You are on page 1of 4

A tica dos 10 Mandamentos 2013

Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos


Rev. Larcio Rios Guimares

1 MANDAMENTO No Ters Outros Deuses Diante De Mim Exodo 20.3 Qual o nosso fim principal? Glorificar a Deus e goz-lo para sempre? Ou glorificarmo-nos e gozarmo-nos para sempre? O modo como uma pessoa responde a essa questo ir determinar as decises que tomar no curso de um determinado dia. (A Lei da Perfeita Liberdade, p. 50) Esta questo baseada na primeira pergunta do Breve Catecismo mostra o quanto importante a reflexo sobre o primeiro mandamento. Ele o primeiro no por mera coincidncia. Ele a base de todos os demais mandamentos. Sem a certeza de quem Deus, do carter daquele que fala e transmite sua lei, no podemos entender a relevncia de toda ela. No ter Deus como centro de tudo nos leva a outras perverses. Ao desobedecer ao primeiro mandamento - no conhecendo o verdadeiro Deus e nem a verdade sobre o Ele - eu acabo por me dirigir a pecados ainda mais profundos. Deus fez a exigncia do primeiro mandamento por ser o autor e sustentador da vida, e, quando ele no o centro de tudo, destrumos a ns mesmos. No primeiro mandamento Ele demonstra que nos separou para si, a fim de sermos propriedade exclusiva dele:
Deus soberano porque ele criou, sustenta, governa e ir julgar o mundo. As pessoas no podem eleg-lo para o seu posto. Ele no um candidato que requer aceitao por parte de um eleitorado. Nem uma deidade que, indulgentemente, tolera outros deuses (obra, prazer, relacionamentos, objetos ou outras religies), conquanto seja honrado de tempos e tempos. Este verdadeiro Deus o ditador do mundo, o Soberano do universo. Como o oleiro controla sua roda e o barro, assim Deus governa sua criao (Isaias

29.6). Esse governo inclui at mesmo os menores detalhes da vida de cada pessoa(...) (At 17.26) (A Lei da Perfeita Liberdade, p. 30)

A questo da existncia de Deus o ponto fundamental da tica crist:


O primeiro mandamento o testemunho da singularidade e exclusividade de Deus, ou seja, revela o Senhor em seu carter, Seu ser, e Sua ao. A questo da existncia e revelao de Deus o ponto fundamental da tica crist. impossvel fazer uma tica crist autntica sem conhec-lo. Portanto, o incio da tica crist consiste em conhecer a Deus e Sua vontade como revelados nas Sagradas Escrituras, procurando entender aquilo que Ele . (A tica dos Dez Mandamentos, p. 59)

H alguns anos atrs, lembro-me de uma entrevista em que a apresentadora Xuxa fez uma pergunta a um ator: O que Deus representa para voc. A resposta dele foi: Deus sou eu mesmo. Ns mesmos. Nos dias de hoje somos cercados por pessoas que julgam serem religiosas e tementes a Deus. Julgam-se conhecedoras de Deus e de sua vontade e, por si mesmas, capazes de fazer o que Ele requer. O primeiro mandamento um alerta contra o esprito de nossa poca, contra aquilo que rege o mundo de hoje, contra a religiosidade que deseja partir do homem, independentemente de Deus e de sua vontade estabelecida em sua Palavra. Ao Deus Desconhecido Ao lermos At 2.24-34 vemos claramente o que Deus quer nos ensinar a seu respeito. Aqueles que so supersticiosos e julgam que, por apenas lembrar-se de Deus, esto

A tica dos 10 Mandamentos 2013


Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos
Rev. Larcio Rios Guimares

satisfazendo-o, nada entendem a respeito dEle. Neste texto vemos que Deus aquele que: 1. 2. 3. 4. 5. Fez o mundo e tudo o que nele existe; No precisa do homem para nada; soberano e governa todas as coisas; Sustenta todas as coisas; Julgar a todos um dia.

natural no ser humano levar o ateu a colocar outro deus em seu corao, consequentemente, fazendo-o quebrar o primeiro mandamento. 2.Politesmo: adorar, cultuar, honrar, devotar, interceder recorrendo a outros deuses sem Ele ou com Ele (Mt 4.10); adicionar algo mais suficincia que temos em Cristo como Redentor e Salvador ou para conseguir supostas segundas bnos; formalismo religioso. 3. Paganismo: inclusive a ideia de que podemos barganhar com Deus quando fazemos as coisas corretamente ou usar seu nome de maneira a pensar que ele se sentir obrigado a fazer algo por mim. 4. Heresia: m concepo de Deus; pensamentos mpios quanto a Ele, pesquisar com maldade ou curiosidade a respeito dele e de sua vontade, v credulidade, desconfiana, desespero e desrespeito (J 40.2; Sl 5012-13) 5. Desobedincia: resistncia, insensibilidade sob os juzos de Deus, dureza de corao, orgulho, segurana carnal, uso dos bens parte de sua orientao (Sl 24.1; Hb 10.26-31) 6. Materialismo: colocar as coisas criadas por Deus em primeiro plano, aproveitar desordenadamente do dinheiro que Deus d; coloc-lo como segundo plano quando passamos a ter conforto em nossa vida. (I Jo 2.15-17) 7. F na Cincia: Quando a cincia tenta tomar o lugar de Deus para explicar o que no lhe cabe (origem do universo, por exemplo). Para tentar no acabar com a figura de Deus, acaba-se aderindo ao desmo, separando Deus da sua criao, tornando-o menor do que ela e enaltecendo sua transcendncia deixando de lado sua imanncia.

