You are on page 1of 39

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Projeto Poltico-Pedaggico

EE CAMBARAI
PPP 2012

1 - Identificao

1 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Unidade de Ensino: Escola Estadual Cambara Endereo: Rua Pereira do Lago N. 3120 Bairro: Cambara Cidade: Maracaju Unidade Federal: Mato Grosso do Sul CEP 79.150-000 Fone/Fax: (067) 3454-1407 Entidade Mantenedora: Secretaria de Estado de Educao Endereo: Parque dos Poderes Bloco V Cidade: Campo Grande Unidade Federal: Mato Grosso do Sul CEP 79031-902

Modalidade de Ensino Oferecidas: Ensino Fundamental dos anos iniciais 1 ao 5 anos; Ensino Fundamental dos anos finais 6 ao 9 anos; Ensino Mdio - 1 ao 3 anos. Normal Mdio Habilitao em Educao Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. ASPECTOS LEGAIS DA ESCOLA

Ensino Fundamental: Autorizao de Funcionamento Deliberao CEE n 1435/86 de 17 de julho de 1986, publicado no Dirio Oficial n 1873 de 05/08/1986 pgina 07; Deliberao CEE n 2265 de 15 de setembro de 1989, publicado no Dirio Oficial n 2677 de 06/11/1989 pgina 21, prorroga por 01 (um) ano, a autorizao do Funcionamento do Ensino de 1 Grau, 1 a 8 srie; Reconhecimento de 1 a 8 Sries Deliberao CEE n 2833 de 27 de junho de 1991, publicado no Dirio Oficial n 3102 de 27 de julho de 1991 pgina 16. Ensino Mdio: Validao de Estudos do Ensino de 2 Grau Habilitao Tcnico em Secretariado da Escola Municipal de Pr-Escolar, 1 e 2 Graus Cambara, sediada em Maracaju/MS Deliberao CEE n 2606, de 02 de outubro de 1990, publicado no Dirio Oficial n 2919, de 26/10/1990 pgina 16. Autorizao do funcionamento do curso de 2 Grau Lei n 7044/82 Deliberao CEE n 3851, de 07 de abril de 1994, publicado no Dirio Oficial n 3785, de 11/05/1994 pgina 10. Credenciamento da unidade escolar para oferecer a Educao Bsica, e autoriza o funcionamento do Ensino Mdio. Resoluo/SED n 1.576/2002, de 21 de outubro de 2002, publicado no Dirio Oficial n 5862, de 22/10/2002 pgina 05. Credenciamento da unidade escolar para oferecer a Educao Bsica. Resoluo/SED n 1.685, de 05 de Janeiro de 2004. Autorizao de Funcionamento do Ensino Fundamental e Mdio. Resoluo/SED n 2504 D.O. 8099 de 29 de Dezembro de 2011. Incorpora a Rede Estadual conforme Decreto 8498/96 - D.O. 2418 de 09 de Fevereiro de 1996. Normal Mdio Habilitao em Educao Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Resoluo/SED n 2.479, de 30 de Novembro de 2011.

2 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

DELIBERAO CEE/MS N 7828, de 30 de maio de 2005 dispe sobre a educao escolar para alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educao bsica.

2 - Apresentao do PPP

A Proposta Pedaggica consiste num planejamento das medidas e aes relacionadas por rea (poltico-administrativo e pedaggico) para ser operacionalizado no decorrer dos anos, no Ensino Fundamental e Ensino Mdio, visando proporcionar aos alunos uma educao de qualidade que lhe garanta condies para que possam participar da construo de uma sociedade mais justa, fraterna, respeitada e no excludente. O presente documento foi elaborado, levando em considerao o perfil do cidado que a escola pretende formar, tendo em vista que a sociedade e o mercado de trabalho exigem, cada vez mais cidados crticos, criativos que estejam dispostos a aprender. Um profissional capacitado e com uma viso de totalidade, contribuindo para a transformao social. Para tanto, os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem decidiram pela adoo das diretrizes gerais e orientadoras da proposta curricular, as quatro premissas apontadas pela UNESCO, como eixos estruturantes da educao na sociedade contempornea. 1 Aprender a conhecer, garante o aprender a aprender e constitui o passaporte para a educao permanente, na medida em que fornece as bases para continuar aprendendo ao longo da vida. 2 Aprender a fazer, o desenvolvimento de habilidades e o estmulo, tornam-se processos essenciais, que criam condies para o enfrentamento das novas situaes que se colocam. Aplicao da teoria na prtica. 3 Aprender a viver, trata-se de aprender a viver junto, desenvolvendo o conhecimento do outro e a percepo das independncias. 4 Aprender a ser, a educao deve estar comprometida com o desenvolvimento total da pessoa, preparao do indivduo para elaborar pensamentos autnomos e crticos, para formular seus prprios juzos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo frente a diferentes circunstncias da vida. Paralelamente a isso dar-se- nfase aos temas transversais e aos princpios das necessidades educacionais especiais mencionadas na rea pedaggica. Serviram de referncia para elaborao desta proposta uma pr-leitura dos seguintes documentos norteadores da educao: LDB 9394/96, os PCNs do ensino fundamental e ensino mdio e Diretrizes Nacionais para educao especial na Educao Bsica. Entretanto, convm ressaltar que este documento no tem a pretenso de expressar algo acabado, mas sim de ser um instrumento norteador da prtica pedaggica e que no decorrer da sua aplicao poder sofrer alteraes de acordo com as necessidades que forem surgindo.

3 - Misso
A sociedade como um todo est sempre passando por transformaes, no entanto, na educao essas mudanas ocorrem lentamente. Frente a esta situao, a escola necessita repensar sua funo, de modo a colaborar na construo de uma sociedade mais democrtica e no excludente. Para isso, a escola deve criar condies para que todos desenvolvam integralmente suas potencialidades e que tenham oportunidades de aprender os contedos necessrios para o exerccio da cidadania, a qual se constitui no exerccio de direitos e deveres que incluem perceber o outro como algum que tem direitos iguais, apesar das diferenas (Nunes,1999, p.2) e que pressupe a participao poltica, social e cultural em todos os nveis da vida cotidiana. [...] O trabalho educativo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objetivo da educao diz respeito, de um lado, a identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivduos da espcie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado concomitantemente, descoberta das formas mais adequadas para atingir esses objetivos. (Saviani, 2007, p.17) A escola se empenha na construo de uma prtica pedaggica que prioriza o ensino do conhecimento cientfico aliado a compreenso histrica do contexto que o produziu, valorizando tambm os diferentes sentidos que cada sujeito pode atribuir-lhe, utilizando-se de contedos que vo alm das disciplinas

3 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

escolares e perpassam todas as reas do conhecimento, como o caso de temas como tecnologia, sexualidade, tica, educao ambiental, pluralidade, entre outros. Desta forma, poder contribuir para a formao de cidados conscientes, autnomos, participativos, crticos e criativos, capazes de atuar com competncia, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. De acordo com a Resoluo n 7 do CNE, de 14 de dezembro de 2010, o cuidar e o educar, indissociveis funes da escola, resultaro em aes integradas que buscam articular-se pedagogicamente no interior da prpria instituio, e tambm externamente, com os servios de apoio aos sistemas educacionais e com as polticas de outras reas, para assegurar a aprendizagem, o bem-estar e o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimenses.

4 - Viso
Diante de tais reflexes referentes s concepes fundamentalmente e teoricamente abordadas, os objetivos para alcanar uma escola com o ensino de qualidade so os seguintes: Aperfeioar o processo ensino-aprendizagem da escola; Diminuir o ndice de reprovao; Garantir e ampliar o acesso e permanncia do aluno na escola; Corrigir o fluxo idade/srie de 100% dos estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Mdio, por de Projetos e estratgicos; Recuperar os saberes que possibilite terminalidade deste contingente no Ensino Fundamental e Ensino Mdio com condies de permanncia e aproveitamento; Proporcionar o acesso ao conhecimento historicamente construdo, atravs das mais variadas formas; Dar condies para que o aluno se aproprie da leitura e da escrita, tornando-se autnomo na sociedade atual; Oportunizar ao aluno a anlise do mundo que o cerca e o posicionamento diante dele; Desenvolver o gosto do aluno pela escola e o interesse pelos estudos; Desenvolver o senso crtico e a criatividade; Colaborar para a formao integral - social, fsica, cognitiva, afetiva, tica, sexual e ecolgica, dos alunos; Incentivar atividades de cooperao e liderana; Incentivar o aluno a construir novos conhecimentos; Tornar o aluno co-responsvel pelo processo educativo; Promover a incluso social; Promover o contato e o conhecimento das novas mdias e tecnologias. Estabelecer parcerias com os vrios segmentos da sociedade; Favorecer e estimular a participao dos pais na vida escolar dos filhos; Viver em fraternidade; Respeitar, valorizar e conhecer as diferentes manifestaes culturais; Proporcionar viagens de estudos e pesquisas de campo; Melhorar a convivncia no ambiente escolar; Incentivar e motivar a participao dos alunos em diversas atividades como: concursos, olimpadas, feiras, exposies entre outros.

5 - Valores
A vida um processo contnuo de criao de valores e a educao deve orientar para esse fim elaborando uma proposta educacional mais ampla, voltada para a formao de um cidado consciente; crtico, atuante e solidrio. A rapidez das mudanas torna indispensvel que a educao privilegie a qualidade da atuao de cada um na sociedade. Uma educao reflexiva, que desenvolva a capacidade de aprendizagem dos educandos, condio indispensvel para que possam enfrentar de forma responsvel os desafios, encarando a aprendizagem como um processo contnuo que ultrapasse unicamente a escolaridade, enfim, propomos um ensino que prepare para a competncia.

6 - Diagnstico

4 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A Escola Estadual Cambara est situada a rua Pereira do Lago n 3.120 Bairro Cambara, no Municpio de Maracaju -MS, qual serve a sua maioria clientela da Zona perifrica Urbana e por sua vez em minoria a clientela da zona rural. Funciona em regime de externato nos trs turnos: matutino, vespertino e noturno, oferecendo o Ensino Fundamental 3 ao 9 e Ensino Mdio o curso tcnico profissionalizante normal mdio; todos funcionando em consonncia com as normas legais vigentes e com as diretrizes curriculares nacionais, com base no currculo estadual, bem como com as polticas educacionais demandadas pela Secretaria de Estado de Educao. A comunidade em que a escola est inserida, na sua grande maioria da populao de classe mdia-baixa, alguns alunos esto inclusos nos programas: bolsa famlia, bolsa escola, vale renda no projeto municipal jud para todos, este por sua vez cultua em sua maioria a religio catlica, tendo como principal lazer passear e praticar alguns esportes, os quais so praticados no centro esportivo cambara, popularmente conhecido como CEPE do cambara. As lideranas se destacam como padre, pastores, professores, advogados, vereadores, prefeito,enfim. A comunidade tem acesso comunicao atravs de radio, televiso e internet. O bairro em si pacato, assim tendo baixo ndice de violncia. No bairro existem trs instituies educativas: uma privada, a Escola O italianinho, sendo as outras duas pblicas; uma instituio de ensino para pessoas portadoras de necessidades especiais (APAE), e outra, a mesma aqui citada, que fica bem posicionada no centro das residncias, tendo como meio de acesso, bicicletas, carros, em sua minoria nibus, pois a maioria dos estudantes residem perto da escola. A maioria das residncias de alvenaria, com gua encanada, rede de esgosto, posto de sade e vrios comrcios alimentcios e estticos.

6.1 - Situao socioeconmica e educacional da comunidade


A principal fonte de renda das famlias vem do comrcio local, a usina sucroalcooleira, pecuria e agricultura. Na sua maioria, a populao do bairro ganha em torno de dois salrios mnimos. Em geral a comunidade escolar possui nvel fundamental. No h crianas fora da escola; h acesso sade em sua maioria pelo SUS (sistema nico de sade), contando com acesso ao servio social pela prefeitura municipal de Maracaju. A maioria da comunidade possui casa prpria. Os hbitos alimentares so comuns com trs refeies ao dia, os hbitos de higiene so normais comum ao ser humano.

6.2 - Histrico da escola


A Escola Estadual Cambara foi criada pelo Decreto Lei n. 0l4/76, de 09 de setembro de l976, sendo que o terreno foi adquirido na gesto do Prefeito Francisco Bernardes Ferreira no ano de 1972, contendo uma rea de 3.600 m2, localizado no Bairro Cambara que deu origem ao seu nome. Cambara uma palavra de origem indgena que significa criana negra ou menino negro. A primeira Diretora foi a professora Vera Lucia C. Alcntara e a Secretria Elizabete Rodrigues Romero. Constava na poca apenas 4 (quatro) salas de aula, assim distribudas: 2 (duas) primeiras sries, 1 (uma) segunda srie e 1 (uma) terceira srie, perfazendo um total de 117 (cento e dezessete) alunos. As primeiras professoras foram: Maria Neuza Ramos Martins, Maria Leonor Lima Ferreira, Rosana Zanetti Ribeiro e Sueli da Costa Figueiredo e as funcionrias responsveis pelo servio de limpeza da Escola eram Mailce Braga de Lima e Incia de Souza Ibarra. Do ano de 1976 at o ano de 1996 o regime de funcionamento da Escola era Municipal, sendo incorporada no ano de 1996 Rede Estadual de Ensino, atravs do Decreto n. 8.48/96, que foi publicado no Dirio Oficial n. 4.218 de 09/02/96. Atualmente a Escola est sob a Direo do professor Pacfico Brulio Pereira Aurlio e o seu quadro constitudo de 43 professores, 21 administrativos e 800a 900 alunos. A Escola oferece Educao Bsica, sendo de 3 ao 9 ano Ensino Fundamental, Ensino Mdio do 1 ao 3 anos e curso tcnico normal mdio. A comunidade participa da escola atravs de reunies realizadas bimestralmente, como da APM, do colegiado escolar, das festas e festivais existentes no calendrio escolar, alm de reunies e entrega de boletins.

6.3 - Situao fsica da escola

5 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

I INFRAESTRUTURA FSICA: a) Dependncias: Prdio todo de alvenaria, estando em timas condies de funcionamento, tendo sido recentemente reformado, adaptado e ampliado, sendo compatvel com a planta baixa apresentada pela escola em anexo. A escola possui: 01 (uma) sala para direo; 01(uma) sala para coordenao pedaggica; 01(uma) sala para secretaria com 01 (um) almoxarifado; 01 (uma) sala para os professores com banheiro prprio, sendo 01 (um) masculino e 01 (um) feminino; 01 (uma) circulao de entrada da escola; 01 (uma) sala de depsito de materiais pedaggicos e do professor; 01 (uma) sala de computao; 01 (um) depsito; 01 (uma) cozinha com despensa; 01 (uma) circulao de acesso s salas de aula; 01 (um) sanitrio para funcionrio masculino; 01 (um) sanitrio para funcionrio feminino; 01 (uma) cantina escolar; 01 (uma) sala para depsito de materiais esportivos; 01 (uma) circulao que liga a quadra de esportes; O1 (uma) quadra de esportes coberta; O1 (uma) varanda coberta para recreao de aproximadamente 150 metros quadrados e 01 (um) ptio de aproximadamente 300 metros quadrados. A escola possui 01(um) bebedouro freezer de 02 (duas) torneiras, eltrico, com filtro, capacidade de 120 litros, com entrada e sada de gua continuamente; disposto prximo s salas de aulas e aos ambientes de recreao. A escola possui 04 (quatro) reservatrios de gua com capacidade de 1.000 mil litros cada um. As salas de aulas so em nmero de 10 (dez) todas com ventiladores de teto. O nmero de alunos atendidos compatvel com o tamanho das salas. Destas salas, trs possuem ventiladores de parede e duas possuem um armrio de ao com duas portas. Os sanitrios dos alunos atende o que estabelece as normas da Deliberao/CEE/MS n. 9191/09, tendo: -01 (um) banheiro padro com 12 (doze) sanitrios: no banheiro masculino 06 (seis) sanitrios, sendo um sanitrio para cadeirante com barra e porta alargada, O1 pia com 03 (trs) torneiras. No banheiro feminino 06 (seis) sanitrios, sendo um sanitrio para cadeirante com barra e porta alargada, 01 pia com 03 (trs) torneiras. Existe no corredor lavatrio externo com 08 (oito) torneiras, prximo ao banheiro e a quadra de esportes. O espao fsico destinado Secretaria suficiente para abrigar adequadamente o mobilirio, os equipamentos e o pessoal responsvel. Possui em seu interior quatro escrivaninhas, uma mesa para computador, dois armrios de ao grandes, cinco arquivos de ao, um quadro de recados, dois ventiladores de teto, um ventilador de parede, um aparelho de ar condicionado, dois computadores, uma impressora, um fax, um aparelho telefnico, cinco cadeiras estofadas, um mural de aniversariantes e um relgio de parede, alm de um arquivo passivo composto por duas estantes fixas, um balco de madeira com portas, trs arquivos de ao e uma copiadora. A sala de coordenao composta por duas escrivaninhas, uma mesa de computador, quatro cadeiras estofadas, dois armrios de ao grandes e dois pequenos, um arquivo de ao, um computador e duas impressoras. O ambiente destinado sala de professores possui dois banheiros anexos e suficiente para abrigar uma mesa retangular grande, quinze cadeiras estofadas, dois armrios individuais com dezesseis portas, um armrio de ao, uma TV com DVD em estante mvel, um bebedouro, uma mesa para computador, dois computadores e uma impressora. Os espaos fsicos da unidade escolar esto adequados para acolher os educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, a escola possui rampas de acesso na entrada e nos corredores. Os ambientes destinados aos vrios servios da escola apresentam condies de localizao, acessibilidade, salubridade, saneamento, higiene, conforto, segurana e so dotados de iluminao, ventilao natural e meios artificiais. II DAS INSTALAES As condies de higiene dos ambientes da unidade escolar no constituem fator de risco a sade de seus usurios, conforme Licena da Vigilncia Sanitria Municipal. As dependncias da escola, a rede eltrica e hidrulica encontra-se em bom estado de conservao. Na escola h 05 (cinco) extintores de incndio com vencimento em agosto de 2012. c) rea para recreao: A escola dispe de uma quadra coberta, com piso adequado para prtica de educao fsica e outras atividades realizadas pelos segmentos da mesma. A rea para recreao utilizada por todas as etapas da Educao Bsica oferecidas pela escola. Possui espao com rvores propiciando agradveis locais de recreao aos alunos.

