You are on page 1of 35

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE DR. JOAQUIM MURTINHO


PPP 2012

1 - Identificao
A Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho localiza-se na Rua Afonso Pena n. 667 no Bairro Costa e Silva no municpio de Bela Vista, em Mato Grosso do Sul.

1 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

No que tange a legislao e normatizao a escola atende:

Resoluo/sed n. 2541 de 13 de abril de 2012, que dispe sobre a organizao curricular e o regime escolar do ensino fundamental e do ensino mdio. Lei n. 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Resoluo P Sed n. 2493 de 08 de dezembro de 2011 que dispe sobre a organizao do ano escolar e do ano letivo nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino dos municpios interioranos para o ano letivo de 2012. Resoluo/Sed n. 2369 de 29 de novembro de 2010. Dispe sobre equivalncia de estudos incompletos realizados em pases estrangeiros na educao bsica das instituies de ensino do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Deliberao CEE/MS n. 9191 de 26 de novembro de 2009. Estabelece normas para a educao bsica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Deliberao CEE/MS n. 9345 de 05 de julho de 2010, altera dispositivos da Deliberao CEE/MS n. 9191 de 26/11/2009, que estabelece normas para educao bsica para o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Deliberao CEE/MS n. 9367 de 27 de setembro de 2010, que dispe sobre atendimento educacional especializado na educao bsica, modalidade educao especial no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Resoluo n. 01 de 14 de janeiro de 2010, define Diretrizes Operacionais para implantao do Ensino Fundamental de 09 (nove) anos. Atendemos no mbito escolar as deliberaes e legislaes que contemplam os temas abaixo relacionados: Arte e Cultura Sul Mato-grossense Educao fiscal e do consumidor Educao para a diversidade Educao ambiental Educao no trnsito Histria e cultura afro.

Lei n. 8069/90, dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n. 7853/98 que dispe sobre a Poltica Nacional para a integrao da pessoa portadora de deficincia. Lei n. 10.639 de 09 de janeiro de 2003 que dispe da incluso no calendrio

2 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

escolar do dia 20 de novembro como Dia Nacional da Conscincia Negra Lei n. 2791 de 30 de dezembro de 2003 que aprova o Plano Estadual de Mato Grosso do Sul. Parecer CNE/CEB n. 12/2010 de 08 de julho de 2010 que dispe sobre as Diretrizes Operacionais para a matrcula no Ensino Fundamental.

2 - Apresentao do PPP
Uma educao de qualidade perpassa pelo compromisso dos envolvidos no processo com as novas exigncias que se faz a educao em suas diferentes esferas e autarquias. Esta unidade vem desenvolvendo o seu trabalho educativo em prol de garantir uma educao pblica que atenda s novas exigncias da sociedade e do cidado. Ao longo do ano vem se desenvolvendo cursos de formao continuada para os professores, aes do PDE-Escola, e seus projetos com todos os envolvidos no processo, o Programa Alm das Palavras com atendimento a todas as turmas da educao bsica em Lngua portuguesa e Matemtica, com acompanhamento sistemtico aos professores e apoio pedaggico e de subsdios, o Projeto Intervalo com Arte que realiza atividades culturais na rea de msica e dana. As mudanas pelas quais a escola e a educao passam, reforam a necessidade de reformulao do Projeto Poltico Pedaggico. Fazem parte deste Projeto Poltico Pedaggico os resultados das mudanas observadas e o diagnstico da comunidade, as dificuldades dos alunos, os resultados obtidos pela escola nas avaliaes oficiais, as metas que foram atingidas e as aes que precisam ser repensadas. A sociedade vem apresentando relevantes modificaes dentre elas: o desenvolvimento tecnolgico e cientfico, as novas maneiras de pensar o saber e o processo pedaggico que leva a ele. Os envolvidos na educao tm se deparado com estas transformaes e consequentemente, tentado encontrar por meio de reflexes novas formas didticas e metodolgicas de promover o processo ensino-aprendizagem com seus alunos que esto inseridos nessas novas modificaes e integrados a elas, estas mudanas tem feito com que os educadores deixem de ser os espectadores destas mudanas e corram em busca de novos recursos e conhecimento.

3 - Misso
A Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho tem por misso formar o cidado comprometido com o conhecimento que leva a autonomia, liberdade e responsabilidade com sua histria e aes e, a partir da construir, reconstruir e transformar a sociedade.

4 - Viso

3 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Nessa viso da educao adotamos uma concepo ps-moderna compreendida com a cincia de mltiplas experincias, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, histrico e social do aluno, que ser social segundo Vigotski, integrando o saber do meio ao saber sistematizado das instituies escolares. inegvel que todos os educadores querem e trabalham por uma qualidade na educao uma escola que possibilite aos alunos uma vida cidad plena. Algumas das funes da escola so: Garantir a democracia e formar o cidado; Tornar o conhecimento acessvel a todos; Desenvolver a cognio e a formao da personalidade do aluno.

Para atingir tais objetivos a escola busca: Reduzir a taxa de abandono e reprovao por meio de acompanhamento e atendimento sistemtico; Elevar o nvel de conhecimento e aprendizagem dos alunos; Aproximar a famlia da escola; Valorizar e capacitar os profissionais que atuam na escola.

5 - Valores
Essa preocupao com a qualidade de ensino oferecido pela escola reflexo dos valores e princpios adotados por ela: conscincia crtica, preservao do patrimnio, trabalho voluntrio, solidariedade e honestidade e responsabilidade social.

6 - Diagnstico

O diagnstico da realidade especfica da escola Dr. Joaquim Murtinho feito por meio de levantamento de dados como: taxa de evaso, aprovao, reprovao, distoro idade srie, formao e atuao dos professores, estrutura familiar, condies de moradia e lazer, participao dos pais, conduta dos alunos, histrico das dificuldades apresentadas na aprendizagem. Aps esse levantamento realizada a anlise dos dados e comparados a anos anteriores e, a interpretao desses dados e informaes nos permite verificar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O diagnstico educacional realizado por meio de pesquisa de dados, de questionrios e entrevistas direcionadas aos pais e alunos, professores e funcionrios no incio do ano escolar e, nos ajuda a perceber a realidade social onde a escola est inserida e a

4 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

organizar coletivamente como ser encaminhado o ano, quais mtodos sero mais adequados a realidade percebida, ou seja detectado e identificado as possveis fontes dos problemas a serem superados, partimos para a implementao do plano de ao. Num bom diagnstico importante ter uma viso geral da estrutura e funcionamento da escola, conhecer as necessidades e possibilidades da comunidade escolar, propor solues viveis levando em conta os recursos materiais, humanos e expectativas da comunidade.

6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade


A comunidade escolar est inserida a uma realidade socioeconmica que de baixa e mdia renda. A poltica da globalizao tem levado ao consumismo e ao carter superficial e imediatista de valores, concepes e conhecimentos, dificultando o surgimento de uma identidade pautada na tica na famlia, e nos valores essenciais formao do indivduo. A escola hoje enfrenta dificuldades que refletem a realidade vivenciada pelos alunos: Famlias com valores distorcidos; Forte influncia da mdia de massa; Consumismo exacerbado; Sistema que incentiva a concorrncia em detrimento da solidariedade. A Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho est inserida na periferia e atende uma regio que abrange vrios bairros no entorno (Costa e Silva, Primavera I, II III e IV, Cherogami, Cu Azul,e tambm temos alunos oriundos do pas vizinho, o Paraguai), os alunos no contam com lazer sendo a escola um dos poucos espaos disponveis para a realizao de jogos e atividades recreativas. O bairro possui associao de moradores, clube, igreja, servio de sade, sistema de coleta de lixo. e costume a realizao de festas religiosas principalmente a da Virgem de Caacupe, o bairro no possui:

- Asfalto; - Praas; - Transporte pblico; - Espao de lazer ou atividades fsicas e; - Saneamento.

