You are on page 1of 9

FORMAO DOCENTE E OS VALORES DE SUSTENTAO

1. Valores e valorao: a questo dos critrios valorativos. Reconhecimento de que a nossa relao ao mundo antes de mais de natureza valorativa; todos os seres humanos agem em conformidade com as suas preferncias e os seus valores; as preferncias e valores variam em funo da pessoa, do grupo social e, sobretudo, da cultura.
2. Valores e cultura: a diversidade e o dilogo de culturas. Reflexo sobre a riqueza da diversidade dos valores, reconhecendo a necessidade de encontrar critrios trans-subjetivos de valorao, bem como a importncia do dilogo intercultural.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

2. Formao e Valorizao:

A real valorizao da docncia deve sustentar-se em trs Pilares slidos:

Boa formao inicial; Boa formao continuada em servio; Boas condies de trabalho, salrio e carreira.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

1. A Formao e a Prtica:
H algumas dcadas, acreditava-se que, quando terminada a graduao, o profissional estaria apto para atuar na sua rea o resto da vida. Hoje a realidade diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formao permanente, e integrada no seu dia-a-dia nas instituies. So grandes os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver prticas pedaggicas eficientes, so os principais. Nvoa (2002, p. 23) diz que: O aprender contnuo essencial se concentra em dois pilares: a prpria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente. Para esse estudioso portugus, a formao continuada se d de maneira coletiva e depende da experincia e da reflexo como instrumentos contnuos de anlise.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

2. O professor, sua formao

Impossvel falar em qualidade de ensino, sem falar da formao do professor, questes que esto intimamente ligadas. A formao terica e prtica do professor, poder contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, so as transformaes sociais que iro gerar transformaes no ensino. Sendo assim, este artigo se ocupar de explanar sobre a relao existente entre a formao e a prtica do professor.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima 4

3. O Professor como Prtico-Reflexivo:

Estudos apontam que existe a necessidade de que o professor seja capaz de refletir sobre sua prtica e direcion-la segundo a realidade em que atua, voltada aos interesses e s necessidades dos alunos. Nesse sentido, Freire, (1996, p.43) afirma que: pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

Novos caminhos:
O professor, ao buscar novos caminhos como organizador do conhecimento e da aprendizagem passa a ser um aprendiz permanente, um construtor do saber, buscando sempre planejar, organizar o currculo, pesquisar, estabelecer estratgias para resolver problemas, adotando a pedagogia problematizadora.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

Educao Transformadora: A educao, para ser transformadora e emancipatria, precisa estar centrada na vida. Ao reconhecer o aluno como sujeito de sua aprendizagem, interagimos e estabelecemos uma relao afirmativa. Essa afirmao do homem como sujeito de sua prpria histria, comprova que ningum se realiza sozinho, ns nos realizamos no encontro e nas interaes.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

8. Questionrio para diagnstico de conhecimentos

A Cincia Pedaggica Professores: SUCHODOLSKI (1979, p. 477), afirma que: "o conhecimento da cincia pedaggica imprescindvel, no porque esta contenha diretrizes concretas vlidas para hoje e para amanh; mas, porque permite realizar uma autntica anlise crtica da cultura pedaggica, o que facilita ao professor debruar-se sobre as dificuldades concretas que encontra em seu trabalho, bem como super-las de maneira criadora".

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

Professor Reflexivo:

A formao de professores, ao contrrio de fornecer receitas, deve preparar os professores para desenvolverem capacidades de analisarem os efeitos do que fazem junto dos alunos, escolas e sociedade. O pressuposto desta teoria que quanto maior for a conscincia de um professor sobre as origens e conseqncias das suas aes e das realidades que as constrangem, maior a probabilidade de o professor poder controlar e modificar quer as aes quer os constrangimentos. A tarefa fundamental na formao de professores, neste caso, a de desenvolver as capacidades para a ao reflexiva, o "esprito crtico" sobre a sua prtica e o contexto social e educativo vigente.

Curso de formao de professores 2013. Prof. Ms. Elicio Gomes Lima

You might also like