You are on page 1of 62

Programao C / C++

Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli

e-mail: danielmenintortelli@gmail.com
MSN: danielmt_2003@hotmail.com Skype: daniel.menin.tortelli
Site: http://sites.google.com/site/danielmenintortelli/home

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

Bibliografia
H. M. Deitel; P. J. Deitel, C++ How to Program, 6th Edition. Prentice Hall, 2005. Shepherd G.; Kruglinski D. Programming with Microsoft Visual C++ .NET, Sixth Edition. Microsoft Press, 2003. Stroustrup B.; The C++ Programming Language, Third Edition AT&T. Published by Addison Wesley Longman, Inc. 1997. Vandevoorde D., Josuttis N. C++ Templates: The Complete Guide. Addison Wesley. 1992.

http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 2

Histria de C / C++
C++ uma evoluo de C, que evoluiu de duas linguagens de programao anteriores, BCPL e B. BCPL foi desenvolvida em 1967 por Martin Richards, como uma linguagem para escrever software de sistemas operacionais e compiladores. Ken Thompson modelou muitas caractersticas de sua linguagem B inspirando-se em suas correspondentes em BCPL e usou B para criar as primeiras verses do sistema operacional UNIX no BelI Laboratories, em 1970, em um computador DEC PDP-7. Tanto BCPL como B eram linguagens typeless, ou seja, sem definio de tipos de dados - todo item de dados ocupava uma palavra na memria e o trabalho de tratar um item de dados como um nmero inteiro ou um nmero real, por exemplo, era de responsabilidade do programador. A linguagem C foi derivada de B por Dennis Ritchie no BelI Laboratories e foi originalmente implementada em um computador DEC PDP-l 1 em 1972. C usa muitos conceitos importantes de BCPL e B, ao mesmo tempo que acrescenta tipos de dados e outras caractersticas. C se tornou inicialmente conhecida como a linguagem de desenvolvimento do sistema operacional UNIX. Hoje em dia, a maioria dos sistemas operacionais so escritos em C ou C++. C est atualmente disponvel para a maioria dos computadores. C independente de hardware. Com um projeto cuidadoso, possvel se escrever programas em C que so portveis para a maioria dos computadores.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

Histria de C / C++
No final dos anos 70, C evoluiu para o que agora chamado de C tradicional, C clssico ou C de Kernighan e Ritchie. A publicao pela Prentice HalI, em 1978, do livro de Kemighan e Ritchie, The C Programming Language, chamou muita ateno para a linguagem. O uso difundido de C com vrios tipos de computadores (s vezes chamados de plataformas de hardware) infelizmente levou a muitas variaes da linguagem. Estas eram semelhantes, mas freqentemente incompatveis. Isto era um problema srio para desenvolvedores de programas que precisavam escrever programas portveis que seriam executados em vrias plataformas. Tornou-se claro que uma verso padro de C era necessria. Em 1983, foi criado o comit tcnico X3J 11 do American National Standards Committee on Computers and Information Processing (X3) para produzir uma definio no-ambgua e independente de mquina da linguagem. Em 1989, o padro foi aprovado. O ANSI cooperou com a International Standards Organization (ISO) para padronizar C a nvel mundial; o documento de padronizao conjunta foi publicado em 1990 e chamado de ANSI/ISO 9899: 1990. Cpias deste documento podem ser pedidas ao ANSI. A segunda edio de Kernighan e Ritchie, publicada em 1988, reflete esta verso chamada ANSI C, uma verso da linguagem agora utilizada mundialmente.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

Histria de C / C++
Como C uma linguagem padronizada, independente de hardware e amplamente disponvel, aplicativos escritos em C podem ser freqentemente executados com pouca ou nenhuma modificao em uma ampla variedade de sistemas de computao diferentes. C++, uma extenso de C, foi desenvolvida por Bjarme Stroustrup no incio dos anos 80 no Beil Laboratories. C++ apresenta vrias caractersticas que melhoram a linguagem C, mas o mais importante que fornece recursos para a programao orientada a objetos.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 5

A biblioteca padro de C++


Os programas em C++ consistem em peas chamadas classes e funes. O programador pode programar cada pea que possa precisar para criar um programa em C++... Mas a maioria dos programadores de C++ aproveitam as ricas colees de classes e funes existentes na biblioteca padro de C++.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 6

Dicas de Performance e Portabilidade


Quando estiver programando em C++, voc usar tipicamente os seguintes blocos de construo:
Classes e funes da biblioteca padro de C+ +; Classes e funes que voc mesmo cria; E classes e funes de vrias bibliotecas populares no-padro.