5 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Os jovens da comunidade possuem muito tempo ocioso e pouca oportunidade para atividades culturais ou de lazer.

Nossa Comunidade

Observamos as seguintes situaes socioeconmicas e educacionais da comunidade, constatada aps levantamento de dados:

Em 68% das famlias pesquisadas a renda principal advm do trabalho de duas pessoas da casa. 80% das famlias tm renda de um salrio mnimo. 55% dos pais possuem situao trabalhista regularizada com carteira assinada e 45% esto no trabalho informal sem contribuies trabalhistas ou previdencirias. A populao pesquisada possui os bens de consumo mais populares como TV, geladeira, mquina de lavar, 43% possui acesso a computadores e internet em casa e 57% no possui computadores.

Com relao a escolaridade dos pais, observou-se que:

47% dos pais possuem o ensino fundamental incompleto. 16% ensino fundamental completo. 23% ensino mdio. 14% nvel superior.

A pouca escolaridade dos pais reflete na aprendizagem dos alunos que, na sua maior parte no tem acompanhamento das atividades escolares em casa.

A situao econmica dos pais de baixa renda e 54% deles recebem ajuda do governo por meio dos programas sociais: Bolsa Escola, Peti, Projovem.

6 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Na questo de acesso sade, 71% conseguem ser atendidos pelo SUS e 65% da comunidade no possui nenhum plano privado de sade, dependendo basicamente do servio pblico de sade.

Com relao habitao observam-se que 89% dos pais possuem casa prpria e 11% moram em casas de aluguel ou financiada.

Por ser regio de fronteira com o Paraguai foi levantado que 91% dos alunos moram no Brasil e 9% residem no Paraguai.

6.2 - Histrico da escola


A Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho foi criada pelo Decreto n. 07/80 de 24 de outubro de 1980 pelo Prefeito Dr. Ely de Arajo Barbosa. Em 1981 o Decreto n. 1096 de 17 de junho, incorpora Rede Estadual de Ensino a Escola de 1 e 2 graus Dr. Joaquim Murtinho, pelo ento governador Pedro Pedrossian que no uso de suas atribuies, que confere o inciso III do artigo 58, da Constituio Estadual e tendo em vista o Decreto Municipal n. 22, de 28 de janeiro de 1981 a torna escola da Rede Estadual. A Escola, ao longo dos anos tem estreitado os vnculos com seus antigos alunos, alguns deles trabalham hoje na escola como professores e funcionrios e alguns alunos egressos tem trazido palestras sobre assuntos diversos. Os alunos participam de projetos na comunidade com panfletos sobre trnsito, bullying, passeio ciclstico, conscincia negra. A escola tambm local de reunies com a comunidade que recebe ajuda dos projetos sociais do governo. A escola passou por reforma no ano de 2009 e recebeu estrutura fsica para acessibilidade atendendo a legislao no que diz respeito a pessoas que necessitam de atendimento educacional especializado e seu direito de ir e vir como cidado integrado a sociedade. A Direo escolhida por meio de avaliao de conhecimento e posterior eleio onde a comunidade escolar tem a oportunidade de exercer a democracia escolhendo aquele(a) que acredita ser a melhor opo para a escola de seus filhos.

6.3 - Situao fsica da escola


O espao fsico da escola insuficiente para atender hoje as necessidades da escola.

7 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A escola precisa de espao para:

Biblioteca para que os alunos tenham maior acesso ao acervo bibliogrfico que a escola possui. Cozinha com espao para acondicionar os mantimentos e aparelhos eltricos. Refeitrio para que as condies de higiene sejam condizentes com uma educao alimentar. Sala de professores. Sala de coordenao. Sala de direo, hoje os espaos de secretaria, sala de professores, direo e coordenao so compartilhados por todos num nico espao. A escola possui jardim interno, ptio, espao gramado, bicicletrio, 01 depsito adaptado, 10 salas de aula com boa iluminao mas ventilao precria, 01 banheiro masculino com 04 sanitrios, 01 banheiro feminino com 06 sanitrios, banheiros adaptados para os alunos da NEE, 01 depsito de arquivos, 01 cozinha, 02 quadras, sendo uma coberta.

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo


A escola no ano de 2012 possui um total de 845 alunos matriculados, destes 536 so do ensino fundamental, 309 do ensino mdio. O corpo docente possui um total de 47 professores, todos com curso superior, 13 deles so concursados e 34 so convocados. A escola possui 03 coordenadores pedaggicos. 02 coordenadores de reas (um de Matemtica e 01 de Lngua Portuguesa) e um Prof Gerenciador. O corpo tcnico administrativo conta com 01 assistente de atividades educacionais, 01 agente de atividade educacional, 01 secretrio, 02 agentes de inspeo de alunos, 02 agentes de merenda, 04 agentes de limpeza, para atender os 03 perodos de funcionamento da escola, do total de 11 funcionrios tcnicos administrativos. 02 possuem formao superior completo, 01 incompleto e 08 possuem formao de nvel mdio e recebem formao continuada da SED.

QUADRO DEMONSTRATIVO

Discente Ensino Fundamental 536 Ensino Mdio 309

8 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Total 845

Docentes Efetivos 13 Convocados 34 Total 47

COORDENAO PEDAGGICA 03

Total: 03

PROFESSORES DE PROJETO

Projeto Alm das Palavras -02 Intervalo com Arte -01 Dana -01 Handebol -01 Sala de Tecnologia Educacional -01 Total -06

FUNCIONRIOS

Assistente de Atividades Educacionais 01 Secretaria 01 Inspetor 02 Agente de Merenda 02

9 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Agente de Limpeza 04 Agente de Atividades Educacionais 01

Total: 11

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
A Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho bem assistida com materiais pedaggicos e didticos, possui um bom acervo de livros para as diferentes faixas etrias de alunos e ajudam a subsidiar o trabalho pedaggico dentro da escola. No que tange aos recursos tecnolgicos, temos na sala de tecnologia 10 computadores com acesso a internet, mobilirio adequado, espao amplo funcionando nos trs perodos, No entanto, h necessidade de mais computadores para atender a demanda, a escola possui 02 datashow, 02 impressoras, 02 caixas amplificadas,01 microssistem,02 televises,03 dvds.

A escola carente de mobilirio e equipamentos em outros departamentos:

Faltam armrios na sala. A secretaria necessita de armrio/arquivos. A direo, coordenao pedaggica, coordenao de rea e 47 professores tm disponvel apenas um computador, o que tem dificultado o trabalho visto que muitos professores fazem o planejamento online na escola.

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


A escola no possui a sala de recursos multifuncional to necessria como espao de aprendizagem do aluno.

7 - Organizao da escola
A escola um espao institucional e social de mediao entre sujeito e sociedade, entre o aluno e o professor, entre o ser e o saber, entre as diferentes realidades, e este espao

10 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

necessita de organizao para que nele o conhecimento historicamente acumulado possa acontecer. As mudanas cientficas,econmicas, sociais, polticas, tecnolgicas e culturais do mundo contemporneo influncia de forma direta na organizao social e por extenso na organizao da escola e em seus processos educacionais.

7.1 - Gesto escolar


A escolha da gesto demanda liderana, competncia, responsabilidade e comprometimento com o sucesso e permanncia dos educandos no sistema educacional. Na Escola Dr. Joaquim Murtinho a direo eleita pela comunidade e compartilhada com todos os que dela enquanto instituio fazem parte, direo e colegiado, decidem em conjunto os assuntos de interesse da escola sempre pensando em melhorar a escola,a qualidade e o conhecimento. A escola recebe recursos do PDDE, PDE, Repasse Financeiro, que gerenciado pela direo, colegiado e APM ouvindo as necessidades dos professores e funcionros.

