You are on page 1of 3

Microeconomia 2 9a Lista de Exerc cios Prof.

Paulo Melo Filho

1o Semestre/2013 DECON - UFPE

1. Rebecca e Marcelo dividem um apartamento, e est ao pensando em comprar um sof a para por na sala. A fun ca o utilidade de Rebecca e dada por uR = (2 + S )MR e a de Marcelo por uM = (1 + S )MM , onde S e o n umero de sof as que eles t em no apartamento e MR e MM representam o total de dinheiro que Rebecca e Marcelo t em para gastar no consumo de outros bens. Atualmente eles n ao t em nenhum sof a. a) Calcule o pre co de reserva do sof a para cada um. b) Sabendo que a dota c ao inicial de Rebecca e de $60 e a de Marcelo e de $30, ache o pre co m aximo ao qual eles comprariam o sof a. c) Ap os muita procura, eles n ao encontraram nenhum sof a pelo pre co indicado no item acima. Por em encontraram uma promo ca o para comprar dois sof as por $55. Valer a a pena para eles comprar os sof as na promo ca o?

2. Nordestina e uma pequena cidade no interior de Pernambuco com 400 habitantes. Os habitantes de Nordestina gastam tudo que ganham em duas coisa: cacha ca e fogos para o festival pirot ecnico que ocorre na pra ca principal na noite de S ao Jo ao. Todos os habitantes de Nordes

tina t em fun c oes utilidade id enticas, dadas pela express ao ui = xi + Uma garrafa de cacha ca custa $1.

y , 2

onde xi e o consumo de

garrafas cacha ca do habitante i, e y e o total de dinheiro gasto em fogos na noite de S ao Jo ao.

a) Calcule a taxa marginal de substitui ca o dos habitantes de Buenos Aires entre fogos e cacha ca. b) Qual a o total Pareto-eciente de gastos em fogos?

3. Cinco amigos v ao jantar em um restaurante, e decidem que a conta ser a dividida igualmente por todos. a) Qual e o custo adicional para qualquer um deles em pedir um prato com pre co de $60? b) Por que isso pode gerar uma escolha ineciente?

4. Num condom nio formado por nove casas, est a se discutindo a constru c ao de uma piscina para uso comum. Em cada casa mora uma fam lia cuja fun c ao utilidade pode ser representada por Ui = Xi $100. a) Se cada fam lia decidir voluntariamente quanto ir a contribuir para a constru ca o da piscina, qual ser a o valor das contribui c oes no equil brio de Nash em que todos contribuem a mesma quantia? b) Se fosse decidido na Assembl eia do condom nio que todas as casas deveriam contribuir com o mesmo valor, que valor seria escolhido numa vota ca o entre os cond ominos? (assuma que todos poderiam propor valores para serem votados)
90.000 , Y

onde Xi e o total de dinheiro que a fam lia i disp oe para seu consumo privado

e Y e o tamanho da piscina em metros quadrados. O custo do metro quadrado de piscina e

5. Fernando e Marcus dividem um apartamento. Eles gastam uma parte de suas rendas em bens privados (comida, roupas, cinemas, etc.) e o restante destinam para a compra de bens p ublicos para o apartamento (refrigerador, m aquina de lavar, TV, etc.). A fun c ao utilidade de Fernando e dada por uF = 2XF + Y e a de Marcus por uM = XM Y , onde Xi representa o total de gastos de cada um com bens privados e Y o total gasto em bens p ublicos. As rendas anuais dos dois somadas d ao um total de $8000. a) Calcule as taxas marginais de substitui c ao entre bens p ublicos e privados para Fernando e para Marcus. b) Escreva uma equa c ao para a condi ca o de eci encia no sentido de Pareto. c) Dena o conjunto das aloca c oes fact veis e ecientes no sentido de Pareto. d) Uma aloca ca o e dita justa quando e eciente no sentido de Pareto e nenhum agente inveja a cesta de consumo de outro agente. Encontre a aloca ca o justa para a renda de Fernando e Marcus. e) Um otimo de Pareto onde Marcus inveje o consumo de Fernando ter a um n vel de bens p ublicos maior, menor ou igual ao n vel de bens p ublicos da aloca c ao justa?

6. Lampi ao e Corisco s ao s ocios num neg ocio. O trabalho deles s o pode ser feito pelos dois conjuntamente (trabalhando ao mesmo tempo) e gera um lucro anual igual a 50H , onde H e total de horas que cada um trabalha no ano. A fun c ao utilidade de Lampi ao e dada por UL = CL 0, 02H 2 e a de Corisco por UC = CC 0, 005H 2 , onde CL e CC s ao os totais de dinheiro que Lampi ao e Corisco t em para gastar em um ano respectivamente. Qual o n umero Pareto-eciente de horas de trabalho para Lampi ao e Corisco em um ano?

7. Uma determinada cidade possui uma popula c ao de 100 habitantes. Cada um destes habitantes tem uma fun c ao utilidade dada por ui = 2 ln xi + ln G, onde xi e G representam respectivamente o total de dinheiro gasto pelo habitante i em bens de consumo privado e o total de gastos em bens p ublicos na comunidade. Sabe-se ainda, que o total de riqueza existente na cidade e de $30.000, e que toda esta riqueza ser a destinada para o consumo de bens privados ou para a provis ao de bens p ublicos. a) Ache o n vel de gastos em bens p ublicos Pareto-eciente. b) Suponha agora, que a riqueza da cidade est a assim distribu da: a riqueza individual de metade da popula ca o e igual a $400 enquanto a da outra metade e igual a $200. Caso o governo municipal decida que os gastos em bens p ublicos devem ser rateados igualmente por todos os habitantes, qual o gasto m aximo para o qual todos estariam dispostos a contribuir?

You might also like