You are on page 1of 12

PESQUISA BSICA EM EDUCAO EM CINCIAS: UMA VISO PESSOAL Marco Antonio Moreira Instituto de Fsica, UFRGS 91501-970 Porto

Alegre, RS, Brasil moreira@if.ufrgs.br http://www.if.ufrgs.br/~moreira

Resumo Desde um ponto de vista pessoal, caracteriza-se a pesquisa bsica em educao em cincias em termos do que , de quais so suas origens e questes de interesse, seus referenciais tericos, metodolgicos e epistemolgicos, seu desenvolvimento, seus pontos fortes, desafios e debilidades. Alm disso, procura-se estabelecer implicaes para o ensino de cincias para, a formao de professores de cincias e para a ps-graduao em educao em cincias. Palavras-chave: pesquisa em educao em cincias: origens e questes de interesse; referenciais tericos e metodolgicos. Abstract From a personal point of view, basic research in science education is characterized in terms of its origins and research questions, its theoretical methodological and epistemological frameworks, its development, its strong points, challenges and weaknesses. In addition, there is an attempt of establishing implications for science teaching, for science teacher preparation and for graduate courses in science education. Key-words: science education research: origins and research questions; theoretical and methodological frameworks.

O que educao em cincias? Talvez, a melhor maneira de esclarecer como percebo a educao em cincias seja distingui- la do treinamento cientfico, da preparao do futuro cientista. Esse treinamento est voltado principalmente para o fazer cincia, para as teorias cientficas e os equipamentos de laboratrio, para os procedimentos cientficos tericos e experimentais. A educao em cincias, por sua vez, tem por objetivo fazer com que o aluno venha a compartilhar significados no contexto das cincias, ou seja, interpretar o mundo desde o ponto de vista das cincias, manejar alguns conceitos, leis e teorias cientficas, abordar problemas raciocinando cientificamente, identificar aspectos histricos, epistemolgicos, sociais e culturais das cincias.

Texto adaptado e revisado, em 2003, de uma conferncia apresentada no I Congresso Ibero-americano de Educao em Cincias Experimentais, La Serena, Chile, 6 a 10 de julho de 1998, e no I Simpsio LatinoAmericano da IOSTE, So Paulo, 1999, com o ttulo original "A pesquisa em Educao em Cincias e a Formao Permanente do Professor de Cincias". Apresentado tambm no I Congresso Nacional de Educao em Cincias Naturais, Cordoba, Argentina, 20 e 21 de agosto de 2004. Publicado na Revista Chilena de Educacin Cientfica, 3 (1): 10-17, 2004.

Idealmente, a formao de um futuro cientista deve incluir a educao em cincias, porm a recproca no verdadeira: a educao em cincias no implica por o aluno no laboratrio, nem transform-lo em um especialista em resoluo de problemas, tampouco v- lo como um futuro pesquisador. O que pesquisa bsica em educao em cincias? produo de conhecimentos sobre educao em cincias; busca de respostas a perguntas sobre ensino, aprendizage m, currculo e contexto educativo em cincias e sobre o professorado de cincias e sua formao permanente, dentro de um quadro epistemolgico, terico e metodolgico consistente e coerente, no qual o contedo especfico das cincias est sempre presente. Ser este o significado que usarei daqui para frente quando me referir pesquisa em educao em cincias.

