You are on page 1of 42

Comportamento Organizacional

Prof. Me. Eduardo Name Risk

UNISEB Centro Universitrio

8/2/2013

Mdulo 3.1 Unidade 1


Fundamentos do Comportamento Organizacional
UNISEB Centro Universitrio

Comportamento organizacional

Algumas questes...
Por que algumas pessoas parecem ser um poo sem fundo de entusiasmo para o trabalho enquanto outras nem tanto? Voc j prestou ateno no clima do seu ambiente de trabalho e tentou diagnosticar alguma caracterstica que o identifique?

Plano de ensino (disponvel no AVA)


OBJETIVOS DA DISCIPLINA Ampliar o conhecimento sobre fatores que influenciam o comportamento humano nas organizaes. Apresentar aspectos que contribuem para o bom desempenho das pessoas nas suas funes organizacionais. Discutir fatores como liderana, comunicao e mudana organizacional e seu impacto no dia a dia das organizaes.
5

Plano de ensino (disponvel no AVA)


Apresentar a importncia da motivao para o trabalho e fatores que influenciam o desempenho humano e o nvel de produtividade das organizaes, tais como: produtividade, satisfao, absentesmo e rotatividade.

Contedo programtico
1. Fundamentos do Comportamento Organizacional 2. Comportamento individual 3. Comportamento em grupo 4. Comunicao organizacional 5. Cultura organizacional 6. Mudana organizacional 7. Motivao 8. Liderana 9. Aprendizagem organizacional e gesto do conhecimento.
7

Roteiro de estudos especfico


Disponvel no AVA! Guia planejamento das atividades semanais da disciplina (leituras, atividades avaliativas, fruns, avaliaes). A partir do roteiro de estudos especficos voc poder acompanhar com tranquilidade cada semana do curso.
8

Roteiro de estudos especfico


Leitura das unidades a cada aula. Leitura dos textos complementares. Atividades avaliativas. Atividades no avaliativas. Avaliao eletrnica. Avaliao presencial. Fruns. Participao nos plantes (5 feira - 21h). Dvidas - Canal minhas dvidas AVA.
9

Fruns
1 - Quais os maiores desafios do trabalho em equipe no contexto das organizaes?
(incio - 08/02/2013 / encerramento - 07/03/2013)

2 - Como aliar motivao e produtividade no cotidiano organizacional?


(incio - 08/03/2013 / encerramento - 08/04/2013)

Orientaes para postagem


10

Comportamento

Organizao
O que as pessoas fazem no ambiente de trabalho? Como agem? O que pensam? Quais as emoes comuns? Como podem ser motivadas?

11

http://qdrops.blogspot.com.br, http://curitiba.olx.com.br/, http://evowork.blogspot.com.br

Vamos recordar... Psicologia


Cincia que estuda o comportamento e a cognio humana. - Comportamento: relao de mtua influncia entre organismo e ambiente a partir da coordenao sensrio-motora (LOPES, 2008). Aes andar, tocar, falar, correr etc.
12

Vamos recordar... Psicologia


- Cognio/mente: operaes conscientes / processos psicolgicos bsicos.

Ateno Memria Emoes Percepo Atitudes

13

http://conhecerkardec.blogspot.com.br

Organizaes
As atividades em nossa sociedade so executadas por organizaes: hospitais, escolas, lojas, cinema, empresas... Desafio: tente dizer ao menos uma atividade que voc desempenhe ou da qual usufrua que no envolva uma organizao. As pessoas obtm a maior parte de suas necessidades materiais e sociais por meio das organizaes.
14

Organizaes
As organizaes so constitudas por pessoas e so elas quem agem e tomam decises (LACOMBE, 2005). A empresa que emprega as melhores pessoas, e capaz de mant-las, detm vantagem competitiva no mercado.

Importncia do estudo do comportamento organizacional.


15

Comportamento organizacional
Campo de estudos que se preocupa com o impacto do comportamento das pessoas nas organizaes.
Motivao, comportamento, poder de liderana, comunicao interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizagem, percepo, processos de mudanas, conflitos, estrutura organizacional, estresse no trabalho.

16

Comportamento organizacional
Campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes.

17

Vdeo - O que comportamento organizacional?

18

Premissas - comportamento organizacional


Cada pessoa um mundo individualmente diferente, sendo nica a experincia de cada indivduo. Portanto, no h um padro de gerenciamento, importante identificar as diferenas individuais. Os diferentes traos e caractersticas humanas podem ser estudados separadamente ou utilizados pela organizao de forma diferente. Mas, numa anlise final, eles so parte de um todo denominado pessoa. (ROBBINS, 2002)
19

Premissas - comportamento organizacional


O comportamento tem certas causas, as quais esto relacionadas s necessidades das pessoas. Todo trabalho d direito pessoa que o realiza de ser tratada com respeito e reconhecimento. Para cada papel desempenhado na organizao h um padro de expectativa em termos de comportamentos a serem desempenhados. (ROBBINS, 2002)
20

Premissas
O estudo do comportamento organizacional dividido em dois segmentos distintos e interrelacionados:

Comportamento individual

Comportamento coletivo

Comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, a fim de que as organizaes trabalhem mais eficazmente. (ROBBINS, 2002)

21

Campo de estudos
Origem do estudo do comportamento organizacional - Escola Comportamental da Administrao. Natureza das pessoas/organizaes e seu impacto no comportamento Conceitos importantes para esta disciplina so tambm estudados por outras (campo multidisciplinar).
22