6.4 - Corpo docente / pedaggico / tcnico / administrativo

6 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

O corpo docente composto por 43 ( quarenta e trs) professores, quantitativo de 800 (oitocentos) a 900 (novecentos) discentes e o administrativo com 22 (vinte e dois) funcionrios, os quais esto distribudos nas seguintes funes: 02 (dois) coordenadores pedaggicos, 01( um) assistente de coordenao, 02 (dois) coordenadores de rea( matemtica e portugus), 01 (um) coordenador para o curso tcnico normal mdio, 01(um) secretrio, 01(um) assistente de secretaria, 04 (quatro) agentes de limpeza, 03 (trs)cozinheiras, 02 (dois) agente de portaria, 03 (trs) inspetora, , 01(um) gestora da sala de multimdia, 01 (um) auxiliar de servio gerais e um diretor. Os professores e o administrativo participam de curso de formao, oferecido pela SED MS, todos os professores tem nvel superior, e a sua maioria lecionam em suas respectivas reas. A escola ainda conta com o Colegiado e a assossiao de pais e mestre. Abaixo segue os direitos e deveres de cada funcionrio. A- DIREO: A Direo o rgo de execuo, superviso, coordenao e controle das atividades desenvolvidas pela Escola, de acordo com as Polticas Educacionais da Entidade Mantenedora e legislao vigente. Composta por Diretor, eleito pela comunidade escolar e designado por ato prprio do Secretario de Estado de Educao. A Direo dever ser exercida por um profissional da Educao Bsica, possuidor de capacidade e idoneidade pessoal, devidamente habilitado para o exerccio da funo, tendo como formao mnima o estabelecido pela legislao vigente. Em seu afastamento legal e eventual a Direo ser substituda por um profissional designado pela Entidade Mantenedora, aps indicao do Colegiado Escolar. direito da Direo utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir aos diversos setores de servios da Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; solicitar reunies extraordinrias do Conselho de Classe, do Colegiado Escolar e da APM, quando necessrio; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever da Direo participar da elaborao da Proposta Pedaggica, do Calendrio Escolar e do Quadro Curricular da Unidade Escolar; manter assiduidade, comunicando com antecedncia, sempre que possvel, os atrasos e faltas eventuais; coordenar o processo da seleo dos livros didticos, se adotados pela Unidade Escolar, obedecendo s diretrizes e aos critrios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educao; informar aos pais e alunos sobre a forma de avaliao e apresentar bimestralmente o resultado das avaliaes; representar oficialmente a Unidade Escolar; cumprir e zelar pelo cumprimento das leis do ensino e as determinaes legais das autoridades competentes, na esfera de suas atribuies; receber e despachar expedientes, dando-lhes a tramitao requerida para cada caso; promover o intercmbio entre a Unidade Escolar e a comunidade atravs da realizao de eventos cvicos, culturais e desportivos; dar conhecimento Comunidade Escolar dos termos deste Regimento; integrar o Colegiado Escolar, na condio de seu Secretrio Executivo; coordenar as atividades da Unidade Escolar, em consonncia com o Colegiado Escolar; zelar pela execuo das normas vigentes na Unidade Escolar; decidir sobre as transgresses disciplinares dos alunos, ouvida a Coordenao Pedaggica; submeter apreciao do Colegiado Escolar as transgresses dos integrantes dos corpos Docente e Administrativo e dos Coordenadores Pedaggicos e as faltas graves dos alunos; executar as determinaes administrativas emanadas dos rgos competentes; autorizar frias regulamentares aos funcionrios lotados na Unidade Escolar; determinar a abertura e o encerramento dos termos de inscrio e matrculas dos alunos, em articulao com a Coordenao Pedaggica; participar das reunies e decises da APM; proceder lotao dos professores efetivos e convocados, considerando seus direitos, de acordo com a legislao em vigor; cumprir e fazer cumprir os horrios e calendrios escolares; analisar, juntamente com o Secretrio, as transferncias recebidas; submeter apreciao do Colegiado Escolar, o balancete semestral dos recursos financeiros da Unidade Escolar; participar das reunies do Conselho de Classe; convocar reunies extraordinrias do Conselho de Classe e da APM, quando necessrio; apreciar os estatutos da APM e outros, submetendo-os aprovao do rgo competente; exercer outras atividades administrativas que lhe forem delegadas pelos rgos competentes; assinar junto com o secretrio a documentao dos alunos; cumprir e fazer cumprir as disposies do presente neste Regimento Escolar, no seu mbito de ao; participar da elaborao e operacionalizar a Proposta Pedaggica; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. B- SECRETARIA: A Secretaria especificamente o rgo responsvel pelas questes burocrticas da escola, que se referem escriturao e arquivo escolar. Ter como titular um profissional qualificado e com capacidade para o

7 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

desempenho da funo, habilitado em nvel mdio, escolhido pelo Colegiado Escolar e designado atravs de ato do Secretrio de Estado de Educao. Em seu afastamento legal e eventual o Secretrio ser substitudo por um funcionrio, indicado pelo Colegiado Escolar, designado pela Direo atravs de Portaria e, tambm, por ato do Secretrio de Estado de Educao. direito de o Secretrio utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos previstos em lei. dever de o Secretrio responsabilizar-se pelo funcionamento da Secretaria; zelar pela guarda e sigilo dos documentos escolares; cumprir as determinaes da Direo; coordenar e fiscalizar o servio da Secretaria, fazendo a distribuio eqitativa dos trabalhos entre seus auxiliares; organizar o arquivo escolar; manter em dia a escriturao, o arquivo, a correspondncia escolar e o registro de resultados de avaliao de alunos; manter atualizado o arquivo de legislao e de documentao desta Unidade Escolar; conhecer a legislao do ensino vigente, zelando pelo seu cumprimento, no mbito de suas atribuies; manter o arquivo de documentao de alunos e funcionrios lotados na Unidade Escolar, organizado de forma funcional, com capacidade de proporcionar rapidez nas informaes; analisar, juntamente com a Direo ou Coordenao Pedaggica, as transferncias recebidas; encarregar-se da correspondncia oficial da Unidade Escolar, submetendo-a a assinatura da Direo; elaborar relatrios, atas, termos de abertura e encerramento de livros e quadros estatsticos; divulgar, no prazo estabelecido, os resultados bimestrais das avaliaes realizadas; entregar aos professores, os Dirios de Classe devidamente preenchidos, no que lhe compete; vetar a presena de pessoas estranhas na Secretaria, a no ser que haja autorizao da Direo; divulgar e subscrever, por ordem da Direo, instrues, editais e todos os documentos escolares; secretariar solenidades e outros eventos que forem promovidos pela Unidade Escolar, quando necessrio; manter atualizadas as pastas individuais dos servidores e alunos da Unidade Escolar; prestar esclarecimentos quando solicitado; atender aos corpos Docente, Discente e Apoio Tcnico Operacional, prestando-lhes informaes e esclarecimentos relativos escriturao escolar e legislao do ensino; atender s solicitaes do Assessor Tcnico Escolar na sua tarefa de assessoramento escolar; participar de reunies e treinamentos, quando convocado; instruir processos quando solicitado pelos rgos competentes; assinar junto com a Direo a documentao escolar dos alunos; responsabilizar-se pela autenticidade da documentao escolar expedida; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. C-COORDENAO PEDAGGICA: A Coordenao Pedaggica responsvel por planejar e acompanhar toda atividade pedaggica da Escola, pela coordenao, implantao e implementao das diretrizes pedaggicas emanadas da Secretaria de Estado da Educao, assim como assessorar e auxiliar a atuao do Corpo Docente e Discente. A funo de Coordenador Pedaggico ser exercida por Especialista em Educao, licenciado em Pedagogia, com habilitao em Superviso Escolar ou Orientao Educacional. Na falta deste profissional, poder ser indicado, pelo Colegiado Escolar, um professor coordenador, que ser designado por ato do Secretrio de Estado de Educao, nos termos da legislao especfica. direito de o Coordenador Pedaggico utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao, elaborao e operacionalizao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; solicitar reunies extraordinrias com pais e mestres quando necessrio; usufruir os demais direitos e vantagens previstos em lei. dever do Coordenador Pedaggico coordenar a elaborao da Proposta Pedaggica e do Regimento Escolar juntamente com a direo colegiada, articulando e acompanhando a sua execuo; elaborar e apresentar direo colegiada um plano de trabalho no incio do ano letivo; organizar e coordenar o Conselho de Classe; coordenar e promover o desenvolvimento do processo pedaggico em consonncia com a legislao vigente; nortear sua prtica pedaggica de acordo com as polticas da Entidade Mantenedora; considerar a anlise dos resultados das avaliaes institudas pelo sistema como referncia no planejamento das atividades pedaggicas; assessorar, tcnica e pedagogicamente, os professores de forma a adequar o seu trabalho aos objetivos da unidade escolar e aos fins da educao; acompanhar e orientar sistematicamente o planejamento e a execuo do trabalho pedaggico realizado pelo corpo

8 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

docente; participar de programas de formao que possibilitem o seu aprimoramento profissional e, conseqentemente o seu fazer pedaggico; coordenar e incentivar a prtica de estudos que contribuam para apropriao de conhecimento do corpo docente e discente; envolver a direo colegiada na soluo das dificuldades de encaminhamento do corpo docente; enviar anualmente, direo colegiada relatrio sobre o desempenho do corpo docente; propiciar condies de atendimento aos alunos portadores de necessidades educativas especiais; participar das decises sobre as transgresses disciplinares dos alunos; comunicar direo colegiada os casos de transgresses disciplinares; coordenar as atividades pedaggicas em consonncia com os resultados obtidos na avaliao interna e externa; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. D- APOIO TCNICO OPERACIONAL: O Apoio Tcnico Operacional compreende o conjunto de servidores administrativos, destinados a oferecer suporte operacional s atividades desta Unidade Escolar e ser executado pelo Grupo de Apoio Tcnico Operacional, integrado por Assistente de Atividades educacionais; Agente de Atividades Educacionais; Agente de Merenda; Agente de Manuteno; Agente de Limpeza; Agente de Recepo e Portaria e Agente de Inspeo de Alunos. O corpo de funcionrios dos Servisos de Apoio Tcnico Operacional da Escola constitudo de todos os servidores nomeados pela Entidade Mantenedora nos termos da legislao vigente. E-ASSISTENTE DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS: Assistente de Atividades Educacionais. Os Assistentes de Atividades Educacionais compreendem o conjunto de servidores administrativos lotados nesta Unidade Escolar, destinados a oferecer suporte operacional s atividades da Secretaria, habilitado em nvel mdio. direito do Assistente de Atividades Educacionais utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever do Assistente de Atividades Educacionais ser assduo e pontual; desempenhar com zelo e presteza os trabalhos de que for incumbido; receber, registrar, guardar, distribuir e controlar processos e outros documentos dirigidos Unidade Escolar ou dela emanados, relacionados a sua rea de atuao; redigir documentos e preparar processos e todo expediente para despacho da direo; atender os interessados prestando-lhes informaes nos assuntos relativos a sua rea de atuao; apresentar-se convenientemente trajado ao servio; tratar com urbanidade os integrantes da comunidade escolar; zelar pela economia do material e pela conservao do que for confiado a sua guarda ou utilizao; executar outros encargos que lhe forem conferidos pelos seus superiores hierrquicos; apoiar e auxiliar os trabalhos pedaggicos visando facilitar o processo de interao com a comunidade escolar e de associaes a ela vinculada e zelando pela organizao e manuteno do ambiente escolar; prestar serviso de apoio a membros da comunidade escolar, pais e alunos, alunos e visitantes, relativa a documentos e registros referentes vida escolar dos alunos, transferncias e outras ocorrncias relacionadas s atividades da escola; participar da gesto administrativa e da elaborao e realizao de projetos de extenso, colaborando no controle e na conservao de equipamentos utilizados nas atividades de rotina e outras de interesse da comunidade escolar; contribuir para a realizao das atividades administrativas, tcnicas e operacionais nos setores ou reas de atuao educacional e supervisionar atividades administrativas desempenhadas por equipes auxiliares; registrar informaes tcnicas e administrativas em relatrios e planilhas; receber, registrar, classificar, autuar e controlar a tramitao e distribuio de processos e documentos; buscar a melhoria contnua de metodologia de realizao de trabalhos em equipe e aplicar tcnicas de gesto de pessoal, oramento, material, compras e organizao, sistemas e mtodos nos procedimentos de rotina; controlar e executar rotinas para aquisio de suprimentos e bens, de administrao de arquivo, comunicaes, visando prestao eficiente dos servisos e atividades da rea educacional; efetuar trabalhos de digitao e verificao em microcomputadores e terminais de entrada de dados, gravar informaes e/ou dados solicitados, seguindo critrios prestabelecidos pela rea responsvel; receber objetos, mercadorias, materiais, equipamentos, controlar materiais de trabalho, alimentos e produtos de limpeza e higiene; assegurar a disponibilidade dos sistemas e recursos de comunicao de dados, controlando a operao dos equipamentos e aplicativos especficos e efetuar trabalhos de entrada de dados e de gravao solicitados pelos usurios, seguindo critrios preestabelecidos, a fim de manter a qualidade e fidelidade dos dados e

9 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

informaes;cumprir o horrio de trabalho estabelecido pela Direo; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. F-AGENTE TCNICO OPERACIONAL: O Agente Tcnico Operacional compreende o conjunto de servidores administrativos lotados nesta Unidade Escolar, destinados a oferecer suporte operacional s atividades de limpeza e manuteno da escola, bem como pelo preparo da merenda escolar. Agente Tcnico Operacional: Auxiliar de Administrao, Auxiliar de Servios Diversos e Copeiro. G- AUXILIAR DE ADMINISTRAO O Auxiliar de Administrao um profissional qualificado e com capacidade para o desempenho da funo, habilitado em nvel fundamental. direito do Auxiliar de Administrao utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever do Auxiliar de Administrao: ser assduo e pontual; zelar pela disciplina geral dos alunos, dentro da Unidade Escolar; usar de solicitude, moderao e delicadeza no trato com os integrantes da comunidade escolar; prestar assistncia, no que lhe couber, ao aluno que adoecer ou sofrer qualquer acidente, comunicando o fato de forma imediata autoridade escolar competente; levar ao conhecimento da Direo os casos de infrao e indisciplina; encaminhar Coordenao Pedaggica o aluno retardatrio e no permitir, antes de findar os trabalhos escolares, a sada de alunos sem a devida autorizao; cumprir o horrio de trabalho determinado pela Direo; verificar a autorizao para ingresso e vedar a entrada de pessoas no autorizadas no recinto da Unidade Escolar; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. H- AUXILIAR DE SERVIOS DIVERSOS O Auxiliar de Servios Diversos um profissional qualificado e com capacidade para o desempenho da funo, habilitado em nvel fundamental. direito do Auxiliar de Servios Diversos utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever do Auxiliar de Servios Diversos ser assduo e pontual; zelar pela limpeza e asseio das dependncias da Unidade Escolar; acatar e executar as ordens da Direo; zelar pela conservao do mobilirio e dos equipamentos da Unidade Escolar; usar adequadamente os materiais destinados limpeza da Unidade Escolar; transportar pequenas encomendas; usar de solicitude, moderao e delicadeza no trato com os integrantes da comunidade escolar; cumprir o horrio de trabalho determinado pela Direo; levar ao conhecimento da direo as irregularidades detectadas; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. I- AGENTE DE MERENDA O agente de merenda um profissional qualificado e com capacidade para o desempenho da funo, habilitado em nvel fundamental. direito do agente de merenda utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever do Agente da Merenda ser assduo e pontual; zelar pela limpeza e asseio da cozinha; preparar

