You are on page 1of 5

EE PROFESSORA NELI HELENA ASSIS DE ANDRADE PLANEJAMENTO DE CINCIAS 4 ANO 2013

PROFESSORAS: Aldenice, Cssia, Gisela e Ide

1 BIMESTRE CONTEDOS Unidade I: Ciclos da natureza Captulos: 1. Alimentar-se preciso; 2. As plantas: produtoras da natureza; 3. Florestas do Brasil; 4. Outros ambientes brasileiros. OBJETIVOS ESPECFICOS: - Compreender a inter-relao entre os seres vivos e o significado de cadeia alimentar. - Perceber e as possveis consequncias das alteraes da cadeia alimentar e que o ser humano faz parte dela. - Destacar a importncia dos decompositores no ambiente e compreender que os animais se alimentam de outros seres vivos. - Identificar animais por diferentes hbitos alimentares: herbvoros, carnvoros e onvoros. - Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos so elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente; e, reconhecer que os seres vivos formam cadeias alimentares. - Diferenciar seres produtores, consumidores e decompositores. -Compreender os ecossistemas com um conjunto de elementos vivos e no-vivos que estabelecem relaes. - Reconhecer o ser humano como principal agente modificador dos ecossistemas. - Compreender que as plantas so capazes de produzir seu prprio alimento. - Reconhecer que as plantas fabricam seu prprio alimento atravs da fotossntese. - Identificar a importncia da luz, do gs carbnico e de clorofila no processo da fotossntese. - Identificar a glicose como a substncia que a planta fabrica na fotossntese. - Relacionar a fotossntese com o incio das cadeias alimentares. -Compreender as principais caractersticas, fisionomias distribuio dos biomas do Cerrado, Caatinga e dos Manguezais.

2 BIMESTRE CONTEDOS: Unidade II: O poder dos alimentos Captulos: 1. Comer bem para viver melhor; 2. Quantidade ou qualidade, eis a questo!; 3. O caminho da comida; 4. Dentes e mais dentes. OBJETIVOS ESPECFICOS: - Reconhecer os seres humanos como animais que precisam de alimentos. - Identificar os tipos de nutrientes e suas funes elementares. - Conhecer alguns tipos de alimentos ricos em determinados nutrientes. - Compreender que uma dieta equilibrada deve conter todos os tipos de nutrientes adequadas a cada consumidor. - Compreender a pirmide alimentar como um modelo para o desenvolvimento de hbitos alimentares saudveis. - Valorizar os alimentos e atitudes que evitam seu desperdcio. - Valorizar a alimentao adequada para a manuteno da sade, do bem-estar, do crescimento e do desenvolvimento do organismo. - Entender a necessidade da digesto para que os alimentos possam ser aproveitados pelo organismo na obteno de energia. - Identificar os principais rgos do sistema digestrio. - Compreender a importncia da saliva e da mastigao para a boa digesto. - Conhecer os principais processos digestivos e suas etapas. - Entender a respirao pulmonar para que ocorram as trocas gasosas. - Diferenciar os movimentos de inspirao e expirao. - Identificar os principais rgos do sistema respiratrio. - Entender a necessidade da circulao do sangue para o transporte das substncias no organismo. - Relacionar os batimentos do corao aos movimentos desse rgo. - Identificar a urina como principal excreta humano. - Adquirir noes da relao entre os sistemas do corpo humano. - Rejeitar o fumo e reconhec-lo como agente promotor de diversas doenas.

