You are on page 1of 4

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS UNIDADE CONTAGEM ESCOLA DE SERVIO SOCIAL DISCIPLINA: Seguridade Social: Previdncia Social

l e Servio Social PERODO: 4 perodo PROFESSORA: Ruth Necha Myssior Alunos: Gssica Nayara, Ludmila Rezende, Monick Lebron, Priscila Enedina e Wendel Dias.

Trabalho em grupos sobre o filme INTOCVEIS/ 2011- Frana = 10 pontos SINOPSE - Um homem negro pobre, com antecedentes criminais e um homem branco, rico e tetraplgico. Ambos com seus dramas existenciais e diversas lies de vida para ensinar um ao outro. Foi com esse contraste polmico que os diretores e roteiristas Olivier Nakache e Eric Toledano conquistaram 30 milhes de espectadores franceses com Intocveis.

RESPONDER AS PERGUNTAS: 1. Quais ingredientes importantes apresentados no filme para nossa reflexo? Percebemos logo no incio do filme que o que Philippe procurava era algum exatamente como Driss, algum que no olhasse para ele como uma pessoa doente e debilitada, e sim como algum que ainda tinha o mundo nas mos, sendo capaz de viver como outra pessoa qualquer, mesmo que fosse difcil. Driss trouxe a vida de volta para Philippe, e permitiu que o mesmo "sasse da linha" como ele. Driss no tinha formao, nem experincia e estava apenas atrs de uma assinatura para receber o auxlio desemprego, mas diante do desafio que foi feito aceitou cuidar de Philippe. Isso nos leva a reflexo de que para atender outra pessoa s a formao cientfica no suficiente, preciso, e oportuno, sensibilidade, o uso da intuio. A tcnica indispensvel, mas no se pode esquecer a subjetividade do ser envolvido.

2. Com quais dualidades o filme trabalha? No filme temos duas estrias opostas que se encontram e se completam. Philippe um homem rico que ficou tetraplgico durante um acidente com para quedas, que estava procura de algum da rea de enfermagem que estivesse disposto a cuidar dele e Driss, um jovem pobre da periferia, a princpio arredio, volta e meia verborrgico e politicamente incorreto, aparentemente inadequado e talvez sem piedade com algum que precisa de cuidados, na primeira impresso de muitos, que tinha passagem pela polcia e problemas familiares estava apenas em busca de ajuda financeira, mas no queria trabalhar dignamente para ganhar a vida de forma honesta. Na verdade Driss tem, atravs de Philippe, uma grande chance de fugir de sua realidade complicada na periferia, e Philippe, atravs de Driss, uma grande chance de escapar de dias sem esperana e sem estmulos. atravs do

bom humor e da sinceridade que, com concepes diferentes de vida, um conquista o outro apego sem pieguice ou falsa compaixo. Eles so ao mesmo tempo to parecidos e to diferentes, e conforme o tempo vai passando, a aproximao entre eles tambm vai aumentando, gerando uma grande e futura amizade, que acontece de forma profunda e encantadora, mostrando que at mesmo pessoas criadas em mundos e situaes totalmente diferentes, podem sim se identificar de alguma maneira.

3. O que futuros profissionais podem propor a partir das constataes do grupo? Que as tcnicas so indispensveis no ato de cuidar do outro mas que vai muito alm de s exercer as formalidades pedidas pela profisso. A relao do profissional com a pessoa a ser atendida ntima e constante, e deve, portanto, exigir um vnculo de companheirismo e identificao. Temos que estar sempre cientes que o outro uma pessoa que tem nome, histria, famlia, independente de sua circunstncia apresentada no momento. O profissional no pode nunca restringir a pessoa sua necessidade ou deficincia, mas sim dar um suporte, auxiliar as limitaes do sujeito e no uma substituio de suas capacidades. A limitao no impede o indivduo de saber o que bom ou ruim para si. Ele continua tendo suas opinies, sentimentos e decises, na maioria das vezes no pode agir sozinho, por isso precisa de um intermedirio, mas continua tendo palpites e vontades que devem ser respeitadas e trabalhadas em conjunto. O papel do profissional criar uma perspectiva alm da deficincia, diminuir os limites e aumentar a particularidade do ser. preciso o tratamento de igual para igual como pessoa. Deve-se evitar ao mximo dar nfase sua restrio. No filme podemos notar que Philippe tratado pela sociedade como frgil e ele se auto impe como algum que no vive mais sem os cuidados de outra pessoa. Portanto, cabe ao profissional que auxilia as atividades do sujeito carente de cuidado faz-lo repensar, enfrentar seus medos, encarar as dificuldades, superarem seus limites e finalmente se aceitarem perante suas condies. 4. O que o ttulo do filme sugeriu a vocs? Duas pessoas que vivem em universos totalmente diferentes, o pobre e o rico, uma amizade entre eles seria muito improvvel, pro isso na opinio do grupo o ttulo do filme Intocveis. 5. A) Qual a relao do filme com a disciplina de Seguridade Social? A busca de Driss pelo auxlio desemprego e toda burocracia em torno da conquista do mesmo est diretamente ligada a disciplina de Seguridade Social. O processo para essa conquista no Brasil agora semelhante ao da Frana, pas onde se desenrola o filme, onde o sujeito precisa passar por uma entrevista de emprego antes de conseguir o benefcio, se for aprovado comea imediatamente

