You are on page 1of 14

Entidades sem finalidade de lucros

RESOLUO CFC N. 1.409/12

Aprova a ITG 2002 Entidade sem Finalidade de Lucros.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais e com fundamento no disposto na alnea f do Art. 6 do Decreto-Lei n. 9.295/46, alterado pela Lei n. 12.249/10, RESOLVE: Art. 1 Finalidade de Lucros. Aprovar a Interpretao ITG 2002 Entidade sem

Art. 2 Revogar as Resolues CFC n.os 837/99, 838/99, 852/99, 877/00, 926/01 e 966/03, publicadas no D.O.U., Seo I, de 2/3/99, 2/3/99, 25/8/99, 20/4/00, 3/1/02 e 4/6/03, respectivamente. Art. 3 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, aplicando-se aos exerccios iniciados a partir de 1 de janeiro de 2012.

Braslia, 21 de setembro de 2012.

Contador Juarez Domingues Carneiro Presidente

Ata CFC n. 969

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE ITG 2002 ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS ndice OBJETIVO ALCANCE RECONHECIMENTO DEMONSTRAES CONTBEIS CONTAS DE COMPENSAO DIVULGAO APNDICE A Item 1 27 8 21 22 25 26 27

Objetivo
1. Esta Interpretao estabelece critrios e procedimentos especficos de avaliao, de reconhecimento das transaes e variaes patrimoniais, de estruturao das demonstraes contbeis e as informaes mnimas a serem divulgadas em notas explicativas de entidade sem finalidade de lucros.

Alcance
2. A entidade sem finalidade de lucros pode ser constituda sob a natureza jurdica de fundao de direito privado, associao, organizao social, organizao religiosa, partido poltico e entidade sindical. A entidade sem finalidade de lucros pode exercer atividades, tais como as de assistncia social, sade, educao, tcnico-cientfica, esportiva, religiosa, poltica, cultural, beneficente, social e outras, administrando pessoas, coisas, fatos e interesses coexistentes, e coordenados em torno de um patrimnio com finalidade comum ou comunitria. Aplicam-se entidade sem finalidade de lucros os Princpios de Contabilidade e esta Interpretao. Aplica-se tambm a NBC TG 1000 Contabilidade para Pequenas e Mdias Empresas ou as normas completas (IFRS completas) naqueles aspectos no abordados por esta Interpretao. No esto abrangidos por esta Interpretao os Conselhos Federais, Regionais e Seccionais de profisses liberais, criados por lei federal, de inscrio compulsria, para o exerccio legal da profisso.

3.

4.

5.

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

6.

Esta Interpretao aplica-se s pessoas jurdicas de direito privado sem finalidade de lucros, especialmente entidade imune, isenta de impostos e contribuies para a seguridade social, beneficente de assistncia social e atendimento aos Ministrios que, direta ou indiretamente, tm relao com entidades sem finalidade de lucros e, ainda, Receita Federal do Brasil e demais rgos federais, estaduais e municipais. Esta Interpretao aplica-se tambm entidade sindical, seja confederao, central, federao e sindicato; a qualquer associao de classe; s outras denominaes que possam ter, abrangendo tanto a patronal como a de trabalhadores.

7.

Reconhecimento
8. As receitas e as despesas devem ser reconhecidas, respeitando-se o regime contbil de competncia. As DOAES e SUBVENES recebidas para custeio e investimento devem ser reconhecidas no resultado, observado o disposto na NBC TG 07 Subveno e Assistncia Governamentais.

9.

10. Os registros contbeis devem evidenciar as contas de receitas e despesas, com e sem gratuidade, supervit ou dficit, de forma segregada, identificveis por tipo de atividade, tais como educao, sade, assistncia social e demais atividades. 11. Enquanto no atendidos os requisitos para reconhecimento no resultado, a contrapartida da subveno, de contribuio para custeio e investimento, bem como de iseno e incentivo fiscal registrados no ativo, deve ser em conta especfica do passivo. 12. As receitas decorrentes de doao, contribuio, convnio, parceria, auxlio e subveno por meio de convnio, editais, contratos, termos de parceira e outros instrumentos, para aplicao especfica, mediante constituio, ou no, de fundos, e as respectivas despesas devem ser registradas em contas prprias, inclusive as patrimoniais, segregadas das demais contas da entidade. 13. Os benefcios concedidos pela entidade sem finalidade de lucros a ttulo de gratuidade devem ser reconhecidos de forma segregada, destacando-se aqueles que devem ser utilizados em prestaes de contas nos rgos governamentais. 14. A entidade sem finalidade de lucros deve constituir proviso em montante suficiente para cobrir as perdas esperadas sobre crditos a receber, com base em estimativa de seus provveis valores de realizao e baixar os valores prescritos, incobrveis e anistiados.