Use uma abordagem de blocos de construo para criar programas. Evite reinventar a roda. Use pedaos existentes onde for possvel - isto chamado de reutilizao de software e um aspecto central da programao orientada a objetos.
Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 7

27/02/2013

Dicas de Performance e Portabilidade


Usar funes e classes de bibliotecas padro, em vez de escrever suas prprias verses equivalentes, pode:
Melhorar o desempenho do programa, porque este software cuidadosamente escrito para ser executado deforma correta e eficaz. Melhorar a portabilidade do programa, porque este software includo em virtualmente todas as implementaes de C++.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 8

Fundamentos de um Ambiente Tpico de C++


Os sistemas de C++ consistem geralmente de trs partes:
Um ambiente de desenvolvimento de programas; A linguagem de programao; E a biblioteca padro de C++.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 9

Os programas em C++ passam tipicamente por seis fases, at que possam ser executados. So os seguintes:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Editar; Pr-processar; Compilar; Linking (Ligao); Loading (Carga); Execuo.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

10

Fase 1: Criando um programa


A primeira fase consiste em editar um arquivo. Isto realizado com um programa editor. O programador digita um programa em C++ usando o editor e, se necessrio, faz correes. Os nomes dos arquivos de programas em freqentemente terminam com as extenses .cpp - .cxx. ou .C (note que C est em maiscula). Dois editores amplamente usados em sistemas UNIX so ovi e o ernacs. Os pacotes de software de C++, como o Borland C++ e o Microsoft Visual C++ para computadores pessoais, tm editores embutidos que esto integrados naturalmente ao ambiente de programao.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

11

Fase 2 e 3: Pr-processamento e Compilao de um programa C++


Em seguida, o programador d o comando para compilar o programa. O compilador verifica se o cdigo contm erros e traduz o programa em C++ para cdigo em linguagem de mquina (tambm chamado de cdigo objeto). Em um sistema C++, um programa pr-processador executado automaticamente, antes de comear a fase de traduo pelo compilador. O pr-processador do C++ obedece a comandos especiais chamados de diretivas para o pr-processador, que indicam que certas manipulaes devem ser feitas sobre o programa antes da compilao. Estas manipulaes normalmente consistem em incluir outros arquivos de texto no arquivo a ser compilado e executam substituies de texto variadas. O pr-processador invocado pelo compilador antes de o programa ser convertido para linguagem de mquina.
Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 12

27/02/2013

Fase 4: Linking (Ligao)


A prxima fase chamada ligao. Os programas em C++ contm tipicamente referncias a funes definidas em outro lugar, como nas bibliotecas padro ou nas bibliotecas privadas de grupos de programadores que trabalham juntos em um projeto particular. (LIBs e DLLs) O cdigo objeto produzido pelo compilador C++ contm tipicamente buracos devido a estas partes que esto faltando. Um editor de ligao (linker) liga o cdigo objeto com o cdigo das funes que esto faltando, para produzir uma imagem executvel (sem pedaos faltando).

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

13

Fase 5: Loading (Carga)


A prxima fase chamada de carga (loading). Antes de um programa poder ser executado, o programa deve primeiro ser colocado na memria. Isto feito pelo loader (carregador), que pega a imagem executvel do disco e transfere a mesma para a memria. Componentes adicionais de bibliotecas compartilhadas que suportam o programa do usurio tambm so carregados.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 14

Fase 6: Execuo
Finalmente, o computador, sob controle de sua CPU, executa o programa, uma instruo por vez.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

15

Comparaes entre C++, JAVA e C#

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

16

Criando um Novo Projeto de Aplicao com o Visual Studio 2012

1 2 3

9
9 - Clique com o boto direito em Source Files > Add > New Item... 10 - Adicione um arquivo com a extenso .cpp 11 Modifique o nome do arquivo para Main.cpp

10

11

12

Inserir Numerao de Linhas no Cdigo-Fonte

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

20

Primeiro Programa em C++:


Escrever uma mensagem na tela

Para executar o programa, pressione CTRL + F5 Ou entre no menu Debug > Start Without Debugging...

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

21

Primeiro Programa em C++:


Modificao...

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

22

Variveis
Os programas precisam de uma maneira para armazenar os dados que usam.