10 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

convenientemente a merenda escolar; exercer perfeita vigilncia sobre a condimentao e preparo dos alimentos; fazer a distribuio da merenda escolar, no horrio estipulado pela Direo; tratar com fineza e urbanidade aos alunos; apresentar-se com o mximo de asseio e alinho, no s na pessoa como no traje; acatar as determinaes da Direo; cumprir o horrio de trabalho estabelecido pela Direo; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. J- CORPO DOCENTE O Corpo Docente constitudo pelos professores devidamente qualificados, habilitados, e regularmente lotados na unidade escolar consoante as etapas da Educao Bsica oferecida e Matriz curricular operacionalizada. direito do Corpo Docente utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; freqentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; solicitar reunies extraordinrias com pais e mestres quando necessrio; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever do Corpo Docente participar da elaborao da Proposta Pedaggica da Unidade Escolar; elaborar e executar a programao referente regncia de classe e atividades afins; garantir as atividades de recuperao processual; participar do Conselho de Classe; manter permanente contato com os pais ou responsveis, informando-os e orientando-os sobre o desenvolvimento dos alunos e obtendo dados de interesse para o processo educativo; participar de atividades educativas promovidas pela comunidade escolar; participar da Associao de Pais e Mestres e outras instituies auxiliares desta Unidade Escolar; executar e manter atualizados os registros relativos as suas atividades e fornecer informaes conforme as normas estabelecidas; responsabilizar-se pela utilizao, manuteno e conservao de equipamentos e instrumentos em uso; fornecer ao Coordenador Pedaggico relao de materiais necessrios ao desenvolvimento das atividades curriculares; comparecer pontualmente s aulas e s reunies para as quais tenha sido convocado; utilizar metodologia de ensino adequada e compatvel com os objetivos da Unidade Escolar, expressos na Proposta Pedaggica; proceder avaliao do rendimento escolar dos alunos em termos de objetivos propostos, como processo contnuo de acompanhamento da aprendizagem; utilizar os resultados obtidos nas avaliaes, com funo diagnstica, a fim de subsidiar a reformulao da Proposta Pedaggica, quando necessrio; devolver aos alunos suas provas e trabalhos escolares, corrigidos com o devido cuidado e entregar dentro do prazo mximo de 10 (dez) dias; comentar com os alunos as provas e trabalhos escolares, esclarecendo erros e os critrios adotados; registrar os resultados das avaliaes, obtidos durante o processo de ensino-aprendizagem, de forma que possam ser levados ao conhecimento dos alunos, seus pais, coordenadores pedaggicos e demais interessados; entregar na Secretaria em tempo hbil, aps o trmino de cada bimestre, as relaes de notas e faltas dos alunos; escriturar o Dirio de Classe, observando rigorosamente as normas pertinentes; manter a disciplina em sala de aula e colaborar para a ordem e disciplina geral na Unidade Escolar; conhecer as normas educacionais vigentes; cumprir as atividades inerentes ao exerccio de sua funo; comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando as tarefas com eficincia, zelo e presteza; apresentar-se ao servio discretamente trajado; manter esprito de cooperao e solidariedade com a comunidade; cumprir as ordens superiores, representando contra as mesmas, quando ilegais; acatar as orientaes dos superiores e tratar com respeito os colegas e os usurios dos servios educacionais; comunicar autoridade imediata as irregularidades de que tiver conhecimento na sua rea de atuao ou s autoridades superiores, no caso daquela no considerar a comunicao; zelar pelo uso adequado do material de consumo e permanente, conservando o que for confiado sua guarda e uso; analisar, juntamente com os Coordenadores Pedaggicos, as ementas curriculares dos alunos, a fim de definir as adaptaes necessrias e o aproveitamento de estudos, quando for o caso; prestar assistncia aos alunos que necessitam de estudos de adaptao; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. 1 PROIBIES: proibido a Direo, Coordenao Pedaggica, Apoio Tcnico Operacional e Corpo Docente referir-se de modo depreciativo em informao, parecer ou despacho s autoridades constitudas e aos atos da administrao, podendo, em documento devidamente assinado, critic-los sob o aspecto jurdico e doutrinrio; retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto existente na Unidade Escolar; entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestra, leituras ou outras atividades estranhas ao servio; deixar de comparecer ao servio sem causa justificada; tratar de interesses particulares na Unidade Escolar; exercer o comrcio entre os companheiros de servio; coagir ou aliciar

11 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

subordinados com objetivo de natureza poltico-partidria; receber propinas, comisses ou vantagens de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; deixar de prestar declaraes em processo administrativo disciplinar, quando regularmente intimado; ferir a susceptibilidade do aluno no que diz respeito s suas convices poltico-religiosas, evitando qualquer tipo de discriminao ou preconceito; falar, escrever ou publicar artigos em nome da Unidade Escolar, sem que para isso esteja autorizado pelo rgo competente; retirar-se de seu local de trabalho sem motivo justificado, antes do final do expediente; apresentar-se ao servio sob efeito de bebidas alcolicas ou substncias que produzam dependncia fsica ou psquica; suspender as aulas ou dispensar os alunos antes do horrio previsto para seu trmino. A Direo, Coordenao Pedaggica, Apoio Tcnico Operacional e Corpo Docente ficam sujeitos, ainda, s demais proibies previstas nos respectivos Estatutos e no Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 PENALIDADES: As penalidades aplicadas a Direo, Coordenao Pedaggica, Apoio Tcnico Operacional e Corpo Docente sero em conformidade com o respectivo Estatuto e o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado de Mato Grosso do Sul cabendo-lhes os direitos de defesa perante o rgo competente. K- CORPO DISCENTE: O Corpo Discente constitudo por todos os alunos regularmente matriculados na Escola. Alm daqueles que lhes so outorgados por toda legislao aplicvel, constituiro direito do Corpo Discente tomar conhecimento, no ato da matrcula, das disposies do Regimento Escolar da Unidade Escolar; ser respeitado por todos os integrantes da Comunidade Escolar; ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparao nem preferncias; ser respeitado em seus princpios religiosos; ser orientado em suas dificuldades; ser ouvido em suas queixas ou reclamaes; receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidas e avaliadas; contestar critrios avaliativos, por escrito, no prazo mximo de 3 (trs) dias teis, podendo recorrer s instncias escolares superiores; requerer, por escrito, Direo, no prazo de 3 (trs) dias teis, a reviso de prova, quando se sentir prejudicado no resultado da avaliao; requerer Coordenao Pedaggica, nova oportunidade, quando faltar s avaliaes de aprendizagem pr-determinadas, desde que a falta seja devidamente justificada, no prazo mximo de 3 (trs) dias teis; eleger representantes de classe; requerer, por escrito, em grau de recurso, ao Colegiado Escolar, julgamento das decises tomadas nos Incisos VIII e IX, quando se sentir prejudicado; votar na escolha do Diretor da Unidade Escolar, respeitando a idade estabelecida na legislao vigente; votar e ser votado para a escolha dos seus representantes no Colegiado Escolar, respeitando a idade estabelecida na legislao vigente; participar da elaborao da Proposta Pedaggica. Constituiro deveres do Corpo Discente, alm daqueles que lhes so outorgados por toda legislao aplicvel: comparecer pontualmente s aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas pelo Professor ou pela Unidade Escolar; desincumbir-se das obrigaes que lhe forem atribudas; tratar com civilidade aos integrantes da comunidade escolar; colaborar na preservao do patrimnio escolar; atender convocao da direo, coordenao pedaggica e dos professores; portar-se corretamente dentro da Unidade Escolar; indenizar os danos a que der causa, dentro da Unidade Escolar; integrar-se no processo pedaggico desenvolvido pela Unidade Escolar; comparecer e participar de todas as atividades promovidas pela Unidade Escolar; apresentar-se na Unidade Escolar devidamente trajado; manter hbitos de higiene em seu corpo, seu vesturio e em seus objetos escolares; permanecer at o trmino do perodo escolar, afastando-se somente com autorizao; desempenhar os deveres e as obrigaes escolares que lhe estiverem afetas, providenciando o material solicitado; trazer justificativa, por escrito dos pais quando necessrio; ter boa conduta na escola, evitando atitudes que prejudiquem o seu relacionamento e integrao na comunidade escolar; solicitar autorizao ao professor para entrar e sair da sala de aula; participar de todas as atividades propostas, no se ocupando com trabalhos ou materiais estranhos s mesmas; abster-se do uso do fumo e de bebidas alcolicas nas dependncias da Unidade Escolar; comunicar a direo sobre qualquer atividade extra a ser realizada na Unidade Escolar; no se fazer acompanhar nem incentivar a presena de elementos estranhos nas dependncias da Unidade Escolar; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. 1 PROIBIES: Ao Corpo Discente proibido apresentar-se na Unidade Escolar sob efeito de bebidas alcolicas ou substncias que produzam dependncia fsica ou psquica; promover eventos de qualquer natureza, em nome da Unidade Escolar, sem a devida autorizao do rgo competente; portar, no recinto da Unidade Escolar, armas e explosivos de qualquer natureza, bebidas alcolicas, entorpecentes e outros objetos estranhos s atividades escolares; fumar no recinto da Unidade Escolar; ausentar-se da Unidade Escolar durante o perodo de aula, sem autorizao do rgo competente; entrar em sala de aula ou dela sair, sem

12 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

permisso do Professor; formar grupos com fim de promover algazarra, incitar os colegas a atos de rebeldia, movimentos contra normas regimentais, distrbios nos corredores e ptio da Unidade Escolar; desacatar os integrantes da Unidade Escolar; rasurar ou falsificar qualquer documento escolar; desperdiar materiais de uso comum, pertencentes Unidade Escolar; usar telefone celular em sala de aula; danificar bens mveis e imveis da Unidade Escolar; comparecer as aulas sem o uniforme. 2 PENALIDADES: O Corpo Discente estar sujeito as seguintes penalidades de advertncia verbal, repreenso escrita, suspenso de at 03 (trs) dias consecutivos. As penalidades de advertncia e repreenso podero ser aplicadas pela Direo da Unidade Escolar, aps ouvida a Coordenao Pedaggica. A penalidade de suspenso ocorrer aps as penalidades advertncia verbal e escrita e ser cumprida na Unidade Escolar, sob orientao do Coordenador Pedaggico, atravs da realizao de atividade extraclasse, correlatas aos contedos que estaro sendo desenvolvidos. Sero proibidas sanes que atentem contra a dignidade pessoal, a sade fsica e mental ou prejudicial formao do aluno. As decises sobre penalidades disciplinares tomadas pela Direo e Colegiado Escolar devero constar no livro de ocorrncia. Em caso de reiterao de falta grave, a Direo agir em consonncia com o que dispe o Estatuto da Criana e do Adolescente ouvindo o Conselho Tutelar do Menor e a Promotoria da Infncia e Adolescncia. Seja qual for penalidade, caber ao aluno ou seu responsvel legal, o direito de defesa. Toda e qualquer penalidade ser comunicada, por escrito, ao aluno faltoso ou ao pai ou responsvel legal, quando se tratar de menor de idade. L- COLEGIADO ESCOLAR: O Colegiado Escolar o rgo de carter deliberativo, executivo, consultivo e avaliativo, nos assuntos referentes gesto pedaggica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, respeitadas as normas legais vigentes. As funes deliberativas e executivas referem-se tomada de decises quanto ao direcionamento das aes pedaggicas, administrativas e de gerenciamento dos recursos pblicos. As funes consultivas referem-se emisso de pareceres para dirimir dvidas e resolver situaes no mbito de sua competncia. As funes avaliativas referem-se ao acompanhamento sistemtico das aes desenvolvidas pela Unidade Escolar, objetivando a identificao de problemas, propondo alternativas para a melhoria de seu desempenho. Integram o Colegiado Escolar diretor, na qualidade de membro nato e secretrio executivo, profissionais da Educao Bsica, com 50% (cinqenta por cento) das vagas, alunos e pais ou responsveis legais, com os outros 50% (cinqenta por cento) das vagas. O Colegiado Escolar regido por estatuto prprio.

M- ASSOCIAO DE PAIS E MESTRES:


A Associao de Pais e Mestres APM, entidade civil, com personalidade jurdica, sem fins lucrativos que congrega todos os pais de alunos, rgo informativo de colaborao na educao global do aluno e de assessoramento Direo em favor de um bom funcionamento escolar. A Associao de Pais e Mestres regida por estatuto prprio, o qual dever ser submetido aprovao da Direo e do Colegiado Escolar. A Associao no poder intervir na Administrao da Escola, salvo na condio de colaborao atravs de proposio de medidas e desde que estas sejam essencialmente de interessa da coletividade educacional. As comemoraes e promoes da Associao de Pais e Mestres e turmas de formando, s sero realizadas com a devida autorizao da Direo, ouvido o Colegiado Escolar. A Associao de Pais e Mestres poder aplicar verbas e outros recursos em atividades, equipamentos e materiais didticos, ouvida a Direo da Escola.

N- CONSELHO DE CLASSE:
O Conselho de Classe o rgo colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, constitudo pela Direo, Coordenao Pedaggica, todos os professores de uma mesma srie ou classe, e por alunos ou seus representantes. Para a reunio do Conselho de Classe devero estar presentes, no mnimo 50% (cinqenta por cento) mais um dos respectivos professores da turma. O Conselho de Classe se reunir, ao final de cada bimestre, com data fixada no Calendrio Escolar, onde sero discutidas as dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem, as solues e procedimentos para os mesmos, fazendo assim a dinmica da ao-reflexo-ao ou extraordinariamente por convocao pela Direo, sempre que necessrio. Compete ao Conselho de Classe efetuar a avaliao de cada aluno e de cada turma, quanto ao desempenho escolar bem como, para apurar possveis causas de aproveitamento deficiente; participar do processo de classificao e reclassificao dos alunos; deliberar sobre as situaes limtrofes dos alunos que aps exame

13 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

final ficarem reprovados em, no mximo, duas reas de conhecimento ou dois componentes curriculares; traduzir conceitos em notas e decidir sobre os significados dos smbolos ou conceitos utilizados nas transferncias recebidas; emitir parecer sobre o ajustamento do aluno na escola seja por deficincia de aproveitamento de aprendizagem, seja por desajuste social, disciplinar ou comportamental. O Conselho de Classe ser presidido pela Direo da Unidade Escolar que, em seu afastamento legal ou eventual, ser substituda pela Coordenao Pedaggica. A reunio do Conselho de Classe ser registrada em livro Ata.

6.5 - Recursos materiais e tecnolgicos disponveis e sua adequao, mveis, equipamentos e material didtico.
I - MOBILIRIO: O mobilirio existente na escola atende as normas de segurana e conforto, possuindo conjunto de mesas e cadeiras individuais para alunos e professores. Materiais didticos e recursos audiovisuais: A escola possui materiais didticos e recursos audiovisuais, tais como mapas, globos, colees, filmes, fitas e jogos, colees de DVD da TV Escola, II OS EQUIPAMENTOS Fazem parte do acervo da escola 24 (vinte e quatro) computadores sendo dois para uso da secretaria, um para a coordenao, um para uso dos professores, 20 (vinte) computadores na sala de computao para os alunos, 01 (uma) linha telefnica ligada a Internet, 01 (uma) linha telefnica exclusiva para Internet, 02 (dois) aparelho de televiso, 02 (dois) aparelhos de vdeo cassete, 02 (dois) aparelhos de DVD, um micro sistem, uma maquina copiadora, 04 (quatro) impressoras, mais duas de uso exclusivo da Sala de Tecnologias, 01 notebook, 02 data show. Acervo bibliogrfico: A escola possui uma sala com um acervo bibliogrfico destinado a leitura e pesquisa. Os equipamentos tecnolgicos, materiais didticos e os recursos audiovisuais so atuais e compatveis com a Proposta Pedaggica e com as etapas de ensino oferecidas pela escola.

6.6 - Existncia de sala de recursos multifuncional.


A Escola Cambarai no conta com sala de recursos multifuncional. Foram adquiridos alguns recursos, os quais esto na sala de tecnologia. Os professores, quando necessitam utiliz-los, os levam para a sala de aula.

7 - Organizao da escola
A Comunidade Escolar constituda pelos vrios segmentos e funciona com a seguinte estrutura administrativa e pedaggica: direo, secretaria, coordenao pedaggica, apoio tcnico operacional, corpo docente, corpo discente, colegiado escolar, associao de pais e mestres, conselho de classe.