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

15. O valor do supervit ou dficit deve ser incorporado ao Patrimnio Social. O supervit, ou parte de que tenha restrio para aplicao, deve ser reconhecido em conta especfica do Patrimnio Lquido. 16. O benefcio concedido como gratuidade por meio da prestao de servios deve ser reconhecido pelo valor efetivamente praticado.

17. Os registros contbeis devem ser segregados de forma que permitam a apurao das informaes para prestao de contas exigidas por entidades governamentais, aportadores, reguladores e usurios em geral. 18. A dotao inicial disponibilizada pelo instituidor/fundador em ativo monetrio ou no monetrio, no caso das fundaes, considerada doao patrimonial e reconhecida em conta do patrimnio social. 19. O trabalho voluntrio deve ser reconhecido pelo valor justo da prestao do servio como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro. 20. Aplica-se aos ativos no monetrios a Seo 27 da NBC TG 1000, que trata da reduo ao valor recupervel de ativos e a NBC TG 01, quando aplicvel. 21. Na adoo inicial desta Interpretao e da NBC TG 1000 ou das normas completas (IFRS completas), a entidade pode adotar os procedimentos do custo atribudo (deemed cost) de que trata a ITG 10.

Demonstraes contbeis
22. As demonstraes contbeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, so o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado do Perodo, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seo 3 da NBC TG 1000, quando aplicvel. 23. No Balano Patrimonial, a denominao da conta Capital deve ser substituda por Patrimnio Social, integrante do grupo Patrimnio Lquido. No Balano Patrimonial e nas Demonstraes do Resultado do Perodo, das Mutaes do Patrimnio Lquido e dos Fluxos de Caixa, as palavras lucro ou prejuzo devem ser substitudas por supervit ou dficit do perodo. 24. Na Demonstrao do Resultado do Perodo, devem ser destacadas as informaes de gratuidade concedidas e servios voluntrios obtidos, e divulgadas em notas explicativas por tipo de atividade. 25. Na Demonstrao dos Fluxos de Caixa, as doaes devem ser classificadas nos fluxos das atividades operacionais.

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

Contas de compensao
26. Sem prejuzo das informaes econmicas divulgadas nas demonstraes contbeis, a entidade pode controlar em conta de compensao transaes referentes a isenes, gratuidades e outras informaes para a melhor evidenciao contbil.

Divulgao
27. As demonstraes contbeis devem ser complementadas por explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informaes: notas

(a) contexto operacional da entidade, incluindo a natureza social e econmica e os objetivos sociais; (b) os critrios de apurao da receita e da despesa, especialmente com gratuidade, doao, subveno, contribuio e aplicao de recursos;

(c) a renncia fiscal relacionada com a atividade deve ser evidenciada nas demontraes contbeis como se a obrigao devida fosse; (d) as subvenes recebidas pela entidade, a aplicao dos recursos e as responsabilidades decorrentes dessas subvenes; (e) os recursos de aplicao restrita e as responsabilidades decorrentes de tais recursos; (f) os recursos sujeitos a restrio ou vinculao por parte do doador; (g) eventos subsequentes data do encerramento do exerccio que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da entidade; (h) as taxas de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes em longo prazo; (i) informaes sobre os seguros contratados; (j) a entidade educacional de ensino superior deve evidenciar a adequao da receita com a despesa de pessoal, segundo parmetros estabelecidos pela Lei das Diretrizes e Bases da Educao e sua regulamentao; (k) os critrios e procedimentos do registro contbil de depreciao, amortizao e exausto do ativo imobilizado, devendo ser observado a obrigatoriedade do reconhecimento com base em estimativa de sua vida til; (m) segregar os atendimentos com recursos prprios dos demais atendimentos realizados pela entidade;

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

(n) todas as gratuidades praticadas devem ser registradas de forma segregada, destacando aquelas que devem ser utilizadas na prestao de contas nos rgos governamentais, apresentando dados quantitativos, ou seja, valores dos benefcios, nmero de atendidos, nmero de atendimentos, nmero de bolsistas com valores e percentuais representativos; (o) a entidade deve demonstrar, comparativamente, o custo e o valor reconhecido quando este valor no cobrir os custos dos servios prestados.

