jurisdio.

Gesto Judiciria

A palavra gesto est na moda. Segundo o Dicionrio Aurlio significa administrar, dirigir, porm o alcance vai alm. Traz no seu bojo toda a carga de significado de uma sociedade lquidomoderna, para citar Bauman. Assim toda a necessidade de eficincia, celeridade, economicidade, transparncia se encontra na ideia de gesto. O Ministro Cezar Peluso, no Relatrio de Atividades 2011 do STF, ao tratar do tema gesto judiciria esclareceu que
Todas as inovaes processuais e administrativas surgidas no contexto da chamada Reforma do Judicirio - processo eletrnico, repercusso geral e smula vinculante -, associadas absoro de tecnologia e de modernas concepes gerenciais, convergiram para que obtivssemos, j em boa medida, certo grau de padronizao, de simplificao de procedimentos, de identificao de demandas mltiplas e de interao com os demais tribunais do Pas, o que nos permitiu adicionar mais valor s nossas atividades-fim.

De sua fala resta clara a importncia das inovaes tecnolgicas para a gesto judiciria, porm fica claro tambm que esta um pressuposto muito importante no aprimoramento da gesto da jurisdio7.

7 Entendida no como mero gerenciamento do acervo e da produo das decises, mas como servio conspcuo prestado pelo Judicirio sociedade brasileira. Gerenciar a jurisdio significa assumir o comando do impacto social de nossa atuao, para que esse no seja acidental, mas governado de forma propositada e sistemtica. Ver: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Relatrio de atividades 2011. Braslia: Supremo Tribunal Federal, 2011.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

195

3.1 Processo eletrnico No Brasil o processo eletrnico encontra-se disciplinado pela lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que dispe sobre a informatizao do processo judicial. Porm, antes mesmo do advento dessa lei e da prpria Reforma do Poder Judicirio, ocorrida em dezembro de 2004, o Supremo Tribunal Federal inicia seu processo de informatizao e sela o que mais tarde se confirma pelas palavras do Ministro Cesar Peluso segundo o qual o objetivo do processo eletrnico aproximar, integrar e inserir todos os agentes envolvidos (partes, advogados, tribunais, PGR, AGU, defensorias e procuradorias, dentre outros), para uma gesto judiciria automtica, simples, acessvel, inteligente e, sobretudo, mais clere e mais econmica.8 3.1.1 Sua evoluo no STF Atravs da Resoluo 287, em abril de 2004 o Supremo Tribunal Federal institui o e-STF, sistema que permite o uso de correio eletrnico para a prtica de atos processuais, no mbito do Supremo Tribunal Federal. A transmisso de dados e imagens por correio eletrnico (e-mail) j era admitida desde 1999, quando a lei 9.800 permitia a transmisso de dados e imagens tipo fac-smile ou outro similar, porm exigindo posterior apresentao dos originais em papel. Outros procedimentos foram sendo admitidos9 at que em 2007 o Supremo Tribunal Federal aderiu ao processo eletrnico ao implantar o peticionamento eletrnico dos Recursos Extraordinrios. Depois, em 2009, tornou obrigatrio o peticionamento eletrnico de iniciais para algumas classes e em 2010 estendeu para o trmite
8 9

idem Resolues 293 (chancela eletrnica), 309 (protocolo de peties judiciais no STF) e 310 (identificao de peas processuais na Secretaria Judiciria).