Pesquisa e desenvolvimento. Desenvolvimento instrucional em cincias no sinnimo de pesquisa em educao em cincias. Desenvolvimento curric ular em cincias tambm no sinnimo de pesquisa em educao em cincias. Analogamente, tambm no se deve confundir a pesquisa em educao em cincias com o desenvolvimento profissional do professorado ou com o desenvolvimento organizacional e o da gesto escolar. Entretanto, todos esses aspectos influem na educao em cincias e podem ser enfocados como atividade de pesquisa. Quer dizer, pesquisa em educao em cincias produo de conhecimento nesse campo, mas, por exemplo, o desenvolvimento instrucional, a produo de equipamento de laboratrio, de softwares educativos ou de textos e outros materiais didticos, no est necessariamente contribuindo para o avano do conhecimento em educao em cincias, conseqentemente, no pesquisa, embora possa ser muito importante para o ensino e a aprendizagem de cincias. No uma questo de mrito, mas sim de significado. Pesquisa e desenvolvimento podem andar juntas (e/ou devem andar juntas) mas significam coisas distintas. H, por exemplo, muita atividade de desenvolvimento instrucional e curricular sem nenhum referencial terico, que no se constitui, portanto, a meu ver, em atividade de pesquisa em educao em cincias. Trs diagramas esquemticos. As figuras 1, 2 e 3 apresentam trs diagramas que tentam dar uma viso esquemtica da pesquisa em educao em cincias. O primeiro deles, na figura 1, o conhecido V epistemolgico, ou diagrama V, um dispositivo heurstico criado por D.B. Gowin (1981) para representar o processo de produo do conhecimento, destacando, nesse processo, a interao entre o pensar (domnio conceitual e epistemolgico) e o fazer (domnio metodolgico). Nesta figura, o V epistemolgico est aplicado pesquisa em educao em cincias, de uma perspectiva bem ampla.

Domnio conceitual e epistemolgico Perguntas

Domnio metodolgico

interao a respeito de Ensino (formal e no formal) Aprendizagem Currculo Contexto Professores de cincias Figura 1 Um diagrama V para a pesquisa em educao em cincias: uma viso geral (M.A. Moreira, 1998) A figura 2 um mapa conceitual para a pesquisa em educao em cincias. Um mapa conceitual um diagrama hierrquico de conceitos e relaes entre conceitos. Precisamente isso o que tento fazer nesta figura, em relao aos conceitos envolvidos na pesquisa em educao em cincias. Nesse tipo de diagrama prioriza-se sempre a estrutura conceitual de um corpo de conhecimentos, ou de um domnio cognitivo, no sua completeza. A figura 3, novamente um V epistemolgico, ou um diagrama V, porm bem mais detalhado que o da figura 1. Observe-se que neste diagrama esto includos exemplos de filosofias, epistemologias, teorias, princpios e conceitos usados no domnio conceitual e epistemolgico, sem nenhuma inteno de valoriz- los mais do que outros. No domnio metodolgico, incluem-se os dois principais enfoques pesquisa educacional: o quantitativo e o qualitativo. No centro do V esto listadas, mais ou menos em ordem cronolgica, as principais perguntas que tm sido feitas pelos pesquisadores em educao em cincias desde a dcada de setenta quando a pesquisa nessa rea tomou grande impulso. No se trata, no entanto, de uma lista exaustiva.

Pesquisa em educao em cincias

busca

respostas a

Perguntas-chave
baseadas em uma coerentes com uma

Fundamentao terica e epistemolgica

interao

Metodologia de pesquisa

RealiCom- Cogni- Humadade porta- tivis - nismo objetimentamo; va; lismo consrealitrutidade vismo construda

Quantitativa

Triangulao

Qualitativa

em

relao

Estatstica

Interpretativa

Ensino de cincias

Aprendizagem de cincias

Professorado de cincias

Currculo de cincias

Contexto da educao em cincias


p.ex. Influncia do meio social; da gesto escolar, ...

p.ex. Estratgias construtivistas; novas tecnologias,...

p.ex. Concepes alternativas; mudana conceitual; modelos mentais,...

p.ex. Representaes e concepes dos professores, ...

p.ex. A insero de tpicos de Cincia Contempornea no currculo,...

Figura 2 Um mapa conceitual para a pesquisa em educao em cincias (M.A. Moreira, 1998, 2003).

5 DOMNIO CONCEITUAL E EPISTEMOLGICO DOMNIO METODOLGICO

Filosofias (vises de mundo, crenas profundas): e.g., o conhecimento cientfico como construo individual e coletiva; se pode melhorar a educao em cincias atravs da pesquisa nessa rea.

Fenmeno de interesse: a educao em cincias Valores (para que servem os conhecimentos produzidos?)