a trabalhar, no tendo direito ao mesmo e se for dispensado pelo empregador, tem o direito de receber o benefcio, no Brasil chamado de Seguro Desemprego. Esse auxlio foi criado na Alemanha, com nome de Seguro Social e era utilizado para prover as necessidades daqueles desempregados contribuintes. O benefcio faz parte do conjunto de proteo social, denominado Seguridade Social.

B) Qual a relao do filme com a disciplina de Estratgias e Tcnicas em Servio Social? A trama traz uma concepo diferente de cuidado. Cuidado, descrito pelos dicionrios, significa precauo, cautela, diligncia, desvelo. Um conceito simples e bastante reduzido pra algo que to amplo e subjetivo. O filme retrata o zelo como uma suavizao dos problemas. A concepo de cuidar muito mais abrangente que o simples curar, medicar. O cuidador ele tem que obter a viso do todo. o perfil do cliente, a necessidade da pessoa receptora do servio e as condies de trabalho que vo dar um suporte e uma direo da melhor forma de agir para amenizar o sofrimento. Mas o foco no na doena, no indivduo. Para atender outra pessoa s a formao cientfica no suficiente, preciso, e oportuno, sensibilidade, o uso da intuio. Como relatado na nossa terceira resposta, as tcnicas so indispensveis no ato de cuidar do outro, mas vai muito alm de s exercer as formalidades pedidas pela profisso. Vimos que Driss no tinha experincia como cuidador de deficiente e nem tinha formao como os outros candidatos, mas isso no significa que a tcnica no seja importante. Observamos no decorrer do filme que ele teve que aprender sim as tcnicas de cuidado, como por exemplo, dar banho, trocar a roupa, fazer exerccios fisioterpicos, dar comida e diversas outras tcnicas importantes no tratamento de com pessoas que precisam de auxlio em suas atividades rotineiras. Mas a desenvoltura com que ele realizava as suas tarefas foi o verdadeiro diferencial. As tcnicas aliadas desenvoltura com que Driss tratava Philippe criando uma perspectiva alm da deficincia, diminuindo os limites entre eles, foi o que fez toda diferena no tratamento e na vida do Philippe. Driss alm de auxiliar nas atividades de Philippe o fez repensar, enfrentar seus medos, encarar as dificuldades, superar seus limites e finalmente se aceitar perante suas condies.

C) Qual a relao do filme com a disciplina de Psicologia? Cuidar dialogar, conhecer o intrnseco do outro, os sentimentos, as sensaes. empenhar-se a proporcionar liberdade dentro do enquadramento das

dificuldades da deficincia. Tentar enxergar o outro lado da adversidade. Encontrar felicidade no que est ao alcance das mos. Apostar na esperana de uma nova vida. No se pode tocar a alma do ser, pode-se no mnimo alcan-la, modific-la, transform-la para que entre em harmonia, alcance conforto e encontre o ponto de equilbrio entre corpo e alma, aceitando suas circunstncias, mas no se restringindo a elas, fazendo ser muito mais do que aquilo que se julga ser. E foi exatamente o que Driss fez em relao a Philippe, ele no mudou a situao em que ele estava, no fez com que ele ficasse curado da deficincia, mas mudou a forma dele de enxergar a sua prpria situao e enfrentar as suas dificuldades numa perspectiva muito mais animadora e divertida, mesmo com todas as dificuldades que ele enfrentava.

You might also like