You are on page 1of 3

Ler e escrever so tarefas da escola, questes para todas as reas, uma vez que so habilidades indispensveis para a formao

de um estudante, que responsabilidade da escola. Paulo C. Guedes Em uma escola democrtica, onde so pensadas as aes em conjunto, nossas prticas como educadores refletem como encaramos o processo de aprendizagem de nossos alunos. Ns vemos nosso aluno como aquele que precisa ser mais normal o quanto possvel (encaram o aluno surdo como deficiente) ou como diferente? Aquele quem respeitarei por sua lngua e cultura? Segundo Skliar (1998), os alunos surdos estiveram submetidos aos efeitos devastadores do fracasso escolar massivo, originados pela imposio da ideologia dominante ouvinte ao surdo, que segundo o autor, sofreram aes de normalizao, oriundas de uma pedagogia mdica-corretiva, que esto por trs das abordagens oralistas de ensino. Como vimos na citao de Guedes (1999) acima escrito, tarefa da escola ensinar a ler. Os alunos surdos ao final da escolarizao bsica tm competncia leitora? Consegue ler de forma autnoma qualquer tipo de texto, usando as habilidades de leitura de forma que satisfaam suas necessidades? Penso que um professor que queira quer seus alunos aprendam ler, ler de verdade, deve repensar sua prtica. Quero impor uma ideologia dominante ou quero ser um mediador, um companheiro nesta jornada? Tenho buscado pesquisar, buscar informaes, comunico-me na primeira lngua (Libras) dos meus alunos surdos? na escola que o professor assume o papel de mediador da leitura, sua tarefa transformar a leitura, o ato de ler uma pratica social e no num (...) ritual burocrtico, no qual o estudante l sem ter condies de discutir, responde questionrios mecanicamente... na escola, com o professor, que sabe Lngua Portuguesa, que sabe das diferenas que existem entre as culturas e respeita seu aluno como sujeito de direitos, que ocorre a aprendizagem da leitura. Se eu encaro meu aluno como sendo capaz de aprender, de construir novos conhecimentos, eu posso proporcionar ao alunos um ensino que seja eficiente

para que este saiba ler no somente os textos, os livros, os contedos acadmicos, mas tambm o mundo. Como educadores no podemos nos eximir de nossas responsabilidades, ensinar um ato poltico. Ensinamos para transformao e para elevao de nossos alunos, para que tenham condies de questionar, discutir, debater, serem cidados que exercem plenamente seus direitos e deveres. Lembrando do aluno surdo, o que as praticas dos professores que trabalham com estes alunos refletem sobre a da importncia da leitura para um aluno que no ouve e tem a Lngua Brasileira de Sinais como primeira lngua? Quando eu digo leitura volto o olhar para a definio de leitura de Goodman: Ler obter sentido do texto. Entender o que est escrito no algo to obvio quanto parece. Quando trabalhamos com a leitura com os alunos precisamos ter em mente nosso objetivo, qual (is) habilidade (s) queremos desenvolver com este aluno, quais etapas precisamos percorrer para que o aluno possa ter condies de aprendizagem. Tambm nos ater que o hbito de leitura trar resultados significativos aos alunos, surdos ou no, determinante para o sucesso na vida dentro da escola e principalmente fora dela. Quando encaramos que a surdez uma diferena e no uma deficincia, damos um grande passo para que este aluno realmente seja incluso, (e ser incluso no significa estar em uma escola de ouvintes), e assim poderemos ver que os alunos esto na escola e que precisamos proporcionar um ambiente que os faam se apropriar dos conhecimentos acadmicos; para isso que existem escolas. Parece obvio afirmar qual a funo da escola, mas Lacerda (1998) ao constatar que alunos surdos chegam ao final da escolarizao bsica sem ler e escrever de modo satisfatrio e/ou sem ter domnio adequado dos contedos acadmicos, afirmou: As propostas educacionais direcionadas para o sujeito surdo tm como objetivo proporcionar o desenvolvimento de suas capacidades; contudo, no isso que se observa na prtica.

Vemos

que

currculo

apresentados

aos

alunos

surdos

aparecem

simplificados, o que dificulta os alunos a aprenderem mais e mais sobre o texto, limitando os horizontes de uma leitura autnoma por parte deste sujeito. Luiza Corteso, discutindo sobre a diversidade na sala de aula relata que a educao se norteia por duas hipteses: O insucesso advindo da deficincia, do meio scio cultural no qual as crianas/adultos vivem ou quando a escola querendo promover um ensino de qualidade prope currculos que nada condizem com a realidade de seus alunos, desrespeitando sua cultura, sua viso de mundo ,sua vivncia.
Talvez em parte porque a conscincia da heterogeneidade dos alunos assusta e incomoda, por ser uma fonte de desafio a que difcil (e trabalhoso) dar resposta, talvez porque todos ns fomos socializados, desde h longos anos, a olhar os alunos como devendo ser, todos idnticos (em termos de comportamentos e saberes), (Corteso, L., Pacheco, N., 1192) uma boa parte dos professores est afectada de uma dificuldade de se dar conta, de ver as cores do arco-ris sociocultural presente na sua sala de aula. Sofre daquilo que em trabalhos anteriores se designou por daltonismo cultural (Corteso, L., Stoer, S., 1993) e v a turma nos tons cinzentos da normalidade. Assim sendo, tudo o que diferente poder passar a ser olhado como anormal, mesmo como errado.

You might also like