Perguntas sobre: concepes alternativas, mudana conceitual, aprendizagem de conceitos, resoluo de problemas, laboratrio didtico, estratgias instrucionais, Respostas (conhecimentos procontedos curriculares, duzidos dentro de um arcabouo aprendizagem de epistemolgico, terico e metoatitudes e procedimentos dolgico consistente e coerente cientficos, papel da envolvendo contedos cientficos) histria e filosofia da da cincia, papel da Epistemologias e teorias: e.g., linguagem, relaes Popper, Kuhn, Lakatos, Laudan, CTS, representaes Toulmin, ...; e.g., Piaget, dos professores, Anlise quantitativa / estatstica Ausubel, Vygotsky, Representaformao de / cientfica es mentais,... professores , analogias, modelos Anlise qualitativa / interpretativa mentais, modelos / etnogrfica conceituais, Princpios e conceitos: e.g., o microetnoaluno como construtor de seu grafia, Transformaes metodolgicas conhecimento; a mudana atualizao conceitual como mudana de paracurricular, digmas; a mudana conceitual conovas mo evoluo conceitual; a resoluo tecnolode problemas como investigao; ..., gias. Dados (construdos dos registros) esquema de assimilao, aprendizagem significativa, mudana conceitual, construtivismo, representao mental, modelo Registros dos eventos (que ocorrem mental, didtica das cincias, naturalmente ou que se faz ocorrer) formao de professores,...

Objeto de estudo: o ensino, a aprendizagem e o currculo de cincias; o contexto em que se d a educao em cincias; os professores de cincias e sua formao permanente.

Figura 3 Um diagrama V para a pesquisa em educao em cincias: uma viso detalhada (M.A. Moreira, 1998, 2003).

Origens e evoluo da pesquisa em educao em cincias. A distino feita anteriormente entre pesquisa e desenvolvimento, e exemplificada com o desenvolvimento instrucional, aplica-se ao desenvolvimento curricular e pesquisa em currculo ou, no nosso caso, pesquisa em educao em cincias. Apesar disso, a pesquisa em educao em cincias, tal como a vejo hoje, tem suas origens nos grandes projetos curriculares dos anos 50/60 (PSSC, CBA, BSCS, Harvard, Nuffield, por exemplo) porque a prpria educao em cincias tomou grande impulso, em nvel internacional, atravs desses projetos. Sem muito rigor, poder-se-ia dizer que a pesquisa em educao em cincias evoluiu da seguinte maneira:
? ? ? ? ?

Grandes projetos curriculares, nos anos 50/60. Estudos sobre concepes alternativas, nos anos 70. Estudos sobre mudana conceitual, nos anos 80. Estudos sobre representaes mentais, nos anos 90. Estudos relacionados com o professor de cincias e estudos microetnogrficos, nos ltimos anos.

Alguns outros temas de pesquisa no tem caracterizado to nitidamente uma certa dcada. o caso da resoluo de problemas que desde h muito objeto de estudo na educao em cincias. Metodologicamente, iniciamos com um enfoque quantitativo/estatstico, passamos quase abruptamente para um enfoque qualitativo/etnogrfico e talvez estejamos hoje em uma poca de triangulao metodolgica ou, pelo menos, de convivncia pacfica.

Conhecimento produzido. De um modo geral, muito conhecimento sobre educao em cincias j foi produzido pela pesquisa nessa rea. Contudo, h tpicos sobre os quais se tem muitos resultados e outros sobre os quais ainda resta muito a investigar, particularmente em reas como contexto educativo, avaliao e novas tecnologias.

O grfico abaixo ilustra tal situao: Muito


conhecimento produzido

? ? ? ? ? ? ? ? ?

Muito pouco

em relao a mtodos, tcnicas, estratgias de ensino em cincias em relao a preconcepes, modelos no-cientficos, concepes alternativas dos alunos a respeito da resoluo de problemas em cincias a respeito de mudana conceitual em cincias a respeito do currculo de cincias sobre professores de cincias e sua formao sobre o contexto da educao em cincias relativo s novas tecnologias no ensino de cincias relativo avaliao (da aprendizagem, do currculo, do ensino)

Fatores importantes no desenvolvimento da pesquisa em educao em cincias. Dentre os vrios fatores que contriburam para o crescimento e maturidade da pesquisa em educao em cincias, destaco os seguintes, em ordem de importncia. Criao de grupos de pesquisa em educao em cincias. Mestrados e doutorados em educao em cincias. ? Revistas de pesquisa em educao em cincias. ? Escolas de pesquisa em educao em cincias. ? Conferncias e oficinas sobre pesquisa em educao em cincias. A criao de associaes de pesquisa em educao em cincias certamente contribuir para o fortalecimento da rea, porm ainda so poucas, e algumas muito recentes, as associaes existentes.
? ?

