You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - CAMPUS XIV

JOS DOMINGOS RODRIGUES DA SILVA

RESUMO

A pesquisa em Aquisio da Linguagem: teoria e prtica Alessandra Del R

CONCEIO DO COITE- BA 2013

A Psicolingustica pode ser definida hoje como a cincia da linguagem que estuda os processos psicolgicos que implicam na aquisio e no uso da linguagem. Segundo Maingueneal, trata-se de uma rea de pesquisas variadas em que o pesquisador pode optar entre diferentes possibilidades como: produo de enunciados; interpretao de enunciados; memorizao; plurilinguismo; patologias da linguagem; aquisio da linguagem.

Do interesse de saber como a criana aprende to rapidamente a lngua que dominar pouco tempo depois, surge a necessidade de descobrir se h uma necessidade mxima para essa aquisio; se existe uma relao entre a produo e a percepo da linguagem ou, ainda, entre a aquisio normal e a aquisio por crianas com algum tipo de desvio, e se h algum componente da linguagem que adquirido antes do que outro. Nos ltimos anos, tais questionamentos deram Aquisio da Linguagem certa autonomia dando origem a 3 subreas de pesquisa: aquisio de lngua materna; aquisio de segunda lngua; aquisio da escrita.

A questo metodolgica
Devido interdisciplinaridade dos estudos envolvendo tanto a Psicolingustica como a Aquisio da Linguagem, alguns problemas se apresentam: a dificuldade de haver um consenso em estabelecer uma metodologia definitiva de investigao que d conta de todos os estudos neste mbito; e, por outro lado, impossvel se iniciar uma pesquisa dessa natureza sem uma metodologia.

Sendo assim, nos estudos recentes dessa rea, admite-se que a metodologia seja determinada pela teoria que o investigador eleger. No possvel comear uma coleta de dados sem ter um ponto de partida metodolgico. Diante disso, o pesquisador pode optar entre dois mtodos: o mtodo dedutivo parte de algumas hipteses que se supe verdadeiras, mas dos quais anda no se tem provas/dados; o mtodo indutivo baseia-se em dados empricos reais.

Resta ainda uma ltima escolha a ser feita no momento de se realizar um trabalho dessa natureza: dados quantitativos ou qualitativos? os dados quantitativos ligam-se a tarefas e medidas objetivas, controlveis. os dados qualitativos pressupem uma realidade dinmica e esto relacionados a um tipo de observao subjetiva, naturalista e no controlvel.

Principais teorias da Aquisio da Linguagem


O empirismo no considerava a mente como um componente fundamental para justificar ao processo de aquisio. O racionalismo ocupou o lugar do empirismo no apenas admitindo a existncia da mente, mas atribuindo a ela a responsabilidade pela aquisio. O interacionismo social prope que a criana no seja apenas um aprendiz, passivo, mas um sujeito que constri seu conhecimento pela mediao do outro. A base para o desenvolvimento lingustico infantil est na associao entre interao social e a troca comunicativa com outro, que pode ser no apenas um adulto, mas tambm uma criana.

Lngua, linguagem ou discurso?


Depois que a dicotomia que estabelece a lngua como objeto de estudo da lingustica comeou a ser questionada, procurou-se compreender o fenmeno

da linguagem num nvel que extrapolasse tal oposio; assim, tornou-se possvel operar a ligao entre os nveis lingustico e extralingustico (discurso). A partir dessa nova perspectiva, muitas teorias passaram a tomar como seu objeto o domnio do discurso, desenvolvendo propostas para descrev-lo, como o caso da Anlise do Discurso. As nossas palavras baseiam-se na palavra do outro e , desse modo, que as crianas se apropria das primeiras palavras ensinadas pelos pais. Essas palavras tornam-se a palavra pessoal-estrangeira, com a ajuda de outras palavras do outro, e depois da palavra pessoal. Tal palavra, quando enunciada, dependendo da nfase que se d a ela em uma determinada situao assume um sentido. Analisando os dados de um modo geral, identificamos os enunciados da seguinte maneira: Humor nonsense humor que se baseia ou beira o nonsense, que se posiciona entre algo que tem um sentido banal e algo que verdadeiramente incoerente para o interlocutor. Humor ldico baseia-se em brincadeiras com a sonoridade das palavras, os nomes e os palavres. Humor temtico baseia-se em deslocamentos de tema para o cotidiano e para o imaginrio. Humor anedtico humor que se baseia em piadas e adivinhas. Humor ingnuo humor que se baseia no discurso espontneo da criana. Humor metalingustico humor que se baseia nas correes e transgresses da lngua. Humor anmalo baseia-se naquilo que foge da normalidade das coisas e dos fatos. Humor zombador baseia-se na zombaria, na gozao do outro.

Consideraes finais

No foi possvel tratar exaustivamente de todos os aspectos mencionados. Mas nosso intuito despertar o interesse para as tais questes lingusticas e suscitar o desenvolvimento de novas pesquisas; afinal, h muito ainda para se desvendar e explicar nesse vasto universo.

You might also like