7.2 - Organizao do tempo e espao


A escola est enfrentando problemas como a falta de espao fsico para biblioteca, laboratrio, h tambm a necessidade de substituio dos funcionrios aposentados. A falta de funcionrio afeta a rpidez e a qualidade do atendimento, a secretria responsvel pelo levantamento de dados, registros, processos e a quantidade de funcionrios no atende a demanda. A SED oportuniza ao professor a escolha do livro didtico, e que feita pela Unidade Escolar, atravs de reunies com os professores por rea, a deciso pela escolha coletiva e registrada em ata. A escola no ano de 2012, oferta o ensino fundamental (do 1 ao 9 ano) e mdio(do 1 ao 3 ano) funciona nos trs perodos. Aos sbados a escola aberta para atender os alunos da UAB com os cursos de Letras, Matemtica, Biologia e Pedagogia.

Um dos critrios de constituio de turmas a demanda do nmero de alunos, obedecendo ao quantitativo de alunos determinado por etapa. No processo ensino-aprendizagem quando o aluno no atinge o rendimento esperado feita a recuperao paralela no decorrer do bimestre. De acordo com a Resoluo Sed n. 2146, de 16/01/2008 a escola atende um nmero mnimo de 25 (vinte e cinco) alunos por turma, observando-se a capacidade do espao fsico da sala que de 1,30 m2 por aluno. Onde h alunos com AEE, o nmero mnimo de 20 alunos por turma de acordo com parecer do NUESP; s possvel a incluso de at 03 (trs) alunos por turma desde que a necessidade educacional especial seja a mesma. Quadro demonstrativo do funcionamento da escola:

11 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Ano/Srie 1EF 2EF 3EF 4EF 5EF 6EF 7EF 8EF 9EF 1EM 2EM 3EM TOTAL

Perodo Matutino 01 01 01 01 01 02 02 01 10

Vespertino 01 01 01 01 02 02 02 10

Noturno 01 01 01 01 04

Total de Turmas 02 02 02 01 01 01 02 02 03 03 03 02 24

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


A escola um lugar pblico e social e a escola dr Joaquim Murtinho aberta e seu espao usado para reunies dos programas sociais com a comunidade do entorno nos perodos em que no h aula, so realizadas ainda palestras pela Secretaria Municipal deSade, Detran, Polcia Militar(PROERD), 10 RCMec, e outros rgos pblicos. As festas e eventos realizados pela Associao de Pais e Mestres da escola sempre contam com a participao da comunidade. De modo geral a escola bem conceituada e mantm boa relao com a comunidade e a sua mantenedora. A Associao de Pais e Mestres atuante e presta contas dos recursos que administra de modo pblico com exposio de notas no mural e transparncia com os bens que recebe. A escola, no ano de 2012 ativar seu grmio estudantil, que por muitos anos ficou desativado, oportunizando aos alunos um espao democrtico para fazer suas reivindicaes. Este espao de suma importncia para que os alunos exeram um direito bsico que expor sua opinio e se tornar um cidado atuante na luta pelos seus direitos sem esquecer tambm de seus deveres.

9 - Concepes tericas
A escola hoje considerada um espao de socializao e produo de conhecimento. Na sociedade contempornea essa instituio assume uma funo essencial na formao do homem e na transmisso de todo conhecimento historicamente acumulado. Com essa perspectiva de educao, a Secretaria de Estado de Educao de Mato Grosso do Sul prope um currculo em consonncia com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica (Resoluo CNE//CEB n.4, de 13/07/2010) que contempla todos os aspectos essenciais para a formao dos estudantes. O currculo um instrumento que dimensiona o trabalho pedaggico a ser

12 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

compreendido e desenvolvido por todos aqueles que fazem parte do processo de ensinoaprendizagem, na inteno de organizar e efetivar o processo educativo, em conformidade com as etapas e modalidades da educao bsica. Na organizao do currculo das escolas da educao bsica, alm de valores de interesse social, preciso assegurar, entendimento do currculo como experincia escolares que se desdobram em torno do conhecimento , permeadas pelas relaes sociais, articulando vivencias e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir a identidade dos educandos. (Resoluo CNE/CEB n. 4 de 13/07/2010, p. 4-5). O currculo pode ser organizado de maneira aberta e contextualizada, tendo como base os seguintes princpios:

a. Considerar diferentes concepes e organizaes de tempos e espaos fsicos e curriculares; b. Ampliar e diversificar o currculo com outros segmentos da sociedade; c. Adotar uma abordagem didtica pedaggica interdisciplinar e transversal integrando diferentes reas de conhecimento. d. Concretizar o trabalho pedaggico por tema e eixos temticos. e. Fazer uso dos recursos tecnolgicos de informao no cotidiano escolar.

Os princpios devem dar destaque interdisciplinaridade, contextualizao e transversalidade como essncias na organizao do trabalho pedaggico escolar. A interdisciplinaridade visa a organizao e realizao do trabalho coletivo no fazer pedaggico, a contextualizao visa o respeito e considerao da experincia do educando, podendo por meio dela, produzir, criar, refletir, a transversalidade abre espao para a incluso de saberes extraescolares com temas e eixos integrveis s reas e aos componentes curriculares. O currculo da educao bsica constitudo por uma base nacional comum, traduzida por conhecimento, saberes e valores produzidos pelos diferentes perodos histricos e expressos nas polticas pblicas e uma parte diversificada que contempla a base comum, bem como tambm as caractersticas regionais e locais onde se processa o ensino. O Ensino Fundamental est organizado em anos do 1 ao 9 e o currculo organizado de acordo com o art. 26 da LDB 9394/96 e normatizada atravs da Resoluo\SED

n 2541 de 13 de abril de 2012, em componentes curriculares Base Nacional Comum


(Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias, Histria, Geografia, Artes, Educao Fsica) e Parte Diversificada (Lngua Estrangeira Moderna Inglesa), o Ensino Mdio esta organizado em anos e com durao de 03 (trs) anos e contm a Base Nacional Comum (Lngua Portuguesa, Literatura1, Artes, Educao Fsica, Fsica, Qumica, Biologia,Matemtica, Geografia,Histria,Filosofia, Sociologia, Redao) e uma Parte Diversificada(Lngua Estrangeira Moderna Inglesa).

13 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Anexo I da Resoluo/SED n. 2.541, de 13 de abril de 2012.

MATRIZ CURRICULAR - ENSINO FUNDAMENTAL Ano: a partir de 2012. Turnos: diurno e noturno. Semana Letiva: 5 (cinco) dias. Durao da h/a: 50 (cinquenta) minutos. Anos Iniciais: 4 (quatro) horas dirias Anos Finais: 5 (cinco) horas-aula dirias. Durao do ano letivo: 200 (duzentos) dias.

reas de Componentes Conhecimento Curriculares

o 4 ano 24

o 5 ano 24

o 6 ano 25

o 8 ano 25

ano Totais de cargas horrias Semanal em h/a 960 Anual em h/a Anual em horas Cincias da Natureza Base Nacional Comum e Parte Diversificada Matemtica Cincias Humanas 800 Cincias da Natureza Matemtica Histria Geografia Linguagens Lngua Portuguesa Arte Educao Fsica 02 03 800 18 960 24

ano 24

ano 24

ano 25

Ano 25

960

960

960

1040

1040

1040

1040

800 18

800 18

800 18

867 18

867 03

867 03

867 03 03

05 03 03 05

05 03 03 05

05 03 03 05

05 03 03 05

02 03

02 03

02 03

02 03

02 02

02 02

02 02

02 02

14 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Lngua Estrangeira Moderna Produes Interativas Ensino Religioso 01 01 01 01 01

02

02

02

02

Anexo VI da Resoluo/SED n. 2.541, de 13 de abril de 2012.