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

196

com formato exclusivamente eletrnico de aes Direta de Inconstitucionalidade, Direta de Inconstitucionalidade por Omisso, Declaratria de Constitucionalidade, Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental, Reclamao, e para Proposta de Smula Vinculante. Ainda em 2010 novas classes processuais foram acrescidas ao rol do peticionamento e trmite em meio exclusivamente eletrnico, de forma que apenas as classes de inqurito, ao penal, extradio e pedido de priso em extradio, permanecem com protocolo e trmite em meio fsico.10 Uma segunda verso do peticionamento eletrnico o Pet V2 foi disponibilizada ao pblico em 15 de agosto de 2011. Por um perodo de 90 dias, as duas verses do peticionamento ficaram disposio dos usurios, perodo em que puderam sugerir melhorias, at que em 16 de novembro de 2011 o Pet V1 foi desligado.11 3.1.2 Perspectivas O processo eletrnico no Brasil nasceu de iniciativas isoladas, como foi o caso do prprio Supremo Tribunal Federal. Com o advento da Lei 11.419 em 2006 passa-se a ter uma regulamentao acerca do processo eletrnico, porm cada Tribunal pode desenvolver seu sistema.12 A fim de padronizar os mais de 40 tipos existentes no pas, o Conselho Nacional de Justia (CNJ) decidiu propor um modelo de processo eletrnico. O Processo Judicial Eletrnico (PJe) um
10 BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoPeticaoEletronica& pagina=Informacoes_gerais_apos_desligamento_v1>. Acesso em 23 ago 2012. 11 idem 12 Art. 8o Os rgos do Poder Judicirio podero desenvolver sistemas eletrnicos de processamento de aes judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas. Lei 11.419/2006

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

197

sistema nacional de processo sem papel, que tramita exclusivamente pela internet. Inicialmente, foi desenvolvido para atender s necessidades da Justia Federal, no TRF da 5 Regio (PE). Lanado em 2011, conta com a adeso de toda a Justia do Trabalho, Justia Eleitoral, Justia Militar da Unio e de vrios Tribunais Estaduais e de Tribunais Regionais Federais.13 Verifica-se que, diferentemente da orientao do Conselho Nacional de Justia14, o Supremo Tribunal Federal vem mantendo sistema prprio de processo eletrnico (e-STF). Tal opo parece estar na contramo do Judicirio, mas demonstra, por outro lado, autonomia no processo de informatizao, o que no deixa de ser louvvel diante da implantao de um sistema ainda em fase de ajustes. Recentemente os presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior do Trabalho assinaram termo de cooperao tcnica voltado para a integrao dos sistemas de processos eletrnicos das duas Cortes. Uma ferramenta de software (a soluo de integrao Web Service), a ser instalada e aperfeioada pela rea de tecnologia da informao dos dois tribunais, permitir a remessa, pelo Tribunal Superior do Trabalho, dos recursos extraordinrios e agravos de instrumento, sua tramitao no Supremo Tribunal Federal e sua devoluo em meio eletrnico.15 Portanto, caso no se concretize a padronizao em um nico sistema de processo eletrnico, preciso garantir que os sistemas

13 Os primeiros tribunais a implementarem o PJe foram o TRF 5 Regio (PE), TJ/PE e TRT 12 Regio. Ver CNJ em Ao Quadro Bastidores entrevista conselheiro Jos Lcio Munhoz em 26.05.12. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=x1k01fJMDmU. Acesso em: 10 out. 2012. 14 Ver http://www.cnj.jus.br 15 SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Notcias. Cooperao tcnica integrar processos eletrnicos do STF e do TST. Braslia. 20 set. 2012. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=218668&caixa Busca=N>. Acesso em out. 2012.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

198

conversem bem entre si, ou seja, solucionar problemas de interoperabilidade. Se considerarmos que pases como a Espanha, que trabalha com gesto automatizada no mbito da Justia desde 1983, ainda se debrua sobre problemas de ordem tecnolgica, processual, administrativa16, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal tem assumido seu papel de garantidor do Estado Democrtico de Direito por meio, no s, da informatizao judicial e do processo eletrnico, como tambm pela utilizao dos meios tecnolgicos disponveis nessa era digital.

O Supremo Tribunal Federal na era digital

Vivemos num tempo difcil de ser explicado, embora muitas sejam as tentativas. Podemos tentar explicar a realidade atual sob vrios prismas e justamente a que reside a riqueza de nosso tempo. Com Rifkin podemos afirmar que vivemos uma verdadeira era do acesso, uma era que traz consigo uma nova maneira de pensar nas relaes comerciais, no engajamento poltico e em como nos consideramos no nvel mais profundo de conscincia humana.17 Castells traz sua sociedade informacional, onde o paradigma tecnolgico concretiza um novo estilo de produo, comunicao, gerenciamento e vida e cresce de forma exponencial, em razo de sua capacidade de criar uma interface entre campos tecnolgicos mediante uma linguagem digital comum na qual a informao gerada, armazenada, recuperada, processada e transmitida.18 Bauman, a sociedade lquido-moderna.