7.1 - Gesto escolar


A- DIREO: A Direo o rgo de execuo, superviso, coordenao e controle das atividades desenvolvidas pela Escola, de acordo com as Polticas Educacionais da Entidade Mantenedora e legislao vigente. Composta por Diretor, eleito pela comunidade escolar e designado por ato prprio do Secretrio de Estado de Educao. A Direo dever ser exercida por um profissional da Educao Bsica, possuidor de capacidade e idoneidade pessoal, devidamente habilitado para o exerccio da funo, tendo como formao mnima o estabelecido pela legislao vigente. Em seu afastamento legal e eventual a Direo ser substituda por um profissional designado pela Entidade Mantenedora, aps indicao do Colegiado Escolar. direito da Direo: utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta

14 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir aos diversos setores de servios da Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; frequentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; solicitar reunies extraordinrias do Conselho de Classe, do Colegiado Escolar e da APM, quando necessrio; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever da Direo: participar da elaborao da Proposta Pedaggica, do Calendrio Escolar e do Quadro Curricular da Unidade Escolar; manter assiduidade, comunicando com antecedncia, sempre que possvel, os atrasos e faltas eventuais; coordenar o processo da seleo dos livros didticos, se adotados pela Unidade Escolar, obedecendo s diretrizes e aos critrios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educao; informar aos pais e alunos sobre a forma de avaliao e apresentar bimestralmente o resultado das avaliaes; representar oficialmente a Unidade Escolar; cumprir e zelar pelo cumprimento das leis do ensino e as determinaes legais das autoridades competentes, na esfera de suas atribuies; receber e despachar expedientes, dando-lhes a tramitao requerida para cada caso; promover o intercmbio entre a Unidade Escolar e a comunidade atravs da realizao de eventos cvicos, culturais e desportivos; dar conhecimento Comunidade Escolar dos termos deste Regimento; integrar o Colegiado Escolar, na condio de seu Secretrio Executivo; coordenar as atividades da Unidade Escolar, em consonncia com o Colegiado Escolar; zelar pela execuo das normas vigentes na Unidade Escolar; decidir sobre as transgresses disciplinares dos alunos, ouvida a Coordenao Pedaggica; submeter apreciao do Colegiado Escolar as transgresses dos integrantes dos corpos Docente e Administrativo e dos Coordenadores Pedaggicos e as faltas graves dos alunos; executar as determinaes administrativas emanadas dos rgos competentes; autorizar frias regulamentares aos funcionrios lotados na Unidade Escolar; determinar a abertura e o encerramento dos termos de inscrio e matrculas dos alunos, em articulao com a Coordenao Pedaggica; participar das reunies e decises da APM; proceder lotao dos professores efetivos e convocados, considerando seus direitos, de acordo com a legislao em vigor; cumprir e fazer cumprir os horrios e calendrios escolares; analisar, juntamente com o Secretrio, as transferncias recebidas; submeter apreciao do Colegiado Escolar, o balancete semestral dos recursos financeiros da Unidade Escolar; participar das reunies do Conselho de Classe; convocar reunies extraordinrias do Conselho de Classe e da APM, quando necessrio; apreciar os estatutos da APM e outros, submetendo-os aprovao do rgo competente; exercer outras atividades administrativas que lhe forem delegadas pelos rgos competentes; assinar junto com o secretrio a documentao dos alunos; cumprir e fazer cumprir as disposies do presente neste Regimento Escolar, no seu mbito de ao; participar da elaborao e operacionalizar a Proposta Pedaggica; cumprir as demais atribuies previstas em legislao. B SECRETARIA: A Secretaria especificamente o rgo responsvel pelas questes burocrticas da escola, que se referem escriturao e arquivo escolar. Ter como titular um profissional qualificado e com capacidade para o desempenho da funo, habilitado em nvel mdio, escolhido pelo Colegiado Escolar e designado atravs de ato do Secretrio de Estado de Educao. Em seu afastamento legal e eventual o Secretrio ser substitudo por um funcionrio, indicado pelo Colegiado Escolar, designado pela Direo atravs de Portaria e, tambm, por ato do Secretrio de Estado de Educao. direito de o Secretrio: utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; frequentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos previstos em lei. dever de o Secretrio: * responsabilizar-se pelo funcionamento da Secretaria; zelar pela guarda e sigilo dos documentos escolares; cumprir as determinaes da Direo; * coordenar e fiscalizar o servio da Secretaria, fazendo a distribuio equitativa dos trabalhos entre seus auxiliares; * organizar o arquivo escolar; * manter em dia a escriturao, o arquivo, a correspondncia escolar e o registro de resultados de avaliao de alunos; * manter atualizado o arquivo de legislao e de documentao desta Unidade Escolar; conhecer a legislao do ensino vigente, zelando pelo seu cumprimento, no mbito de suas atribuies; * manter o arquivo de documentao de alunos e funcionrios lotados na Unidade Escolar, organizado de

15 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

forma funcional, com capacidade de proporcionar rapidez nas informaes; * analisar, juntamente com a Direo ou Coordenao Pedaggica, as transferncias recebidas; * encarregar-se da correspondncia oficial da Unidade Escolar, submetendo-a a assinatura da Direo; * elaborar relatrios, atas, termos de abertura e encerramento de livros e quadros estatsticos; divulgar, no prazo estabelecido, os resultados bimestrais das avaliaes realizadas; * entregar aos professores, os Dirios de Classe devidamente preenchidos, no que lhe compete; * vetar a presena de pessoas estranhas na Secretaria, a no ser que haja autorizao da Direo; * divulgar e subscrever, por ordem da Direo, instrues, editais e todos os documentos escolares; * secretariar solenidades e outros eventos que forem promovidos pela Unidade Escolar, quando necessrio; * manter atualizadas as pastas individuais dos servidores e alunos da Unidade Escolar; prestar esclarecimentos quando solicitado; * atender aos corpos Docente, Discente e Apoio Tcnico Operacional, prestando-lhes informaes e esclarecimentos relativos escriturao escolar e legislao do ensino; * atender s solicitaes do Assessor Tcnico Escolar na sua tarefa de assessoramento escolar; * participar de reunies e treinamentos, quando convocado; * instruir processos quando solicitado pelos rgos competentes; * assinar junto com a Direo a documentao escolar dos alunos; * responsabilizar-se pela autenticidade da documentao escolar expedida; * cumprir as demais atribuies previstas em legislao; * responsabilizar-se pela a vida funcional de servidores: elevaes de nvel como ps-graduao, mestrado, e quinqunios; * solicitar frias de servidores; * entregar notas no final do ano e organizar matrculas no incio; * auxiliar o Colegiado e a Direo com montagem de prestao de contas dos recursos C - COORDENAO PEDAGGICA: A Coordenao Pedaggica responsvel por planejar e acompanhar toda atividade pedaggica da Escola, pela coordenao, implantao e implementao das diretrizes pedaggicas emanadas da Secretaria de Estado da Educao, assim como assessorar e auxiliar a atuao do Corpo Docente e Discente. A funo de Coordenador Pedaggico ser exercida por Especialista em Educao, licenciado em Pedagogia, com habilitao em Superviso Escolar ou Orientao Educacional. Na falta deste profissional, poder ser indicado, pelo Colegiado Escolar, um professor coordenador, que ser designado por ato do Secretrio de Estado de Educao, nos termos da legislao especfica. direito de o Coordenador Pedaggico utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao, elaborao e operacionalizao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; frequentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; solicitar reunies extraordinrias com pais e mestres quando necessrio; usufruir os demais direitos e vantagens previstos em lei. D - COORDENAO PEDAGGICA DO NORMAL MDIO A atividade mediadora do coordenador direcionada a atuao do professor, construindo possibilidades de transformao da prtica educativa, essa mediao nada mais , do que a ao atravs da qual o coordenador viabiliza os caminhos para disponibilizar meios e recursos necessrios e levar, atravs do suporte tcnico e pedaggico, uma concretizao das aes pedaggicas propostas. No processo educativo o trabalho coletivo contribui, significativamente, para a aprendizagem dos alunos. Os docentes, sozinhos, sem ajuda do coordenador, no conseguem dar conta dos fatores que interferem nessa aprendizagem. O envolvimento de todos, administrativos e operacionais poder garantir uma melhor qualidade do ensino, da a importncia nas intervenes pedaggicas e educacionais, da formao especfica dos profissionais na rea da pedagogia. O professor coordenador do Normal Mdio ser indicado pelo Colegiado Escolar e designado por ato do Secretrio de Estado de Educao, nos termos da legislao especfica. dever do Coordenador Pedaggico e Coordenador Pedaggico do Normal Mdio: * coordenar a elaborao da Proposta Pedaggica e do Regimento Escolar juntamente com a direo colegiada, articulando e acompanhando a sua execuo; * elaborar e apresentar direo colegiada um plano de trabalho no incio do ano letivo;

16 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

* organizar e coordenar o Conselho de Classe; * coordenar e promover o desenvolvimento do processo pedaggico em consonncia com a legislao vigente; * nortear sua prtica pedaggica de acordo com as polticas da Entidade Mantenedora; * considerar a anlise dos resultados das avaliaes institudas pelo sistema como referncia no planejamento das atividades pedaggicas; * assessorar, tcnica e pedagogicamente, os professores de forma a adequar o seu trabalho aos objetivos da unidade escolar e aos fins da educao; * acompanhar e orientar sistematicamente o planejamento e a execuo do trabalho pedaggico realizado pelo corpo docente; * participar de programas de formao que possibilitem o seu aprimoramento profissional e, conseqentemente, o seu fazer pedaggico; * coordenar e incentivar a prtica de estudos que contribuam para apropriao de conhecimento do corpo docente e discente; * envolver a direo colegiada na soluo das dificuldades de encaminhamento do corpo docente; * enviar anualmente direo colegiada relatrio sobre o desempenho do corpo docente; * propiciar condies de atendimento aos alunos portadores de necessidades educativas especiais; * participar das decises sobre as transgresses disciplinares dos alunos; * comunicar direo colegiada os casos de transgresses disciplinares; * coordenar as atividades pedaggicas em consonncia com os resultados obtidos na avaliao interna e externa; * cumprir as demais atribuies previstas em legislao. E- COLEGIADO ESCOLAR: O Colegiado Escolar o rgo de carter deliberativo, executivo, consultivo e avaliativo, nos assuntos referentes gesto pedaggica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, respeitadas as normas legais vigentes. As funes deliberativas e executivas referem-se tomada de decises quanto ao direcionamento das aes pedaggicas, administrativas e de gerenciamento dos recursos pblicos. As funes consultivas referem-se emisso de pareceres para dirimir dvidas e resolver situaes no mbito de sua competncia. As funes avaliativas referem-se ao acompanhamento sistemtico das aes desenvolvidas pela Unidade Escolar, objetivando a identificao de problemas, propondo alternativas para a melhoria de seu desempenho. Integram o Colegiado Escolar diretor, na qualidade de membro nato e secretrio executivo, profissionais da Educao Bsica, com 50% (cinqenta por cento) das vagas, alunos e pais ou responsveis legais, com os outros 50% (cinqenta por cento) das vagas. O Colegiado Escolar regido por estatuto prprio. F- ASSISTENTE DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS: Os Assistentes de Atividades Educacionais compreendem o conjunto de servidores administrativos lotados nesta Unidade Escolar, destinados a oferecer suporte operacional s atividades da Secretaria, habilitado em nvel mdio. direito do Assistente de Atividades Educacionais: utilizar-se das dependncias, das instalaes e dos recursos materiais da Unidade Escolar, necessrio ao exerccio de suas funes; participar das discusses para implementao da Proposta Pedaggica definida pela Poltica Educacional da Secretaria do Estado da Educao; requisitar todo o material necessrio a sua atividade dentro das possibilidades da Unidade Escolar; sugerir ao setor de servio de sua responsabilidade na Unidade Escolar, medidas que viabilizem o melhor funcionamento de suas atividades; frequentar cursos de formao, atualizao, treinamento e especializao profissional relativos a sua rea de atuao; usufruir os demais direitos e vantagens previstas em lei. dever do Assistente de Atividades Educacionais: ser assduo e pontual; desempenhar com zelo e presteza os trabalhos de que for incumbido; receber, registrar, guardar, distribuir e controlar processos e outros documentos dirigidos Unidade Escolar, ou dela emanados, relacionados a sua rea de atuao; redigir documentos e preparar processos e todo expediente para despacho da direo; atender os interessados prestando-lhes informaes nos assuntos relativos a sua rea de atuao; apresentar-se convenientemente trajado ao servio; tratar com urbanidade os integrantes da comunidade escolar; zelar pela economia do material e pela conservao do que for confiado a sua guarda ou utilizao; executar outros encargos que lhe forem conferidos pelos seus superiores hierrquicos; apoiar e auxiliar os trabalhos pedaggicos visando facilitar o processo de interao com a comunidade escolar e de associaes a ela vinculada e zelando pela organizao e manuteno do ambiente escolar; prestar servio de apoio a membros da comunidade escolar, pais e alunos, alunos e visitantes, relativa a documentos e registros referentes vida escolar dos alunos, transferncias e outras ocorrncias relacionadas s atividades da escola; participar da gesto

17 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

administrativa e da elaborao e realizao de projetos de extenso, colaborando no controle e na conservao de equipamentos utilizados nas atividades de rotina e outras de interesse da comunidade escolar; contribuir para a realizao das atividades administrativas, tcnicas e operacionais nos setores ou reas de atuao educacional e supervisionar atividades administrativas desempenhadas por equipes auxiliares; registrar informaes tcnicas e administrativas em relatrios e planilhas; receber, registrar, classificar, autuar e controlar a tramitao e distribuio de processos e documentos; buscar a melhoria contnua de metodologia de realizao de trabalhos em equipe e aplicar tcnicas de gesto de pessoal, oramento, material, compras e organizao, sistemas e mtodos nos procedimentos de rotina; controlar e executar rotinas para aquisio de suprimentos e bens, de administrao de arquivo, comunicaes, visando prestao eficiente dos servios e atividades da rea educacional; efetuar trabalhos de digitao e verificao em microcomputadores e terminais de entrada de dados, gravar informaes e/ou dados solicitados, seguindo critrios preestabelecidos pela rea responsvel; receber objetos, mercadorias, materiais, equipamentos, controlar materiais de trabalho, alimentos e produtos de limpeza e higiene; assegurar a disponibilidade dos sistemas e recursos de comunicao de dados, controlando a operao dos equipamentos e aplicativos especficos e efetuar trabalhos de entrada de dados e de gravao solicitados pelos usurios, seguindo critrios preestabelecidos, a fim de manter a qualidade e fidelidade dos dados e informaes;cumprir o horrio de trabalho estabelecido pela Direo; cumprir as demais atribuies previstas em legislao.

7.2 - Organizao do tempo e espao


ESTRUTURA CURRICULAR DE ENSINO, CURRCULO PLENO E FUNCIONAMENTO: A organizao estrutural do ensino na escola seguir as normas legais e instrues normativas da Entidade Mantenedora e da Proposta Pedaggica. A Escola oferece a Educao Bsica formada pelas etapas do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, nos turnos diurno e noturno; de acordo com as normas legais vigentes, em consonncia com as diretrizes curriculares nacionais, das Polticas Educacionais e normas emanadas da Entidade Mantenedora e Proposta Pedaggica. O Ensino Fundamental organizado em sries para os anos iniciais so oferecidas no perodo vespertino e sries finais so oferecidas nos turnos matutino, vespertino e noturno. A escola oferece ainda na etapa do Ensino Mdio organizado em sries, oferecido nos turnos matutino e noturno. A MATRIZ CURRICULAR: A Matriz Curricular a estrutura do currculo que ser organizada de acordo com a Base Nacional Comum, Parte Diversificada. A ordenao do Currculo Pleno seguir as normatizaes fixadas pela Entidade Mantenedora e Proposta Pedaggica da Escola.

METODOLOGIA DO ENSINO B MATRCULA: Matrcula a medida administrativa que formaliza o ingresso legal do aluno na Escola. Para efetivao da matrcula na Unidade Escolar sero obedecidas as normatizaes emanadas pela Entidade Mantenedora para cada nvel da Educao Bsica. A matrcula dever ser feita antes do incio do ano letivo, em prazo estipulado no Calendrio Escolar, e em qualquer poca do ano letivo para alunos provenientes de outras Unidades de Ensino. A Escola no se responsabilizar pela reserva de vaga aos alunos que, matriculados no ano letivo anterior, no tenham renovado suas matrculas no prazo fixado em Calendrio Escolar. Ser cancelada pela direo, sem qualquer responsabilidade para a Unidade de Ensino a matrcula que se fizer com documento falso ou adulterado. Fica assegurada ao aluno no matriculado em nenhuma Unidade de Ensino a possibilidades de ingressar no sistema escolar a qualquer tempo, desde que se submeta a legislao especfica. A matrcula poder ser cancelada pelo prprio aluno se maior ou pelos pais ou responsveis legais se menor. A idade mnima para ingresso no Ensino Fundamental ser estabelecida atravs de normas emanadas da Entidade Mantenedora. Ser garantida a matrcula aos alunos que apresentarem necessidades educacionais especiais de acordo com legislao vigente.