MATRIZ CURRICULAR - ENSINO MDIO

Ano: a partir de 2012. Turno: diurno e noturno. Semana letiva: 5 (cinco) dias. Durao da aula: 50 (cinquenta) minutos. Durao do ano letivo: 200 (duzentos) dias.

Base Nacional Comum

reas de Conhecimento

Disciplinas

o 1 ano 03 01

o 2 ano 03 01

o 3 ano 03 01

Linguagem, Cdigos e suas Tecnologias

Lngua Portuguesa (1)

Literatura

Literatura Artes

(2)

01 01 02

01 01 03

01 01 03

Educao Fsica Cincias da Natureza, Fsica

15 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Matemtica e suas Tecnologias

Qumica Biologia Matemtica

02 03 03 02 02 01 01 01 -

02 02 03 02 02 01 01 01 -

02 02 03 02 02 01 01 01 -

Cincias Humanas e suas Tecnologias

Geografia Histria Filosofia Sociologia

Parte Diversificada

Redao Lngua Estrangeira (1) Moderna Lngua Estrangeira (2) Moderna

02

02

02

Totais de cargas horrias

Semanal em h/a Anual em h/a Anual em horas

25 1000 834

25 1000 834

25 1000 834

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


A Escola Estadual Dr Joaquim Murtinho desenvolve seu trabalho sobre uma linha pedaggica Progressista com a tendncia histrica crtica que prope uma prtica pedaggica que visa uma interao entre o contudo e a realidade, visando a transformao da sociedade. Essa tendncia tem na produo histrico-social da humanidade o enfoque dos contudos e seu objetivo a superao das vises no crticas e o surgimento de uma viso global integrada. Dentro dessa tendncia histrica crtica, a avaliao vista como uma prtica emancipadora e tem funo diagnstica, por isso deve ser contnua e permanente a fim de se obter informaes necessrias sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Para a interveno e reformulao dessa prtica e dos processos de aprendizagem, na avaliao diagnstica o aluno toma conhecimento dos seus resultados e aprendizagens e se organizar para as mudanas necessrias. Na prtica dessa tendncia, a relao professor-aluno interativa, ambos so vistos como sujeitos ativos no processo de ensino aprendizagem. O professor quem direciona o processo, interferindo e criando condies necessrias para a apropriao do conhecimento, ambos so seres sociais e histricos enquanto agentes da mesma sociedade e do mesmo momento histrico. A postura do professor na sua prtica subentende: desenvolver o contedo j elaborado pela SED procurando compar-los aos temas atuais; elaborar a prtica

16 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

considerando que a aprendizagem um processo e cada indivduo possui um potencial diferente e que essencial que cada aluno seja orientado a ser um cidado crtico e atuante no meio em que vive; o professor deve estar aberto a rever a sua prtica quando se fizer necessrio. Na relao com o aluno indispensvel o respeito mtuo e, o atendimento aos alunos com dificuldades por meio de novas estratgias metodolgicas levando em conta os saberes trazidos pelo aluno e confrontando-os com o saber elaborado na perspectiva da apropriao de uma concepo cientifica filosfica da realidade social e trabalhar os contedos de forma contextualizada e que o planejamento seja flexvel. Propor trabalhos e tarefas desafiadoras que levem os alunos a buscar as respostas de maneira que veja no professor um facilitador, um orientador que conduz o processo ensino aprendizagem. O desenvolvimento da aprendizagem contnuo e o erro do aluno demonstra o seu processo individual na aquisio do conhecimento, apontar o erro como um caminho que leva ao acerto estimular o aluno a prosseguir. As tcnicas de ensino adotadas pela escola so:

Trabalhar em grupo e individuais com elaborao de snteses integradas; Pesquisas; Aula expositiva participada; Debate e discusso com confronto de ideias; Apresentao de seminrio (participao oral) e relatrios (participao escrita). Avaliao escrita. Auto avaliao crtica

O mtodo de ensino na perspectiva progressista histrico crtico pressupe:

Estabelecer relaes entre contedo/mtodo e concepo de mundo; Confrontar os saberes trazidos pelo aluno com o saber elaborado historicamente. Incorporar a dialtica como teoria da compreenso da realidade e como mtodo de interveno nesta realidade; Fundamentar-se no materialismo histrico; Incorporar o procedimento histrico como determinante da totalidade social;

17 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Desenvolver o mtodo na medio entre o pensamento e o objeto. A prtica fundamento do critrio de verdade e da finalidade da teoria; A relao entre forma e contedo indissocivel e pressupe a socializao do saber produzido pelo homem; Buscar coerncia com os fundamentos da Pedagogia, entendida como processo atravs do qual o homem se humaniza. Esse mtodo passa pela: prtica social, problematizao, instrumentalizao, catarse, prtica social;

Prtica social (ponto de partida): perceber e denotar, identificar o objeto da aprendizagem;

Problematizao: momento para detectar as questes que precisam ser resolvidas na prtica e que conhecimentos so necessrios dominar.

Instrumentalizao: apropriar-se de ferramentas culturais necessrias a luta social;

Catarse: tomada de conscincia ;

Prtica social (ponto de chegada): retorno a prtica social com o saber concreto pensado para atuar e transformar as relaes de produo-viso sinttico.

Do sincrtico pelo analtico para o sinttico Jos Libneo.

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem


O trabalho pedaggico desenvolvido de maneira integrada com as polticas pblicas educacionais estabelecidas pelo MEC e pelo Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul do ensino fundamental e mdio, h um acompanhamento do desenvolvimento do ensino aprendizagem por meio dos professores, da coordenao pedaggica e das coordenaes de rea.

NDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO BSICA IDEB

18 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) foi criado pelo governo federal no ano de 2007 com o objetivo de medir a qualidade da educao oferecida por cada unidade escolar e cada rede de ensino. O indicador calculado com base no desempenho dos alunos do 5 e 9 ano do ensino fundamental, na avaliao denominada Prova Brasil, que realizada a cada dois anos, os ndices devem crescer, o aluno deve ser acompanhado e ter o nvel de conhecimento elevado para que a cada dois anos os ndices estabelecidos no caiam: a meta que todas as escolas da rede pblica atinjam a mdia 6,0 at o ano de 2021. Os ndices obtidos pelos alunos esto apresentados abaixo:

Escola EE DR JOAQUIM MURTINHO

Ideb Observado Metas Projetadas 2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021 2.8 3.5 4.3 *** 2.9 3.2 3.6 3.9 4.2 4.5 4.8 5.1

8 srie / 9 ano

Escola EE DR JOAQUIM MURTINHO

Ideb Observado Metas Projetadas 2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021 3.4 3.5 3.9 3.1 3.5 3.6 3.9 4.3 4.7 4.9 5.2 5.4

DESEMPENHO SAEMS Mato Grosso do Sul *** 5EF 8EF 3EM L.Portuguesa 207,8 235,2 276,6 Matemtica 224,1 241,8 277,7 Nota Nota Produo de texto 5,8 4,8 Polo 5EF 212,1 224,2 Nota 5,7 8EF 237,1 240,4 Nota 4,6 3EM 275,9 274,9 Seu Municpio 5EF 209,2 227,5 Nota 6,2 8EF 227,9 231,6 Nota 4,3 3EM 265,7 266,1 Sua Escola 5EF Nota 8EF 221,5 223,2 Nota 4,5 3EM 259,1 252,6 -