APNDICE A EXEMPLOS DE DEMONSTRAES CONTBEIS PARA ENTIDADES SEM FINALIDADE DE LUCROS

Apresentam-se exemplos de demonstraes contbeis mencionadas nesta Interpretao, cujo objetivo auxiliar os preparadores para divulgao das informaes contbeis e financeiras das entidades sem finalidade de lucros. A entidade pode alterar e incluir contas para atender s especificidades da entidade, inclusive agregar contas similares para fins de divulgao das demonstraes contbeis, sempre que entender ser necessrio. O Apndice acompanha, mas no faz parte da Interpretao.

I.

BALANO PATRIMONIAL

20x1 ATIVO Circulante Caixa e Equivalentes de Caixa Caixa Banco C/Movimento Recursos sem Restrio Banco C/Movimento Recursos com Restrio Aplicaes Financeiras Recursos sem Restrio Aplicaes Financeiras Recursos com Restrio Crditos a Receber Mensalidades de Terceiros Atendimentos Realizados Adiantamentos a Empregados

20x0

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

Adiantamentos a Fornecedores Recursos de Parcerias em Projetos Tributos a Recuperar Despesas Antecipadas Estoques Produtos Prprios para Venda Produtos Doados para Venda Almoxarifado / Material de Expediente No Circulante Realizvel a Longo Prazo Aplicaes Financeiras Recursos sem Restrio Aplicaes Financeiras Recursos com Restrio Valores a Receber Investimentos Investimentos Permanentes Imobilizado Bens sem Restrio Bens com Restrio (-) Depreciao Acumulada Intangvel Direitos de Uso de Softwares Direitos de Autor e de Marcas (-) Amortizao Acumulada

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

20x1 PASSIVO Circulante Fornecedores de bens e servios Obrigaes com Empregados Obrigaes Tributrias Emprstimos e Financiamentos a Pagar Recursos de Projetos em Execuo Recursos de Convnios em Execuo Subvenes e Assistncias Governamentais a Realizar No Circulante Emprstimos e Financiamentos a Pagar Recursos de Projetos em Execuo Recursos de Convnios em Execuo Subvenes e Assistncias Governamentais a Realizar Patrimnio Lquido Patrimnio Social Outras Reservas Ajustes de Avaliao Patrimonial Supervit ou Dficit Acumulado

20x0

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

II.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO PERODO

20x1 RECEITAS OPERACIONAIS Com Restrio Programa (Atividades) de Educao Programa (Atividades) de Sade Programa (Atividades) de Assistncia Social Programa (Atividades) de Direitos Humanos Programa (Atividades) de Meio Ambiente Outros Programas (Atividades) Gratuidades Trabalho Voluntrio Rendimentos Financeiros Sem Restrio Receitas de Servios Prestados Contribuies e Doaes Voluntrias Ganhos na Venda de Bens Rendimentos Financeiros Outros Recursos Recebidos CUSTOS E DESPESAS OPERACIONAIS Com Programas (Atividades) Educao Sade Assistncia Social Direitos Humanos Meio Ambiente Gratuidades Concedidas Trabalho Voluntrio RESULTADO BRUTO DESPESAS OPERACIONAIS

20x0

Instrutor: Osmar Reis

Entidades sem finalidade de lucros

Administrativas Salrios Encargos Sociais Impostos e Taxas Aluguis Servios Gerais Manuteno Depreciao e Amortizao Perdas Diversas Outras despesas/receitas operacionais OPERAES DESCONTINUADAS (LQUIDO) SUPERVIT/DFICIT DO PERODO

Observaes: 1) As despesas administrativas se referem quelas indiretas ao programa (atividades); 2) As gratuidades e o trabalho voluntrio devem ser demonstrados por programa (atividades) em Nota Explicativa.