Debilidades e/ou dificuldades. A educao em cincias hoje um campo de pesquisa bastante consolidado tal como se depreende da grande quantidade de publicaes, congressos e programas de ps-graduao e bem aceito pelas agncias financiadoras e de fomento, assim como pela rea de educao. No entanto, algumas debilidades e/ou dificuldades persistem, como, por exemplo, as identificadas pelos participantes do I Encontro Ibero-Americano sobre Investigao Bsica em Educao em Cincias realizado em Burgos, Espanha, em setembro de 2002, e por mim compiladas e apresentadas na sesso de encerramento desse evento:
?

Poucas linhas de pesquisa claramente definidas, progressivas. Muitas pesquisas puntuais, freqentemente planejadas a curto prazo, sem grupos fortes e sem linhas consistentes. Projetos que no definem um problema que seja adequado para pesquisa. Trabalhos sem referencial terico, metodolgico e epistemolgico coerente e consistente. Em particular, estudos sem marco terico ou com um suposto referente terico que no se articula com o objeto de estudo nem com os dados e sua anlise. Debilidades metodolgicas tanto nos enfoques qualitativos como nos quantitativos. A metodologia qualitativa usada de modo permissivo; parece que sob o rtulo "pesquisa qualitativa" tudo vale. Por outro lado, na metodologia quantitativa, s vezes, se atribui peso excessivo a certas correlaes ou se pe muita f na estatstica, o que no tem sentido se no existe um marco terico subjacente. Falta de relevncia de certos tpicos pesquisados. Estudos que no passam de levantamentos. Trabalhos com concepes empiristas ingnuas. Pesquisas que parecem no ser prprias da rea pois nada tem a ver com cincias. Falta de uma viso mais complexa dos processos de aprendizagem, que no so apenas cognitivos. Poucos trabalhos sobre avaliao; sem mudar a concepo de avaliao que tm os professores, outras mudanas sero ainda mais difceis. Pouco dilogo e interao com outras comunidades. dbil o dilogo com os cientistas, bem como com profissionais de outras reas que contribuem para a

? ?

configurao do marco terico da pesquisa em educao em cincias, como a psicologia e a sociologia. Referentes tericos importados, s vezes, de maneira acrtica, ou seja, sem reconstruo no mbito da educao em cincias. Existncia de um certo aplicacionismo. Falta de reconhecimento da rea por parte de outras reas de pesquisa. Falta de visibilidade frente aos organismos responsveis pelas polticas educacionais, assim como frente ao pblico. Falta de visibilidade na sala de aula; resultados que no chegam aos docentes. Os peridicos da rea no tm critrios de qualidade bem definidos. A aceitao ou recusa de artigos um pouco relativa; os pareceres dos consultores, muitas vezes, so muito sintticos, no educativos, no construtivos. Os pesquisadores da rea no aceitam bem a crtica e tampouco a fazem; falta uma tradio crtica em relao rea. H confuso entre pesquisa e inovao.

Desafios/questes Frente a tais debilidades e/ou dificuldades impem-se os seguintes desafios/questes (ibid.): ? ? Qual a natureza epistmica da rea de educao em cincias? (Uma disciplina prtica com duas lealdades: o rigor e a interveno?) Qual seu real objeto de estudo? Tem a ver com os processos (cognitivos, afetivos, sociais,...) implicados naquilo que chamamos cincia? Seriam as pessoas implicadas na rea, no necessariamente o conhecimento cientfico propriamente dito? Quais so os problemas relevantes da rea? Qual sua finalidade (o que ensinar?, qual cincia ensinar?, a dos cientistas?) O currculo de cincias? Uma teoria do conhecimento profissional docente? Quais os critrios de progressividade da rea? Qual a sua agenda?