19 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Os ndices da escola foram atingidos pelo 5 ano nos anos de 2007 e 2009, no ano de 2011, a escola no possua o 5 ano e no se pde observar o ndice. No 9 ano os ndices foram atingidos e superiores ao projetado nos anos de 2007 e 2009, no entanto ele diminuiu no ano de 2011 e ficamos abaixo das metas projetadas, o que nos fez repensar o trabalho desenvolvido. Hoje como os resultados do IDEB so de domnio pblico, nas reunies de pais sempre so apresentados aos responsveis dos alunos os ndices obtidos pela escola para que a comunidade conhea e reconhea o trabalho que a escola vem desenvolvendo em prol da melhoria do ensino aprendizagem e que se comprometa com a educao dos filhos. O que se percebe com relao ao acompanhamento dos educandos pelos pais, que eles so bem mais presentes e comprometidos nas etapas da fase inicial de escolarizao e, j mais ausentes no acompanhamento dos filhos do 6 ao 9e ano e ensino mdio, isto talvez se deva a baixa escolaridade dos pais como j foi apontado nas pesquisas. Os pais reconhecem a importncia dos estudos, mas s vezes no possuem os conhecimentos mnimos para acompanhar os filhos. Como escola e famlia precisam estreitar seus laos e trabalhar juntos em prol da melhoria do ensino e aprendizagem a famlia tem de assumir seu papel de grande colaboradora para que se obtenha mais xito no objetivo de formar cidados em conjunto com a escola.

Fatores que tem dificultado o ensino aprendizagem dos nossos alunos:

Pouco acompanhamento dos pais; Dificuldade dos alunos em interpretar; Ausncia de reforo escolar; Avaliaes que no priorizam a metodologia usada nas avaliaes oficiais; Pouco compromisso dos alunos com os estudos; Metodologia pouco diversificada; Alunos faltosos que ficam sem sequncia didtica; Evaso no perodo noturno.

Fatores que podem facilitar o trabalho pedaggico:

20 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Uma biblioteca para favorecer o contato do aluno com os livros habituando-o a leitura; Mais palestras com assuntos formativos, informativos e do interesse do aluno; Adotar a metodologia de construo de relatrios individuais, habituando o aluno a escrita e exposio de ideias, desenvolvendo suas habilidades; Propiciar cursos especializados para os professores que atendem alunos que precisam de Atendimento Educacional Especializado; Focar esforos nos alunos com dificuldade de aprendizagem; Coordenao pedaggica focada em conjunto com pais e professores no objetivo de sanar as dificuldades de aprendizagem.

O Projeto Poltico Pedaggico da Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho parte de uma concepo pedaggica de realizar o ato educativo integrando teoria e prtica, aquisio de conhecimento (ao compreenso e ao), escola e sociedade. O aluno ser em formao e parte integrante e indissolvel da sociedade precisa conhecer e compreender o mundo para ser cidado pleno, que proponha novas ideias. A escola ento, segundo Vigotsky, social e possui seu papel que envolve na sua prtica educacional valores familiares, culturais, religiosos, econmicos e tnicos. As ideias pedaggicas so a essncia de toda nossa ao e as concepes educacionais envolvem trs nveis de ideias.

-O nvel da filosofia busca explicitar as finalidades, os valores que expressam uma viso geral do homem, mundo e sociedade com vistas a orientar a compreenso do fenmeno educativo.

O nvel da teoria da educao procura sistematizar os conhecimentos disponveis sobre os aspectos envolvidos nas questes educacionais que permitam compreender o lugar e o papel da educao na sociedade. A teoria da educao se empenha em sistematizar tambm, os mtodos, processos e procedimentos visando dar intencionalidade ao ato educativo de modo a garantir sua eficcia.

O nvel da prtica pedaggica que em sua essncia resume o modo como organizado e realizado o ato educativo dentro da escola e dentro da sala de aula .

21 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O papel da escola socializar o saber clssico elaborado s camadas populares, entendendo a apropriao crtica e histrica do conhecimento enquanto instrumento de compreenso da realidade social e atuao critica e democrtica para a transformao desta realidade.

O ensino aprendizagem acompanhado pela coordenao pedaggica e de rea. O planejamento adotado pela escola foi o quinzenal at o 3bimestre de 2012 e mensal a partir do 4bimestre de 2012, este planejamento realizado online conforme referencial curricular disponibilizado no sistema da SED. O monitoramento do processo ensino/aprendizagem ocorre por meio de acompanhamento individual, recuperao paralela, reviso de contedos. A escola desenvolve os seguintes projetos em acordo com os PCNs e os Referenciais Curriculares:

Projeto Trnsito (so realizadas palestras com educadores do Detran, feita panfletagem para conscientizao da comunidade e realizado concurso de redao, com temas relacionados ao trnsito e no final encerra-se o projeto com um grande passeio ciclstico com o apoio da Prefeitura Municipal, da Policia Militar, com participao das escolas do municpio).

Projeto Conscincia Negra (durante o ano o tema desenvolvido e no ms de novembro realizado o fechamento do projeto com palestras dos professores e exposio de trabalhos).

Projeto Educao Ambiental (o projeto tem por objetivo conscientizar e formar cidados com preocupaes relacionadas ao meio ambiente, este projeto no ano de 2012, propiciou a participao de um dos nossos alunos Rone verton da Rosa Ribeiro no Rio + 20. O projeto desenvolvido sob a forma de palestras, coletas seletivas do lixo, reciclagem, plantio de mudas, exposio de fotos). Projeto Direitos Humanos (o projeto se realiza por meio de palestras, debates e seminrios).

Projeto Intervalo com Arte (neste projeto os alunos recebem formao musical com cantos e instrumentos (violo) e dana, se apresentam no final do ano para toda a comunidade local, num grande evento com a presena de educadores do Cocesp. O projeto intervalo com arte visa resgatar a cultura sul mato-grossense e toda sua riqueza oriunda da

22 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

diversidade), uma de nossas alunas do ensino mdio Bianca Lima Cuevas no ano de 2012, foi classificada em 2 lugar no concurso de Interprtes do MS.

Projeto Soletrando (participam do projeto alunos do ensino fundamental e mdio, que vo eliminando as etapas do projeto), acontece no ms de setembro e tem por objetivo incentivar o aluno a desenvolver o estudo da lngua portuguesa e suas particularidades.

Projeto de Leitura (tem por objetivo incentivar os alunos a ler diferentes gneros textuais, conhecer estilos e autores , todas as disciplinas so envolvidas no projeto.No final do ano, feito a culminncia do projeto com a participao da comunidade e a homenagem a um autor).

Projeto de Esporte (os alunos participam do projeto nas modalidades futsal, voleibol, handebol e o encerramento feito no ginsio de esportes com jogos escolares da rede onde os alunos tem a oportunidade de desenvolver valores de respeito aos adversrios, esprito de coletividade).

Projeto sobre o Direito do Consumidor (foi implantado no ano de 2011, e desenvolvido por meio de palestras de conscientizao).

Projeto Arte e Cultura no MS (o projeto j acontece h muitos anos na escola, e tem vrias etapas entre elas: pinturas de telas com temas ligados ao regionalismo e ao que local, as telas so expostas posteriormente. H apresentao sobre a literatura regional, estudos sobre a arquitetura histrica no municpio, os encaminhamentos mudam de ano para outro, j que a cultura do estado diversa).