18 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

C CALENDRIO: O Calendrio Escolar o instrumento que expressa a ordenao temporal das atividades, anualmente, previstas pela Unidade Escolar, de acordo com as normas legais vigentes e pela Proposta Pedaggica. As atividades escolares sero desenvolvidas de acordo com o Calendrio Escolar elaborado com a efetiva participao dos segmentos envolvidos na escola, aprovado pelo Colegiado Escolar, de acordo com normatizao emanada da Entidade Mantenedora. A carga horria, bem como os dias letivos mnimos a serem cumpridos seguiro as normas estipuladas pela Entidade Mantenedora, em consonncia com a legislao vigente. Sero considerados dias letivos aqueles em que houver atividades propostas pela Escola prevista em Calendrio Escolar, com a efetiva participao dos alunos e professores. O Calendrio Escolar dever conter, prioritariamente as seguintes indicaes: aniversrio da escola, atividades pedaggicas, comemoraes cvicas, culturais, desportivas, dias letivos, no letivos, exame final, feriados, frias do Corpo Docente e Discente, incio e trmino do ano escolar, incio e trmino do ano letivo, incio e trmino do bimestre, lotao de professores, perodo inicial de matrculas para alunos da escola e alunos novos, perodos de entregas de notas aos pais/responsveis legais e na Secretaria, previso mensal de dias letivos, provas bimestrais, reserva tcnica, reunio dos funcionrios da Escola, da APM, Colegiado Escolar e Conselhos de Classe. D CONSTITUIO DE TURMA: As turmas sero constitudas por alunos devidamente matriculados de acordo com normatizaes emanadas pela Entidade Mantenedora. Quando houver aluno Portador de Necessidades Educacionais Especiais, integrados no ensino regular, o quantitativo obedecer legislao especfica. E FREQNCIA: A Freqncia o controle do percentual de assiduidade de cada aluno devidamente matriculado na Escola. As normas para o registro e controle da freqncia, os casos especiais, como atendimento domiciliar e abonos de faltas, seguiro as normas emanadas pela Entidade Mantenedora e legislao vigente.

F TRANSFERNCIA: A Transferncia a passagem do aluno de uma para outra Unidade Escolar, onde o mesmo dever ser submetido s adaptaes necessrias, de acordo com a Matriz Curricular em operacionalizao. As normas para efetivao da transferncia, quem dever requer-la, critrios e prazos para expedio sero de acordo com normas vigentes emanadas da Entidade Mantenedora. G AVALIAO: A Avaliao da aprendizagem ser realizada de forma contnua, sistemtica e integral ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, observando-se o comportamento do aluno nos domnios cognitivos, afetivos e psicomotor, atravs de diferentes tcnicas e instrumentos em consonncia com a Proposta Pedaggica e legislao vigente. Os objetivos da avaliao, como ela se dar, a forma de progresso a ser adotada, forma de registro, arredondamentos de notas, frmula utilizada para apurao do rendimento escolar, apurao do rendimento escolar do aluno que efetivou a matrcula aps o incio do ano letivo, frmula para clculo da mdia final aps exame final, quando o aluno ser considerado aprovado ou reprovado sero normatizados pela Entidade Mantenedora. H RECUPERAO: A Recuperao ser oferecida aos alunos que apresentam baixo rendimento escolar nas diferentes reas de conhecimento ou disciplinas e far parte integrante do processo educativo, ter como principal objetivo recuper-lo para que o mesmo possa acompanhar com sucesso o desenvolvimento escolar. As normas para a recuperao sero de acordo com legislao vigente emanadas da Entidade Mantenedora. I APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: Aproveitamento de estudos a verificao, obtida por meios formais, de cursos autorizados ou reconhecidos e ser efetivado, pela unidade escolar, aps anlise dos documentos comprobatrios de escolaridade realizando, quando necessrio, avaliao. As normas para o aproveitamento de estudos sero de acordo com legislao vigente emanadas da Entidade Mantenedora. J ADAPTAO: A adaptao o procedimento pedaggico e administrativo que tem por finalidade promover os ajustamentos indispensveis para que o aluno possa seguir com proveito o novo currculo da Escola

19 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

receptora. As normas para adaptao sero de acordo com legislao vigente emanadas da Entidade Mantenedora. K - CLASSIFICAO: Classificao o procedimento que a Unidade Escolar adota, em conformidade com a sua Proposta Pedaggica, para posicionar o aluno em uma srie do Ensino Fundamental ou do Ensino Mdio, baseando-se nas suas experincias e desempenho, adquiridos por meios formais e informais. As normas para a classificao sero de acordo com legislao vigente emanadas da Entidade Mantenedora. L ESCRITURAO E ARQUIVO: A escriturao e o arquivamento de documentos escolares tem como finalidade assegurar, em qualquer tempo, a verificao da identidade de cada aluno, da regularidade de seus estudos, da autenticidade de sua vida escolar. Os atos escolares sero registrados em livros e fichas padronizados, observando-se, no que couber, os regulamentos e disposies legais aplicveis. A Unidade Escolar possui instrumentos de registros e escriturao referentes documentao escolar, aos assentamentos individuais de alunos, professores e funcionrios, incinerao e s outras ocorrncias que requeiram registros. M ORGANIZAO DA VIDA ESCOLAR: A organizao da vida escolar faz-se atravs de um conjunto de normas que visando registro do acesso, da permanncia e a progresso nos estudos, bem como a regularidade da vida escolar do aluno, abrangendo requerimento de matrcula, dirio de classe, fichas descritivas, quando for o caso, histrico escolar ou transferncia, portarias e atas de resultados finais. N INCINERAO: A incinerao consiste no ato de queima dos documentos que, aps 5 (cinco) anos no necessitem mais permanecer em arquivo. Podendo ser incinerados os dirios de classe, provas especiais ou relativas adaptao e exame final, atestados mdicos, correspondncias no normativas recebidas e expedidas. O ato de incinerao ser lavrado em ata assinado pela Direo, Coordenao Pedaggica, pelo Secretrio e demais funcionrios e segmentos da comunidade escolar presentes. Ao Diretor e ao Secretrio cabe a responsabilidade por toda a escriturao e expedio de documentos escolares, bem como a autenticao dos mesmos, pela aposio de suas assinaturas. Todos os funcionrios sero responsveis na respectiva rbita de competncia, pela guarda e inviolabilidade dos arquivos, documentos e escriturao escolar A escola oferece as seguinte turmas: Ano Turma 3 A 5 A 5 B Total de turmas: 03

Perodo Vespertino Vespertino Vespertino

Quantidade Etapa 28 Ensino Fundamental 25 Ensino Fundamental 28 Ensino Fundamental Total de alunos envolvidos: 81

Ano 6 6 6 6 7 7 7 8 8 8 9 9 9 1

Turma A B C D A B C A B C A B C A

Perodo Vespertino Vespertino Vespertino Vespertino Matutino Matutino Vespertino Matutino Matutino Vespertino Matutino Matutino Noturno Matutino

Quantidade 25 33 29 30 36 36 32 34 33 39 34 31 25 38

Etapa Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Fundamental Ensino Mdio

20 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

1 B 1 C 1 D 2 A 2 B 2 C 3 A 3 B Total de Turmas: 22

Matutino Noturno Noturno Matutino Matutino Noturno Matutino Noturno

31 Ensino Mdio 27 Ensino Mdio 29 Ensino Mdio 30 Ensino Mdio 26 Ensino Mdio 37 Ensino Mdio 29 Ensino Mdio 41 Ensino Mdio Total de Alunos Envolvidos: 705

A escola ainda oferece o Curso de Normal Mdio Concomitante e Subsequente, com duas turmas e um total de 55 alunos frequentes.

8 - Relaes entre a escola e a comunidade


RELAES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE: A reforma e a democratizao da educao passam, obrigatoriamente, por um envolvimento da comunidade, num processo de influncias recprocas, visando combater a distncia entre as prticas educativas e as realidades sociais e culturais dos alunos. A escola, no se deve limitar transmisso de conhecimentos, nem se considerar numa posio de salvadora da comunidade. Ao mesmo tempo, reunies, conferncias, seminrios e encontros marcaram a vida das pessoas, criando condies para o fortalecimento da participao efetiva da populao. Despertar o interesse dos pais e professores para a importncia da relao escola e comunidade, identificando-os como grandes personagens responsveis pelo desenvolvimento dos educandos no processo ensino-aprendizagem. Essa relao entre a Unidade Escolar Cambara com a Comunidade ocorre atravs de: * reunies para entrega de notas, nas quais os pais tm a possibilidade de discutir com os professores a aprendizagem dos filhos; * associao de pais e mestres, que auxilia a Direo no que lhes cabe, segundo seu estatuto; * datas comemorativas, festa junina, gincanas, que so abertas comunidade; * disponibilizao de horrios para comunidade usufruir da quadra de esportes, fora do perodo de aula; *disponibilizao da escola pra alojar grupos religiosos, esportistas, jovens etc, quando solicitado pela comunidade.

9 - Concepes tericas
9.1 CONCEPO DE EDUCAO A Educao um processo vivo e dinmico que possibilita definir aes que visam formao de um ser humano crtico, ativo e participativo, capaz de buscar solues para as problemticas do cotidiano. Historicamente tem-se concretizado significativa excluso de homens e mulheres na sociedade, aumentando assim as desigualdades sociais. Nota-se tambm, a luta e a tentativa da comunidade escolar num trabalho incessante para diminuir essas desigualdades. A escola, como mediadora do conhecimento, deve se colocar criticamente frente a esta realidade, atuando como agente de transformaes sociais, o que significa construir estratgias para instrumentalizar seus alunos na luta contra esta situao. Para tanto, faz-se necessrio desenvolver na escola uma prtica pedaggica que viabilize a educao como um processo que contribua para a vida em sociedade e, para tal, proporcionar a efetivao da aprendizagem, estimulando o educando a se responsabilizar socialmente atravs de uma prtica participativa constante. Desta forma, favorece-se a possibilidade de compreenso da totalidade da vida, abandonando a prtica de propostas prontas e acabadas e engajando-se no processo de produo coletiva. O trabalho coletivo pautado em objetivos e compromissos comuns essencial para a formao de pessoas crticas e participativas, condio para a transformao da realidade e a incluso de todas nos diferentes

21 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

espaos sociais que colaborem com o desenvolvimento da cidadania. S desta forma poderemos exercer outros direitos, tendo uma liberdade consciente.

9.2 - CONCEPO DE ESCOLA A sociedade como um todo est sempre passando por transformaes, no entanto, na educao essas mudanas ocorrem lentamente. Frente a esta situao, a escola necessita repensar sua funo, de modo a colaborar na construo de uma sociedade mais democrtica e no excludente. Para isso, a escola deve criar condies para que todos desenvolvam integralmente suas potencialidades e que tenham oportunidades de aprender os contedos necessrios para o exerccio da cidadania, a qual se constitui no exerccio de direitos e deveres que incluem perceber o outro como algum que tem direitos iguais, apesar das diferenas (Nunes,1999, p.2) e que pressupe a participao poltica, social e cultural em todos os nveis da vida cotidiana. [...] O trabalho educativo o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que produzida histrica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Assim, o objetivo da educao diz respeito, de um lado, a identificao dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivduos da espcie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado concomitantemente, descoberta das formas mais adequadas para atingir esses objetivos. (Saviani, 2007, p.17) A escola se empenha na construo de uma prtica pedaggica que prioriza o ensino do conhecimento cientfico aliado a compreenso histrica do contexto que o produziu, valorizando tambm os diferentes sentidos que cada sujeito pode atribuir-lhe, utilizando-se de contedos que vo alm das disciplinas escolares e perpassam todas as reas do conhecimento, como o caso de temas como tecnologia, sexualidade, tica, educao ambiental, pluralidade, entre outros. Desta forma, poder contribuir para a formao de cidados conscientes, autnomos, participativos, crticos e criativos, capazes de atuar com competncia, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. De acordo com a Resoluo n 7 do CNE, de 14 de dezembro de 2010, o cuidar e o educar, indissociveis funes da escola, resultaro em aes integradas que buscam articular-se pedagogicamente no interior da prpria instituio, e tambm externamente, com os servios de apoio aos sistemas educacionais e com as polticas de outras reas, para assegurar a aprendizagem, o bem-estar e o desenvolvimento do aluno em todas as suas dimenses. 9.3 CONCEPO DE CONHECIMENTO Conhecimento tudo o que o ser humano produz ao longo de sua existncia. histrico e cultural porque se transforma temporal e espacial, ou seja, cada tempo e lugar tm formas prprias de organizar a vida humana. A produo e a apropriao do conhecimento se do atravs da interao dos seres humanos entre si, com a natureza e com a cultura. Desta forma, a produo do conhecimento um processo contnuo que est em permanente movimento. A escola tem a funo mediadora entre o conhecimento elaborado historicamente e os alunos, o que se concretiza atravs da aprendizagem de conceitos, hbitos, atitudes e procedimentos. da escola a tarefa de aproximar os aprendizes do conhecimento cientfico, ao mesmo tempo em que favorece espao para o desenvolvimento de pensamento. A atitude crtica e reflexiva frente ao conhecimento que a sociedade disponibiliza, colabora para que os educandos exercitem a cidadania no espao reservado s relaes sociais mais amplas e exeram o direito de se posicionar politicamente acerca dos caminhos escolhidos por um determinado grupo social. A Escola Estadual Cambara, considera o conhecimento como totalidade que se constri e reconstri com a participao de todos. Considera tambm que este todo composto de partes que se inter-relacionam entre si, no entanto, cada uma das partes mantm especificidades que exigem instrumentos prprios de investigao, o que significa no reduzi-las mesma coisa, mas compreender que dialogam entre si. Nesta perspectiva, nega-se a viso fragmentada do conhecimento, o que se estende para as disciplinas escolares. desejvel que a lngua falada e escrita dialogue com o pensamento histrico e geogrfico, por exemplo, ou que a resoluo de problemas se paute na aprendizagem da interpretao de textos; que a Biologia se apie no conhecimento histrico; a arte na cultura; a geografia no poder poltico e econmico, e assim por diante. 9.4 CONCEPO DE CURRCULO O termo currculo encontrado em registros do sculo XVII, sempre relacionado a um projeto de controle do ensino e da aprendizagem, ou seja, da atividade prtica da escola. Desde os seus primrdios, currculo envolvia uma associao entre o conceito de ordem e mtodo, caracterizando-se como um

22 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

instrumento facilitador da administrao escolar. No presente, toda a prtica referente ao currculo estabelecida atravs de comportamentos didticos, polticos, administrativos e econmicos, de uma determinada realidade, que segundo Sacristn (2000), se encobrem muitos pressupostos, teorias parciais, esquemas de racionalidade, crenas, valores, etc., que condicionam a teorizao sobre o currculo. importante ressaltar que o currculo em sua essncia uma construo cultural, conforme Grundy (1987), pois se trata de organizao de prticas que envolvem a educao e seu processo. Objetivos, contedos, procedimentos metodolgicos e procedimentos de avaliao so componentes curriculares. O estabelecimento da periodizao do tempo escolar, a opo por uma determinada forma de organizao dos contedos (disciplinar, por eixos, por temticas), a integrao entre os contedos de um mesmo perodo ou de perodo subsequentes so outros aspectos que precisam ser considerados ao se elaborar um currculo. No entanto, esses aspectos requerem decises que no so apenas de natureza tcnica. Elas tm implicaes nas formas de conceber a sociedade, a escola, o conhecimento. Elas so formas culturais de organizao da escolarizao e essas formas configuram o currculo. Por exemplo, uma prtica de avaliao meramente classificatria funciona como mecanismo de diferenciao social dos indivduos no apenas na escola, mas em toda a sua vida social. No se trata, portanto, apenas de uma deciso tcnica acerca de uma determinada metodologia de trabalho em sala de aula. A escola moderna est muito acostumada com a idia de que deve se ocupar da transmisso/ assimilao/ construo do conhecimento. Isso verdade, na medida em que a especificidade da escola o trato com o conhecimento escolar. No entanto, o conhecimento apenas uma das facetas da cultura construda e reconstruda no ambiente escolar. Ainda que a nfase dos currculos escolares tenda a recair constantemente sobre os contedos escolares, esses contedos fazem parte de um padro cultural influenciado pelo currculo oculto. A escolha de um determinado padro cultural na seleo de contedos para um dado currculo expressa uma valorizao desse padro em detrimento de outros. Todo currculo um processo de seleo, de decises acerca do que ser e do que no ser legitimado pela escola. A existncia um conjunto de culturas negadas pelo currculo cria nos alunos pertencentes a essas culturas um sentimento de aleijamento do que socialmente aceito. Os modelos curriculares tcnicos sempre buscaram definir parmetros cientficos atravs dos quais se deveria realizar a seleo e a organizao dos contedos e dos procedimentos escolares. Embora alguns parmetros cientficos existam, eles no so neutros e desinteressados. Ao contrrio, embutem em si uma compreenso poltica do mundo e so, tambm eles, negociados pelas comunidades que os definem. Em sntese, ao propor determinada organizao curricular, a sociedade est realizando uma seleo histrica, problemtica que reflete, em alguma medida, a distribuio de poder que se d em seu interior. 9.5 CONCEPO DE APRENDIZAGEM Aprendizagem, segundo Vygotsky um processo contnuo de reconstruo do real e ocorre a partir da interao entre o sujeito e os instrumentos e smbolos presentes na realidade. O processo de Aprendizagem inicia-se muito antes da educao formal. A criana j nasce num mundo social e desde o nascimento vai formando uma viso deste mundo, atravs da interao como o outro e da mediao de instrumentos simblicos. O sujeito capaz de aprender com o que o outro constri, pois este se apresenta como modelo que instiga e desafia, ao possibilitar a afirmao ou a negao do conhecimento. A construo do real (apropriao do conhecimento) se d primeiro no plano intersubjetivo (entre as pessoas), para depois passar para o plano intra-subjetivo (internalizao). Desta forma, processa-se do social para o individual, fazendo com que a aprendizagem impulsione o desenvolvimento. fundamental que o professor perceba o estgio em que o aluno se encontra (o que o aluno sabe no momento) e contribua para seu avano atravs de atividades que exijam mais do que o aluno j sabe, viabilizando a aprendizagem significativa. Neste sentido a Aprendizagem desencadeia um processo de acompanhamento permanente do processo de aprendizagem, que proponha desafios e atue na zona proximal, desenvolvendo competncias como autonomia e criatividade no tratamento das questes presentes no cotidiano. Diante dessas reflexes, a escola optou por adotar como concepo pedaggica de aprendizagem o sociointeracionismo, baseada na concepo filosfica histrico-materialista.