GALINDO. Fernando. Argumentao, deciso judicial e informtica jurdica: palestra proferida no 1 Congresso de e-Justia UFPR. Curitiba, 2012. Notas. 17 RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. So Paulo: Makron Books, 2001. p. 12. 18 CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede: A Era da Informao Economia, Sociedade e Cultura. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. p. 68.
16

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

199

Lquido-moderna uma sociedade em que as condies sob as quais agem seus membros mudam num tempo mais curto do que aquele necessrio para a consolidao, em hbitos e rotinas, das formas de agir.19

Seja com a denominao de era do acesso, sociedade informacional ou sociedade lquido-moderna, o que se percebe que deixamos para trs ( o que por ora se sustenta) a denominada sociedade industrial e com ela uma racionalizao traduzida na sincronizao, estandardizao, maximizao, especializao, centralizao e concentrao. 4.1 As tecnologias da informao e comunicao a servio do Supremo Tribunal Federal Embora a informatizao judicial seja a grande aposta do Supremo Tribunal Federal no sentido de conferir maior celeridade processual e efetividade aos seus julgados, outros recursos no foram negligenciados, confirmando o papel de destaque e vanguadismo do Supremo no que se refere ao ambiente tecnolgico. Em 2002, autorizado pela Lei 10.461, o STF inicia as atividades da TV Justia, um canal de televiso pblico de carter institucional, que pretende ser um espao de comunicao e aproximao entre os cidados e o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico, a Defensoria Pblica e a Advocacia.20 Quase dois anos aps (maio de 2004) a Rdio Justia, que uma emissora pblica de carter institucional do Poder Judicirio administrada pelo Supremo Tribunal Federal, comea suas
BAUMAN, Zigmunt. Vida Lquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 7. A primeira sesso plenria televisionada em tempo real, para todo o Pas, foi a que julgou o Mandado de Segurana n 21.564, impetrado pelo ento presidente Fernando Collor contra ato do presidente da Cmara dos Deputados praticado na fase preliminar do processo de impeachment, em 23 de setembro de 1992. Dez anos depois, em 14 de agosto de 2002, a TV Justia passa a exibir, ininterruptamente, at os dias de hoje, as transmisses ao vivo das sesses plenrias do STF, que acontecem semanalmente. Ver tambm http://www.tvjustica.jus.br/index/conheca
19 20

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

200

transmisses em FM. De l para c a Radio aumentou sua potncia e passou a ser sintonizada em todo o Distrito Federal, bem como pode ser acessada atravs da Internet.21 Em outubro de 2009 o Supremo Tribunal Federal lana seu canal oficial na comunidade de vdeos mais popular da internet, o You Tube, sendo a primeira Corte Suprema do mundo a faz-lo.22 Sua pgina disponibiliza vdeos de julgamentos realizados pelo STF, bem como programas produzidos pela TV Justia e em outubro de 2012 registrava 17.085.022 acessos.23 No mesmo ano, em primeiro de dezembro, o Supremo Tribunal Federal passa a utilizar tambm o Twitter, divulgando em primeira mo os itens mais relevantes das agendas do presidente da Corte e dos demais ministros, os destaques das pautas de julgamento do Plenrio e flashes dos julgamentos mais importantes em andamento na Casa.24 Tambm segundo dados de outubro de 2012, a pgina do Twitter do Supremo Tribunal Federal conta com 298.421 seguidores.25 Assim, o Supremo Tribunal Federal vem conseguindo desmistificar aos poucos a noo de uma justia indecifrvel, impenetrvel e seletiva. Mesmo ainda sendo recentes todos esses mecanismos de interao com o cidado, o que demanda uma anlise mais aprofundada ao longo de sua utilizao, possvel constatar, pelos dados apresentados, que h uma busca do cidado por conhecer o Poder Judicirio e seu funcionamento. Resta acompanhar como ir se desenvolver essa relao do cidado com o governo eletrnico, em que medida as novas ferramentas de tecnologia da informao e comunicao serviro ao
21http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/sobreRadio!showHistoriaRadio.action?men

uSistema=mn330
22http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=117153&caixa