Quo diferente o Deus da Bblia do deus de nossos dias. Deus no necessita de ningum para ser aquilo que Ele e sempre ser (veja Is 29.16 e Dn 4.30, 34,35 e 37). O que Idolatria? Leia Dt 6.4-5. Este o famoso Shema do povo de Deus. Quando ele foi dado a Israel, havia uma idolatria reinante entre as naes vizinhas da poca: agricultura, amor, guerra, governo, diverso, cada uma dessas reas possua sua prpria deidade. Deus mostra neste texto o que Ele estava requerendo do homem: no havia espao para outros deuses, mesmo em outras reas na vida humana, ou seja, ele deveria ser o Senhor de todas as coisas por mais simples ou complexas que pudessem parecer. Portanto, idolatria colocar qualquer coisa no lugar ou frente de Deus, tirando, ilusoriamente, a honra que s a Ele devida. O que Deus probe neste mandamento Este mandamento estabelece uma proibio especfica, por isso, comearemos tratando das proibies anexas a ele: 1. Atesmo: terico ou prtico (Sl 14.1): Uma vez que Deus se revelou e ordenou que isto fosse registrado e pregado a todo mundo, o primeiro mandamento condena aqueles que afirmam que ele no existe. O senso religioso

A tica dos 10 Mandamentos 2013


Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos
Rev. Larcio Rios Guimares

8. Transformar o Pecado em Doena: vcio em jogos, tecnologia, sexo, drogas, entretenimento, dinheiro, trabalho, bebida, comida, roubo, etc, que so realizaes de nossas inclinaes pecaminosas, so transformados em doenas, mas, que na verdade, demonstram a falta de satisfao com o nico Deus que deve ser adorado. So outros deuses que colocamos para tentar ofuscar a glria do nico e verdadeiro Deus. 9. Atribuir a Salvao aos Mritos Humanos: algo comum nas falsas religies mas, infelizmente, tambm presente em muitas correntes do atual cristianismo que afirma que ela depende do livre-arbtrio de cada um e no da soberania de Deus. 10. Proibir o Questionamento do Erro em Lderes Cristos: Sob a desculpa de que o pastor ou lder um ungido do Senhor d-se a ele o atributo de perfeio absoluta que s cabe a Deus. Alguns no admitem que tal pessoa seja questionada nem ao menos pela Bblia. 11. Culto Antropocntrico: preocupar-se em realizar um culto para agradar aos homens antes de procurar realiz-lo para agradar a Deus. Msicas, entretenimento, mensagens que so desprovidas de contedo bblico e que no levam ao adorados ao objeto de adorao e sua Palavra. 12. F na F: o pensamento de que a f um poder mgico no qual basta se crer e, ento, algo acontecer. O ato da f se torna mais importante que o objeto da f. Passa-se a decretar e ordenar que as coisas aconteam:
[...] De acordo com as Escrituras, a f no um poder. A f em si mesma no pode fazer absolutamente nada. Se a f pudesse salvar, curar ou trazer prosperidade, a f seria Deus. Os msticos da Nova Era e

pregadores da prosperidade, ao atriburem f os atributos de deidade, esto propagando a idolatria. A f como um fio de telefone no pode criar uma conversa entre duas pessoas, mas s pode ser o instrumento por meio do qual duas pessoas se comunicam. A f em alguma pessoa ou alguma coisa alm do verdadeiro Deus como ele se revelou em Cristo e na Palavra escrita idolatria, mesmo se for uma f em coisas boas, dignas e nobres. [...] A f em alguma atividade ou deciso humana no apenas contraproducente ao evangelho, na verdade, outro evangelho. Consequentemente, na medida em que a criatura a figura principal em sua paisagem, (...), a criatura ir ser adorada no lugar do Criador. (A Lei da Perfeita Liberdade, p. 42)

13. F na Experincia: a atitude de estabelecer a experincia pessoal com Deus como parmetro de f e prtica em nossa vida, ao invs de submeter a experincia ao que diz a Escritura. Mesmo que a Bblia diga algo que condena tal sensao, ela acaba se estabelecendo sobre a prpria Palavra de Deus. Sempre que algum baseia uma alegao religiosa em sua prpria experincia pessoal, essa pessoa usurpa o trono de Deus, aquele que tem a primeira e a ltima palavra. 14. F no Amor de Deus: colocar o atributo de amor de Deus acima de todos os demais atributos que ele possui. comum, nas igrejas, alguns acharem que no se deve falar de julgamento e inferno, pois isso escandaliza os incrdulos e obscurece o amor que Deus tem. Isso fazer de um nico atributo de Deus um dolo. 15. F em Si Mesmo: quando cada um pensa ser um pequeno deus no centro de seu prprio universo, no relacionamento com outras pessoas at mesmo com prprio Deus existindo para fazer sua prpria vida

A tica dos 10 Mandamentos 2013


Igreja Presbiteriana Metropolitana de Guarulhos
Rev. Larcio Rios Guimares

pessoal mais importante do que qualquer coisa. 16. F na Felicidade: a felicidade passa a ser um objetivo em si mesmo, desvencilhado de qualquer valor ou norma estabelecida por Deus. Assim, nos divorciamos quando nosso cnjuge passa a no atender nossos desejos egostas. Procuramos outra igreja ou denominao, porque aquela na qual estamos no atende os nossos desejos de felicidade e, muito menos, os dos meus filhos:
[...] Ai de ns, quando adoramos a felicidade, as coisas e as pessoas nas quais confiamos essa comisso finalmente nos desapontam e a adorao felicidade se transforma num pesadelo de desiluso, fadiga e depresso. (A Lei da Perfeita Liberdade, p. 49)

You might also like