You are on page 1of 5

CDIGO DE CORREO:

___ ___ ___ ___

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2013 CADERNO III PARTE ESPECFICA QUESTES DE EDUCAO FSICA (DISCURSIVAS)
Questo 41 (Valor 07 pontos)

Visto:

Segundo Powers e Howley (2009), o objetivo geral do condicionamento esportivo melhorar o desempenho, aumentando a produo energtica mxima durante um determinado movimento. Um programa de condicionamento bem elaborado deve observar as demandas energticas aerbicas e anaerbicas de cada esporte. Cada sesso de treinamento deve ser sempre constituda de trs componentes: aquecimento, atividade e resfriamento. Baseando-se nas informaes do texto acima responda os itens abaixo: a. Cite dois objetivos do aquecimento antes de uma sesso de treinamento.

Sero aceitos, como possveis respostas, os seguintes objetivos: 1. Aumentar o dbito cardaco e o fluxo sanguneo para os msculos esquelticos que sero utilizados durante a sesso de treinamento; 2. Aumentar a temperatura muscular, o que eleva a atividade enzimtica muscular; 3. Proporcionar ao atleta uma oportunidade para realizar exerccios de alongamento.

b.

Na elaborao de um programa de treinamento destinado a melhorar a potncia aerbica mxima, cite e caracterize, resumidamente, dois tipos de programa de treinamento utilizados para melhorar o VO2 mximo.

Sero aceitos, como possveis respostas, os seguintes tipos de treinamento: 1. Treinamento intervalado: envolve a realizao de repetidos perodos de exerccios intercalados com breves perodos de recuperao. No planejamento de uma sesso de treinamento intervalado, as seguintes variveis devem ser consideradas: durao do intervalo de trabalho (que deve ser de mais de 60 segundos), intensidade do esforo, durao do intervalo de repouso, nmero de sries e nmero de repeties. 2. Exerccio de longa distncia e baixa intensidade: esse mtodo de treinamento envolve a realizao de exerccio de baixa intensidade (57% do VO2 mximo ou, aproximadamente, 70% da FC mxima), com duraes geralmente superiores distncia da competio normal. 3. Exerccio contnuo de alta intensidade: esse mtodo consiste em se exercitar em uma frequncia cardaca prxima do limiar de lactato por aproximadamente, 25 a 50 minutos. A durao da sesso de treinamento dependente do nvel de condicionamento do atleta.

c.

Qual o principal objetivo do resfriamento aps uma sesso de treinamento?

O principal objetivo do resfriamento retornar o sangue, acumulado nos msculos esquelticos exercitados, de volta circulao central.

Colgio Militar de Porto Alegre

2 /6

CDIGO DE CORREO:

___ ___ ___ ___

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2013 CADERNO III PARTE ESPECFICA QUESTES DE EDUCAO FSICA (DISCURSIVAS)

Visto:

Questo 42 (Valor 08 pontos) Em uma escola de ensino fundamental, os alunos aprendem os fundamentos iniciais de handebol nas aulas de educao fsica. O professor pretende organizar um pequeno torneio entre os alunos da faixa etria de 10 e 11 anos, de ambos os sexos.

Com base nos dados acima, resolva os itens a seguir:

a.

Cite o nome do jogo mais apropriado para essa faixa etria de alunos. Mini-handebol.

b.

Enumere cinco caractersticas do jogo a que se refere o item a. Sero aceitas, como possveis respostas, as seguintes caractersticas:

1. Quadra de 20 metros de linha lateral por 13 metros de linha de fundo; 2. A rea do goleiro tem 5 metros; 3. Reduo da altura da trave: 1,80 metros para criana de 10 anos; 4. Circunferncia da bola de 48 cm para crianas de 10 anos; 5. Na quadra, participam 01 goleiro e mais 04 jogadores; 6. O jogo composto por 04 perodos de 10 minutos cada; 7. Em cada perodo de jogo, dever atuar um goleiro diferente; 8. As equipes podero ser mistas, isto , composta por meninos e meninas; 9. As substituies somente podero acontecer nas pausas, nos intervalos ou por contuses; 10. Quando acontece um gol, o goleiro recomea o jogo atravs de um passe para um dos colegas de equipe; 11. O goleiro no pode sair da sua rea; 12. O tiro de 6 metros, em vez de 7 metros, e deve ser cobrado por quem recebeu a falta; 13. O incio de cada perodo feito com bola ao alto entre um componente de cada equipe. c. Explique como ser definido o placar do jogo a que se refere o item a. O resultado da partida apresentado pelo nmero de perodos (sets) vencidos ou empatados e no pelo total de gols marcados no jogo.

Colgio Militar de Porto Alegre

3 /6

CDIGO DE CORREO:

___ ___ ___ ___

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2013 CADERNO III PARTE ESPECFICA QUESTES DE EDUCAO FSICA (DISCURSIVAS)

Visto:

Questo 43 (Valor 15 pontos)

O ensino dos contedos no pode dar-se alheio formao moral do educando (Paulo Freire, 1996)

O processo de evoluo do esporte no Brasil, marcado nos ltimos anos pela realizao dos Jogos Mundiais Militares (2011), da Copa das Confederaes (2013), da prxima Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olmpicos (2016), compreende uma srie de avanos nos aspectos estruturais em vrias cidades, os quais so necessrios melhoria da performance competitiva nas diversas modalidades esportivas. Nesse contexto, esto, concomitantemente, o fomento do turismo, da economia e da vida sociocultural da populao. Por outro lado, verificam-se alguns retrocessos que indicam a falncia do esporte, como o bullying, a perda de identidade da educao fsica como prtica corporal na formao de cidados e a crise em relao funo social das escolas. Diante do exposto, ficam evidentes as contradies desse processo. Considerando a legislao vigente e a Metodologia do Ensino da Educao Fsica (Coletivo de autores, 1992), discorra sobre o papel do educador face aos objetivos educacionais da educao fsica, relacionando o pargrafo acima com a citao de Paulo Freire.

Segundo Paulo Freire, a necessria promoo da ingenuidade criticidade no pode ou no deve ser feita distncia de uma rigorosa formao tica ao lado sempre da esttica. Mulheres e homens so seres histrico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres ticos. O papel do educador na educao fsica vai muito alm do espao da sala de aula ou da quadra. Ele deve resgatar a dimenso pedaggica e o compromisso com a formao integral da criana e no apenas com o alto rendimento e performance individuais. por isso que transformar a experincia educativa em puro treinamento tcnico amesquinhar o que h de

fundamentalmente humano no exerccio educativo: o seu carter formador. (Freire, 1996). O profissional de educao fsica deve ter uma viso holstica do espao pedaggico, valorizando o carter social e a realidade que envolve o aluno, sendo capaz de intervir diante de qualquer situao que caracterize segregao ou agresso verbal ou fsicas contra algum aluno, conhecido como bullying. Deve romper com os modelos tradicionais de ensino que no esporte, em sua maioria das vezes, tem como meio de segregao entre os menos habilidosos ou incapazes, em relao queles aptos e melhores. Essa pedagogia dominante

fundamentada numa concepo bancria de educao no permite nos educandos a construo das prprias habilidades (Freire, 1996). Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) caracterizam as intenes educativas em termos de capacidades de ordens cognitivas, afetivas, fsicas, de relao interpessoal e

Colgio Militar de Porto Alegre

4 /6

CDIGO DE CORREO:

___ ___ ___ ___

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2013 CADERNO III PARTE ESPECFICA QUESTES DE EDUCAO FSICA (DISCURSIVAS)