PROJETO EE Dr. JOAQUIM MURTINHO

MDIAS QUE EDUCAM. TEMA: O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

23 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

JUSTIFICATIVA

O presente projeto foi elaborado diante de nossa realidade. Estamos integrados as mdias, recurso j to conhecido e utilizado pelos nossos alunos. A educao encontra-se diante de um dilema: as mdias nas mos e no conhecimento do aluno, um novo tempo de ver, trabalhar, se relacionar, aprender. Os uso das TICs contribuem para a educao e a incluso digital. Pretendemos no ano de 2013, promover aes no mbito escolar que leve a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, buscando integrar as mdias, criando novos espaos (facebook) nas diferentes reas do conhecimento articulando os saberes e transformando a prtica pedaggica.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um processo de construo da conscincia critica atravs dos recursos de mdia, exercitando as novas linguagens que motivam os alunos a aprender, reconstruindo assim a prtica pedaggica e o uso do recurso tecnolgico na escola.

OBJETIVO ESPECFICO

Utilizar as TICs como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem; Adquirir conhecimentos (Professor e aluno) de como utilizar as ferramentas tecnolgicas; Relacionar os recursos tecnolgicos com a metodologia em sala de aula; Integrar diferentes reas do conhecimento favorecendo assim o crescimento intelectual do aluno de forma

interdisciplinar

METODOLOGIA

Primeiramente ser realizada uma palestra de como utilizar os recursos miditicos disponveis na escola como uma

nova maneira de construo do conhecimento; Apresentar aos alunos e professores o Facebook da escola como espao de uso pedaggico com mltiplas

possibilidades educacionais; Os professores faro a postagens de atividades (jogos, textos, vdeos, registro dos projetos, slides, leitura de tabelas,

grficos, leitura de imagens) no facebook e no site do Ncleo de Tecnologia Educacional de Jardim/MS, para que os alunos tenham acesso e participem das aes desenvolvidas pela escola nas redes sociais nas diferentes reas do conhecimento envolvendo toda a comunidade, pais, alunos e professores. E para concluir ser criado um e-mail coletivo por turma do ensino mdio onde sero enviadas aos professores as

atividades realizadas.

24 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

RECURSO MATERIAL

Computadores, internet, Datashow, mquina digital, Pendrive, Carto de memria, impressora, papel, Projetor Integrado Proinfo.

RECURSOS HUMANOS

Professor Gerenciador de Tecnologias Educacionais e Recursos Miditicos, professores, alunos, coordenao e comunidade.

CRONOGRAMA

ABRIL

Elaborao, correo e insero do projeto no PPP.

MAIO/JUNHO JULHO/NOVEMBRO DEZEMBRO Palestra com o tema Como utilizar os Postagens das atividades recursos de mdia e pedaggicas no facebook Avaliao da aplicao do apresentao do facebook e criao dos e-mails por projeto. da escola comunidade turma. como espao de aprendizagem

AVALIAO
A avaliao ser em duas etapas: 1 ETAPA a avaliao ser feita pela quantidade de acessos no facebook, tais como (curtir, comentar e compartilhar) das atividades pedaggicas divulgadas;

2 ETAPA Os professores apontaro os pontos positivos e negativos enfrentados na realizao do projeto em forma de questionrio elaborado pela equipe pedaggica com o intuito de diagnosticar as dificuldades percebidas e san-las nos projetos futuros que envolvam a tecnologia.

Programa Alm das Palavras-

O Programa existe desde o ano de 2009 e

atende professores do 1 ao 5 ano nas reas de Lngua Portuguesa e Matemtica ajudando e dando subsidios para o melhor encaminhamento nessas disciplinas, o programa ja mostrou seus resultados na melhoria do desempenho dos alunos nas avaliaes oficiais. No ano de 2012 foi implantado este projeto como uma extenso do programa alm das palavras e passou a atender as etapas do ensino fundamental anos finais e ensino mdio nas reas de Lngua Portuguesa e Matemtica dando subsidios aosprofessores destas disciplinas, no h ainda um caminho norteador do programa para estas etapas.

Outros temas tambm so trabalhos na escola, bullying, drogas, DST, gravidez na adolescncia, datas comemorativas, histricas e culturais, Famlia, Meio Ambiente, Cultura,

25 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Violncia na escola. Os temas transversais descritos nos PCNS e a interdisciplinaridade tambm esto presentes na prtica pedaggica da escola. Os Parmetros Curriculares Nacionais orientam que a escola, ou rede de ensino elaborem seus programas, referenciais curriculares e projetos educacionais, acrescente contedos pertinentes a cada unidade escolar, esta unidade desenvolve os princpios educacionais de: Respeito a individualidade do aluno no que diz respeito a sua religio, cultura, grupo social, formao moral, famlia, tica e tnica. Socializao por meio de participao e integrao ao grupo escolar. Desenvolvimento de identidade. Acesso aos instrumentos tecnolgicos, como ferramentas de insero social.

ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM MURTINHO.

PROJETO : RESGATANDO O APRENDER

A educao a arma mais poderosa que voc pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela)

JUSTIFICATIVA

Os movimentos de gesto democrtica e de autonomia na unidade escolar trazem consigo exigncias de construo e reconstruo, para tanto, o projeto de extrema importncia na medida em que desejamos uma escola que atenda s atuais exigncias da vida social. Formar cidados, oferecendo a possibilidade de apreenso de competncias e habilidades necessrias para a insero social.

26 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Tendo em vista os resultados alcanados por esta Unidade Escolar, nas avaliaes externas (SAEB, SAEMS), observa-se a necessidade de aes interventivas que visa melhorar o desempenho do conhecimento cognitivo dos educandos. Para tanto, necessidade da elaborao de aes com objetivos bem definidos, que venham direcionar significativamente o processo de ensino aprendizagem. Esta Unidade Escolar prioriza a melhoria qualitativa do ensino, visando garantir o acesso educao, ao mundo da leitura e da escrita, assim como na resoluo de situaes problemas, buscando assegurar o exerccio pleno da cidadania.

OBJETIVO GERAL Analisar o resultado das Avaliaes internas e externas e a partir delas, estruturar coletivamente alternativas que promovam a melhoria da qualidade de ensino em sala de aula e desempenho acadmico dos educandos.

OBJETIVOS ESPECFICOS Definir aes que permeiem os diversos componentes curriculares no desenvolvimento de habilidades e competncias especficas, as habilidades fundamentais de leitura, escrita, interpretao e resoluo de problemas. Identificar informaes importantes para a compreenso da lgica matemtica, enfatizando as quatros operaes e resolues de problemas. Sistematizar as hipteses a respeito de como utilizar a matemtica em diversas situaes. Promover situaes nas quais os educandos possam colocar em prtica os conhecimentos que j tem e organizar estratgias que proporcionem condies para a construo de novos conhecimentos. Promover a atuao conjunta dos profissionais da escola nos diferentes turnos. Desenvolver aes coletivas para a superao dos problemas. Estimular o uso de recursos tecnolgicos disponveis na escola. Acompanhar o rendimento escolar visando a sua melhoria e registrar em fichas prprias o desempenho da turma e individual. Proporcionar momentos de interao que melhorem o relacionamento entre os alunos e professores, proporcionando condies de acesso e permanncia na escola.

METODOLOGIA 1-Reunir o coletivo da escola para a reviso e anlise dos resultados das avaliaes escolares e institucionais. 2-Viabilizar o funcionamento do laboratrio de informtica de modo a garantir a incluso digital. 3-Realizar oficinas de leituras em todas as reas do conhecimento. 4-Promover Atividades Culturais. 5-Diminuir a Evaso Escolar - Que todas as avaliaes sejam utilizadas pelo professor como uma das

27 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

avaliaes do bimestre (uma forma de avaliar a frequncia, interesse e participao). 6) O aluno que domina o contedo auxiliar o colega, como colaborador. 7) Buscar parceria com o Conselho Tutelar, a famlia assumir o seu papel. 8) Contar histrias, utilizando livros de leitura. 9) Elaborar as avaliaes nos moldes das avaliaes do SAEMS. 10) Direcionar atividades por turma, por disciplinas, por rea de conhecimento para apresentao. 11) Promover Cinema na Escola.