? ?

Para enfrentar tais desafios/questes, e procurar superar as debilidades e/ou dificuldades apontadas, foram feitas as seguintes recomendaes.

Recomendaes ? ? ? ? ? ? Melhorar a qualidade das pesquisas, em termos de questes de pesquisa e de fundamentao terica, metodolgica e epistemolgica. Preocupar-se com a relevncia das questes-foco dos estudos. Gerar linhas de pesquisa progressivas, conduzidas por grupos de pesquisa. Incorporar professores aos grupos de pesquisa. Buscar mais visibilidade para a rea (na comunidade acadmica, nos ministrios, na sala de aula, junto ao pblico). Melhorar o processo de avaliao por pares. Formar avaliadores. Explicitar critrios de qualidade prprios da rea. Distinguir entre pesquisa e inovao. Distinguir entre pesquisa e reflexo. Distinguir entre rigor e rigidez formal.

? ? ? ? ?

Levar em conta que o conhecimento escolar tem caractersticas prprias, ou seja, no o mesmo que o conhecimento cientfico; preciso reconstru-lo. Aumentar o dilogo com outras reas (cientficas, sociais e humanas). No isolar a pesquisa em educao em cincias da pesquisa em geral. Reconstruir os aportes (tericos, metodolgicos, epistemolgicos) externos em termos das contribuies que possam dar especificidade da pesquisa em educao em cincias. Estimular a avaliao crtica. Construir critrios e estratgias para desenvolver essa crtica.

Principais debilidades, desafios e recomendaes De todas debilidades da pesquisa em educao em cincias anteriormente apontadas, destaco a fragilidade de certos estudos, publicados ou apresentados em congressos, que so muito fracos, muito pobres, que praticamente no so pesquisas. No estou falando de estudos exploratrios, nem de estudos em andamento que apresentam ainda certas deficincias perfeitamente compreensveis. Refiro- me a trabalhos completos, publicados em revistas e anais de congressos, com srias deficincias metodolgicas, sem referencial terico, sem reviso da literatura, sem uma concepo epistemolgica, uma viso de mundo, uma filosofia subjacente. Esses trabalhos so um mau exemplo para os mestrandos e doutorandos e so contraproducentes para o crescimento e credibilidade da rea. Por outro lado, se tais trabalhos so publicados porque os avaliadores das revistas e dos congressos, ou os orientadores, os consideram publicveis. Bem ou mal, a avaliao por pares o critrio universal das publicaes cientficas. Conseqentemente, a pesquisa em educao em cincias se ressente ainda de maior rigor, ou mais experincia, nesse aspecto. Precisamos ser mais crticos, mais rigorosos e menos condescendentes com a falta de qualidade. Outro ponto frgil que, me parece, deve ser destacado o da marginalizao do contedo cientfico. H pesquisadores na rea que relegam o contedo cientfico a um plano bem inferior em suas pesquisas. H pesquisas em educao em cincias nas quais o contedo cientfico irrelevante. A educao em cincias um campo interdisciplinar de estudos. Como tal, as pesquisas nesse campo implicam, necessariamente, contribuies de diversas reas de conhecimento, mas da a deixar fora a prpria cincia parece- me uma descaracterizao da rea, uma fragilidade sria. Quanto aos desafios, o principal deles o da prpria consolidao da rea, da identidade da rea. Avanamos muito, criamos a rea de educao em cincias, e a pesquisa em educao em cincias, h mais ou menos trinta anos. Mas ainda temos que consolid- la melhor, dar- lhe mais identidade. Necessitamos de mais programas de ps- graduao em educao em cincias, de mais revistas de pesquisa em educao em cincias, de mais associaes de pesquisa em educao em cincias. Tudo isso em nvel nacional e internacional. Necessitamos igualmente de departamentos ou centros de educao em cincias nas universidades e nas escolas. claro que precisamos, tambm, trabalhar mais a questo da natureza epistmica da rea. Em relao s recomendaes, me parece que as apresentadas na seo anterior so todas muito importantes e, ao invs de destacar uma ou outra, quero apenas reiterar duas: a