3 BIMESTRE CONTEDOS: Unidade III: Um mundo em transformao Captulos: 1. Transformaes na natureza; 2. O ser humano transforma a natureza; 3. gua em transformao; 4. Um ser tecnolgico. OBJETIVOS ESPECFICOS: - Observar as principais caractersticas das florestas do Brasil, sua fisionomia e distribuio. - Conhecer a biodiversidade dos ambientes naturais e a importncia na sua preservao e busca de solues para ameaas ambientais e florestais. - Proteger a vida em toda sua diversidade, reconhecendo a importncia de atitudes de respeito aos seres vivos e sua preservao. - Construir e compreender a partir do conhecimento do meio ambiente e da necessidade de uma vida saudvel, o conceito de ecossistema e suas interaes. - Compreender o significado de tecnologia para a humanidade. - Compreender que a espcie humana transforma o ambiente sua volta. -Compreender que utilizamos materiais naturais e ou artificiais para produzir utenslios moradias e outros objetos dos quais necessitamos. - Identificar outros animais que tambm modificam o meio. -Reconhecer a necessidade da conscientizao no uso dos recursos naturais para que no haja desequilbrio na natureza. -Reconhecer o papel da reciclagem em nossa conservao dos recursos naturais. - Reconhecer a distribuio da gua, em seus diferentes estados, na natureza. - Identificar tecnologias aplicadas a diferentes setores(transporte, sade, agricultura). - Identificar o uso inadequado da tecnologia e seus efeitos sobre o meio ambiente. - Identificar as transformaes da gua(em seus vrios estados)na natureza. - Relacionar as diferentes etapas do ciclo da gua na natureza e seus efeitos sobre o cotidiano. sociedade e sua importncia para a

PLANEJAMENTO DE CINCIAS 4 ANO

4 BIMESTRE CONTEDOS: Unidade IV: Tecnologia: aplicando conhecimento Captulos: 1. Energia do dia a dia; 2. Luzes, cores e sombras; 3. Gangorra: um brinquedo e muito mais; 4. Conservao de alimentos. OBJETIVOS ESPECFICOS: - Compreender a importncia da energia em nossas vidas. -Reconhecer que a descoberta da eletricidade e a inveno das lmpadas representaram inmeras facilidades e transformaes no modo de vida das pessoas. -Identificar o fenmeno de eletrizao de objetos. -Identificar matrias isolantes e condutores de corrente eltrica. - Reconhecer o princpio das baterias e do funcionamento de um circuito eltrico. - Compreender que a trajetria da luz se d em linha reta - Compreender os conceitos de sombra e penumbra - Relacionar as cores que enxergamos com a luz que os objetos refletem - Identificar meios Transparentes. - Compreender os fenmenos da refrao; - Identificar o princpio das alavancas. - Reconhecer o princpio da alavanca em objetos do cotidiano e mquinas simples. - Reconhecer a importncia da conservao dos alimentos - Identificar tcnicas aplicadas na conservao dos alimentos - Desenvolve atitudes de observao sobre a qualidade dos alimentos e dos processos que garante a qualidade deles. - Compreender as principais caractersticas , fisionomia e distribuio dos biomas do Cerrado, Pantanal, da caatinga e dos Manguezais. - Conhecer a biodiversidade desses ambientes bem como a importncia de sua conservao. - Analisar e propor solues para as principais ameaas a esses ambientes.

ESTRATGIAS: - Levantamento oral dos conhecimentos prvios do aluno. - Aulas expositivas e explicativas dinmicas, estimulando a participao do aluno, com apresentao de exemplos de sua prpria vivncia. - Leitura e anlise, individual e coletiva, de textos verbais e no-verbais (imagens, mapas, grficos etc.) - Apresentao de textos complementares. - Atividades em duplas ou grupos. - Uso do dicionrio. - Leitura de histrias pela professora. - Projetos de leitura de livros paradidticos, para enriquecimento dos temas trabalhados. - Atividades do livro didtico e complementares (fichas). - Elaborao de resumos. - Estudo do meio. - Filmes. - Pesquisas. - Dramatizao de textos. - Leitura jogralizada. - Jogos e atividades ldicas.

CRITRIOS DE AVALIAO: - Avaliar o aluno nos seguintes aspectos: interesse pela atividade, participao nas aulas, arguies orais, pontualidade na entrega de pesquisas e trabalhos. - Espera-se que o aluno participe ativamente das aulas e empenhe-se na realizao das atividades propostas, em sala de aula e em casa, desenvolvendo seu trabalho com qualidade.

- Observao constante baseada na ao do aluno atravs de produes, atitudes e resultados.

http://www.editorasaraiva.com.br/pnld2013/projeto_descobrir_ciencias_2_5.html

You might also like