Instrutor: Osmar Reis

10

Entidades sem finalidade de lucros

DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA 1. Mtodo Direto Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais Recursos Recebidos Entidades Governamentais Entidades Privadas Doaes e Contribuies Voluntrias Prprios Rendimentos Financeiros Outros Pagamentos Realizados Aquisio de bens e Servios Programas (Atividades) Executados Salrios e Encargos Sociais do Pessoal Administrativo Contribuies Sociais, Impostos e Taxas Outros Pagamentos (=) Caixa Lquido Gerado pelas Atividades Operacionais Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento Recursos Recebidos pela Venda de Bens Outros Recebimentos por Investimentos Realizados Aquisies de Bens e Direitos para o Ativo (=) Caixa Lquido Consumido pelas Atividades de Investimento Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento Recebimentos de Emprstimos Outros Recebimentos por Financiamentos Pagamentos de Emprstimos 1,00 1,00 (2,00) 3,00 1,00 (2,00 1,00 1,00 (3,00) (1,00) 2,00 1,00 (4,00 ) (1,00) (3,00) (1,00) (0,00) (1,00) 5,00 (2,00 ) (1,00 ) (0,00 ) (1,00 ) 4,00 3,00 3,00 1,00 1,00 1,00 1,00 2,00 1,00 1,00 2,00 1,00 1,00

20x1

20x0

Instrutor: Osmar Reis

11

Entidades sem finalidade de lucros

) Pagamentos de Arrendamento Mercantil (=) Caixa Lquido Consumido pelas Atividades de Financiamento (=) Aumento Lquido de Caixa e Equivalentes de Caixa Caixa e Equivalentes de Caixa no Incio do Perodo Caixa e Equivalentes de Caixa no Fim do Perodo (2,00) (2,00) 2,00 3,00 5,00 (3,00 ) (1,00) 2,00 1,00 3,00

2. Mtodo Indireto Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais Supervit (Dficit) do Perodo Ajustes por: (+) Depreciao (+) Amortizao (+) Perda de Variao Cambial (-) Ganho na Venda de Bens do Imobilizado Supervit (Dficit) Ajustado Aumento (Diminuio) nos Ativos Circulantes Mensalidades de Terceiros Atendimentos Realizados Adiantamentos a Empregados Adiantamentos a Fornecedores Recursos de Parcerias em Projetos Tributos a Recuperar Despesas Antecipadas Outros Valores a Receber Aumento (Diminuio) nos Passivos Circulantes Fornecedores de bens e servios

20x1 1,00 1,00 1,00 1,00 (1,00) 3,00 2,00 4,00 (1,00) (1,00) (1,00) 1,00 (1,00) 2,00 5,00

20x0 1,00 1,00 1,00 0,00 (1,00) 2,00 3,00 3,00 (1,00) (1,00) (1,00) 1,00 (1,00) 1,00 (2,00) 4,00

(3,00) Obrigaes com Empregados Obrigaes Tributrias (2,00) (1,00) (1,00) (1,00)

Instrutor: Osmar Reis

12

Entidades sem finalidade de lucros

Emprstimos e Financiamentos a Pagar Recursos de Projetos em Execuo Recursos de Convnios em Execuo Subvenes e Assistncias Governamentais Outras Obrigaes a Pagar (=) Caixa Lquido Gerado pelas Atividades Operacionais Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento Recursos Recebidos pela Venda de Bens Outros Recebimentos por Investimentos Realizados Aquisies de Bens e Direitos para o Ativo (=) Caixa Lquido Consumido pelas Atividades de Investimento Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento Recebimentos de Emprstimos Outros Recebimentos por Financiamentos Pagamentos de Emprstimos Pagamentos de Arrendamento Mercantil (=) Caixa Lquido Consumido pelas Atividades de Financiamento (=) Aumento Lquido de Caixa e Equivalentes de Caixa Caixa e Equivalentes de Caixa no Incio do Perodo Caixa e Equivalentes de Caixa no Fim do Perodo

4,00 (2,00) (1,00) 3,00 5,00

3,00 (1,00) (1,00) 2,00 4,00

(1,00) (3,00) (1,00) (2,00)

1,00 1,00 (3,00) (1,00)

2,00 1,00 (4,00) (1,00)

1,00 1,00 (2,00) (2,00) (2,00) 2,00 3,00 5,00

3,00 1,00 (2,00) (3,00) (1,00) 2,00 1,00 3,00

Instrutor: Osmar Reis

13

Entidades sem finalidade de lucros

III. DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO Em 31/12/20x1 Patrimnio Outras Ajustes de Supervit Total do / Dficit Patrimnio Social Reservas Avaliao Patrimonial Lquido Saldos iniciais em 31.12.20x0 Movimentao do Perodo Supervit / Dficit do Perodo Ajustes de Avaliao Patrimonial Recursos de Supervit com Restrio Transferncia de Supervit de Recursos sem Restrio Saldos finais em 31/12/20x1 X X X X X X X X X

(X)

(X)

Instrutor: Osmar Reis

14

You might also like