Busca=N http://www.youtube.com/stf 24http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=117018&caixa Busca=N 25 http://twitter.com/STF_oficial


23

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

201

aprimoramento da democracia e como o Poder Judicirio ir se comportar em relao prestao jurisdicional. 4.2 A tenso entre velhos padres e novas prticas: um desafio para o protagonista da histria Inovar no uma tarefa fcil, pois pressupe abertura para o novo.26 Mais do que isso, questionar, perceber a mudana e acompanh-la, ter sensibilidade para o desenvolvimento. Por isso as novas prticas so frenquentemente colocadas em xeque e esse jogo de tenses, ao invs de atrapalhar, se bem conduzido, pode contribuir muito para a evoluo do que se pretende. Alguns pontos especficos de tenso podem ser abordados e encontram-se hoje na pauta de discusses acerca da Justia eletrnica. A maior publicizao do processo judicial atravs da informatizao do processo e dos mecanismos acessveis pelo processo eletrnico gera certo desconforto e preocupao das partes em relao privacidade de seus dados, documentos e possveis listas negativas ou excludentes que possam vir a ser formadas.27

O desafio grande, todos sabemos, e impe nova forma de trabalho, nova cultura. Por essa especial razo, a implantao do programa vem sendo e continuar a ser gradativa. Toda informao relevante a respeito ser amplamente divulgada. A avaliao da relao custo/benefcio, para migrar do meio fsico para o eletrnico, ser sempre balizada por critrios transparentes e objetivos, capazes de justificar e recomendar a evoluo pretendida. Ver http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoPeticaoEletronica&pa gina=Informacoes_gerais_apos_desligamento_v1 27 ALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo de. Publicidade ou espetculo das cortes: a questo do princpio da publicidade na informatizao judicial: palestra proferida no 1 Congresso de e-Justia UFPR. Curitiba, 2012. Notas.
26

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

202

O controle sobre a prestao jurisdicional, facilitado pela padronizao e mtrica dos resultados28, uma reivindicao da sociedade de forma geral, no deve resultar em meros ndices de eficincia. A midiatizao do Supremo Tribunal Federal aproxima-o do cidado, mas pode transformar a Corte em espetculo, transformando a Justia em mera satisfao ao pblico. As tecnologias da informao e comunicao, largamente utilizadas pelo Supremo Tribunal Federal, ao mesmo tempo que possibilitam a incluso digital so causa de excluso. Num pas como o Brasil, onde a desigualdade social ainda impera, fundamental que a modernizao do Poder Judicirio seja acompanhada da necessria preocupao com o acesso do cidado a esses novos mecanismos.29 Por fim, e no pretendendo esgotar as situaes de tenso, o fato de muitos advogados ainda no possurem certificao digital. Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Joo Oreste Dalazen, apenas 52 mil dos 250 mil advogados militantes inscritos na OAB dispem da certificao. Sendo a certificao digital uma tecnologia de identificao necessria para atuao do advogado no processo eletrnico, muitos advogados encontram-se impossibilitados de atuar.30

CNJ em Ao Quadro Bastidores entrevista conselheiro Jos Lcio Munhoz em 26.05.12. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=x1k01fJMDmU. Acesso em: 10 out. 2012. 29 RUSCHEL, A.J; ROVER, Aires Jos; SCHNEIDER, J. Governo Eletrnico: O Judicirio na Era do Acesso. In Pilar Lasala Calleja (ed.) La Administracin Electrnica como Herramienta de Inclusin Digital, LEFIS Series 13, Zaragoza: Prensas Universitaria de Zaragoza, 2011. 30 REVISTA CONSULTOR JURIDICO. Apenas 52 mil advogados tm certificao digital. 1 de julho de 2011. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2011-jul-01/apenas-52mil-advogados-certificacao-digital-presidente-tst. Acesso em: set. 2012.