10

participao dos professores na pesquisa e o dilogo com outras reas. Como o envolvimento dos professores na pesquisa em educao ser objeto da seo seguinte, aqui comentarei apenas a questo do dilogo, ou melho r, da colaborao com pesquisadores de outras reas. Buscar identidade no significa isolacionismo. Ao contrrio, importante, por exemplo, o dilogo e o trabalho conjunto com pesquisadores em educao e em cincias. A pesquisa em educao em cincias tem muito a ganhar com a participao de fsicos, qumicos, bilogos, educadores. Naturalmente, isso no significa aceitar que tais pesquisadores ocupem o espao da pesquisa em educao em cincias como se para pesquisar nessa rea bastasse saber Fsica, Qumica, Biologia, Educao. preciso rejeitar fortemente tal suposio, pois a rea tem especificidade, porm isso no implica rejeitar a participao desses pesquisadores nos grupos de pesquisa em educao em cincias ou, por exemplo, nos programas de ps- graduao em cincias. preciso bom senso: os pesquisadores em educao em cincias devem ter claro que o fenmeno de interesse de sua pesquisa implica educao e cincias, enquanto que os pesquisadores em cincias ou em educao devem perceber que no podem fazer pesquisa em educao em cincias sendo s cientista ou s educador. Tendo isso claro, o dilogo, e a cooperao, sero produtivos, se no indispensveis.

A pesquisa em educao em cincias e a formao permanente do professor de cincias Uma das debilidades e/ou dificuldades identificadas anteriormente que h pouca transferncia do conhecimento produzido pela pesquisa em educao em cincias sala de aula. Parece que na educao em cincias, na prtica, na escola, na sala de aulas, passa-se muito pouco em termos de mudanas que possam ser consideradas conseqncia clara do conhecimento produzido pela pesquisa nessa rea. Por que? Provavelmente, se fosse possvel isolar um nico fator seria o professor e sua formao ou, como disse Juan Ignacio Pozo na primeira conferncia do I Congresso Ibero-Americano de Educao em Cincias Experimentais, a mudana conceitual pela qual deve passar o professor. A investigao em educao em cincias no pode prescindir da participao do professor de cincias. Isso, no entanto, no implica que todo professor de cincias seja (ou possa ser) um investigador em educao em cincias. certo que os professores esto em uma boa posio, talvez a melhor possvel, para registrar certos eventos educativos que se constituem em objeto de estudo da pesquisa em educao em cincias. Entretanto, pesquisar muito mais do que registrar eventos. produzir conhecimento dentro de um marco terico, epistemolgico e metodolgico. Alm disso, as condies de trabalho dos professores, em muitos casos, simplesmente no lhes permitem fazer outra coisa a no ser dar aulas.