10 - Critrios e formas de avaliao de aprendizagem


10.1 AVALIAO:

23 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

A Avaliao da aprendizagem ser realizada de forma contnua, sistemtica e integral, ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, observando-se o comportamento do aluno nos domnios cognitivos, afetivos e psicomotor, atravs de diferentes tcnicas e instrumentos em consonncia com a Proposta Pedaggica e legislao vigente. Os objetivos da avaliao, como ela se dar, a forma de progresso a ser adotada, forma de registro, arredondamentos de notas, frmula utilizada para apurao do rendimento escolar, apurao do rendimento escolar do aluno que efetivou a matrcula aps o incio do ano letivo, frmula para clculo da mdia final aps exame final, quando o aluno ser considerado aprovado ou reprovado sero normatizados pela Entidade Mantenedora. 10.2 RECUPERAO: A Recuperao ser oferecida aos alunos que apresentam baixo rendimento escolar nas diferentes reas de conhecimento ou disciplinas e far parte integrante do processo educativo, ter como principal objetivo recuper-lo para que o mesmo possa acompanhar, com sucesso, o desenvolvimento escolar. As normas para a recuperao sero de acordo com legislao vigente emanadas da Entidade Mantenedora, de forma paralela e contnua, atravs de: explanao dos contedos trabalhados, de forma diferenciada, como reviso; atividades complementares; correo da avaliao e atividades com os alunos.

11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem


11 - Acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem A avaliao um processo contnuo e cumulativo que envolve o educando, o docente e a escola a fim de verificar o desempenho do educando frente aos objetivos previstos. 11.1 Planejamento Docente O planejamento elaborado pelos professores quinzenalmente, a primeira quinzena contempla os dia 1 15 e a segunda abrange do dia 16 31, no levando em conta os fins de semana e feriados. postado no site www.professor.ms.gov.br , o qual o coordenador pedaggico, quem responsvel por sua aprovao, juntamente com o diretor e a Secretria Estadual de Educao. 11.2 Metodologia de Ensino e definio das orientaes pedaggicas Onde as aprendizagens se constituem na interao do processo do conhecimento, da linguagem e da capacidade afetiva nas relaes sociais entre os diversos participantes do contexto escolar. As correntes filosficas determinaram atravs dos tempos uma filosofia de educao correspondente, cuja prtica pedaggica refletiu nos diferentes caminhos que as escolhas trilharam para aprimorar conhecimentos e formar geraes futuras. A Escola Estadual Cambarai fundamenta sua Proposta Pedaggica e Prtica Educativa em uma filosofia destinada a Educao Transformadora e Democrtica, buscando na herana cultural dos valores, analisando a vida presente e objetivando um futuro cada vez melhor. Deste modo, oportuniza ao indivduo o enriquecimento de sua personalidade, o desvelar de seus dons, e que, como agente de seu destino e sua prpria histria, possa realizar-se como pessoa e interagir no meio em que vive com: Dignidade Senso crtico Responsabilidade Criatividade Solidariedade Respeito Justia Expressividade Organizao Pessoal Produtividade 11.3 Material Didtico O livro didtico escolhido de trs em trs anos, pelos professores, atravs do programa do MEC PNLD, o qual tem inicio com a publicao de um edital, por meio do qual as editoras inscreveram suas obras didticas para anlise pedaggica. Esse processo realizado por universidades pblicas federais sob a coordenao da Secretaria de Educao Bsica (SEB/MEC). As obras didticas aprovadas na avaliao so apresentadas no Guia de Livros Didticos, elaborado pela SEB, por meio de resenhas que informam a todos os professores da rede pblica de ensino, as caractersticas pedaggicas de cada obra, seus pontos fortes e suas limitaes. Para subsidiar de forma eficiente o seu trabalho, a anlise das obras foi realizada com base em princpios e critrios que constam do edital acima referido. Esses princpios nortearam a elaborao dos critrios gerais e os especficos de cada disciplina, bem como a elaborao da ficha de avaliao.

24 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

11.4 - Espaos pedaggicos e programas ofertados Fazem parte do espao pedaggico da escola, alm das salas de aula, uma sala de tecnologia contendo 20 (vinte) computadores com acesso a internet e impressora. 02 (dois) aparelhos de DVD, um micro system, 01 notebook, 02 data show. Os programas ofertados aos alunos o de treinamento de futsal, basquetebol e atletismo. 11.5- Temas transversais. MEIO AMBIENTE Consiste em: - conhecer e compreender, de modo integrado e sistmico, as noes bsicas relacionadas ao meio ambiente; - adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interaes construtivas, justas e ambientalmente sustentveis; - observar e analisar fatos e situaes do ponto de vista ambiental, de modo crtico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudvel e a boa qualidade de vida; - perceber, em diversos fenmenos naturais, encadeamentos e relaes de causa efeito que condicionam a vida no espao(geogrfico) e no tempo(histrico), utilizando essa percepo para posicionar-se criticamente diante das condies ambientais de seu meio; - compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservao e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia; - perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimnio natural, tnico e cultural; - identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuao criativa, responsvel e respeitosa em relao ao meio ambiente.

SADE Engloba: - compreender que a sade um direito de todos e uma dimenso essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano; - compreender que a condio de sade produzida nas relaes com o meio fsico, econmico e sociocultural, identificando fatores de risco sade pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem; - conhecer e utilizar formas de interveno individual e coletiva sobre os fatores desfavorveis sade, agindo com responsabilidade em relao sua sade e sade da comunidade; - conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilizao dos servios voltados para a promoo, proteo e recuperao da sade; - adotar hbitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do prprio corpo. TICA Contempla - compreender o conceito de justia baseado na eqidade e sensibilizar-se pela necessidade da construo de uma sociedade justa; - adotar atitudes de respeito pelas diferenas entre as pessoas, respeito esse necessrio ao convvio numa sociedade democrtica e pluralista; - adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperao e repdio s injustias e discriminaes; - compreender a vida escolar como participao no espao pblico, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construo de uma sociedade democrtica e solidria; -valorizar e empregar o dilogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decises coletivas; - construir uma imagem positiva de si, o respeito prprio traduzido pela confiana em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela legitimao das normas morais que garantam, a todos, essa realizao; - assumir posies segundo seu prprio juzo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situao. PLURALIDADE CULTURAL Consiste em:

25 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

- conhecer a diversidade do patrimnio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivduos e elemento de fortalecimento da democracia; - valorizar as diversas culturas presentes na constituio do Brasil como nao, reconhecendo sua contribuio no processo de constituio da identidade brasileira; - reconhecer as qualidades da prpria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivncia de cidadania; - desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminao; - repudiar toda discriminao baseada em diferenas de raa/etnia, classe social, crena religiosa, sexo e outras caractersticas individuais ou sociais. - exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminao que sofra, ou qualquer violao dos direitos de criana e cidado; - valorizar o convvio pacfico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural; - compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passvel de mudanas; ORIENTAO SEXUAL Abrange: - respeitar a diversidade de valores, crenas e comportamentos existentes e relativos sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano; - compreender a busca de prazer como uma dimenso saudvel da sexualidade humana; - conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua sade como condio necessria para usufruir de prazer sexual; - reconhecer como determinaes culturais as caractersticas socialmente atribudas ao masculino e ao feminino, posicionando-se contra discriminaes a eles associadas; - identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro; - proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores; - reconhecer o consentimento mtuo como necessrio para usufruir de prazer numa relao a dois; - agir de modo solidrio em relao aos portadores do HIV e de modo propositivo na implementao de polticas pblicas voltadas para preveno e tratamento das doenas sexualmente transmissveis/AIDS; - conhecer e adotar prticas de sexo protegido, ao iniciar relacionamento sexual; - evitar contrair ou transmitir doenas sexualmente transmissveis, inclusive o vrus da AIDS; - desenvolver conscincia crtica e tomar decises responsveis a respeito de sua sexualidade; - procurar orientao para a adoo de mtodos contraceptivos.

11.6 Projetos TRNSITO JUSTIFICATIVA: Este projeto abrange decises relacionadas com a existncia e o funcionamento da vida de uma coletividade de crianas e adultos em um lugar particular a escola (ano,turma), organizao de tempo, espao, atividades, responsabilidades, normas de vidas. O aluno trabalha sua responsabilidade e exercita sua escolha, decide, se expressa e ouve, as situaes reais de uso. OBJETIVO: Envolver alunos, escola e comunidade, com um conjunto de aes , dirigidas para o xito de um objetivo precioso, de interesse para os que realizam. Integrar vida cotidiana e cooperativa de aprendizagem,permitindo ao aluno vivenciar relaes mltiplas com o exterior e experincias positivas e negativas do confronto com a realidade, decidir e comprometer-se aps suas escolhas, planejando aes, assumindo responsabilidades, sendo agente de sua aprendizagem, produzindo algo com sentido. METODOLOGIA Desenvolver a capacidade de comunicao: Ler e interpretar textos de interesse cientfico e tecnolgico. Interpretar e utilizar diferentes formas de representao ( tabelas , grficos, expresses...). Produzir textos adequados para relatar experincias, formular dvidas ou apresentar concluses. Utilizar tecnologias bsicas de redao e informao. Entrevista com algum relacionado ao tema discutido.

26 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Debate em que se confrontam posies diferentes a respeito de tema polmico. Elaborar cartazes, transparncia para assegurar um conhecimento claro das evidncias. Organizar palestras como recurso possvel para a compreenso e interpretao do tema. Anlises de registros como: imagem fotogrficas, vdeos ou reportagens como instrumento de trabalho. Pesquisas em documentos diversificados. Audio de msicas. Propor atividades desafiadoras ( problematizadoras) que visem ir alm da simples transcrio de trechos ou informaes , estimular os alunos a comparar e correlacionar informaes, ordenar acontecimentos, elaborar explicaes. Concursos de cartazes, frases e maquetes. Providenciar passeios ( excurses) Mobilizao no transito com orientao atravs de panfletos educativos e informativos. CRONOGRAMA: 1. Bimestre - Realizar palestras no qual possibilite aos alunos identificar a importncia da participao do cidado na soluo de problemas ligados utilizao dos espaos comuns a comunidade. Tema Educao no trnsito; Dados referentes ao nmero de acidentes; Sinalizao de trnsito, Importncia ao respeito as normas organizadas e utilizadas por todos, pedestres, ciclistas e motoristas; Painel com registros de acidentes ocorridos no municpio de Maracaju. 2. Bimestre Organizar um passeio ( excurso ) no qual seja permitido ao aluno vivenciar e observar situaes reais atravs da prtica, observao, dedues, que sero explorados com o significado real da palavra trnsito, e conhecimento das responsabilidades em disciplinar o trnsito. 3. Bimestre - Apresentar uma exposio com a realizao de todos os trabalhos desenvolvidos, atravs de registros, desenhos, grficos, fotografias, depoimentos, teatros, danas, tudo que evidenciem a necessidade concreta de que este um problema de todos e que cada um deve participar contribuindo, nunca sozinho, isolado, devemos estar integrado com o meio ao seu redor. Concurso de: - Redao; -Histria em quadrinho; -Frases. Sobre: A criana no trnsito.

4. Mobilizao no trnsito com alunos, professores, polcia civil e militar, numa conscientizao para a educao no trnsito, com adesivos e panfletos explicativos e grficos com ndices de acidentes ocorridos na cidade. CULTURA AFRO-BRASILEIRA OBJETIVOS Discutir a diversidade tnica, racial e cultural. Dialogar acerca da diversidade do mundo nossa volta de acordo com o nvel dos alunos. Criar situaes que podem mudar a desigualdade entre mulheres e homens na sociedade. Buscar informaes sobre os diferentes grupos tnicos, que compe a populao brasileira, partindo da comunidade, indo para a cidade, estado, at chegar ao pas. PROPOSTA DE TRABALHO Diversas atividades podem ser desenvolvidas de acordo com a realidade de cada comunidade e de acordo com o nvel dos alunos: - Tipologia textuais: dilogo, contos, textos biogrficos Zumbi, textos informativos, histria em quadrinhos; produo de textos, interpretao de textos; - Trabalho com a mdia utilizao de jornais, revistas, vdeos, livros e outras publicaes - Propor junto com os alunos a anlise e a discusso sobre a participao do negro na sociedade ( mdia, mercado, de trabalho, poltica, etc.) - Literatura anlise crtica: . onde esto os personagens negros(as)? .trabalhar livros que tratem a questo racial, bem como a ausncia e a esteretipo.

27 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

.trabalhar poetas e escritores negros enfatizando a sua capacidade de produo. .trabalhar contos africanos; .fazer leitura crtica, dos livros infanto-juvenis, sob a perspectiva de gnero; Leitura visual pesquisar, recortar e colar figuras de pessoas de vrias raas. Cartaz ou Mural, vdeo. Pesquisar como aparece o sexismo na cultura brasileira: na msica, na poesia; Reforar as caractersticas positivas do gnero oposto; Discutir e eliminar piadas racistas e com preconceitos contra mulheres e homossexuais. Intervir em situaes em que os meninos e meninas estejam sendo preconceituosos. Pesquisar e destacar mulheres importantes na Histria Geral e do Brasil Solicitar ajuda na sala de aula sem distino de gnero; Proporcionar s meninas e meninos atividades iguais na hora do recreio e na educao fsica; Observar como se manifestam as desigualdades entre os alunos e alunas, na sala de aula, e atuar propondo alternativas. Valorizar a diversidade cultural ( msica, arte, poesia, culinria, dana, religio, esporte, desenhos, etc.); Trabalhar com as diferenas como fonte de enriquecimento ( destacar a diversidade tnico racial) Confeces de bonecos(as) tnicos, lbum das etnias; Visitas comunidades negras, indgenas, museus; Entrevistar pessoas de diferentes culturas e etnias; Trabalhar a verdadeira histria da escravido no Brasil discutir o conceito de escravido desmistificar o 13 de maio estudo da frica; Tipologia textuais Brincadeira de roda, teatro, contar histrias; Para Trabalhar Histria e Cultura Afro Brasileira Nas Disciplinas: Lngua Portuguesa: painis, colagens, poemas, teatro, influncia africana no Portugus do Brasil. Matemtica: receitas culinrias, medidas, pesos e quantidades, grficos com diferentes tipos de famlias. Cincias: ervas medicinais usadas pelos afro-brasileiros, estimular meninos e meninas a conhecer e a gostar do prprio corpo. Histria: histria do afro no Brasil, sua colaborao e desenvolvimento. Geografia: assimilao dos acidentes terrestres no Brasil e frica. Educao Artstica: A dana, os instrumentos e vestes africanas. CULMINNCIA Promover no final do trabalho um grande evento cultural mostrando toda a diversidade tnica cultural trabalhada com os alunos, socializando o que aprenderam. Levar o trabalho para alm da sala de aula, trabalhar com toda a comunidade escolar, envolvendo os demais funcionrios, pais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 10/03/2004. Declarao dos Direitos Humanos desde uma perspectiva de gnero. Lei 10639, a diversidade cultural e racial e as prticas escolares, 09/01/2003

CULTURA SUL MATO GROSSENSE JUSTIFICATIVA Quando falamos em qualidade de ensino, precisamos refletir em que conhecimentos que so pertinente ao educando, de forma que possam articular o saber sistemtico ( saber escolar), com os conhecimentos que vo de encontro com as necessidades do cotidiano do aluno. Compreendemos portanto que para a expanso com um conhecimento reflexo e interao com o meio no qual esto inseridos imprescindvel o conhecimento da historicidade de nosso estado de Mato Grosso do Sul, Acreditamos que com essa proposta, os alunos podero ter uma viso mais critica, valorizando e compreendendo nossa cultura, ou seja, a cultura sul-mato-grossense.