28

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

203

Concluso

A sociedade atual, em especial a brasileira, em seu contexto de redemocratizao, necessita de um Poder Judicirio mais atuante e presente. Nesse sentido, o Supremo Tribunal Federal, na condio de guardio da Constituio Federal e rgo mximo do Poder Judicirio no Brasil, vem buscando satisfazer as demandas da sociedade atravs de constantes adequaes administrativas e processuais, num programa de gesto judiciria. A gesto judiciria procura conduzir o Supremo Tribunal Federal a um grau de eficincia, transparncia e celeridade, que possibilite a prestao jurisdicional de forma eficaz. Para tanto, as modernas tecnologias de informao e comunicao tm sido fundamentais para a insero do Supremo Tribunal Federal na era digital e sua utilizao vem modificando a realidade da prestao jurisdicional no Brasil. Em que pese os enormes avanos na Justia brasileira, muitos ainda so os questionamentos acerca dessa nova verso de Poder Judicirio e de todas as implicaes de uma Justia eletrnica e midiatizada. O importante que no se perca o foco e o foco deve sempre ser o aprimoramento da gesto da jurisdio, como forma de valorizao do ser humano num Estado Democrtico.

Referncias

ALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo de. Publicidade ou espetculo das cortes: a questo do princpio da publicidade na informatizao judicial: palestra proferida no 1 Congresso de e-Justia UFPR. Curitiba, 2012. Notas. BAUMAN, Zigmunt. Vida Lquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. BONAVIDES, Paulo. Do pas constitucional ao pas neocolonial: a derrubada da Constituio e a recolonizao pelo golpe de Estado institucional. 3. Ed. So Paulo: Malheiros, 2004. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 2012.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

204

______. Supremo Tribunal Federal. Relatrio de atividades 2011. Braslia: Supremo Tribunal Federal, 2011. ______. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoPeticaoElet ronica&pagina=Informacoes_gerais_apos_desligamento_v1>. Acesso em 23 ago 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. Radio Justia. Disponvel em:<http://www.radiojustica.jus.br/radiojustica/sobreRadio!showHistoria Radio.action?menuSistema=mn330>. Acesso em set 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em:<http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo =117153&caixaBusca=N>. Acesso em: set. 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. You Tube. Disponvel em:< http://www.youtube.com/stf. Acesso em out. 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em:< http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=117 018&caixaBusca=N>. Acesso em set. 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. Twitter. Disponvel em:< http://twitter.com/STF_oficial>. Acesso em out. 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. TV Justia. Disponvel em:<http://www.tvjustica.jus.br/index/conheca>. Acesso em out. 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. Notcias. Cooperao tcnica integrar processos eletrnicos do STF e do TST. Braslia. 20 set. 2012. Disponvel em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=2 18668&caixaBusca=N>. Acesso em out. 2012. ______. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em:< http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=processoPeticaoE letronica&pagina=Informacoes_gerais_apos_desligamento_v1>. Acesso em out. 2012. CASTELLS, Manuel. Sociedade em Rede: A Era da Informao Economia, Sociedade e Cultura. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. CNJ em Ao Quadro Bastidores entrevista conselheiro Jos Lcio Munhoz em 26.05.12. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=x1k01fJMDmU. Acesso em: 10 out. 2012. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA. Disponvel em:<Ver http://www.cnj.jus.br>. Acesso em out. 2012.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

205

GALINDO. Fernando. Argumentao, deciso judicial e informtica jurdica: palestra proferida no 1 Congresso de e-Justia UFPR. Curitiba, 2012. Notas. MENDES, Gilmar Ferreira. Jurisdio constitucional: o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. MENDES, Gilmar Ferreira et al. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva, 2007. REVISTA CONSULTOR JURIDICO. Apenas 52 mil advogados tm certificao digital. 1 de julho de 2011. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2011-jul-01/apenas-52-mil-advogadoscertificacao-digital-presidente-tst. Acesso em: set. 2012. RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. So Paulo: Makron Books, 2001. RUSCHEL, A.J; ROVER, Aires Jos; SCHNEIDER, J. Governo Eletrnico: O Judicirio na Era do Acesso. In Pilar Lasala Calleja (ed.) La Administracin Electrnica como Herramienta de Inclusin Digital, LEFIS Series 13, Zaragoza: Prensas Universitaria de Zaragoza, 2011.

Revista Democracia Digital e Governo Eletrnico (ISSN 2175-9391), n 7, p. 190-205, 2012.

You might also like