As variveis e constantes oferecem uma variedade de formas para se trabalhar com nmeros e outros valores.
Do ponto de vista de um programador, uma varivel um local na memria do computador no qual voc pode armazenar um valor e a partir do qual voc posteriormente pode recuper-lo.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

23

Definindo uma varivel


Voc cria, ou define, uma varivel instruindo o seu tipo, seguido por um ou mais espaos, pelo nome da varivel e um ponto-e-vrgula. O nome da varivel pode ser virtualmente qualquer combinao de letras, mas no pode conter espaos em branco. Bons nomes de variveis mostram a voc a finalidade delas; o uso de bons nomes facilita a compreenso do fluxo do seu programa. Exemplos:
int idade; string nomeDoCliente; float nota1, nota2, nota3;
27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

24

Distino entre maisculas e minsculas


C++ faz distino entre letras maisculas e minsculas (case sensitive). Em outras palavras, letras minsculas e maisculas so consideradas diferentes. Uma varivel cujo nome idade diferente de Idade que diferente de IDADE.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 25

Palavras Chave
Algumas palavras so reservadas pela C++ e voc no pode uslas como nomes de varivel. Essas so as palavras-chave usadas pelo compilador para controlar o seu programa. Exemplos:
asm, auto, bool, break, case, catch, char, class, const, const_cast, continue, default, delete, do, double, dynamic_cast, else, enum, explicit, export, extern, false, float, for, friend, goto, if, inline, int, long, mutable, namespace, new, operator, private, protected, public, register, reinterpret_cast, return, short, signed, sizeof, static, static_cast, struct, switch, template, this, throw, true, try, typedef, typeid, typename, union, unsigned, using, virtual, void, volatile, wchar_t, while

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

26

Atribuindo valores a suas variveis


Voc atribui um valor a uma varivel usando o operador de atribuio (=). Portanto, voc atribuiria 5 como largura se digitasse:

unsigned short largura; largura = 5;

Ou voc poderia combinar essas etapas e inicializar largura quando defini-la por meio da seguinte instruo:

unsigned short largura = 5;

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

27

Tipos de Dados Fundamentais


Nome
int unsigned int bool char signed char unsigned char short unsigned short long unsigned long long long unsigned long long float double long double wchar_t 4 4 1 1 1 1 2 2 4 4 8 8 4 8 same as double 2

Bytes

Pr-fixos
signed unsigned None None None none short int, signed short int unsigned short int long int, signed long int unsigned long int none none none none none __wchar_t

Faixa de valores (limites)


2,147,483,648 to 2,147,483,647 0 to 4,294,967,295 false or true 128 to 127 by default 128 to 127 0 to 255 32,768 to 32,767 0 to 65,535 2,147,483,648 to 2,147,483,647 0 to 4,294,967,295 9,223,372,036,854,775,808 to 9,223,372,036,854,775,807 0 to 18,446,744,073,709,551,615 3.4E +/- 38 (7 digits) 1.7E +/- 308 (15 digits) same as double 0 to 65,535

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

28

Declarando, inicializando e atribuindo valores variveis

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

29

Variveis Constantes
Como as variveis, as constantes so locais de armazenamento de dados. Entretanto, as variveis normais mudam; as constantes, no mudam. Voc deve inicializar uma constante quando ela criada e no pode atribuir-lhe um novo valor posteriormente; Para isso deve ser usado o prefixo CONST. Exemplo:
const int pesoLimite = 75; const int idadeMinima = 18;

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

30

Variveis Constantes

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

31

Operadores Aritmticos
C/C++ suporta cinco operadores aritmticos: + Soma

/
* %
27/02/2013

Subtrao Diviso
Multiplicao Mdulo (resto diviso)
32

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

Operadores Aritmticos (exemplos)

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

33

Precedncia Operadores Aritmticos


A ordem de precedncia dos operadores aritmticos : () * / % + Parnteses Multiplicao Diviso Mdulo (resto diviso) Soma

27/02/2013

Subtrao
34

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

Depurando a aplicao
A depurao do cdigo visa a procura e eliminao de possveis erros lgicos no cdigo da aplicao (bugs). Os erros lgicos no so detectados pelo compilador ao criar o executvel do programa. Os bons projetos precisam reduzir o ndice de bugs para o menor nmero possvel. Outros termos utilizandos por programadores so Debugar ou Debugando a aplicao.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 35

Depurando a aplicao
1 - Adicione um breakpoint na linha onde a aplicao ir pausar sua execuo ao entrar no modo Debug.
Para remover um breakpoint, basta clicar novamente sobre o mesmo.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 36

Depurando a aplicao
2 Para entrar em modo Debug, pressione F5, ou inicie a aplicao pelo menu Debug > Start Debugging...
Note que a execuo do programa ser pausada exatamente na linha contendo o breakpoint (seta amarela sobre o breakpoint)
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 37

Depurando a aplicao
3 Verifique se a aba Autos/Locals est sendo exibida na parte inferior da tela do Visual Studio 2012.