Visto:

insero social, tica e esttica, na qual a ao pedaggica deve incentivar a reflexo e anlise crtica de valores e atitudes. O papel do educador, nesse processo, apresentar os contedos e atividades de aprendizagem, sejam tericas ou prticas, de forma que os alunos compreendam o porqu e o objetivo do que aprendem e, assim, desenvolvam expectativas positivas em relao aprendizagem e sintam-se motivados. Por outro lado, deve perceber que nem todas as pessoas tm os mesmos interesses ou habilidades. Isso exigir ateno especial do educador para que todos possam integrar no processo de aprender, a partir do reconhecimento das diferenas entre pessoas. O profissional deve alicerar-se por meio da legislao vigente. Assim, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) estabelece, no art. 4, que dever da sociedade e do poder pblico assegurar o direito da criana educao, ao lazer, dignidade, ao respeito. No art. 5, enfatiza o fato de que nenhuma criana ser objeto de qualquer discriminao, explorao, violncia, opresso, devendo ser punido qualquer atentado por ao ou omisso ao seus direitos fundamentais. O art. 15 ressalta o direito da criana ao respeito, dignidade como pessoa humana em processo de desenvolvimento. O art. 16 destaca, ainda, que a criana tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se, aumentando a responsabilidade do educador de agregar valores, buscar a integrao de todos aqueles rejeitados e coibir qualquer ato que viole dignidade como bullying. Aos profissionais que trabalham com o esporte de alto rendimento, deve saber o limite e a potencialidade de cada um, de forma a diferenciar o esporte-rendimento da prtica corporal ldica, criativa e participativa, no se esquecendo que a dimenso humana muito mais importante do que os dogmas do consumismo, modismo e imposies que s geram frustraes, decepes e crise existencial. Os arts. 17 e 18 reforam que o direito ao respeito abrange na inviolabilidade da integridade fsica, psquica e moral da criana e do adolescente, preservando a imagem, a identidade, a autonomia, os valores, idias e crenas,sendo dever de todos velar pela dignidade da criana, livrando-a de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor. A Lei N 9.394/96 estabelece, no art. 2, que a educao um dever da famlia e do Estado, inspirado nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento do educando. O art. 12 diz que o estabelecimento de ensino tem a incumbncia de articular-se com as famlias e a comunidade, criando processo de integrao da sociedade com a escola. Essa a funo social da instituio de ensino que contm no projeto poltico pedaggico o compromisso com a educao de todos, principalmente do aluno. O educador se v numa situao que no o permite omitir ou agir com indiferena no contexto socioeducativo. O art. 32, inciso IV, traz o objetivo de fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca, como um dos propsitos da educao e funo social da escola. A Constituio Federal de 1988 vem reforar e dar respaldo mximo s diversas legislaes, tendo o art. 227 como reforo dos arts. 4, 5, 16, 17 e 18 do ECA e da LDB.

Colgio Militar de Porto Alegre

5 /6

CDIGO DE CORREO:

___ ___ ___ ___

CONCURSO PBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BSICO, TCNICO E TECNOLGICO 2013 CADERNO III PARTE ESPECFICA QUESTES DE EDUCAO FSICA (DISCURSIVAS)

Visto:

Segundo o livro Metodologia do Ensino da Educao Fsica, o esporte um fenmeno social, tema da cultura corporal, sendo sujeito a questionamento de suas normas, adaptao a realidade social e cultural da comunidade que o pratica, cria e recria. A escola deve resgatar os valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, defendendo o compromisso da solidariedade e respeito humano, a compreenso de que o jogo se faz a dois e de que diferente jogar contra o adversrio. O educador deve lembrar que a riqueza contida no esporte no se baseia apenas no desenvolvimento dos elementos tcnico-tticos e das habilidades motoras, mas tambm numa metodologia com perspectiva crtico-superadora, em que a aula represente um espao intencionalmente organizado para possibilitar a direo da apreenso pelo aluno, do conhecimento especfico da educao fsica e dos diversos aspectos das suas prticas na realidade social.O papel do educador, alm de ter o respaldo legal pelas leis, exige o comprometimento com o cidado e com a sociedade em garantir um ambiente saudvel e prazeroso de lazer, onde todos se respeitam e desenvolvem, ao mesmo tempo, conhecimento, habilidade, atitudes e valores.

Colgio Militar de Porto Alegre

6 /6

You might also like