28 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

OBJETIVO GERAL Conscientizar o educando da importncia do conhecimento de suas razes culturais Sul Mato Grossense OBJETIVOS ESPECFICOS Englobar todas as reas de conhecimento, numa perspectiva de proporcionar aos educando uma co-relao de contedos. Cada disciplina far uma abordagem conforme sua rea: Histria: Movimento divisionista, A guerra entre o Brasil e Paraguai; CIA. Mata Laranjeira; A NOB; Diviso do Estado. Artes: Smbolos; Msica; Danas

Matemtica: rea; Populao; Habitantes por metros quadrados; Renda per capita; Economia do Estado. Cincias: Diferentes tipos de ecossistema; Seres vivos; Clima. Geografia: solo; Densidade Demogrfica; Altitude; Presso atmosfrica; Latitude.

METODOLOGIA Aulas expositivas; Leituras; Debates; Pesquisas; Trabalhos em grupos; Seminrios; Confeco e exposio de trabalhos em cartazes. RECURSOS Livros didticos; Revistas; Papel manilha; Tesoura, cola, Cds, de msicas regionais; Pincis Atmicos; Dvds, relativos aos filmes que relata a Histria da Guerra do Paraguai; Folhas sulfite.

29 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

PONTO CULMINANTE Apresentao de danas regionais; Pratos regionais; Coreografias relatando momentos importante da Histria de Mato Grosso do Sul

CULTURA INDGENA JUSTIFICATIVA Este projeto visa a conscientizao dos alunos e toda a comunidade escolar, quanto ao legado deixado pelos nossos irmos ndios com relao as plantas medicinais, e que apesar de estarmos no sculo XXI, ela muito usada e caminha lado a lado com o avano da tecnologia. OBJETIVO Este projeto tem como objetivo trabalhar o regate, a importncia e a valorizao da cultura indgena, mostrando a importncia das plantas medicinais, artesanatos, danas, comidas tpicas e costumes em geral no passado bem com no presente. Procurar trabalhar a valorizao da cultura indgena, quanto a cidadania, e o respeito as diferenas culturais entre brancos e indgenas. METODOLOGIA Os professores e alunos iro realizar visitas a comunidade indgena, pesquisando sobre sua cultura em geral ,elaborando textos , cartazes, trabalhando tambm a arte, as cestarias , realizando palestras com representante da comunidade indgena local, para mostrar a comunidade escolar o que representa a cultura indgena para o municpio.

CRONOGRAMA - Palestras -Visita a comunidade indgena local -confeco de cartazes , textos e artesanato - exposio dos trabalhos realizados AVALIAO Este projeto ser avaliado pelos professores, coordenao, direo escolar e comunidade em geral, verificando se as aes desenvolvidas pela comunidade escolar tiveram seus objetivos atingidos

MEIO AMBIENTE JUSTIFICATIVA O projeto ser desenvolvido frente a necessidade de despertar e conscientizar nossos alunos, comunidade escolar e a populao em geral o quanto a preservao do meio ambiente para a sobrevivncia da humanidade. OBJETIVO Este projeto visa a conscientizao dos alunos, professores, funcionrios e populao em geral o quanto importante para o nosso municpio a preservao do meio ambiente em que vivemos e que a comunidade escolar pode fazer para conserv-lo . Este projeto visa tambm despertar, discutir e propor solues dos problemas que atingem o nosso meio ambiente e mais especificamente nossos crregos, matas, lagos etc, existente no nosso municpio. METODOLOGIA - Os professores iro fazer visitas as margens dos crregos, matas e lagos existentes no nosso municpio, procurando conscientiz-los dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente em que vivemos. -concurso de desenhos , relatrios, fotografias realizar palestras sobre a conservao do meio ambiente e o quanto o nosso crregos , matas so degradados pela populao que no tem conscincia do mal que vem causando ao meio ambiente. CRONOGRAMA DO PROJETO

30 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

1 BIMESTRE- os alunos devero pesquisar e discutir sobre as questes ambientais , aquecimento global , desmatamento , queimadas, poluio das guas, lixo, pesquisando em revistas, jornais, internet, etc. 2 BIMESTRE- os alunos devero assistir vdeos, palestras, fazer redaes, maquetes, pinturas , desenhos, colagem e frases a respeito do meio ambiente. 3 BIMESTRE- expor os trabalhos realizados pelos alunos, acompanhado de uma gincana de materiais reciclveis envolvendo toda a escola. 4 BIMESTRE- promover com os alunos e comunidade escolar, passeios ecolgicos em chcaras, rios e matas existente no nosso municpio, fotografando todo o passeio. AVALIAO DO PROJETO Este projeto ser avaliado pelos professores, coordenadores, direo escolar e pela coordenadora do projeto, verificando se as aes desenvolvidas pela comunidade escolar foram atingidas.

EDUCAO FISCAL II APRESENTAO O Projeto tem como objetivo a conscientizao da importncia da educao fiscal para o desenvolvimento de uma sociedade. III- JUSTIFICATIVA A escola sendo o ambiente mais propcio para prepara o cidado para a totalidade da vida em sociedade, para a realizao desse trabalho possibilita o acesso ao conhecimento para que, como cidados conscientes e ativos, tornem-se agentes transformador da sociedade. Para que haja mudana de comportamento na sociedade pelo despertar da conscincia de cidadania, necessria uma ao educativa permanente e sistemtica, voltada para o desenvolvimento de hbitos, atitudes e valores. A Educao Fiscal um trabalho de sensibilizao da sociedade para a funo socioeconmica do tributo. Nessa funo, o aspecto econmico refere-se otimizao da receita pblica, e o aspecto social diz respeito aplicao dos recursos em benefcio da populao.

IV OBJETIVO GERAL Preparar os alunos para o exerccio pleno da cidadania. GESTO DEMOCRTICA DOS RECURSOS PBLICOS Oramento pblico Servios pblicos Lei de Responsabilidade Fiscal

VI METODOLOGIA Apresentao teatral Exposio Oral Debates Msicas Pesquisa e elaborao Apresentao do vdeo ou DVD A histria do tributo. Uma conquista do homem

PROPOSTA DE ATIVIDADES A SEREM ADEQUADAS CONFORME AS NECESSIDADES DA ESCOLA QUE PODERO SER TRABALHADAS NAS AULAS PARA EFETIVAO DO PROJETO 1. Elaborar uma enquete onde os alunos participem e criem o final da histria, onde houvesse um cidado indo comprar alguma mercadoria e pedisse a NF e o comerciante no quisesse dar. Qual dever ser

31 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

a atitude do cidado? ( depois fazer a apresentao com os alunos utilizando as sucatas para a montagem de cenrio e bloquinhos de NF a serem preenchidos no ato da compra ou emissor de cupom fiscal). 2. Criar atravs de desenhos uma histria em quadrinhos onde o enfoque seja Por que devo exigir a Nota ou Cupom Fiscal. 3. Dar frases relativas a exigncia de nota e/ou cupom fiscal, servios pblicos, sonegao, oramento, tributos, etc. e pedirem para que recortem e cole imagens ( alunos de sries mais avanadas colar tambm reportagens) que lembrem a frase dada. 4. Elaborar palavra cruzada com a palavra NOTA FISCAL e/ou CUPOM FISCAL. 5. Elaborar um caa-palavras onde estejam contidas as palavras chaves. ( nota fiscal, cupom fiscal, exigir, receita, despesa, oramento, servios pblicos). 6. Outra opo construir um caa-palavras onde se procure Os Servios Pblicos (ex: hospitais, posto de sade, estradas, escolas, segurana, etc.) 7. Fazer campanha inter-classes de arrecadao de nota ou cupom fiscal premiando a sala vencedora com um passeio, um material esportivo ou o que a escola determinar. 8. Aproveitar a campanha e montar com os alunos de sua sala um mural onde dividir em trs partes, na primeira parte cole as Notas Fiscais, na Segunda parte cole os Cupons Fiscais e na terceira parte cole os diversos documentos que so por diversas vezes passados como notas ou cupons, que so oramentos, recibos, papeis que se assemelham a notas ou cupons fiscais verdadeiros, e mostrando as diferenas. 9. Junto com os alunos criar uma letra de msica onde o refro lembre sempre o fato de se exigir em cada compra e Nota ou o Cupom Fiscal. 10. Passeio a um supermercado e fazer uma compra mnima tendo como objetivo passearem pelo caixa, pagarem e receberem o cupom fiscal ou a nota fiscal, mostrando por que necessrio passar pelo caixa e qual o documento fiscal que entregue ao consumidor e os direitos assegurados pelo mesmo. 11. Fazer uma pesquisa com os pais ( ou com quem morar) sobre quais as fontes de RECEITA de sua casa ( salrio do pai, da me( ou responsvel) penso da vov e de quem mais morar na casa e trabalhar fora e quais so as DESPESAS ( com o que gasto o dinheiro: prestao da casa prpria ou apto, gua, luz, telefone, mensalidade escolar, poupana, etc.) explicando o significado de Receita e Despesas e ainda a importncia de no se gastar mais do que ganha. 12. Dividir a classe em famlias identificando os personagens que trabalhem fora, com a ajuda da professora cada famlia montar seu oramento domstico colocando de um lado o que a famlia recebe e do outro lado o que a famlia gasta, verificando juntos se o oramento est equilibrado. 13. Apresentao da fita de vdeo ou DVD A Histria do Tributo aps a apresentao, todos sentados em crculo comentar sobre o filme, tirar uma sntese, falar sobre os diversos tributos ( impostos, taxas e contribuio de melhoria) e a quem compete a cobrana do mesmo. Pode-se fazer uma tempestade mental sobre quais so os tributos que os alunos conhecem e o(a) professor(a) vai escrevendo na lousa, depois o professor l e vai anexando o que mais ele lembrar. 14. Cada sala de aula ser responsvel de montar um painel onde cada criana desenhar sobre alguma temtica da Educao Fiscal, em pequenos cartes com frases alusivas aos temas, os desenhos sero colocados em papis sulfite ou cartolinas, para exposio no mural da escola.

A escola Cambarai tambm desenvolve os projetos oferecidos pela Secretaria de Estadual de Educao (SED): O PDE envolvendo o ensino fundamental e o PROEMI/ JOVEM DE FUTURO envolvendo os alunos do Ensino Mdio. o Uso dos Recursos Miditicos no Cotidiano Escolar.

PBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MDIO

Projeto idealizado pela Professora dos Recursos Miditicos Nigia ginzaga Marques para ser desenvolvidos por todas as disciplinas como auxilio dos recursos Miditicos.

32 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

1.0 - JUSTIFICATIVA Os recursos tecnolgicos: computador; internet; cmeras digitais; celulares e outros equipamentos so itens dirio da maior parte dos discentes, fazendo parte da realidade das escolas em geral. O acesso as novas tecnologias trazem formas diferentes de aprender ou pensar, para professores e alunos. Segundo Soares, (2002), ..estamos vivendo. Hoje, a introduo, na sociedade, de novas e incipientes modalidades de praticas sociais de leitura e de escrita, propiciadas pelas recentes tecnologias de comunicao eletrnica o computador, a rede (a web), a internet. Da mesma forma, na educao a introduo das Tecnologias de Informao e Comunicao pode auxiliar o docente no melhoramento de sua pratica pedaggica, e ao mesmo tempo auxiliar o discente na construo do conhecimento. A Tecnologia a aplicao de um conhecimento, de um saber como fazer, de procedimentos e recursos para a soluo de um problema no nosso cotidiano. O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas tcnicas de informao e de comunicao, assim como as distintas representaes usadas nas diversas tecnologias. A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor, e confere atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princpios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua histria de vida, de suas representaes e saberes, e de sua rede de relaes com outros funcionrios da educao. As tecnologias se caracterizam por: tecnologias de informao, tecnologias de comunicao, tecnologias interativas, tecnologias colaborativas. As tecnologias de informao so as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informao. As tecnologias de comunicao so as formas de difundir informao, incluindo as mdias mais tradicionais, da televiso, do vdeo, das redes de computadores, de livros, de revistas, do rdio, etc. Com a associao da informao e da comunicao h novos ambientes de aprendizagens, novos ambientes de interao. A Tecnologia Interativa a elaborao concomitante por parte do emissor (quem emite a mensagem) e do receptor (quem recebe a mensagem), codificando e decodificando os contedos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se do atravs da televiso a cabo, vdeo interativo, programa multimdia e internet. As tecnologias colaborativas facilitam as interaes entre pessoas e o mundo, permitem um trabalho em equipe satisfatrio, e com as diferentes linguagens proporcionam tipos diferentes de aprendizagens. Na agenda do sculo XXI, o professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se us-las no sentido cultural, cientfico e tecnolgico, de modo que os alunos adquiram condies para enfrentar os problemas e buscar solues para viver no mundo contemporneo. Ao professor cabe o processo de deciso e conduo do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem. Esclarecemos que um ambiente de aprendizagem no pode se transformar em mero transmissor de informaes, mas, na efetivao da comunicao e construo colaborativa do conhecimento. Vrios assuntos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar utilizando recursos miditicos e tecnologias existentes em nossa escola. Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), lanados pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC) entre 1997 e 1999, so uma referncia curricular nacional a ser discutida e traduzida em propostas regionais e municipais, sendo importante contribuio para a insero da educao formal como no formal nas escolas, a partir de temas transversais, sendo que as pessoas passam a disseminar o conhecimento dentro e fora da escola, com isso, mudam a forma de pensar dos indivduos. Segundo Travassos (2001), educar uma tarefa de dedicao e envolve criao de planos de ao considerando conceitos, teorias, reflexes e o uso do bom senso, incluindo tambm o repensar dos currculos escolares. 2.0 - OBJETIVOS 2.1 - OBJETIVO GERAL Reconhecer a importncia da Pedagogia envolvendo as Tecnologias de Informao e Comunicao, no sentido de ampliar o conhecimento dos discentes. 2.2 - OBJETIVOS ESPECFICOS Propiciar aos alunos, uma compreenso crtica e global do ambiente utilizando recursos miditicos; Trabalhar as tecnologias auxiliando o corpo docente no desenvolvimento de atividades e provocar mudanas em sua pratica pedaggica. Propiciar e incentivar os alunos a utilizao de recursos tecnolgicos em sua vida escolar. Implementar e instigar, aes orientadas que favorea a autoconfiana, a atitudes positivas de modo interdisciplinar, onde cada rea de conhecimento contribuir significativamente para um estudo contextualizado.

