You are on page 1of 7

MATERIAIS UTILIZADOS NA SALA DO MTODO TEACH

Por: Aparecida Cristina de Freitas Sandra Aparecida Pond Regiane Aparecida Ribeiro
Professoras do Mtodo Teach Apae de Quatigu/PR

Atualmente vrios mtodos de ensino em Educao Especial tm sido estudados na tentativa de descobrir qual o mais eficaz na alfabetizao de alunos que tem autismo.

Dentre os mtodos j conhecidos, encontra se o Mtodo Teach que est sendo a base do trabalho com alunos autistas da Apae de Quatigu/PR .

O Mtodo Teach foi criado em 1966 nos Estados Unidos na Universidade da Carolina do Norte pelo Psiquiatra Dr. Eric Shopler e seus auxiliares, ele foi elaborado com o propsito de reabilitar e alfabetizar autistas e crianas com prejuzos relacionados a comunicao, o mtodo tem por base a terapia comportamental e psicolingstica, seu objetivo proporcionar rotina e organizao no cotidiano do aluno e em seu aprendizado, melhorar independncia, funcionalidade e informao visual, que tem como objetivo amenizar as dificuldades de comunicao existentes. A programao das atividades do dia deve ser feita visualmente.

Como se sabe as crianas autistas precisam de motivao e principalmente organizao para aprender.

O mtodo proporciona aos alunos uma rotina diria pr estabelecida dentro e fora da sala, organizando assim questes internas e externas, as quais favorecem melhor desempenho em habilidades escolares.

Como pode se observar na foto a baixo a sala ir proporcionar ao aluno um maior contato consigo mesmo e com a atividade proposta, as paredes no tem estmulos visuais e as carteiras esto viradas para a parede, as quais esto separadas por armrios que acomodam as atividades.

Nas salas existem uma prateleira que determina a ordem das mesas que cada criana vai no dia, um canto para descanso, 4 mesas individuais, sendo uma delas do professor, o qual deve trabalhar contedos mais complexos. Cada aluno vai passar uma vez por dia na mesa do professor.

Em cada mesa tem um painel que contm a foto de cada criana e cartes que iro determinar as atividades da mesa.

Em relao as atividades, todas so feitas no concreto, pois dessa forma organizadas, favorecem um melhor entendimento da proposta da mesma.

Desde o comeo do ano de 2008 a equipe pedaggica em parceria com a equipe teraputica (Fonoaudiloga, Psicloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Assistente Social) vem elaborando materiais que hoje so utilizados na sala e que j foram utilizados por outras crianas da escola.

Para que a Apae de Quatigu pudesse estruturar a sala do mtodo, em 2009 a equipe fez um estgio na Apae de Siqueira Campos/PR que referncia na regio no trabalho do Mtodo Teach.

Atualmente existem duas salas do mtodo na Apae de Quatigu, as quais acomodam trs turmas, totalizando nove crianas.

As atividades utilizadas em sala favorecem o aprendizado de classificao e discriminao de cores, formas, tamanho, quantidade, figura fundo, Constncia de forma, memria visual seqencial, trabalho de corpo associado ao ritmo, jogos que estimulam a coordenao motora global e fina, percepo corporal, enfim conceitos bsicos, bem como alfabetizao atravs de materiais que trabalham letras, nmeros, silabas, palavras, associao de figuras e letras, contedos de matemtica, entre outros.

Sempre que se constri um material, a estimulao multisensorial est presente, ou seja, com os materiais propostos pelo mtodo, a criana tem a possibilidade de ver, ouvir o som das palavras e tocar (sentir) a atividade, porm tem que isolar outros estmulos externos como manter a porta fechada, cortina fechada, para que a criana preste mais ateno na atividade.

Podemos dizer enquanto professoras que essa experincia tem sido rica e satisfatria, a qual tem enriquecido tambm o arsenal de materiais utilizados no ensino regular e na sala de recursos, utilizando os mesmos com crianas que tem dificuldade para aprender e abstrair informaes.

Diante de tudo a concluso que temos em relao ao mtodo, que ele exige muita dedicao, persistncia, disponibilidade e criatividade para confeccionar materiais utilizados na sala, porm o resultado satisfatrio e gratificante.

Segue abaixo exemplos de algumas atividades utilizadas na sala do mtodo Teach em Quatigu:

Figura fundo

Memria visual sequncial

Diferenciar nmero de letra

Sequncia e encaixe

Noo Espacial

Constncia de forma

Classificao de gneros

Encaixe

Discriminao de Cores

Noo Espacial

Coordenao viso espacial

Encaixe

Encaixe e discriminao visual

Quantidade

Discriminaao de Cor e pina fina

Tamanho e Quantidade

Classificao

Discriminando Vogais

Classificao por cor

Discriminao de igual e diferente

Diferena entre cheio e vazio

Categorias diferentes

Categorias diferentes

Discriminao visual e figura fundo

You might also like