METAS Explicar a real situao da unidade escolar quanto qualidade de ensino oferecido por essa instituio, conscientizando os professores da necessidade de estabelecer planos mais eficazes. Implantar um sistema de acompanhamento do processo ensino aprendizagem com foco no aluno e apresentao dos resultados aos pais bimestralmente. Monitorar os alunos com dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Implementar projetos interdisciplinares, projetos de leitura, produo textual e resoluo de problemas. Criar espao para anlise e acompanhamento do processo de evoluo do aluno, trabalhando coletivamente a partir dos erros, visando contribuir para maior apreenso do saber e formao do senso crtico dos educandos. Permitir ao aluno exercitar sua cidadania a partir da compreenso da realidade para que possa contribuir na sua transformao. Conscientizar as famlias quanto importncia do acompanhamento escolar dos filhos. Implantar projetos em parcerias com estudantes universitrios: projeto de leitura, reforo escolar, estgio, oficinas entre outros. Promover projetos envolvendo a comunidade como o projeto dia dos pais, gincana, dia dos estudantes entre outros.

RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS HUMANOS Professores, gerenciadores, alunos, pais, coordenao e direo, conselheiros tutelares. MATERIAIS -Livros de leitura. -Filmes: Caramujo Flor, O Carteiro e o Poeta, Abril Despedaado, Vidas Secas, O Menino de Pijama Listrado. -Jogos, atividades ldicas e pedaggicas. -Recursos miditicos. -Tabuada. -Revista Pedaggica do SAEMS.

28 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

CRONOGRAMA 2 SEMESTRE DE 2013 -Leitura de livros. -Atividades ldicas e pedaggicas. -Jogos. -Apresentao dos trabalhos relacionados leitura de livros. -Sesso dos filmes. -Combate de tabuada. -Recital de Poesias: Segunda-feira: nas salas de aula Tera-feira: na quadra Quarta-feira: corredor Quinta-feira: Sala dos Professores Sexta-feira: Porto da escola Avaliao dos Trabalhos.

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

AVALIAO Avaliao do projeto pela comunidade escolar. Levantamento das notas dos alunos a fim de observar se houve uma melhora dos rendimentos escolares.

ESPAOS PEDAGGICOS

A Escola Estadual conta com uma sala de tecnologia e recursos miditicos e este espao pedaggico bastante utilizado pelos professores e alunos, conta com aparelhos de TV, DVD, computadores, cmera digital, filmadora, xerocopiadora, impressora, data show, caixa amplificada, microfone, aparelho de som, mesa de som, notebook. A sala de tecnologia fomenta uma necessidade do processo ensinoaprendizagem tornando o ensino mais atrativo para os alunos que j esto familiarizados com os recursos tecnolgicos. Para utilizar e ter acesso sala de tecnologia, o professor faz o agendamento online descrevendo os materiais necessrios a realizao de sua aula especificando qual dia, horrio, turma, nmero de alunos e contedo desenvolver. A coordenao tem acesso aos agendamentos e conforme o planejamento os professores devem fazer uso da sala. Ao planejar o uso da sala de tecnologia, o professor deve levar em conta o direcionamento das atividades, a organizao da sala, do tempo, do uso e cuidado com os recursos a serem usados, o encaminhamento das atividades, o objetivo e a interao dos alunos.

29 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A sala de aula o principal espao de aprendizagem na escola, e ele se mantm em boas condies fsicas e estticas nesta unidade escolar, organizada e o professor ali desenvolve o seu planejamento mediando conhecimentos e conflitos comuns ao ambiente escolar. No que tange as AEE (Atendimento Educacional Especializado). A escola busca estratgia para que o aluno se desenvolva, assimile o conhecimento, interaja e socialize com o meio e o espao escolar. Algumas necessidades educacionais requerem da escola uma srie de apoio e recursos muito especficos e hoje no estado contamos com o apoio das tcnicas do NUESP buscando incluir estas crianas ao sistema educacional. A Resoluo n.4 de 2 de outubro de 2009 do CNE instituiu as diretrizes para o atendimento educacional especializado; no artigo 3 ele diz A Educao Especial se realiza em todos os nveis, etapas e modalidades de ensino, tendo a AEE como parte integrante do processo educacional.

Considera-se como pblico alvo para AEE:

Alunos com deficincias, alunos com impedimento de longo prazo, de natureza mental sensorial, fsica e motora;

Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, alunos que apresentam quadros de alteraes no desenvolvimento neuropsicomotor, nas relaes sociais, na comunicao, ou nas estereotipias motoras, inclui-se aqui: autismo, sndrome de Asperger, sndrome de Rett, psicosese, (transtorno desintegrativo da infncia) e transtornos evasivos.

Alunos com altas habilidades/superdotao: alunos com elevado potencial e grande desenvolvimento com as reas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderana, psicomotora, artes e criatividade.

A Escola Dr. Joaquim Murtinho atende alunos que requerem atendimento educacional especializado e conta, com o apoio do NESP. A escola no possui sala de recursos para o atendimento a esses alunos, eles so matriculados e includos aos alunos do ensino regular da escola, e so atendidos pelos professores e tcnicos do NUESP; os professores buscam trabalhar de maneira flexvel, as estratgias, recursos, atividades e avaliao considerando as necessidades especficas de cada aluno. Nessa flexibilizao inevitvel que haja a priorizao de contedos de cada rea em relao aos propostos no Referencial Curricular, levando-se em conta o tipo de dificuldade a ser superado pelos alunos com AEE, o tempo outro fator a ser considerado no

30 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

processo de ensino aprendizagem, pois esses alunos necessitam de um tempo maior para desenvolver suas habilidades e competncias, participando assim do processo educativo normatizado e de incluso, e sua avaliao e acompanhamento ficam registradas conforme laudos e relatrios tcnicos.

12 - Indicadores de qualidade
Num pas de propores to grandes e diversas quanto o Brasil, impossvel uma receita nica para uma escola de qualidade, o conceito de qualidade dinmico e a escola prope suas aes para chegar a qualidade nos seus servios educacionais. Os IQE (ndices de Qualidade na Educao) foram criados pelo MEC (Ministrio da Educao e Cultura) para ajudar a comunidade escolar na avaliao e melhoria da qualidade, a fortalecer as seus pontos fortes e a melhorar os pontos fracos. So sete as dimenses a serem avaliadas pela comunidade, e a partir destas dimenses foram criados os indicadores de qualidade, que so sinais que revelam aspectos da realidade da escola e que mostrem ser qualificados. As dimenses compreendem: 1. O ambiente educativo 2. A prtica pedaggica 3. A avaliao 4. Gesto escolar democrtica 5. Formao e condies de trabalho dos profissionais da escola 6. Ambiente fsico escolar.Acesso, permanncia e sucesso na escola.

Est unidade escolar busca oferecer um ambiente que favorea a aprendizagem, com prticas pedaggicas eficazes, avaliando constantemente suas aes, compartilhando com a gesto escolar suas dificuldades e avanos, procurando propiciar momentos de estudos e formao continuada com os profissionais da escola e acompanhando o acesso ,a permanncia e o sucessso dos seus alunos.