Nessa aba ser possvel verificar o estado atual da varivel na memria em tempo de execuo...

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

38

Depurando a aplicao
5 Conforme as linhas so executadas, o valor das variveis atualizado na memria e pode ser visualizado na aba Autos/Locals

4 Para avanar na execuo do programa, pressione F10 Ao avanar, a seta amarela mostra a posio da prxima linha que ser executada...
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 39

Depurando a aplicao
6 Para cancelar/encerrar a execuo em modo debug, pressione SHIFT + F5.

Ou entre no menu Debug > Stop Debugging

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

40

Calculando a Mdia de um Aluno em C++

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

41

Imprimindo nome do aluno com sobrenome e mdias com casas decimais fixas:

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

42

Calculando a Mdia de um Aluno em C

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

43

Exerccios
1- Crie um programa que realize e exiba o resultado dos clculos abaixo:

2 - Crie um programa que:


a) b) c) Solicite a insero de dois nmeros inteiros a e b; Faa a diviso a por b exiba o resultado; Faa a soma de b com a e, aps, multiplique por 2. Exiba o resultado da equao.

27/02/2013

Programao JAVA (J2SE) - Prof. Daniel Menin Tortelli

44

Exerccios

27/02/2013

Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli

45

Exerccios

27/02/2013

Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli

46

Exerccios
7 Uma farmcia paga o seu funcionrio a cada sexta-feira e deseja deixar pronto o envelope de pagamento. Escrever um algoritmo que l o valor do salrio do funcionrio e calcula o menor nmero possvel de notas de 100, 50, 10, 5 e 1, em que o valor lido pode ser decomposto. Escreva o valor lido e o nmero de notas de cada tipo que compe o envelope de pagamento. 8 O custo ao consumidor, de um carro novo, a soma do custo de fbrica com a percentagem do distribuidor e o percentual dos impostos (aplicados ao custo de fbrica). Escrever um algoritmo que l o custo de fbrica, o percentual do distribuidor e o percentual dos impostos e calcula e escreve o valor a ser pago pelo consumidor por este carro.
27/02/2013 Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli 47

Exerccios
9 Escrever um algoritmo que l o valor de uma compra em dlares, a taxa do dlar do dia da compra, o percentual de ICMS e o percentual de lucro da empresa, e calcula e escreve o valor a ser pago em reais, sabendo-se que o percentual de lucro e o percentual de ICMS incidem sobre o valor em reais. 10 Uma autolocadora aluga seus carros com uma taxa fixa por dia, uma taxa por Km rodado e desconto de 10% na taxa fixa de aluguel por dia. Escrever um algoritmo que l a taxa fixa por dia, a taxa por Km rodado, o nmero de dias, o nmero de Km rodados e calcula e escreve o valor total de aluguel, o valor do desconto, o nmero de dias e a quilometragem rodada.
27/02/2013 Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli 48

Exerccios
11 Escrever um algoritmo que l o nmero de um vendedor, o seu salrio fixo, o total de vendas por ele efetuadas e o percentual que ganha sobre o total de suas vendas. Calcular o salrio total do vendedor e escrever o nmero e o salrio total. 12 Escrever um algoritmo que l o pblico total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribudos:
Popular 10% a R$ 1,00 Geral 50% a R$ 5,00 Arquibancada 30% a R$ 10,00 Cadeiras 10% a R$ 20,00

27/02/2013

Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli

49

Operadores Relacionais
Para que seja possvel avaliar uma comparao entre duas expresses, podemos usar os operadores relacionais. Conforme especificado no padro ANSI-C++, o resultado de uma operao relacional um valor bool que pode ser somente true ou false, de acordo com o resultado da comparao.
27/02/2013

== != > <

Igual a Diferente de Maior que Menor que

>=
<=

Maior ou igual a
Menor ou igual a

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

50

Operadores Relacionais
Alguns exemplos de relaes e seus retornos: Fique atento: o operador = (um sinal de igual) no o mesmo que o operador == (dois sinais de igual).