Campo de estudos
Ou seja, determinado tpico estudado no contexto do comportamento organizacional pode ser explicado com o apoio de diversas cincias ou disciplinas: filosofia, psicologia e sociologia. Tais disciplinas podem levar a diferentes interpretaes sobre determinado tema, pois fornecem contribuies especializadas. Exemplo: trabalho em equipe
23

Campo de estudos
Teorias sobre aprendizagem, motivao, percepo e estresse Modelos de personalidade Psicologia Clnica e desenvolvimento humano Seleo de empregados, Psicologia Industrial atitudes no local de trabalho e avaliao de desempenho

Psicologia Experimental

Psicologia Social e Sociologia Interacionista te ac o sta

Socializao, liderana e dinmica de grupo

Algumas disciplinas que fundamentam o estudo do comportamento organizacional.

24

Como definir uma organizao?


Organizao um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns (LACOMBE, 2005, p. 8). As organizaes so grupos sociais deliberadamente orientados para a realizao de objetivos. Fornecimento de produtos e servios
25

Os trs nveis do comportamento organizacional


Nvel do indivduo
http://curitiba.olx.com.br/
26

Nvel do grupo

- Nvel dos sistemas organizacionais


(ROBBINS, 2002)

Os trs nveis do comportamento organizacional


- Nvel do indivduo - Caractersticas Variveis que afetam o comportamento dos indivduos na organizao
biogrficas (idade, sexo, estado civil) Personalidade Valores Atitudes Percepo Aprendizagem Motivao Emoes
27

Os trs nveis do comportamento organizacional


- Nvel do grupo
- Grupo e equipe - Formao de equipes eficazes - Padres de Estuda o comportamento comunicao dos grupos - Estilos de liderana - Poder e poltica - Nveis de conflitos que afetam o comportamento grupal
28

Os trs nveis do comportamento organizacional


- Nvel dos sistemas - Desenho da organizao formal organizacionais Estuda as diferentes formas de estrutura organizacional

- Processos de trabalho - Polticas e prticas de Recursos Humanos

29

Mencione uma varivel do indivduo (caracterstica) que voc considera importante para o sucesso das organizaes.

30

Os trs nveis do comportamento organizacional


As variveis estudadas em cada um dos trs nveis de anlise (indivduo, grupo, sistemas organizacionais) do comportamento organizacional afetam a produtividade, o absentesmo, a rotatividade e a satisfao com o trabalho.

31

Conceitos importantes

Produtividade - organizao produtiva quando atinge seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possvel. Implica eficincia (minimizao dos recursos necessrios para se alcanar os objetivos) e eficcia (alcance dos objetivos).
32

Eficcia e eficincia
Quando uma organizao atinge seus objetivos, dizemos que essa organizao eficaz. Quando uma organizao utiliza seus recursos de maneira econmica, dizemos que essa organizao eficiente.

33

Eficcia e eficincia - caractersticas


Eficincia Eficcia

Ausncia de desperdcios Uso econmico de recursos Menor quantidade de recursos para produzir mais resultados

Capacidade de realizar resultados Grau de realizao de resultados Capacidade de resolver problemas

Estudo do comportamento organizacional contribui para melhoria da eficcia organizacional


34

Conceitos importantes
Absentesmo no comparecimento do funcionrio ao trabalho. Quando o funcionrio falta, o fluxo de trabalho interrompido, decises importantes frequentemente so adiadas.

35

Conceitos importantes
Rotatividade fluxo de sada e entrada de pessoal da organizao, voluntria ou involuntria (demisso). Alto nvel de rotatividade elevao dos custos da empresa com recrutamento, seleo e treinamento de novos funcionrios.
36

Conceitos importantes
Satisfao diferena entre as recompensas recebidas de fato pelo funcionrio e aquilo que ele acredita merecer. (ROBBINS, 2002, p. 21) Se as recompensas recebidas esto alm das expectativas do indivduo, este est satisfeito. Se as recompensas recebidas esto aqum das expectativas do indivduo, este certamente se sentir insatisfeito.
37

Diversidade no trabalho
Composio variada da fora de trabalho segundo critrios de gnero, raa/cor, deficincia e orientao sexual. A diversidade no trabalho facilita a troca de diferentes pontos de vista, melhora a capacidade da organizao de resolver problemas mediante ideias mltiplas. Cria um ambiente de trabalho respeitvel e de mais fcil aceitao por todos. (NOGUEIRA, 2005)
38

preciso localizar e corrigir as distores minorando ou eliminando os mecanismos produtores de desigualdade. Detectar talentos socialmente emudecidos, para que todos ganhem com a convivncia e participem da promoo incondicional da diversidade como valor. (SORRI, 2010)

39

http://era.org.br/2012/05/gerenciamento-da-diversidade-nas-organizacoes/

Costuma-se colocar o "diferente" na figura do outro, que se torna um dessemelhante.

Estresse
Estado emocional desagradvel que ocorre quando as pessoas esto inseguras de sua capacidade de enfrentar um desafio percebido em relao a um valor importante. Wagner III e Hollenbeck (2006, p. 121)

40

Diante do que conversamos, como a disciplina Comportamento Organizacional pode auxili-lo em seu cotidiano profissional?

41

Prxima aula Comportamento individual


Apresentar variveis individuais que influenciam o comportamento organizacional. Planto (14/2 - 5 feira - 21h s 23h). At l!

42

You might also like