13 - Formao continuada
Hoje sabemos que a formao continuada uma realidade nas escolas pblicas do Estado de Mato Grosso do Sul, so ofertados aos professores da rede estadual momentos de estudos com formao continuada. A SED disponibiliza no seu calendrio escolar 05 dias para estudos com os professores e nestes momentos de estudos so promovidos debates, momentos de reflexo e ao, em busca da melhoria do trabalho pedaggico da escola, so

31 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

colocados em questionamento: estudos e elaborao do PPP, critrios de avaliao, estudos de metodologias, projetos interdisciplinares. Os professores desta unidade escolar vm participando ao longo dos anos de formao continuada a distncia usando o recurso tecnolgico, estas formaes so oferecidas pelas universidades em parceria com a mantenedora e o prprio MEC. Como medida para os prximos anos, nas formaes continuadas da Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho sero introduzidas prticas de estudos do professor textos relacionados a metodologia, recuperao paralela, legislaes da educao, tendncias pedaggicas, pois fundamental que os profissionais da educao se envolvam, conheam e participem de maneira efetiva na construo de uma escola com bons indicadores de qualidade. Ns enquanto educadores, temos a difcil tarefa de articular a formao inicial com a realidade das escolas e da sociedade, a formao superior no mais o ponto final dos profissionais da educao, mas a sua prtica o , conhecendo a teoria, buscando aperfeioamento por meio de novas formaes sejam elas continuada ou no, seremos capazes de construir uma escola mais forte, com melhor nvel de qualidade e principalmente enquanto profissionais deixarem a escola impregnada de uma nova identidade.

Nas formaes continuadas temos por objetivo:

Discutir sobre o quo importante a formao continuada para a prtica docente; Identificar as mltiplas possibilidades de formao continuada disponveis hoje e incentivar os profissionais a busc-las; Analisar a escola como um espao de formao continuada e os professores como produtores de saberes dentro deste espao e que precisam se desenvolver partir de sua prpria prtica e que as reflexes oriundas destes saberes fomente novas prticas.

Neste processo de formao continuada temos que levar em conta a flexibilidade e a dinmica que o envolve, preciso articular a formao, a forma de trabalho, a hora atividade, a disponibilidade dos envolvidos tendo como foco as ideias de que a escola tem que buscar incluir todos os envolvidos para construir um programa de formao profissional continuada articulada com o Projeto Poltico Pedaggico.

14 - Avaliao Interna
A avaliao um instrumento muito usado para buscar dados sobre as escolas . A Avaliao Externa ocorre por meio do SAEMS/SAEB/PROVA BRASIL, ENEM, PISA, e nos mostram a realidade das escolas sob uma viso macro, no mbito do interior da escola temos a a avaliao sob um campo micro, com suas peculiares enquanto unidade escolar pertencente a uma realidade particularmente especfica. A Avaliao Interna realizada primeiramente com nfase numa autoavaliao da escola, da sala de aula e da realidade dos nossos alunos, esta avaliao prioriza tambm a coleta de dados e informaes por meio de questionrios dirigidos a comunidade, alunos, pais, profissionais e posterior

32 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

interpretao dos resultados, esta forma de avaliar nos mostra a realidade da escola, aponta os problemas mais frequentes e nos ajuda a buscar , solues para melhorar o desenvolvimento da instituio e dos processos educacionais; A escola um espao social e por isto mesmo, bastante suscetvel a mudanas e transformaes, por isto valorizamos o processo e tambem a melhoria dos resultados focando as atenes no aluno, ser em contnua formao que pensa, age e promove mudanas com sua ao. Os resultados da avaliao interna so usados para elaborar os planos de ao do PDE, para o desenvolvimento de projetos educacionais, para estudos dos professores nas formaes continuadas. Nesta Avaliao Interna a escola fala de si enquanto unidade, e obtm subsdios para analisar seus processos e seus resultados e buscar a melhoria.

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


O Projeto Politico Pedaggico avaliado no inicio de cada ano letivo em conjunto com a comunidade escolar: pais, colegiado, professores e funcionrios afim de: Verificar o seu andamento no ano anterior: Propor as alteraes necessrias; Inserir novas aes e projetos a serem desenvolvidos ou modificados; Fazer uma avaliao do trabalho desenvolvido; Realizar as alteraes de legislaes e deliberaes.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico


COMISSO 1- Comisso de mobilizao, divulgao e acervo. Ana Maria Purkott Lino, Arnaldo Centurio, Cristiane Benites Vilalba, Carlos Alberto Boer, Divino Xavier Damaceno, Diogo Antonio Quoss Moreira, Darcy Fleitas, Fatima Aparecida Peralta, Jane Mello Loureiro, Loise Sona Diorio, Mrcia Dutra da Silva, Noemia Nogueira, Nilza Bogarim Jara, Odemir Coelho da Costa, Vera Lucia Nogueira Hayd, Virginia Bertoline Echeverria, Valesca Gutierres.

COMISSO 2- Comisso de diagnstico. Beatriz Valdez, Cleiton Fleitas da Silva, Silmara Pimentel da Cunha, Deise Cassol Sari, Soraya Bogado Ibanhes, Celeida Arce, Jeferson Arguelho, Kleuber Coelho da Costa, Ozualdo Maldonado Arce, Claudia Abdenur de Moraes, Leidiane Martines de Melo, Rosangela Cuevas, Iara Volpatto. COMISSO 3- Comisso de organizao da escola. Pedro Bambil Souza, Gilca Correa Barrios, Maria Erotildes Velasques, Heitor de Jesus Fleitas, Mirian Marcia Oseko, Jorge Bastianelo , Joo Danival Ocampos, Lucimari Ocampos Acosta.

33 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

COMISSO 4- Comisso de concepes tericas. Monclar Rosa Correa, Roseane Arce Romero, Paulo Loubet Cardoso, Jucimary Colman, Heloisa Sanches Caires Fernandes, Irma Roselei Lageano, Ktia Conceio Nogueira, Marcelina Maldonado Arce, Gislaine de Macedo Souza, Paulo Balta.

COMISSO 5- Comisso de correo e reviso. Ernesto Arthur Pommer, Maria Madalena Areco Rodrigues, Modesta Martines Lopes, Luiz Carlos Rahal, Mirian Elena Ajala Dias.

COMISSO 6- Comisso de lanamento e tratamento de informaes. Maria Madalena Areco e Ricardo Hayd Antunes. COMISSO PERMANENTE 7. Lenara Beatriz Raffel, Orlanda Freitas dos Santos, Iara Cristina Volpatto, Maria Madalena Areco e Ramona Teixeira da Silva.

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola


Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho Bela Vista MS

A Presidente do Colegiado Escolar, A Direo Colegiada, A Coordenao Pedaggica e a Supervisora de Gesto Escolar da EE Dr. Joaquim Murtinho no uso de suas atribuies legais e de acordo com a CI N. 055 de 10 de agosto de 2012 e N. 059 de 17 de agosto implemeta o seu PPP. 1. Fica aprovado o Projeto Politico Pedaggico da Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho; 2. A Equipe Gestora da escola providenciar um plano de ao escolar, elaborado com a participao de todos os segmentos da comunidade escolar para garantir o cumprimento dos objetivos propostos no PPP. 3. Este PPP entra em vigor a partir da data de publicao.

Lenara Beatriz Raffell Fernandes Presidente do Colegiado Escolar

Ramona Teixeira da Silva Supervisora de Gesto Escolar

Orlanda Freitas dos Santos Diretora

34 de 35

06/09/2013 13:24

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

18 - Referncias
- Formao Continuada para professores Mec/Salto Para o Futuro. - Indicadores de Qualidade da Educao mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/consescol/CE_indqua.SP /FEV/2004 - Gadotti, Moacir. Escola Cidad. - Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educao, 9394/96. - PCN, Parmetros Curriculares Nacionais MEC. - Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Ensino Fundamental e Mdio. - Vigotsky Lev - Formao Social da mente. Editora Martins Fontes, SP - Eglr, M Tereza. A integrao das pessoas com deficincia, Editora Memnon edies cientficas LTDA 2003 - Saviani Dermeval - Escola e democracia, Cortez autores associados. 1985.

35 de 35

06/09/2013 13:24

You might also like