(7 == 5) Retornaria false.
(5 > 4) Retornaria true. (3 != 2) Retornaria true.

= um operador de atribuio (atribui o lado


direito da expresso varivel da esquerda).

(6 >= 6) Retornaria true.


(5 < 5) Retornaria false.

== um operador relacional de igualdade que


compara se as duas expresses nos dois lados do operador so iguais entre si.

((b=2) == a)
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 51

Operadores Relacionais
claro que, ao invs de usar somente constantes numricas, podemos usar qualquer expresso vlida, incluindo variveis. Suponha que a=2, b=3 e c=6

(a == 5) Retornaria false. (a*b >= c) Retornaria true j que (2*3 >= 6) verdadeiro.

(b+4 > a*c) Retornaria false j que (3+4 > 2*6) falso.
((b=2) == a) Retornaria true.

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

52

Operadores Relacionais

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

53

Operadores Relacionais

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

54

Operadores Lgicos
! && ||

NOT AND (e) OR (ou)

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

55

Operadores Lgicos
O operador ! equivalente operao booleana NOT, possui somente um operando localizado direita, e a nica coisa que faz inverter o valor desse operando, gerando false se o operando for true e true se o operando for false.

o mesmo que dizer que retorna o resultado oposto da avaliao do operando. Por exemplo: !(5 == 5) Retorna false porque a expresso direita (5 == 5) seria true. !(6 <= 4) Retorna true porque (6 <= 4) seria false. !true Retorna false. !false Retorna true.
27/02/2013 Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli 56

Operadores Lgicos
Os operadores lgicos && e

|| so usados ao avaliar duas


expresses para obter um resultado nico. Eles correspondem s operaes lgicas booleanas AND e OR respectivamente. Seus resultados dependem da relao entre seus dois operandos:

Primeiro Operando a true true false false Por exemplo:

Segundo Operando b true false true false

resultado a && b

resultado a || b

true false false false

true true true false

( (5 == 5) && (3 > 6) ) retorna false ( true && false ). ( (5 == 5) || (3 > 6)) retorna true ( true || false ).

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

57

Operadores Lgicos

27/02/2013

Programao C++ - Prof. MSc.Daniel Menin Tortelli

58

Erros comuns de programao


Confundir o operador de igualdade,

==, com o operador de

atribuio, =, pode causar um erro de lgica ou de sintaxe. um erro de sintaxe se os operadores ==, !=, <=, >=, contiverem espaos entre os seus smbolos. Inverter os operadores !=, <=, >=, como em =!, =<, =>, um erro de sintaxe. Coloque apenas uma instruo por linha em um comando. Esse formato aprimora a legibilidade do programa.
27/02/2013 Programao JAVA (J2SE) - Prof. Daniel Menin Tortelli 59

Exerccios
13 - Escreva um programa que calcule os quadrados e cubos dos nmeros de 0 a 10 e que imprima os resultados como na tabela ao lado:

OBSERVAES: Esse programa NO requer nenhuma entrada do usurio. Pesquise uma forma de fazer a tabulao em C++
27/02/2013 Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli 60

Exerccios
14 - Escrever um algoritmo para ler uma temperatura em graus Celsius, calcular e exibir o valor correspondente em Fahrenheit. 15 - Escrever um algoritmo para ler uma temperatura em graus Fahrenheit, calcular e exibir o valor correspondente em Celsius. 16 - Faa um programa que leia trs valores em variveis distintas e armazene a soma em outra varivel. Mostre o valor da soma. 17 - Escrever um algoritmo para ler o raio de um circulo, calcular e mostrar a sua rea. 18 - Escreva um programa que calcule a rea de um retngulo. 19 - Escreva um programa que calcule a rea de um tringulo. 20 - Escreva um programa que calcule o permetro do quadrado.
27/02/2013

Programao JAVA (J2SE) - Prof. Daniel Menin Tortelli

61

Exerccios
21 - Escrever um algoritmo para ler as dimenses de uma parede (largura e altura), calcular e exibir a quantidade de caixas de azulejos para azulejar todas as paredes. Cada caixa de azulejos possui 2 metros quadrados.
22 - Escrever um algoritmo para ler o nmero de eleitores de um municpio, o nmero de votos brancos, nulos e validos. Calcular e escrever o percentual que cada um representa em relao ao total de eleitores.

27/02/2013

Programao JAVA (J2SE) - Prof. MSc. Daniel Menin Tortelli

62

You might also like