11

O melhor seria que houvesse meios que permitissem a participao de professores em grupos de pesquisa, os quais quase sempre esto nas universidades. Se houver grupos nas escolas, tanto melhor, se houver professores capazes de investigar independentemente, tanto melhor, mas a realidade atual que os grupos de pesquisa esto predominantemente nas universidades, com pouca participao de professores do ensino fundamental e mdio. Esses professores seriam os professores-pesquisadores, sem os quais a transferncia do conhecimento produzido pela pesquisa continuar sendo difcil, lenta. Alm do professor-pesquisador poderamos falar tambm do professorconsumidor, ou do professor-usurio, de resultados de pesquisa. O que significaria professor-consumidor ou professor-usurio de produtos da pesquisa? Um indivduo que pelo menos soubesse, e tivesse o costume de, ler criticamente artigos sobre educao em cincias escritos a partir de resultados de pesquisa. Que soubesse discriminar entre o que vem da investigao e o que especulativo, opinativo, intuitivo. O que fazer neste caso? Tem-se defendido a publicao de tais resultados em uma linguagem acessvel ao professor. Mas no h muito nessa linha. Em geral, nos congressos h palestras e oficinas sobre pesquisa. Mas ser que os professores tm condies de participar desses congressos pelo menos uma vez por ano Seriam suficientes as palestras, os oficinas e alguns artigos para torn- los consumidores de conhecimentos produzidos pela pesquisa em educao em cincias? Possivelmente no! Seria a internet uma possibilidade? Talvez! Seria a formao inicial o espao adequado para promo ver a pesquisa em educao em cincias? Provavelmente sim! Como faz- lo? Atravs de uma disciplina do currculo? Atravs de vrias disciplinas do currculo? Impregnando todo o currculo? Cudmani e Pesa, em um artigo de 1993, j disseram que a educao em Fsica uma matria imprescindvel na formao de professores de Fsica e o currculo correspondente deveria incorporar disciplinas tais como Teorias de Aprendizagem, Epistemologia e Histria da Fsica. No entanto, diziam tambm que cada disciplina do currculo deveria contribuir para a incorporao da educao em Fsica nele mesmo. Estas idias so perfeitamente adaptveis educao em cincias. Porm, at que ponto so implementveis, em particular a segunda? Existiria tambm uma disciplina, ou duas, de Pesquisa em Educao em Cincias? Uma das recomendaes da V Reunio Latino-americana sobre Educao em Fsica, realizada em 1992, foi que a atitude investigadora deve impregnar todas as disciplinas, cursos e talleres. O desenvolvimento da atitude investigadora no se conseguir com apenas a incluso de uma disciplina de pesquisa no currculo. Est certo! Mas seria factvel impregnar o currculo com essa atitude investigadora?

12

Pelo menos no momento atual, uma proposta mais realista, mais pragmtica, seria a incorporao de uma ou duas disciplinas especficas sobre pesquisa em educao em cincias, ministradas por um professor- investigador. Se fosse uma nica disciplina, o foco, o ponto central e quase nico, dessa disciplina seria a anlise crtica de artigos de pesquisa. Em nenhuma hiptese, essa disciplina deveria ser um curso de metodologia de pesquisa. Se fosse mais de uma, poder-se- ia pensar em desenvolver algum projeto de pesquisa com os alunos.

Duas recomendaes a ttulo de concluso. 1. As universidades e os sistemas de educao fundamental e mdia deveriam prover meios (por exemplo, bolsas de pesquisa ou diminuio de carga docente) e valorizar a pesquisa no curriculum vitae dos professores de cincias, no universitrios, para que eles participassem de grupos e projetos de pesquisa nas universidades. (Naturalmente, esta proposta no deve prejudicar o apoio que possa ser dado a grupos de pesquisa existentes, ou em formao, nas escolas.) 2. A pesquisa em educao em cincias deve estar presente no currculo da formao inicial dos professores de cincias. Como mnimo, isso se concretizar atravs da insero, na grade curricular, de uma disciplina especfica, a qual dever enfatizar a anlise crtica do conhecimento produzido pela pesquisa em educao em cincias, ao invs de ser um curso de metodologia da pesquisa, e ser ministrada por um professor-pesquisador na rea.

Referncias Romero Ayala, F. (1998). Una pequea reflexin sobre los problemas de investigacin en didctica de las ciencias. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, 16 (1): 171-174. Porln Ariza, R. (1998). Pasado, presente y futuro de la didctica de las ciencias. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, 16(1): 175-185. Cudmani, L.C. y Pesa, M. (1993). La integracin de aportes interdisciplinares en la generacin de una nueva disciplina: la educacin en Fsica importancia para la formacin de profesores. Revista de Enseanza de la Fsica, Crdoba, 6(N. extraordinario): 52-63. Gowin, D.B. (1981). Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. Moreira, M.A. (1998). A pesquisa em educao em cincias e a formao permanente do professor de cincias. In Snchez, J.M., Oorbe, T. y Bustamante, G.I. (Editores), Educacin Cientfica. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcal, Espaa, 1999. Moreira, M.A. e Guimares, V.H. (Orgs.). (1992). Atas da V Reunio Latino-Americana sobre Educao em Fsica: a formao do professor de Fsica na Amrica Latina. Porto Alegre: Instituto de Fsica da UFRGS.

You might also like