33 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

3.0 METODOLOGIA 3.1 - Lngua Portuguesa, Lngua Inglesa, cincias e artes PRODUZIR UM JORNAL ONLINE, com os acontecimentos da comunidade escolar visando aumentar o ndice de leitura em 50% dos discentes por meio das tecnologias da informao e da comunicao, visando desenvolver essa competncia e habilidade nas diferentes tipologias textuais. no ano letivo de 2013 A professora de Arte ir fazer trabalhos prticos com os alunos com o intuito de divulg-los no jornal. A professora de Lngua Inglesa ficar responsvel pelo entretenimento dos discentes com cruzadinhas em Ingls. A professora de cincias ser responsvel pelo direcionamento dos alunos para pesquisas em relao ao clima/tempo. 3.2 - Matemtica - Ensino Medio. Sero realizados encontros semanais para discutir exerccios do ENEM na disciplina de matemtica. Os alunos do 3 ano sero convidados a participar da oficina, Os encontros sero ministrados pela professora Bruna, neste sero discutidas e realizadas atividades de matemtica utilizando a plataforma MOODLE . 3.2.1 Matemtica Ensino Fundamental Propor aos alunos que faam uma pesquisa online em casa referente a uma notcia que envolva desastres ambientais em termos de dados e porcentagens. Desenvolver debates sobre os dados coletados na pesquisa online. Utilizar a STE para montar grficos e tabelas no Excel com os dados obtidos na pesquisa. 3.3 - Educao Fsica Ser realizado uma gincana com jogos interclasse, visando a socializao dos alunos e integrando o uso dos recursos miditicos existentes na escola. Informar aos alunos pelas redes sociais sobre o interclasse. Divulgar os alunos que podero participar dos jogos e que modalidades sero contempladas que ser realizado no final do ms, para cada sala poder formar suas equipes. As modalidades contempladas sero o tnis de mesa, futsal, handebol e basquetebol. Com as equipes formadas os professores de educao fsica realizaro os jogos de tnis de mesa, handebol, futsal, basquete, xadrez, dama e domin no dia determinado. Cada lder ficara responsvel pelas fotos e filmagens de sua turma no dia dos jogos para posteriormente a divulgao do inter-classe. 3.4 Geografia e historia Os alunos faro um trabalho prtico, esquematizao do continente, atravs dos pontos de coordenadas geogrficas que sero fornecidos para eles atravs do blog e facebook da escola. O trabalho visa facilitar o contato dos alunos com o Mapa mundi e proporcionar uma melhor leitura de qualquer tipo de mapa. Dividir os alunos em dupla para que possam desenvolver a atividade e trabalhar com cooperativismo j que o trabalho prtico. Nessa aula, com ajuda do professor, os alunos montaro a base com os pontos de coordenadas geogrficas onde os continentes sero esquematizados e posteriormente postados os trabalhos dos discentes no blog e facebook. 3.5 - Literatura Realizar um evento, semelhante a Semana da Arte moderna 1922, a qual trabalhar os artistas de nossa regio como exemplos de produo literria e artstica. Expor as caractersticas do Pr Modernismo e alguns eventos antecessores da Semana da Arte Moderna. Oportunizar aos alunos o conhecimento da importncia da Semana da Arte moderna como um evento revolucionrio. Pesquisar sobre os principais autores sul-mato-grossenses: Emanoel Marinho, Manoel de Barros e Flora Thom. Os alunos faro a releitura das obras de Humberto Espndola e Tarsila do Amaral e dos principais artistas influenciados pelas vanguardas europias. Aps a pesquisa os alunos comentaro sobras as caractersticas das obras lidas. Ser proposto que os alunos faam uma poesia de acordo com o seu entendimento. Haver apresentao de msicas regionais, declamao de poesias, exposio das releituras das obras selecionadas. 3.6 - Qumica, fsica E biologia Os professores dividiro os alunos por disciplina e por contedo, para fazer os trabalhos prticos,

34 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

alm de terem que realizar mais pesquisas sobre o tema escolhido que sero expostos aos alunos iro elaborar seus trabalhos em forma de maquetes, experincias,vdeos para apresentar no dia previsto, no dia os alunos faro a apresentao para a escola e a comunidade. No dia da Super ao os trabalhos sero expostos para toda a comunidade, ser colocado nos corredores da escola. 3.7 - SOCIOLOGIA: O Professor mediar pesquisa direcionada para a compreenso do processo histrico de carter social, poltico, econmico e cultural que contriburam para a degradao do meio ambiente; Elaborao de questionrios na plataforma MOODLE enfatizando os problemas ambientais, para que os educandos possam entrevistar membros da sociedade, a fim de compreender as condies ambientais referente ao municpio. 3.8 - FILOSOFIA A tica, enquanto disciplina terica, estuda os cdigos de valores que determinam o comportamento e influenciam a tomada de decises num determinado contexto. Estes cdigos tm por base um conjunto tendencialmente consensual de princpios morais, que determinam o que deve ou no deve ser feito em funo do que considerado certo ou errado por determinada comunidade. Diante de tais afirmaes, os discentes devero confeccionar uma cartilha com valores morais e ticos que a comunidade escolar para exposio nas redes sociais .

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL: UNIDOS POR UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE APRESENTAO O presente trabalho ser realizado na Rede de Ensino Estadual Cambara, localizado no seguinte endereo: Rua Pereira do Lago, n: 3120, Bairro Cambara, municpio de Maracaju MS, CEP, 79150-000. A escola funciona nos perodos: matutino, vespertino e noturno, sob a Direo do Professor Pacfico Brulio Aurlio. oferecendo as seguintes modalidades de Ensino: Ensino Fundamental e Ensino Mdio. JUSTIFICATIVA A aprendizagem dos alunos e alunas responsabilidade de todos e o objetivo maior do Projeto de Acompanhamento Educacional. Esse projeto uma ao que deve consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experincias sociais e culturais dos alunos e ajud-los a vencer obstculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso na escola e na vida. Como toda ao pedaggica, esse acompanhamento requer um cuidadoso planejamento, definio de metas, escolha de alternativas e envolvimento dos interessados. Por isso, o nome Unidos por uma aprendizagem de qualidade. Pretende-se com este projeto apontar caminhos, propor aes e discutir assuntos que consideramos importantes para que o acompanhamento complemente com xito o trabalho realizado em sala de aula e, sobretudo, seja uma ao articulada ao Projeto Poltico Pedaggico da Unidade de Ensino. Portanto, ele constitui um mecanismo colocado disposio das escolas, que visa garantir a superao de dificuldades especficas encontradas nos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, em todas reas de conhecimento. Justifica-se a implementao do projeto tendo em vista que diagnsticos realizados, com alunos do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, apontam um nmero significativo de educandos que apresentam dificuldades nas habilidades bsicas em todas as disciplinas, tendo como base as expectativas de aprendizagem. Eles precisam de um acompanhamento para conseguir interagir com o currculo adequado para a sua faixa etria. Na busca pelo aperfeioamento, o indivduo se depara com muitos conflitos e obstculos, que no entanto, devem ser transformadas em vitrias utilizando-se o potencial educativo de cada um. Muitas vezes, estes obstculos tornam-se extremamente difceis de serem transpostos e somente com o auxlio de um mediador eficiente isto acontece. No ambiente escolar, vemos estes obstculos aparentemente intransponveis, na forma de problemas de aprendizagem que so caracterizados como aqueles que atentam contra a normalidade do processo ensino-aprendizagem. A escola tem o compromisso, inclusive legal, conforme consta na Lei 9.394 de 20/12/96, artigo 12 inciso V, artigo 13 inciso IV, artigo 24 inciso V, alnea e, de identificar estas situaes e promover o acompanhamento educacional para que o processo de aprendizagem ocorra para todos. Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, tero a incumbncia de: V prover meios para a recuperao dos alunos de menor rendimento; Art. 13. Os docentes incumbir-se-o de:

35 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

IV estabelecer estratgias de recuperao para os alunos de menor rendimento; Art. 24. A educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: V a verificao do rendimento escolar observar os seguintes critrios: e) obrigatoriedade de estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seus regimentos; Acreditamos que quando a interveno acontece, aumenta a possibilidade de sanar o problema, uma vez que o processo mais rpido e proximal com todos os envolvidos: educandos, pais e professores. OBJETIVO GERAL O presente trabalho tem o propsito de apontar caminhos, identificar aes e discutir assuntos relevantes para que o acompanhamento complemente com xito o trabalho realizado em sala de aula e, sobretudo, seja uma ao articulada ao Projeto Poltico Pedaggico da Unidade de Ensino. Portanto, ele constitui um mecanismo colocado disposio das escolas, que visa garantir a superao de dificuldades especficas encontrados nos educandos do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, em todas a reas, diagnosticadas anteriormente pela escola. OBJETIVO ESPECFICO Identificar alunos com maior dificuldades, por meio de avaliaes semestrais envolvendo todas as disciplinas( simulado); Contribuir para que o aluno possa ter um melhor desempenho escolar Promover estudos dirigidos voltado para reflexo pedaggica, sobre tudo os mtodos avaliativos; Instigar o gosto pela leitura onde os alunos possam reconhecer na leitura uma estratgia para solucionar os conflitos vivenciados no cotidiano;

METODOLOGIA Elaborao e aplicabilidade de avaliao tipo simulado semestralmente envolvendo todas as disciplinas, a fim de elencar os resultados diagnsticos; Analisar os resultados das avaliaes e divulgar por meio de ndice e grfico a quantidades de notas insatisfatrias e as dificuldades dos educandos; Estabelecer estratgias de acompanhamento pedaggico aos alunos que apresentaram notas insatisfatrias no simulado; Inserir aula de leitura mensalmente, onde todos os Professores realizaro uma hora destinado somente a leitura de diversos tipos textuais; CRONOGRAMA DATA DE INCIO MAIO MAIO MAIO JUNHO JUNHO JULHO\DEZEMBRO NOVEMBRO METAS Diminuir em 20%, o ndice de notas vermelhas em todas as disciplinas; Aumentar em 30%, o nmero de leitores; Oportunizar experincias com diversos tipos de avaliaes, bem como as provas do SAEMS; AVALIAO ATIVIDADES Formao continuada Anlise do SAEMS 2012 Elaborao de grficos com o ndice de dificuldades dos alunos; Aula de leitura Aplicao do simulado Aula de leitura Aplicao do simulado DATA DE CONCLUSO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO

36 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

Avaliao um processo contnuo, uma estratgia para diagnosticar as dificuldades, ou seja, um ponto de partida para promover uma reflexo a fim de contribuir de forma relevante para minimizar o ndice do fracasso escolar. Portanto, as estratgias elencada como foi citado, (o simulado,a leitura e o acompanhamento pedaggico) uma forma de contribuir para diminuio do ndice de notas insatisfatria diagnosticada numa etapa anterior do processo educativo.

12 - Indicadores de qualidade

Na Avaliao do IDEB 2011 a Escola apresentou o seguinte resultado: Nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, a meta era de 4.5 e a escola atingiu 5.1; e nos Anos Finais do Ensino Fundamental a meta era de 3.8 e a escola atingiu 3.1. Na Avaliao da Secretaria de Educao do Estado (SEMS), o resultado apresentado por esta Unidade Escolar foi: - Matemtica: Etapa de ProficinciaPadro de EscolaridadeMdia Desempenho 5 ANO 232,8 Intermedirio 8 ANO 245,4 Crtico 1 ANO EM 255,8 Crtico 3 ANO EM 268,8 Muito Crtico Lngua Portuguesa: Etapa de ProficinciaPadro de EscolaridadeMdia Desempenho 5 ANO 209,2 Intermedirio 8 ANO 230 Intermedirio 1 ANO EM 244 Crtico 3 ANO EM 288 Intermedirio

13 - Formao continuada
A escola Cambarai, por estar localizada em uma cidade do interior, onde no profissionais qualificados para ministrar capacitaes, oferece apenas as capacitaes oferecidas pela SED. Porm o corpo docente, sempre que possvel, participam de formaes por conta prpria, fora do horrio e solicitao da escola.

14 - Avaliao Interna
Avaliao o mecanismo de acompanhamento sistemtico e contnuo sobre as condies estruturais, pedaggicas e de funcionamento da Instituio de Ensino, com vista ao aperfeioamento da qualidade de ensino oferecido e com base na Proposta Pedaggica. Na Educao Bsica a avaliao institucional compreender avaliao interna ou auto-avaliao, organizada e executada pela prpria instituio, envolvendo os diferentes segmentos que integram a comunidade escolar, a partir de critrios previstos em legislao vigente; avaliao externa, organizada e

37 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

executada pelos rgos prprios da Entidade Mantenedora, em conformidade com legislao vigente. A avaliao interna e externa dever incidir, no mnimo, sobre os seguintes critrios: o cumprimento da legislao do ensino, a execuo da Proposta Pedaggica, a formao inicial e continuada dos dirigentes, professores e funcionrios, investimento institucional em qualificao de recursos humanos, o desempenho de dirigentes, professores e funcionrios, a qualidade dos espaos fsicos, instalaes, equipamentos e adequao s suas finalidades, a organizao da escriturao e do arquivo escolar, a articulao com a famlia e a comunidade externa, o desempenho dos alunos frente aos objetivos propostos e as competncias desenvolvidas. A esses critrios mnimos, o rgo responsvel pela avaliao externa poder acrescentar outros, dos quais a instituio de Ensino dever tomar conhecimento. Os resultados da avaliao institucional, interna e externa, devero ser consolidados atravs de relatrios, os quais constituir-se-o em peas para instruo de processos de nova solicitao de Autorizao de Funcionamento. A avaliao interna ser aplicada ao final de cada semestre em data determinada pelo Colegiado Escolar, e a avaliao externa em qualquer data estabelecida pela Entidade Mantenedora Assim pode se dizer que nossa escola no ano de Dois mil e Doze, apesar de baixar o ndice no IDEB e no SAEMS, teve um ano proveitoso. Conseguimos elevar o nvel de aprendizagem em relao ao ano passado, porm deixou a desejar na questo dos projetos. Temos alguns projetos que viam sendo desenvolvido em anos anteriores, neste no conseguimos realizar.

15 - Avaliao do Projeto Poltico Pedaggico


Aps a reelaborao do Projeto Poltico Pedaggico, ser feita uma reunio do Colegiado Escolar com o intuito de expor o PPP na integra, o qual far uma votao para aprovar ou no o PPP, caso no seja aprovado, ser corrigido os pontos em que o Colegiado no aprovou.

16 - Comisses de elaborao do Projeto Poltico Pedaggico


Comisso de Implementao do Projeto Poltico Pedaggico 1 - Comisso de mobilizao, divulgao e acervo (responsvel pelo embasamento terico de todo o PPP) : Katiane Silva de Souza Garcia Leal, Elvys Ferreira da Silva , Alexsandra Mendes Gerbaudo, Maria Nanci Loureno Giacomelli, Carla Sontag Serafini, Ronicrei Fernandes, Elaine Marques de Farias, Jos Onorio Landigraf Camilo e Neila Pereira dos Anjos 2 - Comisso de Diagnstico: Gleice Pereira da Silva, Bruna Sartor Stamborovske, Sergio Costa, Simone Dias Ferreira, Emerson Ferreira da Silva, Cynthia Mara Efignia Duarte e Alex Viana Pereira 3 - Comisso de Organizao da Escola: Cntia Regina Schevinski Wochner, Fabiane de Souza Lima, Cleber Vanderlei Pinto Colpo, Fatima Aparecida F. da Cruz , Elias Alves Figueredo, Rejane Luiza Lange e Juscelei Ferreira Marcondes. 4 - Comisso de Concepes Tericas: Ivanilde Barbosa da Silva, Abadia Brasilina da Conceio, Dartyclea Mendes Gerbaudo, Daysa Christiane Gonalves Irala, Sandra Peres Claudino Pereira, Vivian Amarili Pinto, Soeli da Silva Justino Baptista e Aparecida Donizetti Garcia. 5 - Comisso de Correo e Reviso: Ester Lopes da Silva, Sidinia Marques Barbosa, Vanessa da Silva Lopes, Lisiane Limberger, Gabriela da Silva F. Faleiros e Odirlia Arnal. 6 - Comisso de Lanamento e tratamento das Informaes: NigiaGonzaga Marque e Denise Coneglian Marhold. 7 - Comisso Permanente: Pacifico Braulio Pereira Aurelio, Denise Coneglian Marhold, Juliana Moreira de Souza, Lres Mller

17 - Equipe responsvel pela aprovao do Projeto Poltico Pedaggico da escola


Diretor: Pacfico Braulio Pereira Aurelio Presidente do Colegiado: Juliana Moreira Souza Coordenao Pedaggica: Denise Coneglian Marhold Superviso de Gesto Escolar: Lires Mller

18 - Referncias

38 de 39

06/09/2013 14:00

http://www.professor.ms.gov.br/ProjetoPoliticoPedagogico/Visualizar....

ARANHA, Maria Lcia de Arruda. Filosofia da educao. 3. ed. So Paulo: Moderna, 2006. COLL, Csar. Psicologia e currculo. 2 ed. So Paulo: tica, 1987. COLL, Cesar. Psicologia e Currculo, So Paulo: tica, 1996. LEN Rosa Cres - Discente do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu: Gesto Escolar Mrcio Martins Cres - Discente do Curso de Ps-Graduao Lato Sensu: Gesto Escolar ESTEBAN, Maria Tereza (org). Avaliao: uma prtica em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987. GAGLIARI, DI SANTO, Joana Maria Rodrigues. A Ao psicopedaggica e a transformao da realidade escolar: file://a\\Psicopedagogiainstitucional.htm. JOS OLMPIO dos Santos - Prof. Doutorando, Orientador e Coordenador LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educao. So Paulo: Cortez, 1994. PADILHA, Paulo Roberto e ANTUNES, ngela. Projeto poltico-pedaggico, leitura do mundo e a festa da escola cidad. File //A\\Paulo Freire Eventos.htm. PERRENOUD, Philippe. Formar Professores em contextos sociais em mudana. Prtica reflexiva e participao crtica. Revista Brasileira de Educao, Set-Dez, n 12, pp 5-21. Genebra, 1999. SACRISTN, J. Gimeno e Gmez, A. I. Perez. O currculo: os contedos do ensino ou uma anlise prtica? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000:119-148. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histrico-crtica: Primeiras aproximaes polmicas do nosso tempo. 7. ed. So Paulo. Autores associados, 2000. SISTO, Fermino Fernandes. MONTEIRO, Alexandria e DOBRANSZKY, Enid Abreu. Cotidiano Escolar: Questes de leitura, matemtica e aprendizagem. Petrpolis: Vozes: Bragana Paulista: USF, 2001. TYLER, Ralph. Princpios Bsicos de Currculo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. VASCONCELOS, C.S.: Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad, 1995.

39 de 39

06/09/2013 14:00

You might also like